Exercicios Lógica Formal

October 28, 2018 | Author: sadoveiro | Category: Validity, Argument, Logic, David Hume, Science
Share Embed Donate


Short Description

Lógica...

Description

2icha formativa 0 Nome ____________________________________ N.o _  ___ ____ ____ ____ Turma_ Turma_______ Avaliação__ Avaliação______ ______  I/ &. 0statuto do conhecimento científico

I 1. Para cada um dos itens 1.1 a 1.3, selecione a única opção correta. 1.1 O conhecimento de senso comum distingue-se do conhecimento científico, porque !" o primeiro é metodicamente construído enquanto o segundo parte dos factos. #" o primeiro é o conhecimento prático baseado na experiência imediata, enquanto o segundo parte de uma

hipótese teórica de interpretação dos factos, submetendo os resultados a verificação empírica. $" o primeiro tradu os resultados numa linguagem matemática, enquanto o segundo é construído logico! racionalmente. ve rificação dos factos. %" " primeiro é acrítico e assistemático e o segundo parte da verificação 1.& $onsidere os seguintes enunciados relati'os ao falsificacionismo de Popper. 1. # investigação parte de um problema e a hipótese é uma tentativa para o solucionar. &. # hipótese parte da observação. 3. #s teorias científicas não podem ser $ustificadas. (. #s teorias científicas são generaliaç%es de factos. ). " critério de demarcação entre ciência e pseudociência é a falsificabilidade. *. # ciência é o con$unto das teorias que resistiram &s sucessivas tentativas da sua falsificação.

%e'e afirmar-se que+ !" ', ( e ) são corretas e *, + e  são incorretas. #" ', ) e + são corretas e (, * e  são incorretas. $" ', ), +, e  são corretas e ( e * são incorretas. %" ', *, + e  são corretas e ( e ) são incorretas.

1.3 $onsidere os seguintes enunciados relati'os  conceção de uhn. padrão de cosmovisão que orienta a prática científica. científica. 1. -m paradigma é um modelo explicativo, um padrão &. /iência normal0 é a designação atribuída por 1uhn ao desenvolvimento da ciência sob orientação de

um paradigma reconhecido pela comunidade científica. 3. # acumulação acumulação de anomalias provoca um período de ciência extraordinária0 que pode levar a um alargamento do paradigma em vigor ou a um novo paradigma. (. # descoberta descoberta de uma anomalia condu & aceitação de um novo paradigma. ). "s paradigmas são incomensuráveis porque são expressão de modos diferentes de conceber a realidade. desenvolvimento da ciência fa!se continuamente. *. " desenvolvimento

*

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

%e'e afirmar-se que+ !" ', ( e ) são corretas e *, + e  são incorretas. #" ', ) e + são corretas e (, * e  são incorretas. $" ', ), +, e  são corretas e ( e * são incorretas. %" ', (, ) e + são corretas e * e  são incorretas.

II e2to !

3aturalmente, a ciência é vítima da falibilidade humana. 4...5 #pesar de faermos todo o  possível para detetarmos os nossos erros, não podemos ter certeas nos nossos resultados. 6as aprendemos com os erros7 os cientistas transformam a nossa falibilidade em conhecimento con$etural ob$etivamente testável. 4...5 "s resultados da ciência permanecem hipóteses que podem ter sido testadas, mas não estabelecidas7 não se mostrou que fossem verdadeiras. 8videntemente, podem ser verdadeiras.0 1arl 9opper, Em Busca de um Mundo Melhor , :isboa, 8ditorial 2ragmentos, p. '('. e2to #

"s problemas em ciência não são problemas no sentido de serem coisas que exigem resposta. 4...5 ;ão enigmas, na medida em que um cientista que faça ciência normal pressup%e que uma resposta pode ser encontrada. 4...5 ore uma composição e2positi'o-argumentati'a so>re as circunstHncias e o significado da pergunta pelo sentido da 'ida. Procure dar uma resposta pessoal, e fundamentada, para o pro>lema.

1;3

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

2icha global de 11.o ano Nome ____________________________________ N.o ________ Turma______ Avaliação________ 

I 1. Delecione as opç7es corretas de modo a o>ter afirmaç7es 'erdadeiras. 1.1 ! l4gica formal dedica-se ao estudo !" da validade das inferências. #" da verdade dos argumentos. $" do conteEdo das proposiç%es. %" do conhecimento da naturea.

1.& um argumento deduti'o '=lido !" não há premissas nem conclusão. #" as premissas dependem da conclusão. $" é impossível as premissas serem verdadeiras e a conclusão ser falsa. %" é possível a conclusão ser uma premissa falsa.

1.3 ! argumentação, ao contr=rio da demonstração !" é impessoal, particular e universal. #" utilia argumentos falaciosos. $" importa!se sobretudo com a validade dos argumentos. %" é pessoal, contextualiada e particular.

1.( ! l4gica informal dedica-se so>retudo !" & estrutura formal dos argumentos. #" & validade dos argumentos dedutivos. $" ao estudo dos argumentos não dedutivos. %" ao estudo dos maus argumentos.

1.) ! ret4rica pode ser entendida como !" a arte de dier sempre a verdade. #" a arte de falar com eloquência e o con$unto de estratégias utiliadas para persuadir um auditório. $" o estudo da validade ou bondade dos argumentos indutivos. %" o estudo da demonstração.

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

"#1

II 0scolha apenas um dos percursos seguintes. Percurso ! A C4gica aristotFlica 1. !tente no seguinte argumento.

 3ão há cientista que não se$a louco. 3enhum filósofo é louco. :ogo, não há filósofo que se$a cientista. 1.1 $oloque o argumento na forma normal silogística. 1.& Identifique as premissas, a conclusão e os termos do silogismo. 1.3 Indique a figura e o modo do silogismo o>tido. 1.( este a 'alidade do silogismo. Percurso # A C4gica proposicional 1. !tente no seguinte argumento.

;e o #ntónio é um filósofo existencialista, então fala francês e gosta de fumar. #ntónio não fala francês e não gosta de fumar. :ogo, #ntónio não é um filósofo existencialista. 1.1 este a 'alidade do argumento, usando para o efeito o inspetor de circunstHncias. $omece por esta>elecer o dicion=rio.

III 1. Ceia o e2certo que se segue.

# definição de conhecimento como crença verdadeira articulada, interpretada como crença 'erdadeira ustificada, foi ainda aceite por muitos filósofos do nosso século SxxT.0 #nthonU 1ennU, %ist$ria Concisa da #ilosofia Ocidental , :isboa, =emas e re o conhecimento apresentada no te2to. 3. 02ponha sucintamente e e2emplifique a crítica de Eettier  conceção tradicional de conhecimento.

1;)

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

I/ 1. !tente no seguinte te2to de %escartes.

#gora que resolvera dedicar!me apenas & descoberta da verdade, pensei que 4F5 era necessário re$eitar como falso tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dEvida, a fim de ver, se após isso, ficaria qualquer coisa nas minhas opini%es que fosse inteiramente indubitável.0 Cené " ao progresso da ciência. c" & ob$etividade científica.

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

"#4

4#plique os principais conceitos empregues pelos dois filósofos.5

1;9

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

9rova!modelo de 8xame '

Nome ____________________________________ N.o ________ Turma______ Avaliação________ 

Eore um te2to e2positi'o-argumentati'o >em estruturado no qual confronte as conceç7es de ci6ncia de arl Popper e homas uhn, integrando os seguintes t4picos+ a" # diferença entre experiências anómalas0 e experiências falsificadoras0. >" " progresso científico e o caráter ob$etivo da ciência.

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

""#

9rova!modelo de 8xame (

Nome ____________________________________ N.o ________ Turma______ Avaliação________ 

Eeto8. ). Lustifique a 'alidade do silogismo que construiu, com >ase nas regras de 'alidade silogística.

111

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

Percurso # A C4gica proposicional 1. $onsidere o seguinte dicion=rio+ # lógica é uma das áreas da filosofia Z  P  # lógica estuda a validade das inferências Z , 1.1 0scre'a em linguagem proposicional.

# lógica é uma das áreas da filosofia e estuda a validade das inferências. 7$ # lógica não estuda a validade das inferências. 7A

70

;e a lógica estuda a validade das inferências, então é uma das áreas da filosofia.

1.& Ksando o mesmo dicion=rio, escre'a em linguagem natural+ a" P : ,

>" , ∨

 P 

&. $onsidere a seguinte f4rmula proposicional  P  ∧ Q" : Q ∧  P  &.1 $lassifique-a quanto ao 'alor de 'erdade. 3. $onsidere o seguinte argumento+ ;e tiver boa nota a lógica, ingresso na universidade. ;e ingressar na universidade, tenho um presente. :ogo, se tiver boa nota a lógica, tenho um presente. 3.1 0scre'a o argumento em linguagem proposicional. ão se esqueça de mencionar o dicion=rio utiliBado." 3.& este a sua 'alidade, usando para o efeito um inspetor de circunstHncias.

Eem estruturado, confronte as respostas de ant e de Dtuart Jill  pergunta formulada por ant neste te2to.

Editável e fotocopiável © Texto | Pensar

""1

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF