EEQO - OrgEstaleiro Obra

Share Embed Donate


Short Description

Organização de estaleiro de obra...

Description

   l

   i   p   v    i   e    C   s    i   i   a   r   a    h   n   e   g   n    E

Estaleiros de Equipamentos e Obras [EEQO]

Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

Eduardo Azevedo, nº 980019

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

1. Memória Descritiva 2. Anexos

a. Planta do Estaleiro (Provisória ) i. Terreno a Alugar ii. Instalações Provisórias  b. Planta do Estaleiro (Redes Provisórias ) i. Rede de Água ii. Rede de Saneamento iii. Rede Eléctrica c. Planta do Estaleiro d. Plantas do Estaleiro i. Estaleiro de Armaduras ii. Estaleiro de Cofragens iii. Escritórios iv. Armazém de Cimento v. Refeitório vi. Instalações Sanitárias e Vestiários vii. Dormitório

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

1. Elementos base a) Planta com a implantação da obra à escala de 1:200.  b) Lista de instalações necessárias, conforme se segue: • • • • • • • • • • • • •





Grua torre com lança de 50m Betoneira de 500l Armazém de cimento a saco para 10t Parque para armazenar brita e areia (3m x 3m cada) Parque para armazenar tijolos (12m x 12m) Estaleiro de preparação de armaduras (20m x 15m) Estaleiro de preparação de cofragens (15m x 15m) Dormitório e instalações sanitárias destinadas a 20 operários Refeitório destinado a 40 operários Armazém geral com 30m 2 Escritórios da obra e da fiscalização (4m x 3m cada) Instalações sanitárias espalhadas pelo estaleiro Vedação a utilizar e localização dos portões de entrada e saída do estaleiro. Definir as circulações gerais de veículos e máquinas no interior do estaleiro. Redes provisórias de água, saneamento e electricidade

O estaleiro será destinado à construção de um edifício, com rés-do-chão e quatro  pisos mais uma cave e uma sub-cave, destinados à habitação conforme a planta dada.

2. Objectivos O objectivo principal é o de executar a obra no prazo previsto, mas para tal necessitamos de dispor da melhor forma todos os elementos constituintes do estaleiro,  para que este funcione da melhor forma.

1

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

3. Máquinas e Material a) Grua  Na realização desta obra, vai se utilizar uma grua torre com lança de 50m, em que a sua localização está indicada na planta que nos foi fornecida, de modo a poder abranger toda a obra.

b) Betoneira, armazém do cimento, brita e areia A betoneira, o cimento, a brita e a areia deverão estar colocados próximos uns dos outros de modo que a realização de betão e argamassas possa ser feita de uma forma rápida, pois são os materiais mais importantes para a execução do betão. Com base no referido, e consultando a planta do estaleiro a realizar, as britas, as areias e o cimento devem estar próximo da betoneira. A realização de um armazém de cimento foi devido ao seu fornecimento ser realizado em sacos. A área do armazém é de 54m 2 (7m x 3m), enquanto a área destinada à brita e à areia é de 9m2 (3m x 3m). A área do armazém de cimento foi calculada com base nos seguintes  parâmetros: - não armazenar mais de dez sacos em altura; - ser possível uma boa circulação dos trabalhadores.

c) Tijolos O estaleiro de tijolos terá a dimensão de 144 m2. Dentro deste armazém haverá cinco espaços separados para armazenar os diferentes tipos de tijolos (tijolo de “7”, de “9”, de “12”, de “15” e de “20”). Após a realização da cave, o armazém dos tijolos vai passar para cima dela, conforme está marcado na planta dada.

2

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

4. Instalações sociais a) Refeitório Este equipamento será construído em parede de alvenaria com um espaço amplo com 45.6m2 com o objectivo de servir 40 operários. O refeitório não dispõe de cozinha, visto que o número de operários não excede os 50. A construção deste refeitório satisfaz os requisitos previstos no regulamento de Instalações Provisórias destinadas ao Pessoal Empregue nas Obras. Este refeitório apresenta um pé-direito mínimo de 2.5m, 4 lavatórios e iluminação natural através de janelas. Os pavimentos são constituídos por materiais facilmente laváveis, impedindo infiltrações. A cobertura e as paredes exteriores são impermeáveis. (ver planta anexa)

b) Instalações sanitárias e vestiários O estaleiro de apoio à obra possuíra 1 contentor sanitário equipado com 2 chuveiros, 5 lavatórios, 2 retretes e 2 urinóis. Os esgotos se farão para uma fossa séptica e a água será obtida a partir de um esquentador a gás, localizado no exterior. Este contentor possuirá instalação eléctrica. A cobertura e as paredes exteriores serão impermeáveis. Este estaleiro terá um pé-direito mínimo de 2.60m e os vestiários terão a área mínima de 0.60m2 por trabalhador, o que no nosso caso temos uma área total de 24m2 (6m x 4m). A iluminação deve ser natural e eléctrica. (ver plantas anexas)

c) Dormitórios Estas instalações destinam-se aos operários de longe com a finalidade de estes  pernoitarem. Serão 20 operários a utilizar estas instalações. As instalações sanitárias e vestiários estão ao lado dos dormitórios. Os dormitórios têm um volume mínimo de 5.5m3 por ocupante, o que dá uma área mínima de 37m 2. O pé-direito mínimo é de 3m. Utilizam-se beliches para duas pessoas. A utilização destes implica um afastamento mínimo entre as camas de 1.5m o que obriga a um dormitório maior que a área mínima: 42 m2 (6m x 7m). A cobertura e as paredes exteriores deverão ser impermeáveis possuindo isolamento térmico e acústico. Os pavimentos deverão também ser executados de acordo com as  boas regras de arte de forma a não permitir infiltrações e serem constituídos por materiais facilmente laváveis. Deverá também ser assegurada a ventilação adequada por  janelas e ventiladores nos casos justificados. (ver planta anexa)

3

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

5. Estaleiro da preparação das armaduras Este estaleiro vai ser agrupado em seis áreas: Depósito de varões de aço; Área de corte dos varões de aço; Depósito de desperdícios; Área de dobragem dos varões de aço Depósito de varões de aços dobrados Área de pré-fabrico das armaduras. • • • • • •

A montagem dos estaleiros de ferro obedecerá, genericamente, às normas tradicionais  para a montagem deste tipo de instalação. Assim serão colocadas baias separadoras do ferro por diâmetros e no topo desta instalação será colocada a tesoura mecânica com caminho de rolamento perpendicular à arrumação dos varões. A movimentação da carga será feita pela grua fixa. Este estaleiro terá a dimensão de 300m2 (20m * 15m). (ver planta anexa)

6. Estaleiro de preparação de cofragens O estaleiro de preparação de cofragens é constituído pelas seguintes áreas: Depósito de madeiras para cofragens; Depósito de painéis de cofragem pré-fabricados; Área para a execução e reparação de cofragens; Depósito de cofragens fabricadas; Depósito para cofragens usadas • • • • •

Os painéis de cofragem pré-fabricados ou executados no estaleiro são transportados  para o local de aplicação por meio de grua, sendo por isso recomendável a localização do estaleiro de preparação de cofragens no raio de acção da grua. Para o dimensionamento da área de depósito de madeira de cofragens deve ter-se em conta as dimensões mais correntes da madeira, a qual poderá ser empilhada até uma altura que não deverá ultrapassar os dois metros. As pilhas deverão ser constituídas para cada tipo de madeira e em função das respectivas dimensões. Este estaleiro terá a dimensão de 225m2 (15* 15m). (ver planta anexa)

4

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

7. Armazém geral O armazém geral tem uma área de 30m2. Os armazéns de obra destinam-se a guardar diversos materiais que não podem ou não devem permanecer ao ar livre por razões de segurança. Do ponto de vista construtivo, as instalações destinadas a armazéns devem ser concebidas de forma a garantirem as necessárias condições de segurança contra intrusões. A cobertura e as paredes exteriores devem ser impermeáveis e os pavimentos deverão se adequados ao tipo de material que se pretende armazenar. Deverá também ser assegurada a iluminação natural e a ventilação natural por meio por janelas e ventiladores nos casos justificados.

8. Escritórios da obra e fiscalização Os escritórios tanto da fiscalização como da direcção da obra ficaram junto da entrada do estaleiro, para que os seus elementos e principalmente outras pessoas, como o dono da obra ou outros elementos, não tenham que circular por dentro da obra até puderem contactar alguém responsável, evitando assim possíveis acidentes.

9. Vedação provisória O estaleiro será vedado por intermédio de umas “ chapas metálicas” em todo o  perímetro da obra.

10. Água, esgotos e electricidade As canalizações de água e esgotos são ligadas à rede pública. Quanto à electricidade, ela será fornecida pela EDP, através de um contador ligado ao ramo geral.

5

Estaleiros de Equipamentos e Obras Organização do Estaleiro de uma Obra de Construção Civil

 Notas: No

esquema em anexo, expomos a solução por nós estudada, e que nos parece ser a mais adequada à execução desta obra. Outras opções poderiam ser tomadas, nomeadamente no que se refere às zonas de circulação e às zonas de entrada na obra. Execução do estaleiro: •



Após a demolição da construção existente e posterior terraplanagem colocam-se em funcionamento os estaleiros de armaduras e cofragens.  Nesta solução apresentada, tomamos como opção alugar o terreno vizinho, assinalado no esquema em anexo, para colocar provisoriamente o armazém de tijolos enquanto se executa as escavações, fundações e caves. Após a execução destes trabalhos, pode-se usar o terraço para aí colocar o armazém de tijolos. Esta mudança do local do armazém permite uma redução de custos no estaleiro uma vez que não é necessário o aluguer do terreno durante a execução de toda a obra.

6

   

   

 

   

 

   

   

               

  

  

   

   

  



 

       

     

                                                                          



             

 

 

                                                                         

                                                     

                                                              

                                                                                        

  

               

  

  

   

   

  



 

       

     

                                                                          



             

 

 

                                                                                              

  

               

  

  

   

  



 

       

                                                                            



             

 

 

                                                                                              

  

  

       

                                                                                   

                                                                      

                                                                                  

     

     

 

  

       

   

   

                                                                                           

                                                                                                                                     

                                                

 

   









  

   





  







 

   





  







  

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF