Exercicios Criativos de Fotografia
Short Description
Download Exercicios Criativos de Fotografia...
Description
Curso Profissional Técnico De Design Gráfico Ano Letivo 2011/12
Oficina Gráfica
Ano/Turma:11ºQ
Módulo 13 – Fotografia digital - Exercícios 1 - Realiza três fotografias de um motivo à tua escolha dando prioridade à abertura. As diferentes aberturas fazem com que a distância focal se modifique. Realiza os três exercícios com profundidades de campo diferentes: a. Focar todos os elementos no enquadramento b. Focar os elementos em primeiro plano c. Focar os elementos em segundo plano Atenção: Deves prestar muita atenção à iluminação artificial ou natural, à escolha dos enquadramentos e à criatividade na escolha dos motivos. http://www.sampaonline.com.br/reportagens/cursodefotografia_profundidadedecampo.htm
2 - Realiza três fotografias do mesmo motivo dando prioridade à velocidade. Procura fotografar objectos em movimento, para compreensão das consequências da utilização das diferentes velocidades. http://www.sampaonline.com.br/reportagens/cursodefotografia_velocidade.htm
IDEIAS CRIATIVAS EM FOTOGRAFIA "A diferença entre um artista e outro não é a capacidade de conhecer todas as técnicas artísticas, e sim saber ver os detalhes. Como a música que o pôr-do-sol faz com as suas cores ao tocar o horizonte."
Exercícios para estimular a imaginação Criatividade. É "algo extra" evasivo que leva uma fotografia de "ok" para "wow!" Podes dominar os aspectos técnicos da fotografia, mas sem uma centelha criativa, as tuas imagens não terão uma segunda olhada.
A criatividade não pode ser explicitamente ensinada, mas pode ser incentivada e estimulada.
Uma imagem bastante convencional de um campo
Uma imagem criativa do mesmo campo
3 - Faz 3 fotografias criativas da tua escola.
Com o olhar dos animais Com demasiada frequência, as pessoas tiram fotografias de animais de estimação e de crianças, usando apenas o nível do seu próprio olho. 4 - Neste exercício, vamos tentar usar alguns truques para obteres uma fotografia criativa, transformando as coisas ao redor. Tira 20 fotos a partir da perspectiva do nível visual dos animais que escolheres. Finge que és um animal de estimação. Põe-te de joelhos e vê o mundo como se fosses um cão. Um hamster. Uma cobra. Sim, experimenta a perspectiva visual de diferentes animais, se for necessário deita-te no chão para captares as imagens.
Fotografar Emoções A forma mais simples de se extrair uma resposta emocional com uma fotografia é permitir que essa fotografia reflita uma emoção existente, que já esteja sentida e manifestada pelas pessoas na imagem. Geralmente, uma fotografia de uma pessoa feliz, sorrindo ou a dar gargalhadas, reflete aquela emoção ao espectador — não há necessidade de interpretações. Mas à medida que as emoções se tornam mais subtis, elas ficam mais difíceis de capturar e mais difíceis para o espectador interpretar.
Um sorriso e uma gargalhada são as pistas mais fáceis de que uma pessoa está feliz. A raiva é bastante óbvia. Assim como a surpresa. Emoções como tédio, aceitação, amor, tristeza, antecipação — até mesmo prazer e raiva suprimida — tornam-se mais difíceis de serem capturadas e ainda mais difíceis de se intuir. .Há diversas maneiras de um fotógrafo capturar emoção — todas são dicas as quais já estamos acostumados, pois dependemos muito da linguagem corporal nas nossas relações no dia a dia. Conhecendo as nossas próprias emoções tão bem como conhecemos, é mais fácil prever o caminho que elas tomam. Assim como a ação é, geralmente, melhor capturada no seu ápice, as emoções também são capturadas e comunicadas com mais clareza no momento de sua expressão máxima. Embora todas as pessoas sejam diferentes, também compartilhamos de algumas semelhanças. A gargalhada é similar, antecipa-a corretamente e podes capturar o momento em que a cabeça é atirada para trás e os olhos atingem aquele fogo selvagem da gargalhada. Ler os sinais que as pessoas passam deve indicar-te a aproximação do momento em que a emoção atinge seu ponto máximo de expressão exterior. Está pronto e não hesites quando esse momento chegar. Fotografar a gargalhada é fácil. Fotografar as emoções mais vulneráveis exige sensibilidade e, algumas vezes, coragem. Não é fácil continuar a fotografar quando as lágrimas estão a correr e, algumas vezes isto nem é apropriado. Honrar lágrimas e emoções de outra pessoa não significa fingir que não estás lá, significa fotografá-la. Testemunhá-la, e tornar isso um ato de amor. De um certo modo, é um pequeno ato de solidariedade que diz a uma pessoa, “eu importo-me com isso, e se estiver disposto a contar-me a sua história, estou disposto a contá-la aos outros.”
5 - Tira uma série de 10 imagens que expressem uma emoção particular: alegria, tristeza, esperança, liberdade, serenidade, raiva, etc. Atenção: este exercício não é fácil! Pensa como vais representar a emoção. Literalmente? Simbolicamente?
Aproxime-te do assunto Quando em dúvida, aproxime-te do assunto que vais fotografar (atenção para a distância mínima recomendada no manual da câmara). Aproximar-te do assunto é, provavelmente, o passo mais importante para se obter boas fotos. Tenta fazer com que a tua foto diga: "este é o meu assunto". Preenche um terço ou mais da área da foto com o assunto que escolheste para fotografar. 6 – Tira uma série de 4 fotografias
Escolhe um fundo neutro e simples Olha através do visor de câmara e examina o cenário de fundo antes de pressionar o botão disparador. Movimenta-te até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto da tua foto. Experimenta escolher como fundo o céu, a água ou a relva. 7 – Tira 2 fotografias num fundo neutro e simples de modo a dar maior ênfase ao assunto.
Congela ou arrasta a ação O movimento está em toda parte, um "skater" a fazer piruetas no ar ou uma gaivota sobrevoando e mergulhando no mar. Para câmaras com velocidades do obturador ajustáveis, usa a velocidade ajustada para 1/500 ou 1/1000 de segundo a fim de "paralisar a ação". Pressiona o botão disparador um pouquinho antes do ponto culminante do movimento. 8 – Tira uma série de 6 fotos com o movimento congelado e com o movimento arrastado.
BOM TRABALHO!
Irene Ivens 2011/2012
View more...
Comments