Ebook Tipografia PDF

February 10, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Ebook Tipografia PDF...

Description

 

E-book  | Guia de Fontes (tipografia): como escolher a fonte ideal  para cada cada projeto projeto  

 

A tipografia

3

Estilos tipográficos

18

Detalhes e características dos tipos

30

Como escolher a fonte?

34

 

Capítulo 1

 A tipografi tipografia a

 

O QUE É TIPOGRAFIA?

Tipografia é a concepção e utilização de fontes como um meio de comunicação. A escolha da tipografia em projeto passa por muita pesquisa e estudo, que considera desde a legibilidade até mesmo os efeitos psicológicos dos elementos escolhidos. A tipografia escolhe o tipo de fonte, cores, tamanhos a fim de criar composição, personalidade, ritmo e estilo a arte gráfica. A tipografia é de 95% do projeto gráfico. É ela quem dará a força motriz em todas as formas de comunicação. Afinal, o texto está presente em tudo, seja em uma revista, embalagem ou jogo.

4

 

A HISTÓRIA DA TIPOGRAFIA

Pode-se dizer que, desde que a escrita foi inventada, a preocupação com estilo veio junto. Hieróglifos, escrita cuneiforme, iluminuras, iluminuras, entre outros são apenas alguns exemplos de escritas em que escribas e artesãos tiveram preocupação com a melhor maneira de representar a arte escrita. A preocupação era tanto estética quanto funcional. Podemos dizer que da escrita cuneiforme até a idade moderna, a tipografia sempre foi grande aliada da comunicação escrita. Gutenberg e a invenção da prensa foi ponto fundamental para diversos setores da humanidade. Graças a ele, foi possível popularizar a distribuição de livros e materiais escritos, portanto, ajudou a distribuir conhecimento.. E também foi com ele que nasceu a moderna tipografia. conhecimento Os designers gráficos nos dias de hoje têm o luxo de ferramentas intermináveis intermináveis e tecnologia para criar uma ampla gama de estilos tipográficos. Podem até mesmo criar famílias de fontes e tipos de letra.

5

 

A HISTÓRIA DA TIPOGRAFIA

Compreender os vários princípios Compreender pr incípios de comunicação visual na tipografia desde o início do tempo certamente irá enriquecer os designers. Pode-se inclusive conseguir criar padrões e ideias que sempre estiveram presente presente na vida da humanidade. A história da tipografia é uma rica fonte de inspiração e conhecimento.

Escrita Cuneiforme (3500 a.C.) - Suméria

Hieróglifo (2500 a.C.) - Egito

Iluminura Medieval (1200 d.C.) - Europa

 Tipo de Gutenberg Gutenberg (1450 d.C.) - Alemanha

Fonte Myriad (1998 d.C.) - EUA

6

 

O QUE É GLIFO, FAMÍLIA TIPOGRÁFICA E FONTE?

Para que você possa construir a melhor tipografia para o seu trabalho gráfico é necessário, antes de mais nada, entender o que são elementos básicos. Vamos Vamos começar explicando o que são glifo, família tipográfica e fonte. Glifo: é Glifo:  é a representação gráfica do caractere (letra, número e símbolo).

7

 

O QUE É GLIFO, FAMÍLIA TIPOGRÁFICA E FONTE?

Família tipográfica: família tipográfica: família tipográfica é um conjunto de caracteres que segue a mesma linha gráfica. Normalmente condiz a letreiros e slogans de logos, por exemplo exemplo.. A família tipográfica não possui um conjunto completo como a fonte.

 Jj  Aa Bb Cc Dd  Ee Ee  Ff  Gg Hh Ii  Jj 

8

 

O QUE É FONTE, GLIFO E FAMÍLIA TIPOGRÁFICA?

Fonte: trata-se do estilo dado a um conjunto de caracteres. A internet dispõe de milhões de estilos de Fonte: trata-se fonte totalmente gratuitas. gratuitas. Além disso, as grandes empresas costumam contratar designers para criarem fontes exclusivas exclusivas para a sua marca, muitas vezes protegidas por direitos autorais.

 The quick  brown  brown fox  jumps over the lazy dog

fonte: Myriad Pro

9

 

A ANATOMIA DOS TIPOS

A anatomia dos tipos, ou ainda, anatomia tipográfica, são os elementos gráficos que compõem as letras (impressas ou digitais). Trata-se dos traços, linhas imaginárias e todo o universo extremamente detalhado da tipografia. Conhecê-la dá uma grande consciência ao designer de como compor e usar melhor as fontes. Confira alguns exemplos exemplos de anatomia dos tipos:

Braço

Bojo

Ligadura

Ombro Haste

Incisão Calda

10

 

A ANATOMIA DOS TIPOS

Ampersand: Trata-se de um caractere estilizado, oriundo do latim, usado para representar a palavra “e”. O Ampersand: Trata-se nome do caractere “ampersand” acredita-se ser derivado da frase "and per se and". Muito usado em frases que indiquem que trata-se de algo comercial.

11

 

A ANATOMIA DOS TIPOS

Ápice: Um ponto na parte Ápice: Um par te superior de um caractere, normalmente onde os traços se encontram. O ápice pode ser uma ponta afiada, sem corte ou arredondado ar redondado etc.

Ápice

12

 

A ANATOMIA DOS TIPOS

Braço: Um traço horizontal ou para cima, inclinada que não se conecta a outro traço. A parte superior de Braço: Um um “V” é um braço, por exemplo.

Braço

13

 

A ANATOMIA DOS TIPOS

Ascendentes e descendentes: Geralmente descendentes: Geralmente é a parte superior ou inferior de um caractere, que fica abaixo ou acima da linha. A perna de um “p” é considerada um descendente. Estes são apenas alguns exemplos da anatomia do tipo. São inúmeras as definições técnicas para descreverem descrevere m todas as partes que os compõem. Conhecê-las não apenas lhe ajudará a descrever seus projetos e ideias, como a ter mais consciência da tipografia.

Ascendente

Descendente

14

 

A CAIXA DOS TIPOS

A caixa dos tipos é composta basicamente por três grupos: caixa alta, caixa baixa e versaletes. A escolha da caixa a ser usada deve ser pensada para facilitar a legibilidade e para causar impacto no leitor, de acordo com os objetivos da mensagem. Por exemplo, para um texto extenso, não é recomendado que seja totalmente composto composto de caixa alta, pois ela dificulta a leitura. Porém para o slogan de uma marca, a caixa alta e a versalete podem ser perfeitamen per feitamente te utilizadas. Caixa alta: refere-se aos caracteres postos em maiúsculo. Caixa baixa: refere-se aos caracteres postos em minúsculos. Versalete: são Versalete:  são caracteres postos em maiúsculos, porém com tamanho de minúsculos.

Além das clássicas caixas, temos também os caracteres sobrescritos (x) e os subscritos (x).

15

 

AS UNIDADES DE MEDIDAS TIPOGRÁFICAS

A tipografia possui um sistema próprio de medida. Aliás, não apenas um, mas vários. Elas são importantes para que se possa ter uma ideia do tamanho das letras, a fim de criar conjuntos harmoniosos. Também é importante para a impressão, a fim de garantir homogeneidade da escrita na impressão. Também Confira os principais tipos de medidas tipográficas: Ponto paica: usado na Inglaterra e em países anglo-saxões, é um pouco menor que um Cícero. 1 ponto paica possui 4,22 mm e equivale a 12 pontos do sistema britânico. O ponto paica é representado pela sigla pt. Ponto Cícero: é Cícero: é um pouco maior que o ponto paica. 1 ponto possui 4,52 mm e equivale a 12 pontos do sistema Didot. A sigla que o representa é a p. Na tipografia digital, a medida tipográfica mais utilizada é a paica. Porém, deve-se ter muito cuidado com

16

 

AS UNIDADES DE MEDIDAS TIPOGRÁFICAS

o material impresso. As impressoras podem conter padrões de medida diferentes, portanto é sempre bom conferir e ajustar as novas impressoras, para evitar surpresas no momento da impressão.

17

 

Capítulo 2 Estilos tipográficos

 

ESTILOS TIPOGRÁFICOS

Tipografia é muito mais do que apenas escolher as fontes mais bonitas e usá-las em seu projeto gráfico. Um designer deve compreender algumas características básicas dos tipos, para poder usá-los com eficácia. Neste capítulo, você vai aprender sobre os principais estilos tipográficos.

19

 

A CLASSIFICAÇÃO TIPOGRÁFICA

Existem milhares de diferentes diferentes tipos e fontes disponíveis para designers, gráficas, editoras, editoras, artistas e escritores (bem como o público em geral). A maioria está disponível em formato digital podendo ser facilmente utilizadas na impressão de materiais. Por isso, é importante ter uma compreensão dos estilos básicos de fontes. Isso ajuda a diminuir o tempo de pesquisa e seleção da fonte ideal. Confira as principais classificações tipográficas!

20

 

CALIGRAFIA

São letras que seguem o estilo da arte ar te da caligrafia. Letras caligráficas normalmente são classificadas como Chancery, Etruscan ou Uncial. As letras Chancery Chancery são  são ligeiramente inclinadas e estreitas e foram influência para o desenvolvimento do itálico. Etruscan não As Etruscan  não possuem minúsculas e são baseadas em uma forma primitiva de caligrafia romana.

Chancery

  Abpqd

Etruscan

21

 

BLACKLETTER

O Blackletter é um estilo que teve a inspiração similar à caligrafia. São estilos popularizados na Alemanha, e que foram usadas em toda a Europa desde a Idade Média até o Renascimento. Por ser um estilo altamente ornamental é frequentemente associada com as diferentes regiões em que foram desenvolvidas desenvolvid as e utilizadas. São muito comuns em cervejarias e artefatos ar tefatos que façam alusão à Idade Média ou à cultura alemã.

Blackletter

22

 

SERIFA

Caracteres tipográficos com serifa eram populares até o surgiment surgimento o das fontes sem serifa. As serifas são os traços “puxados” nas letras, como as presentes na fonte Times New Roman, Roman, por exemplo. As fontes com serifa são muito indicadas para publicações impressas como jornais. Já as fontes sem serifa são mais recomendadas recomendad as para as publicações digitais.

Serifa

23

 

SEM SERIFA 󰀨SANS󰀭SERIF󰀩

Já explicado anteriormente, são as fontes sem serifa. Muitas pessoas acreditam que sejam fontes contemporâneas, contemporânea s, mas encontra-se o uso dela no século 5 d.C.! As fontes serifadas caíram no gosto popular durante o Renascimento, o que pôs as sem serifa em desuso. Hoje, é um dos tipos preferidos pelos designers, devido a sua legibilidade e pureza geométrica.

Sem Serifa

Abpqd 24

 

ESCRITA 󰀨SCRIPT󰀩

As fontes tipo escrita se diferencia diferenciam m da caligrafia por representar representarem em a nossa escrita mais usual. Seriam representações representaç ões da escrita manual mais usual enquanto a caligrafia representa a escrita que segue tal arte. ar te.

Escrita

Abpqd  25

 

PIXEL

As fontes pixeladas derivam da invenção do computador, pois as letras eram exibidas nos écrans em forma de pixels. Elas são baseadas em uma matriz de pixels, muitas vezes são chamados fontes de bitmap e são concebidas apenas para um tamanho específico. Também Também podem ser usadas para a criação de arte gráfica para o nicho de computação e afins.

Pixel

Abpqd

26

 

DECORATIVAS

Enquanto fontes serifa e sem serifa são usadas principalmente para composições de publicação de textos, as decorativas são muito usadas na composição de artes gráficas. Tratam-se de letras totalmente estilizadas, com a ideia de criar composições visuais interessantes. interessantes. Não são recomendadas para textos extensos, pois sua legibilidade é baixa.

Decorativas

Abpqd

27

 

O QUE É KERNING, TRACKING E LEADING

Agora que você já tem bastante conhecimento sobre tipos, estilos etc., é hora de dar o próximo passo para criar tipografias incríveis: aprender a ajustar as suas letras. Os 3 principais ajustes são: Kerning, Tracking Tracking e Leading. Entenda Entenda o que é cada um deles! Leading É um aspecto essencial do projeto, pois é ele que determina como o texto é espaçado verticalmente entre as linhas. Para o conteúdo que tem várias linhas de texto, a legibilidade é altamente impactada pela distância entre as linhas do texto. Kerning Kerning também ajusta espaço, mas a distância entre duas letras. Também trata-se de um ajuste que dá grande impacto na legibilidade, pois letras muito próximas podem se tornar ilegíveis e letras muito afastadas podem ser desconfortáveis desconfortáveis..

28

 

DECORATIVAS

Tracking Tracking é muitas vezes confundida com kerning, mas o conceito é um pouco diferente. Trata-se de ajustar todo espaçamento em todo entorno dos caracteres. O tracking é geralmente usado para preencher um espaço que é maior ou menor, a fim de adpatar melhor a tipografia ao projeto gráfico. Tenha Tenha muito cuidado ao alterar o tracking para que não prejudicar a legibilidade legibilidade.. Enquanto fontes serifa e sem serifa são usadas principalmente para composições de publicação de textos, as decorativas são muito usadas na composição de artes gráficas. Tratam-se de letras totalmente estilizadas, com a ideia de criar composições visuais interessantes. interessantes. Não são recomendadas para textos extensos, pois sua legibilidade é baixa.

29

 

Capítulo 3 Detalhes e car características acterísticas

dos tipos

 

LEGIBILIDADE E LEITURABILIDADE LE ITURABILIDADE

Principalmente devido ao advento do computador e da leitura digital, a legibilidade e leiturabilidade se Principalmente tornaram grandes preocupações tipográficas. A legibilidade refere-se refere-se ao modo em que as palavras e os tipos estão dispostos em uma página. A legibilidade se refere a como um tipo de letra é projetado e o quanto ele é competent competentee em se distinguir de outro tipo.

Boa legibilidade

Péssima legibilidade  Boa leiturabilid leiturabilidade ade

Péssima leiturabilidade

31

 

HIERARQUIZAÇÃO

Uma das técnicas mais importantes para comunicar eficazmente o conteúdo escrito é por meio de hierarquia tipográfica. Trata-se de um sistema desenvolvido Trata-se desenvolvido para organizar a ordem de importância de um conteúdo. Ela ajuda a orientar a atenção do leitor para onde uma seção começa e termina, possibilitando a ele isolar e distinguir mais rapidamente certas informações no corpo do texto.

Hierarquização é a hierarquia de informação

32

 

CONTRASTES

Pode parecer óbvio, óbvio, mas o contraste é essencial para facilitar a leitura. O fato da questão é designers costumam a ir até os limites de contrastes, a fim de exaltar partes do texto. Seja como for, for, é possível usar o contraste de diferent diferentes es maneiras com diversas funções.

Bomcontraste

Péssimocontraste

33

 

Capítulo 4 Como escolher a fonte? 

 

COMO ESCOLHER A FONTE CERTA?

Para quem é iniciante, a tarefa de escolher as fontes é um processo misterioso e complicado. Por haver infinitas opções, torna-se meio que um tiro no escuro escolher a fonte ideal. No entanto, com as noções  já descritas neste e-Book, a escolha de fontes fontes torna-se mais fácil. E para ajudar ainda mais, mais, confira 2 itens itens que darão uma luz a quem ainda está com dificuldade de escolher a fonte ideal: • Escolha a fonte de acordo com a ocasião: o princípio da escolha de fontes deve ser semelhante a escolha de uma música ou roupa: de acordo com a ocasião e o uso a ser dado a ela. • Conheça as famílias, agrupamentos e ligações: podemos usar novamente a analogia da escolha de roupas. Quando você vai decidir o que vestir, vestir, precisa criar um conjunto harmonioso com os acessórios (cinto, sapato, bolsa, cachecol etc.). O mesmo vale para a escolha da fonte. Verifique Verifique como ela harmoniza com a arte e veja se há mais elementos disponíveis que facilitem facilitem a sua decisão.

35

 

PORQUE PENSAR NA TIPOGRAFIA PARA WEB É TÃO IMPORTANTE?

A resposta seria: toda a importância! O conteúdo escrito nunca esteve tão em alta, e isso só vai aumentar. Na disputa pela atenção dos internautas, a tipografia pode ser um fator de decisão. Em algumas ocasiões a tipografia dá um efeito visual que fala mais alto que o texto escrito. Há uma enorme conexão entre a palavra escrita e a sua transmissão visual. O maior exemplo da relevância da tipografia em web design é no contexto do reconhecimento da marca. As cores associadas com a marca, o tipo de letra e texto toda a mistura em conjunto criam reconhecimento reconhecimen to imediato por consumidores e usuários acelerados em suas timelines de redes sociais e recebimento de newsletters, por exemplo. Confira alguns elementos básicos da tipografia web.

        >  C o o  m o m o A SUA TIPOGRAFIA

36

 

ALINHAMENTO NA WEB

São as margens que definem a área de leitura de sua página, separando o texto principal do ambiente circundante.. O alinhamento certo é fundamental para proporcionar alívio visual no momento da leitura. circundante O conteúdo web deve coexistir coexistir na tela do computador com os elementos da interface do próprio navegador e demais elementos do site.

37

 

TAMANHO DAS FONTES PARA WEB

Há uma grande diferença do tamanho ideal de fonte para web e texto impresso. Enquanto o tamanho mais usado para textos impressos é 12pt, para web o recomendado é 16pt. Além disso, é muito importante o uso de intertítulos em textos web.

38

 

PESO DAS FONTES NA WEB

O peso é a grossura das fontes, outro fator muito importante. importante. Os pesos mais comuns utilizados são esses: 100 – Thin 200 – Extra Light (Ultra Light) 300 – Light 400 – Normal 500 – Medium 600 – Semi Bold (Demi Bold) 700 – Bold 800 – Extra Bold (Ultra Bold) 900 – Black (Heavy)

100

200 - 300

400 - 500 - 600

700 - 800 900

39

 

RITMO VERTICAL

O ritmo vertical é um conceito que se originou da tipografia impressão. Por meio dele tenta-se tenta-se manter a consistência dos espaços verticais entre elementos em uma página consistentes. Isso é normalmente feito feito com a ajuda de uma linha de base - um denominador comum utilizado para criar os espaços consistentes.

Sem ritmo vertical

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur quis lacinia odio. Sed sodales, tellus id consequat. Justo ex volutpat quam, non varius lorem massa vitae mauris. Com ritmo vertical

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur quis lacinia odio. Sed sodales, tellus id consequat. Justo ex volutpat quam, non varius lorem massa vitae mauris.

40

 

CONCLUSÃO

A tipografia é fascinante por si só, pois possui razões profundas, sentimentos, sentimentos, histórias e técnicas para compor o texto de forma artística e eficaz. E a tipografia web levou a composição a patamares nunca antes vistas. A tipografia deve ser escolhida com base objetiva, funcional e cultural, para que possa ser consistente e assertiva.

41

 

A Printi é uma gráfica online que está no mercado desde 2012 e vem revolucionando o setor de impressão profissional. A empresa oferece impressões em alta qualidade e com preço baixo para o consumidor devido ao uso da tecnologia Web2Print, que agiliza e simplifica os procedimentos. Atualmente, a Printi possui mais de 6 mil combinações de produtos impressos, sendo que todas podem ser acessadas pela matriz de customização. Dessa forma, o cliente pode escolher como quer que seja o resultado final de sua impressão.   Entre os produtos de impressão ofertados estão os de papelaria, banners e cartazes, revistas e catálogos, adesivos e rótulos,sinalização e brindes. Uma vantagem oferecida pela empresa é a possibilidade de o cliente poder visualizar o resultado final online, evitando a pré-impressão,que se torna onerosa para o cliente e para a própria empresa.   Se você quer fazer um orçamento ou entrar em contato com a Printi para conhecer melhor sobre os trabalhos de impressão, acesse o site e entre em contato.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF