economia pf.pdf

April 21, 2018 | Author: Jacqueline Almeida | Category: Monopoly, Economics, Demand, State (Polity), Externality
Share Embed Donate


Short Description

Download economia pf.pdf...

Description

CURSO EM EM PDF – NOÇÕES NOÇÕES DE EC ECONOM ONOM I A – POLÍ CI A FEDER FEDERAL AL P r o f . A l ex ex M e n d e s AULA DEMONSTR DEMONSTRATI ATI VA S UMÁRI UMÁRI O

PÁ G I NA PÁG

Apresentação

01

O Estado e suas funções econômicas fundamentais

04

Lista de questões

42

Gabarito

54

Oi, pessoal! Antes de tudo, gostaria de dar as boas vindas ao nosso curso de Economia para o concurso da Polícia Federal. De fato não somente é motivo de grande satisfação, mas, sobretudo, de alegria, oferecer a todos vocês, um c u r s o c o m p l e t o d e t e o r i a e e x e r c íc íc i o s p a r a e s t e c er er t a m e . Nosso propósito assim é a realização de um curso que aborde os conhecimentos de maneira c l a r a , o b j e t i v a e tendo como meta que você g a b a r i t e a prova da nossa disciplina e, como muitos puderam perceber, dados a mudança do conteúdo de economia, nossa disciplina pode fazer a diferença nesta reta final. A teoria deste nosso curso respeitará a sequencia proposta pela banca e teremos ainda questões de concursos recentes e muitas inéditas abordando todos os tópicos do edital. Nosso conteúdo programático, d e a c o r d o c o m o E d i t a l , aborda os seguintes itens: NOÇÕES DE ECONOMIA: 1 O Estado e as funções econômicas governamentais. 2 As necessidades públicas e as formas de atuação dos governos. 3 Estado regulador e produtor. 4 Políticas fiscal e monetária; outras políticas econômicas. 5 Evolução da participação do setor público na atividade econômica. 6 contabilidade fiscal: NFSP; resultados nominal, operacional e primário; dívida pública. 7. Sustentabilidade do endividamento público. 8 Financiamento do déficit público a partir dos anos 80 do século XX. 9 Inflação e crescimento.·. Sendo assim, podemos observar que o certame versará sobre itens como macroeconomia, economia brasileira e finanças públicas, o que nos permitirá ter uma noção clara da situação econômica brasileira. Percebemos então pelo descrito, que temos muito trabalho pela frente, e sendo assim “ f o c o ” na aquisição dos conhecimentos será o nosso “mantra”. Assim gostaria de citar uma expressão que gosto muito: “ p a r a s e i r a o n d e a m a i o r i a n ã o v a i , é p r e c i so s o f a z er e r o q u e a m a i o r i a n ã o f a z! z! ” .

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

1

CURSO EM PDF – NOÇÕES DE ECONOM I A – POLÍ CI A FEDERAL Pr o f . A l ex M e n d e s

Desta forma, desde já, assumiremos  j u n t o s este compromisso! O planejamento foi feito para contemplar todo o conteúdo ainda neste mês de abril de 2012, de maneira que você possa adequar sua preparação com as outras disciplinas exigidas neste concurso. Dito isto, cabe me apresentar a todos vocês: s o u o P r o f e s s o r A l e x M e n d e s , graduado em Filosofia e Geografia, M e st r a n d o e m Ec on o m i a , leciono atualidades/conhecimentos gerais, e Ec o n o m i a , em cursos presenciais para concursos, com um pouco mais de 15 anos de experiência na área, além de ter um livro publicado de s i m u l a d o s c o m e n t a d o s d e a t u a l i d a d es e outro no prelo de m i cr o e c o n o m i a p a r a c o n c u r s o s. Nossos trabalhos seguirão o seguinte cronograma: AULA 00 (Demonstrativa)

Es t a d o e s u a s f u n ç õ es e co n ô m i c as g o v e r n a m e n t a i s

AULA 01 ( 0 9/ 0 4)

As necessidades públicas e as formas de atuação d o s g o v e r n o s . Es t a d o r e g u l a d o r e p r o d u t o r

AULA 02 ( 1 0/ 0 4)

Po l í t i c as f i s c a l e m o n e t á r i a ; o u t r a s p o l í t i c as e c o nômicas.

AULA 03 ( 1 3/ 0 4)

Ev o l u ç ã o d a p a r t i c i p a çã o d o s e t o r p ú b l i c o n a a t i v i d a d e e c o n ô m i ca

AULA 04 ( 2 0/ 0 4)

Contabilidade fiscal: NFSP; resultados nominal, o p e r a c io n a l e p r i m á r i o ; d í v i d a p ú b l i c a.

AULA 05 ( 2 7/ 0 4)

Sustentabilidade do endividamento público. 8 Financiamento do déficit público a partir dos anos 8 0 d o s é cu l o X X

AULA 06 ( 0 1/ 0 5)

I n f l a ç ã o e c r e s ci m e n t o . ·.

Para encerrar assim, este nosso bate-papo inicial, não posso deixar de dizer que, nós aqui do Canal d os Con cursos , estamos c o m v o c ê nesta jornada, p a s s a n d o n o s s a e x p e r i ê n c i a , rumo a sua APROVAÇÃO! Todos prontos? Vamos então a nossa primeira aula!

www.canaldosconcursos.com.br/curso_pdf

2

CURSO EM PDF – NOÇÕES DE ECONOM I A – POLÍ CI A FEDERAL Pr o f . A l ex M e n d e s

Vamos começar nosso estudo com a definição de Estado, pois este ira balizar uma série de questões ao longo de nosso curso. DEFINIÇÃO DE ESTADO Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.

Um Estado soberano é sintetizado pela máxima: "Um governo, um povo, um território". Resolvida esta primeira definição, vamos agora buscar entender quais as formas que historicamente, foram construídas para a participação do Estado na economia. 1 . Visão clássica (advinda do século XIX) A escola clássica defendia o que poderíamos chamar de Estado mínimo, ou seja, a atividade estatal deve ser voltada apenas para o atendimento de demandas onde a atividade privada não possa se autoequilibrar, como no caso dos b e n s p ú b l i c o s e s e m i - p ú b l i c o s . A presença do Estado seria representada apenas pelo controle da segurança nacional do país, a segurança pública, bem como serviços de natureza social não atendidas pelo setor privado. Foram protagonistas desta escola, pensadores como Adam Smith, David Ricardo, Jean Baptiste Say etc., e o pensamento subjacente era de que na economia de mercado (capitalista) funciona a Lei da Oferta e da Demanda nas negociações de compra e venda de bens e serviços e também de fatores de produção (insumos ao processo produtivo), de forma que uma demanda maior que a oferta, forçaria os preços para cima e uma demanda menor que a oferta, forçaria os preços para baixo.

O>D

Preços e ainda O
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF