E@D - Ciclos de Vida Do Polipódio e Da Espirogira
January 5, 2024 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download E@D - Ciclos de Vida Do Polipódio e Da Espirogira...
Description
Atividade prática: “Observação de fases dos ciclos de vida do Polipódio e da Espirogira”.
I O polipódio é um feto bastante comum. Estas plantas possuem
um
sistema
vascular
formado
por
tecidos
condutores, mas não produzem sementes. O seu corpo é constituído por um caule subterrâneo (rizoma), do qual emergem raízes e, acima da superfície do solo, surgem grandes folhas pinuladas, designadas megáfilos. O polipódio reproduz-se tanto de forma assexuada, como
sexuada. A reprodução assexuada ocorre por fragmentação vegetativa do rizoma. Por morte das partes intermédias, os extremos separam-se, dando origem a novas plantas.
Nesta atividade pretende-se observar algumas estruturas relacionadas com a reprodução sexuada do polipódio.
Procedimento 1- Esquematize o feto.
2- A imagem destaca os soros da página inferior da folha do polipódio. Registe a observação de alguns soros.
3- Retirando uma das estruturas arredondadas que constituem o soro e montando-a entre lâmina e lamela, pressionando levemente e utilizando como meio de montagem a água, a figura demonstra o que se observa.
Escola Virtual 3.1- Registe o que é observado.
4- A figura mostra uma preparação de anterídios e arquegónios ao microscópio. Registe as suas observações.
Protalo
II Quando as condições ambientais são adversas, por exemplo quando os charcos secam, a espirogira reproduz-se sexuadamente. Após a fecundação, o ovo segrega uma parede espessa e impermeável, mantendo-se num estado de latência.
Procedimento B 5-Observe a figura de uma preparação definitiva de espirogira. Escola Virtual 5.1-Registe as principais estruturas visualizadas.
Discussão: I
1-Descreva os esporângios do polipódio. 2- O protalo é o estado do ciclo de vida do polipódio em que se produzem os gâmetas. 2.1- Indique as estruturas que dão origem ao protalo. 2.2- Refira o local onde essas estruturas são produzidas. 2.3- Indique o nome dos locais do protalo em que são produzidos: os gâmetas masculinos e femininos. “O protalo é uma estrutura haploide”. Justifique a afirmação.
II 1- A espirogira é uma planta de água doce, cujo ciclo de vida está representado na figura 2. 1.1- Legende a figura 2. 1.2- Identifique o tipo de meiose presente. 1.3- Identifique a(s) célula(s) onde é possível encontrar cromossomas homólogos no(s) seu(s) núcleo (s).
1.4- Explique a importância da reprodução sexuada na espirogira. 1.5- Caracterize os gâmetas na espirogira.
Figura 2
III 1-Faça corresponder a cada uma das afirmações da coluna A, o respetivo ciclo de vida indicado na coluna B. Utilize cada letra apenas uma vez. Coluna A A-O zigoto sofre meiose, finalizando a fase diploide e iniciando a fase haploide. B-Animais e plantas superiores. C- Ocorrência de divisões mitóticas durante a fase haploide. D-Fetos. E-Alternância de gerações esporófita/gametófita. F- O zigoto sofre mitoses sucessivas originando um organismo diplonte. G- Dois gâmetas haploides fundem-se para originar um zigoto que se divide por mitose. H- Meiose pós-zigótica. I-Meiose pré-espórica. J- O zigoto sofre mitoses sucessivas iniciando a fase diploide. K- Os gâmetas correspondem às únicas células haploides. L- Divisão dos esporos por divisões mitóticas originando células haploides.
Coluna B I-Ciclo de vida haplonte. II- Ciclo de vida diplonte. III- Ciclo de vida haplodiplonte.
IV- Ciclos de vida diplonte e haplodiplonte. V- Ciclos de vida haplonte e haplodiplonte.
2- O diagrama da figura 3 representa, de forma esquemática, estruturas e processos que caracterizam diferentes tipos de ciclos de vida. 2.1- Selecione a única opção que contem os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços de modo a obter uma afirmação correta: O ciclo C representa um ciclo de vida _______ porque a meiose é ___________ (A) diplonte ( ) pós-zigótica (B) diplonte ( ) pré-gamética (C) haplonte ( ) pós-ziqótica (D) haplonte ( ) pré-gamética 2.2-A reprodução sexuada caracteriza-se pela ocorrência de fecundação e meiose. Relacione a ocorrência desses dois processos no ciclo reprodutivo de qualquer espécie, com a manutenção do número de cromossomas que caracteriza essa espécie.
Figura 3
3- A figura 4 representa o ciclo de vida do Homem. 3.1- Indique o que representam cada uma das letras A e B. 3.2- Refira, justificando, a valência nuclear das células representadas por C e D. 3.3- Qual o mecanismo de divisão celular que ocorre ao longo do ciclo celular representado pela seta azul, que se inicia no zigoto? 3.4- Atribua a designação diploide e haploide a cada uma das setas (E e F).
Figura 4
View more...
Comments