emoções
Short Description
emoções...
Description
EMOÇÃO X SENTIMENTO
As EMOÇÕES são expressões de afeto acompanhadas de reações intensas e breves, em resposta a um acontecimento inesperado ou muito aguardado. As reações orgânicas também acompanham as emoções: TREMOR, RISO, CHORO, LÁGRIMAS, etc.
Os SENTIMENTOS diferem das EMOÇÕES por serem mais duradouros, menos “explosivos” e por NÃO virem acompanhados de reações orgânicas intensas. (TERNURA, AMIZADE, ETC.)
QUAL SUA EMOÇÃO OU SENTIMENTO HOJE?
Autocontrole Habilidades de autocontrole são fundamentais para agir com responsabilidade, para não reagir à raiva com mais raiva;
Requer a percepção dos próprios estados emocionais e a regulação dos estados emocionais percebidos, componentes essenciais para a educação emocional.
Atividade para ensinar o AUTOCONTROLE
Atividade para ensinar o AUTOCONTROLE Roda de conversa sobre a importância do autocontrole;
Apresentar
os ingredientes para o autocontrole: acalmar-se, falar o que aconteceu e como está se sentindo, pensar nas possibilidades e fazer o que é mais respeitoso. A partir das ideias geradas, construir o método que eles criaram.
Lidando com a RAIVA
É importante ter em mente que, muitas vezes, raivas são tristezas. E essas tristezas são consequências da criança não se sentir quista pelas pessoas que estão ao seu redor.
Lidando com a RAIVA Todos os sentimentos e emoções são aceitáveis! Já os comportamentos podem estar certos ou não, podem ser construtivos e destrutivos. Sentimentos e emoções são diferentes de comportamentos. Para as crianças, isso não está claro. E para alguns adultos, também não.
Lidando com a TRISTEZA
A tristeza é uma das emoções mais desagradáveis e perturbadoras. Os indivíduos reagem de formas diferentes a ela. Alguns tem comportamentos irritáveis, pois, ao serem agressivos, sua tristeza fica em um nível mais suportável.
Lidando com a TRISTEZA Muitas crianças e adolescentes apresentam problemas de comportamento na escola por estarem tristes. Eles brigam, provocam, são “amargos”; tudo isso é a tristeza falando. Outras pessoas paralisam, choram, se isolam...
Entre
as variáveis de personalidade, os estudos têm destacado a resiliência como fator preponderante na promoção e manutenção da saúde dos trabalhadores; Pode ser definida como um
processo dinâmico que tem como resultado a adaptação positiva em contextos de grande adversidade.
Para compreender o fenômeno da Resiliência,
deve-se responder a 4 questões: EU TENHO pessoas em torno em quem
confio? EU SOU uma pessoa pela qual os outros
sentem apreço e carinho? EU ESTOU certo de que tudo sairá bem? EU
POSSO falar sobre coisas que me assustam ou inquietam?
Como podemos ativar os circuitos cerebrais que dirigem a RESILIÊNCIA?
Como podemos ativar os circuitos cerebrais que dirigem a RESILIÊNCIA?
Aptidões que incluem, autocontrole, zelo, persistência e a capacidade de MOTIVAR a nós mesmos.
DINAMICA
View more...
Comments