Gabarito do Questionário - Empreendedorismo Unidade III
Short Description
Gabarito do Questionário - Empreendedorismo Unidade III...
Description
21/09/2015
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
H
Unidade III Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2) Usuário
Empreendedorismo
Curso
Questionário Unidade III (2015/2)
Teste
21/09/15 12:45
Iniciado
21/09/15 12:48
Enviado
Completada
Status
2,5 em 2,5 pontos
Resultado da tentativa 3 minutos Tempo decorrido Instruções
ATENÇÃO: este questionário segue as seguintes configurações: possui número de tentativas ilimitadas; valida sua frequência e nota na disciplina em questão; apresenta as justificativas corretas para auxílio em seus estudos – porém, aconselhamos que as consulte como último recurso; considera nota 0 (zero) para “tentativa em andamento” (tentativas iniciadas e não concluídas/enviadas); possui um prazo limite para envio (acompanhe seu calendário acadêmico) – após essa data não será possível o acesso ao conteúdo, então sugerimos o armazenamento e/ou impressão do mesmo para futuros estudos; a NÃO realização prevê nota 0 (zero).
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
De acordo com Dornelas (2008), em qualquer definição sobre o empreendedor, encontramse pelo menos as características abaixo:
I Tem iniciativa para criar um negócio e paixão pelo que faz. II Utiliza recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente onde vive. III Não aceita assumir riscos e a possibilidade de fracassar.
Selecione a alternativa correta: Resposta Selecionada:
as afirmações I e II são verdadeiras. d.
Respostas:
apenas a afirmação I é verdadeira. a.
apenas a afirmação II é verdadeira. b.
apenas a afirmação III é verdadeira. c.
as afirmações I e II são verdadeiras. d.
as afirmações II e III são verdadeiras. e. Feedback da resposta:
De acordo com Dornelas (2008), em qualquer definição sobre o empreendedor, encontramse pelo menos as características abaixo:
1. Tem iniciativa para criar um negócio e paixão pelo que faz. 2. Utiliza recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente onde vive. 3. Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Em relação ao processo empreendedor:
I Todos os empreendedores são natos. http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_34053451_1&course_id=_35269_1&content_id=_1208136_1&return_content=1&step=
1/6
21/09/2015
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
II Todos os empreendedores nascem para o sucesso. III Os empreendedores correm riscos incalculáveis. IV Os empreendedores não conseguem trabalhar em grupo. V Os empreendedores são excelentes líderes, capazes de criar equipes e grupos de trabalho. Selecione a alternativa correta: Resposta Selecionada:
a afirmação V é verdadeira. e.
Respostas:
a afirmação I é verdadeira. a.
a afirmação II é verdadeira. b.
a afirmação III é verdadeira. c.
a afirmação IV é verdadeira. d.
a afirmação V é verdadeira. e. Feedback É interessante esclarecer mitos que giram em torno da figura do empreendedor, como segue: da resposta: Mito 1: os empreendedores são “natos” e nascem para o sucesso. Enquanto alguns empreendedores nascem com essa
habilidade espontânea, outros se aprimoram ao longo dos anos, acumulando experiências e habilidades relevantes. Portanto, o empreendedorismo é um comportamento que pode ser aprendido. Mito 2: empreendedores são “jogadores” e correm riscos altíssimos. Na realidade, empreendedores correm riscos calculados, evitam riscos desnecessários e, se possível, compartilham riscos com outras pessoas. Mito 3: os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em grupo. A verdade é que os empreendedores são excelentes líderes, capazes de criar times e equipes, e desenvolvem ótimos relacionamentos com colegas, parceiros, clientes, fornecedores etc.
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Em relação às afirmações abaixo: I Entre ser empregado ou empregador há uma única diferença: a decisão de qual processo estrutural fazer parte. II Sendo empregado, não é possível empreender. III “Ser empreendedor” tratase de atitude. A postura que o indivíduo assume revela o talento empreendedor por meio da percepção, direção, dedicação e muito trabalho para fazer acontecer. Onde houver o talento empreendedor, haverá a chance de novos negócios, diversificação e enriquecimento. Selecione a alternativa correta: Resposta Selecionada:
a afirmação II é falsa. b.
Respostas:
a afirmação I é falsa. a.
a afirmação II é falsa. b.
a afirmação III é falsa. c.
as afirmações I e II são falsas. d.
as afirmações II e III são falsas. e. Feedback Entre ser empregado ou empregador há uma única diferença – a decisão de qual processo estrutural fazer parte. Não se da resposta: surpreenda ao conversar com um empresário e proferirlhe a pergunta: “O que levou você a criar sua empresa?” e ele responder:
“Não sei, foi por acaso”. A verdade é que para essa tomada de decisão é necessário avaliar uma série de circunstâncias ambientais, somadas ao perfil pessoal e à oportunidade, podendo, assim, resultar em sucesso. Contudo, vamos observar que,
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_34053451_1&course_id=_35269_1&content_id=_1208136_1&return_content=1&step=
2/6
21/09/2015
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
sendo empregado ou empregador, é possível empreender, “ser empreendedor”. A própria afirmativa se explica. Tratase de atitude. A postura que o indivíduo assume revela o talento empreendedor por meio da percepção, direção, dedicação e muito trabalho para fazer acontecer. Onde houver esse tipo de talento, haverá a chance de novos negócios, diversificação e enriquecimento.
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
Leia as afirmações abaixo e verifique o que é verdadeiro em relação ao Sebrae: I O Sebrae é um órgão pouco conhecido pelo microempresário brasileiro, pois o acesso é difícil. II Estabeleceuse uma parceria em que o empresário busca o apoio e o suporte que precisa para iniciar sua empresa ou projeto. III Sebrae significa: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Resposta Selecionada:
As afirmações II e III são verdadeiras. b.
Respostas:
As afirmações I e II são verdadeiras. a.
As afirmações II e III são verdadeiras. b.
As afirmações I e III são verdadeiras. c.
Apenas a afirmação I é verdadeira. d.
As afirmações I, II, e III são verdadeiras. e. Feedback O Sebrae é o órgão mais conhecido pelo microempresário brasileiro. Estabelecese uma parceria em que esse empresário da resposta: busca o apoio e o suporte que precisa para iniciar sua empresa ou projeto. Lá ele encontra consultoria e treinamentos que
possibilitam a solução de obstáculos pontuais de seu empreendimento.
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
O termo intraempreendedor vem de intrapreneur, cunhado por Gifford Pinchot III em 1978. Esse termo assume qual significância? Resposta d. Selecionada: Assume a significância daquele que toma para si a responsabilidade de inovar dentro da organização, a qual faz uso do
talento criativo de seus funcionários a fim de obter um melhor desenvolvimento. Respostas:
Para Wunderer (2001), o intraempreendedor é o colaborador da empresa que mantém a tradição e evita a inovação. a.
Age para atender necessidades obsoletas e busca copiar o que já existe. b.
O objetivo do intraempreendedorismo é evitar a necessidade de stakeholders. c. d.
Assume a significância daquele que toma para si a responsabilidade de inovar dentro da organização, a qual faz uso do talento criativo de seus funcionários a fim de obter um melhor desenvolvimento. O intraempreendedor gosta de correr grandes riscos sem calculálos. e. Feedback Intraempreendedorismo é a versão em português da expressão intrapreneur, que significa “empreendedor interno”, ou seja, da resposta: empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida. O termo intrapreneur foi utilizado pela primeira vez
em 1985 por Gifford Pinchot III. O conceito de intraempreendedorismo foi estabelecido há duas décadas, mas as empresas não estavam dispostas a dar aos empregados a liberdade para criar e, consequentemente, errar e oferecerlhes um orçamento para financiar inovações. Além do mais, não queriam arcar com os custos dos erros que inevitavelmente acontecem no percurso. Hoje, esse conceito já está muito difundido e valorizado nas organizações. O intraempreendedorismo (intrapreneuring) é um sistema para acelerar as inovações dentro de grandes empresas por meio do uso melhor dos seus talentos empreendedores. É um sistema que oferece uma maneira saudável para se reagir aos desafios empresariais do novo milênio.
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
Observando as características dos intraempreendedores, tornase interessante saber por qual razão essas pessoas se mantêm como http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_34053451_1&course_id=_35269_1&content_id=_1208136_1&return_content=1&step=
3/6
21/09/2015
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
funcionários das organizações. A opção de continuar trabalhando para empresas privadas, públicas ou sem fins lucrativos se dá pelos seguintes motivos: I O intraempreendedor corre um risco menor. II O intraempreendedor não necessita começar do zero. III A disponibilidade de recursos oferecidos para o início de projetos, em geral, é mais favorável dentro de organizações já estabelecidas. IV A infraestrutura não é um pilar básico para a operacionalidade da ideia a ser implantada. V O intraempreendedor é pouco reconhecido por seu valor dentro da empresa. Isso gera uma desmotivação substancial. Selecione a alternativa correta: Resposta Selecionada:
as afirmações I, II e III são verdadeiras. d.
Respostas:
as afirmações I e II são verdadeiras. a.
as afirmações III e IV são verdadeiras. b.
as afirmações IV e V são verdadeiras. c.
as afirmações I, II e III são verdadeiras. d.
as afirmações III, IV e V são verdadeiras. e. Feedback Observando as características dos intraempreendedores, tornase interessante saber por qual razão essas pessoas se mantêm da resposta: como funcionários das organizações. A opção de continuar trabalhando para empresas privadas, públicas ou sem fins lucrativos
se dá pelos seguintes motivos:
O intraempreendedor corre um risco menor, já que não necessita começar do zero; isso diminui, portanto, sua incerteza. O fator segurança tem peso considerável, posto que faça parte de suas habilidades encontrar chances reais de sucesso dentro da própria organização; A disponibilidade de recursos oferecidos para o início de projetos, em geral, é mais favorável dentro de organizações já estabelecidas. Além do mais, considera o alinhamento da estratégia organizacional com a inovação como fator preponderante para o sucesso do empreendimento. Assim, a infraestrutura é um pilar básico para a operacionalidade da ideia a ser implantada; O intraempreendedor é altamente reconhecido por seu valor dentro da empresa. Isso gera motivação substancial, resultando em valor agregado para a organização; O intraempreendedor entende um projeto como se fosse seu próprio negócio, dandolhe um nível de comprometimento muito mais intenso do que qualquer outro funcionário. Ele usa todo seu poder de relacionamento, sua habilidade de realização, sua criatividade e seu discernimento de controle para atingir seu objetivo, com a menor interferência possível de sua supervisão.
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
Observe e analise as afirmações e assinale a opção verdadeira: Resposta Selecionada:
c.
É recomendável que o negócio escolhido seja feito em uma área conhecida, pois o empreendedor sempre está disposto a correr riscos calculados.
Respostas:
Os segmentos de mercado evoluem na mesma velocidade. a. b.
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_34053451_1&course_id=_35269_1&content_id=_1208136_1&return_content=1&step=
4/6
21/09/2015
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
As chances de boas ideias darem certo em segmentos de mercado pouco conhecidos pelo candidato a empreender são excelentes. c.
É recomendável que o negócio escolhido seja feito em uma área conhecida, pois o empreendedor sempre está disposto a correr riscos calculados. A primeira motivação do negócio é o dinheiro, e a consequência disso é a paixão. d.
Negócio e estilo de vida são aspectos isolados na vida do indivíduo; portanto, não requerem qualquer congruência. e. Feedback Os segmentos de mercado evoluem com menor velocidade. Por exemplo, a indústria farmacêutica pode levar uma década para da resposta: fazer um novo lançamento, pois esses produtos implicam profunda pesquisa e desenvolvimento, e para que esse negócio seja
bemestruturado, será necessário credibilidade, precisão, criatividade e excelência. As chances de boas ideias darem certo em segmentos de mercado pouco conhecidos pelo candidato a empreender são mínimas. É recomendável que o negócio escolhido seja feito em uma área conhecida, pois o empreendedor sempre está disposto a correr riscos calculados. Mas como calcular riscos em áreas desconhecidas? Lembrese: a primeira motivação pelo negócio é a paixão, e a consequência disso, o sucesso. Muitas pessoas jovens investem em mercados pouco conhecidos com o intuito de ganhar dinheiro; contudo, correm altos riscos, pois focam no ganho do dinheiro sem se importar com a área de atuação. Acontece que o negócio reflete também o estilo de vida; por esse motivo, se o empreendedor não está satisfeito com o que está desenvolvendo, dificilmente reconhecerá seu próprio sucesso.
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
Quanto ao “processo empreendedor”, é verdadeiro afirmar que: I Um ponto que tem sido bastante debatido é que o empreendedorismo pode ser ensinado. II Até pouco tempo atrás, acreditavase que o empreendedorismo era inato e pessoas que aparentemente não estavam predestinadas aos negócios eram desencorajadas a fazêlo. III O empreendedorismo é um aprendizado, ajudando na formação de melhores empresários, melhores empresas e na construção de maiores riquezas. IV Empreendedores inatos sempre existirão. V Os treinamentos garantem o aparecimento de mitos da administração, como Antônio Ermírio de Moraes, Sílvio Santos e Olavo Setúbal. Selecione a alternativa correta: Resposta Selecionada:
as afirmações I, II, III e IV são verdadeiras. e.
Respostas:
as afirmações I e II são verdadeiras. a.
as afirmações II e III são verdadeiras. b.
as afirmações III e IV são verdadeiras. c.
as afirmações IV e V são verdadeiras. d.
as afirmações I, II, III e IV são verdadeiras. e. Feedback Outro ponto que tem sido bastante debatido é se o empreendedorismo pode ser ensinado. Até pouco tempo atrás, acreditavase da resposta: que o empreendedorismo era inato e pessoas que aparentemente não estavam predestinadas aos negócios eram
desencorajadas a fazêlo. Hoje, isso mudou. O empreendedorismo passa a ser um aprendizado, ajudando na formação de melhores empresários, melhores empresas e na construção de maiores riquezas. Obviamente, os empreendedores inatos continuarão existindo. Os treinamentos não garantem o aparecimento de mitos da administração, como Antônio Ermírio de Moraes, Sílvio Santos e Olavo Setúbal. Não obstante, o ensino do empreendedorismo preza por melhores empresários, que sejam aptos a criar economias mais ricas.
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
Quanto à forma que o empreendedor trata uma oportunidade, é incorreto afirmar que: Resposta Selecionada:
por meio do isolamento de pessoas e processos, criase uma leitura sistêmica do ambiente, gerando oportunidades. e.
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_34053451_1&course_id=_35269_1&content_id=_1208136_1&return_content=1&step=
5/6
21/09/2015
Revisar envio do teste: Questionário Unidade III (2015/2)
Respostas:
o maior mito em relação à ideia é o de que ela deve ser única. a. b.
o que realmente importa, sendo inédita ou inovadora, é que a ideia se transforme em algo mercadológico que faça a empresa crescer. as oportunidades podem ser únicas. c. d.
uma forma comum e corriqueira de se perder uma oportunidade acontece quando você escuta um empreendedor dizer: “a minha ideia é única, não há nada como o meu produto; por isso, não posso falar a respeito”. por meio do isolamento de pessoas e processos, criase uma leitura sistêmica do ambiente, gerando oportunidades. e. Feedback O maior mito em relação à ideia é o de que ela deve ser única. O que realmente importa, sendo inédita ou inovadora, é que ela da resposta: se transforme em algo mercadológico que faça a empresa crescer. Já as oportunidades podem ser únicas. Uma forma comum
e corriqueira de se perder uma oportunidade acontece quando você escuta um empreendedor dizer: “a minha ideia é única, não há nada como o meu produto; por isso, não posso falar a respeito”. Por meio do envolvimento de pessoas e processos, criase uma leitura sistêmica do ambiente, gerando oportunidades. O correto aproveitamento por meio da implantação de ações sobre essas oportunidades culmina em negócios de sucesso.
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
Segundo Dornelas (2008): “O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão de futuro da organização”. De acordo com essa informação, é incorreto afirmar que: Resposta Selecionada:
a leitura sistêmica do ambiente não é geradora de oportunidades. e.
Respostas:
por meio do envolvimento de pessoas e processos, criase uma leitura sistêmica do ambiente, gerando oportunidades. a. b.
o correto aproveitamento por meio da implantação de ações sobre as oportunidades encontradas culmina em negócios de sucesso. c.
o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços e pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias. d.
o empreendedor é conhecido como aquele que cria novos negócios, porém, não inéditos, mas aplicando inovações em empresas ou processos já anteriormente constituídos, visando à diminuição da mortalidade empresarial. a leitura sistêmica do ambiente não é geradora de oportunidades. e. Feedback O processo empreendedor tem sido largamente desenvolvido no país nas últimas duas décadas, expandindose vigorosamente da resposta: a partir dos anos 90. Muitos fatores podem justificar esse movimento em um sistema capitalista. No que se refere ao Brasil, a
preocupação com a criação de pequenas e médias empresas que desfrutem de longevidade produtiva, sem sombra de dúvida é o maior fator motivador para apoiarse no conceito empreendedor, resultando, assim, em sua popularidade. “O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão de futuro da organização” (DORNELAS, 2008). Por meio do envolvimento de pessoas e processos, criase uma leitura sistêmica do ambiente, gerando oportunidades. O correto aproveitamento por meio da implantação de ações sobre essas oportunidades culmina em negócios de sucesso. Segundo Joseph Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços e pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias”. Ou seja, é conhecido como aquele que cria novos negócios, porém, não inéditos, mas aplicando inovações em empresas ou processos já anteriormente constituídos, visando à diminuição da mortalidade empresarial.
Segundafeira, 21 de Setembro de 2015 12h49min45s BRT
← OK
http://ead.unipinterativa.edu.br/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_34053451_1&course_id=_35269_1&content_id=_1208136_1&return_content=1&step=
6/6
View more...
Comments