ou Voltagem oltagem ( V ) •Corrente ( I ) •Resistência esistência ( R )
GRANDEZAS ELÉTRICAS TENSÃO ou VOLT VOLTAGEM diferença de potencial ou a pressão que co que os el!trons circule circule por u dutor" edida e #olts $V%"
G*AN)E/AS G*AN)E/AS ELÉT*.-AS -O**ENTE É O &L'(O )E ELÉT*ONS +'E ,ASSA ,O* 'M -ON)'TO*" 'N.)A)E )E ME).)A É O AM,E*E $A%" O Ampère é utilizado para medir a eletricidade da •
mesma forma que "galões por minuto" é utilizado para medir uxo de água ou óleo hidráulico. hidráulico. m amp. é igual a !#$ %ilhões de elétrons por segundo que passam atra&és de um ponto no condutor. condutor.
G*AN)E/AS G*AN)E/AS ELÉT*.-AS *ES.ST2N-.A •É
a oposição a passa0e de el!trons por u condutor" •'nidade de edida ! o o1 $ Ω%"
GRANDEZAS ELÉTRICAS •Corrente $-A% TIPOSalternada DE CORRENTES
É a corrente 0erada pelos sensores de rotação" E3"4 Sensor de rp do otor do e3trator 56
contínua $--% É a corrente fornecida fornecida pela 7ateria 8 ao sistea •Corrente
COMPONENTES ELÉTRICOS •A
:ateria ! E ALTE*NA)O* respons9#el pelo 7ATE*.A forneciento de ener0ia para o funcionaento da 9quina" •O
Alternador ! respons9#el pela recar0a recar0a da :ateria e todo funcionaento do sistea8 ap;s o otor entrar
O QUE É ELETRICIDADE? •
'letricidade é o uxo de elétrons de um átomo para outro em um meio condutor co ndutor..
CONDUTORES E ISOLANTES •
(ondutores s)o elementos que permitem o uxo fácil de elétrons de um átomo para outro átomo. *or outro lado isolantes n)o permitem um uxo fácil de elétrons. Aqui está um exemplo de um condutor de co%re com um isolante plástico.
Condutor
Isolante
O QUE CONSTITUI UM OM ISOLANTE?
•
+ons isolantes possuem mais de , elétrons em seu anel externo.
Quanto maior o número de elétrons no anel externo, mais firmes os elétrons mantém sua posição, e melhor é a propriedade de isolação do material. Aqui está um exemplo de vários vários isolantes restringindo restringindo eletricidade eletricidade ao circuito pretendido. pretendido. Os fios são coertos com um isolante para proteg!"los de outros circuitos.
O QUE S!O CONDUTORES E ISOLANTES?
•
O oposto de condutores s)o isolantes.
isolante
#solantes são utili$ados não apenas para separar circuitos, mas tamém para proteger as pessoas contra choque elétrico. Aqui está um exemplo de um isolante de orracha corindo o terminal terminal de partida para evitar evitar aterramento acidental. acidental. %ompostos de orracha ou plástico são utili$ados como material isolante devido sua flexiilidade. #solantes encontrados na nature$a, nature$a, em sua forma ruta, não são adaptáveis imediatamente a sistemas elétricos.
TEORIA DO "LU#O CON$ENCIONAL # TEORIA DO "LU# " LU#O O DE ELÉTRON ELÉT RON
A -eoria do luxo (on&encional (on&enc ional do mo&imento mo&imen to do elétron declara que os elétrons uem de uma carga positi&a em dire/)o a uma carga negati&a. A -eoria do luxo de 'létron a0rma que os elétrons uem no caminho contrário de uma carga negati&a negati&a para uma carga carga positi&a. A ind1stria ind1stria de equipamentos eletr2nicos geralmente utiliza a teoria do uxo de elétron enquanto ind1strias como a 3ohn 4eere segue a mais popular 5-eoria do luxo (on&encional6 quando a corrente ui do positi&o para o negati&o. •
O QUE É ELETROMAGNETISMO? •
'xemplos de componentes que usam eletromagnetismo s)o motores solenóides sensores de rota/)o e &ál&ulas eletro7 hidráulicas.
Con%or&e a corrente 'u( atra)*+ de u& condutor, condutor, cr(a u& ca&-o &a.n*t(co ao +eu redor/ redor/ I+to * eletro&a.net(+&o/ É (&-ortante +a0er o 1ue * eletro&a.net(+&o -or1ue * o -r(ncí-(o no 1ual &u(to+ co&-onente+ el*tr(co+ o-era&/ E2e&-lo+ de co&-onente+ 1ue u+a& eletro&a.net(+&o +3o rel*+, &otore+, +oleno(de+, +en+ore+ de rota43o e )5l)ula+ eletro67(dr5ul(ca+/
INDU8!O DE TENS!O Movimento do condutor
Voltímetro lê a tensão
Se você movimentar um fio de cobre entre as extremidades de um ímã em formato de ferradura, isto cortará as linas de for!a entre as extremidades do ímã e redu"irá a tensão no fio# fio# Esta tensão $ode ser medida com um voltímetro, se estiver li%ado ao fio#
QUANTIDADE DE TENS!O INDUZIDA Movimento do condutor
Voltímetro lê a tensão
& 'uantidade de tensão indu"ida no condutor * determinada $ela for 4a do cam$o ma%n *tico, a velocidade na 'ual as linas de for 4a do cam$o ma%n *tico $assam $elo condutor e o n 9mero de condutores 'ue cortam as linas de for 4a#
TIPOS DE CIRCUITO
•
'xistem 8 tipos de circuito9 – 'm série – 'm paralelo – 'm série7paralelo
Circuitos em série Circuitos em $aralelo Circuitos em série($aralelo
Ao entender como como estes circuitos circuitos diferentes diferentes funcionam e identificar com qual tipo você está trabalhando, você aprende a antecipar quais devem ser os resultados do teste de diagnóstico. Isto fará de você um técnico de diagnóstico melhor. melhor.
CIRCUITO DE"INI8!O É um caminho fechado por onde circula a corrente elétrica. •
CIRCUITO TIPOS DE CIRCUITO -ircuito s!rie -ircuito paralelo -ircuito isto
•
•
•
CIRCUITO EM SÉRIE :magine que &oc; está em uma estrada de uma pista durante a hora do "rush". *elo moti&o de existir apenas uma rota para o uxo de tráfego forma7se um congestionamento. 'ste é um exemplo de um circuito em série que possui somente < rami0ca/)o =ou caminho> no qual a corrente ui e está propensa ? resist;ncia alta. @e o uxo de corrente for medido em qualquer local do circuito &oc; encontrará o mesmo &alor em qualquer ponto por causa da resist;ncia total do caminho 1nico.
CIRCUITO EM SÉRIE
R1
+
R2
VT -
R3
CIRCUITO EM PARALELO sando a analogia anterior so%re a pista imagine que &oc; está em uma estrada de uma pista que se rami0ca em duas ou mais pistas em paralelo. *istas paralelas reduzem o congestionamento do uxo do tráfego. m circuito em paralelo é similar a isto possui mais de uma rami0ca/)o de corrente. 4e&ido ?s rami0ca/ões m1ltiplas de corrente os circuitos em paralelo tendem a apresentar %aixa resist;ncia. possB&el que cada rami0ca/)o possua um uxo diferente de corrente mas o uxo total de corrente equi&ale ? soma em todas as rami0ca/ões.
CIRCUITO CIRCUITO PARALELO ARALELO
+
VT
R1 -
R2
CIRCUITOS EM SÉRIE6PARALELO Os circuitos em série7paralelo possuem mais que duas cargas algumas conectadas em série e outras em paralelo. 'ste tipo de circuito é propenso ? resist;ncia resist;ncia média porque toda a corrente de&e uir atra&és da carga na parte em série do circuito. *or exemplo se a corrente for medida na primeira lCmpada que é em série a quantidade seria seria o total para para o circuito. @e medida em uma das lCmpadas em paralelo a quantidade seria apenas parte do total.
CIRCUITO MISTO R1
+
R2
VT -
R3
a+e de "u+í)el
)elês e *+siveis
Sistema Elétrico *usíveis Os fus&veis são dispositivos de proteção que se rompem ao circular circular corrente excessiva no circuito. 'amém protegem os circuitos contra curto"circuito. •
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.