eBook AutoCAD

August 3, 2017 | Author: Vitnei Junior | Category: Auto Cad, Standardization, Window (Computing), Drawing, Computer Keyboard
Share Embed Donate


Short Description

Download eBook AutoCAD...

Description

apostila_autocad_03.ai

28/10/2008

16:27:43

7 898492 891083

APREND A

Aprenda Fácil Esp. Ano I | #1 | R$19,90

C

M

AutoCAD

Aprenda desde recursos básicos até técnicas profissionais Saiba como fazer plantas baixas Desenhe peças e objetos Desenvolva ambientes em 3D

Y

CM

MY

CY

CMY

K

+ DE 100AS PÁGUTIN RIAIS O T DE OS D A R T ILUS PASSO A PASSO

Capítulo 1

05 a 17 - REV.indd 5

Projetos 2D

31/10/2008 17:54:40

■ Conheça o AutoCAD O AutoCAD é uma das ferramentas de desenho e projeto auxiliado por computador (CADD) mais utilizadas em todo o mundo, sendo executado por engenheiros, arquitetos, projetistas e desenhistas, sendo o mais popular programa da área. Desenvolvido no início dos anos 80 pela americana Autodesk Inc., conta hoje com mais de seis milhões de usuários e inclui quatro parcerias estratégicas globais – Microsoft, Intel, Hewlett-Packard e IBM – assim como 2.500 desenvolvedores terceirizados. As grandes vantagens que a introdução de um programa de CAD para o meio técnico trouxe foram a velocidade e a agilidade com que se passou a executar um projeto – o que antes levava dias para ser criado, revisado ou copiado, hoje pode ser feito em poucas horas. E, dependendo da habilidade do usuário, esse tempo pode ser ainda mais reduzido. Mas, apesar de possuir muitos usuários, poucos são os que dominam com maestria essa “máquina de fazer desenhos”. Um dos motivos é a enorme quantidade de recursos que o AutoCAD apresenta. Até mesmo desenhistas experientes não o dominam por completo e os que o utilizam diariamente, por conta da profissão, estão sempre aprendendo algo novo, um novo comando ou então um novo modo de executar um comando conhecido. Quem utiliza o AutoCAD deve ter em mente um único aspecto: agilidade. Em uma interface gráfica, o ideal é trabalhar com rapidez, precisão e rentabilidade. O velho conceito do Tio Patinhas vale aqui mais do que em qualquer outro lugar: “tempo é dinheiro”. Portanto, um desenhista ágil é um desenhista muito valorizado. O que pretendemos transmitir aqui, com este tutorial, é como fazer um trabalho em AutoCAD com o máximo de eficiência e no menor tempo possível. Cremos que este tutorial deve servir para usuários com noções básicas, assim como para usuários com um pouco mais de conhecimento de suas ferramentas. Utilizamos aqui a versão 2005.

Prepare uma base de trabalho 1. Vamos criar um arquivo template. Esse arquivo pode ser visto como um esqueleto do desenho, pois ele deve conter todas as informações básicas de seu projeto, tais como definições de layers (camadas), dimensionamento, estilos de textos e folhas, dentre outras. Pode-se criar um template para cada tipo de folha a ser utilizada (A0, A1, A2 etc.). Desse modo, ao iniciar um novo desenho, já teremos as folhas prontas para uso, mais ou menos como era feito no tempo das pranchetas. Os arquivos template têm a terminação .dwt e devem ser armazenados em uma pasta específica. Você pode também criar sua própria pasta para esses arquivos, desde que indique ao AutoCAD a localização de sua pasta. Para isso, selecione Tools, Options, Files, Template settings, Drawing Template File Location.

2. Abra o AutoCAD e, em um nova tela, comece definindo as layers do projeto. A layer 0 já vem como default, não convém excluí-la. A layer defpoints, também por default, não é impressa ou plotada. É possível criar várias layers ao mesmo tempo. No gerenciador de layers (comando Layer), clique em New e digite todos os nomes de layers que você quiser, separados por vírgula. Pressione Enter após digitar o último nome. Entretan-

6

05 a 17 - REV.indd 6

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:54:58

to, criar muitas layers pode atrapalhar mais do que ajudar, tornando o trabalho mais lento. Seja criterioso e crie apenas o necessário para deixar o seu trabalho bem organizado e limpo. Pode-se editar mais de uma layer de uma única vez, bastando para isso selecioná-las com a tecla Ctrl pressionada. Pressionando-se a tecla Shift, selecionam-se várias layers em sequência, enquanto com a tecla Ctrl a seleção é aleatória. Muitas empresas têm seu próprio padrão de cores. Se você estiver prestando serviços para um cliente, informe-se a respeito dos padrões adotados. O AutoCAD trabalha principalmente com cores – cada cor adotada representa uma espessura de plotagem a ser definida pelo usuário. Se adotarmos o vermelho (1) com espessura 0.1 ao plotarmos uma linha vermelha, ela será fina, com 0.1 mm de espessura. O ideal é que seu trabalho seja baseado em layers e que cada uma possua cor e tipo de linha bem defi nidos. Assim sendo, separe cotas de textos, paredes de pisos, equipamentos novos de equipamentos usados etc.

3. Defina agora os estilos de texto. O comando Style abrirá um gerenciador de estilos em que você deverá criar os estilos necessários para seu trabalho. Por default, o software exibe o estilo Standard (fonte txt). Crie um estilo para cada altura de texto que será utilizada (por exemplo: títulos, notas, cotas etc). Se preferir criar apenas um único estilo, deixe a caixa Height com o valor 0, pois assim define-se a altura no momento de digitar o texto no desenho.

4. Defina também os atributos de dimensionamento. O comando Dimstyle abrirá um gerenciador de dimensionamento no qual você deverá criar um novo estilo ou utilizar o estilo default do software. Deixe todas as cores como ByLayer e defina que tipo de seta deverá ser utilizada no dimensionamento.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

05 a 17 - REV.indd 7

7

31/10/2008 17:54:59

5. Agora, você deve inserir sua folha (na devida layer) no Paperspace, coincidindo o canto inferior esquerdo da folha com o ponto 0,0 de sua tela. Lembre-se de criar um arquivo template para cada formato de folha que for utilizar em seu trabalho. Assim sendo, comece com a folha A0, salve o template, depois troque a folha A0 por uma A1, use o Save As, e assim sucessivamente com todas as outras folhas (A2, A3 e A4 – se for o caso).

No ambiente Paperspace, o aplicativo já oferece por default uma janela Viewport. Coloque-a numa layer própria, que não seja plotável, e ajuste-a à folha por meio dos Grips.

Sua base de trabalho está concluída. Não se esqueça de que o arquivo template deve ser salvo como .dwt.

Customizando perfis de usuário 6. Selecione Tools, Options, aba Profiles, Add to list. Crie um novo perfil de usuário, com suas preferências. Pode-se criar quantos perfis forem necessários para que o trabalho se torne mais ágil. Pode-se, por exemplo, criar um perfil para usar o AutoCAD com tela branca (ideal para exportar imagens para o Word ou Excel) e outro com tela azul-escura, para evitar muito reflexo luminoso. Assim, não é necessário trocar constantemente a cor de fundo da tela. Uma vez criado o novo perfil, selecione-o e clique em Set Current.

8

05 a 17 - REV.indd 8

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:55:00

No mesmo gerenciador, Options, selecione a aba Open and Save. Em File safe precautions deixe habilitada a caixa Automatic save e ajuste para 5 a caixa Minutes between saves. Isso fará com que se percam menos dados caso ocorra algum problema com o programa (ou com o computador), resultando em menos perda de tempo e menos trabalho para redesenhar o que fosse perdido. Clique em OK para salvar as alterações.

Customizando os atalhos de teclado 7. Todos os atalhos de teclado, aquelas seqüências de letras que executam os comandos e que substituem a linha de comando inteira, estão gravados num arquivo chamado Acad.pgp e podem ser editados. Vá até Express, Tools, Command Alias Editor, ou simplesmente digite editalias na linha de comando. É recomendável guardar uma cópia desse arquivo antes de editá-lo, caso mais tarde você precise da versão original.

8. Alguns desenhistas preferem trabalhar com os botões de ícones, uma vez que todos os principais comandos do programa podem ser acessados a partir deles. Pode-se carregar as barras de ferramentas por meio de Tools, Customize, Toolbars. Clicando-se nas caixas, uma marca nestas indica que a barra está visível. Simplesmente arraste-as para junto das outras barras já visíveis na tela. Pode-se também incrementar algumas barras existentes, acrescentando ou retirando botões de ícones. Com uma barra visível, na aba Commands, escolha o comando que deseja acrescentar, clique e arraste-o até a barra. Ou, inversamente, clique no ícone da barra a ser eliminada, arraste-o e solte-o na aba Commands. Caso o comando que se deseja acrescentar não possua um ícone, após arrastá-lo para a barra visível, clique sobre ele. A aba Button Properties se abrirá – crie ou edite um ícone e clique em Apply. Desse modo, suas barras de ferramentas estarão customizadas e preparadas para agilizar seu trabalho.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

05 a 17 - REV.indd 9

9

31/10/2008 17:55:00

9. Trabalhar com blocos de desenho previamente criados, armazenados em pastas específicas e posteriormente inseridos no desenho também contribui bastante para tornar o trabalho mais ágil. Uma maneira eficaz de inserir esses blocos é a partir da ferramenta Tool palettes. Para criar uma paleta com os seus blocos, clique em Tools, Design Center (ou Ctrl + 2). Na aba Folders, escolha um desenho em que estejam inseridos todos os seus blocos (é necessário criá-lo previamente). Clique com o botão direito e selecione Create Tool Palette. Para acessar sua paleta de blocos, selecione Tools, Tool Palettes Window (Ctrl + 3) e selecione a aba correspondente. Basta clicar no ícone do bloco desejado para que ele fique preso ao cursor. Mais um clique na área de trabalho e ele será inserido no desenho.

Dicas úteis 1. Se você estiver com muitos desenhos abertos simultaneamente e quiser fechar o programa, não perca tempo fechando um a um. Você pode simplesmente clicar em Windows, Close all. Se algum desenho não houver sido salvo, o AutoCAD abrirá neste momento uma janela para que você o salve. 2. Para copiar um objeto várias vezes e em linha reta, use o comando Array em vez de o comando Copy, pois assim é bem mais rápido. 3. Utilize sempre comandos de precisão (midpoint, endpoint etc.), mesmo em operações simples como Move e Copy. Ajuste o OSNAP para os principais comandos de precisão, e altere o seu uso com a tecla Tab. 4. Podem-se transformar linhas e arcos, separadamente ou em conjunto, em polilinhas (polyline), digitandose PEDIT na linha de comando. No prompt Select polyline or [Multiple], ao digitar M, você poderá escolher mais de uma linha ou arco simultaneamente. 5. Utilize sempre o comando PURGE ao finalizar um desenho, pois isso fará com que seu arquivo fique menor, facilitando o envio pela Internet, ou mesmo liberando espaço em seu disco rígido. 6. Ao criar um bloco com atributos, se a ordem dos atributos a serem preenchidos for importante, não use uma janela para selecioná-los. Selecione os atributos um a um, na ordem em que devem ser preenchidos. Em seguida, selecione o restante das entidades com uma janela (exemplo: arcos, círculos, linhas etc.). 7. O comando XCLIP cria uma borda ao redor de arquivos referenciados (Xref) e o que estiver fora dessa borda ficará invisível. O mesmo pode ser aplicado a blocos.

10

05 a 17 - REV.indd 10

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:55:01

8. É possível utilizar o comando 3Dorbit de forma transparente, enquanto outro comando estiver sendo utilizado. Digite ‘3dorbit, rotacione seu desenho 3D e pressione Esc ou Enter para sair do comando 3Dorbit. O comando anterior continuará ativo. 9. Você pode criar a partir do gerenciador de impressão (Ctrl + P) uma imagem JPG do seu desenho. Dentro do gerenciador, em Printer/plotter name, escolha PublishToWebJpg. Linhas escuras sobre um fundo claro ficarão mais bem visíveis em programas como Word ou Excel. Pode-se também criar uma imagem Bitmap ou Metafile a partir de File, Export. Na caixa Files of type temos várias opções de extensões de arquivos, como .3ds, .eps ou até mesmo .dwg (para criar blocos). 10. Um bom meio para agilizar o uso de rotinas AutoLISP é gravar todas numa mesma pasta. Crie uma pasta chamada LISP, na qual você irá gravar suas rotinas, e depois indique a pasta ao AutoCAD. Para isso, clique em Tools, Options e, a seguir, vá à aba Files, Support File Search Path e clique em Add. Adicione a pasta criada digitando-a diretamente na caixa ou clique em Browse e navegue até ela. 11. Ao criar ou modificar estilos para dimensionamento, é possível definir diferentes tipos de setas para linhas de chamada (Leader) e para cotas. Basta selecionar a aba Lines and Arrows e defini-las na caixa Arrowheads. 12. Se houver muitas figuras preenchidas em seu desenho, o software ficará mais lento. Desligue o preenchimento, digitando Fill e selecionando Off. Desse modo, o preenchimento ficará invisível e o desenho terá regeneração mais rápida. Não se esqueça de ligá-lo ao terminar seu trabalho: Fill, On. 13. Você pode pressionar a barra de espaços sempre que for repetir o último comando executado, em vez de digitá-lo novamente. Esse procedimento é bastante útil para quem não quer soltar o mouse. Usar botões de ícones e barras suspensas de ferramentas pode agilizar ainda mais o trabalho.

■ Ferramentas de informações Os projetos realizados no AutoCAD obedecem a determinadas particularidades: eles não são projetos baseados pura e simplesmente em desenhos, manipulações de imagens (como ocorre com o Photoshop) ou edição e sobreposição de imagens vetoriais (como no CorelDraw). O programa, é bom lembrar, é uma ferramenta técnica e um instrumento exato, munido de referências matemáticas e capaz de trabalhar com importação e exportação de dados. Esse lado matemático do aplicativo pode ser mais bem analisado e praticado com a utilização de ferramentas bem específicas: Visualização (View), Edição (Edition) e Informação (Information). Vamos estudar brevemente cada um desses grupos. As ferramentas de visualização, localizadas no menu e na barra de ferramentas View, são utilizadas para visualizar certos detalhes de um projeto, figura ou dos objetos que os compõem. Essas funções incluem o aumento (chamado, em desenho, de magnification) de detalhes da figura, além de identificação de dados, como o ponto central do projeto ou sua direção (da esquerda para a direita, por exemplo). As ferramentas de edição, localizadas nos menus Edit e Modify, como seu próprio nome diz, servem para editar objetos, atribuindo-lhes alterações ou adicionando informações a seus atributos ou folhas de dados. As ferramentas Hash, Copy e Array são exemplos de ferramentas de edição. As ferramentas de informação estão espalhadas por várias barras de ferramentas e menus do AutoCAD. Por meio delas é possível visualizar dados relacionados ao projeto, como propriedades de um objeto e tipo de linha utilizada, por exemplo. Também pertence a esse grupo o comando Insert, que possibilita a incorporação de figuras e blocos de texto, dentre outros, ao projeto. A seguir utilizaremos algumas dessas ferramentas para descobrir informações sobre determinado projeto. Você pode utilizar o projeto de sua preferência para seguir os passos.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

05 a 17 - REV.indd 11

11

31/10/2008 17:55:01

1. Abra o projeto do qual deseja obter dados (File, para Open). Agora, utilizaremos o botão Hash adicionar hachuras ao nosso desenho. Será aberta a janela Hatch and Gradient.

2. Clique em Hash para ter acesso às definições de hash. Selecione Swatch para abrir as opções de preenchimento. Leve em consideração a existência de objetos em um mesmo plano do projeto.

3. Se você está trabalhando em um projeto de engenharia, clique na aba ISO para ter acesso às opções predeterminadas por esse padrão para hachuras. Em seguida, clique em OK.

4. Em Angle and scale, defina o ângulo e a escala desejados para o hash aplicado. Clique em Angle para definir o ângulo e em Scale para escolher a escala do hash em relação à figura.

5. Selecione Options, Associative caso deseje que os hashes sejam anexados às informações da figura. Caso contrário, clique em Create separate hatches.

6. Para aplicar o hash, clique no botão Inherit properties, à direita da janela Hatch. Em seguida, clique com o mouse sobre a figura que deseja destacar.

12

05 a 17 - REV.indd 12

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:55:01

7. Agora, vamos criar múltiplas cópias de um mesmo objeto. Para tanto, selecione toda a figura e, em seguida, utilize o botão Array , localizado na barra de edição.

8. Selecione Polar Array para gerar um sistema perpendicular e clique em OK. Uma cópia do cilindro será colada perpendicularmente à original, gerando uma peça em formato de cruz.

■ Automatização O AutoCAD é um software de desenho profissional, voltado a atividades como Engenharia e Arquitetura. Assim, ele deve conduzir a resultados rápidos e precisos, desde o início do projeto. O início de um projeto de CAD começa, usualmente, pela inclusão das figuras, linhas ou objetos que irão compor o chamado cenário do projeto. O processo de criação de diferentes tipos de linhas, figuras geométricas – sobretudo poliedros – e objetos de desenho livre, todavia, pode ser bem demorado e enfadonho em suas linhas gerais. É por isso que a ferramenta apresenta diversas maneiras de automatizar a criação de desenhos, logo no início. Nas versões anteriores, esses processos se resumiam à utilização de folhas de desenho pré-prontas, à utilização de figuras localizadas no menu Draw ou à utilização dos botões para desenho de figuras básicas da barra de ferramentas Draw. Atualmente, há diversas opções, incluindo a utilização de assistentes (wizards) para a elaboração inicial dos desenhos, bem como a utilização de modelos (templates). É o que mostraremos neste tutorial.

Cuidado com o template inicial Ao iniciar o AutoCAD, temos acesso a uma folha vazia, na cor preta, chamada de Initial Template. Essa folha é utilizada para nortear o início do desenho, uma vez que, com ela, é possível trabalhar utilizando diversos padrões de indústria. Os padrões de indústria são conjuntos de normas ou modelos – no caso do CAD, aplicáveis à forma do desenho e à formatação de folhas. As características de um padrão de indústria incluem a medida das margens da folha – o que influi no modo como ela será impressa ou transformada em PDF – e o sistema métrico que será utilizado. Os principais modelos são: • acad.dwt: essa é a opção de arquivo padrão, com o mínimo de configurações possível. • acadiso.dwt: padronizado de acordo com especificações do padrão ISO, gera um template já formatado com as configurações de folha, margem e impressão dos documentos regidas por essa norma. Deve-se dar atenção também à questão métrica. Existem, atualmente, dois padrões de metragem adotados em todo o mundo: o internacional – adotado pela maioria dos países do mundo e também conhecido como sistema métrico decimal (milímetros, centímetros e metros) – e o sistema imperial ou sistema inglês, utilizado na Inglaterra e nos demais países pertencentes ao Reino Unido (polegadas, pés, braças). Veja, a seguir, como é simples iniciar seu projeto com base nos templates e assistentes:

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

05 a 17 - REV.indd 13

13

31/10/2008 17:55:02

1. Para iniciar seu desenho no AutoCAD a partir de um template, clique em File, New, ou utilize a combinação de teclas Ctrl + N. Será aberta a janela Select template.

2. Selecione acadiso.dwt para utilizar o modelo de acordo com as normas ISO. Para a padronização de desenhos 3D utilize acadiso3D.dwt. Em Preview, veja o resultado da sua escolha.

3 – Em seguida, clique em Open para abrir o template. Na área abaixo da tela, clique em Layout 1 para visualizar o template (folha impressa), inclusive durante o processo de desenho.

4 – Você também pode utilizar o novo assistente do AutoCAD para criar desenhos a partir de formatações ou desenhos já existentes. Para isso, clique no menu File, opção New Sheet Set.

5. Em Create Sheet Set – Begin, Create a set sheet using, utilize a opção An example sheet set para selecionar um dos modelos prontos. Clique em Avançar.

6. Em Select a sheet set to use an example, selecione uma opção. Exemplo: escolha Manufacturing Metric Sheet Set (297 x 420 mm) e clique em Avançar.

14

05 a 17 - REV.indd 14

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:55:03

7. Na opção Name of new sheet set dê um nome familiar à sua folha. Clique na ferramenta Sheet Set Properties para ter acesso a todas as informações do estilo.

8. Clique em OK, Avançar para sair da tela. A última tela contém as informações sobre o parentesco desse modelo com outros estilos e ferramentas de formatação. Clique em Concluir.

■ Como criar blocos Criar blocos é uma tarefa simples. Eles são utilizados para facilitar e padronizar partes do desenho que sempre podem ser reaproveitados em outros desenhos e projetos. Exemplos de blocos são símbolos de arquitetura (mesas, cadeiras, árvores), símbolos de desenho mecânico (de usinagem, rugosidade, tolerância), símbolos de solda e carimbos de desenhos, dentre outros. Para este tutorial, utilizaremos a versão 2002. Os comandos e sequências deste tutorial são idênticos para todas as versões do software. Foi escolhida a versão 2002 pois ela é moderna e não é tão pesada, ou seja, não há necessidade de uma supermáquina para rodar o programa. 1. Verifique se a barra de tarefa Draw está ativa. Caso não esteja, clique com o botão direito do mouse em um dos ícones de qualquer barra de ferramentas. Surgirá uma nova janela. Selecione o menu Draw.

2. Agora, criaremos nosso símbolo, um quadrado de 1 unidade de lado. No prompt de comando, digite: command: Rectang Specify first corner or[ Chanfer/Elevation/Fillet/Thickness/Width]: 0,0 Specify other corner point or [Dimensions]: 1,1

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

05 a 17 - REV.indd 15

15

31/10/2008 17:55:04

3. Crie duas linhas diagonais do quadrado. Para a primeira linha: command: line; digite para o primeiro ponto as coordenadas 0,0 (Specify first point: 0,0) e para o segundo ponto as coordenadas 1,1 (Specify next point:1,1). Para a segunda linha: command: line; para o primeiro ponto digite as coordenadas 0,1 (Specify first point: 0,1) e para o segundo ponto digite as coordenadas 1,0 (Specify next point:1,0).

4. Agora, no cruzamento das diagonais, insira um círculo de raio 0.25. Insira o comando abaixo. Command: c (clique bem em cima da intersecção das diagonais), digite r para o AutoCAD pedir novo raio, Specify radius of circle or [Diameter] < 0.5000>: r. Então, digite o valor 0.25 (Specify radius of circle or[Diameter] : .25).

5. Crie o bloco. Para isso, clique sobre o ícone para criar bloco e aparecerá uma caixa de diálogos. Para a criação do bloco (block definition) devemos preencher todos os campos que estão em branco. Dê o nome Símbolo para o bloco e, em seguida, indique um ponto base para o nosso bloco e clique sobre o ponto 0,0.

16

05 a 17 - REV.indd 16

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:55:05

6. Selecione todos os objetos que farão parte do bloco. Clique sobre o ícone Select objects e selecione todo o desenho. A imagem ficará toda pontilhada, indicando que foi selecionada, conforme mostra a figura.

7. Clique em Enter e aceite a seleção. A caixa de diálogo da criação de blocos irá aparecer já com os itens quase todos preenchidos. Falta definir um ícone específico para esse bloco. Clique sobre a opção Create icon from block geometry.

8. Depois de tudo feito, clique em OK e o bloco estará finalizado.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

05 a 17 - REV.indd 17

17

31/10/2008 17:55:05

■ Planta básica 2D Hoje, o trabalho do projetista está sendo cada vez mais facilitado, o que não diminui sua responsabilidade em relação aos trabalhos que desenvolve. Quando um engenheiro ou um arquiteto é contratado para desenvolver o projeto de uma residência, por exemplo, muitos fatores são levados em consideração para o início de qualquer serviço. As primeiras informações que são passadas ao profissional é o espaço disponível para a implantação da construção e a configuração do imóvel, que inclui a quantidade de dormitórios, salas, banheiros etc. Depois que essas informações são coletadas, o profissional, em função de seu conhecimento técnico, define a tecnologia que será aplicada à construção da casa, compatibilizando custos e benefícios. Desse modo, será adotado o tipo de parede e, de acordo com cada material, tem-se uma espessura para cada tipo de porta e janela adotados na obra, além de surgirem necessidades de um procedimento específico de execução. Para cada cômodo, é necessário planejar a iluminação e a ventilação natural, o que implica em dimensionar janelas e portas de acordo com as normas vigentes em cada município e também levando em consideração o bem-estar das pessoas que vão ocupar a casa. Neste tutorial, será desenvolvido o projeto de uma casa fictícia, levando em conta algumas informações básicas que lhe permitem criar os próximos trabalhos, evitando os erros mais comuns. Serão utilizadas, portanto, ferramentas nas quais serão agregados conceitos técnicos construtivos, o que possibilita ao leitor criar bases para que possa desenvolver seus próprios projetos. Lembre-se de que ter conhecimentos sobre o programa AutoCAD ajuda a evitar falhas grosseiras de conceitos, mas não dispensa a participação de um profissional habilitado para definições técnicas de responsabilidades. Para o desenvolvimento deste projeto, é bom acatar as seguintes informações: o terreno em que a casa será construída terá 10 m de largura, também chamada de frente do terreno, e 25 m de comprimento, também chamado de comprimento de fundo do terreno. Levando em consideração que é bastante confortável deixar corredores de acesso lateral (chamados de recuos), será adotado um recuo lateral de 1 m para cada lado. Sabendo que um carro ocupa aproximadamente 5 m de comprimento, é recomendável deixar um recuo frontal com essa mesma medida. Construiremos uma casa com uma sala social, uma sala de jantar, uma cozinha com área de serviço integrada, um banheiro social e três dormitórios, sendo um deles suíte. Com os dados acima, você já é capaz de desenvolver o projeto dessa residência. Mãos à obra e bom trabalho.

1. Para começar, escolha a ferramenta Line, no menu Draw. Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse em um lugar qualquer da tela para definir o primeiro ponto.

18

18 a 30-REV.indd 18

2. Defina a largura de 25 m, acionando a ferramenta Ortho (F8) e criando uma linha horizontal. Depois, leve o cursor para o lado em que será feita a linha. Digite a distância e tecle Enter.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:09:50

3. Para ajustar a casa dentro dos limites do terreno, clique no menu Modify e selecione Offset. Feito isso, defina a distância, que será um valor numérico positivo. Pressione Enter.

4. Selecione os objetos que serão copiados, um de cada vez, para produzir as cópias paralelas. Para selecionar essas cópias, clique sobre o objeto na área gráfica e arraste para o local marcado.

5. Para cortar as linhas que estão em excesso, clique no menu Modify e depois selecione Trim, que é uma ferramenta utilizada para cortar os objetos que estão seccionados entre si.

6. Serão definidas as espessuras das paredes, levando em consideração o material que será utilizado. Adote as paredes com 14 cm, utilizando o comando Offset com distância 0.14.

7. Todo encontro de paredes deve ser representado sem interseções, portanto, clique em Trim para cortá-las. Se necessário, utilize a ferramenta zoom para obter uma melhor visualização.

8. Defina a largura de 3.50 m para a sala social e de jantar, e 3 m para a cozinha. Em seguida, defina as larguras das paredes (0.14) que dividem a sala com a cozinha e os demais ambientes.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

18 a 30-REV.indd 19

19

31/10/2008 16:10:12

9. A largura da área de serviço deverá ser de 2 m, a partir da última linha da parede da casa. Utilize o comando Offset. As dimensões dos dormitórios deverão ter 3 m de largura.

10. Para não acumular linhas demais e atrapalhar a interpretação da imagem, corte os elementos que não pertencem ao desenho, utilizando o comando Trim, auxiliado pelo zoom.

11. Restaram duas linhas soltas no desenho. Quando isso ocorrer, você pode apagar as linhas em vez de cortá-las. Para isso, basta clicar sobre o objeto e apertar o comando Erase.

12. Defina a largura dos banheiros em 2 m, utilizando os comandos Offset e Trim. Aproveite e defina a largura dos quartos – 3.50 m – e a do corredor, 1.20 m.

13. Ajuste a configuração das linhas das paredes, apagando as linhas “soltas” com Trim e Erase. Depois, una as linhas dos espaços vazios clicando em Join, acessado a partir do menu Modify.

14. Com os mesmos comandos, defina o terceiro dormitório em 4 m de largura e de comprimento. Para visualizar todo o desenho, clique em Zoom Extents, no menu Tool zoom.

20

18 a 30-REV.indd 20

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:10:13

15. Crie a porta do dormitório suíte, utilizando os comandos Line, Offset e Trim. Faça uma linha auxiliar e, então, utilize o comando Offset para definir a espessura da parede (0.14).

16. Adote 10 cm para os vãos das portas, considerando que estes deverão ficar a 80 cm do vão livre de passagem mais a espessura dos batentes (0.05 cm), que muda de porta para porta.

17. Abra os vãos das janelas com o mesmo procedimento utilizado para as portas. Considere as janelas dos quartos, cozinha e salas com 1.80 m de largura e as janelas dos banheiros com 1.20 m.

18. As linhas auxiliares devem ser apagadas do desenho. Em seguida, afaste a primeira janela 1 m da parede da parte inferior. Usando Offset, defina a largura da janela em 1.80 m.

19. Para organizar o desenho, crie uma nova Layer, no menu Format, para cada novo elemento do desenho que você fizer, como paredes, janelas, portas ou outro qualquer.

20. Para deixar as linhas já desenhadas em um tipo de layer, selecione os objetos (pode ser por meio de clique ou por uma janela). Depois, clique em Toolbar Layer e marque a Layer que desejar.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

18 a 30-REV.indd 21

21

31/10/2008 16:10:14

21. Crie os batentes, utilizando o comando Rectangle, disponível no menu Draw. Para criar o retângulo, clique em um ponto e defina um canto oposto, a partir de uma coordenada cartesiana.

22. Para criar a folha da porta, realize o mesmo procedimento com o Rectangle, considerando a folha da porta com 80 cm de comprimento e 3 cm de espessura.

23. O próximo passo é criar o arco que indica a abertura da porta. Para isso, acesse o comando Arc, no menu Draw. Depois, na opção End, defina o ponto no qual termina o arco.

24. Neste passo, para que o arco seja concluído, indique seu ponto de centro. Para realizar essa tarefa, basta clicar no ponto de encontro entre o batente e a folha da porta.

25. Copie as portas para os demais ambientes, sem precisar redesenhar tudo. Utilize o comando Copy, no menu Modify. Selecione os objetos que serão copiados, clicando sobre eles.

26. Ainda com esse comando, defina o ponto de base a partir do qual o objeto será copiado. Depois, defina o ponto de destino para o qual o objeto será copiado.

22

18 a 30-REV.indd 22

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:10:15

27. Ajuste a posição das portas com o comando Move, do menu Modify. O procedimento é igual ao comando Copy, contudo, apenas desloque as portas de um ponto ao outro, sem copiá-las.

28. Alguns objetos devem estar na posição correta. Isso se resolve com o comando Rotate, no menu Modify. Depois, defina um ângulo de rotação do objeto, por exemplo, 30º, 45º etc.

29. Assim que as portas forem rotacionadas, alinhe-as com o comando Move, definindo o ponto de base sempre na parte do batente, a qual ficará encostada à parede.

30. Mesmo com o Rotate e o Move, alguns objetos podem não ficar alinhados como deveriam. Para isso, é possível adotar outros métodos para resolver essa situação, como o comando Mirror.

31. Solicita-se o primeiro ponto de espelho, que define a distância entre a cópia e o objeto original. Se definir no próprio objeto, não haverá distância entre eles.

32. Na seqüência, defina o segundo ponto de espelho, que indica a posição em que ficará a cópia espelhada. Para isso, é muito importante estar com a ferramenta Ortho (F8) ligada.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

18 a 30-REV.indd 23

23

31/10/2008 16:10:16

33. Clique na tela e o objeto que está sendo espelhado desaparecerá temporariamente da visualização. Caso deseje preservar o objeto original, basta digitar N para não apagá-lo.

34. Utilize o comando Zoom Extents para visualizar o desenho todo na tela. Em seguida, salve a imagem em uma pasta do computador, clicando em Save as, e nomeie-a como desejar.

35. Para criar as janelas nos ambientes, deixe a layer Janela como corrente. Depois, utilize o comando Line para fechar os vãos das aberturas, clicando nos Endpoints convenientes.

36. Utilize linhas e o comando Offset para criar os elementos internos que definem um desenho técnico. Utilize a distância do offset em 5 cm.

37. As salas ainda estão sem ligação com a cozinha e sem paredes de divisão entre elas. Utilize o procedimento de criação das janelas, com paredes de 2.50 m de comprimento.

38. Para definir a espessura da parede, utilize o comando Offset, com a espessura da parede em 0.07 m. Para fechar a extremidade, utilize o comando Line.

24

18 a 30-REV.indd 24

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:10:17

39. Vamos colocar textos indicando o nome de cada um dos ambientes. Para isso, utilize a ferramenta Mtext, do menu Draw, opção Text. Clique em Multline Text.

40. Crie uma caixa de texto, clicando em um canto do ambiente, e arraste o cursor definindo um box para escrita. Acerte a altura da fonte para poder digitar algo, depois digite o texto.

41. Assim que digitar e configurar o texto, clique em OK para confirmar a formatação. Agora, copie o texto para os demais ambientes. Para isso, utilize o comando Copy.

42. Por fim, para editar os textos distribuídos no desenho, clique duas vezes rapidamente sobre ele. Desse modo, a caixa de texto será aberta e permitirá a alteração das propriedades do texto.

■ Projetando um apartamento Criaremos neste tutorial a planta baixa de um apartamento, um imóvel compacto, de simples distribuição interna e com espaços pequenos. Desenharemos um apartamento com dois dormitórios, uma sala conjugada de jantar e estar (TV), um banheiro social, uma cozinha e uma área de serviço. Esse tipo de desenho é bastante simples. Utilizando poucos recursos do AutoCAD, é possível desenhar uma planta com detalhes de portas, janelas e sacada. Atualmente, o AutoCAD permite criar desenhos de uma maneira bastante produtiva. Aprender a utilizar o programa é algo bastante cativante, pois é possível colocar na tela do computador muitas idéias. Podemos colocar em prática toda aquela idéia de uma casa, apartamento, fazenda ou chácara que, um dia, observamos em uma revista ou na TV. É possível desenhar desde um croqui, ou seja, um esboço, até o desenvolvimento de uma planta humanizada ou a fachada artística do croqui elaborado. Vale lembrar que o desenvolvimento de um projeto não fica restrito apenas à planta baixa e envolve conhecimentos e cálculos avançados. Porém, para efeitos de aprendizado nas ferramentas do AutoCAD, o desenho de plantas simples é um excelente treino.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

18 a 30-REV.indd 25

25

31/10/2008 16:10:18

1. Acesse Draw > Line, para criar um dos dormitórios (dimensões horizontal de 3 m e vertical de 4 m). Clique com o botão esquerdo, leve o cursor até o lado em que irá criar a linha e pressione Enter. Para a linha ficar “reta”, ligue a ferramenta ORTHO (F8).

2. Defina as espessuras das paredes, utilizando o comando Offset, localizado no menu Modify. Para aplicar essa ferramenta, é preciso definir a distância das cópias (0.15 m), que será um valor numérico positivo. Pressione Enter.

3. Selecione o objeto que será copiado para produzir as cópias paralelas. Ela será definida ao clicar sobre a área gráfica, na qual a cópia será feita. Quando a medida for a mesma para as cópias, repita a operação quantas vezes forem necessárias.

4. Repita as operações para desenhar outro dormitório (horizontal – 4 m e vertical – 2.85 m). Parta do Endpoint – ferramenta que captura o ponto final de uma linha. Leve o cursor até o final da linha e clique quando aparecer um quadrado amarelo.

5. Use Line e Offset para desenhar o banheiro (horizontal – 2.90 m e vertical – 2 m), partindo o desenho por meio do Endpoint. Utilizando os comandos acima, desenhe salas (3.50 m – vertical e 7.15 m – horizontal). Feche o ambiente junto ao dormitório.

6. Use Line e Offset para desenhar a área de serviço (2.50 m de largura e 2 m de comprimento), a cozinha (3.85 m de comprimento) e o hall de entrada do apartamento (1 m de largura). Crie as linhas externas, utilizando Line, e defina áreas internas com Offset.

26

18 a 30-REV.indd 26

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:10:19

7. As linhas externas estão seccionadas, inconvenientes para um desenho. Para deixar as linhas seccionadas em uma única linha, acesse Modify > Join (comando utilizado para unir linhas que estão no mesmo alinhamento). Selecione-as e pressione Enter.

8. Os cantos das paredes também devem ser unidos, mas para linhas que não são alinhadas utilizamos o comando Fillet (menu Modify). Antes de selecionar os objetos, configure o raio de curvatura. Para cantos “retos”, utilize raio zero (opção Radius).

9. Para juntar os cantos, selecione os objetos, clicando próximo às extremidades das linhas. Caso a operação seja repetida várias vezes, acesse a opção Multiple, clicando com o botão direito do mouse, e selecione os objetos.

10. Todos os encontros das paredes devem ser livres. Para isso, acesse Modify > Trim. Para aplicar o comando, basta acessá-lo e pressionar Enter e, então, clicar sobre os objetos que deseja cortar.

11. Crie os vãos das portas. As portas não serão encostadas às paredes. Deixe-as 0.05 m afastadas das paredes. O vão da porta deve ser considerado 0.80 m do vão livre de passagem. Para criar as distâncias, utilize o comando Offset.

12. Prolongue as linhas geradas até a outra linha da parede. Para isso, acesse Modify > Extend. Para aplicar o comando, basta acessá-lo e pressionar Enter. Tecle sobre os objetos próximos ao Endpoint para prolongar o objeto.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

18 a 30-REV.indd 27

27

31/10/2008 16:10:20

13. Abra os vãos das portas, utilizando o comando Trim ou, ainda, aproveite o mesmo comando Extend. Para cortar utilizando esse comando, basta pressionar a tecla Shift e clicar sobre os objetos que deseja cortar.

14. Abra os vão das janelas. Vamos adotar todas as janelas centralizadas nos ambientes. Para isso, criaremos uma linha com o comando Line a partir do Midpoint, que é a ferramenta que captura o ponto médio de linhas e arcos.

15. Defina a largura da janela, utilizando Offset. Assim, as medidas para cada lado da linha no meio dos ambientes será a metade da largura total da janela (adote as seguintes medidas: dormitórios – 1.50 m, banheiro – 1 m e área de serviço – 1.90 m).

16. Use Trim para criar as aberturas das janelas. Restará um “pedacinho” de linha no meio dos vãos das janelas. Estes serão excluídos apenas se utilizarmos o comando Erase. Para apagar as linhas, clique sobre elas e pressione Delete.

17. Desenhe as janelas. Para isso, utilizaremos o comando Line. Ligaremos as linhas de Endpoint a Endpoint das linhas das paredes, preenchendo o espaço da abertura criado para gerar o vão das janelas nas paredes.

18. Aplique Offset para definir as linhas das janelas. Como é apenas representativo, não há necessidade de definir medida exata entre as linhas. Mas, para padronizar, adote a medida em 0.05 m, em linhas criadas de dentro do ambiente para fora.

28

18 a 30-REV.indd 28

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:10:21

19. Crie as portas dos ambientes. Para isso, desenhe linhas representando as folhas das portas e depois os arcos de aberturas. As portas do desenho indicam se elas serão abertas para dentro ou para fora. Criaremos uma porta com 0.80 m x 0.04 m.

20. Defina um arco, por meio do menu Draw > Arc. Para isso, vamos criá-lo sempre no sentido anti-horário, começando pelo Startpoint e acessando a opção End pelo botão direito do mouse. Finalize o comando com a opção End.

21. Agora, copie todas as portas do projeto, por meio do menu Modify > Copy. Selecione os objetos que serão copiados e pressione Enter. Em seguida, defina o ponto a partir do qual o objeto será copiado (Base Point).

22. Agora vamos colocar os objetos copiados nos ambientes em que haverá porta. Para fazer com que as portas sejam colocadas na posição correta, basta desligar o Ortho (F8) e clicar, na tela, no ponto em que deseja colocar os objetos copiados.

23. Deixe as portas na posição adequada. Utilize o comando Rotate, selecione o objeto, defina o ponto de base (Base Point), ligue o Ortho (F8) e mova o cursor para cima, para baixo, esquerda ou direita. Quando estiver posicionado, clique na tela.

24. Após rotacionar os objetos, vamos colocá-los cada um em sua posição, acessando o menu Modify > Move. O procedimento de execução é exatamente igual ao do comando Copy, porém apenas deslocando o objeto de um ponto a outro.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

18 a 30-REV.indd 29

29

31/10/2008 16:10:23

25. Crie a sacada no alinhamento das salas. Vamos defi nir a largura da sacada em 1 m. Para isso, podemos utilizar o comando Off set, a partir da linha externa do apartamento. Defi na a espessura da parede da sacada com 0.10 m.

26. Vamos projetar o alinhamento da sacada com o alinhamento das paredes das salas. Para isso, utilizaremos o comando Line, partindo do Endpoint da sala e passando pela linha de 1 m que criamos para defi nir a largura da sacada.

27. Utilize o comando Off set para defi nir a espessura da parede para dentro do ambiente. Em seguida, para defi nir os limites da sacada, utilize o comando Trim, aplicando a mesma técnica adotada para criar as paredes.

28. Utilize a técnica aplicada na criação das janelas para a abertura da porta da sacada. Utilize uma linha auxiliar a partir do Midpoint da linha interna da sala. Aplique Off set com a metade da distância da abertura da porta. Adote a abertura em 1.20 m.

29. Utilize Trim para cortar as linhas excedentes da porta. Criaremos uma porta de correr com duas folhas, uma abrindo para cima, outra para baixo. Desenhe com o comando Line, adotando as medidas de 0.60 m de largura e 0.04 m de espessura.

30. Para dar a impressão de que a porta é de correr, utilize Move. Como se trata de uma representação, utilize uma medida menor que a da folha da porta, como 0.30 m, por exemplo. Em seguida, utilize o Zoom Extensts e salve o desenho.

30

18 a 30-REV.indd 30

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:10:25

■ Projetando uma sala Neste passo-a-passo, utilizando a versão 2007 do AutoCAD, iremos desenvolver uma pequena sala comercial, contendo uma sala de atendimento, uma pequena copa e dois pequenos banheiros, trabalhando desde a configuração dos layers à colocação de portas e janelas em vistas planas. 1. O primeiro passo é configurar as layers que serão utilizadas no desenho. Para isso, acesse o comando Layer Properties Manager, no menu Format, opção Layer, ou pelo teclado, digitando LA seguido de Enter, ou ainda a partir do ícone da Toolbar Layers. Em seguida, clique no botão New e renomeie a layer em função de sua aplicação.

OBS.1: você pode configurar mais layers no decorrer do trabalho, executando a operação descrita acima quantas vezes forem necessárias. OBS.2: normalmente existem três modos de acesso aos comandos do AutoCAD. Uma delas é pelos menus, outra pelas toolbars e outra pelo teclado. 2. Deixe a ferramenta Ortho ligada para que sejam criadas linhas ortogonais, ou seja, linhas desenhadas na horizontal e na vertical, sem que haja a necessidade de utilizar coordenadas. A ferramenta Ortho é acionada a partir da tecla F8 ou do menu inferior presente no botão Ortho. Em ambos os casos surgirá em sua linha de comando o texto Ortho on ou Ortho off. Para que o comando seja executado com precisão, é preciso acionar a opção Ortho on.

3. Crie individualmente as linhas que irão representar as paredes, por meio do comando Line, que é a ferramenta utilizada para desenhar linhas. Para isso, acesse o comando Line, no menu Draw, opção Line, ou a partir do teclado, digitando L seguido de Enter. Como sugestão, podemos iniciar o desenho criando uma linha horizontal de 5 m. Para criar as linhas, especifique o primeiro ponto, que pode ser um clique aleatório na área gráfica. Em seguida, mova o

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31 a 38-REV.indd 31

31

31/10/2008 16:15:07

cursor para o lado em que a linha será criada. Digite o valor da medida da linha em metros. Por último, pressione Enter para validar a opção.

OBS.1: para este exemplo, utilizaremos a proporção de desenho de 1 un = 1 m (cada unidade do AutoCAD representará um metro). 4. Ainda no mesmo comando Line, crie uma linha vertical com tamanho de 5.50 m. Para isso, acesse o comando Line, no menu Draw, opção Line, ou pelo teclado, digitando L seguido de Enter. Sugerimos iniciar o desenho criando uma linha horizontal de 5 m. Para criar as linhas, a partir do ponto no qual ela está parada (o ponto final da linha anterior), mova o cursor para o lado em que a linha será criada. Depois, digite o valor da medida em metros e pressione Enter para validar a opção.

5. Ainda com o comando Line, repita as ações para criarmos as linhas restantes do retângulo, seguindo as mesmas dimensões de 5 m na horizontal e 5 m na vertical. Para criar as linhas, repita os procedimentos do passo 4. Após fechar a figura de um retângulo, finalize o comando, pressionando Esc ou Enter.

32

31 a 38-REV.indd 32

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:15:22

6. Agora criaremos as espessuras das paredes com o comando Offset, utilizado para fazer cópias paralelas de objetos existentes, seja uma linha, uma polyline, um arco, um círculo etc. Acesse o comando Offset, no menu Modify, opção Offset, ou a partir do teclado, digitando O seguido de Enter. Como sugestão, iremos considerar as espessuras das paredes em 0.15 m.

Ao acessar o comando Offset, você deverá informar o valor da distância entre as cópias, digitando um valor numérico positivo e diferente de zero. Em seguida, pressione Enter para validar a informação. 7. Ainda com o comando Offset, após configurar as distâncias, copie os objetos. Para isso, selecione o objeto que será copiado e, em seguida, clique na área gráfica e defina o lado para o qual será feita a cópia.

OBS.1: você perceberá que o objeto foi selecionado adequadamente quando ele ficar tracejado. OBS.2: todo comando do menu Modify necessita de um objeto existente para ser executado, pois só é possível modificar um objeto que já existe. 8. O próximo passo é unir as arestas das paredes externas. Para isso, acesse o comando Fillet, no menu Modify, opção Fillet, ou pelo teclado, digitando F seguido de Enter. Como faremos cantos vivos, iremos configurar o raio do Fillet igual a zero. Para configurar o raio, basta digitar, ainda executando o comando, a letra R. Em seguida, digite o valor Zero para o raio e pressione Enter para validar a informação. Depois de configurado o raio, basta selecionar o primeiro e o segundo objeto da concordância das duas linhas.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31 a 38-REV.indd 33

33

31/10/2008 16:15:23

OBS.1: caso você pretenda executar mais de uma vez o comando com o mesmo valor de concordância, defina a opção Multiple (M seguido de Enter), para repetir mais de uma vez o comando sem ter de finalizar e acessá-lo novamente. 9. Para criar os demais ambientes, acesse o comando Offset, no menu Modify > Offset, ou a partir do teclado, digitando O seguido de Enter. Como sugestão, vamos considerar os banheiros com 1.20 m (horizontal) de largura e 2,10 m (vertical) de comprimento. A espessura da parede será de 0.15 m. O procedimento para executar esse comando será realizada a partir do mesmo método utilizado para criar as espessuras das paredes. Execute os seguintes passos:

– Ao acessar o comando, você deverá informar o valor da distância entre as cópias, digitando um valor numérico positivo e diferente de zero e, pressionando Enter para validar a informação; – Selecione os objetos que serão copiados, um a um; – Clique na tela, definindo o lado em que a cópia será feita. OBS.1: Quando as medidas forem diferentes na seqüência da execução do comando, você deverá finalizar o comando para depois acessá-lo novamente e repetir os mesmo procedimentos, ajustando os novos valores das medidas. 10. Una as arestas das paredes externas e internas. Para isso, acesse o comando Fillet, no menu Modify, Fillet, ou pelo teclado, digitando F seguido de Enter. Como criaremos cantos vivos, iremos configurar o raio

34

31 a 38-REV.indd 34

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:15:23

do Fillet como igual a zero. Para configurar o raio, basta digitar (dentro do comando) a letra R e, em seguida, digitar o valor zero para o raio, pressionando Enter, para validar a informação. Quando acessar o comando, você deverá configurar o valor do raio, como descrito acima, e, em seguida, pressionar Enter para validar a informação. Depois, basta selecionar os objetos que serão trabalhados.

11. A partir desse momento, utilizaremos as ferramentas Offset para desenhar todos os demais ambientes. Como sugestão, iremos considerar entre o banheiro e a copa uma passagem de 1 m de largura e a medida que restar ficará para a copa.

12. Agora, cortaremos as linhas que não irão permanecer no desenho. Para isso, acesse o comando Trim, no menu Modify, opção Trim, ou pelo teclado, digitando TR seguido de Enter. Selecione os objetos que funcionarão como limites de corte. Nesse caso, como o desenho todo será o limite, pressione Enter e imediatamente o AutoCAD entenderá que toda interseção de objetos servirá de limites. Depois, clique nos objetos a serem cortados.

OBS.1: você deve utilizar o Zoom para ajustar a visualização do objeto. OBS.2: caso você erre ao selecionar, basta digitar U + Enter para desfazer a última ação.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31 a 38-REV.indd 35

35

31/10/2008 16:15:23

13. O próximo passo é abrir os vãos para as portas. Para isso, crie linhas auxiliares em todos os ambientes, executando o comando Line. Utilize o comando Offset para definir as aberturas, sugeridas aqui em 0.80 m. Para efetuar as aberturas das portas, utilize o comando Trim.

14. Agora iremos abrir os vãos para as janelas da mesma maneira como foi feita a abertura das portas. Crie linhas auxiliares em todos ambientes, executando o comando Line. Utilize o comando Offset para definir as aberturas, sugeridas aqui em 1.60 m para as janelas da sala e da copa e 0,80 m para as janelas do banheiro. Lembre-se de que as janelas normalmente ficam centralizadas às paredes, por isso utilizaremos as linhas auxiliares a partir do Midpoint das paredes em que elas se encontram e, por uma questão de lógica, o Offset deverá ser executado com a metade da distância para cada lado. Para efetuar as aberturas das janelas, utilizaremos o comando Trim.

36

31 a 38-REV.indd 36

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:15:24

OBS.1: as ferramentas Osnap (responsáveis pela precisão da seqüência dos pontos do desenho) devem sempre ser utilizadas na forma automática, deixando a opção Osnap On acionada pela tecla F3. OBS.2: às vezes sobram partes de linhas auxiliares no desenho – elas devem ser apagadas, pressionando Delete. 15. Crie as linhas das janelas utilizando o comando Line. Para que o desenho seja executado já com as configurações corretas, devemos deixar corrente a layer janela. Executamos o comando Offset para representar as janelas – nesse caso adotaremos para o Offset a distância de 0.05 m, mas isso pode variar em função da espessura da parede.

16. Criaremos, agora, com o comando Line, linhas para representar as portas, desenhando uma figura retangular representando a folha da porta. As portas ficarão com a mesma largura dos vãos, ou seja, 0.80 m, e a espessura da folha será 0.04 m. Criaremos as folhas das portas na posição correta. Para isso, execute a ferramenta mais simples do AutoCAD, o comando Line, como linha auxiliar, que deverá ser apagada ao término da ação. Para que o desenho já seja executado com as configurações corretas, devemos deixar corrente a layer porta.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31 a 38-REV.indd 37

37

31/10/2008 16:15:25

17. Agora serão criadas as representações das aberturas das portas. Para isso, acesse o comando Arc, no menu Draw, opção Arc, ou pelo teclado, digitando A seguido de Enter. Para criar as linhas, especifique o primeiro ponto a partir do qual o arco será criado, clicando em um ponto conhecido, seja na porta ou na parede. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na área gráfica e, no menu que surge, escolha a opção END, definindo o ponto final do arco. Por fim, clique com o cursor no ponto que será o centro do arco.

OBS.1: Todo arco é criado no sentido anti-horário, se isso não for seguido, o arco será posicionado de forma não adequada em seu desenho. 18. Depois de deixar o desenho pronto, devemos usar o comando Save As para poder guardar o arquivo em um diretório conhecido.

Revisão dos comandos utilizados - Layer: ferramenta de configuração utilizada para organizar os elementos do desenho; - Line: utilizado para criar linhas; - Arc: comando utilizado para criar arcos no sentido anti-horário; - Offset: ferramenta utilizada para criar cópias paralelas de objetos; - Trim: utilizado para cortar objetos entre limites; - Fillet: comando utilizado para criar cantos arredondados ou cantos vivos.

38

31 a 38-REV.indd 38

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:15:26

■ Construir e editar Que o CAD é uma extraordinária ferramenta de desenho arquitetônico, todo o mundo sabe. Mas o fato de que com o software é possível sobrepor pavimentos, criando uma casa de dois andares, é uma coisa que muitas vezes passa despercebido. O AutoCAD pode fazer isso porque possui diversas ferramentas para a criação de planos, camadas verticais e horizontais, que podem ser aplicadas a retângulos ou quadrados de modo a criar pisos, paredes e muros, dentre outros elementos comuns a uma casa assobradada ou de dois pavimentos. Vale salientar, também, que falamos aqui de dois pavimentos por ser esse o objetivo desta matéria e por ser a aplicação mais comum a essas ferramentas. Nada impede, contudo, que se projete uma casa, prédio ou estabelecimento comercial com mais de dois andares – o programa possui todas as ferramentas necessárias para que essa “expansão” de um projeto arquitetônico seja realizada sem problemas.

Alguns cuidados Para a execução correta deste tutorial, é necessário obedecer a algumas regras que não têm, necessariamente, a ver com AutoCAD, mas que ajudarão muito na tentativa de criar um modelo de residência profissional. a. Meça o terreno no qual a casa pretensamente será construída. A superfície do projeto não deve ultrapassar a superfície real do terreno e nem ser desproporcional, na forma de desvãos ou sobras; b. Anote as informações referentes ao material necessário à construção de cada cômodo, com a ajuda de um mestre de obras e de pedreiros. Essas informações podem ser inseridas, no decorrer do projeto, na biblioteca de materiais, tornando o projeto mais organizado e profissional; c. Lembre-se de que as alturas das paredes internas de cada andar devem ser medidas separadamente, indo do piso do mesmo andar até o teto. A altura total de uma parede ou face só é utilizada quando se mede a parte externa do prédio.

1. Abra uma folha de desenho nova. Em seguida, divida o espaço em dois, indo até o menu View > Viewports > 2 Viewports. Ao ser questionado sobre a direção, clique em Vertical.

2. Crie o espaço das salas. No terminal, digite limits. Na interface, pressione Enter para manter as coordenadas-padrão à esquerda, digite 20000,20000 e pressione Enter para as coordenadas à direita.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

39 a 44-REV.indd 39

39

31/10/2008 16:18:18

3. Execute o comando units, no terminal. Com esta ação, surgirá uma janela. Vá até a seção Lenght (Comprimento) e selecione, no menu Precision, a opção 0,0.

4. Repita o procedimento com a aba Precision, localizada na seção Angle. Em seguida, na seção Insertion scale (Insira escala), selecione no menu a opção Meters (Metros). Clique em OK.

5. Vá ao menu View > Zoom, All, para visualizar a folha de desenho. Acesse Format > Layer. Surgirá então a janela Layer Properties Manager, na qual vamos “fazer” nossas paredes.

6. Utilize a combinação de teclas Alt + N para criar uma nova layer. Dê a ela o nome de Paredes. Clique no quadrado da coluna Color correspondente à layer. Surgirá uma paleta de cores.

7. Escolha uma cor clara e clique em OK. Repita o processo de criação de duas novas layers, nomeandoas de Teto e Assoalho. Atribua cores mais escuras do que às das paredes.

8. Para desenhar o assoalho, clique em Polyline, ou digite, no terminal, pline e utilize e, respectivamente, os valores 7000,0 / 0,4000 -2000,0 / 0,4000 / -5000,0. Digite c para finalizar.

40

39 a 44-REV.indd 40

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:18:34

9. Clique em Rectangle, ou digite, no terminal, rectang. Posicione o ponto em forma de cruz na parte superior do piso e digite end. Na outra extremidade do piso, digite o valor 4000, -4000.

10. Para desenhar as paredes, digite box no terminal. Em seguida, digite o comando end, selecione a maior área que puder com o mouse e digite 300,3900,3000.

11. Repita o processo por três vezes, inserindo no terminal as coordenadas 7000,-300,3000 (primeira vez), -300,8000,3000 (segunda vez) e 5000,300,3000 (terceira vez).

12. Execute o comando box. Selecione a área menor da metade direita. Repita esse procedimento por três vezes, utilizando as coordenadas 4000,300,3000 (1), 300,-4000,3000 (2), 1900,-300,3000 (3).

13. Repita o processo mais duas vezes, utilizando as medidas 100,4000,3000 e 2200,-100,3000. Selecione toda a área e digite, no terminal, o comando union. Diminua o zoom.

14. Criamos um polígono complexo e terminamos, por ora, o trabalho com as paredes. Vá ao menu Format > Layer e clique sobre a lâmpada ao lado da layer Paredes para desabilitá-la.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

39 a 44-REV.indd 41

41

31/10/2008 16:18:35

15. Habilite a layer Assoalho e clique em Apply > OK. Digite extrude no terminal. Selecione cada uma das figuras ativas e, em seguida, digite o valor -100.

16. Agora vamos criar o teto. No terminal, digite o comando copy e selecione todo o objeto que criamos até agora (o primeiro andar). De volta ao terminal, digite o valor 0,0,3100.

17. Clique sobre o botão Properties para ter acesso ao menu de propriedades de um objeto – no caso, nosso andar duplicado. Na sessão General, selecione Teto, na linha Layer.

18. Acesse Format > Layers. Desabilite as layers Assoalho e Telhado e ative Paredes. Clique em Apply > OK. Com o comando box, crie uma caixa de 1200x600x2100 a sudoeste do desenho.

19. Com a ferramenta box, crie uma caixa de 600x1200x2100 e coloque-a na separação entre os espaços, à direita do andar. Com o comando copy, copie e posicione a cópia a leste do andar.

20. Digite, no terminal, subtract e posicione o mouse sobre o box alocado na abertura da parede a leste. Repita o mesmo procedimento em cada uma das faces do andar, separadamente.

42

39 a 44-REV.indd 42

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:18:36

21. Clique em Draw > Insert Block. Em seguida, clique em File e altere o diretório para Arquivos de Programas/Autodesk/Sample. Selecione Blocks and Tables – Metric.

22. Clique em Open. Na janela Insert, que será aberta em seguida, vá à sessão Rotation > Angle e digite o valor 90. Posicione a mesa no centro da área maior, que será a nossa sala.

23. Para aplicar os materiais à nossa construção, digite rmat, no terminal. Surgirá, à esquerda, a barra Available Materials in Drawing, utilizada para aplicar materiais ao projeto.

24. Vá até a seção Template e clique em Realistic. Em seguida, vá até Diffuse e escolha a cor azul. Para aplicar a textura, clique no ícone Apply Material to objects.

25. O cursor se transformará em um pincel, o qual deverá ser posicionado sobre o objeto para aplicar o material. Vários objetos podem ser selecionados ao mesmo tempo, mantendo pressionada a tecla Ctrl.

26. Ao encontrar problemas para aplicar os materiais, desabilite as layers em Format > Layers. Ao abrir a janela, note que várias layers foram acrescentadas de maneira automática.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

39 a 44-REV.indd 43

43

31/10/2008 16:18:36

27. Clique em Apply > OK. Aplique os materiais que desejar. Para habilitar as layers novamente, volte à janela, pressione as teclas CTRL + A e clique sobre uma layer. Todas serão reabilitadas.

28. Para dar luz ao ambiente, digite light, no terminal. Clique em Yes e selecione o local do qual você deseja que a luz venha (uma janela, por exemplo). No menu suspenso, clique em point.

29. No menu suspenso, clique em Name e dê o nome p1 à luz. Defina a intensidade como 1000. Clique em modify e digite .xy. Habilite as sombras, clicando em Shadow > ON. Clique em Exit.

30. Crie a perspectiva de andar. Para isso, no terminal, digite dview, selecionando, em seguida, as paredes da casa. Pressione Enter ao concluir a seleção. Digite po, .xy. 1500, .xy, 1700.

31. Para renderizar a casa ou uma parte dela, acesse o terminal e digite render. Para renderizar apenas as paredes, selecione-as antes na janela Layer e só então utilize o comando render.

32. Nossa casa já está pronta. Ou ao menos uma versão básica dela. É claro que muitas outras coisas podem ser feitas, como a inserção de móveis, rede elétrica e hidráulica etc.

44

39 a 44-REV.indd 44

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:18:37

■ Montagem de objetos O AutoCAD é uma ferramenta altamente utilizada para criação de diferentes objetos, tanto pela precisão como pela possibilidade de criação de formas geométricas diversas. O que realmente faz diferença é a união da criatividade do designer com todas as opções e funções disponibilizadas pelo software. Neste tutorial, você verificará como a criação de uma mesa é bastante simples; para isso serão aplicadas as principais ferramentas utilizadas para a criação de móveis, como linhas, arcos, círculos e polígonos com lados iguais. Essas ferramentas serão de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer outro trabalho. Como este é um tipo de desenho voltado para o campo da arquitetura, o projeto será todo desenvolvido em centímetros. Você desenhará uma mesa de jantar, para comportar duas pessoas, com as seguintes medidas: 120 cm de comprimento (120 cm é igual a 1.20 m) por 80 cm de largura (80 cm é igual a 0.80 m). O apoio da mesa será dado por dois pés com detalhes que serão construídos. A altura total da mesa, ou melhor, da parte de cima do tampo (onde os objetos são colocados) até o chão, terá 90 cm. Todos os demais detalhes que forem criados são itens opcionais e acessórios, pois o que deve ser respeitado é a altura da mesa, que não deve ser muito alta ou muito baixa – o que pode provocar desconforto às pessoas que utilizarem o móvel constantemente.

1. Crie o tampo da mesa com as medidas 120 cm de comprimento por 80 cm de largura. Para realizar esta função, utilize o comando Rectangle do menu Draw.

2. Clique em um ponto qualquer para definir o início do retângulo e, automaticamente, o AutoCAD solicitará que se especifique o canto oposto desta figura.

3. Utilize o Zoom, rolando o scroll do mouse para a frente ou para trás, a fim de aproximar ou afastar a imagem. Para arrastá-la, acione o comando Pan na barra superior.

4. Arredonde os cantos da mesa por meio de Modify > Fillet. Antes de aplicar o comando, configure o raio do canto.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 45

45

31/10/2008 17:14:25

5. Para configurar o raio do canto com 5 cm, escolha a opção Radius. A seguir, clique sobre cada um dos objetos para aplicar a configuração utilizada.

6. Para facilitar o desenvolvimento do projeto, alinhe todos os desenhos. Faça isso com a ferramenta Object Snap Tracking, ativando-a com a tecla F11.

7. Com o comando Line, crie a primeira vista frontal da mesa, definindo 120 cm de comprimento e 2 cm de espessura. Digite a distância e pressione Enter.

8. Utilize o comando Osnap From, por meio do atalho Line + Ctrl, e crie o pé da mesa com 88 cm, deixando-o 10 cm distante da borda.

9. Para validar o que foi feito, é necessário clicar no endpoint da borda inferior do tampo e definir a distância por meio de coordenadas. Neste caso, defina-a com 88 cm.

10. Para facilitar o trabalho, clique em Modify > Mirror. Com ele, é possível espelhar um objeto previamente criado.

46

45 a 58-REV.indd 46

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:42

11. Agora, defina o primeiro ponto de espelho, entendendo que ele define a distância entre um objeto e outro. Utilize o ponto de espelho no midpoint.

12. Após definir a posição final do objeto, este não será visualizado. Se quiser apagá-lo, pressione a tecla Y, caso contrário, basta teclar Enter.

13. Clique em Tools > Inquiry > Distance para criar um travamento na parte inferior do pé da mesa. Observe que a distância é de 96 cm.

14. Posicione este travamento a 45 cm do chão. Para isso, acesse o comando Line e Osnap From. Este travamento terá uma largura de 10 cm abaixo da linha criada.

15. Gere a vista lateral esquerda a partir da vista frontal. Seguindo o conceito anterior, aplique o comando Line com a ferramenta Object Snap Tracking.

16. Para criar o pé da mesa, aplique o conceito da linha auxiliar partindo do midpoint da linha inferior do tampo. Vale lembrar que essa linha terá 88 cm.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 47

47

31/10/2008 17:14:44

17. Considerando que o pé da mesa possua 20 cm de largura, use o comando Offset e utilize a metade do valor da largura do pé da mesa para a distância.

18. Agora, usando o comando Line, crie alguns detalhes, prolongue a base dos pés da mesa para 10 cm de cada lado, com 5 cm de altura.

19. Para fechar a parte inferior do pé da mesa, utilize a função Join do menu Modify. Este comando une as linha que estão no mesmo alinhamento, tornandoas um único objeto.

20. Acesse o menu Modify > Chamfer para manter o pé da mesa com prolongamentos unidos por um objeto em forma de cunha. Dessa maneira, os cantos ficarão chanfrados.

21. Antes do chanfro, configure as distâncias dos objetos com 5 cm entre si. Aplique esse recurso nos dois lados do pé da mesa utilizando a opção Multiple, presente no menu Short Cut Menu.

22. Crie detalhes no pé da mesa, com círculos e elipses. O círculo deve estar com raio de 7 cm, localizado a 20 cm do chão. Faça esta função com o comando Circle do menu Draw.

48

45 a 58-REV.indd 48

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:45

23. Informe o raio do círculo, digitando o valor numérico e clicando em Enter. Se necessário, defina o diâmetro pelo menu Short Cut Menu > Diameter.

24. Deixe este círculo 20 cm acima do piso. Para isso, utilize o comando Move, acessado pelo menu Modify. Sselecione os objetos, no caso, o círculo, clicando nele.

25. Com o círculo selecionado, especifique um ponto de partida, definindo por onde o objeto será movido. Este ponto de base pode ser selecionado em qualquer local da tela.

26. Depois que o ponto de base foi definido, selecione o ponto em que o objeto deverá ser colocado. Para isso, deixe a ferramenta Ortho (F8) acionada e digite o valor do deslocamento.

27. Crie um polígono com seis lados iguais e 20 cm acima do círculo usando o comando Polygon. Depois, arraste-o para o lugar correto, pois este será criado fora da mesa.

28. Defina a quantidade de lados do polígono digitando o número correspondente, ou seja, 6, e pressione Enter. Depois, clique em qualquer lugar da área gráfica e defina o centro do polígono.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 49

49

31/10/2008 17:14:46

29. Agora, defina se este polígono será inscrito, com arestas tangenciando o círculo, ou circunscrito, com suas faces tangenciando o círculo. No caso do desenho, será inscrito.

30. Depois que o polígono está definido, em relação ao número de lados, basta definir o raio que o polígono ocupará. Para isso, digite o valor numérico do polígono e tecle Enter.

31. Posicione o polígono a 20 cm do círculo. Basta criar uma linha de referência com o comando Line, partindo do quadrante superior, e capturar esse ponto com a opção Osnap Quadrant.

32. Insira o polígono no lugar adequado usando o comando Move. Depois, é necessário delimitar o ponto de base do polígono. Defina esse ponto na face horizontal inferior do polígono.

33. Posicione o objeto no endpoint da linha auxiliar superior. Identifique os pontos de base e de destino para o perfeito encaixe entre dois (ou mais) objetos.

34. É importante mostrar as linhas que representam os objetos ocultos – estas são tracejadas. Para importá-las, utilize a Toolbar Properties > By Layer e, por fim, Other.

50

45 a 58-REV.indd 50

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:47

35. Uma caixa chamada Linetype Manager se abrirá. Nela, importe os tipos de linhas clicando no botão Load. Para trabalhar com linhas tracejadas, importe o tipo de linha Hidden.

36. Crie a linha juntamente com o pé da vista frontal e termine-a na parte inferior do tampo, com a opção Osnap Perpendicular, segurando a tecla Ctrl. Selecione Perpendicular.

37. Desenhe uma linha auxiliar no midpoint da lateral do tampo, como realizado anteriormente. Limite o tamanho dos pés com o comando Offset, com distância de 20 cm.

38. Utilize o comando Trim para ajustar o desenho, cortando os excessos das linhas tracejadas. Apague também a auxiliar, pois esta foi criada para facilitar a elaboração dos pés.

39. Todas as vistas devem ter as projeções tracejadas. Para isso, utilize o comando Line associado ao Object Snap Tracking, que já está ativado no desenho. Veja a imagem.

40. Para criar a projeção do travamento na vista lateral, realize o procedimento usado para criar a projeção do pé no tampo. Crie uma linha auxiliar no midpoint.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 51

51

31/10/2008 17:14:48

41. Utilize a opção Offset com a metade da largura do travamento para cada lado. Adote o comando Offset com a distância em 1cm. Corte as linhas excedentes com o comando Trim.

42. Para concluir sua imagem, apague as linhas extras utilizando o comando Erase. Depois, salve o desenho em uma pasta utilizando o comando Save As.

■ Criando uma placa de fixação Inicialmente, o AutoCAD foi desenvolvido para trabalhar como uma prancheta, porém eletrônica. A idéia de criação de desenhos técnicos no computador veio da necessidade de otimizar e agilizar o desenvolvimento e a manutenção do projeto. Com a evolução das versões do software, houve grandes mudanças em relação aos conceitos de trabalho, melhorias nas ferramentas e uma explosão de usuários se rendendo ao poderio dessa ferramenta. Os setores mais favorecidos com o grande desempenho e melhorias do programa foram os de metal, metalúrgico e mecânico, pois trabalham com precisões milimétricas. Não podemos excluir as demais áreas da engenharia, pois todas elas são favorecidas com a evolução, o que leva a um menor tempo gasto em estudos de viabilidade técnica. Neste tutorial, você desenvolverá um desenho em forma circular com outros elementos distribuídos igualmente por todo o perímetro do círculo, procedimento que no AutoCAD fica extremamente simples, mas que na prancheta exige certa cautela com cálculos de ângulos para distribuição. Vale ressaltar que apesar de toda facilidade oferecida pelo software, esta ferramenta apenas se torna prática com dedicação, estudo e muito treino. Todas as ferramentas do programa são sistemáticas, e você deve obedecer à seqüência exata para plena execução, por isso deve estar atento aos dados contidos nas linhas de comandos, onde todas as informações, instruções e solicitações são exibidas pelo AutoCAD. Comece este tutorial ajustando essas linhas de comando para facilitar o trabalho e proporcionar uma interatividade saudável e prática entre máquina e usuário.

1. O AutoCAD exibe duas linhas de comando. Para visualizá-las adequadamente, deixe três linhas visíveis. Clique e segure na divisão entre as linhas de comando e a área gráfica e arraste para cima.

52

45 a 58-REV.indd 52

2. Inicie o desenho construindo um círculo por meio do comando Circle, acessado pelo menu Draw ou em Toolbar Draw. Defina o centro do círculo clicando em um ponto da área gráfica.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:49

3. Crie uma placa com 150 mm de diâmetro. Clique com o botão direito do mouse sobre a área gráfica para exibir o Shortcut e escolha o item Diameter. Digite o valor desejado e pressione Enter.

4. Com o cursor no objeto, utilize a função Zoom para aproximar a imagem. Crie um círculo de 85 mm de diâmetro concêntrico ao primeiro. Capture o ponto com a função Osnap Center.

5. Crie “furos” quadrados com lados de 8 mm, distribuídos num diâmetro de 60 mm. Para isso, crie um círculo com diâmetro 60 mm, com procedimento idêntico ao anterior.

6. Os furos serão centralizados nesse círculo. Crie um quadrado com a função Rectangle, no menu Draw. Clique no primeiro ponto na área gráfica e defina as coordenadas do canto oposto.

7. Crie uma linha diagonal no quadrado com a função Line e mova-a com o comando Move, do menu Modify. Clique sobre o objeto para definir o ponto por onde ele será movido.

8. Distribua o quadrado pelo perímetro do círculo utilizando o comando Array, no menu Modify. Esse item permite fazer cópias no sentido radial dos objetos existentes no item Polar Array.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 53

53

31/10/2008 17:14:50

9. A configuração do Array não depende da ordem dos passos, contudo, você pode definir uma seqüência: selecione o objeto, clique em Select objects e, a seguir, sobre o quadrado.

10. Após selecionar o objeto, delimite seu centro de distribuição. Para isso, basta clicar no ícone Pick Center Point, ao lado dos espaços para os valores de X e Y.

11. No campo Total number of items, indique o número de itens a serem distribuídos no círculo. Para distribuí-los por todo o perímetro, insira, no campo Angle to fill, o valor de 360.

12. Visualize a distribuição dos objetos no botão Preview. Ao clicar, uma caixa de diálogo exibirá três opções: Accept para confirmar; Modify para voltar; e Cancel para desfazer.

13. As linhas de referência não pertencem ao desenho, portanto você deve apagá-las selecionando os objetos e pressionando Delete, ou por meio do menu comando Modify > Erase.

14. Crie um círculo com raio 60 mm, também concêntrico, e cinco furos com raio 4 mm. Utilize os mesmos conceitos dos passos anteriores. Digite o valor do raio e pressione Enter.

54

45 a 58-REV.indd 54

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:52

15. Depois de localizar os furos, use a função Array para distribuí-los. Defina que o ângulo entre eles será de 40º. Selecione a opção Total number of items & angle between items.

16. Configure o Array e selecione a peça em Select objects. Defina o centro em Pick Center Point, os furos em Total Number of Items; o ângulo em Angle Between Items.

17. Confira a distribuição dos objetos clicando em Preview. Se a distribuição não for a ideal, clique em Modify. Altere o ângulo entre os itens para 22.5º e o número de objetos para nove.

18. Salve o desenho em outro formato muito usado: DXF. O AutoCAD usa o padrão DWG, mas basta mudar o tipo de extensão que deseja utilizar. É comum usar versões anteriores à atual.

■ Objetos complexos Uma das tarefas mais utilizadas pelos modeladores em CAD na área de arquitetura é, certamente, a construção de esquadrias (portas, janelas e afins). Ao se deparar com uma janela, por exemplo, você pode se perguntar: qual a melhor maneira de se fazer isso? Que comando utilizar para fazer aquilo? Essas perguntas se solucionam automaticamente com o tempo, por meio da aquisição natural de um “método de trabalho”. Variar tarefas faz com que se adquira experiência e reduz dúvidas na hora de modelar um objeto. Mas como não dispomos de tempo para realizar testes, recorremos aos tutoriais. O tutorial é uma forma de obtermos a solução de um problema, termos contato com outros métodos e ampliarmos nossos conhecimentos. Este passo-a-passo foi desenvolvido para o iniciante na arte de modelagem em 3D, pois, além de conter informações detalhadas sobre comandos mais básicos – e outros não tão básicos assim –, ensina a realizar a modelagem de uma janela veneziana de quatro folhas. No início, desenham-se formas 2D, utilizando entrada de coordenadas; depois, transformam-se essas formas em sólidos ou malhas. Usando comandos simples como Move, Copy e Mirror, executa-se a montagem do objeto final. As medidas estão em metros e os comandos são utilizados pelo teclado via atalho, e não pelos menus ou ícones.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 55

55

31/10/2008 17:14:53

1. Digite REC para acionar o comando Rectang, e pressione Enter. Clique em um ponto qualquer na tela para fixar o primeiro canto do retângulo. Digite @2,1 e confirme com Enter. O retângulo principal está pronto. Talvez seja preciso aumentar o Zoom para encaixá-lo na tela. Emita o comando Zoom (basta digitá-lo e teclar Enter), digite E e confirme.

2. Para criar um retângulo interno, digite O (Enter) 0.035 (Enter). Essa parte executa o comando Off-set e determina a distância. Clique sobre o retângulo para selecioná-lo, como apresentado na figura acima, e depois clique em um ponto qualquer dentro do retângulo para indicar o lado que será gerado o off set.

3. Digite REC e confirme. Clique no canto indicado pela marca verde e digite @0.5,0.93 (Enter). Digite O (Enter), 0.025 (Enter) para executar o offset e determinar a distância. Clique no retângulo (ponto verde no item 1) para selecioná-lo, e depois clique em um ponto dentro dele, indicando o lado interno.

4. Crie a veneziana. Execute o comando Pline. Clique em um ponto qualquer e digite @.015,-.055 (Enter) @-.015,0 (Enter). Tecle Enter novamente para encerrar o comando.Veja, na imagem, a imagem se formando na medida em que os comandos são aplicados.

5. Digite AR para o comando Array. No quadro altere o valor de Rows para 16, Columns = 1, Row offset = 0.055 e Column offset = 0. Clique no botão Select objetcs. Clique sobre a polilinha e pressione Enter. A tela voltará, então, pressione OK.

6. Digite PE para acessar o comando Pedit. Clique sobre a primeira polilinha. Digite J para acessar o Join e selecione todas as polilinhas criadas para a veneziana. Tecle Enter para finalizar a seleção e novamente Enter para encerrar o comando.

56

45 a 58-REV.indd 56

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:54

7. Crie uma linha de construção para a geração da malha que formará a ondulação da veneziana. Para isso, podemos utilizar o comando Line. Digite L (Enter). Clique na ponta superior da ondulação da veneziana e digite @.45,0 (Enter). Essa linha criada será utilizada mais adiante como vetor de direção.

8. No menu View > 3D views, selecione SW Isometric. A imagem mudará para uma vista isométrica, por meio da qual será mais fácil visualizar as alterações daqui por diante, tanto na sua tela quanto nas imagens deste tutorial.

9. Para dar volume ao batente mais externo, execute Ext para o comando Extrude. Selecione os retângulos externos (como mostrado em 1) e confirme. Digite 0.15 para a altura de extrusão e confirme. Mantenha 0 para ângulo de extrusão e pressione Enter.

10. Digite Hide e confirme. Este comando ocultará as linhas que normalmente estariam atrás das faces dos objetos sólidos. Observe que existe um sólido dentro do outro de maneira que devemos executar uma subtração de sólidos. Digite RE para executar o Regen e sair do modo Hide.

11. Digite SU para executar o comando Subtract e tecle Enter. Selecione o sólido mais externo (como em 1) e confirme. Selecione o sólido interno indicado em 2 e confirme e a subtração terá sido realizada. Digite HIDE para verificar.

12. Repita os passos 10 e 11 para o batente interno. No entanto, utilize 0.025 de extrusão. Digite MOVE para mover o objeto. Selecione-o e pressione Enter. Como ponto-base, escolha o midpoint 2. Para o ponto de deslocamento escolha o midpoint 3.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

45 a 58-REV.indd 57

57

31/10/2008 17:14:54

13. Para gerar as paletas das venezianas, rotacione a polilinha referente às paletas. Digite ROTATE3D e confirme. Selecione a polilinha da veneziana e confirme. Dois pontos devem ser selecionados para definir o eixo de rotação da peça. Então, selecione o endpoint e, em seguida, o endpoint 2. Digite 90 para informar o ângulo de rotação e confirme.

14. Emita o comando Tabsurf. Clique nas polilinhas das palhetas (marca verde) e depois sobre a linha que indica o vetor de direção (marca vermelha). A ondulação da veneziana será gerada. Confira na imagem o resultado obtido. Agora será necessário encaixar a ondulação em seu lugar, ou seja, na janela que já foi criada.

15. Digite MOVE e pressione Enter. Selecione a veneziana e confirme. Para o ponto-base, escolha midpoint 1, e para o ponto de deslocamento selecione, no batente interno, o midpoint 2. Digite ZOOM e pressione Enter, e depois E, seguido de Enter. As linhas em vermelho (3) podem ser apagadas. Selecione-as e pressione Delete.

16. Copie a “folha” da veneziana. Emita o comando Copy, selecione-a (marcas em vermelho na região 1) e confirme. Para o ponto-base, selecione midpoint da folha (marca verde, indicada em 1), e o endpoint no canto da folha (marca verde, indicada em 2).

17. Faça o espelhamento das duas folhas. Digite MI para executar o comando Mirror e tecle Enter. Selecione todos os objetos constantes nas duas folhas e confirme. Selecione os midpoints 1 e 2. Em seguida, Digite Y e confirme.

18. Digite ROTATE3D e confirme. Selecione o canto da janela (ponto A, indicado em 1), outro canto da janela (ponto B, indicado em 1), digite 90 e pressione Enter. Está terminada a janela. Para visualizá-la melhor, execute o comando Hide.

58

45 a 58-REV.indd 58

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:14:55

■ Cortes a partir de desenho em 2D O corte, ou seção, a partir do desenho em vista plana (planta) é um elemento que serve para exibir detalhes construtivos, executivos ou de montagem e não fica claro no desenho visto em planta. Sua principal função é mostrar detalhes internos, seqüências de montagem e composições de componentes, dentre outras finalidades de peças mecânicas, ou, ainda, alturas de paredes, portas, janelas, laje, escada etc. Para desenvolver o corte de uma seção é necessário que o usuário entenda sobre o que está desenhando. O corte não é um elemento do desenho que possa ser desenvolvido simplesmente seguindo o alinhamento das linhas das plantas. Na verdade, para desenvolvê-lo, é muito importante ter em mãos todos os detalhes do projeto, pois ele definirá critérios técnicos para execução de uma determinada edificação, ou então o tipo de ferramentas que serão utilizadas no processo de fabricação de uma peça mecânica. O AutoCAD não executa automaticamente cortes e vistas a partir da planta baixa em 2D. Para isso, é preciso utilizar os recursos de trabalho que o AutoCAD disponibiliza, tais como os do menu Draw, no qual encontramos todas as ferramentas para criar linhas, arcos, círculos etc., e os do menu Modify, que disponibiliza todos os meios para editar, alterar e modificar os elementos do desenho. Neste passo-a-passo desenvolveremos o corte de uma pequena edificação, exibindo os detalhes internos. Serão utilizados os comandos dos menus Format, Draw e Modify.

Dicas • Os cortes deverão ser indicados na planta baixa do projeto arquitetônico ou nas vistas das peças mecânicas, sempre na posição em que houver maior número de informações a serem evidenciadas. • É muito importante criar uma layer exclusiva para indicar as linhas de corte, para que ele se torne um elemento diferenciado dos demais. • Para criar as linhas horizontais e verticais, é necessário deixar a ferramenta Ortho ligada, teclando F8. • Serão utilizados os comandos Line, Offset, Trim, Erase e Layer. 1. Configure as layers que serão utilizadas, acessando o comando Layer Properties Manager do menu Format, opção Layer, ou a partir do teclado, digitando LA seguido de Enter. Clique sobre o botão New e crie a layer para diferenciar a linha de corte. A linha, por ser representativa, não deve ser construída com linha contínua, sendo necessário importar um novo tipo de linha específico para ela. Normalmente, para representar a linha de corte utiliza-se Center (traço grande e traço pequeno). Para importar a linha Center, devemos digitar Linetype e pressionar Enter, clicar no botão Load e procurar na lista o nome do tipo de linha. Clique em OK e mude o tipo de linha para Center.

2 . Ajuste o espaçamento da linha de centro, alterando o valor do Linetype Scale. Para acessar esse coman-

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

59 a 69-REV.indd 59

59

31/10/2008 16:38:49

do, você pode digitar LTS, pressionando Enter em seguida, e mudar o valor numérico para 0.025, 0.25 ou 2.5, conforme sua preferência, lembrando que esse valor deve ser numérico, positivo e diferente de zero.

3. Crie a linha que irá representar a linha e o sentido do corte, utilizando o comando Line, no menu Draw, opção Line, ou pelo teclado, digitando L seguido de Enter. Especifique o primeiro ponto da linha – pode ser um clique aleatório na área gráfica.

4. Mova o cursor para o lado em que a linha será criada e certifique-se de que a ferramenta Ortho esteja ligada para garantir que a linha seja criada na horizontal ou na vertical.

60

59 a 69-REV.indd 60

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:39:05

5. Digite o valor da medida da linha em metros, lembrando que o valor numérico deve ser positivo e, se for um número decimal, a separação dos decimais deve ser feita com ponto, e não vírgula. Para finalizar a execução da linha, basta teclar Enter.

6. Vamos copiar a parte do desenho que irá servir de referência para desenvolver o corte, utilizando o comando Copy, localizado no menu Modify, ou a partir do teclado, digitando Co ou Cp seguido de Enter. Selecione os objetos (apenas a parte que será copiada) por meio de uma janela aberta da direita para a esquerda.

7. Determine um ponto de base, que será definido com um clique na tela, de preferência no objeto que será copiado. O ponto de base deve ser definido segundo um critério a partir do qual o objeto será deslocado. Portanto, deve ser um ponto de fácil identificação, como uma aresta, uma Osnap etc.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

59 a 69-REV.indd 61

61

31/10/2008 16:39:05

8. Determine também um ponto de destino, que será definido a partir de um clique na tela, resultando no ponto em que o objeto será copiado. Seguindo o mesmo critério do ponto de base, a identificação ou localização do destino é importante para que o desenho não fique “perdido” na tela.

9. Rotacione a parte do desenho que irá servir de referência para desenvolver o corte, utilizando o comando Rotate, no menu Modify, ou pelo teclado, digitando Ro e pressionando Enter. Selecione os objetos que serão rotacionados por meio de uma janela aberta da direita para a esquerda.

10. Crie um ponto de base, o qual será definido com um clique na tela, preferencialmente no objeto a ser rotacionado. O ponto de base deve ser definido segundo um critério a partir do qual o objeto será rotacionado. Desse modo, o ponto deve ser de fácil identificação, como uma aresta, uma Osnap etc.

62

59 a 69-REV.indd 62

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:39:05

11. Defina um ângulo para rotacionar o objeto, o qual deve ser um valor numérico positivo ou negativo. Este será definido pela escolha do ponto de base, que será a referência de rotação. Nesse caso, vamos adotar o ângulo de 90º, lembrando que, se o objeto for rotacionado no sentido anti-horário, o valor do ângulo é positivo e, se for rotacionado no sentido horário, será negativo.

12. Crie o traço que irá representar a linha do piso, utilizando o comando Line. Especifique o primeiro ponto da linha, que pode ser um clique aleatório na área gráfica. Como a linha do piso irá definir em que ponto começa a edificação e, consequentemente, a altura dela, garanta um espaçamento suficiente para que as linhas não fiquem sobrepostas. Lembre-se de criar um layer para o piso.

13. Mova o cursor para o lado em que a linha será criada e certifique-se de que a ferramenta Ortho esteja ligada para garantir que a linha seja criada na horizontal, pois é assim que o piso deve ser representado.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

59 a 69-REV.indd 63

63

31/10/2008 16:39:06

14. Defina o segundo ponto da linha do piso, clicando na área gráfica. Nesse caso, não é necessário definir uma medida exata – a única restrição é que a linha do piso abranja toda edificação. Para finalizar a execução da linha, basta pressionar Enter.

15. Por meio do comando Line, crie linhas para representar as paredes. Especifique o primeiro ponto da linha, que deverá ser iniciada pelos endpoints das linhas “cortadas” da planta baixa.

16. Mova o cursor em direção à linha de piso. Para definir o segundo ponto da linha das paredes, garanta que esta seja perpendicular à linha de piso. Para isso, utilizamos a Osnap Perpendicular, pressionando, simultaneamente, Ctrl e o botão direito do mouse.

64

59 a 69-REV.indd 64

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:39:06

17. Agora, criaremos a altura da edificação e a espessura da laje com o comando Offset. Ao acessá-lo, você deverá informar o valor da distância entre as cópias (como sugestão, deixaremos a edificação com 2.70 m de altura e a espessura da laje com 0.15 m), digitando um valor numérico positivo e diferente de zero. Em seguida, tecle Enter para validar a informação.

18. Depois de especificada a distância, será necessário selecionar o objeto a ser copiado paralelamente à linha do piso, representando assim a altura da edificação. Em seguida, clique na área gráfica com o cursor e defina o lado para o qual será feita a cópia.

19. Corte as linhas que não permanecerão ao desenho com o comando Trim, usado para cortar objetos entre limites. O comando encontra-se no menu Modify ou digitando TR e pressionando Enter. Selecione os objetos que serão limites de corte. Nesse caso, selecione a linha inferior da laje e as linhas externas das paredes.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

59 a 69-REV.indd 65

65

31/10/2008 16:39:06

20. Agora, basta clicar nos objetos que não permanecerão no desenho – clique na parte da linha que será cortada.

21. Vamos criar uma layer para diferenciar mais a laje dos demais elementos. Execute o comando Layer Properties Manager, disponível no menu Format, opção Layer, ou pelo teclado, digitando LA seguido de Enter. Clique em New, renomeie a layer para laje e deixe-a corrente.

22. Com o comando Line, crie linhas para representar as janelas, da mesma maneira como foram criadas as linhas das paredes. Especifique o primeiro ponto da linha, que deverá ser iniciado pelas linhas cortadas da planta baixa.

66

59 a 69-REV.indd 66

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:39:07

23. Mova o cursor em direção à linha de piso. Para definir o segundo ponto da linha das janelas e garantir que ela seja perpendicular à linha de piso, use a Osnap Perpendicular, pressionando, simultaneamente, Ctrl e o botão direito do mouse. Clique no segundo ponto da linha das paredes perpendicularmente à Osnap Perpendicular.

24. Criaremos agora a altura das janelas, utilizando o comando Offset. Ao executá-lo, você deverá informar o valor da distância entre as cópias, digitando um valor numérico positivo e diferente de zero. Sugerimos que a altura do peitoril (parte inferior da janela) seja definida em 1 m e altura da janela em 1.10 m. Pressione Enter para validar a informação.

25. Depois de especificada a distância, será necessário selecionar o objeto a ser copiado. Em seguida, clique na área gráfica e defina o lado para o qual será feita a cópia.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

59 a 69-REV.indd 67

67

31/10/2008 16:39:07

26. Agora, vamos cortar as linhas que não permanecerão no desenho, utilizando o comando Trim. Selecione os objetos que servirão de limites de corte. Nesse caso, devemos selecionar apenas os objetos que resultarão na janela e clicar nos objetos que serão cortados.

27. Transformemos as linhas que estão representando a janela, na layer janela. Para isso, basta selecionar os objetos, sem que nenhum comando esteja ativo. Para mudar o nome da layer, vá à Toolbar Layer.

28. Para representar o corte das portas e das janelas, vamos repetir os procedimentos dos passos 15, 16, 17, 18, 19 e 20, utilizando os comandos Offset, Trim e Line, porém, adaptando o desenho à realidade atual.

68

59 a 69-REV.indd 68

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:39:07

29. Para finalizar o desenho, basta excluir os elementos que serviram como guia para a criação do corte. Utilize o comando Erase, disponível no menu Modify, ou a partir do teclado, digitando E seguido de Enter. Para confirmar a exclusão, basta pressionar Enter para concluir o comando e finalizar o desenho.

30. Para finalizar o trabalho, é necessário salvar o arquivo em um diretório que seja de fácil acesso, lembrando que a extensão criada pelo AutoCAD é .dwg. Procure sempre salvar o arquivo numa versão compatível com os demais usuários, como a versão 2000 do software, por exemplo.

31. Os cortes e vistas dos desenhos arquitetônicos são sempre exibidos em pé, ou seja, a linha que representa o piso estará sempre na horizontal. Já num desenho mecânico, quando realizamos o corte ou vistas da peça, eles serão sempre desenhados na mesma posição pela qual passa a linha do corte. Portanto, devemos desenhar os cortes e vistas seguindo os alinhamentos das linhas de centro de furos, de simetria etc.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

59 a 69-REV.indd 69

69

31/10/2008 16:39:08

■ Ajuste de escalas Os trabalhos desenvolvidos em AutoCAD seguem diferentes diretrizes, em função de configurações, cores, escalas e, também, do usuário. No software é possível trabalhar com escalas tanto no Model Space quanto no Paper Space, utilizando proporções para aumentar ou diminuir o desenho, de acordo com sua necessidade. As escalas podem ser configuradas assim que o programa é iniciado. Elas podem ser representadas por milímetros, centímetros, metros etc. Neste passo-a-passo, trabalharemos com duas ferramentas utilizadas para fazer o ajuste das escalas – Scale e Align.

Dicas • A escala do desenho deve ser alterada apenas depois que o desenho estiver totalmente pronto, a fim de que seja possível manter a proporção do objeto. • Quando iniciamos o AutoCAD, a unidade configurada (em quase todas as situações) é o milímetro, a qual utilizaremos aqui, ou seja, cada unidade de desenho representará um milímetro – 1 un = 1 mm. • Há outro método para criar desenhos em escalas diferentes, no Paper Space, que altera a escala de visualização, e não as dimensões originais do objeto. • Crie o desenho todo, deixando-o pronto para ajustar a escala no Model Space, utilizando os comandos dos menus Draw, Modify e Format. Normalmente, utilizamos as ferramentas de ajuste de escala ao inserir um arquivo em outro, como no caso dos blocos, por exemplo, pois nem sempre as escalas são compatíveis. 1. Crie a linha e o sentido do corte a partir do comando Line, ferramenta utilizada para desenhar linhas, disponível no menu Draw, ou pelo teclado, digitando L seguido de Enter. Especifique o primeiro ponto da linha, o qual pode ser um clique aleatório na área gráfica.

2. Mova o cursor para o lado em que a linha será criada e certifique-se de que a ferramenta Ortho esteja ligada, garantindo que a linha seja criada na horizontal ou na vertical.

70

70 a 80-REV.indd 70

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:58:10

3. Digite o valor da medida da linha em metros, lembrando que o valor numérico deve ser positivo e, caso seja um número decimal, a separação dos decimais deve ser feita com ponto. Para finalizar a execução da linha, basta pressionar Enter.

4. Altere o tamanho do objeto, utilizando o comando Align, disponível no menu Modify, opção 3D Operation, ou a partir do teclado, digitando AL e pressionando Enter. Esse comando irá alinhar o objeto a uma linha de referência, movendo e ajustando a escala simultaneamente. Selecione o objeto que será escalado, deixando de lado a linha auxiliar.

5. Ainda com o comando Align, definiremos os pontos de alinhamento do objeto, clicando no primeiro ponto, o qual será alinhado à linha de referência.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

70 a 80-REV.indd 71

71

31/10/2008 16:58:38

6. Com o mesmo comando iremos definir os pontos de alinhamento do objeto, clicando no primeiro ponto da linha auxiliar de referência.

7. Agora, devemos definir os pontos de alinhamento do objeto, clicando no primeiro ponto, que será alinhado à linha de referência (utilize mais uma vez o comando Align).

8. Ainda com o comando Align, definiremos os pontos de alinhamento do objeto criado. Para isso, devemos clicar no primeiro ponto da linha auxiliar de referência.

72

70 a 80-REV.indd 72

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:58:38

9. Para continuar a utilizar o comando, tecle Enter, pois assim não haverá um terceiro ponto, visto que se trata de um desenho plano e o terceiro ponto serviria para um desenho tridimensional.

10. Indique, utilizando o mesmo comando, a opção que irá ajustar a escala, digitando Y para ativar a opção Yes. Caso o interesse fosse somente mudar o alinhamento do objeto e não fosse necessário alterar a escala, digitaria-se N, ativando, assim, a opção No. Observe essas informações nas linhas de comando.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

70 a 80-REV.indd 73

73

31/10/2008 16:58:39

11. Observe a imagem, resultado do comando Align. A escala foi aplicada a todos os objetos, em função da seleção realizada. Você ainda pode alterar a escala, utilizando o comando Scale.

12. Vamos alterar o tamanho do objeto, utilizando um fator numérico de ajuste, por meio do comando Scale, no menu Modify, ou pelo teclado, digitando Sc seguido de Enter. Selecione todos os objetos que serão ajustados a uma nova escala, facilitando a seleção e abrindo uma janela da direita para a esquerda.

13. Crie um ponto de base, o qual será definido com um clique na tela, de preferência no objeto que será escalado. O ponto de base não deve ser especificado longe do objeto, facilitando a visualização do desenho.

74

70 a 80-REV.indd 74

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:58:39

14. Defina um fator de escala ou fator de ajuste, numérico, positivo e diferente de zero, e aplique-o ao objeto. O fator de ajuste é definido por uma operação matemática simples. No caso do nosso exemplo, o tamanho do objeto original é de 25 mm e será alterado para 346 mm. Utilizaremos então a regra de três: 25 – 1 25x = 346*1 x = 13.84

346



x x = 346/25

15. Ajuste o espaçamento da linha de centro e da tracejada, alterando o valor do Linetype Scale. Para acessar esse comando você deve digitar LTS, pressionar Enter e mudar o valor numérico para 1, por exemplo, conforme sua preferência. Esse valor pode ser alterado para mais ou para menos, lembrando que ele deve ser numérico, positivo e diferente de zero.

16. Este é o resultado do ajuste das escalas do desenho em função do tamanho original. Perceba que não há diferença entre a utilização dos comandos Align e Scale, cabendo ao usuário definir por meio de qual procedimento irá ajustar o desenho. Vale lembrar que o Align utiliza linhas de referência para ajustar a escala, enquanto o Scale usa valores numéricos. Para trabalhar com escala de visualização, utilize o Paper Space.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

70 a 80-REV.indd 75

75

31/10/2008 16:58:40

17. Altere o modo de visualização de Model Space para Paper Space. Para tanto, acesse a pasta Layout, acima do menu inferior.

18. Podemos configurar o tamanho da folha em que o desenho será inserido, configurando o Page Setup Manager, opção New, e definir um nome para ele, como Tutorial Escala, por exemplo. Clique em OK para confirmar o comando.

19. O próximo passo é configurar a impressora. Na opção Printer > Plotter, escolha uma impressora já disponível na listagem, para que não haja necessidade de carregar ou instalar um novo driver de impressão.

76

70 a 80-REV.indd 76

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:58:41

20. Determine o tamanho da folha, em Paper size. Finalize a configuração, clicando em OK. Você será então redirecionado à caixa Page Setup Manager. Clique em Set Current > Close.

21. Observe a imagem abaixo. A caixa que contém o desenho é chamada Viewport, janela de visualização em escala criada no Paper Space para visualizar os desenhos feitos no Model Space. A caixa é criada automaticamente quando mudamos de Model para Layout 1. Ela não possui dimensões, portanto, clique na linha da Viewport e, com os grips (marcadores azuis), ajuste o tamanho.

22. Podemos acionar a caixa de propriedades do AutoCAD teclando simultaneamente Ctrl + 1. Ative a Viewport, para obter uma melhor visualização do desenho. Para isso, basta clicar sobre o botão Paper, disponível no menu inferior.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

70 a 80-REV.indd 77

77

31/10/2008 16:58:41

23. Para visualizar o desenho todo dentro da Viewport, utilizamos a opção Zoom > Extentes. Não podemos nos esquecer de que, quando se trabalha com zoom, alteramos a escala de visualização, e não o tamanho dos objetos. Esse detalhe torna mais fácil o manuseio no Model Space.

24. O próximo passo é desativar a Viewport. Para isso, basta clicar sobre o botão Model, o qual está localizado no menu inferior. Faremos isso para ajustar as escalas na caixa de propriedades.

25. Selecione a Viewport. Feito isso, deverão surgir, na caixa de propriedades, as propriedades que são características da Viewport.

78

70 a 80-REV.indd 78

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:58:42

26. O próximo passo é selecionar a opção Standart Scale na caixa de propriedades, ajustando a escala de visualização para 1:2, segunda opção disponível. Isso significa que a visualização do desenho está duas vezes menor que o tamanho real, pois escala nada mais é que uma proporção.

27. Uma dica importante: você poderá alterar a escala de visualização a qualquer momento, inclusive colocando escalas não disponíveis na lista. Para isso, deverá definir um valor numérico para a visualização, na caixa de propriedades do AutoCAD, por meio da opção Custom Scale.

28. Quando alterar a escala e o desenho não ficar bem ajustado na Viewport, você deve, novamente, ajustar o tamanho da Viewport, por meio dos grips. Para isso, repita os procedimentos dos passos 22, 23 e 24, com a diferença de que, em vez do Zoom Extentes, você deverá utilizar apenas o comando de visualização Pan.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

70 a 80-REV.indd 79

79

31/10/2008 16:58:42

29. Ajuste o espaçamento da linha de centro tracejada, alterando o valor do Linetype Scale. Para acessar esse comando você pode digitar LTS, pressionar Enter e mudar o valor numérico para 0.075, 0.75 ou 7.5, de acordo com sua preferência.

30. Este é o resultado final do desenho trabalhado em escala de visualização no Paper Space. A vantagem de se trabalhar com tal sistema é que, tanto no Model como no Paper, o desenho é totalmente gerado e editado na escala real 1:1 – o que muda é apenas a visualização da escala do desenho.

80

70 a 80-REV.indd 80

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:58:43

Capítulo 2

81 a 88-REV.indd 81

Projetos 3D

31/10/2008 17:58:59

■ Mais praticidade no AutoCAD Dentre todas as versões disponíveis do AutoCAD, a versão 2007 é a que oferece as melhores ferramentas para o desenvolvimento de trabalhos em três dimensões (3D), facilitando a criação e a edição de sólidos. Ao acessar o programa, os usuários se deparam com uma tela preparada para trabalhar com desenhos isométricos (3D). Neste tutorial, você vai configurar o software para trabalhar em 2D ou 3D. A configuração inicial é importante para a padronização de conceitos de unidades de trabalho, uma vez que o AutoCAD é utilizado para desenhos que atendam a todo tipo de engenharia, e as exigências para cada uma delas quanto à precisão, tipo de unidades, detalhamento e desenvolvimento são variadas. As dicas de usuários experientes para trabalhos em AutoCAD são muito diferentes entre si, pois é possível desenvolver a mesma tarefa de maneiras distintas. Esta é uma das maravilhas proporcionadas pelo software, pois há a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos sem a necessidade da aplicação de uma fórmula ou método específico. Lembre-se de que é necessário configurar o programa uma única vez, pois as informações predefinidas serão aplicadas a os demais trabalhos desenvolvidos no computador em que o AutoCAD está instalado. Os conceitos exibidos neste trabalho permitem que usuários iniciantes desenvolvam e configurem o software a seu gosto. Mãos à obra e bom trabalho.

1. A caixa de diálogo Start up dialog define como o AutoCAD será utilizado. Existem duas opções: 3D Modeling, para trabalhar em 3D, ou AutoCAD Classic.

2. Surgirá uma tela com as novidades do AutoCAD. A opção Yes exibe as informações; Maybe later permite leitura posterior; e No, don’t show me this again não exibirá mais essa opção.

3. Ao iniciar o AutoCAD, temos alguns menus flutuantes na área gráfica. Abrindo o desenho, não é necessário deixá-los na tela. Para fechar, clique no X de cada aba.

4. Para as abas serem exibidas novamente, acesse o menu superior Tools > Palletes > Tool Palletes (Ctrl + 3) e selecione a subopção Sheet Set Manager (Ctrl + 4).

82

81 a 88-REV.indd 82

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:59:15

5. Para alterar as Toolbars, clique com o botão direito sobre qualquer ícone na tela. Surgirão os nomes de todas as Toolbars. Clique nos nomes precedidos pelo símbolo de marcação.

6. Ajustando os espaços vazios, podem-se incluir novas Toolbars que serão usadas no início do desenho. Para mover uma barra, clique com o botão esquerdo sobre ela e arraste-a.

7. Para disponibilizar as Toolbars, repita os passos 5 e 6 clicando nos nomes das barras. Habilite as opções Inquiry e Zoom . Depois, arraste para os espaços disponíveis.

8. Uma série de pontinhos (brancos) podem surgir na área gráfica: são os chamados GRIDs. Por não serem muito usados, clique no menu inferior ou acesse a tecla F7 para desabilitá-los.

9. O AutoCAD trabalha com vários tipos de unidades: metros, centímetros etc. Defina a unidade em função do tipo de desenho. Para isso, acesse o menu Format > Units.

10. Configure, no menu Type, o tipo de unidade que será utilizada. É muito usual definir as unidades como Decimal, pois é o sistema de configuração de unidades mais usado.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

81 a 88-REV.indd 83

83

31/10/2008 17:59:16

11. Configure a precisão das unidades em Precision. Você pode utilizar até oito casas decimais. É conveniente usar uma casa a mais de precisão na configuração em relação ao desenho.

12. Configurar as unidades de medida é primordial para o projeto. Em desenho mecânico, usam-se milímetros; para desenhos civis e arquitetônicos, centímetros ou metros.

13. Configure o tipo em Type para Decimal Degrees. Defina a precisão com uma casa a mais do que no desenho. O AutoCAD tem a evolução dos ângulos no sentido anti-horário.

14. Configure as ferramentas utilizadas para captura de pontos com precisão no desenho: elas são chamadas Osnap. Vá ao menu superior Tools > Drafting Settings.

15. Habilite as ferramentas que serão úteis no início do desenho. Atenção: Não habilite todas simultaneamente para que não haja interferência entre elas.

16. A configuração das Osnaps só será aplicada ao desenho se a opção Object Snap estiver habilitada. A opção Object Snap Tracking mantém os objetos alinhados sem linhas de guia.

84

81 a 88-REV.indd 84

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:59:17

17. Configure a inserção de informações no AutoCAD em Drafting Settings. Clique na aba Dynamic Input e defina o formato das coordenadas no botão Settings, Pointer Input.

18. A maioria dos desenhos técnicos é elaborada nos planos horizontal e vertical. Defina as unidades habilitando as opções Cartesian format e Absolute coordenates.

■ Criando uma caixa 3D Um ambiente de projeto conceitual atualizado torna a criação, edição de sólidos e superfícies mais simples e intuitiva. Com todas as ferramentas em um único local, transformar suas idéias em projetos torna-se fácil. As ferramentas de navegação melhoradas permitem que profissionais de projeto interajam diretamente com seus modelos durante a criação e a edição, tornando mais produtiva a exploração de alternativas de projeto. O AutoCAD 2007 permite conduzir sua visão do projeto com ferramentas de visualização avançadas, tais como animações e renderizações realísticas. Renderização é o processo pelo qual se podem obter imagens digitais. Este processo se aplica essencialmente a programas de modelagem e animação (3DS Max, Maya etc.), como forma de visualizar a imagem final do projeto bidimensional ou tridimensional. A renderização é usualmente aplicada objetos 3D, convertendo-o para uma representação em 2D. Quando seu projeto é executado, o AutoCAD 2007 permite transformar, de maneira simples e rápida, seus modelos em um conjunto de documentos de construção que retratam, clara e precisamente, o que será construído. As ferramentas de seções e projeções permitem aceder diretamente aos modelos de projeto para criar seções e elevações que podem ser integradas aos desenhos. Ao eliminarmos a necessidade de recriar a informação de modelo para o conjunto de documentação de projeto, poupamos tempo e dinheiro e evitamos erros que podem surgir durante o processo de recriação manual. O AutoCAD é um software gráfico de CAD – Computer Aided Design (Desenho Assistido por Computador). Não é apenas um meio de desenhar no computador, mas uma forma de modelar esses desenhos. Ele nos oferece a possibilidade de verificar e testar idéias diferentes para descobrir se realmente funcionam, pois permite a verificação das dimensões enquanto trabalha, de maneira que você não tenha de se preocupar se o seu desenho funcionará ou não no dimensionamento desejado. O programa possui vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica e em diversos outros ramos da indústria. Neste tutorial, abordaremos alguns recursos básicos do AutoCAD 2007. Aprenderemos a trabalhar com linhas e a definir as dimensões do objeto criado. O AutoCAD 2007 possui uma área específica para se trabalhar com 3D, mas neste tutorial trabalharemos com o modo clássico.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

81 a 88-REV.indd 85

85

31/10/2008 17:59:18

1. Neste passo, iniciaremos a criação de uma caixa 3D. Clique com o botão direito sobre a barra de atalhos e selecione Vista. Utilizaremos essa barra para definir o estilo de visualização.

2. Depois de inserir a barra Vista, clique em Isométrico para que apareça mais uma coordenada (além das X e Y, aparecerá a coordenada Z). Clique no local indicado na imagem.

3. Selecione a opção Linha e tecle F8 para que seja permitido desenhar apenas em ângulos predefinidos, como 90° e 180°. Desenhe uma linha, digite o número 200 e pressione Enter.

4. Desenhe as demais linhas em formato de quadrado, sempre colocando como tamanho o número 200 na caixa branca que aparece, para que a figura fique perfeita.

5. Após criar as quatro linhas com tamanho definido (200), o desenho ficará igual à imagem. Porém, cada linha é um item independente, de modo que estão separadas umas das outras.

6. Ao clicar sobre qualquer uma das linhas, observe que somente é selecionada a que foi clicada. Digite PE e pressione Enter para iniciar o processo de transformação de todas em apenas um objeto.

86

81 a 88-REV.indd 86

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:59:19

7. Ao iniciar o comando PE ou PEDIT, surgirá uma barra suspensa. Selecione Juntar para agrupar as linhas transformando, assim, as linhas independentes em uma polilinha.

8. Surgirá uma mensagem pedindo para que você selecione os objetos que deseja transformar em apenas um arquivo. Clique em cada uma das linhas e tecle Enter.

9. Para fazer com que o desenho fique com a forma de uma caixa ou cubo, digite EXT ou EXTRUDE e pressione Enter. Este comando dará altura ao quadrado, conforme a imagem.

10. Aqui, o desenho já apresenta uma forma mais próxima à de um cubo. Mas ainda não temos uma visão tridimensional do desenho, que ainda não representa um quadrado perfeito.

11. Na barra principal, selecione Ver > Estilos Visuales > Conceptual, para que possamos ter uma visão 3D da imagem. Logo será apresentada a imagem em formato 3D.

12. Depois de aplicar o efeito Conceptual, veja a caixa 3D que foi criada. Porém, ainda não foi gerado um arquivo em formato de foto ou JPG (padrão de imagens).

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

81 a 88-REV.indd 87

87

31/10/2008 17:59:20

13. Utilizaremos, agora, o recurso de renderização, que é o processo pelo qual se pode obter imagens digitais. Clique em Ver > Render > Render. Aguarde o processamento.

14. Este é o processo inicial de renderização. Note que a imagem digital é gerada ponto a ponto até formar a figura completa, que poderá ser salva em formato de foto.

15. A imagem mostra, agora, como ficará o desenho final. No canto inferior, é possível verificar o nome do arquivo gerado, por onde poderemos salvar a imagem.

16. Na parte inferior, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo. Surgirá uma barra suspensa. Clique em Guardar (Save) para salvar a imagem.

17. Ao clicar em Guardar, indique em qual local deseja salvar o arquivo. Em Nome do arquivo, insira o nome desejado, e em Arquivos do tipo deixe como está.

18. Aparecerá um quadro indicando os tipos de qualidade de imagem. Escolha a melhor opção para que o arquivo final fique com uma imagem bem definida.

88

81 a 88-REV.indd 88

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:59:21

■ 3D aplicado Para todos os que estão dando os primeiros passos no AutoCAD, um conselho: aprenda profundamente o básico. Isso irá ajudá-lo a ir adiante e regulará sua velocidade de aprendizado avançado. Executar um comando básico deve ser tão natural e espontâneo quanto andar de bicicleta. Quando se inicia o aprendizado do desenho em três dimensões (3D) é necessário já conhecer a parte básica (2D). Muitos comandos aplicados em 3D são, simplesmente, variações dos primeiros comandos. Conseqüentemente, é muito mais fácil aprender 3D conhecendo o básico. Uma forma simples de aprender é estudar um caso, e um tutorial passo a passo fornece elementos suficientes para isso. Este passo a passo foi elaborado no intuito de apresentar, de forma simplificada, o modo como modelar em 3D, de forma a desenvolver um método de trabalho que aprimore a criatividade do leitor. Todas as medidas estão em centímetros e consideramos que os comandos serão digitados na linha de comandos.

Teclas de função e atalhos Flips screen Menu cursor Screen cursor Abort cursor Fast cursor Slow cursor Up cursor Down cursor Left cursor Right cursor Toggle coord Toggle grid Toggle ortho Toggle snap Toggle tablet Toggle isoplane Cancel

1. Crie um polígono (A). Este será o nosso batente. Utilize sempre a polilinha e lembre-se de fechá-la, pois, caso contrário, não será possível “extrudá-la”. Inicie com o polígono (B) e depois utilize Fillet com Radius = 1 cm para arredondar os cantos marcados.

F2 INS HOME END PG UP PG DN UP ARROW DOWN ARROW LEFT ARROW RIGHT ARROW F6 F7 F8 F9 F10 CTRL+E ESC

2. Crie outro polígono (C). Desta vez, utilize um retângulo (D) e aplique o Fillet com o mesmo raio (1 cm) em dois cantos. Esta será nossa guarnição. Posicione o polígono da guarnição (C) no batente, conforme mostrado em (E).

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

89 a 95 - REV.indd 89

89

31/10/2008 16:46:57

3. Utilizaremos uma extrusão por Path (caminho). Para isso precisamos criar um. Use Pline. Crie uma polilinha com as medidas acima, que será utilizada na geração do batente e guarnição em 3D.

4. O caminho deverá estar perpendicular ao plano X,Y. Para isso, utilize o comando Rotate3D. Clique no ponto (1) e depois no (2). Digite 90 para o ângulo de rotação. Como na imagem, a aparência é de uma única linha.

5. No menu View < 3D views escolha SW Isometric (1), para facilitar a visualização. Mova o Path para um ponto no batente, como indicado na imagem, na seção 3.

6. Emita o comando Extrude. Selecione o batente e as duas peças da guarnição e pressione Enter. Depois, digite P para acessar o item Path do comando e clique sobre o caminho criado (A).

7. Altere para visão frontal da porta: acesse View < 3D Views < Front. . Antes de desenhar os polígonos que serão a folha da porta, utilize o comando UCS, escolha N para a opção New e clique no canto inferior esquerdo do batente.

8. Crie três baixos relevos utilizando os seis retângulos centrais. Com o comando Extrude vamos “extrudar” o retângulo maior (210 x 80) com o valor - 4. De fora pra dentro, “extrude” os três retângulos com valores -0.5, -1 -0.15 . Repita na parte inferior.

90

89 a 95 - REV.indd 90

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:47:16

9. Execute o comando Subtract. Clique no retângulo exterior, pressione Enter para confirmar, selecione todos os outros retângulos e tecle Enter novamente. Pode parecer que nada mudou, mas agora há apenas um objeto, em baixo relevo.

10. Retorne à vista SW Isometric. Através do comando Move, movimente a porta, alinhando-a conforme indicado acima. Use o Osnap para posicioná-la corretamente, conforme pode ser observado na imagem acima.

11. Volte à vista Frontal, conforme explicado no passo 7. Não se esqueça de alterar também a UCS. Nos próximos passos, vamos modelar e posicionar a maçaneta.

12. Desenhe os polígonos que formarão a maçaneta – as medidas estão na imagem. O retângulo maior (1) formará o espelho e a circunferência (2) e o polígono (3), a maçaneta.

13. Retorne à vista SW Isometric e utilize Zoom para facilitar. “Extrude” o polígono (1) com valor de 0.3 cm, o polígono (2) com 4 cm e o polígono (3) com 0.5 cm.

14. Com o comando Move, alinhe o ponto central do sólido (3) (à esquerda), com o ponto central do sólido (2) (à direita).

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

89 a 95 - REV.indd 91

91

31/10/2008 16:47:17

15. Mova a maçaneta e alinhe-a com a base do espelho. Utilize o centro (center) do cilindro com o ponto do meio (midpoint) da base do espelho. Veja o resultado na imagem.

16. Mova a maçaneta para cima até atingir seu ponto de fixação. Para isso, execute o comando Move, selecione novamente o centro do cilindro, aponte o cursor para cima (indicando o sentido do movimento) e digite 12.

17. Alinhe a maçaneta à porta. Mova a maçaneta e o espelho selecionando o ponto final (endpoint) deste (acima à esquerda) até o ponto final do canto do batente (acima, à direita).

18. Mova o conjunto para cima até atingir a altura da maçaneta. Execute o comando Move, selecione a maçaneta e o espelho, depois clique em um ponto, aponte o cursor para cima e digite 100.

■ Ambientes básicos em 3D Na arquitetura, as técnicas de trabalho em três dimensões geralmente são utilizadas na fase final dos projetos e empregadas para a criação de fachadas ou perspectivas de ambientes externos, sendo raro seu uso durante a construção dos mesmos. O 3D é utilizado para estudar novas soluções para estrutura, acabamentos e volumes de forma a desenvolver um trabalho único e bem acabado. O profissional que domina 3D se destaca. Neste tutorial, vamos criar um espaço externo, com uma piscina, um deck e uma pérgola, apresentando uma das formas de montar uma perspectiva em 3D. A partir dos comandos que serão mostrados, podemos desenvolver diversas perspectivas e ambientes em 3D, para depois aplicar os materiais, renderizar no próprio CAD ou exportar para outro software de renderização. Começaremos este passo-a-passo com uma planta simples, para melhor compreensão. As medidas estão em metros. Para desenvolver os passos, será preciso criar os layers árvores, auxiliar, deck, jardim, pergolado, piscina e piso piscina. Não se esqueça de aplicar o aprendizado em outros trabalhos para se familiarizar cada vez mais com as ferramentas. Com a prática, você pode se tornar um especialista em AutoCAD 3D.

92

89 a 95 - REV.indd 92

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:47:18

1. Crie um novo arquivo. Digite La para criar as layers de acordo com os ambientes que serão desenhados e os diferentes materiais que cada um deverá possuir.

2. Selecione a layer Jardim. Digite Rectangle < Enter, clique em um ponto qualquer na tela e depois insira as dimensões da base do desenho (@21,14). Veja a imagem.

3. Vá ao menu View > 3D Views > SE Isometric para trocar a vista do desenho. Digite Extrude e clique no retângulo. Pressione Enter, digite a altura (0.03) e pressione Enter novamente.

4. Selecione a layer Auxiliar. Digite Rectangle e pressione Enter; depois, clique no endpoint superior da base e digite as dimensões do desenho auxiliar (@2,2).

5. Selecione a layer Piso Piscina. Digite Rectangle, pressione Enter, clique no endpoint do retângulo auxiliar e digite as dimensões do piso da piscina (@6,8). Veja a imagem.

6. Digite Erase, selecione o retângulo auxiliar e pressione Enter. Depois, digite Extrude e clique no retângulo. Pressione Enter, digite a altura (0.50) e confirme com Enter.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

89 a 95 - REV.indd 93

93

31/10/2008 16:47:19

7. Selecione a layer Deck. Deixe o Ortho ligado. Digite Pline e pressione Enter. Clique no endpoint do piso da piscina e faça um “L”, contornando o retângulo até fechar o polígono.

8. Digite Extrude e clique no polígono criado. Pressione Enter, digite a altura do deck (0.05) e confirme, teclando Enter novamente. Veja o resultado na imagem acima.

9. Selecione a layer Auxiliar. Digite Rectangle, pressione Enter, clique no endpoint superior do piso da piscina e insira as dimensões do desenho auxiliar (@1,-1). Veja a imagem

10. Selecione a layer Piscina. Tecle Rectangle, pressione Enter, clique no endpoint do retângulo auxiliar e digite as dimensões da piscina (@-3,-5). Veja o resultado na imagem.

11. Digite Erase, selecione o retângulo auxiliar e pressione Enter. Tecle Offset, pressione Enter, selecione a espessura da parede da piscina e tecle Enter. Selecione o retângulo e clique em sua parte externa.

12. Digite Extrude e clique no retângulo interno. Pressione Enter e, em seguida, digite a profundidade da piscina (1.50). Confirme com Enter. Veja o resultado na imagem.

94

89 a 95 - REV.indd 94

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 16:47:20

13. Digite Extrude e clique no retângulo externo. Pressione Enter e digite a profundidade da piscina e a espessura da parede (1,65). Confirme com Enter. Veja a imagem.

14. Digite Copy, selecione o cubo maior e clique duas vezes no mesmo endpoint. Tecle Subtract, selecione o piso da piscina e pressione Enter. Depois, clique no cubo copiado e pressione Enter novamente.

15. Tecle Copy, selecione o cubo maior e clique duas vezes no mesmo endpoint. Digite Subtract, selecione a base do desenho e pressione Enter. Depois, clique no cubo maior e tecle Enter.

16. Digite Subtract, selecione o cubo externo da piscina e pressione Enter. Depois, escolha o cubo interno e tecle Enter. Digite Hide para ver o resultado. Confira a imagem.

17. Para completar o desenho, faça um caminho de pedras e uma pérgola. Para isso, use o mesmo princípio de linhas auxiliares, digitando Rectangle, Extude, Subtract e Union.

18. Digite Insert para inserir blocos em 3D. Depois, tecle 3Dorbit para girar o desenho e encontrar novos visuais. Por último, digite Hide para ver o ambiente. Observe o resultado final.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

89 a 95 - REV.indd 95

95

31/10/2008 16:47:21

■ Projetando cômodos O AutoCAD, o programa de desenho mais utilizado por arquitetos e engenheiros, possui muitas ferramentas que possibilitam a criação de objetos 3D e perspectivas de ambientes. Com ele é possível desenvolver todo o projeto em duas dimensões e, depois, aproveitar os mesmos desenhos para migrar para objetos 3D. Com o ritmo acelerado e os prazos cada vez mais curtos, os escritórios de arquitetura estão sempre buscando meios de facilitar o serviço e agilizar a elaboração de projetos. Com isso, o desenvolvimento das versões em 2D e 3D do mesmo projeto em um único programa representa uma maneira prática de otimizar as atividades e ganhar bastante tempo. O passo-a-passo abaixo tem o objetivo de ensinar ao leitor como fazer projetos 3D com base em um arquivo 2D já existente. É necessário possuir uma certa noção de AutoCAD 2D para acompanhar os passos. Se não for seu caso, ainda é possível seguir o tutorial se você estudar os princípios básicos, principalmente elementos como Line, Pline, Layer e View e comandos como Ucs, Extrude, Union, Subtract, entre outros. Iniciaremos o passo-a-passo com um ambiente de residência: um quarto. A planta será cortada e veremos apenas o aposento citado para facilitar a visualização e a compreensão dos principais conceitos, já que as dimensões dos ambientes e a montagem da planta não serão o foco deste tutorial. As medidas estão em metros.

1. Primeiro, crie um arquivo apenas com o ambiente que será perspectivado. Digite Purge e clique em Purge all para apagar todas as layers que não serão mais utilizadas.

2. Digite La para criar as camadas de acordo com os materiais (por exemplo: caixilho, vidro, alvenaria etc.). Certifique-se de que as linhas do desenho estão na layer correspondente.

3. Para facilitar, digite Layiso e clique em uma linha da parede. Digite L (Line) e crie uma linha nas extremidades das paredes para fechar o desenho destas.

4. Digite Pedit, clique em qualquer linha e pressione Enter. Digite J tecle Enter, selecione todas as linhas do desenho e mais uma vez pressione Enter. Verifique se as linhas passaram a ser uma Pline.

96

96 a 107 -REV.indd 96

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:43:29

5. Repita a operação, para que todas as linhas se tornem uma Pline fechada (um mesmo desenho pode ter diversas Plines para formar as paredes do ambiente).

6. Digite Layon e pressione Enter para que todo o desenho apareça. Depois, selecione a layer piso. Digite Pline e clique em cada extremidade, até contornar todo o ambiente, criando o piso.

7. Vá ao menu View > 3D Views > SW Isometric para inserir o desenho na vista isométrica, a qual é fundamental para visualizar os objetos 3D que serão criados.

8. Digite Extrude e clique no retângulo que corresponde ao piso. Pressione Enter, digite a espessura do piso (@0.05) e confirme com Enter.

9. Selecione a layer alvenaria, digite Extrude e clique sobre as Plines das paredes. Pressione Enter, digite a altura da alvenaria (pé direito do ambiente + espessura do piso) e tecle Enter.

10. Vá ao menu View > 3D Views > NE Isometric para trocar a vista do desenho. Digite Rectangle, clique sobre as extremidades da janela e crie um retângulo, que será o peitoril.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

96 a 107 -REV.indd 97

97

31/10/2008 17:43:48

11. Digite Extrude e clique sobre o retângulo que corresponde ao peitoril. Confirme com Enter, digite a altura (1.00) e pressione Enter novamente.

12. Digite Ucs, confirme com Enter, selecione a opção Face, digitando F, e pressione Enter. Selecione a face externa do peitoril e tecle Enter novamente.

13. Selecione a layer caixilho, digite Rectangle e insira as medidas do vão da janela. Em seguida, pressione Enter. Digite M (Move) e mova o retângulo para face externa do peitoril.

14. Digite Offset, pressione Enter, digite a espessura do caixilho e confirme as modificações teclando Enter. A seguir, selecione o retângulo e clique em sua parte interna.

15. Digite Extrude e clique nos dois retângulos do caixilho. Pressione Enter, digite a espessura da parede (@0.22) e confirme com Enter.

16. Digite Subtract, selecione o cubo maior e pressione Enter. Em seguida, escolha o cubo menor e confirme com Enter. Digite Hide e veja o que acontece.

98

96 a 107 -REV.indd 98

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:43:49

17. Vá ao menu View > Visual Styles > 2D Wireframe, para voltar a visualizar todas as linhas do desenho. Esse modo de visualização facilita a montagem do objeto 3D. Selecione a layer vidro.

18. Digite Rectangle, coloque as medidas internas do caixilho (@1.10,1.10) e pressione Enter para confirmar a operação e finalizar o trabalho. Veja o resultado parcial na imagem.

19. Digite Extrude e selecione o retângulo do vidro. Pressione Enter, digite a espessura do vidro (@0.03) e depois confirme com Enter.

20. Digite M (Move), clique no midpoint do vidro e mova-o para o midpoint do caixilho. Para que o midpoint apareça, a ferramenta Osnap deve estar ativada.

21. Digite Ucs e pressione Enter. Escolha a opção Wold, digitando W e tecle Enter para confirmar o comando. Selecione a layer alvenaria.

22. Digite Rectangle, as medidas da espessura da parede e insira a largura da janela (@0.22,1.20). Em seguida, confirme as alterações pressionando Enter.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

96 a 107 -REV.indd 99

99

31/10/2008 17:43:51

23. Digite Move, clique no edpoint do retângulo e mova-o para a parte superior do caixilho. Digite Extrude, clique no retângulo e pressione Enter. Clique no edpoint da alvenaria.

24. Para que a parede não pareça fragmentada, vamos unir todos os pedaços, criando uma única parede. Digite Union e clique em todas as alvenarias do desenho.

25. Vá ao menu View > 3D Views > SW Isometric e troque a vista do desenho. Selecione a camada porta e utilize o mesmo procedimento para desenhar a porta.

26. Selecione a layer móveis e vá para o menu Insert > Block para inserir o mobiliário 3D. Digite Erase e selecione todas as linhas 2D que ficaram no desenho. Clique em Enter.

27. Para montar um corte perspectivado, digite Slice e selecione todo o desenho que foi copiado. Clique em três pontos diferentes, formando um plano pelo qual passará o corte.

28. A seguir, clique ao lado do desenho que será mantido (a ferramenta Slice funciona como uma faca que corta o desenho em 3D). Em seguida, digite Hide.

100

96 a 107 -REV.indd 100

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:43:53

29. Vá ao menu View > 3D Views > Left e altere a vista do desenho. Esse modo de visualização exibe o corte simples do ambiente (como se fosse uma vista em duas dimensões).

30. Para montar uma perspectiva do ambiente, é preciso experimentar. Digite 3Dorbit para girar o desenho e encontrar novos modos de visualização. Depois, digite Hide para visualizar o resultado.

■ AutoCAD e 3D Studio Max Para facilitar ainda mais o trabalho de engenheiros e projetistas, o AutoCAD 2008 conta com diversos métodos para trabalhar com construção e configuração de estruturas complexas, utilizando tanto as ferramentas tradicionais de desenho – como as de delineamento de linhas, figuras geométricas, preenchimento de objetos, aplicação de texturas, emulação de estruturas 3D – quanto recursos mais avançados, impensáveis mesmo na versão 2007 do programa, como incorporação de objetos de programação .NET – o gigantesco framework de programação da Microsoft, que faz praticamente tudo –, uso de animações em Flash, scripts XML, objetos construídos em Java e bancos de dados relacionais, dentre muitas outras novidades. Há algo, no entanto, que não mudou até hoje no AutoCAD: apesar de ser uma excelente ferramenta de projetos, cada vez mais versátil, o software apresenta certas dificuldades para produzir maquetes, animações e outros tipos de objetos 3D de estrutura e desenho mais complexos. Não podemos afirmar que isso seja proposital, visto que não conhecemos o código-fonte do programa nem o plano de negócios da Autodesk, fabricante do AutoCAD, para sua principal vedete. Contudo, a própria empresa provê a melhor solução para o problema. Trata-se do 3D Studio Max, ou 3DS Max, programa de modelagem tridimensional (ou modelação 3D) que possibilita a renderização de imagens e animações. O 3DS Max é adotado para a produção de filmes de animação, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e criação de qualquer mundo virtual, algo que nos será bastante útil! O 3DS Max permite gerar renderizações de alta qualidade, com luzes, sombras e transparências, dentre outros recursos. Com a renderização é possível criar imagens fotorrealísticas, que simulam ambientes, cenários etc. Pode-se dizer que o software oferece excelência técnica e precisão a plantas, maquetes e elementos 3D. É importante destacar que o 3DS Max não substitui o AutoCAD, pois precisão técnica na realização de determinados projetos só se encontra neste. Para a execução deste tutorial são necessários recursos de software e hardware adequados: você deve possuir o AutoCAD 2008 – a versão utilizada aqui – e o 3DS Max. É possível seguir o tutorial com a versão 2007 do programa, mas fique ciente de que utilizar versões mais antigas do programa pode causar alterações no decorrer do passo-a-passo. Se você já possui alguma experiência com o software, não terá problemas de adaptação.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

96 a 107 -REV.indd 101

101

31/10/2008 17:43:54

Com relação ao hardware, recomendamos uma máquina mais parruda – ao menos com um processador de 2 GHz ,1 GB de R AM e um HD bem espaçoso. O processo é geralmente dividido em três fases, as quais subdividem-se em etapas mais específicas: • Modelagem (AutoCAD); • Configuração do layout da cena (AutoCAD); • Mapeamento e iluminação (3DS); • Geração de câmeras (3DS); • Geração de cena (3DS); • Renderização – still images (3DS); • Animação (3DS).

1. Inicie o AutoCAD. Selecione acadiso.dwt – folha padrão do CAD, com dimensões do Sistema Internacional de Medidas – e clique em Open.

2. No lado direito da tela do AutoCAD, clique na seção 2D Draw. Em seguida, escolha a opção Polygon, utilizada para desenhar polígonos variados.

3. No prompt de comando, localizado na parte inferior da tela e utilizado para enviar comandos avançados ao AutoCAD, digite 5 e pressione a tecla Enter.

4. Ao ser questionado sobre em que ponto deseja fixar o centro da figura, utilize o cursor do mouse em forma de cruz para clicar no centro da imagem. A seguir, selecione a opção Inscribed em circle...

102

96 a 107 -REV.indd 102

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:43:55

5. ... e arraste a figura até o tamanho desejado. Recomendamos um polígono de grandes dimensões, para que nosso filme 3D cause um bom efeito. Clique, agora, na ferramenta Circle.

6. Clique no centro do polígono para definir o centro do círculo. Depois, arraste-o até a medida de polar de 400.0 < 270° (menor que 270 graus), como apresentado na figura.

7. Na barra de menus, clique em Draw e, a seguir, em Modeling – nas novas versões do AutoCAD já existem diversos modelos pré-prontos de figuras 3D. Clique em Pyramid.

8. Selecione ambas figuras e clique no menu View > 3D Views > Front. Digite o comando Extrude no terminal para criar um objeto 3D a partir de um desenho em duas dimensões.

9. O cursor se transforma em um pequeno quadrado. Utilize-o para selecionar os objetos que irão compôr a peça. Selecione o polígono e o círculo e tecle Enter.

10. Repita o processo com a pirâmide. Em seguida, modifique a visão, clicando em View > 3D Views > SW Isometric. Assim, você terá uma visão do projeto já em formato 3D.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

96 a 107 -REV.indd 103

103

31/10/2008 17:43:56

11. Podemos rotacionar esse objeto à vontade para confirmar o desenho de cada um de seus ângulos. Clique em View > Orbit > Continuos Orbit. Clique na figura para interromper a rotação.

12. Selecione a pirâmide e, em seguida, clique no botão Copy, localizado na barra de ferramentas 2D Draw. Em seguida, clique sobre o objeto e pressione Enter, multiplicando-o.

13. Selecione os pontos nos quais deseja adicionar novas pirâmides. Iremos adicionar quatro ao redor do polígono. Pressione Esc para sair da ferramenta de cópia.

14. Clique em 3D Views > Top e observe a distância das pirâmides. Posicione-as não muito distante do polígono. Selecione uma pirâmide e clique com o botão direito do mouse em Properties.

15. Surgirá um menu flutuante de propriedades. Vá até a linha Color e, em seguida, escolha a cor azul. Repita o mesmo processo com as demais pirâmides. Salve o desenho.

16. Feche o AutoCAD e abra o 3DS Max. Nele, clique em File > Import. Selecione o tipo de arquivo AutoCAD Drawing e selecione o arquivo que salvamos anteriormente.

104

96 a 107 -REV.indd 104

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:43:58

17. Clique em Abrir > Yes. Na tela AutoCAD DWG/DXF Import Options, vá à seção Geometry Options e clique em Weld > Auto-smooth > Unify normals.

18. Clique na aba Spline Rendering > Enable in Renderer. Em seguida, clique em OK para abrir o arquivo, o qual é visualizado a partir de quatro perspectivas diversas.

19. Na última tela, clique com o botão direito sobre o polígono e selecione a opção Scale, para que possamos redimensionar a figura para um tamanho apropriado ao tabuleiro do 3DS.

20. Clique sobre o polígono com o botão direito e selecione a opção Move. Mova o objeto até que todos os seus elementos – em nosso caso, polígono e pirâmide – caibam no tabuleiro.

21. Vá à área direita da tela e clique no botão Create (primeiro botão) e, em seguida, no botão Shapes. Clique em Line. Na seção Creation Method, selecione sempre a opção Smooth.

22. Vá ao ponto da tela que exibe a animação no formato top e trace a linha que definirá a maneira como a maquete é apresentada. Clique com o mouse quando quiser criar uma nova linha.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

96 a 107 -REV.indd 105

105

31/10/2008 17:43:59

23. Pressione Esc para finalizar o traçado. Agora, vamos adicionar a câmera, clicando no botão Câmeras, localizado na área a direita da tela. Selecione a opção Freem na linha Object Type.

24. Na seção Parameters, vá até Stock lenses e selecione a opção 28 mm para que a visão funcione em “câmera lenta” – a opção que imita a visão humana é 50 mm.

25. Selecione as opções Show Cone e Show Horizon. Vá à barra de ferramentas, no canto inferior da tela, e clique no botão Time Configuration. Uma janela de mesmo nome será aberta.

26. Configure o controle de tempo com as especificações apresentadas na figura e clique em OK para fechar a tela. Depois, clique no botão Motion, na área à esquerda.

27. Selecione a opção Parameters > Assign Controller. Clique em Position : Position XYZ e no botão com um ponto de interrogação. Selecione a opção Path Constraint e clique em OK.

28. Escolha a opção Path Constraint e clique em OK. Em Path Parameters, clique em Add Path e selecione a linha criada anteriormente. Adicione parâmetros, de acordo com a figura acima.

106

96 a 107 -REV.indd 106

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:44:01

29. Para renderizar a animação, clique no menu Rendering > Render. Na janela que será aberta, configure a renderização com os parâmetros observados na figura acima.

30. Clique no botão Render para iniciar a renderização – ou seja, a criação do vídeo propriamente dita. O arquivo será salvo no local e no formato escolhidos por você.

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

96 a 107 -REV.indd 107

107

31/10/2008 17:44:03

108

96 a 107 -REV.indd 108

Aprenda Fácil Especial – AutoCAD

31/10/2008 17:44:03

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF