Equivalências-02
Short Description
Descrição: Raciocínio logico...
Description
R.L.M. WALLACE FRANÇA
Conteúdo EQUIVALÊN EQUIVALÊNCIAS CIAS...................................... .......................................................... ........................................ ......................................... ......................................... ........................................ ........................................ ................................2 ............2 I.
Equivalência Equivalência ..................................... ......................................................... ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ ........................................ .............................2 .........2
II.
Equivalência Equivalência da condicional condicional ........................................ ............................................................ ........................................ ......................................... ........................................ ....................................... .......................2 ...2
III.
Equivalência Equivalência da bicondicion bicondicional al...................................... .......................................................... ........................................ ........................................ ........................................ ......................................... .......................2 ..2
EXERCÍCI EXERCÍCIOS OS ...................................... ......................................................... ........................................ ......................................... ....................................... ........................................ ........................................ .......................................3 ....................3
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização da Startcon Concursos Públicos.
1
EQUIVALÊNCIAS I.
EQUIVALÊNCIA
Em todos os conectivos podemos inverter a ordem ordem das proposições, exceto no condicional.
P Q=Q P PVQ=QVP P↔Q=Q↔P
PVQ=QVP II. EQUIVALÊNCIA DA CONDICIONAL
A condicional possui duas equivalências, equivalências, uma delas é chamada chamada de contra-positiva e assim assim é definida:
P
Q = ~Q
~P
A outra equivalência é:
P
Q = ~P V Q
Nega-se a primeira OU mantém a segunda.
Ex.: Se chover, então ficarei em casa Equivale a dizer que: Não chove ou ficarei em casa
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ III. EQUIVALÊNCIA DA BICONDICIONAL No bicondicional e na disjunção exclusiva além de podermos inverter os dois, também podemos negar os dois que a equivalência é mantida. P ↔ Q = ~P ↔ ~Q
OU
P V Q = ~P V ~Q
Equivalência da bicondicional: P↔Q
= (P
Q)
(Q
P)
Exemplo: Dizer que O médico receita o remédio a Maria se, e somente se, ela estiver doente é o mesmo que se Maria está doente, então o médico receita o remédio a Maria e Se o médico receita o remédio a Maria, então Maria está doente. A partir dessa equivalência também podemos dizer que
P é condição condição suficiente e necessária para Q e Q é condição condição suficiente suficiente e necessária necessária para para P.
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização da Startcon Concursos Públicos.
2
EXERCÍCIOS 1.
Uma afirmação equivalente à afirmação " Se bebo, então não dirijo " é:
a) b) c) d) e)
Se não bebo, então não dirijo. Se não dirijo, então não bebo. Se não dirijo, então bebo. Se não bebo, então dirijo. Se dirijo, então não bebo.
2.
Considere as sentenças:
I. II. III. IV. V.
Se beber, então não dirija. Se dirigir, então não beba. Se não beber, então dirija. Se não dirigir, então beba. Dirija se e somente se não beber.
Analisando-se as afirmações acima, quanto à equivalência lógica entre elas, NÃO se pode afirmar que: a) b) c) d) e)
(I) e (II) são equivalentes e (III) e (IV) são equivalentes. (III), (IV) e (V) são equivalentes ou (I) e (II) são equivalentes. Se (I) e (III) forem equivalentes, então (IV) e (V) são equivalentes. Se (I) e (IV) são equivalentes, então (II) e (III) são equivalentes. Se (I) e (II) são equivalentes, então (III), (IV) e (V) são equivalentes. equivalentes.
GABARITO 1-E 2-E
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização da Startcon Concursos Públicos.
3
View more...
Comments