E Book Jeff Dutra Camera e Coracao

April 16, 2019 | Author: Alexandre Ferraz Silva | Category: Lens (Optics), Image, Feeling, Mind, Felicidade e autoajuda
Share Embed Donate


Short Description

enjoy...

Description

JEFFDUTRA.COM.BR

CÂMERA CÂMER A E COR CORAÇÃ AÇÃO O COMO CONSTRUIR UM FILME DE CASAMENTO COM HISTÓRIA E SENTIMENTO

CINEASTA E DIRETOR GRADUADO PELA NEW YORK FILM ACADEMY

CONTEÚDO

05 POR ONDE COMEÇAR

07 HISTÓRIA E SENTIMENTO

10 ELEMENTOS DE STORYTELLING

20 COMO CONSTRUIR UM FILME DE CASAMENTO?

22 NÃO MOSTRE O QUE VOCÊ VER!

24 COMO DIRIGIR OS NOIVOS

26 VOCÊ NÃO TEM UM HD, VOCÊ TEM UM CORAÇÃO.

O mercado de filmagem de casamento tem crescido muito nos últimos anos e cada vez mais pessoas iniciam suas carreiras. Muitas delas se inspirando em profissionais de grande importância, e outras visando apenas o dinheiro proporcionado pela carreira. Nesse e-book quero contar um pouco da minha visão sobre esse mercado, sobre o trabalho, e a carreira. Mostrar o que faz um bom filme de casamento, quais são os elementos essenciais que transformam simples gravações em filmes memoráveis que serão partes integrantes dos momentos especiais da vida de muitas pessoas. Essa é uma grande responsabilidade, e justamente por isso deve ser feito com muito amor e sentimento. Vou abrir o jogo e contar os meus segredos. Vem comigo!

Afinal,

POR ONDE COMEÇAR?

Era uma noite fria, no aeroporto de Amsterdam, capital da Holanda. Estava indo ao Brasil para filmar um casamento, quando parei no Starbucks para tomar um ‘Caramell latte’ e comecei a escrever esse livro. E a primeira pergunta que fiz foi: por onde começar? O que de fato seria importante compartilhar em um livro, que iria impactar você aí do outro lado? Eu pensei em falar muita coisa, confesso. Pensei em falar sobre carreira, negócio, clientes, agenda lotada, mas antes de todos esses aspectos, algo precisa ser mais forte: a sua relação com a filmagem de casamento. Quais são os fundamentos? Sobre o que você precisa estar atento?

Eu percebi ao longo desses anos que as pessoas que entraram nesse mercado pelo dinheiro, acabaram desistindo em algum momento da carreira. Esse é um mercado que vai te exigir um aprimoramento constante, e se você não tem paixão, como vai buscar crescimento? Esse e-book é uma reflexão de tudo que tenho vivido como diretor de filmes de casamento, e se nessa jornada existe um começo, eu diria que é paixão. Filmar casamento precisa fazer sentido para você, não na sua mente, mas no seu coração. É claro que você pode construir uma carreira incrível, ser muito bem pago por isso, mas esses não devem ser os motivos que colocam ou mantêm você nesse mercado. Mas então, filmar casamento vale a pena?

Deixa-me contar um pouco da

Minha História Eu sou cineasta, formado pela New York Film Academy e ao longo da minha carreira eu produzi centenas de trabalhos. Dirigi clipes (inclusive para a Sony Music), documentários internacionais, shows de bandas nos EUA, institucionais, até que produzi meu primeiro casamento.

Naquela noite eu tenho certeza que fui picado por algum “mosquito”. Podemos ver esse e-book como uma jornada, onde essas palavras são os primeiros passos de uma aventura incrível. Mas eu preciso ser sincero com você: não será como viajar na primeira classe em um voo sem turbulência. Eu diria que seria mais como uma viagem de exploradores, onde nesse caminho teremos histórias, aventuras, sentimentos incríveis que, a meu ver, são dignos de serem vividos. E aí, a hora de desistir é agora ou então, vem comigo?

Florence - Italy Foto durante o período que estudei na New York Film Academy.

HISTÓRIA E SENTIMENTO Esses são os dois princípios que norteiam os meus filmes. Eu preciso contar uma história que permita que as pessoas sintam os mesmos sentimentos que eu estou sentindo. Se as pessoas dependessem exclusivamente do filme que você produziu, elas iriam conhecer a história? Iriam sentir os mesmos sentimentos que estavam presentes naquele dia? Faça um favor para você, não encare o casamento como uma obrigação contratual ou como mais um evento que você tem que fazer. Esse não é o sentimento genuíno de um casamento. Algo que vai te ajudar muito é viver esse dia, e não apenas observar. Se envolva. Se entregue. Se doe. Faça valer a pena contar histórias. No meu curso, História e Sentimento, eu compartilho com meus alunos como usar esses elementos. Muitas vezes os sentimentos estão gritando para serem capturados, mas em outros momentos nós precisamos achar. Mas Jeff, como encontrar sentimentos?

Eu falarei sobre isso um pouco mais à frente, sobre a direção de noivos. Por agora, eu quero focar na história. Quando você estiver filmando, entenda que seu filme é uma “combinação” de imagens. Eu particularmente não gosto do termo “cortar” na edição. Acredito que o melhor termo é combinar as imagens. Algo que você pode fazer para melhorar suas histórias é pensar na harmonia dos takes durante a gravação. Por exemplo, digamos que você capturou uma comemoração dos noivos com os amigos, mas não tem outras imagens que conte essa história. Como você acha que ficará a harmonia do seu vídeo, o enredo? As pessoas irão entender, ou será apenas uma imagem? Entenda que as imagens servem para contar uma história, nunca o inverso.

Ainda sobre história, em termos de cinema, aprendi na New York Film Academy que um dos maiores erros como diretor é você contar algo que a audiência já sabe. Eu vejo muitos filmes com uma IMENSIDÃO de imagens com o ‘Drone’. Será que realmente precisamos dessas imagens? De todas elas? Durante a edição, responda essas três perguntas:

Esse take fará falta se eu excluí-lo?

Por quanto tempo eu preciso desse take?

Aqui seria o melhor lugar para usá-lo ou ele servirá melhor à história em outro momento?

NA CONSTRUÇÃO DA SUA HISTÓRIA SE JA O PILOTO, O CAPITÃO, ENFIM, A PESSOA QUE DE FATO G U I A. I S S O É SER UM BOM DIRETOR, GUIAR AS PESSOAS POR DIFERENTES SENTIMENTOS, E NESSA JORNADA ELAS VIVEM SENTIMENTOS DIFERENTES. ELAS SORRIEM, CHORAM, SE EMOCIONAM, SE ALEGRAM, OU SEJA: SE CO NE C TAM CO M A SUA HISTÓRIA. COMO VOCÊ TEM CONTADO AS SUAS HISTÓRIAS? NO P ILOTO AUTOMÁTICO, OU COMO UM VERDADEIRO DIRETOR?

ELEMENTOS DE STORYTELLING Já que estamos falando de história, não tem como ignorar o Storytelling. A tradução literal de Storytelling é “contar história”, mas no mundo dos filmes de casamento essa palavra é referente à arte de criar uma narrativa relevante, interessante, em torno do dia do casamento. O Storytelling é bastante usado hoje em dia no marketing e publicidade, pois é uma ferramenta muito eficiente na capacidade de envolver e criar um relacionamento entre uma marca e seus clientes. Mas não é só no marketing que o Storytelling pode fazer uma grande diferença afinal a ferramenta auxilia a contar histórias de maneira envolvente e qualquer profissional pode utilizar essa técnica em seu negócio. Contar histórias é um dos atos mais importantes para a história da humanidade, pois é por meio dele que descobrimos sentido e significado para as coisas e acontecimentos da vida.

As histórias reproduzem experiências para seus ouvintes que afetam suas memórias muito mais do que apenas os fatos. Quando contamos uma história conseguimos moldar os sentimentos das pessoas sobre o que

COMO USAR O STORYTELLING Contar histórias todos nós sabemos fazer, mas para o Storytelling realmente funcionar precisamos entender que essa ferramenta transforma as informações de uma determinada empresa ou pessoa em uma narrativa agradável e emocionante de ser ouvida pelas outras pessoas. Não existe uma receita de bolo que ensine a montar uma história de forma envolvente, mas alguns padrões são encontrados nesse perfil que podem te ajudar a estruturar alguns pontos principais de uma boa história de casamento.

ELEMENTOS DE STORYTELLING

Logo de início o ideal é responder algumas questões simples sobre a história a ser contada que formarão o seu filme: • O que você quer contar? • Com quem você quer falar? • Qual é o motivo que faz você

contar essa história? • De que forma a sua história

será contada? • Como colocar sentimento em

cada imagem? Defina exatamente o seu público-alvo e conheça-o profundamente. Lembre-se de que as histórias são contadas de pessoas para pessoas e é fundamental que você conheça o público com quem você quer conversar. Uma boa ferramenta que pode ser utilizada é a construção de uma persona, que é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em fatos reais sobre características demográficas e comportamento de seus clientes.

Se você já possui um banco de dados de clientes poderá tirar dele todas as informações necessárias para criar sua persona. Mas se esse não é o seu caso, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado ampla. Uma dica interessante é pesquisar os clientes satisfeitos e insatisfeitos, pois isso permitirá que você entenda melhor a percepção do seu produto dos seus clientes e quais desafios precisam ser enfrentados.

COMO O STORYTELLING AF E TA O CÉ RE BR O

Transforma uma história em ideia: quando ouvimos uma história nosso cérebro ativa partes que transforma o que escutamos em nossa própria ideia e experiência, através de um processo chamado de acoplamento neuronal;

Lembrança com mais precisão dos fatos: quando experimentamos um evento emocionante nosso cérebro produz dopamina, o que fixa o evento na memória com mais facilidade;

Experimenta, comenta e compartilha: seus espectadores irão experimentar uma atividade cerebral e desejarão interagir com ela; Envolvimento de várias áreas do cérebro: Uma história bem contada envolve muitas áreas do cérebro ao mesmo tempo, e isso torna a experiência rica e relevante para o espectador;

Q U A I S A S P R I N C I PA I S F E R R A M E N T A S D E S T O R Y T E L L I N G PA R A U M F I L M E D E C A S A M E N T O ?

T R I L H A

Você precisa senti r que elas foram gravadas enquanto tocava aquela música.

Nessa jornada eu vejo o áudio como um veículo. Ele que nos permite sair de um estado para o outro. Por exemplo, se eu quiser aventura, adrenalina, você acha que eu vou escolher um barquinho em Veneza para navegar, ou um jet-ski? Com certeza jet-ski. Quando você for escolher a trilha sonora do seu filme, teste várias músicas até você encontrar aquela que se encaixa perfeitamente com as imagens.

E S C O L H A

A lente possui muita subjetividade que não terei tempo de falar agora. Mas entendendo pelo menos os tipos de lentes, isso irá clarear sua visão e te ajudar a usar melhor essa ferramenta. Volto novamente à mesma questão, as ferramentas servem para contar uma história e não o inverso. Você só coloca uma lente 70-200 mm se de fato você deseja usar as características dessa lente, nesse caso seria para encurtar a distância entre você e o objeto. Se a sua presença irá afetar o que você está filmando, e não deseja chegar per to, escolha esse tipo de lente, mas com ela você não conseguirá expressar o tamanho do lugar, por exemplo, e será muito difícil criar imagens wide (panorâmicas).

D A

L E N T E

Agora, se o objetivo é ter a pessoa ali perto da lente, quase como se a lente fosse uma pessoa também na cena, uma 24 mm ou 35 mm seria ideal. Consegue entender um pouco da personalidade das lentes? Caso você queria criar um detalhe do vestido, por exemplo, será que você deve usar uma 16 mm, ou uma lente macro?

Use e abuse das lentes, mas sempre entendendo que elas são ferramentas.

F O C O

Cuidado, pois t udo o que estiver no foco será observado pelas pessoas.

Imagine se você pudesse segurar a cabeça da pessoa e direcioná-la para onde você quer que ela olhe. O foco é mais ou menos isso. Nós podemos contar mais de uma coisa no mesmo take. Se você trabalhar com pelo menos dois planos de profundidade,  já consegue criar muitas coisas. Seja criativo e mostre para a audiência o que você quer mostrar.

F R A M E E C O M P O S I Ç Ã O

E como as pessoas irão olhar? O que irão olhar? Tudo que está no seu frame. Desenhe, projete, tome cuidado. Use todas essas ferramentas que citei anteriormente para criar um frame perfeito. Pergunte-se, por que isso está aparecendo? Combine essas ferramentas para criar uma composição que conte uma história. Tudo se resume a colocar história com sentimento.

Eu tenho absoluta cer teza que um bom filme começa com um bom frame. Cuidado.

M O N T A G E M

Preocupe-se mais em manter o seu quebra-cabeça bem montado d o que com efeitos que são apenas uma questão de modismo.

Editar é uma arte invisível, sabe por quê? As pessoas nunca verão aquilo que ficou de fora. Elas irão apenas assistir o que ficou dentro da sua timeline. Eu acredito que quanto mais harmonia o seu filme tiver, menos aparecerá a edição. Imagine um papel de parede instalado corretamente? As melhores aplicações são aquelas em as emendas são invisíveis. A edição também é assim.

COMO CONSTRUIR UM FILME DE CASAMENTO

Eu já compartilhei muitas coisas legais que podem criar um impacto muito grande no seu negócio. Mas agora eu quero ser mais especifico. Como construir um filme de casamento? Existe uma fórmula mágica? Ou como muitos gostam de dizer, um template? Infelizmente, ou felizmente, não. Entretanto, existem princípios, os quais eu compartilho nesse livro. Para mim, a construção do seu filme começa muito antes do casamento. A pré-produção é tão importante quanto à pós-produção. Fazer o seu dever de casa que é conhecer a história, o casal, o local, a luz, como será o seu deslocamento durante o evento, vai te ajudar muito.

Eu costumo dizer para os meus alunos o seguinte: prepare-se como se você não tivesse criatividade, e no dia, seja criativo como se não tivesse se planejado. Essa é a combinação perfeita entre a arte e técnica. Você será testado e colocado à prova em muitos aspectos, onde esses dois elementos (arte e técnica) terão que caminhar lado a lado. Deverá ser rápido, preciso, e fazer isso com muita arte e maestria.

COMO CONSTRUIR UM FILME DE CASAMENTO

Imagine que a noiva está entrando, você está com uma lente panorâmica (16 mm) e, de repente, um convidado surge na sua frente com um smartphone, e ainda, nesse momento você percebe que não trocou a bateria e a luz vermelha começou a piscar. O que fazer? Trocar a lente, trocar a bateria. Mudar de local lhe parece a melhor opção. Mas e o fotógrafo? Você não quer atrapalhar o trabalho dele, certo? E o foco? Essas decisões terão que ser feitas em questão de segundos. Esteja preparado.

OK, você fez seu dever de casa. Comprou todos os adaptadores necessários para gravar um bom áudio, tem bateria e cartão reserva com você, e é hora de gravar. Durante o casamento, muita coisa vai acontecer. Uma dica: olhe em volta. O que você vê? É importante para a sua história? Como isso pode ser contado? Qual o sentimento por trás desse take? E por fim, como você pode mostrar isso com autenticidade, trazendo o seu estilo, a sua identidade.

NÃO MOSTRE O QUE VOCÊ VÊ. MOSTRE O QUE VOCÊ SENTE.

COMO CONSTRUIR UM FILME DE CASAMENTO

Eu pensava que os meus filmes deveriam ser aquilo que eu vejo. Hoje, eu entendo que esse pensamento está incompleto. Pense comigo: se o meu filme é apenas aquilo que eu vejo, ele pode ser um filme frio, sem sentimento. O que vejo pode ser uma escolha, sem sentido. Quando você começa a construir um frame e composição pensando na harmonia do seu filme, e eu ouso ir mais além, pensando no sentimento atrás da composição, aí sim você estará colocando verdade e sentido nos seus takes. Não mostre o que você vê, mas sim o que você vê com sentimento. Tudo que estamos filmando é para contar uma história, então que ela seja com sentimento!

COMO DIRIGIR OS NOIVOS?

Chegamos a um ponto muito especial. Como dirigir os noivos? Como capturar o sentimento? Talvez você seja uma pessoa tímida e o casal também. Mas fique tranquilo, direção não tem nada a ver com ser espontâneo. Direção de casal é uma forma de encontrar os sentimentos verdadeiros em um casal. Veja bem, encontrar e não colocar.

Como evitar o maior erro de direção. Não peça pelo resultado. É muito comum as pessoas falarem: Dá um sorriso de alegria. – Não, mais alegre. Ou então: - Respira fundo! - Mais fundo. Bem, por que você deve evitar esse tipo de direção. Primeiramente, por que somos todos diferentes. O meu conceito de felicidade é diferente do seu. Para mim um determinado sorriso representa alegria, mas para você pode não representar isso.

E se você pede pelo resultado, nesse exemplo, um sorriso ou suspiro, você não está indo na origem. Um exemplo: você dese ja capturar um carinho verdadeiro de um casal? Peça para eles darem as mãos, sabendo o tipo de take que você quer (por isso a importância de saber os tipos de takes), você pode pedir para o noivo pensar em algum momento feliz do casamento. Você pode estar com a câmera em close-up na mão dos noivos. Caso o noivo faça algum carinho (que é MUITO provável), esse carinho foi fruto de um sentimento genuíno, a expressão real do que ele sente. Você pode aplicar esse conceito em diferentes formas de direção.

COMO DIRIGIR OS NOIVOS?

Se você deseja um suspiro, que tal conversar um pouco com a noiva antes. Fazê-la sentir que aquele momento que ela sonhou tanto, está acontecendo exatamente agora. Acredite, você vai conseguir o suspiro. O que quero compartilhar aqui é que você deve ir à origem, na raiz que leva a o resultado. Esse tipo de direção é muito mais verdadeira, e os sentimentos que você encontra nas pessoas são incríveis. Eu não tenho como me estender nesse assunto, se não esse e-book teria 300 páginas. Mas se você quiser aprender mais, eu aconselho conhecer meu curso Historia e Sentimento. Ali você terá uma visão bem mais profunda e detalhada sobre esses pontos. (www.jeffdutra.com.br/historiaesentimento)

VOCÊ NÃO TEM UM HD, VOCÊ TEM UM CORAÇÃO.

Por fim, eu desejo concluir essa breve leitura com um pensamento. Aí dentro de você não tem um HD, mas um coração. Você não é uma máquina de armazenamento de dados, e sim uma máquina de sentimentos. Esse é o principal motivo pelos quais o ser humano gosta tanto de ouvir histórias. Histórias nos conectam, nos levam à lugares diferentes em questão de segundos, elas falam com o nosso coração. Tudo o que vemos, vivemos, não é para ser armazenado no nosso “HD” interno. Essas experiências devem ser sentidas, e no nosso caso, contadas em forma de filmes de casamento.

Eu espero que com essa breve leitura você tenha aberto a sua mente para esse encantador mundo dos filmes de casamento. Espero ter ajudado a entender que não fazemos por dinheiro, fama, ou um mero cumprimento contratual. Isso tem que fazer sentido para você. Estamos nesse mercado para expressar nossa alma, nossa identidade através dos filmes. Esse é o nosso maior legado. Meu desejo é que a partir de hoje você possa dirigir os mais lindos filmes de casamento, com paixão, vontade, amor, autenticidade, e claro, histórias com sentimentos.

GRATIDÃO, JEFF DUTRA

CINEASTA E DIRETOR GRADUADO PELA NEW YORK FILM ACADEMY

JEFFDUTRA.COM.BR

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF