Estudo dirigido Literatura Pré Modernismo 1

March 13, 2019 | Author: José Carlos | Category: Brazil, Republic, Unrest
Share Embed Donate


Short Description

Download Estudo dirigido Literatura Pré Modernismo 1...

Description

Língua Portuguesa e Literatura –  dia  dia 22/10/2013 Estudo dirigido sobre Pré-Modernismo

1. INTRODUÇÃO O Pré-modernismo não constitui um estilo de época e, sim, uma fase de transição da literatura brasileira, pois os primeiros vinte anos do século XX apresentaram uma vasta e diversificada produção literária. Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa a produção literária de alguns autores que, não sendo ainda modernos, já promovem rupturas com o passado.  Nesta época, ainda podem-se encontrar as mais variadas tendências t endências e estilos literários, uma vez que poetas  parnasianos e simbolistas continuavam a produzir. Os chamados pré-modernistas pré-modernistas começaram a desenvolver um novo regionalismo, além da preocupação com uma literatura política e até apresentavam propostas realmente inovadoras, como no caso de Augusto dos Anjos, na poesia, que veremos mais tarde. 2. CONTEXTO HISTÓRICO Contexto Histórico do Pré-Modernismo Brasileiro  





A Europa se preparava para a Primeira Pri meira Guerra Mundial; Iniciou-se no Brasil a “República do café -com-leite” dos grandes proprietários rurais  em substituição à “República da espada”  dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Esta época foi marcada pelo auge da economia cafeeira no Sudeste, pela entrada de grandes levas de imigrantes no país, notadamente de italianos, pelo esplendor da Amazônia, com o ciclo da borracha e pelo surto de urbanização de São Paulo. O grande progresso acentuou os fortes contrastes da realidade brasileira; por isso, nesse período ocorreram várias agitações sociais: 1. na Bahia, ocorreu a Revolta de Canudos; 2. o Ceará viveu vários conflitos que tiveram como figura central o padre Cícero, o famoso “Padim Cíço”; 3. o sertão viveu o tempo do cangaço, com a lendária figura de Lampião; 4. no Rio de Janeiro, houve a “Revolta da Vacina”.  5. também no Rio de Janeiro, tivemos a “Revolta da Chibata”, rebelião liderada por João Cândido, o “Almirante Negro”; 6. em São Paulo, tiveram início os movimentos grevistas por melhores condições de trabalho.

Características

Apesar de o Pré-modernismo não constituir uma “escola literária”, pode -se perceber alguns pontos comuns nas principais obras desse período:  Ruptura com o passado - mesmo havendo posturas conservadoras, na época, alguns autores optaram pela originalidade e liberdade, como é o caso de Augusto dos Anjos, com sua poesia que era uma verdadeira afronta à poesia parnasiana ainda em vigor e também de Lima Barreto, que criticava a utilização de linguagem  pomposa.  Denúncia da realidade brasileira - a literatura da época nega o Brasil literário herdado do Romantismo e mostra o Brasil não oficial do sertão nordestino, dos caboclos interioranos, dos subúrbios.  Regionalismo - monta-se um vasto painel brasileiro: o Norte e o Nordeste, com Euclides da Cunha; o Vale do Paraíba e o interior paulista, com Monteiro Lobato; o Espírito Santo, com Graça Aranha; o subúrbio carioca, com Lima Barreto.  Preferência por tipos humanos marginalizados - Os escritores pré-modernistas apresentam em suas obras o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos etc.  Contemporaneidade política, econômica e social - a distância entre a realidade e a ficção diminui. Lima Barreto, na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, retrata o governo de Floriano e a Revolta da Armada; Euclides da Cunha, em Os Sertões, relata a Guerra de Canudos; Monteiro Lobato, em Cidades Mortas, mostra a  passagem do café pelo Vale do Paraíba Paulista e Graça Aranha, em Canaã, traz um documento sobre a imigração alemã no Espírito Santo.

Atividades (Responder em folha separada) 1) Que revoltas marcam a história do Brasil na última década do século XIX e início do século XX? Responda esta questão, pesquisando sobre cada revolta (Revolta de Canudos, Revolta da Vacina, Revolta da Chibata e as greves paulistas). 2) A partir do que você leu acima, explique com suas palavras o que se entende por Pré-Modernismo. 3) Releia sobre o Parnasianismo e o Simbolismo. Em seguida, escreva, em poucas linhas (mínimo de 5 linhas), o que diferencia o Pré-Modernismo Pr é-Modernismo destas duas escolas literárias contemporâneas contemporâneas a ele. Procure responder as questões de caráter histórico e literário pesquisando em livros de história do Brasil e de literatura  brasileira; para isto, utilize a biblioteca biblioteca da escola.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF