Ebook - Como Estimular A Linguagem Infantil - Flavia Chimelo

March 28, 2024 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Ebook - Como Estimular A Linguagem Infantil - Flavia Chimelo...

Description

E-BOOK COMO ESTIMULAR A LINGUAGEM INFANTIL

Sobre mim

Olá, eu sou Flávia Chimelo e fico muito feliz em poder compartilhar esse e-book com você! Há 8 anos Graduada em Fonoaudiologia pela UNESP e PósGraduada em Saúde da Família pela PUC, em processo de finalização do Mestrado pela Faculdade de Medicina da USP. Possuo Certificação Internacional ESDM - Modelo Denver de Intervenção Precoce – Mind Institute – Califórnia. Há mais de 12 anos, me dedico à fonoaudiologia, sou apaixonada pelo mundo infantil, e vivenciando diariamente a rotina de consultório, observei a importância de compartilhar esse material para contribuir com o desenvolvimento da linguagem infantil. Este material foi pensado e elaborado com muito carinho para alcançar famílias, e contribuir com mudanças de rotinas o para desenvolvimento da linguagem infantil! Espero que goste, aproveite o máximo e qualquer dúvida é só entrar em contato comigo! Você já me acompanha pela rede social? No meu Instagram compartilho a rotina de consultório e dicas sobre desenvolvimento infantil e suas etapas! @fono.flaviachimelo

Sobre a Clínica A PIPPO é um novo conceito de Clínica Infantil especializada e humanizada trazendo como missão o afeto, acolhimento e segurança ao deixar um pouquinho de nós em cada um que adentrar em nosso espaço e em nossas vidas. Buscamos oferecer atendimento diferenciado com uma equipe qualificada, para atendermos nossos bebês e crianças de forma integral e humanizada. Cada criança é um ser único, e o nosso mascote representa isso também, PIPPO carinhosamente nomeado simboliza uma linda transformação que é obtida através do amor e persistência.

Sobre o E-book Este E-book foi construído com o objetivo de auxiliar os pais na estimulação da linguagem de seus filhos, utilizando estratégias envolvendo a rotina familiar. Dessa forma, as estratégias se tornam facilitadoras quando colocadas em prática. Neste E-book você encontrará desde os marcos do desenvolvimento da Linguagem até brincadeiras e criações que você pode realizar com a criança.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Para dar início ao E-book, vamos entender um pouco sobre o desenvolvimento da criança?

- O Desenvolvimento da Linguagem depende da integralidade do sistema nervoso central, e o desenvolvimento cognitivo também caminham juntos. A linguagem se inicia pelas habilidades de compreensão e expressão, através de gestos, contato visual, imitação, interação social e atenção compartilhada.

- Sendo assim, a criança se comunica de diversas maneiras, olhando, imitando, fazendo sons compreendendo, reagindo ao que presencia no meio social.

Referências Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce : crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

- Antes mesmo da criança começar a falar, ela já faz uso da comunicação, ou seja, já apresenta a linguagem.

- O marco do desenvolvimento da linguagem existe, e, são parâmetros nos quais nos baseamos para acompanhar as fases de aquisição da linguagem, de acordo com a idade da criança.

Referências Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce : crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

O MARCO DO DESENVOLVIMENTO

- 1 a 3 meses: É atento aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, sorri quando alguém fala com ele.

- 4 a 6 meses: Procura da onde vem o som. Grita, faz alguns sons como se tivesse conversando e imita sua voz.

- 7 a 11 meses: Consegue ver de qual lado vem o som, repete palavras e alguns sons. Faz uso de gestos, aponta, dá tchau, entende afirmações de sim e não.

- 1 ano: Começa a falar as primeiras palavras, como mama, papá, também faz imitações.

Referências BOONE. Daniel R. PLANTE. Elena. Comunicação Humana e Seus Distúrbios. Editora: artes medicas, 1994. BEE. Helen. A criança em desenvolvimento. Ed. Armed, 2011.

O MARCO DO DESENVOLVIMENTO

1 ano e 6 meses: Pede as coisas usando uma palavra. Já consegue falar em média 20 palavras. Compreende verbos de ação, começa a nomear, consegue identificar objetos.



2 anos: Consegue formar frases curtas com duas ou três palavras. Já consegue falar em média 200 palavras.



3 anos: A criança conhece as cores, é possível compreender tudo que se fala, canta músicas.



4 anos: Inventa histórias, faz perguntas, elabora frases maiores, compreende regras de jogos simples.



5 anos: Consegue falar as frases de forma correta.



6 anos: A criança já é capaz de ler e escrever.

Referências BOONE. Daniel R. PLANTE. Elena. Comunicação Humana e Seus Distúrbios. Editora: artes medicas, 1994. BEE. Helen. A criança em desenvolvimento. Ed. Armed, 2011.

COMO ESTIMULAR A LINGUAGEM

- Sente sempre de frente para a criança. Faça uso de adereços para facilitar o contato visual. como óculos e tiaras, por exemplo.







- Use frases curtas e simples, não dê muitas instruções ao mesmo tempo.

Olha a

bola!



- Faça uso de imitações, peça para o pequeno imitar os sons e movimentos corporais que você está fazendo. Um exemplo é fazer caras e bocas e pedir para a criança imitar!

AUMENTANDO O VOCABULÁRIO

- Nomeie os objetos e também diga a função deles. "Olha a geladeira, serve para guardar os alimentos"; "Nós comemos no prato".

- Faça sons divertidos, com animais e objetos.

Píiiuí

Miauu

Muuuu

- Nomeie os sentimentos e emoções. Assim, a criança também se desenvolve socialmente! Posteriormente, faça perguntas como: "Como você se sente hoje?"

COMENTE SOBRE SUA ROTINA, BRINQUE DE FAZ-DE-CONTA

- Na hora do banho cante músicas para o pequeno, mostre o que você está fazendo. Faça comentários como: "agora a mamãe vai lavar o seu pé".









- Brinque de faz-de-conta com a criança! Como podemos fazer? Finja ser um personagem, crie alguma situação no mundo da fantasia. Além disso, pode-se representar um objeto a outro. Ex: Colher virar escova de cabelo, etc. Explora a imaginação do pequeno e divertam-se.

CONVERSE, LEIA HISTÓRIAS, CANTE MÚSICAS

- Tire um tempo para conversar com o pequeno, este momento em família é essencial. Pergunte como seu dia, na escola, o que brincou, comeu, atividades que realizou.









- Conte histórias, cante músicas para a criança, dancem juntos, use ritmos. Se divirtam! Sugestões de músicas: Borboletinha, Dona Aranha.

Estratégias e brincadeiras

- Nesse jogo precisaremos de um Quebracabeça, com imagens de animais ou objetos, é interessante pedir para a criança nomear os objetos que está sendo formado e criar uma conversa por meio dessa brincadeira, isso irá contribuir para o pequeno interagir com mais facilidade.

Estratégias e brincadeiras

- As crianças adoram essa brincadeira. Fazer bolinhas de sabão contribui para a imaginação, percepção visual, concentração melhora a respiração que favorece a fala.



- Para fazer precisaremos de: 4 xícaras de água ½ xícara de açúcar ½ xícara de detergente líquido Pronto, agora só misturar tudo!

Estratégias e brincadeiras

- Um excelente recurso para fazer com as crianças é a massinha, as cores chamam a atenção e além disso estimulamos a integração sensorial. Você vai precisar de: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de sal 1½ xícara (chá) de água 1 colher (sopa) de óleo Corante comestível e de diversas cores! - Misture os ingredientes em seguida, por fim acrescente o corante da cor desejada.

Estratégias e brincadeiras

- Quando as crianças brincam de tinta, a criatividade, imaginação são estimuladas, além de desenvolver a coordenação motora, percepção de cores e texturas!

Vamos precisar de 2 colheres de açúcar meia colher de sal meia xícara de amido de milho 2 xícaras de água Corantes alimentícios.

- Leve ao fogo baixo, água e o amido e deixe até engrossar, depois coloque o restante dos ingredientes, quando tiver homogêneo, deixe esfriar e acrescente o corante!

Estratégias e brincadeiras

- Essa brincadeira pode ser realizada em grupo, assim fica mais divertido! Além de estimular a linguagem, desenvolve a imaginação, concentração e a memória.

- Para realizar essa brincadeira, chame a família ou amigos da criança. Sentem em círculo e cada um fala alguma frase, passando para os demais, ao chegar no último ele deverá falar em voz alta o que foi dito!

Estratégias e brincadeiras

- Essa brincadeira estimula a inteligência da criança ajuda no aprendizado, a associar ideias e também palavras e claro, contribui para o desenvolvimentoda linguagem.

- Escolha um tema para fazer com as crianças. Por exemplo: Animais Fale das características do animal, imite o som que ele faz e espere a criança responder. Divertam-se!

Obrigada por confiar em nosso trabalho! Nos acompanhe nas redes sociais @clinicapippo @fono.flaviachimelo

PIPPO CLÍNICA INFANTIL Av. Giovanni Gronchi 6195 Morumbi - São Paulo.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF