Exemplos de prescrições médicas_090513

November 16, 2017 | Author: Paula Veiga | Category: Nature, Wellness
Share Embed Donate


Short Description

Download Exemplos de prescrições médicas_090513...

Description

Exemplos de prescrições médicas do antigo Egipto escolhidas a partir do livro de Bardinet (na bibliografia) - 9 de Maio 2013

O olho de Hórus como medida O sistema hekat inclui a ‘ro’ ou ‘boca cheia’ ( o r é representado por uma boca nos signos hieroglíficos); cerca de 15 mg , consistentes com a capacidade das colheres de mesa da primeira-oitava dinastia. As seis partes do olho de Hórus: udjat, wDAt: 1/2 o olfacto, simbolizado pelo lado direito do olho; 1/4 a luz na pupila, simbolizado pela pupila; 1/8 o pensamento, simbolizado pela sobrancelha; 1/16 a audição, simbolizado pelo lado direito do olho na forma de seta que aponta para a orelha; 1/32 o paladar, simbolizado pela cauda curva, que relembra o cereal a crescer no campo; 1/64 o toque, simbolizado por uma perna que toca no chão. O sistema Rx está gravado na régua de Akhmim, em madeira, hoje no museu do Cairo, c. 2000 a.C, publicada em 1906 por Georges Daressy. A fracção ro = 1/320 hekat era a usada nas prescrições mágico/médicas.

1

Exemplos de prescrições médicas em diferentes papiros

(Papiro Ebers, na biblioteca da universidade de Leipzig, não está exposto por razões de conservação)

Ebers, parágrafos 1 a 3 – protecção do médico O médico tem que prestar atenção quando tira os demónios/doença do paciente, para evitar que este/estes entrem no seu próprio corpo.

Ebers, parágrafos 739 a 749 – dentes 746 Outro remédio para ‘caçar’ os abcessos-benut nos dentes é afastar as camadas superficiais (do abcesso); (e com) leite de vaca (meio para tomar o medicamento), tâmaras frescas, rizoma (raiz subterrânea) de chufa (Cyperus esculentus L.)

comestível

, deixar repousar durante a noite ao relento, depois é mastigado e partido.

Ebers, parágrafos 857-877 – tumores 877 Descritivo médico correspondente a espessura-anut dos ‘massacres’ do deus Khonsu. a)

Se avaliares a espessura-anut dos massacres do deus Khonsu não importa em que parte do corpo de um homem e encontrares o seu topo (da espessura) pontiagudo, embora a sua base seja plana, se bem que os seus olhos (do homem) estejam vítreos e inflamados; a sua carne está quente por causa disto, ou treme.

b) Se o encontras nas axilas, nos braços, no baixo-ventre, ou nas coxas, e tem pus, não deverás preparar nada.

2

c)

Mas se o encontras semelhante a outro inchaço-chefut qualquer de forma plana ou com nódoas negras num seio, na base do seio, ou noutra parte do corpo, embora ele se mova debaixo dos teus dedos, e que o líquido se produza na parte superior,

d) Dirás a este sujeito: isto está na minha mão (é possível tratar). e) Deverás preparar os remédios para ‘caçar’: excrementos de mosca; farinha de trigo; natrão (carbonato de sódio também usado na mumificação); farinha da (deixar ao ar) debulha do trigo; feijões (não sabemos quais), galena (sulfato de chumbo também usado na protecção/pintura dos olhos); gordura/óleo. Isto será misturado com a planta-amau. Não pôr água. Pôr o remédio até a zona estar toda curada.

(Papiro Hearst, na universidade de Berkeley) Hearst, 18 = Ebers, 49 - hemorragia Remédio para ‘caçar’ o sangue em excesso: massa fresca (de trigo?): 1/8; rizoma de chufa comestível, ralado: 5 ro; gordura/óleo: 1/8; mel: 1/8. Isto será filtrado, depois absorvido quatro dias seguidos. Nenhum remédio lhe é equivalente.

Berlin, 1-2 – vermes intestinais 2 = Ebers, 55 Outro remédio: pedras de tâmaras (as sementes?): 1/8; pó de planta-djaret: 1/8; cerveja doce: 25 ro (meio para tomar o medicamento). Isto será bebido e este (o verme) sairá completamente (literalmente: descerá na perfeição).

Kahun – ginecologia 1, 1-5 Descritivo médico correspondente a uma mulher, com os dois olhos dolorosos, incapaz de ver, e que está atenta á nuca. O que deverás dizer a este sujeito: são as substâncias uterinas que estão nos olhos. O que deverás preparar para este sujeito: fumigar com resina de terebinto e com gordura/óleo novo; aplicar esta fumigação na sua vagina; e fumigar os seus dois olhos com patas do pássaro-genu. Seguidamente: deverás fazer de maneira que ela coma um fígado de burro fresco.

3

Ebers, 831 – tampão para hemorragia vaginal

a)

Se procedes ao exame duma mulher de que saem coisas como água e sangue cozido.

b) O que deverás dizer a este sujeito: é a substância raspada que está no seu útero. c)

O que deverás preparar para isto: lodo do Nilo, (isto) será empilhado com mel e galena. Um pedaço de linho fino revestido (com esta mistura) será colocado na vagina durante quatro dias seguidos.

Chester Beatty, VI - proctologia 7 Remédio para todas as coisas malignas que se encontram no ânus: pó de planta-djaret: 1, sal marinho (do Norte, do Mediterrâneo): 1, natrão:1, sal de Leste (Mar Vermelho?):1; mel:1.

Ramesseum, III - oftalmologia A 14-26 Fragmentos de prescrições que indicam tratamentos para os olhos, onde podemos ver os ingredientes usados; sangue de animais variados, a planta-djaret, partes da acácia (usavam-se as folhas, os frutos e a casca), urina humana, em emplastros a aplicar directamento no olho.

(Papiro Ramesseum IV, C 10-19, no British Museum)

Ramesseum, IV – fórmula mágica para evacuar C 12-15 Fazer de maneira que a criança evacue (vá á sela): Venham a mim, os deuses, diz Isis a divina, Vejam! O fogo está em vias de sair. A criança, da mãe, a mãe como governanta. Escuta, excremento doloroso! Cai por terra! Isto será dito (escrito) com tinta verde no ventre da criança.

4

Leiden I 343 + I 345 – conjuros para explusar demónios estrangeiros que provocam queimaduras Recto I-XXII Diversos parágrafos conjurando o demónio samana, de origem levantina (mesopotâmica?) A substância ‘queimante’ é a akhu (nome também usado para alguns demónios) ou espíritos em contextos funerários. Fruto de peret cheni, cominhos, mel, resina de terebinto, faz-se uma massa e aplica-se.

Óstraco Deir el Medina 1062 – texto de protecção contra mortos (erupção oftálmica, provavelmente alergia) Início. Texto de protecção para ‘caçar’ os efeitos dos ‘tiros’ inflingidos por um/uma morto/a que entra nos olhos e fá-los errupcionar (lacrimejar). Palavras a dizer sobre dois olhos de abutre, dois olhos de crocodilo, resina sa-ur, malaquite. Isto será cozido e aplicado nos olhos. Verdadeiramente eficaz.

(Papiro Edwin Smith, na New York Academy of Science)

Smith – cirurgias várias

Brooklyn 47.218.48 e 85 – mordeduras de serpentes 16

Walterinnesia aegyptia Cobra negra de cabeça lustrosa Quanto a esta serpente-gani, ela é toda negra, de tinta (?), embora o seu ventre seja (...), e a sua cabeça pequena, mas o seu focinho grande. Se ela morde um homem, este morre de maneira súbita. A sua mordedura é como a da serpente Apópis. É uma manifestação do deus Sobek. Não se conjura, nunca.

5

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF