Fases Do Desenvolvimento Embrionário

May 4, 2019 | Author: Halaindelon Pereira | Category: Biological Processes, Reproduction, Systems Biology, Ciências da terra e vida, Biology
Share Embed Donate


Short Description

Fases Do Desenvolvimento Embrionário...

Description

Fas esdodes env o l v i ment oembr i onár i o Ap ósaf e c un da ç ãodoó v ul ope l oes p er ma t o z oi d e,éf o r ma dooz i g ot o ,q uep as s a r áp ors u c es s i v a set a pa sd e di v i s õesmi mi t ót i c asedi f er enc i aç ãoc el ul ar ,at és ef or marum i ndi v í duopr opr i ament edi t o.Es sesev ent ossão d en omi n ad ose mb mb r i o gê ne s e,o ud es e nv o l v i me nt oemb r i o ná r i o ,es ua set a pa ss ão :s e gme nt a ç ão ,g as t r u l a ç ãoe o r g a no gê ne s e .

Segmentação  Nesta, ocorrem diversas divisões denominadas clivagens, dando origem a blastômeros. Tais Tais eventos podem ocorrer em todo o zigoto, ou não, sendo este fato, e também a velocidade de divisão, influenciados pela quantidade de vitelo: quanto maior a sua concentração, menor a velocidade das clivagens. eralmente, durante as divisões, !" a formação de um maciço celular com algumas dezenas de células, denominado m#rula. $rogressivamente, o n%mero de células aumenta, e !" o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenc!ida de l&quido sintetizado por algumas de suas células.  Nessa fase da segmentação, o embrião é c!amado de bl"stula.  Na segmentação, o volume celular continua basicamente o mesmo.

Gastrulação  Nesta fase é definido o plano corporal do indiv&duo, a partir da formação dos fol!etos germinativos: ectoderma, endoderma e mesoderma. 's células da bl"stula se rearran(am. )élulas migradas para a região interna *endoderma e mesoderma+ serão, posteriormente, diferenciadas em m%sculos e #rgãos internos e as superficiais *ectoderma+, em sistema nervoso e pele. ' blastocele desaparece, dando origem a uma estrutura denominada arqu-ntero, que se modificar" em tubo digest#rio.  arqu-ntero se comunica com o e/terior por uma estrutura denominada blast#poro. 0ste, em animais protostômios, dar" origem 1 boca e em deuterostômios, ao 2nus, sendo a boca formada depois, na região oposta 1 desta estrutura. $or&feros não possuem fol!etos germinativos cnid"rios possuem apenas o ectoderma e endoderma e são,  por isso, denominados dibl"sticos. Todos Todos os os outros animais apresentam os tr-s e, por isso, são considerados tribl"sticos. 'ssim, na gastrulação, !" a diferenciação de células, e também aumento de massa do zigoto.

Organogênese ' organog-nese é a fase em que ocorre a diferenciação dos fol!etos em #rgãos. 0la se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse %ltimo delimitado pela mesoderme. 0m vertebrados, a partir do ectoderma, forma3se a crista neural. 0sta é respons"vel pela formação de alguns tipos celulares, como os pigmentares, e neurônios sensoriais do sistema nervoso periférico.

Po rMa r i a naAr a gu ai a Gr a du ad aem Bi o l o gi a http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/fases-desenvolvimento-embrionario.htm

Clivagem e formação do blastocisto Processo natural que ocorre cerca de 30 horas após a fecundação quando o zigoto atravessa a tuba uterina em direção ao útero. São repetidas divises mitóticas do zigoto! que ocorrem com autoduplicação de "#$ entre uma e outra! resultando em um r%pido aumento no número de c&lulas. $ localização dos centr'olos em cada c&lula determinaria a posição do fuso mitótico! e com ele a progressão dos microtúbulos encarregados de marcar a orientação dos planos de clivagem no espaço. $ zona cortical do zigoto possui um citoesqueleto com microfilamentos abundantes de actina! formando comple(os com a miosina. $ capacidade contr%til que estas estruturas conferem ao córte( vincula)se ao in'cio da citocinese! para obter a formação do primeiro sulco de segmentação e! provavelmente! tamb&m! para as sucessivas clivagens *+ig., - $. /(istem evidncias e(perimentais que nos fazem supor que as membranas plasm%ticas divisórias formadas entre os blast1meros surgem por diferentes mecanismos! tais como isolamento de irregularidades na superf'cie do ovócito! fusão de ves'culas citoplasm%ticas com a membrana plasm%tica e neognese de membranas que responde a outros mecanismos. $s c&lulas embrion%rias resultantes dessa divisão são chamadas de blast1meros! que tornam)se menores a cada divisão! pois não h% efetivamente s'ntese de componentes citoplasm%ticos entre uma divisão e outra! de maneira que a massa citoplasm%tica original se divida proporcionalmente entre as novas c&lulas)filhas *+ig., - 2! ! " e /! e +ig.4. 5s blast1meros são! a princ'pio! totipotentes. "epois! quando & fi(ado o destino de uma c&lula! diz)se que a mesma est% determinada. $o contr%rio! a diferenciação refere)se ao processo de especialização fenot'pica de uma c&lula. $s c&lulas embrion%rias do mesmo tipo aderem)se entre si! segundo bases moleculares de agregação celular! regidas por mol&culas de adesão *$6s presentes em sua superf'cie! que podem ou não ser dependentes de c%lcio. "urante toda a clivagem! o zigoto se encontra envolto pela zona pelúcida! permitindo o aumento no número de c&lulas! sem aumentar o tamanho total do zigoto.

 $pós o est%gio de nove c&lulas! os blast1meros mudam sua forma e se agrupam firmemente uns com os outros para formar uma massa compacta de c&lulas em um fen1meno chamado de compactação! que provavelmente & mediado por glicoprote'nas de adesão de superf'cie celular. $ compactação inclui tamb&m o desenvolvimento de especializaçes de membranas! que contribuem para a coesão e comunicação entre as c&lulas. /ntre os

blast1meros perif&ricos e(istem zonas de oclusão e desmossomas! enquanto mais profundamente aparecem ne(os de comunicação intercelular *7unçes comunicantes ou do tipo 8gap9. $s 7unçes de oclusão *tight 7unctions separam o meio e(terno! que circunda o embrião! do meio interno! cu7as caracter'sticas dependem unicamente das c&lulas embrion%rias. /vita)se assim a difusão livre de subst:ncias no n'vel do compartimento intercelular. ;sto & fundamental para que se desenvolvam diferenças na potencialidade evolutiva dos blast1meros. /ssa compactação possibilita uma maior interação c&lula)c&lula e & um pr&)requisito para a segregação das c&lulas internas que formam a massa celular interna ou embrioblasto no est%gio de blastocisto *+ig.3 - 2 e .
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF