GEODÉSICAS
Short Description
cdfxdf...
Description
CÚPULAS MODERNAS A primeira Estrutura Geodésica propriamente propriamente dita foi construída no século XX e foi a Cúpula para o Planetário da indústria ótica Zeiss concluída em 1922 na cidade de Jena, na Alemanha. Composta por 8000 barras de aço tinha o vão de 25 metros e foi coberta por uma camada de concreto concreto de 6cm de espessura. espessura. A idéia que a gerou foi uma conseqüência conseqüência da inve invenção nção do do Projeto Projetorr Planetário por parte de Walter Bauersfield.
BUCKMINSTER FULLER Autodidata, engenheiro, arquiteto, filósofo e inventor. Acreditava que apenas a compreensão compreensão da da Tecnologia ecnologia num sentido mais profundo profundo permitiria às pessoas uma forma adequada para uma conduta individual coerente e para a eventual ´salvação da Sociedade´.
CIÊNCIA DO DESIGN Fuller propunha uma maneira de pensar que unia a arte e a ciência buscando nessa fusão um terceiro caminho que levasse os tecnólogos a pensar como os Poetas e os Artistas no sentido de mudar a percepção que as pessoas tinham do planeta Terra. Pela primeira vez surge o termo Design Science para descrever a nova maneira de agir e projetar onde a efetiva aplicação dos princípios da ciência para um Design consciente do nosso ambiente global faria que as finitas reservas da Terra encontrassem as necessidades do ser humano sem corromper os processos ecológicos do Planeta.
Não inventou o Domo Geodésico, mas o compreendeu profundamente e a partir dai o sistematizou e popularizou para o mundo inteiro. Tom filosófico e messiânico de seu discurso, conseguindo clientes e mobilizando a sociedade em torno da nova idéia.
A realização em escala industrial pela primeira vez se deu em 1953 quando a Ford Motors Company constrói uma geodésica tampando seu edifício “Rotonda” com uma geodésica de 28,3 m de diâmetro, feito de alumínio e tampa de plástico com 8,5 Tn peso (contra 160Tn peso de uma cúpula de aço convencional).
Buckminster Fuller desenhou domos para a Marinha dos EUA, porquê suas próprias tendas eram lentas para montar e não atendiam às necessidades da Marinha. Foram 47 destes tipos de abrigo que variaram de uma cúpula de 110 m para aviões jet, até um abrigo de 4,26 m de diâmetro de papelão descartável, apelidado de "Kleenex".
COMPONENTES DO SISTEMA CONSTRUTIVO GEODÉSICO
Nós ou Conexões
Barras
Cobertura
Nós ou Conexões
São os pontos mais vulneráveis e especiais do sistema. Numa Estrutura Geodésica ideal os nós não transferem esforços de momento às barras o que promove a estabilidade do sistema.
BARRAS
As barras funcionam como os elementos componentes e definidores das células estruturais que convergem aos nós e a eles são fixados. Podem ser de barras redondas ou quadradas. Tubos metálicos, Perfis, Madeira, Bambu, PVC, Materiais reutilizados, etc.
COBERTURAS
Depende da finalidade a que vai ser usada. Não aceita cobertura convencionais (tipo telhas) Pode representar o maior custo de uma geodésica
Opções de cobertura
Sapê, Piaçava, Folhas de Palmeiras Policarbonato Ferrocimento Calfitice Telhas asfálticas
Lona
Vidros
Film de polietileno
Concreto Acrílico
Compensado Fenólico
BENEFÍCIOS Redução dos custos iniciais:
Redução de custos de material, devido á forma esférica que aproveita o espaço em 30%. Redução nos custos de energia (até 50%). Redução dos custos de mão de obra (mais rápido, mais fácil, mais simples).
Segurança:
Resistência ao vento, tempestades, terremotos e neve. O design da cúpula geodésica é mais robusto para resistir a ventos fortes ou a acumulação de neve (é comum na Antártida ver observatórios e laboratórios). Quanto mais sopra o vento, não tendo superfícies de sucção, ele o rodeia e o afirma mais no terreno. Nenhuma estrutura descoberta é tão estável e forte.
Força estrutural:
As articulações das estruturas retangulares dos edifícios tradicionais, muitas vezes sob stress, resultam numa instabilidade estrutural, a menos que use suportes adicionais. A forma geodésica otimiza a carga, propriedades da tensegridade, deslocando as forças em toda sua estrutura.
Concentrador da luz e calor:
Orientando bem as aberturas (janelas, janelões e clarabóia), o domo geodésico é um ideal de coletor solar passivo de energia. Ele atua como um refletor gigante da luz para dentro do domo, concentrando e refletindo também o calor no interior, isso ajuda a evitar a perda do calor por irradiação.
Melhor ventilação e fluxo de ar:
A ventilação do domo, com adequadas aberturas na base, meio e topo, fornece uma excelente mistura do ar e temperatura, funcionando como uma chaminé, de embaixo para cima.
Distribuição excelente do ar:
A boa circulação do ar, devido a forma esférica, não permite o estancamento de ar que pode criar proliferação de fungos, bactérias ou umidade.
Temperatura mais uniforme:
Devido ao fluxo melhorado do ar, a temperatura é mais uniforme do que é numa habitação convencional. Não tem pontos frios nem quentes.
Barato de aquecer :
O volume de ar dentro do domo é menor do que numa habitação convencional: é mais barato mantê-lo mormo no inverno, poupando ate o 50% em energia.
Um design original, um novo estilo, estéticamente belo:
A cúpula é uma estrutura abobadada da antiguidade que agora esta voltando. Tem um design belo, exaltado e melhorado pelos métodos modernos da construção.
Reprodução de formas celestes e belas geometrías:
Devido a forma abobadada dos domos podem reproduzir o céu e as estrelas, isto as faz ideais para parques temáticos, igrejas ou planetários. As formas geométricas resultantes interiores são atrativas e belas.
Desenhado como kit auto-construível:
Com adequadas instruções é muito fácil armá-lo. Na sua construção podem participar pessoas pouco experimentadas, poupando muito dinheiro na mão de obra.
Construção em lugares remotos, disponibilidade dos materiais: Métodos simples de construção e disponibilidade dos materiais básicos fazem da construção de domos em áreas remotas fácil e rápida. Já foram construídos domos por tudo o mundo, de desertos até os polos.
Padrão de circulação radial: Nas escolas, o padrão circular elimina os corredores; nos teatros e igrejas possibilitam maior número de cadeiras e melhor visibilidade. Nas estufas melhoram a incidência solar e nas vivendas otimizam os espaços.
Interiores diáfanos: Sem vigas, colunas ou paredes de suporte interiores.
Pequena cimentação:
Devido a estrutura leve, não precisa de um alicerce reforçado.
Criação do Domo Geodésico
As estruturas geodésicas são derivadas da geometria poliédrica, geradas pela subdivisão de um poliedro ou parte dela. Os vértices deste poliedro tocam a superfície de uma esfera imaginária, que o circunscreve. (daí o termo "geodésica").
O último sólido de Platão é o icosaedro (20 triângulos) do qual se geram a maior parte das geodésicas, por ser, segundo Fuller o mais estável e resistente.
O Conceito de Freqüência nas Geodésicas
Domus e Esferas Geodésicas aparecem em diferentes Freqüências. A Frequência de um Domus está relacionada com o número de triângulos no qual sua superfície está subdividida.
Um padrão universal orgânico A estrutura geodésica encontrada dentro do citoesqueleto é um exemplo clássico de um padrão encontrado na natureza, em muitas escalas diferentes. Grupos de átomos de carbono esféricos, chamados de "buckminsterfulereno" ou "buckyballs", juntamente com os vírus, enzimas, organelas, células e até mesmo pequenos organismos exibem formas geodésicas.
View more...
Comments