Experimento com vela: Alunas: Daniela Nunes, Fernanda Medeiros
Short Description
Download Experimento com vela: Alunas: Daniela Nunes, Fernanda Medeiros...
Description
Experimento com vela Alunas: Daniela Nunes, Fernanda Medeiros. Turma: B - Grupo: G8 EMB5006 – EMB5006 – Química Química Tecnológica 2011/2 CEM/UFSC - Centro de Engenharia da Mobilidade Universidade Federal de Santa Catarina – Catarina – Campus Campus Joinville
RESUMO Será apresentado o experimento da vela, e retirados os dados sobre o tempo, sobre as medidas dos recipientes tais como: largura, altura, volume entre outros. Analisaremos a influência influên cia do volume de oxigênio na velocidade de combustão combus tão da vela.
Palavras-chave: experimento da vela, volume de oxigênio, velocidade, combustão. INTRODUÇÃO Para ocorrer uma combustão é necessária a reação química entre um combustível e um comburente sendo impulsionada por uma energia e, liberando calor, sendo para este experimento, a vela o combustível e, como comburente o oxigênio. Lembrando que combustível é a substância que entra em combustão, e que o comburente é a substância que alimenta esta combustão. Assim quando o comburente torna-se ausente encerra-se a combustão. A fórmula 1/3.π.r² 1/3.π.r².. h consiste em achar o volume de um cone, neste caso dos recipientes utilizados, assim saberíamos a diferença da quantia de oxigênio entre eles. Há fatores que influenciam na velocidade da combustão, são eles: a natureza do combustível, a relação superfície/massa do combustível, a concentração de calor e a presença de substância catalisadora. A energia que o processo de combustão libera é fundamental para a produção industrial, pois grande parte das máquinas funciona a partir de energia combustível.
OBJETIVO O objetivo deste trabalho foi verificar a combustão de uma vela na ausência de oxigênio e analisar a influência dos volumes dos recipientes na velocidade da queima.
MATERIAL E MÉTODOS Material Utilizado: Copos com volumes diferentes, vela, prato, parafina, cronômetro, fita métrica ou régua.
PROCEDIMENTO Procedimento utilizado: experimento da vela. Calculamos o volume dos dois copos, anotando os valores encontrados na tabela da parte 3. Realizamos o procedimento abaixo para cada copo anotando os tempos obtidos (3 vezes) na tabela da parte 3. Colamos a vela no prato com um pouco de cera derretida. Colocamos um pouco de água no prato. Acendemos a vela e deixamos queimar durante 05 segundos. Cobrimos a vela com o copo, apoiando o copo para o mesmo não ficar solto. Cronometramos o tempo em que a vela ficará acesa, antando o tempo gasto na tabela abaixo.
RESULTADOS Neste trabalho obtivemos o volume de dois recipientes de vidro e, com base neles calculamos o tempo em que a vela esteve em combustão.
Copo Plástico 01 Copo Plástico 02
Volume Tempo 01 (cm³) (s) 89,75166667 7,3
Tempo 02 (s) 7,0
Tempo 03 (s) 6,0
Média do tempo (s) 6,766
131,88
9,2
9,8
9,9
10,7
01. Cálculos: Copo 01: V=1/3π.r².h V=1/3 x 3,14 x (3,5)² x 7 V=89,75166 Copo 02: V=1/3π.r².h V=1/3 x 3,14 x (3)² 14 V= 131,88
DISCUSSÃO “Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tr ansforma”. (Unicamp) Com a prática, verificou-se que o oxigênio presente reagiu com o carbono produzindo assim o monóxido de carbono, confirmando a teoria de Antoine Lavoisier.
CONCLUSÃO
Com isto foi concluído que o oxigênio em contato com uma substância inflamável gera a combustão, e que o volume dos recipientes influencia no tempo de combustão da vela porque o volume do oxigênio altera. E também que, quando todo o oxigênio é transformado em monóxido de carbono, o liquido é impelido para dentro do recipiente e assim ocupa o lugar do oxigênio.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm http://www.infoescola.com/reacoes-quimicas/combustao/ http://www.cieb.cbmerj.rj.gov.br/documentos/Material_downloads/Cap_1.pdf
View more...
Comments