Gabriela Pugliesi: A blogueira fitness que Conquistou o Brasil
Short Description
Trabalho explicando o porque do sucesso das blogueiras na atualidade, tomando como exemplo Gabriela Pugliesi (contêm err...
Description
Fundação Armando Alvares Penteado Publicidade e Propaganda
Giovanna Yun Jin Kim
GABRIELA PUGLIESI: A BLOGUEIRA FITNESS QUE CONQUISTOU O BRASIL.
São Paulo, SP. 2014
Giovanna Yun Jin Kim
GABRIELA PUGLIESI: A BLOGUEIRA FITNESS QUE CONQUISTOU O BRASIL.
Trabalho para o curso acadêmico de Seminários Avançados de Marketing Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo, Faculdade de Comunicação com ênfase em Publicidade e Propaganda. Prof. Fernando Dinelli
São Paulo, SP. 2014
RESUMO
Gabriela Pugliesi é uma das mais influentes blogueiras da atualidade no Brasil, com mais de 654.000 seguidores, conquistados em um pouco mais de um ano apenas pela sua conta no Instagram, a blogueira fitness, como é chamada, compartilha dicas de saúde e beleza com seus fãs diariamente, motivando-os a levar o mesmo estilo de vida que o seu. Neste trabalho entenderemos um pouco mais sobre a sua trajetória e como a indústria favoreceu Pugliesi e essa geração de blogueiras, a tomarem conta do mercado não somente no Brasil, como em todo o mundo, fechando contratos com diversas empresas dos mais variados segmentos, fazendo parcerias milionárias entre elas. Entenderemos também um pouco mais sobre o porque e como chegaram onde estão.
Palavras Chaves: blogueiras, atualidade, Brasil, seguidores, compartilha, fitness, Instagram, saúde, beleza, mercado, indústria.
Abstract
Gabriela Pugliesi is one of the most influential bloggers of this generation in Brazil, with 654.000 followers only on her Instagram account gained between a time period of a little more or less than a year, the fitness blogger, how she’s usually refereed to, shares health and beauty tips on a daily basis, bringing people to live the same lifestyle as her.
This paperwork will bring a little more of the story about her path to success, and also, will explain how the industry gave up space for Pugliesi and all the other influential bloggers to take this share of the market in all kinds of segments, not only in Brazil but all around the world, getting tons of money by closing millionaire contracts. It will take part time explaining as well, how and why they achieved what they did in such a short period of time.
Keywords: bloggers, genereation, Brazil, Instagram, fitness, health, beauty, industry, success, market.
Sumário
1. Introdução
1
2. Tese
2
3. Referências
8
1. Introdução
Gabriela Pugliesi nasceu em 1985 na cidade de Salvador -BA seus pais se divorciaram após mais ou menos um ano de seu nascimento, se mudou pra São Paulo quando sua mãe se casou novamente com outro homem. Em São Paulo, a sua mãe e o novo padrasto, tiveram mais duas filhas. Por conviver muito pouco com seu pai biológico, Gabriela tinha alguns problemas emocionais a serem resolvidos. Comia por gula tudo aquilo que tinha vontade, mesmo diante das críticas de seus familiares e amigos dizendo que estava gorda. Foi apenas com 14 anos que Gabriela começou a prestar atenção em seu corpo, decidindo-se a emagrecer, se matriculou pela primeira vez na academia e à partir de então teve os seus altos e baixos com a balança. Em 2013, após voltar de sua lua-de-mel com o marido que atualmente é também seu personal trainer, com 3 kgs a mais na balança, tomou a decisão de mudar completamente de vida. Ligou para a sua nutricionista dizendo que estava disposta a seguir tudo o que ela receitasse, passou a postar fotos no Instagram da evolução de seu corpo para uma automotivação, e quando menos imaginou estava com milhares de seguidores e fãs por todo Brasil, largou o emprego na qual trabalhava e passou a se dedicar exclusivamente às suas populares contas nas redes sociais.
2. Tese
Desde 2013, a blogueira fitness, Gabriela Pugliesi, vem revolucionando a maneira de utilizar as redes sociais a seu favor. Promovendo o bem estar e o estilo de vida saudável, conseguiu conquistar milhares de fãs em todo o Brasil, com posts diários em seu blog tips4life e a sua conta no Instagram, que atualmente possui cerca de 654.000 seguidores; fez parcerias com diversas empresas e atualmente publicou o livro Raio X, que conta um pouco mais sobre a sua história e estilo de vida, que serviu como uma das bases teóricas para este trabalho. A relação da sociedade com as blogueiras é um novo fenômeno que deve ser levado em consideração pelo mercado da publicidade. A influência que essas meninas fazem no consumo de todos os tipos de produtos e serviços é incrivelmente impactante, basta um post bem elaborado e aparentemente sincero, para que o seu estoque acabe em alguns instantes. O sucesso de tudo isso se dá na relação de confiança que criam com seus seguidores ao postar fotos sobre cada detalhe de suas vidas (que aparentam ser muito boa e felizes); frases de reflexão e motivação; menções e apoio à instituições de caridade (seja humanitária, animal ou ambiental), e é claro, dicas para que seus fãs conquistem o mesmo sucesso. A hashtag #geraçãopugliesi virou jargão e febre entre jovens de todo o Brasil. É muito comum escutar pessoas citando a hashtag de maneira cômica e ironizada ao comer uma sobremesa na qual “não deveriam” estar comendo por possuir um alto valor calórico, por exemplo, ou como forma de motivação ao começar uma nova dieta, um novo treino na academia, etc.
Porém, independente de como e porque a usam, é inevitável não notar a influência dessa jovem nas redes sociais, que de alguma maneira vem impactando a vida de milhares de pessoas, que já chegaram a postar espontâneamente mais de 500.000 fotos, somente no Instagram, mencionando o estilo de vida promovido por ela. Apesar do mérito que Pugliesi e todas as outras blogueiras merecem pelos seus respectivos sucessos, todo esse boom é também um reflexo da desconfiança do consumidor em relação as empresas, onde os seus maiores objetivos sempre foram as vendas e os lucros, sem levar em consideração o verdadeiro significado do investimento e o valor agregado que cada uma de suas compras tem em suas vidas. Afinal, são poucas as pessoas que realmente podem sair gastando seu dinheiro com tudo aquilo que desejam na hora que gostariam sem que saiam endividadas ou prejudicadas de alguma forma. O crescimento da indústria relacionada a sustentabilidade. Desde meados do século, o aquecimento global e diversas preocupações com o meio ambiente, grande parte relacionados aos desastres naturais que chegaram a matar centenas e milhares de pessoas, foram responsáveis por uma série de tendências que afetaram o estilo de vida de maneira a causar uma mudança gradual no comportamento da sociedade. No consumo de alimentos, gerou toda uma indústria de comidas orgânicas, ou seja, sem adição de agrotóxicos em sua produção, responsáveis por prejudicar a saúde e poluir a natureza. Essa indústria tem um crescimento tão grande e exponencial que é possível encontrar lojas especializadas, como a Whole Foods e a Ralphs nos Estados Unidos, neste tipo de produção, que incluem não apenas comidas e bebidas, como produtos de higiene, beleza, limpeza para a casa, entre outros.
As redes de fast-food, sendo a maior e mais poderosa delas o McDonald’s, que nos anos 80 e 90 teve o seu ápice de vendas e popularidade, passaram a ser os responsáveis pelas doenças relacionadas a obesidade no mundo. Em 2004, o filme e documentário Supersize Me, conta a história de um homem que comeu na rede de alimentos por trinta dias, engordou 11 kg e adquiriu além do ganho de peso, colesterol alto, mudanças de humor repentinas, disfunção sexual e acúmulo de gordura no fígado, que só conseguiram ser revertidos após quatorze meses quando adotou uma dieta com base vegan, que excluem qualquer tipo de carne e derivados de leites e ovos. As primeiras topmodels, entre elas, Naomi Campbell e Claudia Schiffer, viraram febres mundiais após a primeira capa da revista Vogue americana fotografada por Peter Linderbegh, onde os seus lindos rostos somados a traços exóticos e seus corpos magros e esguios, passaram a ser o objetivo e a motivação para emagrecer de mulheres em todo o mundo. A sociedade da imagem e a era da informação causadas pela globalização, otimizada pelo avanço tecnológico e a popularização das redes sociais, sem contar a invenção do Photoshop, contribuiu para a construção de uma geração obsecada pelos seus corpos, causando problemas no comportamento de jovens e adultos, que passaram a adquirir distúrbios alimentares gravíssimos para atingir este objetivo, entre eles estão inclusos, a bulimia e a anorexia. A blogueira Gabriela Pugliesi é a combinação perfeita do sucesso, nessa era onde os meios de comunicação e tecnologia fazem cada vez mais parte da vida das pessoas, seus posts diários com dicas para obter a perda de peso saudável, através de exercícios físicos e dicas de receitas para
fazer pratos gostosos com baixas calorias e um alto valor nutritivo, atraem não apenas milhares de seguidores, como também, pequenos a grandes empreendedores, que entendem a importância da aprovação, para o consumidor, dessas meninas na hora de ponderar a decisão de uma compra. Ap es ar da s co nt rov ers ia s ge rad as em rel aç ão a veracidade dos posts que gerou muita polêmica em meados de 2012, quando Lala Rudge, Thassia Naves e Mariah Bernardes, três das mais influentes blogueiras de moda no Brasil, pioneiras a lançar o famoso hashtag #lookdodia (fotos tiradas, muita das vezes, em frente ao espelho para mostrar as roupas e acessórios que estão usando), postaram exatamente o mesmo conteúdo sobre uma linha de maquiagens criada pela grife de luxo parisiense Yves Saint Laurent, linkando-a com o site da Sephora, que coincidentemente ou não, estava inaugurando a sua primeira loja no Brasil, no Shopping Jk Iguatemi, em São Paulo. O caso foi levado ao Conar, que pela primeira vez investigou um caso como esse, o resultado porém não mudaria muita coisa, caso fossem julgadas como “culpadas”, o publipost, como é chamado os conteúdos patrocinados, teriam apenas que ser apagados de seus blogs e Instagram (o que não faria diferença alguma, uma vez que já teriam obtido o dinheiro proveniente da parceria e o impacto da mensagem já teria atingido os internautas), tornando esta uma questão puramente moral e ética, variando de acordo com cada blogueira, que ainda são as únicas que tem o poder de decisão sobre fazer esses tipos de publicações ou não. As blogueiras conseguiram contornar este caso com sucesso, alegando aos seus seguidores terem esquecido de mencionar o post como um link patrocinado e que tudo não passará de um mal-entendido,
dizendo também, que jamais fariam menções a marcas e produtos que não são de seus agrados pessoais. O sucesso de Gabriela Pugliesi pode ser justificado pelo fato dela, juntamente com todas as outras no ramo, terem caminhando no sentido contrário de muitas empresas que ainda estão tentando se adaptar às novas formas de atender as necessidades de seus antigos e potenciais clientes. A busca pelo relacionamento pessoal abrangindo o emocional e o espiritual das pessoas, foi desde o princípio enfatizada, muitas vezes sem objetivo financeiro algum, sendo esta uma consequencia de uma relação genuína e a princípio sincera com seus seguidores, que não medem palavras ao fazer comentários e dar opiniões a favor ou contra determinada publicação. Essa liberdade e transparência que as redes sociais propiciam para as pessoas é a chave para o sucesso ou o fracasso das mesmas, mostrando também, que o que fazem nas redes é um serviço que oferecem, onde ao expor suas vidas, estão vendendo aquilo que interessa aos mesmos saber. A mudança gradual do corpo de Pugliesi, que veio de uma adolescência conturbada, com o divórcio e a ausência de uma figura paterna em sua infância, que a fez descontar seus problemas emocionais na comida, e à partir disto, a superação da blogueira ao enfrentar os problemas com a balança, sem contar a mudança natural que o corpo apresentará com o passar dos anos, mostra um quadro favorável e de continuo sucesso para blogueira. As pessoas que conseguem se identificar com a sua história no presente e se inspirar com ela, continuarão a segui-la ao longo da vida, e caso a blogueira continue nesse mesmo ritmo, postando novidades,
fotos e histórias motivacionais todos os dias, o seu legado na internet promete continuar e conquistar ainda mais novos seguidores.
Referências
PUGLIESI, G. Raio X: de Gabriela Pugliesi. Rio de Janeiro RJ Brasil: Réptil Editora, Janeiro de 2014, 167 páginas. KOTLER, P. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no seu humano. Edição 9. Petrópolis RJ Brasil: Editora Vozes, 215 páginas.
View more...
Comments