Ficha de Verificação A Vida Magica Da Sementinha
February 20, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Ficha de Verificação A Vida Magica Da Sementinha...
Description
© Ficha de verificação e de compreensão da leitura
A Vida Mágica da Sementinha Nome:_____________________ Nome:__________ _______________________ _______________________ ______________________ ______________Turma: ___Turma: 5º
E
Classificação:_______________ Classificação:___________ ____ A profª:_______________ profª:_______________ Enc. De Educação:______________
Foi-te proposto que lesses uma nova obra durante as férias da Páscoa. Espero que a tenhas compreendido e, sobretudo, que tenhas gostado desta grande aventura intemporal!
1- Preenche os espaços com os dados em e m falta: (3%) Sementinha a) Título: A vida Mágica da Sementinha b) Subtítulo: Breve História do Trigo Trigo c) Autor: Alves Redol Redol
2- Quando a história começa, os bagos de trigo tinham acabado de adormecer … (3%) …num saco de ráfia. …numa velha arca. …numa leiva de terra fofa.
X
3- O boi que lavrava a terra do António Seareiro e da Maria Rita, com uma charrua, chamava-se… (3%) Amarelo Serrano Doirado
X
4- Assinala o nome que não pertence a um bago de trigo. (3%) Serrano Amarelo de Barba Preta Sementinha
Despedida de Verão Rubião Mocho de Espiga Branca
X
5- Quando se encontrava num tabuleiro, ao sol, a Sementinha foi raptada por…(3%) …um chapim azul. …um pardal. …um rouxinol.
X
6- O raptor é descrito como sendo …(3%) …vagabundo. … alegre. … oportunista.
X
7- Quando este se apresta a comê-la, a Sementinha resolve …(3%) …elogiá-lo. …ameaçá-lo. …repreendê-lo.
X
8- Afinal o pássaro que raptara a Sementinha é …(3%) …professor de música. …músico num orfeão. …cantor num teatro.
X
9- A conversa, entre a Sementinha e o seu apaixonado, é interrompida pelo Chapim alcoviteiro. O sinónimo deste adjetivo é … (3%) …coscuvilheiro. …lambareiro.
X
…namoradeiro.
10- O Chapim vinha lembrar que estavam atrasados para… (3%) … a aula de música. …o ensaio geral. …a reunião anual.
X
11- A Sementinha assistiu ao acontecimento confortavelmente instalada…(3%) …numa perfumada folha de tília. …no galho seco de um carvalho. …na teia doirada de uma aranha.
X
12- Enquanto se entoava a Toada da Primavera, um outro pássaro, e esfomeado, sfomeado, rapta novamente a Sementinha. Trata-se de…(3%) …um tordo . …um pardal. …um rouxinol.
X
13- Perseguido por alguns pássaros, o segundo raptor acaba por deixar cair a sementinha morena pois assusta-se com …(3%) …o António Seareiro. … o Sr. Espantalho. … o Sr. Milhafre.
X
14- A Sementinha caiu na terra riscadinha e negra onde acaba por encontrar os amigos. Então, o velho bago de trigo conta-lhe finalmente a história dos seus antepassados. Para obteres o resumo deste capítulo, completa os espaços em branco com as palavras propostas: (7,5%) Mamutes
Cavernas
Semeado
Abissínia
Mil Mil
Manto
Venenosos
Colheitas
Marisco
Foice
Antepassados (2)
Deuses
Mediterrâneo Azul
O velho bago de trigo conta que, há cerca de oito mil anos atrás, os antepassados dos homens viviam em pequenos grupos. Os homens antepassados caçavam e pescavam. Adoravam os animais e muitas vezes pintavam mamutes nas paredes interiores das cavernas cavernas.. Já as renas, bisões e mamutes mulheres colhiam frutos selvagens, raízes ou apanhavam marisco junto marisco junto ao mar.
Muitas destas mulheres morreram até que se soubessem
venenosos.. Os distinguir os cogumelos, as raízes e os frutos venenosos antepassados dos bagos de trigo foram descobertos por elas na Abissínia.. Mesopotâmia ou na Abissínia Entretanto a história é interrompida pois aparecem três bagos coloridos: um preto, outro vermelho e outro, azul azul.. Estes referem ser
originários do Afeganistão, onde ainda existe o trigo anão, o mais antigo antepassados.. Eles explicam ainda que devido a uma guerra dos seus antepassados com povos ocidentais, os grãos orientais viajaram pelo mundo, uns em Mediterrâneo,, outros para a India e a China. direção ao Mediterrâneo Foram ainda as mulheres que descobriram que o trigo podia ser semeado semeado e, aos poucos foram aparecendo ferramentas para ajudar, colheitas,, quer no da quer no trabalho das sementeiras, quer no das colheitas moagem: o arado, a enxada, a foice foice,, a mó, o moinho de velas e a azenha. Domesticaram-se igualmente alguns animais: o cão, o boi, o cavalo e deuses ligados ligados à agricultura. surgiram as festas e os deuses Neste momento, os bagos coloridos desaparecem e um manto manto escuro cobre tudo. A Sement Sementinha inha fica a saber que estava em poder da Feiticeira dos mil mil Feitiços. Feitiços.
15- Quem era afinal essa Feiticeira? (3%) Era a chuva. Era a terra. Era a primavera.
X
16- Começou para a Sementinha um período de grandes transformações. Associa as colunas entre si de modo a relembrarmos re lembrarmos o sonhos da nossa amiga…(5%)
Transformação “a pele ficou esticada, tão esticada…” “no seu interior criou -se um líquido leitoso e branco” “saiu-lhe um rabinho do corpo”
O que a Sementinha julgou vir a ser Cabra/vaca leiteira
“outra cauda para cima…”
“dois pares de asas”
Pássaro /rouxinol Bola Avião Cavalo branco/elefante
17- Durante esta sequência de transformações, a Sementinha conhece o Bicho da Conta que lhe explica… (3%)
…que está ali para a vigiar. … que está ali para a proteger dos bichos maus que a querem comer. … que está ali para se alimentar dos seus minerais.
X
18- A certa altura, depois de crescer e crescer, a Sementinha atinge a superfície e saúda o Sol e a Liberdade. L iberdade. Mas as transformações continuam no subsolo (A) e à superfície (B). Associa as letras entre parenteses a cada cada etapa consoante consoante esta designe uma transformação subterrânea ou à superfície. superfície . (3%) Do seu corpo saem duas lanças de um verde-acetinado verde -acetinado
B
As raízes eram máquinas perfuradoras
A
Nas hastezinhas das raízes nasciam-lhe novos pêlos
A
Novos colmos nas axilas das primeiras folhas
B
Dá-se a recolha dos minerais
A
O corpo engrossava, transformava-se numa cana frágil, cheia de nós pequeninos
B
19- A dada altura, A Sementinha exclama ser uma fábrica. Explica o sentido destas palavras.(3%) A Sementinha referia-se ao facto de todas as partes do seu corpo (raízes, caule, folhas) trabalharem unidas e em simultâneo para que ela crescesse e produzisse frutos. 20- No entanto, um fenómeno natural vem colocar em perigo a vida da Sementinha. De que se trata e porque é, neste caso, tão perigoso? (3%) O fenómeno natural é a chuva. Esta é perigosa para a Sementinha pois cai em excesso e durante muito tempo, encharcando o solo e impedindo-a de respirar. 21- A ressurreição só é possível graças à união un ião de forças de outros dois elementos da natureza: (3%) As Nuvens e o Sol. As Nuvens e o Vento. O Sol e o Vento.
X
22- Entretanto vai chegando a Primavera e a Sementinha continua a sua aventura. Lê atentamente as afirmações que se seguem. Assinala com V as verdadeiras e com F as falsas. (6,5%) A monda consiste em arrancar ervas ruins e gulosas que roubam os adubos, a água e a seiva da terra que alimentam o trigo. Ao passar pela seara, o Chapim reconhece a Sementinha pelo seu aspeto moreno. Ele informa a Sementinha que o Rouxinol morrera de frio.
V F F
A Sementinha fica a saber que mudou mais uma vez pois a Cegonha chama-lhe Espiga Loura. A Sementinha fica muito contente por ter mudado de cor e agradece ao Sol. Antes da ceifa houve uma festa na seara na qual participaram plantas, flores e pássaros. O desconhecido que visitou a seara com António Seareiro era agrónomo. Ele ficou alarmado com o aspeto da Espiga Loura e, por isso lhe cortou todas as espigas.
V
O homem cortou-lhe as espigas pois poi s escolheu-as para uma aventura ainda mais importante. Já no laboratório, a Espiga Loura foi desmembrada e tornou-se num conjunto de grãos, seus filhos. Asa de Corvo era uma das filhas da Sementinha.
V
As sementinhas foram enviadas para um hospital pois estavam doentes. O objetivo daquele laboratório era prepará-las para se reproduzirem melhor em climas e condições difíceis.
F
F V V F
V V
V
23- A Asa de Corvo estava a ser preparada para ir para o … (3%) …Algarve,resistir ao vento Suão e a o Calor. …Alentejo,resistir …Alentejo,resis tir ao vento Suão e ao Calor.
X
…Alentejo,resistir …Alentejo,resis tir ao vento Sudeste e ao Calor.
24-O objetivo era que fosse ceifada …(3%)
… antes do prazo normal. …depois do prazo normal . … em qualquer altura do ano.
X
25. O casamento da Asa de Corvo foi como o dos chineses porque…(3%) …a fecundaram com um pozinho amarelo . … foi enviada para a China. … foi um casamento decidido por outros, por conveniência.
X
26- Asa de Corvo deu origem a novas sementes … (3%) … de mistura. … clones. … híbridas.
X
27-O erforço da Asa de Corvo valeu a pena pois… (3%) … conseguiu antecipar-se a ceifa doze dias, salvando-se toda a colheita. … foi fotografada em todo o mundo . … arranjou pretendentes no mundo inteiro .
X
28-No último capítulo, o narrador explica como os progressos da ciência permitiram melhorar a alimentação e as condições de vida dos seres humanos e dá o exemplo do trigo Kubanka que, graças a um homem chamado Carleton, foi cultivado com sucesso em zonas áridas dos Estados Unidos, contribuindo para alimentar milhões de pessoas. E tu, consideras que a ciência deve alterar plantas, animais e até o homem de modo a melhorar as condições de vida do ser humano? Justifica a tua opinião. opin ião. (9%)
Resposta livre mas bem fundamentada! Bom trabalho!
A professora: Dina Maria Gonçalves de Jesus
View more...
Comments