Estudo Dirigido sobre Hemostasia

September 14, 2017 | Author: Monitoriadefisio | Category: Platelet, Coagulation, Blood, Tissue (Biology), Medical Specialties
Share Embed Donate


Short Description

....

Description

Texto elaborado pela monitoria de Fisiologia Humana da UFPE 2015.2

Estudo dirigido sobre Hemostasia 1. Explique a importância fisiológica da fluidez do sangue para a homeostase;

2. Qual a sequência dos eventos que ocorrem na hemostasia? ( ( ( (

) ) ) )

Crescimento de tecido fibroso; Constrição vascular; Formação de coágulo sanguíneo; Formação de tampão plaquetário;

3. Marque V ou F, e justifique as falsas: Faltou a justificação das falsas ( (

) )

(

)

(

)

(

)

Quanto menor for a gravidade do trauma, maior será o grau de espasmo vascular; As plaquetas possuem características de células completas, dentre elas: possuir núcleos e poderem se reproduzir; No citoplasma das plaquetas existem moléculas de actina e miosina e a tombostenina que podem causar contração das plaquetas; Na membrana celular das plaquetas, existe camada de glicoproteínas que favorece a aderência ao endotélio normal, enquanto que impede a aderência as áreas lesionadas da parede vascular As plaquetas são formadas na medula óssea a partir dos megacariócitos e removidas pelos macrófagos com destino ao baço.

4. Qual das características abaixo não está presente no mecanismo do tampão plaquetário? a. As plaquetas assumem formas irregulares, com inúmeros pseudópodos que se projetam de suas superfícies. b. As plaquetas atraem sucessivamente cada vez mais plaquetas para área lesionada. c. As proteínas contráteis se contrem vagarosamente para mediar a liberação de grânulos que possuem fatores ativos. d. O fator de Von Willebrand está envolvido neste evento. e. Há liberação de ADP e Tromboxano A2. 5. Sobre a coagulação sanguínea, marque as alternativas erradas, corrigindo-as: Faltou a correção das erradas a. O ativador da protrombina, em presença de quantidade suficiente de Na+, causa a conversão de protrombina em trombina. b. A vitamina K é requerida pelo fígado para ativação normal da trombina e formação de alguns outros fatores de coagulação. c. A trombina é uma enzima com forte capacidade proteolítica. Por isso, possui a capacidade de converter o fibrinogênio em fibrina. d. Falha na retração do coágulo indica que o número de plaquetas no sangue circulante pode estar baixo. e. A formação do coágulo envolve o mecanismo de feedback positivo, sendo assim, permite que o coágulo sanguíneo continue a crescer até que o vazamento de sangue seja interrompido.

Texto elaborado pela monitoria de Fisiologia Humana da UFPE 2015.2

f. O ativador da protombina é formado por 2 vias: extrínseca que começa no próprio sangue e intrínseca que começa com o trauma da parede vascular e dos tecidos vizinhos. g. Nas vias extrínseca e intrínseca, os fatores da coagulação sanguínea são de grande relevância. Em sua maioria, esses fatores são formas ativas de enzimas proteolíticas. 6. Defina trombo e êmbolo. 7. Em qual das alternativas abaixo, todas as condições apresentadas podem favorecer a hemorragia? a. Deficiência de vitamina K, diabetes, cirrose b. Hepatite, hemofilia, insuficiência renal c. Trombocitopenia, hipertensão, deficiência de vitamina K. d. Anemia, hiperglicemia, hemofilia e. Hemofilia, deficiência de vitamina K, trombocitopenia. 8. O plasminogênio quando ativado será ativado em plasmina que terá como função: a. Ativador o fator X, resultando na ativação da trombina b. Desencadear o processo de vasodilatação local c. Culminar a ativação da via extrínseca da coagulação d. Causar a lise das fibrinas, evitando a oclusão do vaso e. Ativar a heparina, um potente vasoconstritor. 9. Explique a importância dos íons cálcio no processo da hemostasia. 10. O tromboembolismo pode ocasionar oclusão de vasos que irrigam órgãos vitais, como cérebro, rins e fígado e isto pode ocasionar complicações graves e até morte. Assinale uma das possibilidades que pode ser a causa de uma condição tromboembólica. A. Ativação do sistema nervoso simpático gerando vasocontrição. B. Aumento da velocidade do fluxo sanguíneo nos vasos. C. Uma superfície endotelial áspera provocada pela uma arteriosclerose. D. Uso da Varfarina [fármaco] um potente inibidor da síntese de fatores II, VII, IX, X. E. Exacerbação da atividade do complexo heparina-antitrombina III.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.