Ebó de Ibeji - Ejioko Para Tirar Negativo, Abrir Caminhos, Agradar Ibeji
Short Description
IBEJI CANDOMBLE...
Description
EBÓ DE IBEJI - EJIOKO PARA TIRAR NEGATIVO, ABRIR CAMINHOS, AGRADAR IBEJI.
PASSAR NA PESSOA FRUTAS DIVERSAS PICADAS, BALAS DE COCO E AÇUCAR CRISTAL COLOCAR TUDO NUM ALGUIDAR, COBRIR COM ARROZ DOCE, POR CIMA IR PASSANDO NA PESSOA E COLOCAR : DUAS FOLHAS DA FORTUNA, DOIS BUZIOS ABERTOS, DUAS CONCHAS DE MAR, DUAS PEDRINHAS COLORIDAS, DUAS FAVAS DE ANIS ESTRELADO, DOIS OBIS INTEIROS, DUAS MOEDAS, DUAS DUAS ROSAS COLORIDAS, COLORIDAS, REGAR COM UM POUCO DE CALDO DE CANA, POR ULTIMO COLOCAR 1 BRINQUEDINHO DE MENINO E 1 DE MENINA. ENTREGAR NUMA PRAÇA COM PARQUINHO AONDE CRIANÇAS PISEM. APOS O EBÓ A PESSOA SE BANHA COM ABÔ DE FOLHAS DE PITANGA, MAÇA VERDE RALADA, ANIS ESTRELADO, AÇUCAR DE BAUNILHA. PARA IBEJI RESOLVER PROBLEMAS DIFICEIS - EJIOKO MEGI
2 ACAÇAS BRANCOS, DOIS OBOS BRANCOS CRUS, DOIS QUIABOS, DUAS MOEDAS, DUAS CONCHAS, 1 ALGUIDAR PEQUENO, MEL OU MELADO PASSAR TUDO NA PESSOA, COLOCAR NO ALGUIDAR REGAR COM MEL OU MELADO, ARRIAR NUMA PRAÇA PEDIR A IBEJI PELOS CAMINHOS DE EJIOO QUE TRAGA TUDO DE BOM EM DOBRO PARA AQUELA PESSOA.
IBEJI (IGBEJI = igb: "nascer"; eji: "dois") Ibeji na nação Nagô Vodum Vodum ou Vunji nas naç!es ngo#a e $ongo% "Ibeji" é uma junção dos termos iorubas ibi, nascimento, e eji, dois. &bej' ou &bej' ou &gbej' é &gbej' é divindade gêmea da vida, protetor dos gêmeos na mitologia iorubá, iorubá, identificado no jogo do merindilogun merindilogun pelos pelos odus ejioko (! e iká (#!. $á%se o nome de &ai'o ao primeiro gêmeo gerado e o de e)inde ao *ltimo. +m orubá, -bej literalmente /uer di0er 12ascimento $uplo3, é como são c)amados os gêmeos em terras orubá. 4s orubá acreditam /ue cada pessoa /ue nasce na &erra, dei5a um duplo no 6éu (7 8 run!, /ue fica na espera da/uele /ue veio a &erra (9ié! voltar. :or muito tempo acreditaram /ue o nascimento de gêmeos não era algo bom, já /ue, os dois (a pessoa e o duplo! vin)am do 6éu para a &erra. +ra algo negativo, dese/uilibrado. + por esse motivo, nos prim;rdios da civili0ação orubá os gêmeos eram sacrificados (inicialmente os dois, depois apenas um!, com a crença de /ue mandariam de volta para o 7 8 run (6éu! a/uele /ue veio para o 9ié (&erra! indevidamente.
ansã e ?ang@, ori5ás cultuados pelos orubá. + por amarem muito suas crianças e não desejarem sacrificá%las, procuraram Ifá (o oráculo sagrado! para darem um mel)or camin)o aos seus fil)os /ue não a morte. 4rumilá (7 8r*nml=!, divindade /ue é a testemun)a de todos os destinos, declarou então através do oráculo /ue as crianças não deveriam ser sacrificadas. 2em elas e nen)um outro -bej /ue viesse a nascer no mundo. $eclarou ainda, /ue o 1duplo nascimento3 a partir de então não deveria ser mais motivo de triste0a e de má sorte, pelo contrário, deveria ser um orgul)o, uma )onra e uma enorme alegria para os pais dos gêmeos e para seus familiares, pois, significava a vinda de seres de muita sorte (a5é! para o Ambito familiar. + determinou /ue os pais dos gêmeos deveriam festejar o nascimento deles por toda a cidade, e /ue toda pessoa /ue cru0asse com os -bej (gêmeos! deveriam presentear%l)es. Ibeji foi então elevado = condição de divindade. 4 animal tradicionalmente associado a -bej é o macaco colobo, /ue é acompan)ado de uma grande mBstica entre os povos africanos. +les possuem coloração preta, com detal)es brancos, e pelas man)ãs eles ficam acordados em silêncio no alto das árvores, como se estivessem em oração ou contemplação, daB eles serem considerados por vários povos como mensageiros dos deuses, ou tendo a )abilidade de escutar os deuses. C mãe colobo /uando vai parir, afasta%se do bando e volta apenas no dia seguinte das profunde0as da floresta tra0endo seu fil)ote (/ue nasce totalmente branco! nas costas. 4 colobo é c)amado em iorubá de edun oròòkun, e seus fil)otes são considerados a reencarnação dos gêmeos /ue morrem, cujos espBritos são encontrados vagando na floresta e resgatado pelas mães colobos pelo seu comportamento peculiar. Segundo a tradição dos antigos vindos da Africa, dizem que Ibeji marca seus filhos na infancia e quando crianças geralmente tem a doença de macaco chamada doença de simioto, ou de míngua
6ontam os Itãs (conjunto de lendas e )ist;rias passados de geração a geração pelos povos africanos! /ue os Ibejis podem a ser saudados em rituais especBficos de 45um e, nos grandes sacrifBcios dedicados = deusa, também recebem oferendas. 4s Ibejis assim como todos os ori5as, tem seu +5u correspondente (+5* 4lá, Ido'u 4gb;! /ue deve levar um pouco de tudo /ue é oferecido aos gemeos. Ibeji no Drasil, geralmente nao é raspado, no lugar fa0%se 4á Eogunerê ou 45um >aboto, tem ligação com 4a, 45um, ?ango, 45alufã, +5u e Eogunedé.
View more...
Comments