ESCALAS PENTATÔNICAS
Short Description
Download ESCALAS PENTATÔNICAS...
Description
ESCALAS PENTATÔNICAS As Pentatônicas são escalas formadas por cinco notas. Essas escalas são bastante utilizadas em gêneros diversos como: Blues, Rock, Pop, Country, Jazz, etc. De agora em diante chamaremos as pentatônicas apenas de “Penta”. Existem vários tipos de pentas, menores e maiores, começaremos estudando a Penta Maior 6. Penta Maior 6 - é derivada da Escala Maior (ou modo Jônio). Nesta penta são suprimidos os 2º e 7º graus. Tomemos como exemplo a Penta Maior 6 com tônica em Sol. Aqui teremos as seguintes notas: Sol, Si, Dó, Ré e Mi. Note que as notas Fá sustenido e Si, respectivamente o 2º e 7º graus, foram eliminados para se formar a penta. No que se refere à organização intervalar de Penta Maior 6, temos:
Intervalos Notas
T (Tônica) Sol
3 (Terça Maior) Si
Penta Maior 6 4 (Quarta Justa) Dó
5 (Quinta Justa) Ré
6 (Sexta Maior) Mí
Vejamos agora um digitação básica para a Penta Maior 6 com tônica em Sol. Essa escala funciona bem com qualquer Tríade Maior. No caso das Tétrades, ela pode ser utilizada com acordes maiores com Sétima Maior (G7M) ou Sexta Maior (G6). Penta Maior 6
Penta Menor 6 - é derivada do Modo Dôrico. Nesta penta também são suprimidos os 2º e 7º graus. Tomemos como exemplo a Penta Menor 6 com tônica em Lá. Aqui teremos as seguintes notas: Lá, Dó, Ré, Mi e Fá Sustenido. Note que as notas Si e Sol, respectivamente o 2º e 7º graus, foram eliminados para se formar a penta. No que se refere à organização intervalar de Penta Menor 6, temos:
Intervalos Notas
T (Tônica) Lá
Penta Menor 6 b3 (Terça Menor) 4 (Quarta Justa) Dó Ré
5 (Quinta Justa) Mí
6 (Sexta Maior) Fá Sustenido
Vejamos agora um digitação básica para a Penta Menor 6 com tônica em Lá. Essa escala funciona bem com qualquer Tríade Menor. No caso das Tétrades, ela pode ser utilizada com acordes menores com Sexta Maior (Am6). Penta Menor 6
Penta Menor 7 - é derivada dos Modos Frígio e Eólio. Nesta penta também são suprimidos os 2º e 6º graus. Tomemos como exemplo a Penta Menor 7 com tônica em Si. Aqui teremos as seguintes notas: Si, Ré, Mi, Fá Sustenido e Lá. Note que as notas C e G, respectivamente o 2º e 6º graus, foram eliminados para se formar a penta. No que se refere à organização intervalar de Penta Menor 7, temos:
Intervalos Notas
T (Tônica) Si
Penta Menor 7 b3 (Terça Menor) 4 (Quarta Justa) Ré Mí
5 (Quinta Justa) Fá Sustenido
7 (Sétima Menor) Lá
Vejamos agora um digitação básica para a Penta Menor 7 com tônica em Si. Essa escala funciona bem com qualquer Tríade Menor. No caso das Tétrades, ela pode ser utilizada com acordes menores com Sétima Menor (Bm7).
Penta Menor 7
Penta Maior 6 (#4) - é derivada do Modo Lídio. Nesta penta são suprimidos os 2º e 7º graus, entretanto o 4º grau é aumentado (#4). Tomemos como exemplo a Penta Maior 6 (#4) com tônica em Dó. Aqui teremos as seguintes notas: Dó, Mi, Fá Sustenido, Sol e Lá. Note que as notas Ré e Si, respectivamente o 2º e 7º graus, foram eliminados para se formar a penta. No que se refere à organização intervalar de Penta Maior 6 (#4), temos:
Intervalos Notas
T (Tônica) Dó
3 (Terça Maior) Mí
Penta Maior 6(#4) #4 (Quarta Aumentada) Fá Sustenido
5 (Quinta Justa) Sol
6 (Sexta Menor) Lá
Vejamos agora um digitação básica para a Penta Maior 6 (#4) com tônica em Dó. Essa escala funciona bem com qualquer Tríade Maior. No caso das Tétrades, ela pode ser utilizada com acordes menores com Sétima Maior (C7M) ou Sexta Maior (C6). Penta Maior 6(#4)
Penta Maior 7 - é derivada do Modo Mixolídio. Nesta penta são suprimidos os 2º e 6º graus. Tomemos como exemplo a Penta Maior 7 com tônica em Ré. Aqui teremos as seguintes notas: Ré, Fá Sustenido, Sol, Lá e Dó. Note que as notas Mí e Si, respectivamente o 2º e 6º graus, foram eliminados para se formar a penta. No que se refere à organização intervalar de Penta Maior 7, temos: Penta Maior 7
Intervalos Notas
T (Tônica) Ré
3 (Terça Maior) Fá Sustenido
4 (Quarta Justa) Sol
5 (Quinta Justa) Lá
7 (Sétima Menor) Dó
Vejamos agora um digitação básica para a Penta Maior 7 com tônica em Ré. Essa escala funciona bem com qualquer Tríade Maior. No caso das Tétrades, ela pode ser utilizada com acordes dominantes, isto é, acordes maiores com Sétima Menor (C7).
Penta Maior 7
Penta Meio-Diminuta - é derivada do Modo Lócrio. Nesta penta são suprimidos os 2º e 6º graus, entretanto, o 5º grau é diminuto. Tomemos como exemplo a Penta Meio-Diminuta com tônica em Fá Sustenido. Aqui teremos as seguintes notas: Fá Sustenido, Lá, Si, Dó e Mi. Note que as notas Sol e Ré, respectivamente o 2º e 6º graus, foram eliminados para se formar a penta. No que se refere à organização intervalar de Penta Meio-Diminuta, temos:
Intervalo
T (Tônica)
s Notas
Fá Sustenido
Penta Meio-Diminuta b3 (Terça Menor) 4 (Quarta Justa) Lá
Si
b5 (Quinta Dimuta)
7 (Sétima Menor)
Dó
Mí
Vejamos agora uma digitação básica para a Penta Meio-Diminuta com tônica em Fá sustenido. Essa escala funciona bem com qualquer Tríade Diminuta. No caso das Tétrades, ela pode ser utilizada com acordes Meio Diminutos. Penta Meio-Diminuta
View more...
Comments