Formação de Proclamadores Da Palavra
November 17, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Formação de Proclamadores Da Palavra...
Description
Proclamadores da Palavra
Preparado por: Diácono José Geraldo de Oliveira Formação: Ano 2019
ORAÇÃO INICIAL:
Senhor, de aqui estamosoreunidos emQue teuonome, desejosos construir teu Reino. Espírito Santo, que enviastes aos nossos corações e mantém viva tua presença em nós, nos fortaleça para desempenharmos plenamente o Ministério que o Senhor nos cona e os passos que devemos dar. Que o teu Espírito Santo nos renove por inteiro, mantendo-nos fortalecidos com Tua graça. Por Cristo, Senhor nosso, Amém!
Ministério de Proclamadores da Palavra
Ministérios Litúrgicos
• Os ministérios Ordenados: Bispo, Presbítero e Diácono; • Os ministérios instuídos: Acólito e Leitor;
• Os ministérios conados: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Ministros Extraordinários do Basmo, Ministros da Palavra; Assistentes Leigos para o Sacramento do Matrimônio;
• Outras funções ministeriais e serviços litúrgicos: coroinhas, salmistas, música, animador, etc.
Ministério de Proclamadores da Palavra Fundamentação Bíblica e Documentos do Magistério da Igreja • A importância do “proclamar e do ouvir”, como diz Is 55, 10-11
“Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar dando semente ao semeador e pão ao que qu e come, tal ocorre com a palavra que sa saii da minha boca: bo ca: ela não volta a mim sem efeito; sem ter cumprido o que eu quis, realizado o objevo da missão.” • Livro de Neemias, capítulo 8, versículos de 1 a 9: Ler na Bíblia
• Constuição Sacrosanctu Sacrosanctum m Concilium, do Concílio Vacano II, no nº 7: “Cristo está presente na sua Palavra, pois é ele mesmo quem fala quando se leem as Sagradas Escrituras na Igreja.”
Ministério de Proclamadores da Palavra Fundamentação Bíblica e Documentos do Magistério da Igreja • Introdução Geral ao elenco das leituras da Missa, nº 51: “Na celebração eucarísca, o leitor tem um ministério próprio, reservado a ele, ainda que haja outro ministro de grau superior.”
• Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário: “a dignidade da Palavra de Deus requer na igreja um lugar condigno de onde possa ser anunciada e para onde se volte espontaneamente a atenção dos éis no momento da Liturgia da Palavra.” (IGMR 309) “Por tradição, o ocio de proferir as leituras não é presidencial, mas ministerial” (IGMR 59)
Ministério de Proclamadores da Palavra Fundamentação Bíblica e Documentos do Magistério da Igreja •
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA, nº 21 “A igreja sempre venerou as divinas Escrituras, da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor , já que, principalmente na Sagrada Liturgia, sem cessar toma da mesa tanto da palavra de Deus quanto do Corpo de Cristo Cristo o pão da vvida, ida, e o distribui aos éis.”
•
Cito aqui Santo Agosnho, que dizia: “O verdadeiro Cristo está na Palavra e na Carne.”
•
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL VERBUM DOMINI, nº 58, sobre a Proclamação da Palavra e o Ministério do Leitorato : “É necessário que os leitores encarregados de tal serviço, ainda que não tenham recebido a instuição no mesmo, sejam verdadeiramente idôneos e preparados com empenho. Tal preparação deve ser não apenas bíblica e litúrgica mas também técnica: «A formação bíblica deve levar os leitores a saberem enquadrar as leituras no seu contexto e a idencarem o centro do anúncio revelado à luz da fé. A formação litúrgica deve comunicar aos leitores uma certa facilidade em perceber o sendo e a estrutura da liturgia da Palavra e os movos da relação entre a liturgia da Palavra e a liturgia eucarísca. A preparação técnica tornar osvoz leitores cadacomo vez mais na arte de lerem em público tanto comdeve a simples natural, comidôneos a ajuda dos instrumentos modernos de amplicação sonora»”
Ministério de Proclamadores da Palavra
O sendo do Ministério Ao proclamar a Palavra que provém de Deus, estes representantes da comunidade se comprometem com a evangelização dos fiéis católicos. O ouvir e proclamar a Palavra, são elementos básicos para acolher o mistério de Deus em nossa vida. É ser interlocutor de Deus para proclamar sua Palavra ao povo. Deve-se proclamar a Palavra a partir do coração, pois é nele que acolhemos a Palavra e o Espírito do Senhor que é amor. A Palavra proclamada é de Deus, e não de um ser humano.
Ministério de Proclamadores da Palavra
LER OU PROCLAMAR? Duas palavras com sendos bem disntos a parr de uma mesma ação vocal. Para a linguísca moderna, ler é um processo de produção connua de sendos, sobretudo, para quem está fazendo a compreensão e interpretação textual. A Palavra de Deus na liturgia é proclamada como um memorial dos acontecimentos libertadores ocorridos na História da Salvação. Nos dicionários da Língua Portuguesa, proclamar é uma declaração pública feita em alta voz e com solenidade; um anúncio, e, ainda, uma fala com ênfase.
Ministério de Proclamadores da Palavra
Escolhidos para um Ministério Todos os ministérios são escolhas feitas pelo Senhor para o bem da sua própria Igreja. Senr-se chamado a ser o porta-voz de Cristo. Acolher a Palavra de Deus no coração, para proclamá-la com os lábios.
Ministério de Proclamadores da Palavra PREPARAR-SE PARA PROCLAMAR A PALAVRA: • É
indispensável que o Leitor (Proclamador da Palavra) seja o primeiro ouvinte da Palavra e se torne pracante, ouvinte para não se tornar um vão anunciador da Palavra externamente porque não a escuta internamente. (Adaptação de Sto Agosnho)
Ministério de Proclamadores da Palavra
PREPARANDO PARA A PROCLAMAÇÃO • Aplique o método da Leitura Orante da Palavra: Leitura, Oração, Meditação e Contemplação;
• Procure conhecer bem o texto; • Compreenda o texto e compare-o com a sua vida; • Treine as expressões do texto (palavras novas e pontuações); • Quem proclama a Palavra de Deus se faz porta-voz do próprio Deus. É entendendo a mensagem da Palavra que nos convertemos e, assim, a liturgia realiza as suas duas dimensões: glória de Deus e sancação do homem.
Ministério de Proclamadores da Palavra A POSTURA AO PROCLAMAR A PALAVRA Saber proclamar bem a Palavra de Deus nas celebrações é uma arte que deve ser aprendida e culvada pelos ministros leitores; A Palavra deve angir os ouvintes e fazer brotar do coração novo ânimo, nova esperança; A postura não é só na hora da proclamação da Palavra, mas desde o início da celebração; Demonstrar certa disposição do corpo, prondão e enlevo; Ao dirigir para fazer a proclamação da Palavra, manter corpo ereto, as mãos postas, e após a vênia, até sem a mesa da Palavra, sem pressa nemcaminhar ostentação, rigidez ou displicência, mas com uma digna e ritmada naturalidade.
Ministério de Proclamadores da Palavra A POSTURA AO PROCLAMAR A PALAVRA Já mesa da Palavra (ambão), o leitorcom deve xar os olhos na comunidade emdiante geral,da e em seguida, proclama a Palavra voz audível, fazendo as pausas no momento correto, olhando para o livro e para o povo quase que simultaneamente; Durante a leitura da Palavra de Deus não seacima diz osdo versículos, nem aquele tema que aparece em letra diferenciada (epígrafe) texto revelado; Ao nal se diz: PALAVRA DO SENHOR, e nunca “palavras” do Senhor; nem expressões do po: “irmãos, estas são as palavras do Senhor”; Não debruçar sobre o ambão, nem cruzar os braços ou colocar as mãos nos bolsos; Fazer a proclamação do texto(pausas); bíblico com calma e respeitando as pontuações
Ministério de Proclamadores da Palavra A POSTURA AO PROCLAMAR A PALAVRA
Ao nal da proclamação do texto bíblico, não abandone o ambão antes da resposta da assembleia, deixando o lecionário aberto na página do salmo responsorial ou da segunda leitura, para que que pronto para o leitor seguinte; Ao retornar para seu lugar, mantenha a mesma postura, com naturalidade e dando passos normais e rmes; Ao sentar-se, conserve-se sempre ereto e em estado de prondão até o m da Santa Missa e saída da procissão nal. Outro ponto: Não leve folheto para o ambão; Chegue cedo e cerque que o lecionário está marcado na página das leituras do dia.
Ministério de Proclamadores da Palavra Humildade do Leitor (PROCLAMADOR DA PALAVRA) A humildade é uma das posturas cristãs que mais comovem o coração de Deus; A própria postura deverá transparecer uma atude humilde e discreta; Deve-se evitar qualquer protagonismo, pois não é um show, mas um serviço que presta ao Senhor (seguir o exemplo de João Basta); As pessoas que servem na liturgia, servem a Deus, e não a si próprios; não é para aparecer nem sobressair-se; Ao fazermos tudo na simplicidade de coração, humildade e amor, com certeza, seremos sancados.
Ministério de Proclamadores da Palavra Dicas importantes:
DICÇÃO: Pronunciar com clareza e precisão.
ARTICULAÇÃO: Pronúncia nítida da sílaba, consoantes e vogais. ACENTUAÇÃO: Levantar ou ou abaixar a voz para dar maior sent sentido ido à palavra ou frase. ENTONAÇÃO: Subindo ou descendo para dar ênfase à ideia. PAUSA: É o intervalo de uma palavra à outra para dar sentido ou para respirar, respeitando a pontuação. RITMO: É a velocidade com que se lê. Cria interesse, chama a atenção ou dispersa os ouvintes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Bíblia Sagrada CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA DEI VERBUM SOBRE A REVELAÇÃO DIVINA
CONSTITUIÇÃO CONCILIAR SACROSANCTUM CONCILIUM SOBRE SOBRE A LITURGIA SAGRADA. EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODALVERBUM DOMINI DO SANTO PADRE BENTO XVI AO EPISCOPADO, AO CLERO, ÀS PESSOAS CONSAGRADAS E AOS FIÉIS LEIGOS LEIGOS SOBRE A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA. Formação para Leitores e Ministros da Palavra – Pe Luiz Miguel Duarte e João Paulo Bedor. Paulus Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB. 3ª Edição revisada e ampliada. Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário - IGMR. 7ª edição, ampliada e atualizada. Texto oficial CNBB. 2016. Leitores, Salmistas e Ministros da Palavra – Dom Bruno Carneiro Lira, OSB. Paulinas
ORAÇÃO FINAL Senhor Deus nosso Pai, muito obrigado pelo dom da vida que de vós recebi. Quero colocar a minha vida a serviço do vosso Reino, para o bem das comunidades. Senhor Jesus Cristo, vós que escolhestes os discípulos e os enviastes em missão para pregar a Boa Nova, chamai hoje os leigos cristãos para o vosso serviço. Quero ser vosso discípulo para anunciar o Evangelho aos irmãos, servir e animar as Comunidades. Espírito Santo enviado do Pai, iluminai cada pessoa que se doa a serviço do Evangelho. Maria mãe de Jesus e mãe dos cristãos, primeira missionária e anunciadora da Palavra, fazei-me fiel seguidor de Jesus Cristo. Amém!
View more...
Comments