Embalagens Inteligentes para Alimentos
April 4, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Embalagens Inteligentes para Alimentos...
Description
1
Embalagens inteligentes para alimentos Jackeline L. dos Santos Maria da Conceição
Sistemas de embalagem Atua como uma barreira a impactos impactos físicos e/ou mecânicos, reações químicas e invasão por microrganismos, além de prevenir a migração m igração de seus próprios compostos para o alimento. !roteção "nformação o o
o o
"dentificação do produto #uantidade e composição "nstruções do preparo e uso $ventuais precauções
%enda 2
Embalagens inertes
!ropriedades de barreira a gases e vapor de &gua. 'esist(ncia mecânica. 'igide). *le+ibilidade. 'esist(ncia química. ermossoldabilidade.
3
Interações alimentoembalagem
#
Fonte:http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/77697/1/CLV120 1.pdf!page"23
Principais materiais poliméricos
Fonte:http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/77697/1/CLV120 1.pdf!page"23
Sistema de embalagem atia o! inteligente -ontém informações relacionadas qualidade e segurança do produto através da embalagem por incorporação de sensores ou indicadores que detectam s alterações das condições iniciais. Aumentam o tempo de prateleira filmes antimicrobianos absorvedores de o+ig(nio, absorvedores de etileno, reguladores de umidade, liberadores e/ou absorvedores de sabores e odores 6
"ilmes antimicrobianos 'edu)ir, inibir ou retardar o crescimento de microrganismos na 'edu)ir, superfície dos alimentos.0
Amplo espectro frente aos microorganismos 1ão causar interações er custo compatível Atender a legislação
7
"ilme de #!itosana
$
"r!tas e $ortaliças
2iferentemente de outros alimentos, esses produtos continuam respirando após a col3eita e durante o transporte e a comerciali)ação.
$mbalagem4 visam retardar a respiração, o amadurecimento, a senesc(ncia e, consequentemente, todas as alterações indese5&veis advindas desses processos fisiológicos.
6b5etivo4 redu)ir a atividade metabólica do produto. 9
%bsoredores de etileno
$tileno4 3orm7nio natural do amadurecimento, que marca a transição entre as fases de crescimento e senesc(ncia do fruto 8liberado durante o metabolismo das frutas climatéricas, acelerando a respiração, a maturação e a senesc(ncia do vegetal9.
6 controle dos níveis desse composto tem sido indicado para aumentar a estabilidade de vegetais, o que pode ser alcançado por meio de remoção do etileno por algum agente o+idante, como o permanganato de pot&ssio geralmente na forma de sac3( 8to+icidade9 ou encapsulado na estrutura dos filmes de embalagens.
:m16;
absorve/o+ida
orangos embalados com filme de !%-, contendo absorvedor de etileno 8?>n6;9, arma)enados a bai+as temperaturas, apresentaram decréscimo na ta+a respiratória e aumento da vida de prateleira de @ para B dias, mantendo a relação açCcares/&cidos aceit&vel para consumo. 10
%bsoredores de etileno %s ciclopropenos t'm sido e(cientes antagonistas do etileno) e competem com esse horm*nio pelos s+tios de liga,-o nos receptores das membranas.
ntre os ciclopropenos mais estdados como inibidores do etileno) destacase o 1metilciclopropeno 1C4) 5e blo5eia a a,-o do etileno em plantas e frtos armaenados.
8rios benef+cios promo8idos pelo pelo so de 1C) -o dentre eles:os benef+cios
el-o" registraram registraram dimini,-o da intensidade e atraso nos picos de prod,-o de etileno) com amento de 8ida til dos frtos tratados em rela,-o ao controle. % 1C ; atK'A!A. "!ndamentos de estabilidade de %limentos. Krasília, 2* @E@. >A-"$L, %"1M-"JD K. %.G *'A1-6, $L>A . et al . Sistemas Inteligentes de Embalagens )tiliando "ilmes de !itosana como Indicador I ndicador Colorimétrico de /emperat!ra. !olímeros, vol. @@, n. ;, p. BENOB@;, @E@.
19
View more...
Comments