Exercícios sobre subordinação Gabarito CP2 Centro

April 1, 2019 | Author: Lis Barbosa | Category: Languages
Share Embed Donate


Short Description

Download Exercícios sobre subordinação Gabarito CP2 Centro...

Description

COLÉGIO PEDRO II – UNIDADE ESCOLAR CENTRO EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS – 9º ANO – ABRIL DE 2012 1. Leia os versos.

Há, na tirinha, uma oração subordinada substantiva. Identifique a oração e classifique-a. “que eu viro muito” Oração subordinada subordinada substantiva substantiva predicativa. a)

"Está vazio!" Transforme esse período em um período composto. Inicie com: Temos a convicção de que está vazio. c) Classifique a oração subordinada do período transformado. Oração subordinada substantiva completiva nominal. 6. Identifique as orações substantivas e classifique-as.  b)

a) "Certamente não sabias que nos fazes sofrer " (Carlos Drummond de Andrade) b) "Bem sei que que,, muitas vezes, /o /o único remédio /é adiar tudo" tudo" (Cassiano Ricardo) c) "Dizem que os índios são bravos. bravos. / Nem sempre as índias também!" (Ribeiro Cauto)

Para liberar a energia nuclear é necessário nec essário que se parta ou se divida o núcleo de um átomo em dois núcleos menores. menores . Orações subordinadas substantivas subjetivas. (Reparem que elas estão coordenada c oordenadas!!!) s!!!)  b) Mais importante que aulas teóricas sobre determinado assunto é ter consciência de que o contato com o livro constitui uma grande riqueza de conhecimento. Oração subordinada substantiva completiva nominal c) O mais significativo é isto: que haja um desenvolvimento harmônico entre economia e natureza. Oração subordinada subordinada substantiva apositiva d) "Olhou a planície torrada, o morro onde os preás saltavam, confessou às catingueiras e aos alastrados que o animal tivera hidrofobia ... " (Graciliano Ramos) Oração subordinada substantiva objetiva direta e) "Precisava consultar sinhá Vitória, combinar a viagem, livrar-se das arribações, explicar-se, convencer-se de que não praticara injustiça matando a cachorra." (Graciliano Ramos) Oração subordinada subordinada substantiva objetiva indireta a)

Indique e classifique as orações subordinadas introduzidas pelo que nos versos de cada poeta. a. Oração subordinada subordinada substantiva objetiva direta b. Oração subordinada subordinada substantiva objetiva direta c. Oração subordinada subordinada substantiva objetiva direta 2. Leia as frases e indique se a palavra que é conjunção integrante. a) Todo mundo sabe que o chá faz bem à saúde. b) Estima-se que a inflação aumentará no mundo até 2010. c) Acho que meu pai queria que eu trabalhasse com ele. d)Foi estabelecido, naquela tarde, que as regras do jogo seriam· modificadas. Sim. Que é conjunção integrante integrante em todos os períodos. períodos. 3. Agora, classifique as orações iniciadas por essa conjunção no exercício anterior. a. Oração subordinada subordinada substantiva objetiva direta b. Oração subordinada substantiva subjetiva c. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas d. Oração subordinada substantiva subjetiva 4. Este é um texto publicitário sabia que que os dois a) Classifique o período e suas orações . “Você sabia têm a mesma quantidade de ZINCO?” Período composto por subordinação. subordinação. Oração principal “Você “Você sabia”, oração subordinada substantiva objetiva direta: “que os dois têm a mesma quantidade de ZINCO ?”

b) Escreva a oração subordinada do período acima iniciando com as propostas abaixo. Faça as modificações necessárias. a. É necessário.” .que os dois tenham a mesma quantidade de ZINCO?”

b. Meu medo é...” que que os dois tenham a mesma quantidade de ZINCO.” c. Todos necessitam... “ (de) que os dois tenham a mesma quantidade de ZINCO.” d.  As pessoas têm certeza..de que os dois têm a mesma quantidade de ZINCO?”. e. Minha aspiração é esta: que os dois tenham a mesma quantidade de ZINCO.” c) Classifique as orações que você escreveu. a. Oração subordinada substantiva subjetiva b. Oração subordinada subordinada substantiva substantiva predicativa c. Oração subordinada subordinada substantiva objetiva (in)direta d. Oração subordinada subordinada substantiva completiva nominal e. Oração subordinada substantiva apositiva. 5. Leia a tirinha.

7. Indique a oração em que a palavra como é conjunção integrante. a) Como estava cansado, leu um pouco e foi dormir. b) Ao entregar o relatório, percebeu que não o escrevera como o combinado. c) Algumas pessoas perceberam como você cresceu. cresceu. 8. Indique o número de orações em cada período e classifique-o em simples ou composto. a)"Ela examinou a resposta, sorriu com ar de zombaria e me enviou

nova mensagem." (José Car/os Oliveira) 3 - composto b)"Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio." (Luis Fernando Verissimo) 1 - simples C)"A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar um adversário dentro do bueiro." (Luis Fernando Verissimo ) 2 -

composto d)"Em

todo caso, apanhei a revista Placar  e recomendei que o garoto consultasse os arquivos esportivos da Folha e do  jornal da Tarde." (Lourenço Diaféria) 3  – composto 9. Observe a oração destacada no período e diga se há relação de dependência ou independência entre ela e a anterior. "Peguei a escalação completa do Guarani, botei o Neneca no gol, fiz a maior apologia do time da terra das andorinhas." (Lourenço Diaféria) Independência 10. Leia. , "Depois do banho, penteada, perfumada de sabonete, se encolhia junto às minhas mãos e me aquecia com o calor de seu pijama de malha." (Lourenço Diaféria) .

Fernando Gonsales. Níquel Náusea.

a)Quantas orações há nesse período?

2

 b)Classifique as orações.

1ª : Oração coordenada assindética 2ª : Oração coordenada sindética aditiva. Leia: Tinha oito anos e já sabia ler muito bem. Escrever, não

tanto, mas fazia poucos erros para a idade, só a caligrafia era má, e assim veio a ficar sempre. Escrevia naqueles antigos cadernos de formosas letras desenhadas, e repetia-as com milagres de atenção, mas no fim da linha já começava a inventar um alfabeto novo, que nunca cheguei a organizar completamente. Mas lia muito bem os  jornais e sabia tudo quanto se passava no mundo. Julgava eu que era tudo. José Saramago. A bagagem do viajante. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, pág. 18.

a)Nesse

trecho, há predomínio de coordenação ou subordinação? Justifique. Coordenação. Pois as orações estão organizadas em períodos compostos, mas com independência sintática.  b)Que relação de sentido há entre as duas orações do primeiro período do trecho? Indique a conjunção que liga essas orações. De oposição. A conjunção é “e”. (Não se espera que ele já soubesse ler muito bem aos 8 anos.) C)Releia os trechos e depois classifique as orações. "[ ] mas fazia poucos erros para a idade [ ]." Oração coordenada sindética adversativa. "[ ] e repetia-as com milagres de atenção [ ]." Oração coordenada sindética aditiva. d)"Mas lia muito bem os jornais [ ... ]." Copie a oração usando uma outra conjunção, ou locução conjuntiva, sem alterar o sentido. 



“...porém lia muito bem os jornais.”

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF