Ecstasy

June 27, 2019 | Author: Alessandro Sória | Category: MDMA, Bem-estar, Psicologia e ciência cognitiva, Tratamento de Saúde, Genética
Share Embed Donate


Short Description

Download Ecstasy...

Description

ECSTASY

A SUBSTÂNCIA 

3,4-metilenodioximetanfetamina

MDMA



N-etil-3,4-metilenodioxianfetamina

EVE



3,4-metilenodioxianfetamina

MDA

HISTÓRICO 





O MDMA foi sintetizado pela Merck em 1914 para ser usado como um supressor do apetite. Em 1960 foi redescoberto sendo indicado como elevador do estado de ânimo e complemento nas psicoterapias. O uso recreativo surgiu em 1970 nos EUA.

PROIBIÇÃO 

Em 1977 foi proibido no Reino Unido e em 1985 nos EUA. Em 1988 um estudo feito nos EUA mostrou que 39% dos estudantes universitários tinham feito uso do ecstasy no período de um ano antes da pesquisa, mostrando que o uso ilegal já estava disseminado, da mesma forma como aconteceu na Europa ocidental.

EFEITOS PROCURADOS 

Produz um aumento do estado de alerta, maior interesse sexual, sensação de estar com grande capacidade física e mental, atrasa as sensações de sono e fadiga. Muitos usuários sentem também euforia, bem-estar, aguçamento sensório-perceptivo, aumento da sociabilização e extroversão, aumenta a sensação de estar próximo às pessoas (no sentido de intimidade) e aumenta a tolerabilidade.

EFEITOS INDESEJADOS 

Aumento da tensão muscular, aumento da atividade motora, aumento da temperatura corporal, enrijecimento e dores na musculatura dos membros inferiores e coluna lombar, dores de cabeça, náuseas, perda de apetite, visão borrada, boca seca, insônia são os efeitos mais comuns.

EFEITOS DE LONGO PRAZO 

   



Dificuldade de memória, tanto verbal como visual. Dificuldade de tomar decisões Impulsividade e perda do autocontrole Ataques de pânico Recorrências de paranóia, alucinações, despersonalização Depressão profunda

DEPENDÊNCIA 

Ainda não há evidências de que o ecstasy provoque dependência física, contudo ainda é cedo para afirmar que isso não acontecerá. Mais estudos são necessários. Várias vezes na história da medicina uma substância inicialmente considerada inócua mostrou-se, com o tempo, que era na verdade nociva. Já encontramos na literatura específica relatos de casos compatíveis com dependência ao ecstasy.

PERFIL DE USUÁRIO 

O preço de um comprimido de ecstasy varia de R$30 a R$50 (COSTA, 2004). Almeida (2000) e Baptista (2002) obtiveram amostras de usuários de ecstasy formadas por jovens adultos, na maioria de classe média e média alta, inseridos no mercado de trabalho e com boa escolaridade.

ECSTASY E A VIDA PROFISSIONAL 

“João”, cursando o terceiro período de

Economia em uma faculdade particular de prestígio, por causa da "balinha" perdeu o emprego e não conseguiu se formar, já que a semana dele só tinha dois dias: quinta e sexta, nas festas. De segunda a quarta, inventava desculpas para ficar em casa, esgotado.

Ecstasy não danifica o cérebro, diz estudo  – Folha de S. Paulo - 15/02/2011 “Tomar ecstasy não prejudica a função mental, de acordo com um novo estudo, que  critica pesquisas anteriores que mostraram  diferenças cognitivas entre usuários e não  usuários da droga. A informação foi  publicada nesta terça-feira no site do jornal  britânico "The Guardian“.” 

Como companhias modernas ajudam o funcionário dependente 









Divulgam, claramente, para os funcionários de todos os níveis e setores que estão iniciando um projeto de prevenção e combate ao uso de drogas. Deixam claro que o empregado que participar do programa não será demitido, mas sim orientado e tratado. Incluem esses programas em outros maiores, de qualidade de vida, o que diminui o preconceito com o tema. Definem como primordial a participação da diretoria da empresa no projeto. Não obrigam o profissional a aderir; a

Como companhias modernas ajudam o funcionário dependente 









Montam equipes multidisciplinares que coordenam o programa, formadas por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais. Montam equipes de monitores -funcionários treinados para "educar", orientar e encaminhar para tratamento eventuais dependentes químicos. Oferecem consultas com psicólogos, dentro e fora da empresa. Custeiam tratamentos ambulatoriais, internações e medicamentos (como adesivos para parar de fumar). Estendem a familiares alguns dos benefícios oferecidos aos empregados.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF