Ficha 22

October 7, 2017 | Author: Bárbara Morim | Category: Portugal, Europe, Investing, Economics, Economies
Share Embed Donate


Short Description

Ficha de História 12 ano...

Description

Ficha 22 Parte 3 · Módulo 9 3. Portugal no novo quadro internacional

3.1. A integração europeia e as suas implicações 3.2. As relações com os países lusófonos e com a área ibero-americana

Grupo I Questão 1 Nomear o tratado que consagrou a entrada de Portugal na Europa comunitária. • Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia OU Tratado de Adesão de Portugal à CEE OU Tratado de Adesão de Portugal às Comunidades Europeias. Questão 2 Indicar, a partir do Doc. 1, três problemas que afetavam a economia portuguesa aquando da integração na Europa comunitária. • Escolher três – Desemprego; – Forte inflação; – Elevadas taxas de juro; – Fraco poder de compra; – Indústria com deficiências; – Escasso desenvolvimento tecnológico; – Débil dinamismo empresarial; – Carências na rede de comunicações. Questão 3 Ordenar cronologicamente um conjunto de itens referentes a factos que marcaram o percurso europeu de Portugal. • (B); (D); (A); (E); (C). Questão 4 Desenvolver o seguinte tema: O impacto económico da integração de Portugal na Europa, de 1986 à atualidade Introdução: O afluxo dos fundos comunitários a Portugal, na sequência da integração europeia, possibilitou a modernização do país, reduzindo as desigualdades internas e aproximando o

país dos níveis de desenvolvimento dos outros parceiros comunitários. O contributo da ajuda europeia para a resolução dos problemas económicos de Portugal •Escolher três – Afluxo de fundos comunitários: Fundos Estruturais e Fundos de Coesão (Doc. 2); – Desenvolvimento OU modernização das infraestruturas (rodoviárias, de telecomunicações, de abastecimento de água, gás, eletricidade) OU implementação de um vasto programa de obras públicas (Doc.4); – Afluxo de investimento estrangeiro: exemplo, AutoEuropa; – Melhoria da produtividade do trabalho OU modernização tecnológica; – Crescimento do comércio com a CEE/UE (Doc. 2); – Crescimento significativo do Produto Interno Bruto OU do PIB per capita (Doc. 2); – Descida acentuada da taxa de inflação (Doc. 2); – Descida da taxa de desemprego; – Aumento do consumo privado. As fragilidades do modelo de desenvolvimento adotado • Escolher três – Declínio da agricultura e pescas; – Indústria pouco competitiva face à concorrência dos novos mercados (Doc. 3); – Incipiente aposta em Investigação e Desenvolvimento; – Investimentos prioritários em bens não transacionáveis (exemplo, construção civil, comércio a retalho); – Predomínio de pequenas empresas OU empresas pouco competitivas. As dificuldades do terceiro milénio

Um novo Tempo da História – 12º ano – Soluções do Caderno do Aluno

• Escolher três – Deslocalização de empresas (Doc. 3); – Desemprego crescente (Doc. 3); – Défice da balança comercial; – Acumulação de défices orçamentais OU falta de receitas para fazer face às crescentes despesas do Estado; – Crescimento da dívida pública – a segunda maior da Europa em 2007-2012 (Doc. 5); – O resgate financeiro e a intervenção da troika em 2011.

Grupo II Questão 1 Quando pronunciou o discurso atrás transcrito, Jorge Sampaio ocupava o cargo de: • b) Presidente da República Questão 2 No discurso, J. Sampaio salienta a seguinte transformação demográfica na sociedade portuguesa após 1974: • d) afluxo de imigrantes das antigas colónias africanas e, depois, dos países da Europa de Leste e do Brasil. Questão 3 Essa transformação demográfica relacionou-se com: • b) os laços históricos entre Portugal e as antigas colónias africanas e a atratividade de Portugal após a integração na CEE.

Questão 4 Segundo J. Sampaio, três dos aspetos positivos da presença de imigrantes na sociedade portuguesa são: • a) a revitalização da pirâmide demográfica, as contribuições pagas à Segurança Social e a boa formação académica de alguma da sua mão de obra.

Grupo III Questão 1 Associar as instituições presentes na coluna A, relativas à política externa de Portugal, ao significado correspondente, que consta da coluna B. • a) 6; b) 8; c) 1; d) 7; e) 3 Questão 2 Explicitar, a partir dos Docs. 1 e 2, três aspetos da ligação de Portugal ao mundo lusófono. Escolher três – Reaproximação entre Portugal e as excolónias africanas OU os PALOP, no âmbito da cooperação económica, cultural, técnica, diplomática OU do apoio ao Desenvolvimento (Doc. 2); – Apoio à independência e ao Desenvolvimento de Timor (Doc. 2); – Incremento das relações com o Brasil desde os anos 90 do século XX; – Fundação, em 1996, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) visando a defesa da língua portuguesa e a cooperação económica, social, cultural, jurídica e técnico-científica entre os países membros (Doc. 1).

Um novo Tempo da História – 12º ano – Soluções do Caderno do Aluno

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF