Exercicio de Revisao Metodologia de Pesquisa AP1.doc

April 7, 2019 | Author: João Marcos | Category: Deductive Reasoning, Ciência, Knowledge, Books, Libraries
Share Embed Donate


Short Description

Download Exercicio de Revisao Metodologia de Pesquisa AP1.doc...

Description

Exercício de Revisão Metodologia de Pesquisa- AP1

* É importante faer todos os estudos de fixa!ão das aulas on-line"

1" #os elementos apresentados apresentados a$aixo% não constitui uma característica do con&ecimento empírico' A) É sistemático. B) É subjetivo. C) Não é crítico. D) Não é exato. (" )onstitui um exemplo de con&ecimento empírico' A) B) C) D)

Entender a ação ação de um remédio or or meio da !eitura da bu!a. bu!a. "aber #ue o c$á de determinada determinada erva a!ivia dores de cabeça. cabeça. Ana!isar estatisticamente estatisticamente os dados de uma entrevista. entrevista. %ea!i&ar mediç'es mediç'es dos níveis da á(ua á(ua de um rio.

" A arte poderia ser considerada uma forma de con&ecimento por que' A) E!a é baseada na !(ica e na ra&ão. B) E!a desvenda asectos do inconsciente co!etivo e da vida cotidiana. C) E!a seara nitidamente sujeito e objeto. D) E!a busca a ex!icação dos *atos e *en+menos. +" As diferen!as entre o con&ecimento filos,fico e o con&ecimento científico estão relacionadas% relacionadas% principalmente' A) Ao es#uisador e , aborda(em. B) Ao objetivo e , inda(ação versus o avanço. C) Ao !oca! da es#uisa e ao objeto. D) - aborda(em e ao !oca! da es#uisa. " Assinale a alternativa incorreta quanto ao con&ecimento científico' A) E!e atin(e os *en+menos aenas em sua mani*estação (!oba!. B) E!e retende ana!isa em suas causas e a constituição articu!ar dos *en+menos. C) E!e é *ruto do anseio or encontrar ex!icaç'es !(icas ara as situaç'es da vida. D) As resostas encontradas encontradas or meio de!e não recisam ser justi*icadas. ." Assinale Assinale a alternativa que atesta um dos motivos do desenvolvimento desenvolvimento do con&ecimento científico' A) A vida em sociedades e comunidades. B) A invenção da bomba at+mica. C) As demonstraç'es demonstraç'es or meio da memria e da indução. D)  sur(imento da *a!a. /" 0ão o$etivos da ci2ncia% E3)E45' A) /raba!$ar com re(ras rescritivas. B) /raba!$ar com re(ras descritivas.

C) /ornar comreensíveis os *atos e *en+menos do universo0 nas ci1ncias naturais. D) 2e!$oria das condiç'es de vida $umana.

6" )onstituem etapas da pesquisa de campo% exceto' A) Co!eta de dados. B) 3ré4teste dos instrumentos e rocedimentos de es#uisa. C) 2edição do e*eito das variáveis. D) Ex!oração re!iminar.

7" 0o$re as o$ras de refer2ncia% 8 incorreto afirmar que' A) "ão obras ara uso ontua! e recorrente. B) "ão também c$amadas de obras de consu!ta. C) Não são obras ara serem !idas do rincíio ao *im. D) E!as ossuem uma estrutura narrativa.

19" 0o$re o conceito de ci2ncia% podemos afirmar' A) A ci1ncia é o con$ecimento abso!uto e a 5nica *orma de se c$e(ar , verdade sobre o mundo. B) A ci1ncia é aenas um dos tios de con$ecimento *i!os*ico. C) A ci1ncia não ode ser vista como uma de*esa do ser $umano #ue retende con$ecer a tota!idade dos *en+menos. D)  conceito de ci1ncia estará de acordo com o en*o#ue #ue o estabe!ece. 11" Assinale a alternativa que caracteria a leitura seletiva' A) Busca identi*icar as *rases e ideias rinciais ara saber o #ue o autor a*irma e or #ue a*irma0 ava!iando as in*ormaç'es0 o en*o#ue e os rositos do autor. B) Não é de*initiva0 mas determina #uais in*ormaç'es interessam de *ato , es#uisa0 ou seja0 se!eciona o materia! considerado mais imortante aos objetivos do !eitor. C) 3retende obter uma visão (!oba! do texto e ana!isar o onto de vista do autor ara c$e(ar aos ar(umentos e conc!us'es essoais do !eitor.

1(" Assinale a alternativa :;)5RRE4A relativa ao senso crítico do pesquisador' A)  es#uisador dotado de senso crítico é caa& de discutir e ana!isar rob!emas de *orma inte!i(ente e raciona!. B)  es#uisador dotado de senso crítico não deve aceitar suas rrias oini'es de *orma automática. C)  senso crítico ressu'e #ue o es#uisador deve estar constantemente redisosto a aceitar a a*irmação dos outros.

D)  senso crítico ressu'e #ue o es#uisador esteja semre disosto a raticar a d5vida0 or#ue é através de!a #ue nascem os #uestionamentos iniciais.

1" 5 m8todo dedutivo pode levar a casos em que o raciocínio sea invuanto =s anota!?es durante as leituras% 8 incorreto afirmar que' A) As anotaç'es ajudam o !eitor a economi&ar o temo dedicado , comreensão do texto e , rea!i&ação do traba!$o escrito. B) As anotaç'es odem ser *eitas na rimeira !eitura0 or#ue muitas ve&es não se dis'e de temo su*iciente ara rea!i&ar !eituras e deois retornar ao texto. C) 3rimeiramente0 o texto deve ser !ido or com!eto e s em uma se(unda !eitura0 devemos começar a *a&er anotaç'es.

D) Devemos !evar em conta o rob!ema da es#uisa e anotar0 na !eitura0 as in*ormaç'es #ue odem reresentar a!(um tio de so!ução a esse rob!ema.

((" )onstituem t8cnicas de o$serva!ão direta intensiva' A) A observação e o #uestionário. B) A observação e a entrevista. C) A entrevista e o #uestionário. D) A observação e o acoman$amento. (" )onstitui característica do m8todo &ipot8tico-dedutivo' A) A observação de uma (enera!i&ação ara se c$e(ar a características de e!ementos  articu!ares. B) A observação de e!ementos articu!ares ara se c$e(ar a uma (enera!i&ação. C)  estabe!ecimento de um rob!ema0 ao #ua! se atribui uma esécie de so!ução  rovisria #ue é0 deois0 #uestionada. D) A veri*icação de rob!emas a artir da *i!oso*ia ra(mática. (+" Assinale a alternativa que apresenta uma característica que distingue o m8todo indutivo do m8todo dedutivo' A) Externa rocedimentos racionais de ar(umentação ou de justi*icação de uma $itese. B) A conc!usão encerra in*ormação #ue não estava0 nem im!icitamente0 nas remissas. C) É comosto or remissas e uma conc!usão. D) É uma *orma de raciocínio !(ico. (" Assinale a alternativa que não corresponde = proposta do m8todo dial8tico' A) s *en+menos não devem ser ana!isados *ora do contexto scio4$istrico. B) A $istria é vista como um rocesso com!exo e não !inear. C) "ujeito e objeto como e!ementos distintos e nitidamente searados. D) As artes da $istria estão articu!adas entre si. (." )onstituem características da pesquisa qualitativa% exceto' A) /raba!$a com *en+menos #ue odem ser redu&idos a oeraç'es matemáticas. B)  es#uisador é *undamenta! or#ue é visto como um sujeito interretante. C) 3ressu'e #ue a re!ação entre o sujeito e seu objeto de es#uisa é din9mica. D) bjetiva descrever e exressar o sentido dos *en+menos do mundo socia!. (/" Assinale a alternativa que não apresenta uma característica da industrialia!ão da ci2ncia' A) A ci1ncia (an$ou em caacidade de autorre(u!ação. B) s centros de oder assaram a ter um ae! decisivo na de*inição do #ue seria  rioritário ,s ci1ncias. C) A ci1ncia ermaneceu aut+noma diante dos centros de oder. D) A industria!i&ação da ci1ncia se mani*estou na rática e na or(ani&ação da es#uisa. (6" )onstituem característica da pesquisa de campo' A) A maior arte do traba!$o é rea!i&ada virtua!mente. B) A es#uisa é rea!i&ada em !aboratrio. C)  es#uisador se diri(e ao mesmo !oca! em #ue se encontra o objeto de estudo.

D) bserva os *atos de *orma contro!ada.

(7" >uanto = atividade durante um curso e durante a ela$ora!ão de uma pesquisa% 8 incorreto afirmar que' A) A *ormação deve ser baseada exc!usivamente nas au!as #ue abrem $ori&ontes ara as (randes camin$adas do a!uno #ue !eva a sério seus estudos. B) A !eitura essoa! roicia a am!iação dos con$ecimentos #ue (arantimos nas au!as. C) :ma *ormação baseada aenas em au!as e não *undamentada na !eitura não é uma *ormação com!eta. D) A atividade da !eitura é um *ator decisivo ara os estudos. 9" Para se aproveitar ao m
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF