Exercicios de Criação

March 19, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Exercicios de Criação...

Description

 

EXERCICIOS DE CRIAÇÃO

O primeiro exercício é o seguinte: -Observe a foto por alguns minutos. Preste o máximo de atenção aos detalhes. -Pense:como -Pense:com o é esse lugar? Que pessoas passam por ai? O que essas paredes já viram acontecer? Como está o clima? Que cheiros, sons, texturas,gostos, texturas,gostos, essa imagem desperta? -Pare de olhar a foto e comece a escrever.Desta vez, o tipo de escrita é livre. Poesia, conto, uma descrição do que está vendo, uma análise urbanística... sei lá.

Exercício de criação 2  Nosso primeiro exercício exercício criativo foi um ssucesso. ucesso. Tivemos Tivemos 10 corajos corajosos os que aceitaram aceitaram o desafio. Se você não fez ainda, fique a vontade, faça quando se sentir pronto. Mas não exija muito de si mesmo - apenas arrisque-se a tentar. Então, vamos ao exercício desta semana (ou só porque são onze horas da noite você achou que eu tinha esquecido?)

 

 

Pegue o despertador, um timer, seu celular, um cronômetro. Você tem quinze minutos para escrever. Comece colocando um título, e depois vá escrevendo. Pode ser ficção, não ficção, poesia, o gênero que quiser. Mas em 15 minutos, você vai considerar que o exercício está terminado.

Exercício de criação 3 Hoje os dois fuçadores que mantém esta gambiarra estavam na Bienal do Livro. O Edson estava fazendo o pré lançamento do livro li vro novo dele pelo selo Orpheus da editora Multifoco, e Cabalísticos é um livrinho que realmente está lindo. Passamos o dia na Bienal e é de lá que veio o exercício dessa semana. Cinco palavras. Gênero livre. A regra é que sua escrita tenha as cinco palavras abaixo,que pegamos de modo aleatório pela Bienal :

exercício de criação 4 Depois de amanhã fazemos um mês de vida e já estamos chegando nas 500 visitas. Orgulho dessa gambiarra. E muito feliz de ver que o pessoal está fazendo os exercícios. É o que importa estarmos aqui, afinal.  Não fez algum algum exercício anterior? Nã Nãoo fez o exercíc exercício io dessa se semana mana ainda? Tudo Tudo bem, não tem  problema, faça atrasado. E eu vou atualizando ali do lado o blog blogroll roll de quem fez os exercícios... exercícios...

 

  Esta semana chegara pelo correio dois livros que encomendei faz um tempo. Um deles, How to be an explorer of the world (Como (Co mo ser um explorador do mundo), está fazendo a minha cabeça e motivando muitos pensamentos. pensamentos. A autora é a Keri Smit Smith, h, e eu recomendo o trabalho dela (é em inglês e duvido que vejamos uma tradução tão cedo). É influenciada pela leitura desse livro que eu proponho o exercício dessa semana. Escolha um lugar da sua casa. Qualquer um. Mas não precisa ser um llugar ugar nobre. Quanto mais inusitado melhor. Ou, se achar que não sabe como escolher, use o lugar onde está agora sentado lendo o blog (ou o lugar onde vai sentar pra escrever). Observe esse espaço, os poucos metros em torno de você. Pense nos detalhes, nas coisinhas a toa, nas coisas que escapam quando se olha correndo. Observe esse lugar como se fosse a primeira vez que o vê. Escreva sobre esse lugar,a partir desse ponto de vista do olhar atento.

exercício de criação 5 As vezes somos atropelados pelas coisas. Mas não pensem que os exercícios foram esquecidos... de  jeito nenhum. Exercício de hoje então Faça usando um poema usando 20 palavras. Colher de chá - além das 20 palavras pode usar 6 conectivos extras.

exercício de criação 6 O que a foto te faz pensar? Que lugar é esse? O que aconteceu antes? Escreva no estilo em que preferir...

 

  (clique para ampliar)

exercício de criação 7 Andei desanimada, desanimada, mas decidi o seguinte: faça chuva ou faça sol, mesmo que ninguém faça um exercício, vou postar um novo na semana seguinte. Leitor vem o tempo conforme o blog for seguindo seu rumo. Exercício da semana: Descreva em 300 palavras alguma coisa do seu caminho diário, seja para o trabalho, a escola ou o que for.

Ex: "Carros e mais carros... Um trânsito infernal, o sinal que abre e fecha e eu mal consigo me aproximar. Essas são minhas manhãs, manhãs, meu caminho de casa para o trabalho. E esse é o trânsito do Km 18 da Via Anchieta. Nem sete da manhã, já vemos as pessoas que aproveitam esse momento para conseguir o seu sustento. Um vende chocolate, outro, carregadores para celular. Mas o que me chama a atenção é o que vem logo em seguida: duas pessoas circulando devagar por entre os carros - um homem que segura no  braço de uma moça que pa para ra na minha jane janela la e pergunta se posso ajudar o Lar de Cegos Cegos que se mantém com donativos... Justo nesse dia eu tinha 2 reais na carteira. Fiz um sinal negativo com a cabeça e eles seguiram o caminho. O sinal fecha de novo. Pelo retrovisor, percebo as duas pessoas que continuam sua jornada tranquilamente. Já impaciente, olho ao redor e vejo o sol começando a despontar por entre as nuvens: “Que bom, um dia bonito!” e levanto o vidro com insulfilme porque a luz do sol incomoda meus olhos. “Meus olhos, Graças a Deus eu os tenho”, penso e observo mais uma vez aquele rapaz que não deve

ter mais de 25 anos. serãoele osestá? dias dele? E aselenoites? Serão Como que ele imagina as cores? O Como local onde Percebe que pode atédiferentes? ser perigoso ficarserá vagando assim por entre os motores impacientes diante daquele semáforo? Será que ele consegue imaginar como é o céu se abrindo após uma tempestade? Como será para ele o Sol?

 

Vi o sinal abrir e segui meu caminho, mas abri a janela j anela do carro para não perder mais nenhum detalhe das cores daquele dia que estava apenas começando."

exercício de criação 8 Exercício da semana descaradamente descaradamente copiado inspirado pela postagem do amigo Jorge de Barros no Nesta postagem postagem,, Jorge fala de um acidente literário. seu blog Ofício blog Ofício do Ócio. Ócio.  Nesta "Acidente Literário. s.m.  Também conhecido como "Acidente Poético", trata-se de ação involuntária envolvendo, geralmente,  palavras, cuja cuja polissemia e exp expressividade ressividade aartística rtística ultrapassam o mero uso cotidiano." cotidiano."

Sendo assim, o exercício da semana é recolher um acidente literário... Use o seguinte "formulário (também descaradamente copiado pesquisado da postagem do Jorge): Título: Local:  Data:  Protagonistas:  Tipo:  Descrição do Acidente Literário:  Recolhido por: 

Exercício de criação nº 9 Busque em sua memória um objeto significativo de d e sua infância. Relembre o objeto do modo mais claro possível. Vá além de suas cores, formas, tamanho, cheiro. Deixe que ele se conecte a suas lembranças. l embranças. Que situações esse objeto te faz lembrar? Descreva esse objeto, usando o estilo de escrita que preferir.

Exercício de criação nº 10 Quando escrevemos, escrevemos, é muito comum nos concentramos muito mais na imagem visual e sonora do que nas texturas, cheiros e gostos. O exercício de hoje é produzir, na forma de escrita da sua preferência, uma peça onde o fio condutor sejam cheiros, gostos e texturas. Pode ser poesia, conto, crônica, haikai, resenha, artigo. Como laboratório, use seu tato e seu olfato (talvez até o paladar) para explorar o ambiente a sua volta. Se sentir segurança, faça isso com ambientes que não sejam tão t ão familiares, como um paruqe, ou um trecho da rua. Depois de ter t er experimentado prestar atenção nesses sentidos, vai ver como fica mais fácil escrever com esse ponto de vista.

exercício de criação 11 O dicionário on line Priberam define resenha da seguinte forma:

 

resenha  (derivação regressiva de resenhar )  s. f.  1. Enumeração. 2. Relação. 3. Descrição minuciosa.

Podemos dizer resumidamente resumidamente que escrever escrever uma resenha é escolher um livro, um conto, um es escrito, crito, um filme, um peça. uma música, e a partir da análise desse "texto" escrever um material (que pode ser analítico, científico ou opinativo simplesmente) onde está presente um "resumo" sobre o que é o texto, uma análise sobre o que foi visto, e essa análise pode tomar formas diversas de acordo com a bagagem de quem resenha e o propósito com que foi feita leitura, e uma opinião, um julgamen julgamento to (que vai muito além de gostar ou não, e se embrenha na pergunta mais difícil: porque eu gosto disto ou não? Porque isto tem ou não qualidades? Quais as características disto e como eu me rrelaciono elaciono com elas?) O exercício de hoje então é escrever uma resenha. Escolha algo simples e que você já conheça bem, assim você vai se sentir mais a vontade para destrinchar a obra. Não se fixe apenas em obras literárias: ao invés de um livro, um conto ou poema, pode ser um filme, seriado, capítulo de novela, desenho desenho animado, história em quadrinhos, música, teatro, pintura, escultura... o que eu relembro é: que seja algo simples, exceto se você já tiver prática em escrever resenhas.  Nesse caso, caso, se você já está habituado a resenhar, o de desafio safio é outro: pe pense nse em algo com com o qual você não esteja nada Imagine familiarizado e seestá proponha a pesquisar e produzir resenha de algo que seja totalmente non-sense. só quem resenhando Machado de Assisuma ir fazer resenha do Bob Esponja.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF