Eletroerosão - Aplicações
Short Description
Eletroersão...
Description
Eletroerosão por penetração Aplicações:
Indústria Automotiva.
Indústria de gravação e estampagem.
Metais de elevada dureza.
Peças com geometria complexa
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO Devido a habilidade do processo EDM em usinar materiais endurecidos sem produzir distorções, usinar peças frágeis sem quebrá-las e furar buracos de diversos formatos em superfícies curvas com Ângulos íngremes sem deslizamento da ferramenta, EDM é o processo selecionado com mais frequência por indústrias que se deparam com materiais de usinagem e/ou design desafiadores. A indústria automotiva atualmente emprega a furação por EDM para produzir furos de bicos injetores de precisão. Um outro exemplo de furação por EDM na indústria automotiva pode ser visto na Fig. (1.8). Cada um dos pequenos reguladores de pressão mostrados são furados com seis furos de 2 mm. Os furos são realizados simultaneamente em alto volume, por sistemas automatizados de EDM.
Figura 1.8 - Peças furadas por EDM para a indústria automotiva (FONTE: Benedict (1987))
Uma grande quantidade de moldes é fabricada por EDM. No exemplo mostrado na Fig. (1.9), um molde de aço endurecido que será usado para modelagem de um plug de tomada elétrica foi usinado por meio de um processo EDM. Layout complexo, fresagem, afiação e polimento são operações que normalmente seriam necessárias para se fabricar este molde sem o processo de EDM.
Figura 1.9 - Molde de um plug de tomada produzido com uma operação de EDM (FONTE: Benedict (1987))
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENEDICT, G. F., 1987, “Nontraditional Manufacturing Processes”, Marcel Dekker, Nova Iorque, Estados Unidos. CRUZ, C., FERNANDES, L. A. e SILVA, E. M., 1999, “INTRODUÇÃO À USINAGEM NÃO TRADICIONAL”, Uberlândia, Brasil. http://www.youtube.com/watch?v=FX_KDJr-dv8
Eletroerosão a fio Aplicações:
Confecção de estampas de corte, fieiras para trefilação, micro EDM e a fabricação de ferramentas de metal duro.
Materiais muito duros e de difícil usinagem pelos antigos processos.
EXEMPLOS DE APLICAÇÃO De uma maneira geral as aplicações do processo de EDM a fio são bem semelhantes as aplicações do processo de EDM convencional. A diferença básica é que para a fabricação de uma peça sem EDM a fio exige-se muitas horas de fabricação do eletrodo de EDM convencional, além de haver a necessidade de muitas horas de rebarbação e polimento. Já a mesma fabricação, mas com EDM a fio o tempo global de fabricação é reduzido em 37 % e o tempo de processamento assistido é reduzido em 66%. Um exemplo disso é a fabricação de um núcleo estator da matriz de estampagem, Fig. (2.11), em que há uma grande diferença no tempo total de operação entre EDM convencional e EDM afio, como se pode ver no gráfico da Fig. (2.12).
Figura
2.11
-
Núcleo
estator
da
matriz
de
estampagem
(Fonte:
http://www.made-in-
china.com/showroom/dansuelou/product-detailwMZmJudEXncq/China-Stator-Rotor-Core-Die.html)
Figura 2.12 - Comparação entre o tempo de processo de fabricação de um núcleo estator da matriz de estampagem pelo processo de EDM a fio com o EDM convencional (Fonte: Benedict (1987)).
Como se pode ver no gráfico da Fig. (2.12) o tempo com o processo em si de usinagem e o tempo de preparação são praticamente iguais para o EDM e para o WEDM. Contudo o ganho do processo a fio frente ao convencional se dá, justamente, na não necessidade de fabricação do eletrodo ferramenta do processo convencional, que é um processo um tanto quanto oneroso em termos de tempo e de custo, pois o seu ótimo acabamento é o que determina a precisão e as tolerâncias alcançadas pelo processo EDM. De uma maneira mais específica as aplicações do processo WEDM envolvem a fabricação de matrizes de diversos tipos e diversas espessuras, matrizes para presas de estampagem, fabricação de matrizes de extrusão, matrizes para compactação de metal em pó, usinagem de rebolos (grinding
wheel form tools), fabricação de medidores de perfil e modelos, e uma das mais interessantes que é a fabricação de eletrodos de EDM convencional, tanto no desbaste quanto no acabamento. O processo de Eletro Erosão a fio é usado para a realização de cortes em peças para dar forma a superfícies. Como seu acabamento e precisão são praticamente perfeitos ele é ideal para a fabricação dos eletrodos de EDM convencional, que depende de ser bem feito para garantir a qualidade e as especificações do processo convencional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENEDICT, G. F., 1987, "Nontraditional Manufacturing Processes", Marcel Dekker, Nova Iorque, Estados Unidos.
ABRASÃO POR DESCARGA ELÉTRICA (EDG) EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
A única restrição para o material ser abrasado por descarga elétrica é a sua condutividade elétrica.
Como principais aplicações, tem-se a afiação de ferramentas de metal duro e na indústria de semicondutores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENEDICT, G. F., 1987, “Nontraditional Manufacturing Processes”, Marcel Dekker, Nova Iorque, Estados Unidos.
View more...
Comments