FB - Bombas Centrifugas
Short Description
Descritivo de bombas...
Description
BOMBAS CEN CENTRÍ TRÍFUGA FUGAS S
FABRIC ABRICADORA ADORA DE BOMBA BOMBAS S "Há 64 anos bombeando soluções"
®
INTRODUÇÃO Empresa brasileira, pioneira no segmento de bombas, a Fabricadora de Bombas Indústria e Comércio Ltda, iniciou suas atividades em 1944 e se consolidou no mercado nacional tornando-se referência na fabricação de bombas centrífugas. Através de um corpo técnico altamente especializado, máquinas e materiais na última geração vem proporcionando um elevado padrão de qualidade para os seus produtos e serviços, sendo certificado pela ISO 9001. Seu principal objetivo é a satisfação plena de seus clientes através da busca contínua de melhoria da qualidade, do desenvolvimento de novos produtos e da melhoria de seus serviços.
BOMBAS CENTRÍFUGAS CONCEITO: São classificadas como bombas de fluxo, pois promovem o bombeamento somente através da força centrífuga imposta ao fluido pelo movimento rotativo de um impelidor, não promovendo nenhum tipo de confinamento ou separação do fluido durante este processo. As câmaras de sucção e descarga são comunicantes, e portanto possibilitam a passagem de fluido e a transmissão de pressão mesmo com ausência de movimento do impelidor. FUNCIONAMENTO: Para expressar o funcionamento das Bombas Centrífugas mostramos na (Figura 1), corpo (voluta), que envolve o rotor, acondiciona o fluido, e direciona o mesmo para a tubulação de recalque (Figuras 1, 2 e 3); rotor (impelidor) constitui-se de um disco provido de pás (palhetas) que impulsionam o fluido; eixo de acionamento (Figura 1), que transmite a força motriz, causando o movimento rotativo do mesmo.
Ao iniciar-se o processo de rotação, o rotor cede energia cinética à massa do fluido, deslocando suas partículas para a extremidade periférica do rotor. Isto ocorre pela ação da força centrífuga. Com isso, inicia-se a formação de duas zonas de pressão (baixa e alta) necessárias para desenvolver o processo.. Com o deslocamento da massa inicial do fluido provenientes de captação ocuparão este espaço, pela ação da pressão atmosférica ou outra pressão. Paralelamente, a massa do fluido é arrastada para a periferia do rotor, agora comprimida entre as pás e as faces internas do mesmo, recebe uma crescente energia de pressão, derivada da energia potencial e da energia cinética, anteriormente fornecidas ao sistema. O crescente alargamento da área de escoamento, assim como as características construtivas do interior da carcaça da bomba (voluta ou difusores) (Figuras 2 e 3) ocasionam a alta pressão na descarga da bomba, elevando o fluido a altura desejada.
Figura 1: Vista lateral da voluta e rotor em corte de uma bomba centrífuga; Figura 2: Vista Frontal da voluta e rotor em corte de uma bomba centrífuga; Figura 3: Voluta de descarga centralizada com difusor fixo.
Zona de alta pressão Zona de baixa pressão
APLICAÇÕES
Voluta
Bombas Centrífugas FB podem ser utilizadas nas mais diversas aplicações:
Abastecimento de água Ar condicionado Alimentação de Caldeiras Combate a Incêndio Construção Civil Condensados Circuitos auxiliares em refinaria • Circuitos auxiliares na Indústria • Circulação de óleo térmico • Drenagens • • • • • • •
• • • • • • • • • • •
Destilados Geração de Energia Irrigação Indústria de açúcar e álcool Instalações Prediais Lubrificantes e Combustível Química e Petroquímica Residenciais Solventes Sistemas de Filtragem Sistemas de Lavagem
Eixo
Figura 1
Coletor em Voluta
Boca de Saída
Pás do Rotor
Pá Guia ou Diretriz do Difusor
Pás do Rotor
Figura 2
Figura 3
TO M E N A Ç N L A
Bombas Centrífugas
Bombas Centrífugas API
Bombas Centrífugas Normalizadas
Bombas centrífugas mancalizadas e monobloco. Podendo ser construídas em Ferro Fundido, Aço Carbono, Aço Inox, Bronze e outras ligas sob pedido.
Bombas para aplicação em indústria químicas e petroquímicas. Um novo projeto conforme a norma ANSI/API-610, desenvolvido com a mais alta tecnologia. Selagem conforme API 682.
Bombas centrífugas mancalizadas, dimensionalmente construídas de acordo com a Norma DIN 2426 / ISO 2858. Podendo ser construídas em Ferro Fundido, Aço Carbono, Aço Inox, Bronze e outras ligas sob pedido.
Vazão Disponível: 0,50 a 100 m³/h Pressão Disponível: 0,40 a 12 Kgf/cm²
Vazão Disponível: até 1500 m³/h Pressão Disponível: até 35 Kgf/cm²
Vazão Disponível: 0,50 a 700 m³/h Pressão Disponível: 0,50 a 14 Kgf/cm²
Bombas Centrífugas Auto-Escorvantes
Bombas Centrífugas Bi-Partidas
Bombas Centrífugas Multi-Estágios
Bombas centrífugas auto-escorvantes mancalizadas e monobloco. Podendo ser construídas em Ferro Fundido, Aço Carbono, Aço Inox, Bronze e outras ligas sob pedido.
Bombas centrífugas Bi-Partidas. Podendo ser construídas em Ferro Fundido, Aço Carbono, Aço Inox, Bronze e outras ligas sob pedido.
Bombas centrífugas multi-estágios mancalizadas e monobloco. Podendo ser construídas em Ferro Fundido, Aço Carbono, Aço Inox, Bronze e outras ligas sob pedido.
Vazão Disponível: 0,1 a 200 m³/h Pressão Disponível: 0,1 a 10 Kgf/cm²
Vazão Disponível: 50 a 12600 m³/h Pressão Disponível: 5,0 a 20 Kgf/cm²
Vazão Disponível: 1 a 360 m³/h Pressão Disponível: 2,00 a 34 Kgf/cm²
Bombas Centrífugas Sanitárias
Bombas Submersíveis
Bombas de Combate a Incêndio
Bombas centrífugas sanitárias mancalizada ou monobloco. Podendo ser construídas Aço Inox 304, 316 ou 316L.
Aplicações em Água servidas, Água sujas, Lama, Esgoto leve, Esgoto Bruto, Efluente Industrial, fluidos Corrosivos e etc.
Sistema de Combate a Incêndio, composto por bomba centrífuga de alta pressão (jockey) e uma bomba centrífuga com motor eletríco e outra com motor diesel. Conforme norma NFPA-20 e Corpo de Bombeiros.
Vazão Disponível: 0,1 a 300 m³/h Pressão Disponível: 1 a 8 Kgf/cm²
Vazão Disponível: 3,0 a 63 m³/h Pressão Disponível: 0,1 a 2,0 Kgf/cm²
Vazão Disponível: 0,1 a 1700 m³/h Pressão Disponível: 0,1 a 18 Kgf/cm²
VENDAS E FÁBRICA - CAJAMAR - SP
REPRESENTANTE
FABRICADORA DE BOMBAS IND. E COM. LTDA. AV. PEDRO CELESTINO LEITE PENTEADO, 305 CEP 07760-000 - JORDANÉSIA - CAJAMAR - SP FONE: 55 11 4898.9200 - FAX: 55 11 4898.9215
www.fbbombas.com.br ®
8 0 . v e R
FABRICADORA DE BOMBAS
®
View more...
Comments