ED_QUÍMICA FARMACÊUTICA_2013_Gabarito.docx

May 2, 2019 | Author: Miquesio Costa | Category: Salt (Chemistry), Penicillin, Química, Enzyme, Ester
Share Embed Donate


Short Description

Download ED_QUÍMICA FARMACÊUTICA_2013_Gabarito.docx...

Description

ESTUDOS DISCIPLINARES QUÍMICA FARMACÊUTICA F ARMACÊUTICA – 2013 1) Uma das estratégias de modificação foi empregada para o desenvolvimento do fentanil, um potente analgésico, que tem como base a estrutura da morfina, em que foi mantido o grupo farmacofórico, responsável pela atividade terapêutica, conforme figura apresentada a seguir. Na obtenção desse fármaco, qual(is) grupo(s) o fentanil preservou? Qual a estratégia de modificação molecular foi utilizada?

a) um grupo aromático, um quaternário de amônio e um carboxílico, associação molecular  b) um grupo aromático, um quaternário q uaternário de amônio e um grupo éster, associação molecular  c) um grupo aromático, um quaternário de amônio e um grupo metila, simplificação molecular  d) um grupo heterocíclico, um quaternário de amônio e uma amida, bioisosterismo e) um grupo heterocíclico, um quaternário de amônio e uma amida, bioisosterismo Justificativa:: a morfina é uma estrutura considerada complexa e a partir da simplificação molecular foi Justificativa produzida a fentanila , mantendo a amina 4ária e o grupo aromático.

2) A modificação molecular, que compreende vários processos, originou a maioria dos fármacos disponíveis disponíveis na terapêutica. Nos exemplos abaixo, os processos utilizados em I, II e III são, respectivamente:

a) latenciação, hibridação molecular e duplicação molecular. b) bioisosterismo, simplificação molecular e adição molecular  c) simplificação molecular, bioisosterismo e latenciação latenciação d) adição molecular, latenciação e bioisosterismo bioisosterismo e) hibridação molecular, bioisosterismo e adição molecular  Justificativa:I Justificativa :I estrutura mais complexa em outra mais simples: simplificação molecular II: troca de O por S biososterimo clássico III: esterificação do grupo ácido é uma das estratégias de latenciação.

3) Qual antipsicótico apresenta maior duração de ação? a) b)

c) d)

e)

Justificativa: O ítem D pois possui cadeia mais longa, quanto maior a cadeia carbônica, maior o tempode ação.

4) Sobre as afirmações do fármaco abaixo, qual ítem está correto? I. É um pró-fármaco II. É um inibidor da enzima conversora de angiotensina III.. É um antifúngico a) Somente I é verdadeira b) Somente III é verdadeira c) I e II são verdadeiras d) II e III são verdadeiras e) I, II e III são verdadeiras. Justificativa: a estrutura representa o enalapril um inibidor da ECA, portanto um pró-fármaco, não podendo ter duas classes terapêuticas tão distintas.

5) A sibutramina possui pKa= 5,0 e caráter básico, levando em consideração seu potencial de ionização no estômago (pH=1), no plasma (pH= 7,4) e no intestino (pH=8) pode-se dizer que ela estará em maior concentração na forma ionizada: a) No intestino b) No estômago c) No plasma d) Tanto no intestino quanto no plasma e) Maior absorção ocorrerá no estômago Justificativa: a sibutramina por possuir caráter básico será melhor ionizada em meio ácido, isso pode ser comprovado pela equação de Henderson_Hasselbach

6) Os antpsicóticos fenotíazínicos são mais efetivos quando: a) Possuem uma função amina primária b) Possuem um grupo elétron-doador na posição C2 c) Possuem um grupo elétron-aceptor na posição C2 d) Possuem uma função amina secundária e) Possuem uma cadeia alquílica com no máximo 2 carbonos Justificativa: Grupos eletronegativos, ou eletron-aceptores aumentam a potência antipsicótica dos fenotiazínicos.

7) Quando se estuda a relação entre a estrutura química e atividade biológica de um fármaco, o grupo farmacofórico deve ser preservado de maneira que ele não perca sua atividade. Uma das

estratégias no planejamento de fármacos é a busca de um alvo (receptor, enzima...), para o composto abaixo assinale a alternativa que contenha: a) classe terapêutica, relação estruturaatividade (REA) e mecanismo de ação resumido.

a) Ansiolítico; anel tricíclico, cadeia alquílica com 3 carbonos e amina terciária; inibição da recaptura de serotonina. b) Antipsicótico; anel tricíclico, cadeia alquílica com 3 carbonos e amina secundária; bloqueio dos receptores dopaminérgicos. c) Hipnótico-sedativo; não há relação estrutura-atividade; inibição da recaptura de norepinefrina. d) Antidepressivo; anel tricíclico, cadeia alquílica com 3 carbonos e amina secundária; inibição da recaptura de norepinefrina. e) Estimulante do SNC; cadeia alquílica com 3 carbonos e amina secundária, não seletivo, inibe a recaptura da dopamina, norepinefrina e serotonina. Justificativa: A estrutura representa um AD tricíclico com amina secundária dai sua não seletividade quanto ao neurotransmissor.

8) A estrutura abaixo representa uma penicilina:

a) Ácido resistente, devido a presença do grupo volumoso b) Resistente a beta-lactamase devido a presença de grupo volumoso na cadeia lateral c) Ácido resistente devido a presença de grupo puxador de elétrons d) Ácido resistente devido a presença de grupo atraente de elétrons e) Amplo espectro Justificativa: a presença do anel substituído pelas metoxilas tornam a substituição um grupo volumoso que protegerá o anel betalactâmico da ação das betalactamases, impedindo que estas promovam a abertura do anel.

9) As penicilinas Inibem a enzima transpeptidase envolvida na ligação de peptideoglicanos integrantes da parede celular. São ativas contra bactérias Gram +. Baseado no fármaco abaixo analise cada frase como verdadeira ou falsa e assinale o ítem correto:

( ) possui estrutura beta-lactâmica condensada com anel tiazolidínico de 6 membros ( ) o grupo carboxila livre é essencial para a tividade e não deve ser latenciado ( ) grupo acilamino fundamental para a tividade ( ) grupo R define as propriedades farmacológicas ( ) se R= benzil substituído com metoxilas trata-se de um fármaco resistente a beta-lactamase a) V, F, V, F, F b) V, V, F, F, F c) V, F, V, V, V

d) F, F, V, V, V e) F, F, V, F, V Justificativa: Pela estrutura trata-se de uma penicilina, portanto com 5 membros o anel tiazolidínico e embora o ácido carboxílico deva se encontrar livre para que tenha ação  Antibacteriana, ele pode ser latenciado, promovendo, desta forma, a formação de penicilinas latentes.

10) Sobre as afirmações do fármaco abaixo, qual ítem está correto? I. É um inibidor da síntese protéica II. É ativo oralmente III. É acido e beta-lactamase resistente a) Somente I é verdadeira b) Somente III é verdadeira c) I e II são verdadeiras d) II e III são verdadeiras e) I, II e III são verdadeiras Justificativa: A tetraciclina não pode ser betalactamase resistente, pois não possui anel betalactâmico.

11) Na antibioticoterapia, é comum a associação racional de fármacos. O sinergismo proveniente da associação do sulfametoxazol com a trimetoprima é resultante da(o) a) aumento da penetração do sulfametoxazol proveniente do enfraquecimento da parede celular da bactéria provocado pela trimetoprima. b) efeito bacteriostático do sulfametoxazol associado ao efeito bactericida da trimetoprima. c) aumento da absorção do sulfametoxazol proveniente do aumento do fluxo sanguíneo intestinal determinado pela trimetoprima. d) inibição de enzimas bacterianas pela trimetoprima envolvidas na hidrólise do sulfametoxazol. e) inibição sequencial na via de síntese do ácido fólico. Justificativa: O sinergismo das sulfas com tripetoprima vem do fato que, embora ambos atuem na mesma via de síntese do ácido fólico, um inibe uma enzima enquanto o outro inibe outra enzima. (Podem aqui colocar os nomes das enzimas que cada um inibe).

12) A classe terapêutica do fármaco representado abaixo, é efetiva contra microorganismos Gram negativos e positivos. Usada contra bacilos entéricos Gram-negativos (família Enterobacteriaceae). Também em casos de infecção por  Neisseria , Haemophilus , Campylobacter  e Pseudomona . Sobre as afirmações deste fármaco, qual ítem está correto? I. Inibe a síntese de parede II. Inibe a síntese protéica III. Iligam-se a DNA girase impedindo a replicação do DNA bacteriano a) Somente I é verdadeira b) Somente III é verdadeira c) I e II são verdadeiras d) II e III são verdadeiras e) I, II e III são verdadeiras Justificativa: As fluorquinolonas são inibidores da transcrição e replicação de ácidos nucléicos, inibindo a DNA girasse ou a topoisomerase IV, dependendo do tipo de bactéria + ou -.

13) A partir do final da década de 40 os antibióticos tenderam a substituir as sulfas na quimioterapia devido à sua menor toxidez e maior espectro de ação, após a observação de que

certas bactérias adquiriam resistência causada pelos antibióticos, renasceu o interesse pelas sulfas e a pesquisa de novos derivados sulfonamídicos, estimulados pela facilidade de obtenção e baixo custo. Sobre o mecaniasmo de ação das sulfas, foram feitas as afirmações abaixo. Qual item representa as afirmações corretas? I. É um falso metabólito do PABA II. Atua na inibição da enzima diidrofolato redutase III. Inibe a síntese de folato em bactérias a) Somente I é verdadeira b) Somente III é verdadeira c) I e II são verdadeiras d) I e III são verdadeiras e) I, II e III são verdadeiras Justificativa: As sulfas pode ser consideradas antimetabólitos, ou falsos metabólitos, pois se ligam no lugar do PABA, na via de síntese do DNA bacteriano, impedindo sua formação. Sua ação está em inibir a enzima diidropteroato sintase.

14) O número de fármacos disponíveis para o tratamento de infecções fúngicas sistêmicas é limitado. Nos últimos anos, duas classes de antifúngicos têm sido os fármacos de primeira escolha na terapia, estas classes são representadas por qual alternativa? a) Inibidores da síntese do ergosterol e inibidores da esqualeno epoxidase b) Inibidores da síntese protéica e da esqualeno epoxidase c) Inibidores da síntese de membrana d) anfotericina B e ciprofloxacino e) anfotericina B e anfenicóis Justificativa: 3 são as principais classes de antifúngicos: os inibidores da esqualeno epoxidase, os azóis e os poliênicos, estes dois últimos estão relacionados diretamente à síntese de ergosterol.

15) Sobre as afirmações do fármaco abaixo, qual item está correto? I. Para ter atividade deve sofrer ação da enzima quinase II. Pode ser considerado um falso pró-fármaco III. Inibe a DNA polimerase viral a) Somente I é verdadeira. b) Somente III é verdadeira. c) I e II são verdadeiras. d) II e III são verdadeiras. e) I, II e III são verdadeiras. Justificativa: O aciclovir pode ser considerado um falso pró-fármaco pois para que que tenha ação antiviral ele precisa da enzima quinase, só depois de fosforilado é que ele consegue inibir a DNA-polimerase fazendo com que sejam produzidos fragmentos defeituosos.

16) Os fármacos metoprolol e atenolol são bloqueadores seletivos de receptores b1 adrenérgicos, sendo, por isso, utilizados como anti-hipertensivos. Explique a razão do metoprolol ser contraindicado para pacientes com distúrbio no SNC e do atenolol ser contra-indicado para pacientes com distúrbios renais, levando em conta os valores de coefiente de partição e pKa destes fármacos: atenolol: coeficiente de partição (P) 0,16 e pKa= 9,6 propranolol: coeficiente de partição (P) 1,88 e pKa= 9,7

a) O fármaco metoprolol é mais lipofílico devido ao maior coeficiente de partição portanto contraindicado para pacientes com distúrbios no SNC, enquanto o atenol é mais hidrofílico por  possuir menos coeficiente de partição e incdicado para estes pacientes. b) O fármaco metoprolol é mais hidrofílico devido ao maior coeficiente de partição, portanto contraindicado para pacientes com distúrbios no SNC, enquanto o atenol é mais lipofílico por  possuir menor coeficiente de partição e incdicado para estes pacientes. c) A propriedade físico-química que confere ao metoprolol maior lipofilicidade é o pKa, portanto ele é contraindicado para pacientes com distúrbios no SNC. d) O metoprolol é o mais indicado para pacientes com distúrbios no SNC devido ao grupo metoxila essencial para a atividade, o que o torna mais eficaz para estes pacientes. e) Ambos fármacos poderiam ser indicados, desde que o atenol fosse latenciado prolongando, assim, sua ação. Justificativa: Coeficiente de partição maior do que 1 indica fármacos lipofílicos, portanto atravessam a BHE, não sendo aconselhável para portadores de distúrbios do SNC, menores do que 1 indicam fármacos hidrofílicos contra-indicados para pacientes com distúrbios renais.

17) Anestésicos locais (AL) são substâncias capazes de causar diminuição da sensibilidade, motricidade e função autonômica, através do bloqueio da geração e propagação do potencial de ação em tecidos eletricamente excitáveis. A modificação da estrutura química produz efeitos farmacológicos. Por exemplo, se aumentarmos o número de átomos de carbono na amina terciária ou no anel aromático, há alteração na lipossolubilidade, potência, taxa de metabolismo e duração de ação. Analisando as estruturas abaixo, assinale a alternativa correta:

(A)

(B)

a) O AL com maior duração de ação é (A) por possuir na cadeia intermediária um grupo amídico e por ter cárater mais lipofílico que (B), seu mecanismo de ação está diretamente relacionado ao pKa x pH e a sua ligação direta nos canais de sódio. b) O AL com maior duração de ação é (B) por possuir na cadeia intermediária um grupo éster e por  ter cárater mais lipofílico que (A), seu mecanismo de ação está diretamente relacionado ao pKa x pH e a sua ligação direta nos canais de cálcio. c) O AL com maior duração de ação é (A) por possuir na cadeia intermediária um grupo amídico e por ter cárater mais lipofílico que (B), seu mecanismo de ação está diretamente relacionado ao pKa x pH e a sua ligação direta nos canais de cálcio e sódio. d) O AL com maior duração de ação é (B) por possuir na cadeia intermediária um grupo éster e por  ter cárater mais lipofílico que (A), seu mecanismo de ação está diretamente relacionado ao pKa x pH e a sua ligação direta nos canais de sódio. e) O AL com maior duração de ação é (A) por possuir na cadeia intermediária um grupo amídico e por ter cárater mais lipofílico que (B), seu mecanismo de ação está diretamente relacionado a hidrólise promovida pelas esterases Justificativa: O AL da esquerda é o de maior duração por ser um derivado amídico, enquanto o da direito úm derivado éster, o que o torna com menor tempo de duração é o fato deste último sofrer ação das esterases, e nzima em maior quantidade no organismo. Sua ação ainda está relacionada ao canal de sódio, e vai interagir com este canal, através de duas vias: uma hidrofílica e outra via lipofílica, que comanda qual via será preferencial, será o pH do meio e o pKa do AL.

18) A heroína é o produto da diacetilação das hidroxilas livres da morfina. Portanto este potente narcótico é:

a) Um composto semi-sintético que pode ser preparado pela reação da morfina com uma base nitrogenada fraca. b) Uma molécula sintética, que um álcool, e pode ser preparada reagindo a morfina com outro álcool primário. c) Uma molécula semi-sintética, que é um éster, e pode ser preparada pela reação da morfina com um anidrido ou um ácido carboxílico. d) Uma molécula sintética, que é um ácido carboxílico, e pode ser preparada pela reação da morfina com um anidrido ou um cloreto de acila. e) Um composto semi-sintético, que é uma amida, e pode ser preparado reagindo a morfina com uma amina primária. Justificativa: A heroína é obtida através da morfina que é um derivado natural do ópio, sendo feita um eterificação (modificação molecular), portanto é um composto semi-sintético.

19) A clorpromazina, um antipsicótico, é uma base fraca que possui ,na sua estrutura química, um nitrogênio com par de elétrons livre. Portanto: a) Reagindo-se a clorpromazina com hidróxido de sódio obtém-se o sal sódico que é mais solúvel em água do que a base. b) Reagindo-se a clorpromazina com um ácido orgânico forte obtém-se um éster mais solúvel em água do que a base. c) Pode-se obter um sal mais solúvel em água do que a base fazendo a clorpromazina reagir com um sal duplo de sódio potássio. d) Fazendo-se a clorpromazina reagir com ácido clorídrico obtém-se um sal mais solúvel em água do que a base. e) Fazendo-se a clorpromazina reagir com outra base nitrogenada mais forte pode-se obter um sal mais solúvel em água. Justificativa: Todos os fármacos que possuem nitrogênio terciário podem ser protonados e tornar o fármaco mais hidrossolúvel, no caso da clorpromazina a reação com HCl, faz com que seja formado um cloridrato que é um sal mais solúvel do que o próprio fármaco. Esta é uma estratégia para melhorar a administração por via oral.

20) As modificações moleculares consistem em tomar uma substância química bem determinada e de ação biológica conhecida, como modelo ou protótipo e daí sintetizar e ensaiar novos compostos que sejam homólogos ou análogos estruturais do fármaco matriz. Qual das afirmativas abaixo não se encontra entre as vantagens das modificações moleculares? a) Emprego dos mesmos métodos de ensaios biológicos utilizados para o protótipo. b) Obtenção de produtos farmacologicamente superiores. c) A obtenção de novos fármacos é mais econômica. d) Os dados obtidos na modificação de compostos químicos poderão elucidar relação entre estrutura e atividade. e) Sintetizam-se novos compostos da mesma série, com grupos farmacofóricos diferentes. Justificativa: as modificações moleculares só podem ser realizadas em grupos acessórios, o grupo farmacofórico sempre deve ser preservado.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF