E-Book 100 Questoes Comentadas de Concurso Psicologia Apostila

April 26, 2019 | Author: EmmanuelleFeitosa | Category: Behaviorism, Behavior, Psicologia e ciência cognitiva, Psychological Concepts, Behavioural Sciences
Share Embed Donate


Short Description

Questões comentadas de psicologia...

Description

Sumário Teorias da Personalidade Personalid ade

3

Técnicas Psicoterápicas Psicoterápi cas

19

Código de Ética e Resoluções do CFP

33

Avaliação Psicológica Psicológica e Psicodiagnóstico Psicodiagnóstico

48

Psicopatologia

61

Psicologia Psicologia Organizacional e o Trabalho Trabalho

74

Psicologia Psicologia da Saúde e Hospitalar

82

Psicologia Psicologia Jurídica

93

Psicologia Psicologia do Desenvolvimento, Desenvolvimento, Educação & Aprendizagem

105

Psicologia Psicologia Social e Grupos

112

Questões Comentadas

Teorias da Personalidade

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (Pref. de Sobrado/PB – 2016) O Condicionamento __________ é um conceito chave dos estudos de Pavlov sobre a aprendizagem. Assinale a alternativa que completa a lacuna: a) Operante; b) De Aproximações sucessivas; c) De Modelagem; d) Clássico; e) Supersticioso.

COMENTÁRIO

Há 3 tipos de condicionamento: respondente, clássico e o operante. O condicionamento respondente pavloviano, também conhecido como condicionamento clássico, é inicialmente um estímulo neutro que não elicia resposta. Porém, quando um estímulo neutro é pareado com um estímulo incondicionado (reflexo ou não condicionado) ocorre aprendizagem. Assim, quando um estímulo incondicionado é fortemente pareado com um estímulo neutro, este se torna um estímulo condicionado e elicia uma resposta condicionada, como por exemplo, no experimento de Pavlov em que o cachorro saliva apenas com o toque do som (antes estímulo neutro e após pareamento torna-se condicionado) que antes foi pareado várias vezes com a apresentação e o cheiro da carne (estímulo incondicionado). S inc. (cheiro da carne) → R inc. (salivação) S neutro + S inc. (som + cheiro da carne) → R inc. (salivação) S cond. (som) → R cond. (salivação)

Portanto, a alternativa que completa corretamente a lacuna é a letra (D). O comportamento respondente ou reflexo S → R é o que usualmente são chamados de “não voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente. Ex: Contração das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos; arrepio da pele quando um vento frio forte atinge o corpo (Bock, 2002) O comportamento operante é uma relação organismo - ambiente em que a emissão de respostas de um individuo afeta/altera o ambiente, e, a depender desta alteração, respostas semelhantes a esta terão sua probabilidade de ocorrência futura aumentada ou diminuída, ou seja, é um processo através do qual o comportamento fica sob

4

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

controle de suas consequências. No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante – a satisfação de alguma necessidade, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito (Moreira e Medeiros, 2007). GABARITO: (D) Clássico.

2 (Pref. de Marcação/PB – 2016) Sobre Jung, Melanie Klein e Erick Eriskson, existe uma ligação cujo vínculo teórico os remetem a: a) Gestalt-terapia; b) Crítica Social à Psicologia; c) Associação com teorias Orientais em suas abordagens; d) Psicanálise; e) Ecleticismo da Gestalt.

COMENTÁRIO

Para responder a questão, vamos identificar quais são as teorias formuladas por cada autor mencionado no enunciado para depois reconhecer qual vínculo teórico de ligação existe entre os três, vamos lá: JUNG: A Psicologia Analítica, originada a partir das ideais do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, remete a conceitos que influenciam toda a sociedade, tais como arquétipos, inconsciente coletivo e processo de individuação. Segund Pieri (2002), a Psicologia Analítica é um conceito que Jung refere em 1911 à psicologia das relações entre consciência e inconsciente, e em particular à reflexão sobre o método e sobre a verdade da psicanálise. Em discordância às ideais de Freud, Jung via o inconsciente não apenas como um repositório das memórias e das pulsões reprimidas, mas também como um sistema herdado e em ação contínua, incluindo todo o esquecido como também novas formações criativas organizadas segundo funções coletivas e transmitidas de geração em geração. MELANIE KLEIN: Esta autora austríaca pode ser denominada de principal representante da segunda geração psicanalítica mundial já que transformou o freudismo clássico, criando uma nova forma de análise, a análise de crianças. Klein diverge do pai da psicanálise em relação à importância crucial que este atribui à sexualidade, na medida em que ela coloca a agressividade, inata na criança, como central em sua teoria, ao invés da vida sexual. Uma das principais contribuições da teorização kleiniana

5

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

são os conceitos de posição esquizo–paranóide e posição depressiva. (Jorge, 2007; Roudinesco & Plon, 1998). ERICK ERISKSON: O autor psicanalista  alemão foi responsável pelo desenvolvimento da teoria do desenvolvimento psicossocial. Para Erikson a concepção de desenvolvimento ocorre em oito estágios psicossociais, perspectivados em oito idades que decorrem desde o nascimento até a morte. Os quatro primeiros estágios são relacionados ao período de bebê e de infância, e os três últimos aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa. A teoria psicossocial de Erikson reside no amplo quadro das teorias psicodinâmicas da personalidade e também tem grande importância para a psicologia do desenvolvimento. Portanto, de acordo com a literatura, Jung, Klein e Erikson são teóricos psicodinâmicos e nos remetem à PSICANÁLISE. GABARITO: (D) Psicanálise.

3 (UFOPA – 2013) Leia as afirmações a seguir sobre o conceito de personalidade que tem sido objeto de vários teóricos da Psicologia: I. As teorias psicodinâmicas da personalidade focam a importância dos motivos, das emoções e das forças internas, supondo que a personalidade se desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância. II. As teorias fenomenológicas definem que os indivíduos associam continuamente significados às informações que adquirem. Segundo essas teorias, todas as pessoas confrontam realidades ligeiramente diferentes. Assim, o self é entendido como um conceito interno, que evolui com a interação entre as pessoas. III. O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Carl Rogers. Está(ão) correta(s) a(s) alínea(s): a) I, II e III. b) I e II. c) II e III. d) III.

6

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Este tipo de questão tem sido cobrada por muitas bancas, pois a utilização de várias assertivas permite abarcar diversos tópicos do edital e também avaliar uma maior variedade de conteúdos em um único quesito. Vamos analisar assertiva por assertiva, verificando se estão CORRETAS ou INCORRETAS quanto ao comando da questão que referencia sobre o objeto de estudo de vários autores sobre o conceito de personalidade. I. As teorias psicodinâmicas da personalidade focam a importância dos motivos, das emoções e das forças internas, supondo que a personalidade se desenvolve à medida que os conflitos psicológicos são resolvidos, geralmente durante a infância. ASSERTIVA CORRETA A ideia de uma teoria psicodinâmica da personalidade comumente se refere às concepções psicanalíticas. O foco central nesta teoria se encontra nas forças e organizações internas, geralmente originadas em determinantes inconscientes na infância, cujos arranjos irão caracterizar o psiquismo e determinar o comportamento. II. As teorias fenomenológicas definem que os indivíduos associam continuamente significados às informações que adquirem. Segundo essas teorias, todas as pessoas confrontam realidades ligeiramente diferentes. Assim, o self é entendido como um conceito interno, que evolui com a interação entre as pessoas. ASSERTIVA CORRETA Os teóricos fenomenológicos acreditam que o foco principal da teoria é a maneira COMO o sujeito utiliza sua experiência para interpretar, descrever e construir a realidade. Enfatiza-se as experiências internas, sentimentos e pensamentos que geram o autoconceito ou self. Veem o homem como um ser potencialmente saudável e criativo. III. O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Carl Rogers. ASSERTIVA INCORRETA O principal estudioso das teorias psicodinâmicas é Sigmund Freud. Deste modo, apenas as alternativas I e II estão corretas. GABARITO: (B) I e II.

7

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (CRP 15ª Região – 2016) O Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise são considerados por inúmeros autores as três mais importantes tendências teóricas da Psicologia no século XX. Seguindo cada uma das abordagens, assinale a alternativa que descreve corretamente os aspectos conceituais relacionados: a) O pré-consciente é constituído por conteúdos reprimidos que não são acessíveis ao consciente pelas ações de censuras internas. b) A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método introspectivo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias. c) A base do Behaviorismo está na formulação do conceito de comportamento respondente, ou seja, estímulo-reflexo. d) Seguindo as leis do Behaviorismo entre o estímulo dado ao indivíduo e sua resposta, há o processo de percepção – o que ele percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. e) A Gestalt, que tem seu berço nos Estados Unidos, dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente.

COMENTÁRIO

Vamos corrigir cada assertiva a fim de identificarmos qual descreve corretamente os aspectos conceituais das abordagens teóricas da personalidade supracitadas: (A) O pré-consciente é constituído por conteúdos reprimidos que não são acessíveis ao consciente pelas ações de censuras internas. ASSERTIVA INCORRETA Podemos conceituar o pré-consciente como uma “zona de trânsito” entre o inconsciente e a consciência, isto quer dizer que os conteúdos pré-conscientes podem se apresentar na consciência. Por exemplo, um evento que tenha acontecido durante a manhã pode desaparecer da consciência, passar por um estado latente do pré-consciente e por fim incorporar-se no sistema inconsciente como um sono que ocorre durante a noite. É no inconsciente que estão os conteúdos reprimidos. Estes não são acessíveis ao consciente em decorrência da censura que separa as instâncias. (B) A Psicanálise, enquanto método de investigação caracteriza-se pelo método introspectivo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias. ASSERTIVA CORRETA O método introspectivo foi criado pelo psicólogo alemão W. Wundt para verificar o funcionamento da mente. Assim o método foi utilizado por autores como Sigmund

8

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Freud (psicanálise) e Aaron Beck (teoria cognitiva comportamental). Conceitua-se como o ato pelo qual o indivíduo toma consciência das suas emoções através da análise interna e reflexão por parte do próprio sujeito em um processo de auto-observação. (C) A base do Behaviorismo está na formulação do conceito de comportamento respondente, ou seja, estímulo-reflexo. ASSERTIVA INCORRETA A palavra “reflexo” deixou a ASSERTIVA INCORRETA, o correto seria estímulo-resposta. ESTÁ CORRETO AFIRMAR QUE A BASE DO BEHAVIORISMO  ocorre na formulação do conceito de comportamento respondente em que temos como modelo as relações entre o ambiente – ESTÍMULO �S� que elicia um comportamento incondicionado no organismo – RESPOSTA �R�. O comportamento respondente surgiu de estudos decorrentes do Behaviorismo Clássico de autores como Watson e Pavlov, criador da teoria do Condicionamento Pavloviano. (D) Seguindo as leis do Behaviorismo entre o estímulo dado ao indivíduo e sua resposta, há o processo de percepção – o que ele percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. ASSERTIVA INCORRETA As teorias que concebem o processo de percepção como um fator imprescindível para a compreensão da personalidade e do comportamento são as Fenomenológicas/ Existenciais como a Teoria Centrada na Pessoa de Carl Rogers e a Gestalt de Max Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Köhler. As leis do Behaviorismo não levam em consideração a percepção. Segundo Skinner (p. 2, 1999) “O organismo como um todo é produto de três tipos de variação e seleção.” São eles a seleção natural (filogênese), o condicionamento operante (ontogênese – histórico de desenvolvimento e aprendizagem) e a cultura. (E) A Gestalt, que tem seu berço nos Estados Unidos, dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente. ASSERTIVA INCORRETA A Gestalt, que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos e postula a necessidade de compreender o indivíduo em sua totalidade, também se dedica ao estudo das percepções e sensações do movimento para compreender quais são os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele possui na realidade. Quem estuda sobre as interações entre o indivíduo e o ambiente é a Análise do Comportamento.

9

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Portanto, percebemos que a única assertiva que contém informações corretas sobre a abordagem teórica da personalidade é a letra B. GABARITO: (B) A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método introspectivo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias.

5 (CRP16/ES – 2016) No desenvolvimento histórico das psicologias comportamentais é possível constatar uma evolução que pode ser traçada a partir dos estudos iniciais sobre o condicionamento, passando pela elaboração do conceito de comportamento (behavior) e chegando ao conceito de condicionamento operante. Assinale a alternativa que identifica autores relevantes desse percurso. a) Ivan P. Pavlov, Alfred Binet e Lewis Terman. b) Robert Sessions Woodworth, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. c) William James, John B. Watson e Edward C. Tolman. d) Ivan P. Pavlov, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. e) William James, John B. Pavlov e Edward C. Tolman.

COMENTÁRIO

Para visualizar a assertiva correta desta questão é necessário conhecer todos os autores citados nas assertivas para que possamos identificar, em ordem, qual é o responsável por cada um dos três estudos iniciais mencionados no comando. ALFRED BINET: Psicólogo e pedagogo, nascido em Nice – França, cujos estudos fizeram da psicologia experimental um instrumento básico para o desenvolvimento da educação. Ficou conhecido por sua contribuição no campo da psicometria, sendo considerado oinventor do primeiro teste de inteligência, a base dos atuais testes de QI. LEWIS TERMAN: Psicólogo norte-americano, Lewis Madison Terman , desenvolveu a sua atividade profissional na Universidade de Stanford. Interessou-se pelo estudo das crianças alto-habilidosas, tendo realizado vários trabalhos sobre testes e escalas de inteligência. Em 1916 publicou uma versão revista do teste Binet-Simon (concebida por Alfred Binet e Theodore Simon) que se passou a designar por Escala Stanford-Binet. ROBERT SESSIONS WOODWORTH: Em 1901, em colaboração com Edward Thorndike, defendeu que a aprendizagem não pode ser transferida de pessoa para pessoa

10

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

e concluiu que a instrução é uma questão de aperfeiçoamento nas capacidades de aprendizagem, assim afirma que existem diferenças quando se analisa a capacidade de aprendizagem entre indivíduos diferentes. Para Robert Woodworth, os objetos de estudo mais importantes na psicologia são o comportamento e a consciência, ele acreditava que o comportamento era uma função resultante da estimulação do ambiente em conjunto com a própria constituição do organismo e da personalidade do sujeito. Deste modo, opunha-se à corrente behaviorista em que o homem seria uma espécie de receptor de estímulos vindos do ambiente e respectivo emissor de respostas. WILLIAM JAMES: Nascido em Nova Iorque e formado em medicina, foi um dos fundadores da psicologia moderna e que teve a sua formação aberta a diversas influências. Interessado em várias disciplinas, escreveu sobre aspectos da psicologia humana, do funcionamento cerebral e das experiências religiosas. Ensinou psicologia e filosofia na Universidade de Harvard e é considerado o pai do pragmatismo. EDWARD C. TOLMAN: autor que propõe um novo modelo behaviorista baseando-se em alguns princípios discordantes da teoria Watsoriana. Para Tolman, entre o estímulo e a resposta o organismo passa por eventos “mediacionais” representados por processos internos que ele chama de variáveis intervenientes. Acredita no caráter intencional do comportamento e que toda resposta visa alcançar um objetivo específico do organismo e que o organismo persiste no comportamento até que ele seja alcançado. Por essas duas características de sua teoria (aceitação dos processos mentais e proposição daintencionalidadedo comportamentocomoobjetodeestudo),Tolmané considerado um precursor da psicologia cognitiva. IVAN P. PAVLOV: considerado um dos precursores da teoria comportamental, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido comoreflexo condicionado, e tornou-se conceituado com suas experiências de condicionamento com cães. Sua obra inspirou a publicação, em 1913, do ar tigo Psychology as the Behaviorist views it, de John B. Watson. JOHN B. WATSON: é considerado o fundador da teoria comportamental. Apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. Denominou Behavior, segundo (Schultz, p. 239, 2005) como “teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção”. A finalidade da Psicologia seria, então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.

11

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

BURRHUS F. SKINNER: foi um dos relevantes teóricos da análise do comportamento com sua teoria filosófica denominada Behaviorismo Radical. Desenvolveu o conceito de comportamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequências em que segue o modelo no qual um estímulo no meio produz uma resposta no organismo que fornece uma alteração no ambiente, ou seja, é um comportamento cuja resposta é controlada por suas consequências. Após essa análise, é possível identificar que, de acordo com o comando da questão: 1) Estudos iniciais sobre o condicionamento são pressupostos de PAVLOV; 2) Elaboração do conceito de comportamento (Behavior) foi realizada por WATSON; 3) Conceito de Condicionamento Operante foi desenvolvido por SKINNER. A partir dessas informações podemos excluir os autores que não são compatíveis com as teorias mencionadas. (A) Ivan P. Pavlov, Alfred Binet e Lewis Terman. (B) Robert Sessions Woodworth, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. (C) William James, John B. Watson e Edward C. Tolman. (D) Ivan P. Pavlov, John B. Watson e Burrhus F. Skinner. (E) William James, John B. Pavlov e Edward C. Tolman. GABARITO: (D) Ivan P. Pavlov, John B. Watson e Burrhus F. Skinner.

6 (CRP16/ES – 2016) É possível identificar, respectivamente, como autor relevante, país de origem e objeto de estudo do Behaviorismo, da Psicologia da Gestalt e da Psicanálise: a) Watson, Estados Unidos, comportamento; Wertheimer, Alemanha, formas; Freud, Áustria, inconsciente. b) Skinner, Estados Unidos, comportamento operante; Kurt Lewin, Estados Unidos, estruturas; Freud, Alemanha, inconsciente. c) Watson, Estados Unidos, aprendizagem; Wertheimer, Alemanha, consciência; Freud, Áustria, inconsciente. d) Thorndike, Estados Unidos, aprendizagem; Kurt Lewin, Estados Unidos, formas; Breuer, Áustria, inconsciente. e) Watson, Estados Unidos, comportamento operante; Wertheimer, Áustria, formas; Freud, Áustria, inconsciente.

12

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Outra questão que envolve autores das teorias da personalidade. Esta pressupõe que o candidato tenha conhecimento e saiba identificar nas assertivas o nome do autor, país de origem e objeto de estudo das respectivas correntes teóricas mencionadas. Identificamos como autores mencionados da questão e suas respectivas escolas: Behaviorismo: Watson, norte-americano que tem como o objeto de estudo o comportamento, Skinner, norte-americano que tem como objeto de estudo o comportamento operante e Thorndike, criador da Lei do Efeito, norte-americano tendo como objeto de estudo a aprendizagem. Psicologia da Gestalt: Kurt Lewin, norte-americano, responsável pela Teoria do Campo e que utiliza conceitos estruturais para descrever a personalidade da pessoa; Wertheimer, Alemão, tendo como objeto de estudo as formas através do fenômeno phi. Psicanálise: Freud, Austríaco, tendo como objeto de estudo o inconsciente e Breuer também austríaco e precursor conjuntamente com Freud na criação da psicanálise com os estudos também sobre o inconsciente. Para maior clareza irei colocar em tachado o termo incorreto e em CAIXA ALTA a resposta correta de cada assertiva errada. É possível identificar, respectivamente, como autor relevante, país de origem e objeto de estudo do Behaviorismo, da Psicologia da Gestalt e da Psicanálise: (A) WATSON, ESTADOS UNIDOS, COMPORTAMENTO; WERTHEIMER, ALEMANHA, FORMAS; FREUD, ÁUSTRIA, INCONSCIENTE. (B) Skinner, Estados Unidos, comportamento operante; Kurt Lewin, Estados Unidos, estruturas; Freud, Alemanha ÁUSTRIA, inconsciente. (C) Watson, Estados Unidos, aprendizagem COMPORTAMENTO; Wertheimer, Alemanha, consciência FORMAS; Freud, Áustria, inconsciente. (D) Thorndike, Estados Unidos, aprendizagem; Kurt Lewin, Estados Unidos, formas CAMPO; Breuer, Áustria, inconsciente. (E) Watson, Estados Unidos, comportamento operante; Wertheimer, Áustria ALE� MANHA, formas; Freud, Áustria, inconsciente.

13

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

A única assertiva que corresponde corretamente e respectivamente ao comando da questão é a letra A. GABARITO: (A) Watson, Estados Unidos, comportamento; Wertheimer, Alemanha, formas; Freud, Áustria, inconsciente.

7 (Pref. de Marcação/PB -2016) Acerca dos tipos de condicionamento, atente: O Condicionamento __________ não permite explicar mudanças de comportamentos novos e mais complexos. O tipo de condicionamento que permite compreender a aquisição de novos comportamentos é o condicionamento __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima: a) Respondente e Complexo. b) Intermitente e Respondente. c) Clássico e Operante. d) Operante e Clássico. e) Clássico e Complexo.

COMENTÁRIO

O CONDICIONAMENTO CLÁSSICO  está relacionado ao comportamento RES� PONDENTE INCONDICIONADO (reflexos inatos ao organismo que não necessitam de uma história de aprendizagem). Reflexo são relações entre estímulo (ambiente) e respostas. Respostas são mudanças em nosso organismo produzidas por mudanças no ambiente. Por exemplo, o calor do sol (estímulo ambiental) elicia o suor da pele (resposta reflexa e incondicionada do organismo). Estes comportamentos são inatos, portanto não conseguem explicar comportamentos novos e mais complexos. O CONDICIONAMENTO OPERANTE  é uma relação do organismo-ambiente em que a emissão de respostas de um indivíduo afeta/altera o ambiente e a depender desta alteração, respostas semelhantes terão sua probabilidade de ocorrência futura aumentada ou diminuída, assim possibilitando a compreensão da aquisição de novos comportamentos. (MOREIRA e MEDEIROS, 2007; BORGES e CASSAS, 2012) Tendo base sobre os tipos de condicionamento existentes na literatura vamos à questão:

14

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

O  CONDICIONAMENTO CLÁSSICO OU RESPONDENTE  não permite explicar mudanças de comportamentos novos e mais complexos. O tipo de condicionamento que permite compreender a aquisição de novos comportamentos é o condicionamento OPERANTE. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima: a) Respondente e Complexo. b) Intermitente e Respondente. c) Clássico e Operante. d) Operante e Clássico. e) Clássico e Complexo. GABARITO: (C) Clássico e Operante.

8 (Pref. de Alfenas – 2016) Partindo da Teoria de Pavlov e do conceito de Estímulo Incondicionado, assinale a alternativa CORRETA: a) Para o condicionamento, usa-se normalmente um estímulo eliciador em conjunto com um estímulo neutro. b) Evento que elicia naturalmente a resposta reflexa. Tal estímulo não necessita de nenhuma história de pareamento vivida por um indivíduo para provocar o reflexo. c) Evento que não provoca nenhuma espécie de resposta reflexa. d) Estímulo inicialmente neutro, que passa a eliciar uma resposta reflexa a partir de uma sucessão bem sucedida de pareamentos.

COMENTÁRIO

Questão que chamamos de PEGADINHA em que é necessário ter muita atenção para não errar. Atente-se que o enunciado pede  O CONCEITO DE ESTÍMULO IN� CONDICIONADO. O restante das informações é inserida para lhe induzir ao erro, pois algumas assertivas não estão incorretas, porém não condizem com o que se pede no comando. Vamos analisar assertiva por assertiva: A) Para o condicionamento, usa-se normalmente um estímulo eliciador em conjunto com um estímulo neutro. ASSERTIVA INCORRETA

15

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

A assertiva não condiz com o enunciado da questão que pede o conceito de estímulo incondicionado, e sim faz um breve comentário sobre o PAREAMENTO DE ESTÍ� MULOS na Teoria Pavloviana. B) Evento que elicia naturalmente a resposta reflexa. Tal estímulo não necessita de nenhuma história de pareamento vivida por um indivíduo para provocar o reflexo. ASSERTIVA CORRETA Conceito correto sobre estímulo incondicionado que é o estímulo que elicia a resposta incondicionada. Sua função é inata, pois não depende da aprendizagem para ocorrer. C) Evento que não provoca nenhuma espécie de resposta reflexa. ASSERTIVA INCORRETA O estímulo incondicionado elicia uma resposta reflexa no organismo. D) Estímulo inicialmente neutro, que passa a eliciar uma resposta reflexa a partir de uma sucessão bem sucedida de pareamentos. ASSERTIVA INCORRETA Assertiva que CONCEITUA O CONDICIONAMENTO PAVLOVIANO  e não condiz com o enunciado da questão. GABARITO: (B) Evento que elicia naturalmente a resposta reflexa. Tal estímulo não necessita de nenhuma história de pareamento vivida por um indivíduo para provocar o reflexo.

9 (IFTO – 2016) Foi com a publicação de qual teoria que a psicologia alcançou o status de ciência, rompendo definitivamente com a sua tradição filosófica? a) Gestalt; b) Psicanálise; c) Psicologia Analítica; d) Behaviorismo; e) Psicologia Humanista.

COMENTÁRIO

Para elucidarmos a questão retiro o trecho do livro “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia” que responde a pergunta enunciada:

16

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Segundo Bock et al (2002) John B. Watson, com a publicação do seu artigo denominado “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, inaugura, em 1913, o termo que passa a intitular uma das mais expressivas tendências teóricas ainda vigentes: o Behaviorismo. O termo inglês “behavior” significa “comportamento”, motivo pelo qual usamos, no Brasil, Behaviorismo, Comportamentalismo, entre outros, para se referir à visão teórica supracitada. Ao postular o comportamento como objeto de estudos da Psicologia, Watson estabelece um objeto de estudos observável e mensurável. As concepções de Watson, guiadas pela psicologia objetiva de Comte, representam uma grande oposição à introspecção, movimento que vigorava na época. As proposições de Watson, portanto, trouxeram respostas essenciais aos objetivos que os psicólogos buscavam na época e contribuíram para o rompimento definitivo da psicologia com a sua tradição filosófica. GABARITO: D) Behaviorismo.

10 (IFTO – 2016) O Behaviorismo define o comportamento como sendo: a) A expressão interna dos desejos do indivíduo independente da ação externa. b) A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. c) Interações estímulo-resposta são sempre condicionados. d) A manifestação social do indivíduo em seu meio sócio histórico. e) Uma ação individual independente de resposta e estímulo.

COMENTÁRIO

De acordo com Bock et al (2002) apesar de colocar o “comportamento” como objeto da psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o significado desse termo. ATUALMENTE NÃO SE COMPREENDE COMPORTAMENTO COMO UMA AÇÃO ISOLADA DE UM SUJEITO, E SIM COMO INTERAÇÃO ENTRE AQUILO QUE O SUJEITO FAZ E O AMBIENTE ONDE O SEU “FAZER” ACONTECE. Sendo assim, o behaviorismo dedica-se ao estudo das  INTERAÇÕES ENTRE O INDIVÍ� DUO E O AMBIENTE, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). O trecho retirado do livro “Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia”responde ao enunciado da questão que depreende sobre o conceito de comportamento para

17

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

o Behaviorismo. Agora vamos entender o motivo pelo qual as outras assertivas estão incorretas: A) A expressão interna dos desejos do indivíduo independente da ação externa. Além de não condizer com o conceito de comportamento para o Behaviorismo, salienta-se que a teoria comportamental não tem como objeto de estudo a expressão interna dos desejos do indivíduo. Esta seria mais comumente estudada pelas teorias psicodinâmicas e que dependem de ações externas para se desenvolverem. B) A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. ASSERTIVA CORRETA C) Interações estímulo-resposta são sempre condicionados. As interações estímulo-resposta do individuo podem ser incondicionadas (inatas) ou condicionadas (aprendidas através do condicionamento Pavloviano). E) Uma ação individual independente de resposta e estímulo. A ação individual de um organismo depende do estímulo (mudança no ambiente) que elicia ou afeta/altera uma resposta. GABARITO: (B) A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.

18

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Técnicas Psicoterápicas

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (Pref. de São Gonçalo/MG – 2017) Em síntese, podemos afirmar que a Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, considera pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis as que apresentam as seguintes características: I. Mente aberta para aceitar qualquer tipo de experiência e novidades. II. Tendência a viver cada momento plenamente. III. Capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas. IV. Senso de liberdade no pensamento e na ação. IV. Alto grau de criatividade. V. Necessidade contínua de maximizar o seu potencial.

Estão corretas as alternativas: a) I, II, III, IV, V e VI. b) I, II e III, apenas. c) I, II, III e IV, apenas. d) I, II, III e V, apenas.

COMENTÁRIO

Questões com várias assertivas têm sido comumente cobradas nos certames mais recentes de psicologia, portanto é muito importante treiná-las! Vamos analisar o comando da questão e seus quesitos, embasando-se na literatura: Carl Rogers em sua obra “Tornar-se pessoa” (1985) descreve as pessoas plenamente funcionais como realizadoras, espontâneas, flexíveis e capazes de proporcionar crescimento contínuo do seu autoconceito. Este elevado nível de saúde psicológica é denominado pelo autor de auto realização e indica que a evolução do self está em constante andamento. Para Rogers, as pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis apresentam alto grau de criatividade; necessidade contínua de maximizar o seu potencial, senso de liberdade em pensamento e ação, tendência a viver plenamente cada momento, mente aberta para aceitar qualquer tipo de experiência e novidades, capacidade para se orientar pelos próprios instintos e não pelas opiniões ou razões de outras pessoas. Assim, podemos observar que todas as assertivas mencionadas na questão são características de pessoas plenamente funcionais ou psicologicamente saudáveis. Portanto a letra A é a resposta correta. GABARITO: A) I, II, III, IV, V e VI. 20

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

2 (Pref. de Ariquemes/RO – 2016) São princípios que norteiam todas as formas de psicoterapia breve: a) Inteligência e percepção. b) Foco e temporalidade. c) Motivação e emoção. d) Crenças e percepção. e) Foco e emoção.

COMENTÁRIO

Para respondermos a questão, vamos entender sobre o conceito e princípios da psicoterapia breve embasadas na literatura de referência: Segundo Almeida (grifo nosso, p.97, 2010) “as psicoterapias breves são intervenções terapêuticas de tempo e objetivos limitados por terem suas metas mais reduzidas e direcionadas que as psicoterapias tradicionais. Essa limitação é uma das características principais da técnica da psicoterapia breve e ocorre em função das necessidades imediatas do indivíduo”. Sobre os princípios, tem-se o foco como uma das características primordiais da técnica e condição essencial de eficácia em psicoterapia breve. É comum que se fixe um prazo para a terapia, geralmente, alguns meses e que influencia de modo decisivo os diferentes aspectos do vínculo terapêutico e especialmente no encerramento do tratamento (Braier, 1991 apud Almeida, 2010). Portanto, parafraseando Almeida (2010, p. 98), “Esses princípios, a dizer foco e temporalidade, norteiam todas as formas de psicoterapia breve”. Assim, visualiza-se que a resposta CORRETA é a letra B. GABARITO: B) Foco e temporalidade.

21

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

3 (Pref. de Ariquemes/ RO – 2016) No contexto da Clínica Ampliada, o conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário, é o(a): a) Projeto único de saúde. b) Projeto político-pedagógico. c) Projeto terapêutico singular. d) Estratégia de saúde da família. e) Gestão integrada de saúde.

COMENTÁRIO Para responder corretamente essa questão é necessário ter conhecimentos básicos sobre a clínica ampliada. Neste contexto vamos compreender qual é o conjunto de propostas a que se refere o enunciado.

Segundo o Ministério da Saúde (2009) A clínica ampliada se caracteriza como referência de atuação para os profissionais que trabalham na área saúde. Ela é compreendida como uma forma de integração de vários saberes cujo objetivo é de fazer com que o usuário entenda os processos de saúde e doença para que sejam incluídos, como cidadãos participativos, nas condutas em saúde assim como ajudar na elaboração de seu projeto terapêutico (BRASIL, 2009). Apoio matricial é o conjunto de profissionais que contribui com suas especialidades e experiências para complementar a equipe de referência do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que tem como objetivo ampliar as ações da atenção básica no que tange à abrangência e resolutividade. Assim, Sundfeld (2010) menciona que esse projeto terapêutico utilizado na clínica ampliada da NASF é denominado de Projeto Terapêutico Singular por ser fomentado através da participação coletiva dos profissionais da saúde com os usuários, haja vista que o fazer terapêutico e os objetivos do tratamento são dialogados. Este trabalho é baseado na subjetividade, grau de comprometimento e respeito às diferenças que ultrapassam os diagnósticos e sua tendência a não diferir os sujeitos. (BRASIL, 2009) Para elucidar qualquer dúvida projeto terapêutico singular é o conjunto de propostas terapêuticas utilizadas na clínica ampliada e estratégia saúde da família diz respeito a ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas. Portanto, temos a letra C como resposta correta. GABARITO: C) Projeto terapêutico singular. 22

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (EMPAER – 2014) A técnica aplicada na Terapia Comportamental, baseada no condicionamento clássico, destinada a tratar fobias (medos irrealistas) e os Transtornos de Ansiedade relacionados, diminuindo gradativamente a reação indesejada, denomina-se: a) Despersonalização. b) Análise de transferência. c) Dessensibilização sistemática. d) Generalização excessiva. e) Responsabilidade excessiva.

COMENTÁRIO

De acordo com Caballo (2002) a técnica aplicada na Terapia Comportamental, com base no Condicionamento clássico, chamada dessensibilização sistemática (DS) é caracterizada como: “uma intervenção terapêutica desenvolvida para eliminar o comportamentodemedoeassíndromesdeevitação.Oprocedimentoconstadedois componentesdiversos.Oprimeirocomponenteconsisteemensinaraopacienteumarespostacontráriaàansiedade.[...]Osegundocomponenteda DSimplicaemumaexposiçãograduadaaoestímuloprovocadordemedo. A exposição pode ser concretizada através da imaginação ou ao vivo”. (Caballo, 2002, p. 167) Salienta-se que comportamento de medo e as síndromes de evitação mencionados pelo autor dizem respeito ao tratamento de distúrbios fóbicos (medos irrealistas) e dos Transtornos de Ansiedade relacionados cujo intuito é de diminuir, gradativamente, a experiência aversiva do sujeito. Assim, temos a letra C como resposta correta. Vamos corrigir as demais alternativas: Na letra A, despersonalização em psicopatologia é um transtorno psiquiátrico cujas características são do indivíduo ter a sensação de que “está fora do corpo” com um sentimento de distanciamento ou estranhamento de si. Também pode ser considerada como uma técnica psicoterápica da terapia cognitivo comportamental onde cabe ao terapeuta ajudar o paciente a procurar se ver como as outras pessoas o veem. Para isso, ele deve aprender a focalizar informações observáveis, em vez de atribuições internas.

23

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Na letra B, análise de transferência, podemos compreender como um termo psicanalítico. De acordo com Zimerman (2004, p. 270): “Toda transferência tem, no mínimo, um resto narcísico, da primitiva unidade da díade simbiótica. A análise da transferência visa permitir a separaçãodesteobjetodenecessidade,paraconstituí-locomoumobjeto de desejo, edípico”. Nestaperspectiva,podemoscompreenderqueo fenômenoocorre,em análise,narelação construída entre o paciente e terapeuta cujos conteúdos serão interpretados pelo profissional. Os termos da letra D e E, generalização excessiva e responsabilidade excessiva não são técnicas psicológicas. GABARITO: C) Dessensibilização sistemática.

5 (FUNIVERSA – 2012) Acerca da análise comportamental clínica, assinale a alternativa incorreta. a) O foco de intervenção nessa clínica são as contingências aversivas que levaram o paciente a buscar a terapia. b) Por fornecer parâmetros para a avaliação da terapia e orientar o terapeuta no processo de intervenção, o estabelecimento de objetivos clínicos é um elemento indispensável no processo terapêutico. c) Uma vez estabelecidos, os objetivos clínicos não podem ser modificados até o final do processo terapêutico. d) Os processos psicológicos não são atribuídos a dinâmicas mentais internas. e) O relato de pensamentos e sentimentos, por parte do cliente, é de extrema importância para que o terapeuta tenha condições de avaliar o efeito das contingências que controlaram e(ou) controlam esses relatos.

COMENTÁRIO

Atentem-se ao comando da questão que pede para assinalar a alternativa INCORRETA em relação à clínica comportamental. Vamos comentar assertiva por assertiva para visualizarmos a resposta correta: a) O foco de intervenção nessa clínica são as contingências aversivas que levaram o paciente a buscar a terapia. ASSERTIVA CORRETA

24

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

O papel do clínico é atenuar o sofrimento do cliente, levando-o a ver os eventos externos que estão gerando sofrimento e dando força a ele para suportar sua dor e mudar suas ações na medida do possível, para gerar contingências diferentes que possam produzir sentimentos mais agradáveis. (BORGES E CASSAS, 2012) b) Por fornecer parâmetros para a avaliação da terapia e orientar o terapeuta no processo de intervenção, o estabelecimento de objetivos clínicos é um elemento indispensável no processo terapêutico. ASSERTIVA CORRETA Cabe ao psicólogo informar ao paciente sobre os objetivos clínicos da Terapia, pois tal atitude pode favorecer a adesão ao trabalho e um maior engajamento com o processo terapêutico, o que torna tal estabelecimento um elemento indispensável para o sucesso da terapêutica. (BORGES E CASSAS 2012) c) Uma vez estabelecidos, os objetivos clínicos não podem ser modificados até o final do processo terapêutico. ASSERTIVA INCORRETA De acordo com Marçal (grifo nosso, 2005, p. 233): “Oestabelecimentodeobjetivosclínicoséumelementoindispensávelno processoterapêutico.Exigeuma boainterpretaçãodosprocessoscomportamentaisenvolvidos,orientaoterapeutanoprocessodeintervenção,favorece a motivação do cliente para mudanças, fornece maior segurança ao terapeuta e ao cliente e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia.A definição dos objetivos pode ser reavaliada e modificada no decorrer das sessões.” (Marçal, 2005) d) Os processos psicológicos não são atribuídos a dinâmicas mentais internas. ASSERTIVA CORRETA A terapia comportamental, baseada em princípios da análise do comportamento não tem como objeto de estudo, para a compreensão do comportamento, as dinâmicas mentais internas e os conflitos intrapsíquicos. Para a clínica comportamental, pensamentos, sentimentos são comportamentos fruto da interação do organismo com o meio. e) O relato de pensamentos e sentimentos, por parte do cliente, é de extrema importância para que o terapeuta tenha condições de avaliar o efeito das contingências que controlaram e (ou) controlam esses relatos. ASSERTIVA CORRETA Borges e Cassas (2012, p. 142) relatam sobre a importância das operações verbais para a prática do psicólogo, para os autores: 25

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

“Ocomportamentoverbaleumcomportamentooperante,ouseja,eemitidonumdeterminadocontextoemodeladoemantidoporconsequências. Todavia, nessa relação o meio físico e alterado através da mediação do meio social, conhecido como ouvinte. E essa mediação que torna o comportamento verbal especial”. (BORGES E CASSAS, 2012) Após a análise de todas as assertivas, podemos observar que apenas a letra C está INCORRETA. GABARITO: C) Uma vez estabelecidos, os objetivos clínicos não podem ser modificados até o final do processo terapêutico. ASSERTIVA INCORRETA

6 (UEG – 2015) “A transferência é um fenômeno original no qual o presente dá forma ao passado, a um mesmo tempo em que este dá forma àquele. O que é, era; e o que era, é! O conceito de transferência vem sofrendo sucessivas transformações e renovados questionamentos, como, por exemplo, se a figura do analista é uma mera pantalha para uma repetição de antigas relações objetais introjetadas ou se ele também se comporta como uma nova pessoa, real.” ( Zimerman. 2004. p. 127) Sigmund Freud dividiu as transferências em: a) Boa e má. b) Neuróticas, perversas e psicóticas. c) Positivas e negativas. d) Simbólicas, reais e imaginárias. e) Primárias e secundárias.

COMENTÁRIO

Freud (1912/1976) dividiu o fenômeno da transferência em positivas e negativas. A transferência negativa é considerada como transferência de sentimentos hostis em relação ao analista e a transferência positiva pode ser entendida como sentimentos benéficos de carinho, gratidão, simpatia, sexuais, eróticos direcionados à figura do analista, tais afetos podem ser conscientes e/ou inconscientes. Assim, temos a letra C como resposta correta.

26

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

A letra A ,“boa e má”, não há relação com o termo transferência de Freud e podemos mencionar que talvez seja uma alusão ao seio bom e seio mau da Autora Psicanalista Melanie Klein. A letra B, “neuróticas, perversas e psicóticas” são estruturas da personalidade em psicopatologia para psicanálise. A letra D, “simbólicas, reais e imaginárias” são registros psíquicos utilizados na Teoria de Lacan. A letra E, “primárias e secundárias” são destinos da pulsão. GABARITO: C) Positivas e negativas.

7 (Pref. de Anapu/PA – 2011) Na abordagem freudiana, a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa e que tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade denomina-se: a) Id. b) Projeção. c) Superego. d) Ego.

COMENTÁRIO

De acordo com Zimerman (2004), Freud em 1923, desenvolveu um modelo estrutural da personalidade em que o aparelho psíquico se organiza em três estruturas, id, ego e superego: O EGO para Zimerman (2004, p. 84) “é a principal instância psíquica, porquanto funciona como mediadora, integradora e harmonizadora entre as pulsões do id, as exigências e ameaças do superego e as demandas da realidade exterior”. Ele divide, pedagogicamente, a instância em três pontos de referência: “1) Como um aparelho psíquico, com funções essenciais, na sua maior parte conscientes, para relacionar-se adaptativamente com a realidade do mundo exterior, como são,entre outras, as de percepção, pensamento, memória, atenção, antecipação, discriminação, juízo crítico e ação motora. 2) Como sede e fonte de um conjunto de funções mais complexas, na sua maior parte inconsciente, como é o caso da produção de angústias,

27

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

mecanismos de defesa, fenômenos de identificações e formação de símbolos. 3) Como sede de representações que determinam a imagem que o sujeitotemdesimesmoequeestruturamo seusentimentodeidentidade e de auto-estima”. (Zimerman, 2004, p. 83) Portanto, como mencionado no enunciado da questão: Na abordagem freudiana, a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa e que tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade denomina-se ego, letra D. O id, letra A, segundo Zimerman (2004, p. 83): “Do ponto de vista topográfico, o inconsciente, como instância psíquica, virtualmente coincide com o id, o qual é considerado o pólo psicobiológicodapersonalidade,fundamentalmenteconstituído pelaspulsões.Sob o ponto de vista econômico, o id é a um só tempo um reservatório e uma fonte de energia psíquica. Do ponto de vista funcional, ele é regido pelo princípio do prazer; logo, pelo processo primário”. Para Zimerman (2004, p. 84), o superego, letra C: “está constituído pelo precipitado de introjeções e identificações que a criança faz com aspectos parciais dos pais, com suas proibições, exigências, ameaças, mandamentos, padrões de conduta e o tipo de relacionamento desses pais entre si [...], sendo que isso inclui na formação do superego os valores morais, éticos, ideais, preconceitos e crenças ditadas pela cultura na qual o sujeito está inserido”. Projeção, letra B, é um mecanismo de defesa que consiste em atribuir a outros as ideias e tendências que o sujeito não pode admitir como suas. GABARITO: D) Ego.

28

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

8 (Pref. de Parauapebas/PA – 2015) Com relação à Psicologia Humanística de Carl Rogers, é correto afirmar que é: a) Uma forma de ultrapassar a discrepância entre experiência e autoconceito é dada por intermédio do reconhecimento e da valorização incondicional proporcionada por outra pessoa. b) Uma maneira de desenvolver-se em termos de relações sociais depende particularmente da relação entre os progenitores e crianças e da maneira como as necessidades destas são satisfeitas. c) Descreve situações em que os adultos não chegaram a resolver os seus sentimentos de inferioridade quando crianças, quando possuíam uma visão menor e limitada sobre o mundo. d) O organismo está capacitado para “operar” sobre o ambiente, o que significa, em termos de senso comum, que está sempre a irromper no e para o exterior.

COMENTÁRIO

Vamos analisar cada assertiva a fim de identificarmos qual a correta sobre a Teoria Centrada na Pessoa de Carl Rogers que tem sua base filosófica pautada na Psicologia Humanista, fenomenológica e existencial. a) Uma forma de ultrapassar a discrepância entre experiência e autoconceito é dada por intermédio do reconhecimento e da valorização incondicional proporcionada por outra pessoa. ASSERTIVA CORRETA Essa discrepância entre a experiência e autoconceito (self) citada na assertiva chama-se incongruência. Segundo Rogers, existem atitudes consideradas básicas do terapeuta para que o cliente possa ultrapassar dificuldades que atrapalham seu crescimento, uma delas é a consideração positiva e incondicional que consiste em aceitar a pessoa como ela é, a empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do cliente e a congruência é a habilidade de expressar de forma objetiva seus sentimentos e percepções, de modo a permitir ao cliente o reconhecimento de suas incongruências, as experiências de reflexão e conclusão sobre si mesmo. (Rogers, 1985) b) Uma maneira de desenvolver-se em termos de relações sociais depende particularmente da relação entre os progenitores e crianças e da maneira como as necessidades destas são satisfeitas. ASSERTIVA INCORRETA A Teoria Humanista de Rogers está relacionada com a capacidade de criação e transformação da realidade do indivíduo. Esta teoria não objetiva fazer intervenções nas relações entre pais e crianças e a maneira como essas necessidades são satisfeitas

29

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

(este foco terapêutico é da teoria psicodinâmica). A ACP trabalha com as experiências do cliente no presente e até mesmo quando se fala em situações infantis do passado, o foco em terapia é na percepção atual do sujeito e na maneira como se pode modificá-la de forma potencialmente saudável. (Rogers, 1985) c) Descreve situações em que os adultos não chegaram a resolver os seus sentimentos de inferioridade quando crianças, quando possuíam uma visão menor e limitada sobre o mundo. ASSERTIVA INCORRETA Assertiva confusa e que não trabalha a perspectiva humanista do sujeito, na qual valoriza o saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e suas potencialidades. d) O organismo está capacitado para “operar” sobre o ambiente, o que significa, em termos de senso comum, que está sempre a irromper no e para o exterior. ASSERTIVA INCORRETA Assertiva que também podemos considerar confusa uma vez que segundo a teoria do autor supracitado o organismo está capacitado para se relacionar com o ambiente na busca pelo seu desenvolvimento saudável. GABARITO: A) Uma forma de ultrapassar a discrepância entre experiência e autoconceito é dada por intermédio do reconhecimento e da valorização incondicional proporcionada por outra pessoa.

9 (Pref. de Figueirópolis/TO – 2016) Freud teoriza que, na evolução sexual dos indivíduos, partes dos instintos permanecem detidos nos estágios sexuais produzindo as fixações da libido, sendo importantes como disposições à posteriores transgressões das tendências reprimidas no desenvolvimento de: a) Neuroses e psicoses. b) Neuroses e perversões. c) Psicoses e perversões. d) Psicoses e depressões.

COMENTÁRIO

Para identificarmos a resposta correta da questão, vamos nos remeter a literatura: Ferraz (2002) afirma que a perversão na obra de Freud passou por sucessivas e significativas alterações.

30

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Tal autor explica que, no primeiro modelo teórico Freudiano, o termo perversão é resultante de uma fixação da libido em um estágio de desenvolvimento psicossexual pré-genital que se estende à vida adulta, assim, ele parte da premissa de que a neurose é “o negativo da perversão”. Em um segundo momento o termo perversão sofre mudanças na obra de Freud e se relaciona com o desenvolvimento do Complexo de Édipo, sendo mencionado não apenas como um núcleo das neuroses, mas também das perversões. O fenômeno edípico tem como possibilidade o estabelecimento da sexualidade genital como alicerce principal na vida adulta por meio da entrada na fase da latência, a vivência da angústia da castração, nas escolhas de preferências e objetos sexuais entre outros. (Ferraz, 2002) Tais possibilidades decorrentes do complexo de édipo ocorrerão a partir da recusa à posição do envolvimento incestuoso que a criança estabeleceu em relação à figura materna por temor ao rival da figura paterna, cuja atribuição foi da castração. (Araú jo, 2003) Assim, podemos compreender que, de acordo com Freud, na evolução sexual dos indivíduos, partes dos instintos permanecem detidas nos estágios sexuais produzindo as fixações da libido, sendo importantes como disposições a posteriores transgressões das tendências reprimidas no desenvolvimento de NEUROSES E PERVERSÕES, letra B. GABARITO: B) Neuroses e Perversões.

10 (TRF 4ª REGIÃO – 2010) Frederick S. Perls rompeu abertamente com o movimento psicanalítico e desenvolveu a Gestalt-Terapia, sendo que uma contribuição importante dos adeptos da Gestalt refere-se à exploração: a) Da liberação de repressões, após a qual o trabalho e a assimilação do material ocorrem naturalmente. b) E ênfase da importância da resistência, não importando a forma de fuga. c) Dos fenômenos por meio da transferência e contratransferência, atribuindo-lhes importância fundamental para o processo psicoterápico. d) Da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo. e) Da ideia de que todos os instintos são básicos.

31

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

De acordo com Frazão e Fukumitsu (2013) Perls utiliza as concepções da Psicologia da Gestalt com intuito de entender como funciona a psique humana, cujo entendimento é de que o organismo deve ser estudado em sua totalidade e não apenas por meio da soma de suas partes. Assim, pode-se afirmar que Frederick S. Perls rompeu com o movimento psicanalítico e desenvolveu a Gestalt-terapia, pois compreende o homem como um ser unificado e interativo em seu ambiente. “Perls quem fez uma transposição direta da teoria organísmica para o campodapsicologia,usando-acomoferramentaparapensarum método de psicoterapia. A visão de homem e de mundo adotada na Gestalt-terapia pensava todo e qualquer ser-humano como um organismo holisticamenteguiadoem umprocessoautorregulado[...]propõeconcebero humano como uma totalidade organísmica que não pode serconsiderada isoladamente”. (Frazão e Fukumitsu, 2013, p. 76) Assim, uma contribuição importante dos adeptos da Gestalt se refere à exploração da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo, letra D. As demais alternativas fazem alusão a termos psicanalíticos que não são explorados na Gestalt-terapia. GABARITO: D) Da maneira como as partes constituem e estão relacionadas com um todo.

32

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Código de Ética e Resoluções do CFP

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (EBSERH/ IBFC – 2017) De acordo com o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, assinale a alternativa incorreta a respeito da avaliação psicológica: a) A avaliação é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade. b) O resultado da avaliação tem como finalidade servir como instrumentos para atuar exclusivamente sobre o indivíduo. c) Para realizar uma avaliação, é necessária a utilização de estratégias psicológicas como métodos, técnicas e instrumentos. d) Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo. e) O processo de avaliação pode atuar na modificação de condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica.

COMENTÁRIO

A questão menciona a Resolução CFP nº 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica. Observamos que o embasamento teórico do exercício se encontra nas considerações iniciais da referida Resolução. O comando menciona a alternativa INCORRETA sobre avaliação psicológica, vamos ler o trecho e comentá-lo de acordo com as alternativas: “Aavaliaçãopsicológicaéentendidacomooprocessotécnico-científicode coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade (trecho mencionado na letra A em sua íntegra), utilizando-se,paratanto,deestratégiaspsicológicas–métodos,técnicaseinstrumentos (como mencionado na letra C). Os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo (trecho mencionado em sua íntegra na letra D), com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo (assim, entendemos que o resultado da avaliação psicológica não tem a finalidade de atuar EXCLUSIVAMENTE sobre o indivíduo como menciona a letra B, a qual é a assertiva incorreta), mas

34

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

namodificaçãodessescondicionantesqueoperamdesdeaformulaçãoda demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica (trecho mencionado na letra E)” (CFP, Resolução nº 007/2003). Assim, observamos que a única alternativa incorreta da questão é a letra b, pois não condiz com a Resolução nº 007/2003 do CFP. GABARITO: B) O resultado da avaliação tem como finalidade servir como instrumentos para atuar exclusivamente sobre o indivíduo

2 (EBSERH/ IBFC – 2017) Ao produzir documentos a partir de um processo de avaliação psicológica, cabe ao psicólogo respeitar princípios técnicos para garantir a qualidade de tais documentos. Assinale a alternativa cuja afirmação condiz com tais princípios. a) O documento deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo. b) A linguagem nos documentos deve ser clara, inteligível e prolixa. c) Pode-se utilizar nos documentos todas as informações coletadas na avaliação, até mesmo aquelas que não tenham relação com a finalidade do documento específico, já que podem nortear possíveis intervenções. d) Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida. e) Deve-se assinar a última lauda do documento, não sendo necessário, assim, rubricar todas as laudas anteriores.

COMENTÁRIO

Outra questão que envolve a Resolução CFP nº 007/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica. A Resolução é dividida em princípios éticos e princípios técnicos. Na questão supracitada, mencionam-se os princípios técnicos (item 2.2). Vamos comentar cada assertiva a fim de identificarmos qual a correta: a) O documento deve considerar a natureza dinâmica, definitiva e cristalizada do seu objeto de estudo. AFIRMAÇÃO INCORRETA

35

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, onde se trata sobre os princípios técnicos (item 2.2), o documento psicológico deve considerar a natureza dinâmica, NÃO definitiva e NÃO cristalizada do seu objeto de estudo. b) A linguagem nos documentos deve ser clara, inteligível e prolixa. AFIRMAÇÃO INCORRETA O item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003 refere que a linguagem nos documentos psicológicos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa. c) Pode-se utilizar nos documentos todas as informações coletadas na avaliação, até mesmo aquelas que não tenham relação com a finalidade do documento específico, já que podem nortear possíveis intervenções. AFIRMAÇÃO INCORRETA Segundo o item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003, o documento psicológico deve restringir-se pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico. d) Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida. AFIRMAÇÃO CORRETA Segundo o item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003: “Os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendido, bem como sobre outros materiais e grupos atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão. Esses instrumentais técnicos devem obedeceràscondiçõesmínimasrequeridasdequalidadeede uso,devendo ser adequados ao que se propõem a investigar.”(Trecho retirado na íntegra no item 2.2 da Resolução CFP nº 007/2003). e) Deve-se assinar a última lauda do documento, não sendo necessário, assim, rubricar todas as laudas anteriores. AFIRMAÇÃO INCORRETA De acordo com o item 2.2 – Princípios técnicos da Resolução CFP nº 007/2003 do CFP, “deve-se rubricar as laudas do documento psicológico, desde a primeira até a penúltima, considerando que a última estará assinada, em toda e qualquer modalidade de documento”. 36

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

GABARITO: D) Os documentos devem ser baseados exclusivamente nos instrumentais técnicos que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa atendida.

3 (EBSERH/ IBFC – 2017) Assinale a alternativa que contenha somente documentos produzidos pelo psicólogo em sua prática profissional, que sejam decorrentes de avaliação psicológica. a) Laudo Psicológico; Parecer Psicológico. b) Atestado Psicológico; Relatório Psicológico. c) Declaração; Parecer Psicológico. d) Relatório Psicológico; Declaração. e) Parecer Psicológico; Atestado Psicológico.

COMENTÁRIO

Segundo a Resolução CFP nº 007/2003, no item III – Modalidades de documentos, temos: 1. Declaração;* 2. Atestado Psicológico; 3. Relatório / laudo psicológico; 4. Parecer Psicológico.* *A Declaração e o Parecer Psicológico não são documentos decorrentes da Avaliação Psicológica, embora muitas vezes apareçam desta forma. Por isso consideramos importante constarem neste manual a fim de que sejam diferenciados (CFP, Resolução nº 007/2003). Assim, podemos considerar que os únicos documentos que são decorrentes de Avaliação Psicológica, segundo a supracitada Resolução, são o Atestado Psicológico e Relatório/Laudo Psicológico. GABARITO: B) Atestado Psicológico; Relatório Psicológico.

37

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (Prefeitura de Paraúba/MG – 2017) É um documento emitido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições psicológicas de quem, por requerimento, o solicita, com fins de: 1. Justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante; 2. Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica, dentro do rigor técnico e ético que subscreve esta Resolução; 3. Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP nº 015/96. (Resolução CFP nº 007/2003).

Assinale a alternativa que identifica o referido documento resultante de avaliação psicológica e que é emitido pelo psicólogo. psicólogo. a) Declaração; b) Atestado Psicológico; c) Parecer; d) Laudo ou Relatório.

COMENTÁRIO

Atente-se para as questões que envolvem as resoluções do CFP e Código de Ética do Psicólogo, pois a maioria dos enunciados são “copiados e colados” do documento, sendo importante que você faça a leitura minuciosa dos mesmos a fim de diferenciar e identificar cada modalidade de documento psicológico ao seu respectivo conceito. conceito. De acordo com a Resolução CFP nº 007/2003: Podemos observar que neste caso, conforme Resolução, temos o Atestado Psicológico com as características descritas. “oatestadopsicológicoéodocumentoemitido pelopsicólogoquecertifica umadeterminadasituaçãoou estadopsicológico, psicológico,tendocomofinalidade afirmarsobreas condiçõespsicológicasdequem,porrequerimento, requerimento,osolicita,comfinsde:Justificarfaltase/ouimpedimentosdosolicitante;Justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processodeavaliaçãopsicológica,dentrodorigortécnicoeéticoquesubscreve esta Resolução; Solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução CFP Nº 015/96” (CFP, Resolução nº 007/2003). 38

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARA PREPARATÓRIO TÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Portanto, letra B, Atestado Psicológico é Psicológico é a assertiva correta. Na letra A, Declaração Psicológica é um documento que “visa informar a ocorrência de fatos ou situações objetivas relacionadas ao atendimento psicológico, com a finalidade de declarar: comparecimentos do atendido e/ou do seu acompanhante, quando necessário; acompanhamento psicológico do atendido; informações sobre as condições do atendimento (tempo de acompanhamento, dias ou horários)” (CFP, Resolução nº 007/2003). Na letra C, Parecer Psicológico é um documento “fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “ques“questão-problema”, visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto” (CFP, Resolução nº 007/2003). Na letra D, Laudo ou Relatório Psicológico é uma “apresentação descritiva acerca de situações e/ou condição psicológica e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica. Como todo documento, deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados, à luz de um instrumental técnico (entrevistas, dinâmicas, testes psicológicos, observação, exame psíquico, intervenção verbal), consubstanciado em referencial técnico-filosófico e científico adotado pelo psicólogo. psicólogo. A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento encaminhamento,, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição petição””. (CFP, Resolução nº 007/2003). GABARITO: B) Atestado Psicológico.

39

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARA PREPARATÓRIO TÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

5 (Prefeitura de Paraúba/MG – 2017) As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais: I – Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário. II – Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. III – Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário. IV – Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente. V – Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

Dentre essas, só se referem ao citado Código as afirmativas: a) I, II, III e IV. b) I, II, IV e V. c) I, III, IV e V. d) II, III, IV e V.

COMENTÁRIO

Vamos comentar cada afirmativa citada acima para que possamos identificar quais são condizentes com o enunciado da questão. Segundo a Resolução CFP nº 010/2005 que aprova o Código de Ética do Psicólogo, Artigo 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos: I - Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos,, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões psicológicos que afetem o usuário ou beneficiário. Está CORRETA, afirmativa contida no Artigo 1º, letra “g)”, do Código.

40

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARA PREPARATÓRIO TÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

II - Ter, para com o trabalho dos psicólogos e de outros profissionais, respeito, consideração e solidariedade, e, quando solicitado, colaborar com estes, salvo impedimento por motivo relevante. Está correta, afirmativa contida no Artigo 1º, letra “j)”, do Código. III - Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário. Está CORRETA, afirmativa repetida no item I contida no Artigo 1º, letra “g)”, do Código. IV - Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente. Está CORRETA, afirmativa contida no Artigo 1º, letra “b)”, do Código. V - Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais. Está INCORRETA, afirmativa contida no Artigo 2º - ao psicólogo é vedado: letra “b)” do Código. Portanto, observamos que apenas o item V não está de acordo com o enunciado da questão que pede deveres fundamentais do psicólogo, segundo o Código de Ética e o item mencionado é vedado ao psicólogo. GABARITO: B) I, II, III e IV.

6 (UEG – 2015) Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará: a) Apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho. b) Todas as informações a que tiver acesso. c) Todas as informações que lhe interessarem. d) As informações que os outros profissionais lhe solicitarem. e) As informações com as quais todos os profissionais concordarem.

41

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Segundo o Artigo 6º do Código de Ética, o psicólogo, no relacionamento com profissionais não psicólogos: a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitadas e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação; b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar o serviçoprestado,resguardandoocaráterconfidencialdascomunicaçõesassinalando a responsabilidade de quem as receber, de preservar o sigilo (CFP, Resolução nº 010/2005). Assim, podemos observar que a única alternativa condizente com o Código é a letra A, pois as demais alternativas não estão previstas. a) Apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho. b) Todas as informações a que tiver acesso. c) Todas as informações que lhe interessarem. d) As informações que os outros profissionais lhe solicitarem. e) As informações com as quais todos os profissionais concordarem. GABARITO: A) Apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.

7 (FUNCAB – 2013) De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Resolução CFP nº 010/2005), o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos (Artigo 7º) que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas condições descritas abaixo, EXCETO: a) A pedido do profissional responsável pelo serviço. b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço. c) Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço. d) A qualquer momento, desde que determinado por um juiz. e) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

42

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Segundo o Artigo 7º do Código de Ética (Resolução nº 010/2005), o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a) A pedido do profissional responsável pelo serviço; Como mencionado na letra A. b) Em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional; Como mencionado na letra B. c) Quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço; Como mencionado na letra C. d) Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada. Como mencionado na letra E. Destarte, observamos em breve revisão, que a única alternativa que não está expressamente prevista no Código de Ética é a letra D. GABARITO: D) A qualquer momento, desde que determinado por um juiz.

8 (FUNCAB – 2014) De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, Art. 16º, ao psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias, assinale a alternativa correta: a) Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, quando se tratar de trabalho multiprofissional e o sigilo fizer parte da metodologia adotada. b) Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, sem necessidade de consentimento livre e esclarecido. c) Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, desde que solicitado expressamente no início da pesquisa ou estudo. d) Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas.

43

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Segundo o Artigo 16º do Código de Ética (Resolução CFP nº 010/2005): O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias: a) Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgaçãodosresultados,como objetivodeprotegeraspessoas,grupos, organizações e comunidades envolvidas; b) Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, medianteconsentimentolivreeesclarecido,salvonassituaçõesprevistasemlegislação específica e respeitando os princípios deste Código; c)Garantiráoanonimatodaspessoas,gruposouorganizações,salvointeresse manifesto destes; d) Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados daspesquisasouestudos,apósseuencerramento,semprequeassimo desejarem (CFP, Resolução nº 010/2005). Após breve revisão sobre o Artigo 16º, mencionado no enunciado da questão, vamos comentar cada alternativa: a) Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, quando se tratar de trabalho multiprofissional e o sigilo fizer parte da metodologia adotada. ASSERTIVA INCORRETA De acordo com o Código de Ética, Art. 16º: c) garantirá o anonimato das pessoas, grupo ou organizações, salvo interesse manifesto destes; b) Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos,sem necessidade de consentimento livre e esclarecido. ASSERTIVA INCORRETA De acordo com o Código de Ética, Art. 16º: b) garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste código; c) Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, desde que solicitado expressamente no início da pesquisa ou estudo. ASSERTIVA INCORRETA

44

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

De acordo com o Código de Ética, Art. 16º: d) garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações após seu encerramento, sempre que assim o desejarem. d) Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas. ASSERTIVA CORRETA De acordo com o Código de Ética, Art. 16º: a) avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas. GABARITO: D) Avaliará os riscos envolvidos, tanto pelos procedimentos, como pela divulgação dos resultados, com o objetivo de proteger as pessoas, grupos, organizações e comunidades envolvidas.

9 (FUNCAB – 2014) O psicólogo poderá promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente. A esse respeito, de acordo com o Art. 20º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, é correto afirmar que o psicólogo: a) Informará o preço do serviço como forma de propaganda. b) Proporá divulgação sensacionalista das atividades profissionais. c) Divulgará atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais. d) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro.

COMENTÁRIO

Segundo o Artigo 20º do Código de Ética (Resolução CFP nº 010/2005): Opsicólogo,aopromoverpublicamenteseusserviços,porquaisquermeios, individual ou coletivamente: a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro; b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua; c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;

45

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda; e) Não fará previsão taxativa de resultados; f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais; g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais; h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais (CFP, Resolução nº 010/2005). Após esta breve revisão sobre o Artigo 20º, vamos comentar cada alternativa da questão: A) Informará o preço do serviço como forma de propaganda. Não utilizará/ d) B) Proporá divulgação sensacionalista das atividades profissionais. Não fará/ h) C) Divulgará atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais. Não proporá/ g) D) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro. Está de acordo com o Artigo 20º, letra a), do Código de Ética. GABARITO: D) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro.

10 (TRT 6ª Região – 2012) Os documentos escritos decorrentes de avaliação psicológica, bem como todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de: a) 6 meses; b) 2 anos; c) 4 meses; d) 10 anos; e) 5 anos.

COMENTÁRIO

A resposta da questão está contida na Resolução nº 07/2003, que institui o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica. Vamos revisá-la: 46

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

VI GUARDA DE DOCUMENTOS E CONDIÇÕES DE GUARDA. Osdocumentosescritosdecorrentesdeavaliação psicológica,bemcomo todo o material que os fundamentou, deverão ser guardados pelo prazo mínimo de 5 anos, observando-se a responsabilidade por eles tanto do psicólogo quanto da instituição em que ocorreu a avaliação psicológica. Esse prazo poderá ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo. (CFP, Resolução nº 07/2003) GABARITO: E) 5 anos.

47

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (Pref. de Ulianópolis – 2016) Com relação ao Psicodiagnóstico, é correto afirmar que: I. É um processo que envolve quatro etapas; II. A terceira etapa é a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; III. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. Estão corretos os itens: a) I, II, III. b) I, II. c) I, III. d) II, III.

COMENTÁRIO

Questão polêmica, uma vez que existem vários autores relevantes que falam sobre etapas do processo psicodiagnóstico de formas diferentes. Cunha em seu livro “Psicodiagnóstico-V” comenta, de forma mais flexível, que existem de 5 a 7 passos; Ocampo no livro “O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas” afirma que o processo envolve 4 passos e Arzeno em “Psicodiagnóstico clínico” relata que são 7 passos. Observou-se que o autor da questão utilizou como referência bibliográfica Ocampo (2005). Para Ocampo et al. (2005), o psicodiagnóstico é um processo que envolve 4 etapas, são elas: 1ª Etapa: ocorre desde o contato inicial até a primeira entrevista com o paciente; 2ª Etapa: é compreendida como a fase de aplicação das técnicas e testes projetivas; 3ª Etapa: fase em que se encerra o processo e se faz a devolução oral ao paciente (e/ ou aos pais); 4ª Etapa: consiste no momento do profissional elaborar o informe escrito (laudo) para a fonte solicitante do psicodiagnóstico. Para Ocampo e Arzeno (2005), o processo psicodiagnóstico é considerado como uma prática clínica bem delineada por meio de tempo, objetivos, e papéis previamente definidos. Atua sempre com a meta de obter uma compreensão vasta e completa 49

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos (ARAÚJO, 2007). Voltando aos itens da questão sobre processo psicodiagnóstico, vamos corrigí-los: I. É um processo que envolve quatro etapas; CORRETO, segundo Ocampo et al (2005). II. A terceira (segunda etapa, de acordo com Ocampo et al, 2005) etapa e a fase de aplicação dos testes e técnicas projetivas; III. É realizado sempre com o objetivo de obter uma compreensão profunda e completa da personalidade do paciente (ou do grupo familiar), incluindo elementos constitutivos, patológicos e adaptativos. CORRETO, segundo Ocampo e Arzeno apud Araújo (2007). Estão corretos os itens: (A) I, II, III. (B) I, II. (C) I, III. (D) II, III. GABARITO: C) I, III.

2 (Pref. de Ulianópolis – 2016) Sobre a Avaliação Psicológica, é correto afirmar que: a) As técnicas projetivas não são testes psicológicos no sentido estrito podendo ser usadas livremente por profissionais que tenham diploma de psicólogo. b) Os testes psicométricos são aqueles que medem as características de personalidade que são adequadas para a realização de um dado cargo. c) O psicólogo, ao elaborar o laudo diagnostico, deve evitar objetividade e clareza no uso da linguagem. d) O uso de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) constitui falta ética do psicólogo que os utiliza.

50

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Vamos comentar cada afirmação, a fim de identificarmos a resposta correta da questão sobre avaliação psicológica: (A) As técnicas projetivas não são testes psicológicos no sentido estrito podendo ser usadas livremente por profissionais que tenham diploma de psicólogo. Afirmar que técnicas projetivas não são testes psicológicos no sentido estrito (rigoroso, preciso) está correto, uma vez que as técnicas projetivas são métodos que auxiliam a expressão inconsciente do cliente, sendo utilizados por vários profissionais comopsicólogosepsicopedagogosparacompreendermelhoro funcionamentomental do sujeito e sua personalidade. Uma técnica projetiva pode ser a confecção de um desenho, por exemplo, mas não é considerado um teste psicológico projetivo, pois para ter a característica de teste psicológico é necessário seguir rigorosos critérios como escores, padrão de avaliação, além de parecer favorável do CFP. Para manusear testes psicológicos objetivos e projetivos é necessário ter diploma de psicólogo, inscrição no CRP e recomenda-se que o profissional psicólogo faça um curso de capacitação para aprender a manusear, aplicar e avaliar o teste de forma correta e utilizá-lo em um contexto condizente com o que se que pretende avaliar, além de ser usado apenas como uma etapa do processo avaliativo, portanto não deve ser usada livremente. O erro da questão é afirmar que as técnicas projetivas podem ser utilizadas livremente por profissionais que tenham diploma de psicólogo (CFP, 2013). (B) Os testes psicométricos são aqueles que medem as características de personalidade que são adequadas para a realização de um dado cargo. Os testes psicométricos são testes objetivos que utilizam procedimento estatístico e resultados quantitativos para medir características da inteligência e atenção, por exemplo. Os testes projetivos são testes subjetivos que utilizam procedimentos qualitativos para medir a personalidade. A adequação do teste para a realização de um determinado cargo dependerá dos objetivos que o avaliador psicológico pretende observar e compreender como relevante para a execução da tarefa (Cunha, 2000). (C) O psicólogo, ao elaborar o laudo diagnostico, deve evitar objetividade e clareza no uso da linguagem. O psicólogo, ao elaborar o laudo diagnóstico, deve utilizar a objetividade e clareza no uso da linguagem, como consta na Resolução do CFP nº 007/2003, que institui o manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica e revoga a resolução do CFP nº 17/2002. 51

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

D) O uso de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) constitui falta ética do psicólogo que os utiliza. AFIRMAÇÃO CORRETA Segundo os Artigos 10º e 16º da Resolução CFP nº 002/2003, será permitida apenas a utilização dos testes psicológicos que tiverem o parecer favorável pelo Conselho Federal de Psicologia e será considerada falta ética a utilização do instrumento que não esteja em condições de uso. GABARITO: D) O uso de testes psicológicos que não constam na relação de testes aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) constitui falta ética do psicólogo que os utiliza.

3 (CRP 16ª – 2012) A entrevista psicológica na concepção de Bleger (1985): a) É uma compilação de dados pré-estabelecidos visando obter uma síntese tanto da situação presente quanto da história de um indivíduo. b) Procura fazer com que o campo seja configurado especialmente pelas variáveis que dependem do entrevistador. c) Não é considerada uma técnica de investigação científica. d) Tem como objetivo o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em sua relação com o entrevistador. e) É o mesmo que anamnese.

COMENTÁRIOS

Para Bleger (p. 6, 1985) a entrevista psicológica “objetiva o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em todo o curso da relação estabelecida com o entrevistador, durante o tempo em que essa relação durar”. Portanto a letra D é a afirmação correta na concepção do autor citado no enunciado da questão. Vamos comentar o erro das demais afirmações sobre o conceito de entrevista psicológica na concepção de Bleger, no livro “Temas de psicologia. Entrevista e grupos” (1985): a) É uma compilação de dados pré-estabelecidos visando obter uma síntese tanto da situação presente quanto da história de um indivíduo. Conceito de anamnese, segundo Bleger (1985). 52

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

b) Procura fazer com que o campo seja configurado especialmente pelas variáveis que dependem do entrevistador. A regra fundamental da entrevista é procurar fazer com que o campo seja configurado especialmente pelas variáveis que dependem do entrevistado (Bleger, 1985). c) Não é considerada uma técnica de investigação científica. Bleger (1985) afirma que a entrevista psicológica é considerada uma técnica de investigação científica. d) Tem como objetivo o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em sua relação com o entrevistador. AFIRMAÇÃO CORRETA e) É o mesmo que anamnese. Para Bleger (1985) a entrevista não possui o mesmo conceito de anamnese. A anamnese se caracteriza por uma compilação de dados previamente estabelecidos de forma que permita ao profissional obter uma visão geral concisa tanto da situação atual como da história de vida do paciente no processo de saúde-doença. Já a entrevista psicológica focaliza na investigação do comportamento total do sujeito durante todo o período em que ocorre a relação com o entrevistador. GABARITO: D) Tem como objetivo o estudo e a utilização do comportamento total do indivíduo em sua relação com o entrevistador.

4 (CRP 9ª – 2012) Teste destinado a adultos, inicialmente criado para avaliar a inteligência de candidatos a motoristas. Caracteriza-se como uma medida de inteligência não-verbal, construída para ser usada principalmente em pessoas com instrução de nível fundamental: a) IHS. b) R1. c) WISC III. d) WAIS. e) BTN.

COMENTÁRIO

O teste R-1 é caracterizado como um teste não verbal de inteligência cuja aplicação pode ser realizada de forma individual ou coletiva, em pessoas com idade mí-

53

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

nima de 18 anos e com escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto. Os contextos em que a utilização do teste R-1 é mais indicada são: obtenção, renovação ou mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação, em ambiente clínico e organizacional. Portanto, observamos que a letra B, R1 é a afirmação correta sobre o teste psicológico descrito no enunciado. Vamos comentar as outras assertivas: a) IHS. IHS – Inventário de Habilidades Sociais é um teste indicado para pessoas de 17 a 25 anos (escolaridade de 2º grau). Sua aplicação pode ser individual ou coletiva, geralmente utilizado para Recrutamento e Seleção (Cunha, 2000). b) R1. c) WISC III. WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler é direcionada para Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. É um instrumento clínico utilizado para avaliar a capacidade intelectual e neuropsicológica. Sua aplicação é individual (Cunha, 2000). d) WAIS. WAIS – III – Escala de Inteligência Wechsler é direcionada para adolescentes e adultos de 16 a 89 anos. É um instrumento clínico utilizado para avaliar a capacidade intelectual e neuropsicológica. Sua aplicação é realizada de forma individual; considerada uma avaliação cognitiva (Cunha, 2000). e) BTN. Bateria de Testes Neuropsicológicos para crianças de 4 a 15 anos. Sua aplicação é feita de forma individual (Cunha, 2000). GABATIRO: B) R1.

5 (CRP 1ª – 2012) Entre os testes psicológicos para avaliação da inteligência, temos o WISC III que: a) É utilizado em sujeitos com 16 anos ou mais. b) Pode ser aplicado num formato individual ou grupal. c) Não possui uma padronização brasileira. d) É indicado para avaliação clínica e neuropsicológica. e) É um teste específico para avaliação da memória. 54

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

WISC-III – Escala de Inteligência Wechsler para Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Este teste é considerado um instrumento clínico para avaliar a capacidade intelectual e neuropsicológica das pessoas. Sua aplicação ocorre de forma individual. Portanto, observamos que a letra D é a afirmação correta sobre o teste psicológico WISC-III. Vamos comentar o erro das outras assertivas: a) É utilizado em sujeitos com 16 anos ou mais. Aplicação em sujeitos de 6 a 16 anos. b) Pode ser aplicado num formato individual ou grupal. Somente individual c) Não possui uma padronização brasileira. O WIS-III possui padronização Brasileira. d) É indicado para avaliação clínica e neuropsicológica. ASSERTIVA CORRETA e) É um teste específico para avaliação da memória. Não apenas a memória, o WISC-III avalia a Capacidade intelectual geral: inteligência, memória, raciocínio entre outros. GABARITO: D) É indicado para avaliação clínica e neuropsicológica.

6 (TRT- 1ª Região – 2011) O psicodiagnóstico clínico acaba com uma entrevista, na qual o profissional explica ao entrevistado as conclusões extraídas e conversa sobre elas. Trata-se da Entrevista de: a) Devolução. b) Solução. c) Comunhão. d) Avaliação. e) Compreensão.

COMENTÁRIO

Para os autores Ocampo, Arzeno e Piccolo (2001), a entrevista de devolução faz parte da fase final do processo psicodiagnóstico em que ocorre a comunicação dos resultados obtidos e permite incluir dados e resumir o caso, o que possibilita ao profissional emitir com maior compreensão o diagnóstico e o prognóstico ao paciente. Por ser a fase final de todo um processo, no qual muitas questões foram abordadas, é necessário discriminar os aspectos sadios e não sadios, adaptativos e não adaptativos do indivíduo, tanto quanto de seus pais e familiares. 55

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Portanto, de acordo com o enunciado da questão, trata-se de entrevista de devolução, letra A. As demais alternativas não são tipos de entrevistas do psicodiagnóstico clínico. GABARITO: A) Devolução.

7 (TRE-RS – 2010) Avaliação psicológica clínica, em que geralmente o psicólogo tem que responder a quesitos, tendo por objetivo fornecer subsídios para questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei. Trata-se de: a) Prevenção. b) Diagnóstico diferencial. c) Diagnóstico multifatorial. d) Prognóstico. e) Perícia forense.

COMENTÁRIO

ATENÇÃO! O assunto abordado nesta questão é muito cobrado na maioria dos certames, por isso revise bastante o conteúdo que envolve os objetivos de uma avaliação psicológica clínica que está inserido na página 27 do livro “Psicodiagnóstico-V” (2000), da autora Jurema Alcides Cunha, que se diferencia em vários propósitos. Vamos comentar cada objetivo e seu respectivo conceito a fim de identificarmos aquele que condiz com o enunciado: a) Prevenção. “Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes” (Cunha, 2000, p. 27). b) Diagnóstico diferencial. “São investigadas irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia” (Cunha, 2000, p. 27).

56

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

c) Diagnóstico multifatorial. Não é um dos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, segundo a autora referenciada na questão (Cunha, 2000). d) Prognóstico. “Determina o curso provável do caso” (Cunha, 2000, p. 27). e) Perícia forense. ASSERTIVA CORRETA “Contribui na resolução de questões relacionadas com “insanidade”, competência para o exercício de funções de cidadão, avaliação de incapacidade ou de comprometimentos psicopatológicos que possam se associar com infrações de leis etc.; geralmente o psicólogo deve responder a uma série de quesitos pra instruir em decisões importantíssimas do processo, portanto, isto deve ser feito de forma clara, precisa e objetiva” (Cunha, 2000, p. 27). Desta forma, observamos que a única alternativa que faz jus ao comando é a letra E. GABARITO: E) Perícia Forense.

8 (TRF- 4ª Região – 2010) No processo psicodiagnóstico, quando o objetivo é investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para distinguir alternativas diagnósticas, níveis de funcionamento ou a natureza da patologia, o psicólogo estará diante de: a) Uma avaliação compreensiva. b) Um diagnóstico diferencial. c) Um entendimento dinâmico. d) Uma classificação nosológica. e) Um trabalho preventivo.

COMENTÁRIO

Na mesma linha de raciocínio da questão anterior, vamos comentar cada objetivo do processo psicodiagnóstico, segundo Cunha (2000), e seu respectivo conceito a fim de identificarmos aquele que condiz com o enunciado: a) Uma avaliação compreensiva.

57

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

“É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadasas funçõesdoego,compreensivaemespeciala deinsight,condiçõesdo sistemadedefesas,parafacilitaraindicação derecursosterapêuticoseprever a possível resposta aos mesmos” (Cunha, 2000, p. 27). b) Um diagnóstico diferencial. ASSERTIVA CORRETA De acordo com Cunha (2000, p. 27), no diagnóstico diferencial “é investigada irregularidades e inconsistências dos resultados dos testes e/ou do quadro sintomático para diferenciar categorias nosológicas, níveis de funcionamento, alternativas diagnósticas ou natureza da patologia. Para tanto, o psicólogo deve ter um vasto conhecimento em psicopatologia e sobre técnicas sofisticadas de diagnóstico”. c) Um entendimento dinâmico. “Ultrapassa o objetivo da avaliação compreensiva, por pressupor um nível mais elevado de inferência clínica, dinâmico havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentaisnemsempreacessíveisnaentrevista,à antecipaçãode fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos, etc” (Cunha, 2000, p. 27). d) Uma classificação nosológica. “Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos” (Cunha, 2000, p. 27). e) Um trabalho preventivo. Não é um dos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, segundo a autora referenciada na questão. O que temos é a prevenção que, segundo Cunha (2000, p. 27) “propõe identificar problemas precocemente, avaliar riscos, estimar forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, conflitivas, ansiogênicas ou difíceis. Geralmente utilizam-se recursos de triagem para atingir uma maior população em um menor número de tempo, mas também é de grande utilidade numa avaliação individual, mais aprofundada”. Após breve revisão do conteúdo, podemos compreender que apenas a letra B está correta. GABARITO: B) Um diagnóstico diferencial.

58

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

9 (METRÔ-SP – 2010) Em um processo psicodiagnóstico, o estabelecimento de um prognóstico pode ser um dos objetivos da avaliação psicológica clínica, o que corresponde a determinar: a) Forças e fraquezas do examinando. b) A identificação de problemas precocemente. c) O nível de funcionamento da personalidade. d) O curso provável do caso. e) Uma comparação entre a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral.

COMENTÁRIO

Mais uma questão que envolve os objetivos de uma avaliação psicológica clínica, segundo Cunha (2000). Foi nos dado o conceito e é necessário saber o seu significado correto. Vamos identificar qual das assertivas corresponde ao estabelecimento de um prognóstico como mencionado no comando: a) Forças e fraquezas do examinando. Corresponde ao objetivo: Descrição (Cunha, 2000). b) A identificação de problemas precocemente. Corresponde ao objetivo: Prevenção (Cunha, 2000). c) O nível de funcionamento da personalidade. Corresponde ao objetivo: Avaliação compreensiva (Cunha, 2000). d) O curso provável do caso. ASSERTIVA CORRETA Corresponde ao objetivo mencionado no comando da questão: Prognóstico (Cunha, 2000). e) Uma comparação entre a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral. Corresponde ao objetivo: Classificação simples (Cunha, 2000). Destarte, observa-se que apenas a letra D faz referência ao prognóstico, conforme mencionado no enunciado da questão. GABARITO: D) Prognóstico.

59

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

10 (TRE-CE – 2012) Os testes de Rorschach e de Apercepção Temática (TAT) são classificados como: a) Visuais. b) Expressivos. c) Específicos. d) Projetivos. e) Gerais.

COMENTÁRIO

Podemos afirmar que os testes de Rorschach e de Apercepção Temática (TAT) são classificados como Testes Projetivos, letra D. Segundo Anzieu (1986) os testes projetivos se fundamentam de acordo com a teoria psicodinâmica e tem como pressuposto principal o conceito de projeção, cujo sentido remete ao fenômeno de evidenciar a expressão por meio de produções subjetivas livres e pouco direcionadas e definidas, objetivando trazer à tona a expressividade individual da psique do sujeito. Pode-se compreender que existe certa liberdade na aplicação dos testes projetivos, pois não há respostas predeterminadas consideradas como certas, erradas, boas ou más (Cunha, 2000). Os testes projetivos são métodos qualitativos e possuem como propósito medir as características da personalidade. Alguns exemplos de testes projetivos são: • Teste de Rorschach; • Apercepção Temática – TAT; • Pirâmides coloridas de Pfister; • Desenho da casa, árvore e pessoa (HTP); • Desenho da figura humana (DFH); • Teste de ZULLIGER (Cunha, 2000). GABARITO: D) Projetivos.

60

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Psicopatologia

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (MPE/PE – 2012) O ataque de pânico é definido como: a) Um estado de ansiedade diretamente relacionado a pensamentos ou imagens de experiências traumáticas passadas. b) A reação de alarme imediata ao perigo e pode ser bom para a pressão sanguínea, que juntamente com outros sentidos subjetivos de terror, motiva o indivíduo a escapar ou, se for preciso, atacar. c) Um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. d) Uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura. e) Uma tentativa de evitar pensamentos (obsessões) intrusivos e repulsivos ou neutralizar esses pensamentos por meio do comportamento ritualístico (compulsões).

COMENTÁRIO

Vamos comentar cada assertiva com base no CID-10 a fim de identificarmos qual delas se refere ao Ataque de Pânico: a) Um estado de ansiedade diretamente relacionado a pensamentos ou imagens de experiências traumáticas passadas. Refere-se ao Transtorno de Estresse Pós-Traumático (F 43.1). b) A reação de alarme imediata ao perigo e pode ser bom para a pressão sanguínea, que juntamente com outros sentidos subjetivos de terror, motiva o indivíduo a escapar ou, se for preciso, atacar. Retirando a parte em tachado que está incorreta, o restante da assertiva se refere a Medo/Fobias que pode ser incluída no grupo F 40 Transtornos Fóbicos Ansiosos. c) Um estado de humor negativo caracterizado por sintomas corporais de tensão física e apreensão em relação ao futuro. Pela descrição da assertiva pode ser considerado: Transtorno de Humor Depressivo (F 33) ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (F 41.1), pois ambas possuem estas características diagnósticas. d) Uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura. ASSERTIVA CORRETA

62

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Descrição do Ataque de Pânico, conceituada pelo CID-10 como Transtorno de Pânico (Ansiedade Paroxística Episódica) F 41.0. e) Uma tentativa de evitar pensamentos (obsessões) intrusivos e repulsivos ou neutralizar esses pensamentos por meio do comportamento ritualístico (compulsões). Refere-se ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (F 42). Portanto, temos a letra D como resposta correta. GABARITO: D) Uma experiência abrupta de intenso medo ou desconforto agudo, acompanhada por sintomas físicos que incluem palpitações, dor no peito, respiração curta e tontura.

2 (TRF – 2ª Região – 2012) O nome dado à doença mental caracterizada por fantasias sexualmente excitantes, impulsos ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos não humanos, sofrimento ou humilhação da pessoa ou de seu parceiro ou não consentimento de crianças ou outras pessoas, é: a) Demência. b) Transtorno Paranóide. c) Esquizofrenia. d) Psicopatia. e) Parafilia.

COMENTÁRIO

Questão cujo enunciado descreve determinada doença mental para que o candidato possa identificá-la corretamente é comumente cobrada nos certames brasileiros. Sendo assim vamos comentar todas as alternativas a título de conhecimento e revisão e por fim apontar qual condiz com a descrição. a) Demência: “Nas demências, há um empobrecimento e uma simplificação progressiva de todos os processos psíquicos, cognitivos e afetivos” (Dalgalarrondo, 2008, p. 376). b) Transtorno Paranóide: “A característica essencial do transtorno da personalidade paranoide é um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros a ponto de suas motivações serem interpretadas como malévolas. Esse padrão começa no início da vida adulta e está presente em contextos variados” (DSM V, 2014, p. 649).

63

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

c) Esquizofrenia: “Quadro de psicose com disfunções cognitivas e emocionais, alterações de percepção, pensamento, comunicação, atenção, impulso, desordens emocionais (falta de afetividade, ambivalência), delírios, alucinações, afastamento da realidade, distúrbios da fala e sentimento persecutório” (Messa, 2012, p. 2). d) Psicopatia: “Comportamentos que transgridem as leis e regras sociais sem arrependimentos ou preocupação com outras pessoas, percebidas como ferramentas para atingir objetivos. A moral é pessoal e egoísta. Baixa tolerância a frustração, tendendo a culpar os outros. Impulsividade e facilidade em agir, sem refletir ou antecipar a ação” (Messa, 2012, p. 1). e) Parafilia: No CID 10 se encontra no grupo de transtornos de preferencia sexual – TP (F 65.9): também denominados parafilias, estas podem ser consideradas práticas sexuais com objetos e/ou situações incomuns com características repetitivas e persistentes. De acordo com o DSM-V (2014, p. 685) “O termo parafilia representa qualquer interesse sexual intenso e persistente que não aquele voltado para a estimulação genital ou para carícias preliminarescomparceiroshumanosqueconsentemeapresentamfenótipo normal e maturidade física”. Assim, como mencionou o enunciado da questão, as Parafilias são fantasias sexualmente excitantes, impulsos ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos não humanos, sofrimento ou humilhação da pessoa ou de seu parceiro ou não consentimento de crianças ou outras pessoas. Sendo assim, temos a letra E como resposta correta, pois é a única alternativa que condiz com a doença mental descrita no enunciado da questão. GABARITO: E) Parafilia.

3 (TRE/CE – 2012) A Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 indica que o aspecto essencial do transtorno obsessivo-compulsivo são os pensamentos: a) Recorrentes e atos compulsivos esporádicos. b) Obsessivos ou atos compulsivos recorrentes. c) De morte e atos compulsivos destrutivos. d) Destrutivos e atos compulsivos obsessivos. e) Destrutivos e atos sexuais compulsivos.

64

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Atente-se para as questões cujos enunciados referenciam a literatura específica, porque geralmente vêm “copiadas e coladas” do manual. A dica que dou para vocês não se desesperarem e acharem que precisam ler todo o CID 10, DSM V entre outros livros é de primeiramente fazer uma minuciosa análise da banca da sua prova (para identificar quais transtornos são mais cobrados), além de praticar o conteúdo focado ao responder a MUITOS exercícios comentados. Também é importante que você leia materiais teóricos específicos de psicopatologia para Concursos Públicos, brilhantemente elaborados pelo site Concursos Psi, pois eles estão resumidos e direcionados  justamente para o estudo de certames de psicologia. Agora vamos revisar o conteúdo: Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (1993, p. 140) “O aspecto essencial desse transtorno são pensamentos obsessivos ou atos compulsivos recorrentes”. GABARITO: B) Obsessivos ou atos compulsivos recorrentes.

4 (TRE/ AP – 2011) O transtorno afetivo bipolar é caracterizado por episódios repetidos nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados. Esta alteração consiste, em algumas ocasiões, de uma: a) Diminuição do humor e da energia psíquica e, em outros momentos, do aumento do humor e da energia sexual. b) Elevação da energia psíquica e do humor lábil e, em outras, um aumento do humor, da energia e da atividade emocional. c) Elevação da energia psíquica e do humor lábil e, em outras, um aumento do humor e da energia psíquica e sexual. d) Elevação do humor e aumento de energia e atividade e, em outras, de um rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade. e) Euforia histérica e diminuição do humor lábil e, em outras, um aumento do humor e da energia sexual.

COMENTÁRIO

Segundo o CID-10 o Transtorno Afetivo Bipolar, grupo F 31 (grifo nosso, 1993, p. 113 e 114) é “caracterizado por dois ou mais episódios nos quais o humor e o nível de atividade do sujeito estão profundamente perturbados, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou mania) e em outras, de um rebaixamento do humor e de 65

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

redução da energia e da atividade (depressão). Pacientes que sofrem somente de episódios repetidos de hipomania ou mania são classificados como bipolares”. Portanto, podemos observar que a única alternativa que remete à literatura é a letra B. GABARITO: B) Elevação do humor e aumento de energia e atividade e, em outras, de um rebaixamento do humor e diminuição de energia e atividade.

5 (DETRAN-PE – 2010) Um paciente X, de 20 anos, é reconhecido pelos familiares como apresentando uma reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, distorções cognitivas, perceptivas, construções idiossincráticas do discurso e comportamento excêntrico. Em anamnese, não apresenta atividade delirante. Podemos suspeitar de um Transtorno de: a) Personalidade antissocial. b) Psicótico de personalidade. c) Personalidade esquiva. d) Personalidade esquizotípica. e) Personalidade limítrofe.

COMENTÁRIO

Segundo o DSM-V (2014, p. 803): “as características típicas do transtorno da personalidade esquizotípica são prejuízos na capacidade para estabelecer relacionamentos sociais e íntimos e excentricidades na cognição, na percepção e no comportamento que estão associados a autoimagem distorcida e objetivos pessoais incoerentes e acompanhados de desconfiança e expressão emocional restrita. Também caracterizado pela dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, fortes crenças no sobrenatural inapropriados aseucontextosocial,pensamentosepercepçõesnãocompartilhadossocialmente, desconfiança e medo mesmo sem evidências de ameaça e hábitos excêntricos. Os portadores deste transtorno muitas vezes creem ter habilidadesextrassensoriaisouque eventosmundiaisestãorelacionados a eles de alguma forma importante. Eles, algumas vezes, se empenham em comportamento excêntrico e têm dificuldades em se concentrar por longosperíodosde tempo.Suas conversasgeralmentesãoexcessivamente elaboradas e difíceis de acompanhar. Outra característica importante de

66

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

se mencionar são as construções idiossincráticas que se compreende como pensamentos, discursos e ideias que só a pessoa entende”. Assim, podemos suspeitar de um Transtorno de Personalidade Esquizotípica, letra D, para X, 20 anos, haja vista que ele possui vários critérios diagnósticos descritos deste transtorno. Vamos comentar as demais assertivas: a) Personalidade antissocial. “A característica essencial do transtorno da personalidade antissocial é um padrão difuso de indiferença e violação dos direitos dos outros, o qual surge na infância ou no início da adolescência e continua na vida adulta. As características típicas do transtorno da personalidade antissocial são: falha em se adequar a um comportamento lícito e ético e egocêntrica e insensívelfaltadepreocupaçãocomosoutros,acompanhadadedesonestidade,irresponsabilidade,manipulaçãoe/ou exposiçãoa riscos”(DSMV, 2014, p. 659 e 764). b) Psicótico de personalidade. Não existe este transtorno na literatura. c) Personalidade esquiva. “Personalidadeansiosaouesquiva:comportamentohesitante,comrecusa a estabelecer relações. Desejam ser aceitos. Baixa autoestima e hipersensibilidade a críticas” (Messa, 2012, p.1). d) Personalidade esquizotípica. ASSERTIVA CORRETA e) Personalidade limítrofe. “OuPersonalidadeborderline:instabilidadeemocionalecomportamento impulsivoeimprevisívelsemconsiderarasconsequências.Dificuldadeem conter impulsos, estabelecem relações precárias e conflituosas” (Messa, 2012, p. 1). GABARITO: D) Personalidade esquizotípica.

67

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

6 (DETRAN-PE – 2010) O transtorno mental que se caracteriza por episódios repetidos de ingestão excessiva de alimentos num curto espaço de tempo (crises), seguido por uma preocupação exagerada sobre o controle do peso corporal, preocupação esta que leva a pessoa a adotar condutas inadequadas e perigosas para sua saúde, é chamado de: a) Anorexia. b) Pica. c) Vigorexia. d) Bulimia nervosa. e) Compulsão alimentar.

COMENTÁRIO

De acordo com o CID 10 (1993, p. 175) a Bulimia nervosa (F 50.2) está no grupo dos Transtornos Alimentares e “é uma síndrome caracterizada por repetidos ataques de hiperfagia (ingestão de grandes quantidades de alimentos) e uma preocupação excessiva com controle de peso corporal, levando o paciente a adotar medidas extremas, a fim de amenizar os efeitos “de engordar” da ingestão de alimentos” como vômitos autoinduzidos, utilização de diuréticos, purgantes entre outros. Segundo o DSM V (2014, p. 345) “Existem três aspectos essenciais na bulimia nervosa: episódios recorrentes de compulsão alimentar (Critério A), comportamentos compensatórios inapropriados recorrentes para impedir o ganho de peso (Critério B) e autoavaliação indevidamente influenciada pela forma e pelo peso corporais (Critério D)”. Portanto, temos a letra D como resposta correta. Vamos comentar as demais alternativas a fim de conhecimento e revisão: a) Anorexia. “A anorexia nervosa tem três características essenciais: restrição persistente da ingesta calórica; medo intenso de ganhar peso ou de engordar ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso; e perturbação na percepção do próprio peso ou da própria forma. O indivíduo mantém um peso corporal abaixo daquele minimamente normal para idade, gênero, trajetória do desenvolvimento e saúde física” (DSM V, 2014, p. 339). b) Pica. “A característica essencial da pica é a ingestão de uma ou mais substâncias não nutritivas, não alimentares, de forma persistente durante um período mínimo de um mês

68

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

(Critério A), grave o suficiente para merecer atenção clínica. As substâncias típicas ingeridas tendem a variar com a idade e a disponibilidade e podem incluir papel, sabão, tecido, cabelo, fios, terra, giz, talco, tinta, cola, metal, pedras, carvão vegetal ou mineral, cinzas, detergente ou gelo” (DSM V, 2014, p. 330). c) Vigorexia. Vigorexia pode ser considerada como um subtipo do transtorno dismórfico corporal e se caracteriza pela preocupação obsessiva com a aparência física por meio de alguma parte do corpo que se julga feia e/ou com defeitos irrealísticos. Por meio desta autoimagem distorcida os indivíduos com a síndrome geralmente praticam exercícios de forma excessiva, fazem uso de anabolizantes e cirurgias plásticas de forma exagerada (DSM V, 2014). d) Bulimia nervosa. ASSERTIVA CORRETA e) Compulsão alimentar. “A característica essencial do transtorno de compulsão alimentar são episódios recorrentes de compulsão alimentar que devem ocorrer, em média, ao menos uma vez por semana durante três meses. Um “episódio de compulsão alimentar” é definido como a ingestão, em um período determinado, de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria das pessoas consumiria em um mesmo período sob circunstâncias semelhantes” (DSM V, 2014, p. 351). GABARITO: D) Bulimia nervosa.

7 (ASPERHS/Pref. Vertentes - 2010) O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) classifica-se atualmente, em duas subformas: TOC com sintomas predominantemente compulsivos e o TOC com predomínio de sintomas obsessivos. A alternativa que identifica corretamente esta diferenciação é: a) No TOC obsessivo predominam ideias desagradáveis recorrentes, enquanto no TOC compulsivo predominam atos repetitivos, as vezes, ritualizados. b) No TOC obsessivo os sintomas geram ansiedade, enquanto no TOC compulsivo os sintomas não geram ansiedade. c) O TOC obsessivo não responde a tratamento medicamentoso, enquanto o TOC compulsivo responde melhor ao tratamento medicamentoso. d) O TOC obsessivo apresenta sintomas mais leves e o TOC compulsivo apresenta sintomas mais graves.

69

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Segundo o CID 10 (1993, p. 140) o Transtorno Transtorno Obsessivo Compulsivo (F 42) pode se caracterizar por TOC com sintomas predominantemente em pensamentos obsessivos ou ruminações (F 42.0) e TOC com sintomas predominantemente em atos compulsivos, rituais obsessivos (F 42.1). Também Também há o TOC com pensamentos e atos obsessivos mistos (F42.2), outros transtornos obsessivo-compulsivos (F42.8) e o Transtorno Transtorno obsessivo-compulsivo, não especificado (F 42.9). TOC Obsessivo: caracterizado por pensamentos, ideias, imagens de forma intrusiva, sem sentido e desagradáveis que uma pessoa tenta eliminar ou minimizar. Geralmente indivíduos preocupados com listas, regras entre outros (CID 10, 1993). TOC Compulsivo: caracterizado por situações consideradas angustiantes, desagradáveis que levam o sujeito a repetir o mesmo comportamento por inúmeras vezes ao longo do dia. Podem ser caracterizados como hábitos mal adaptativos que são executadoss de forma repetitiva e automática (CID 10, 1993). executado Sendo assim, podemos observar que a letra A é única alternativa de acordo com o enunciado e a literatura. GABARITO: A) No TOC obsessivo predominam ideias desagradáveis recorrentes, enquanto no TOC compulsivo predominam atos repetitivos, as vezes, ritualizados.

8 (Pref de Rio Maria/PA – 2013) Os pensamentos obsessivos podem constituir-se por: a) Atos conscientes, delírios, fantasias ou imagens que permeiam a mente do indivíduo. b) Ideias, delírios ou impulsos repetitivos que invadem o campo de inconsciência do indivíduo. c) Simbolizações, atos conscientes, ideias e impulsos repetitivos do indivíduo. d) Ideias, imagens ou impulsos repetitivos que invadem o campo de consciência do indivíduo.

COMENTÁRIO

Vamos identificar a assertiva correta em relação aos pensamentos obsessivos: (A) Atos conscientes, delírios, fantasias ou imagens que permeiam a mente do indivíduo. 70

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARA PREPARATÓRIO TÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Lembre-se: quando se fala em ato, comportamentos, comportamentos, estamos mencionando a compulsão e não a obsessão. (B) Ideias, delírios ou impulsos repetitivos que invadem o campo de inconsciência do indivíduo. Os pensamentos obsessivos estão no campo consciente consciente do indivíduo cujas ideias i deias se tornam insuportáveis até serem cessadas geralment geralmentee em atos compulsivo compulsivoss e ritualísticos. (C) Simbolizações, atos conscientes, ideias e impulsos i mpulsos repetitivos do indivíduo. Atos são compulsões e não pensamentos obsessivos do indivíduo. (D) Ideias, imagens ou impulsos repetitivos que invadem o campo de consciência do indivíduo. ASSERTIV ASSERTI VA CORRET CORRE TA Pensamentos Obsessivos podem ser descritos como um grupo de pensamentos (como números, ideias, palavras, imagens, frases) impulsivos e repetitivos que tomam conta da consciência de forma involuntária e persistente. Esses pensamentos obsessivos podem ser ou não acompanhados de rituais destinados a neutralizar tais ideias, chamados de compulsões (CID 10, 1993). Questão mal formulada, haja vista que impulsos repetitivos podem ser considerados compulsões, entretanto ent retanto podemos observ ob servar ar que a resposta respost a “menos errada” errad a” é a letra D, conforme consta no gabarito oficial. Mas é passível pass ível de anulação por não ter nenhuma completamentee correta. completament GABARITO: D) Ideias, imagens ou impulsos repetitivos que invadem o campo de consciência do indivíduo.

9 (ASPERHS/ PE – 2010) Nos quadros neuróticos, o paciente: a) Apresenta alucinações. b) Sente-se descriminado por todo mundo. c) Tem crises repetidas e raiva e agressão. d) Queixa-se de sintomas psicológicos e/ou somáticos, mantendo contato com a realidade. e) Perde totalmente o sentido da realidade de consumo.

COMENTÁRIO

Do ponto de vista psicopatológico psicanalítico, os quadros neuróticos podem ser compreendidos como uma desorganização psíquica consciente pelo sujeito. s ujeito. Tal dede 71

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARA PREPARATÓRIO TÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

sordem não atinge as principais funções da personalidade como o discernimento da realidade, por exemplo. exemplo. A patologia neurótica não impede o sujeito de ter uma vida social e familiar saudável, na medida do possível, e o mesmo está ciente de seu sofrimento. (VALINIEFF, 1971). O quadro neurótico referido na questão condiz com o quadro de histeria que pode ser classificada class ificada como um tipo de neurose. O paciente com neurose histérica comumente apresenta queixas sintomáticas de cunho psicológico e/ou somático sem lesão anatômica e mantém contato com a realidade. O sintoma si ntoma histérico é conversivo, isto é, o sintoma pode se manifestar no corpo do sujeito na forma de paralisias, coceiras, cegueira cegueira e outros. Após breve comentário podemos identificar que a única alternativa que apresenta características de um quadro neurótico é a letra D. As demais alternativas apresentam características de um quadro psicótico no paciente.. te GABARITO: D) Queixa-se de sintomas psicológicos e/ou somáticos, mantendo contato com a realidade.

10 (Prefeitura De Mojuí dos Campos/PA – 2016) Para a Psicanálise, o que distingue o normal do anormal é uma questão de grau e não de natureza; isto é, nos indivíduos “normais” e nos “anormais” existem as mesmas estruturas de personalidade e de conteúdos, que, se mais ou menos “ativadas”, são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo. Essas são as estruturas neuróticas e psicóticas. De acordo com essa afirmativa, é correto afirmar que I. Na neurose, a pessoa não tem contato com a realidade; há, porém, manifestações psicossomáticas que são notadas por ela e que lhe servem de aviso para que procure um tratamento psicológico ou psiquiátrico; II. Todas as formas de manifestação da neurose têm sua origem na vida infantil, mesmo quando se manifestam mais tarde, desencadeadas por vivências, situações conflitivas etc; III. A psicose se caracteriza por uma intensa fuga da realidade. Estão corretos os itens: a) I, II, III. b) I, II. c) I, III. d) II, III.

72

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARA PREPARATÓRIO TÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Questões que envolvem itens são comumente cobradas nos certames, pois permitem que o candidato possa analisar uma variedade maior de conteúdos em um único quesito. Vamos analisar cada assertiva a fim de que possamos identificar as corretas e incorretas sobre as estruturas neuróticas e psicóticas: I. Na neurose, a pessoa não tem contato com a realidade; há, porém, manifestações psicossomáticas que são notadas por ela e que lhe servem de aviso para que procure um tratamento psicológico ou psiquiátrico; ITEM INCORRETO Na neurose a pessoa tem contato com a realidade e as manifestações psicossomáticas que são notadas podem lhe servir de aviso para que procure tratamento psicológico ou psiquiátrico. II. Todas as formas de manifestação da neurose têm sua origem na vida infantil, mesmo quando se manifestam mais tarde, desencadeadas por vivências, situações conflitivas etc; ITEM CORRETO Segundo Freud, todas as formas de se manifestar da neurose (mesmo aquelas tardias), têm sua etiologia na vida infantil cujo desencadeamento ocorre por meio de situações vivenciais ou conflitivas que se associam às lembranças, fantasias e medos (Bock et al, 2002). III. A psicose se caracteriza por uma intensa fuga da realidade. ITEM CORRETO A psicose trabalha na psique do indivíduo, impedindo-o de comparar o que fantasia com o que acontece no âmbito real. Portanto, o psicótico perde a noção total de seu estado através de intensa fuga da realidade (Estevam, 1968). Portanto, apenas os itens II e III estão corretos. GABARITO: D) II, III.

73

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Psicologia Organizacional e do Trabalho

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (FUB – 2015) No que se refere aos processos de movimentação e captação de pessoas, julgue o item subsequente. A análise e a descrição de cargos geram vantagem competitiva para a organização na medida em que influenciam a movimentação e a captação de pessoas, além dos processos de treinamento, desempenho e remuneração. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM CORRETO. Segundo Chiavenato (2010) a inserção de políticas e práticas nas organizações sobre análise e descrição de cargos é imprescindível para o bom andamento das atividades de Gestão de Pessoas – GP –, haja vista que, através deste sistema, é possível subsidiar as atividades de outros setores que englobam a GP, tais como: saúde e segurança no trabalho, remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento organizacional, recrutamento e seleção (movimentação e captação de talentos) e avaliação de desempenho. Assim, podemos compreender que a análise e descrição de cargos geram vantagem competitiva, pois objetiva mapear as responsabilidades, esforços e requisitos que os possíveis ocupantes precisam para desenvolver o cargo, o que fomenta na empresa questões relacionadas à qualidade dos serviços, produtividade das tarefas e satisfação dos clientes internos e externos (Chiavenato, 2010). GABARITO: CERTO.

2 (FUB – 2015) Com relação a recrutamento e seleção de pessoas, julgue o item a seguir. Recrutamento é um método de escolha de pessoas para um determinado cargo, de acordo com as características mais adequadas à organização. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. O conceito mencionado no item da questão se refere à seleção.

75

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

De acordo com Chiavenato (2010) recrutamento pode ser compreendido como um conjunto de ações direcionadas para atrair candidatos com qualificações específicas para trabalhar na organização. Por outro lado, seleção é conceituada como um processo de decisão e escolha do candidato que melhor se adequa ao perfil do cargo e às necessidades da organização, dentre os recrutados. Portanto, temos o primeiro momento em que ocorre o processo de recrutamento cujas atividades são para chamar, convidar, atrair candidatos, com base da descrição de cargos e posteriormente é feita a seleção cuja atividade envolve restringir, decidir a pessoa com o melhor perfil e de acordo com a análise de cargos. GABARITO: ERRADO.

3 (FUB – 2015) Com relação a recrutamento e seleção de pessoas, julgue o item a seguir. O recrutamento interno tem como vantagem a possibilidade de encontrar pessoas com experiências diferenciadas, que possam agregar novos hábitos, costumes e valores à organização. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. O conceito mencionado no item da questão se refere a Recrutamento Externo. Chiavenato (2010) conceitua recrutamento interno como a procura de um candidato para determinado cargo dentro da organização, por exemplo, a promoção de um funcionário de um cargo técnico para o de gestor. O indivíduo já trabalha na instituição e conhece a cultura, clima e rotina do ambiente organizacional. O recrutamento externo se refere à procura de candidatos no mercado de trabalho (no caso, fora da empresa) para trabalharem na organização. Neste tipo de recrutamento, realiza-se o processo de socialização cujo objetivo é adequar este novo funcionário às rotinas da organização assim como a cultura etc. Este sujeito comumente vem de outro local de trabalho com novos hábitos, conhecimentos e ideias diferenciadas. Assim, compreende-se que o recrutamento externo tem como intuito agregar valor e “sangue novo” à organização (Chiavenato, 2010). GABARITO: ERRADO.

76

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (FUB – 2015) Com relação a recrutamento e seleção de pessoas, julgue o item a seguir. Recrutamento externo em sites, jornais e revistas especializadas ajuda na seletividade de profissionais, o que pode auxiliar na diminuição do número de candidatos que não possuem o perfil da vaga. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM CORRETO. Segundo Chiavenato (2010) as técnicas de recrutamento externo por meio de anúncios em sites, jornais e revistas especializadas são os meios mais eficientes para auxiliar na procura de candidatos com o perfil adequado e podem ser consideradas técnicas que possibilitam a minimização do quantitativo de candidatos que não estão dentro das características descritas no perfil da vaga ofertada. GABARITO: CERTO.

5 (TCE/PA – 2016) Com relação a movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva para uma organização, julgue o item a seguir. O recrutamento interno motiva os funcionários porque estimula o autodesenvolvimento deles e lhes propicia diferentes oportunidades de aperfeiçoamento. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM CORRETO. De acordo com Chiavenato (grifo nosso, 2010, p. 117), as vantagens do recrutamento interno são: “1 – aproveitar melhor o potencial humano da organização; 2 – motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários; 3 – incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários na organização; 4 – ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental; 5 – não requer socialização organizacional de novos membros;

77

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

6 – probabilidade de melhor seleção, pois os candidatos são bem conhecidos; 7 – custa financeiramente menos do que fazer recrutamento externo”(grifo nosso, Chiavenato, 2010, p. 117). Assim, após breve revisão do conteúdo, podemos compreender que o item mencionado na questão é condizente com a literatura e está correto. GABARITO: CERTO.

6 (TCE/PA – 2016) Com relação a movimentação e captação de pessoas como estratégia competitiva para uma organização, julgue o item a seguir. A organização que adota o recrutamento externo como meio de seleção de pessoal reduz as despesas com fontes de recrutamento e com processo de admissão. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. Como vimos na questão anterior, o recrutamento interno custa financeiramente menos à organização. Portanto, o item ficaria correto se fosse escrito da seguinte forma: “A organização que adota o recrutamento interno (e não externo) como meiodeseleçãodepessoalreduzasdespesascomfontesderecrutamento e com processo de admissão” Chiavenato (2010, p. 120) afirma que uma das desvantagens do recrutamento externo é ser “mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno”. GABARITO: ERRADO.

7 (TCE/PA – 2016) Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas organizações, julgue o item que se segue. O efeito de halo, que se refere à média para todos, e o efeito de tendência central, que diz respeito à generalização, estão incluídos entre os principais erros de avaliação. ( ) CERTO ( ) ERRADO 78

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. Podemos identificar o erro da questão através da inversão dos conceitos do item. Efeito Halo é definido pela postura do avaliador em parcializar a avaliação por meio de uma generalização, comumente, na aplicação de notas mais elevadas ao avaliado do que de fato é merecido. Enquanto o efeito de tendência central diz respeito ao fato de o avaliador dar nota mediana a todos os avaliados independentemente do desempenho dos mesmos serem diferentes (Robbins, 2005). GABARITO: ERRADO.

8 (TCE/PA – 2016) Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas organizações, julgue o item que se segue. Se utilizada com foco na individualização do trabalho, a avaliação de desempenho passa a reforçar o controle psicossocial da organização sobre seus funcionários, o que vai de encontro à visão moderna de gestão de pessoas. ( ) CERTO ( ) ERRADO COMENTÁRIO

ITEM CORRETO. Podemos embasar o item de acordo com Brandão e Guimarães (2001, p. 12) que comentam sobre a necessidade de integração, a partir de um diagnóstico de competências do funcionário, para um único modelo de gestão direcionado às ações de planejamento, acompanhamento e avaliações de desempenho e sugere a releitura de tal conceito mencionado. Vamos ler o trecho: “Quando utilizadas com a finalidade de objetivação e individualização dotrabalho,essesinstrumentosapenasaprofundamocontrolepsicossocial da organização sobre seus empregados, o que pode até ser legítimo do ponto de vista patronal, mas retira a “roupagem moderna” da gestão estratégica de recursos humanos” (Brandão e Guimarães, 2001, p. 12). Os autores consideram os conceitos de competência e desempenho interdependentes e complementares para o trabalho de Gestão de Pessoas por competências. Assim, podemos compreender que o item da questão é baseado na literatura, portanto está correto. GABARITO: CERTO.

79

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

9 (TCE/PA – 2016) Acerca da cultura organizacional, julgue o item subsequente. Cultura organizacional consiste no conjunto de decisões administrativas que estabelece processos mensuráveis de gestão de pessoas e explica o processo simbólico subjacente às relações de trabalho. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. De acordo com Chiavenato (grifo nosso, 2010, p. 173): “Cultura organizacional refere-se a um sistema de significados compartilhados pelos membros da organização e que distinguem a organização das demais organizações” (Chiavenato, 2010, p. 173). Neste contexto, podemos compreender a cultura organizacional como um conjunto de normas, crenças, valores, hábitos, rituais que são adotados por uma determinada organização, e não um “conjunto de decisões administrativas que estabelece processos mensuráveis de gestão de pessoas e explica o processo simbólico subjacente às relações de trabalho” como menciona o item, este é confuso e não condiz com o conceito da literatura sobre o assunto. GABARITO: ERRADO.

10 (TCE/PA – 2016) Julgue o item seguinte, relativo às novas formas de conceber e propor ações em treinamento e desenvolvimento para a educação continuada. O treinamento pode ser considerado uma ação intencional e planejada para aquisição e modificação do desempenho no trabalho. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM CORRETO. Conceito de treinamento mencionado no item de forma correta e de acordo com a literatura. Conforme os autores, treinamento é:

80

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

“ação planejada da organização [...] e destacam o processo de aquisição/ modificaçãodecomportamentosvoltadoparamelhorarodesempenhono trabalho” (Borges-Andrade, Abbad, Mourão E Cols, 2007, p. 140). Após breve leitura do trecho podemos compreender que o treinamento pode ser considerado uma ação intencional e planejada para a aquisição e modificação do desempenho no trabalho, como citam os autores supracitados. GABARITO: CERTO.

81

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Psicologia da Saúde e Hospitalar

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (EBSERH/HRL – UFS - 2017) A intervenção em Centros de Saúde e Hospitais deve levar em consideração uma tripla dimensão de intervenção que são: a) a paciente, o tempo de internação e o prognóstico. b) a psicoterapia, a aplicação de testes, e a avaliação psicológica. c) o diagnóstico, a medicação usada e a história de vida. d) o controle da dor, o preparo pré-cirúrgico e a psicoterapia. e) os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde.

COMENTÁRIO

De acordo com diversos autores sobre o tema, existe o tripé da psicologia hospitalar que diz respeito à atenção ao paciente hospitalizado, à família e à equipe de saúde. Conforme Campos (1995, p. 13 e 14): “Considerando [...] vários aspectos, acreditamos que a pessoa, quando busca um atendimento hospitalar, leva não só seu corpo para ser tratado, mas vai por inteiro e, por extensão, atinge sua família, que participa de seu adoecer, suas internações e seu restabelecimento.Também envolve a equipe que a atende, quando da interação terapeuta-cliente, captando suas dificuldades e atuando no seu restabelecimento. Por todos esses aspectos,acreditamosqueumatendimentopsicológicodevaestarsempre presente” (grifo nosso). Portanto, identificamos a letra E como resposta correta. As demais alternativas possuem relação com as possibilidades de atuação do psicólogo hospitalar, bem como com a equipe multidisciplinar, que irão depender do contexto de cada situação, mas não são mencionadas na literatura como um tripé de intervenção. GABARITO: E) os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde.

2 (EBSERH/HUJB-UFCG – 2017) “Avalia as relações que a pessoa estabelece a partir de seu lugar no adoecimento”. O enunciado se refere ao: a) Diagnóstico Reacional. b) Diagnóstico Médico. c) Diagnóstico Transferencial. d) Diagnóstico Situacional. e) Diagnóstico Psicológico.

83

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Segundo Simonetti (2011), os quatro eixos que compõem o diagnóstico em psicologia hospitalar são: Diagnóstico transferêncial: “Avalia as relações que a pessoa estabelece a partir de seu lugar de adoecimento” (2011, p. 93). Diagnóstico reacional: “Refere-se ao modo como a pessoa reage à doença, a doença é um evento que se instala de uma forma tão central que a pessoa entra na “órbita” da enfermidade” (2011, p. 37). Diagnostico médico: É o resumo da situação clínica do paciente. Diagnóstico situacional: “Constrói uma visão panorâmica do paciente com o objetivo de tratar o paciente como um todo” (2011, p. 74). Após breve revisão podemos compreender que o enunciado da questão se refere ao diagnóstico transferencial, letra C. Ressalta-se que diagnóstico psicológico, mencionado na letra E, não faz parte dos tipos de eixos referenciados na literatura. Pode-se compreender o diagnóstico psicológico como um conjunto de métodos e técnicas utilizadas em psicologia hospitalar utilizada para obter o conhecimento da situação existencial e da subjetiva do paciente em relação ao processo de adoecimento (Simonetti, 2011). GABARITO: C) Diagnóstico transferencial.

3 (IFBC/HMDCC – 2015) Marque a alternativa que corresponde aos quatro eixos que compõem o diagnóstico em Psicologia Hospitalar: a) diagnóstico neurológico, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico patológico. b) diagnóstico neurológico, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico psicopatológico. c) diagnóstico reacional, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico transferencial. d) diagnóstico reacional, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico psicopatológico.

84

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Como vimos anteriormente, de acordo com Simonetti (2011), os quatro eixos que estruturam o diagnóstico em psicologia hospitalar são: Diagnóstico reacional: refere-se ao modo como a pessoa reage a doença, esta é um evento que se instala de uma forma tão central que a pessoa entra na “órbita” da enfermidade. Diagnostico médico: pode ser compreendido como um resumo da situação clínica do paciente. Diagnóstico situacional: neste tipo de diagnóstico se constrói uma visão panorâmica do paciente com o objetivo de tratar o indivíduo em sua totalidade. Diagnóstico transferencial: referem-se à avaliação das relações que a pessoa estabelece a partir de seu lugar de adoecimento. Neste contexto, vamos voltar às alternativas da questão para identificar qual delas possui os eixos supracitados: a) diagnóstico neurológico, diagnóstico médico, diagnóstico situacional,diagnóstico patológico. b)diagnóstico neurológico, diagnóstico médico, diagnóstico situacional,diagnóstico psicopatológico. c) diagnóstico reacional, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico transferencial. ASSERTIVA CORRETA d) diagnóstico reacional, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico psicopatológico. Destarte, temos a letra C como resposta correta. GABARITO: C) diagnóstico reacional, diagnóstico médico, diagnóstico situacional, diagnóstico transferencial.

85

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (UFC – 2014) Nas unidades de internação hospitalar, muitas vezes, encontramos pacientes em isolamento, geralmente por infecções que podem ser transmissíveis. Acrescido às sensações de perda de autonomia, despessoalização que o próprio ambiente hospitalar proporciona, quando isolado, o paciente pode apresentar sensação de abandono e fantasias em relação ao seu estado clínico. Considerando essa condição, assinale a alternativa que NÃO corresponde à possibilidade de atuação do psicólogo hospitalar. a) Restringir ao extremo o contato físico da família junto ao paciente. b) Oferecer recursos audiovisuais aos pacientes. c) Desmistificar o isolamento. d) Orientar a esclarecer à família e pacientes sobre a paramentação necessária. e) Ampliar o campo de visão do paciente para que não se sinta sozinho ou abandonado.

COMENTÁRIO

Irei alertá-los em relação ao comando da questão. Observe que o enunciado solicita a alternativa quenão corresponde à possibilidade de atuação do psicólogo no contexto hospitalar. Veja bem, restringir ao máximo o contato com a família do paciente não é a possibilidade mais adequada, pois reforça as ansiedades frente à internação, os sentimentos de solidão e a mistificação desse espaço, sendo que o papel do psicólogo é justamente atuar para diminuir esses fenômenos, portanto a resposta do gabarito é letra A. As demais alternativas são consideradas atuações adequadas a este contexto. A título de conhecimento, esclareço que “paramentação” refere aos procedimentos necessários à realização de contato com o paciente em isolamento como a roupa, luvas e máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde e familiares no momento da visita. GABARITO: A) Restringir ao extremo o contato físico da família junto ao paciente.

86

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

5 (UFS – 2014) Considerando o caso a seguir, assinale a alternativa que corresponde à temática possível trabalhada pelo psicólogo. “M. é um menino de 5 anos que sofreu um acidente em casa e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, chegou ao hospital ainda consciente e foi encaminhado diretamente para a sala de cirurgia. Seus pais acompanharam ele até o hospital e não têm ideia da extensão do ferimento, eles aguardam na sala de espera e referem que o filho nunca tinha estado em um hospital.” a) Suporte psicológico com o paciente. b) Acolhimento com os pais e supressão de ansiedade. c) Preparo pré-cirúrgico infantil. d) Orientação sobre normas e rotinas do hospital. e) Ajudar a família a contatar outros familiares.

COMENTÁRIO

Questão bastante discutida e polêmica pelo fato de ser contextual e subjetiva. Mais uma vez peço-lhe atenção ao comando. Normalmente, nós psicólogos, tendemos a criar “suposições” em relação às questões mais contextuais e visualizarmos diversas práticas possíveis, no entanto você precisa trabalhar com as informações contidas no texto, pois elas que são importantes para chegar à opção correta. Vou destacar os trechos mais relevantes do enunciado a fim de explicar a alternativa certa e o erro das demais: “Considerando o caso a seguir, assinale a alternativa que corresponde à temática possível trabalhada pelo psicólogo.“”M. é um menino de 5 anos que sofreu um acidente em casa e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, chegou ao hospital ainda consciente e foi encaminhado diretamente para a sala de cirurgia. Seus pais acompanharam ele até o hospital e não têm ideia da extensão do ferimento, eles aguardam na sala de espera e referem que o filho nunca tinha estado em um hospital.” Observe com atenção: Se o menino foi encaminhado diretamente para a sala de cirurgia e os pais relatam que o filho nunca tinha estado no hospital, entendemos que não tem como fazer intervenções psicológicas com a criança, já que no momento ele se encontra em um processo cirúrgico (portanto já eliminamos as alternativas A “Suporte psicológico com o paciente” e C “Preparo pré-cirúrgico infantil”).

87

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Na letra D, “Orientação sobre normas e rotinas do hospital”, percebemos que em um momento de grande ansiedade dos pais em saber o estado de saúde do menino, orientar sobre normas e rotinas do hospital não soa o mais coerente. A letra E, “ajudar a família em contatar outros familiares”, seria uma possível atuação, contudo, o primordial no contexto descrito é o de acolher esses pais e acalmá-los, pois a literatura é clara quanto ao papel do psicólogo hospitalar em relação à supressão de ansiedades e fantasias que giram em torno da doença. Neste contexto, perceba que o foco do trabalho do psicólogo é no aqui-agora e gira em torno da fala dos pais que se encontram preocupados com o filho, sendo assim a temática possível trabalhada é de “Acolhimento com os pais e supressão de ansiedade”, letra B. GABARITO: B) Acolhimento com os pais e supressão de ansiedade.

6 (HUOC – 2013) Uma paciente afirma: Cuidavam de mim como cuidavam de uma coisa, de um boneco. Eu não era um, eu era mais um, ou melhor, qualquer um. Não tinha nem um nome, tinha uma doença e um diagnóstico. Sabiam o número do meu quarto, mas desconheciam quem eu era. Assinale a alternativa que identifica, CORRETAMENTE, o processo vivenciado pelo paciente na hospitalização. a) Estresse. b) Hospitalismo. c) Despersonalização. d) Resiliência.

COMENTÁRIO

De acordo com Angerami-Camon (1995) o paciente internado pode sofrer um processo de total despersonalização quando ele deixa de ter o seu próprio nome e passa a ser um número de leito ou então alguém portador de uma determinada doença. Neste contexto, identificamos que a situação do comando se refere à letra C “despersonalização”. Vamos compreender o conceito das demais alternativas: a) Estresse: Pode ser definido como um conjunto de reações químicas e fisiológicas no corpo do sujeito que são necessárias para a adaptação a situações novas.

88

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

b) Hospitalismo: É um termo utilizado por Rene Spitz para conceituar a alteração do desenvolvimento em bebês e crianças, devido à internação prolongada em instituições (como por exemplo: asilo, hospital, creche) ou por carência afetiva grave. c) Despersonalização. ASSERTIVA CORRETA d) Resiliência: Conceito recentemente utilizado pela psicologia positiva e comum em concursos. A resiliência é um termo emprestado das ciências naturais (física). Para a psicologia, significa a capacidade de uma pessoa em lidar com seus próprios problemas, conseguir vencer obstáculos e não ceder à pressão mesmo em momentos adversos. GABARITO: C) Despersonalização.

7 (UFS – 2014) O foco do atendimento psicológico na saúde é de suma importância e norteia o trabalho do psicólogo. Sendo assim, assinale, dentre as alternativas, o foco adequado para o caso descrito a seguir. “M. é uma menina de 8 anos que faz tratamento para câncer. Ela apresenta muita dificuldade em ficar longe dos pais e sempre interna independente de ter sessões de quimioterapia programada. Seus pais, que acompanham e desde a primeira internação, dão a ela um brinquedo como forma de compensar o sofrimento vivenciado.” a) Possibilidade de morte. b) Ganhos secundários da Internação. c) Relação com a família. d) Enfrentamento dos pais e perspectiva de cura. e) Limitações do tratamento.

COMENTÁRIO

Segundo Simonetti (2011) ganhos secundários da doença referem-se a benefícios que um transtorno ou doença podem fornecer ao paciente, os quais podem justificar o desejo do indivíduo em se manter adoecido. Exemplos de benefícios comuns em continuar doente são: maior atenção de amigos e parentes, ganhos de presentes, a diminuição das responsabilidades, uma licença do trabalho ou da escola ou mesmo uma aposentadoria precoce. Podemos perceber que a criança interna, independente de ter sessões de quimioterapia programadas, pois os pais sempre lhe presenteiam durante a internação como

89

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

forma de compensar o sofrimento de M e este fenômeno deve ser trabalhando tanto com os pais quanto com a criança por meio de uma postura neutra e sem julgamentos. Assim, o foco adequado do psicólogo está em trabalhar as questões que envolvem os ganhos secundários da internação, letra B. As demais alternativas não se encaixam no foco principal do contexto descrito. GABARITO: B) Ganhos secundários da Internação.

8 (HMDCC – 2015) O adoecer e a internação, sobretudo nos casos de doenças crônicas, alteram as relações do paciente nas esferas pessoal e profissional. Aponte a alternativa que melhor representa o papel do psicólogo hospitalar durante a internação: a) o psicólogo deve observar as relações entre paciente e familiares e relatar apenas ao médico. b) o psicólogo deve avaliar, intervir e acompanhar todo o processo do adoecer. c) o psicólogo deve ignorar as vivências do paciente. d) o psicólogo deve manter plena distância do sofrimento alheio.

COMENTÁRIO

Vamos comentar cada assertiva a fim de identificarmos a correta em relação o papel do psicólogo hospitalar durante a internação de acordo com Romano (1999): a) o psicólogo deve observar as relações entre paciente e familiares e relatar apenas ao médico. O psicólogo deverá relatar suas observações (preservando o sigilo e comunicando apenas o necessário ao bom andamento do processo) não somente ao médico, mas à equipe. b) o psicólogo deve avaliar, intervir e acompanhar todo o processo do adoecer. ASSERTIVA CORRETA Conforme Romano (1999) deve fazer o acompanhamento do paciente e seu processo de adoecimento desde a sua entrada até a alta do hospital. c) o psicólogo deve ignorar as vivências do paciente. O psicólogo deverá levar em conta as vivências do paciente e ouvi-lo em suas angústias, medos e ansiedades frente a essas demandas.

90

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

d) o psicólogo deve manter plena distância do sofrimento alheio. O psicólogo deverá manter plena proximidade com o sofrimento alheio para poder auxiliar os pacientes em sua melhora no processo de hospitalização. Portanto, temos a letra B como resposta correta. GABARITO: B) o psicólogo deve avaliar, intervir e acompanhar todo o processo do adoecer.

9 (MPU – 2013) Julgue o item a seguir acerca de iniciativas e procedimentos de um serviço de saúde e dos aspectos relacionados à doença e ao adoecimento. Embora as estratégias de enfrentamento a doenças sejam específicas para cada indivíduo, as pessoas reagem da mesma maneira diante de qualquer processo de adoecimento ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. Conforme Simonetti (2011) as pessoas reagem de maneira diferente diante do processo de adoecimento, sendo assim as estratégias de enfrentamento as doenças são específicas para cada indivíduo. GABARITO: ERRADO.

10 (POLÍCIA FEDERAL – 2014) Acerca da psicologia da saúde, julgue os próximos itens. As dimensões psíquicas e subjetivas devem ser consideradas no processo de adoecimento e na constituição da doença. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM CORRETO. Staub (2011) comenta que o processo de adoecer no indivíduo possui íntima relação com fatores psíquicos e subjetivos os quais precisam ser trabalhados visando a adesão ao tratamento e melhora do paciente. Além disso, permite

91

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

avançar no entendimento sobre o processo de saúde-doença em uma visão plurideterminada que implica no reconhecimento do sujeito como uma pessoa (e não apenas um corpo doente) que dá sentido e significado à constituição da enfermidade. GABARITO: CERTO.

92

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Psicologia Jurídica

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (MPE/GO – 2010) A violência contra crianças e adolescentes no Brasil não é uma prática recente. Nas últimas décadas, esse fenômeno tem sido muito discutido, sobretudo após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Entre as várias causas que mantêm essa prática, incluem-se: a) As características do agressor e da vítima e questões culturais. b) As novas tecnologias da educação e da transmissão de valores. c) Os avanços dos estudos em psicologia do desenvolvimento e da educação. d) A vida cotidiana e a transmissão de valores feita de pais para filhos. e) O novo paradigma de vida pautado na Internet e as relações cristalizadas e profundas que ele traz.

COMENTÁRIO

Conforme Francischini e Souza Neto (2007), diversos fatores contribuem para que a prática de violência contra crianças e adolescentes seja observada e mantida no Brasil, dentre os quais se destacam: [...]asrelaçõesdepoderede gêneropredominantesnassociedades,as características do agressor e da vítima, questões culturais, ausência demecanismossegurose confiáveis,medodedenunciar,ineficiênciados órgãosdeatendimento,certezadeimpunidade,dentreoutras(Francischini e Souza NETO, 2007, p. 246). Após leitura do trecho de referência, podemos identificar que a única alternativa que está de acordo com a literatura é a letra A. As demais assertivas não estão condizentes com o comando da questão e não são mencionadas como causas da violência contra crianças e adolescentes, por isso estão incorretas. GABARITO: A) As características do agressor e da vítima e questões culturais.

2 (TJ/RJ – 2012) A entrevista investigativa possui sua fundamentação teórica baseada em pesquisas empíricas da área a) da Psicologia Junguiana. b) da Psicologia Cognitiva. c) da Bioética. d) do Psicodrama. e) do Transculturalismo.

94

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

De acordo com Rovinsky e Cruz (2009) a entrevista investigativa possui sua fundamentação teórica com base em pesquisas empíricas da área da Psicologia Cognitiva, abarcando estudos sobre cognição geral e memória, bem como a dinâmica da comunicação social. A técnica não é de uso exclusivo do profissional psicólogo e é indicada a todos os profissionais que precisem colher informações de interesse, ou não, da justiça como policiais e assistentes sociais, por exemplo. GABARITO: B) da Psicologia Cognitiva.

3 (TJ/PE – 2012) O psicólogo depara-se com novas modalidades de família no Brasil atual, entre elas, a família monoparental, termo designado para denominar a unidade familiar composta por a) criança(s) que responde(m) à autoridade de um só elemento adulto. b) mãe, pai e filho do mesmo casamento. c) indivíduos que possuem somente um parente, além de sua unidade de origem. d) mãe ou pai com seu(s) filho(s). e) filho único.

COMENTÁRIO

Com base em Moura (2014, p. 52) família monoparental “é aquela em que apenas um dos pais de uma criança arca com as responsabilidades de criar o filho”. Ou seja, unidade familiar composta por uma mãe ou pai solteiro com seu (s) filho (s), letra D. As outras assertivas não condizem com o enunciado, portanto estão incorretas. A título de conhecimento, vamos revisar algumas tipificações de família, comumente cobradas nos certames: Famílias nucleares ou tradicionais: casais heterossexuais em casamento formal morando junto com seus filhos biológicos (Moura, 2014). Famílias recompostas ou reconstituídas: Segundo Moura (2014, p. 52), “define-se pela presença, no lar, de filhos provenientes de uniões anteriores de um ou de outro cônjuge, ou seja, uma pessoa que já tem uma família leva seus filhos, oriundos desta família, para conviverem com a sua nova relação, que pode também já ter filhos”. Famílias homoafetivas/homoparentalidade: casais homoafetivos com a adoção de filhos (Moura, 2014). GABARITO: D) mãe ou pai com seu(s) filho(s). 95

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (TJ/RJ – 2012) Uma conceituação teórica mais recente da relação entre Psicologia e Direito é chamada de Jurisprudência Terapêutica conforme ensina Matthew T. Huss na obra Psicologia Forense (2011). NÃO corresponde ao conceito de Jurisprudência Terapêutica: a) os psicólogos forenses devem se ater às consequências da lei e do sistema legal quando dão assistência aos tribunais. b) a lei importa além das leis de uma sala de audiência e pode ter um impacto profundo na prática da psicologia forense. c) inclui não só o impacto da lei codificada ou da jurisprudência, mas também o processo legal menos formal que pode focar as ações dos juízes ou advogados. d) a lei nunca tem um impacto fora da rotina da culpa ou inocência de um acusado ou a negligência de um acusado em uma causa civil. e) possibilita melhorias na administração e aplicação da lei.

COMENTÁRIO

Vamos identificar qual das alternativas NÃO corresponde ao conceito de Jurisprudência Terapêutica – JT, com base em Huss (2011): a) os psicólogos forenses devem se ater às consequências da lei e do sistema legal quando dão assistência aos tribunais. A alternativa corresponde ao conceito de JT, pois de acordo com Huss (2011, p. 33) “Os psicólogos forenses devem estar conscientes das consequências da lei e do sistema legal quando dão assistência aos tribunais. A JT será usada como modo de destacar o impacto da lei na prática da psicologia forense”. b) a lei importa além das leis de uma sala de audiência e pode ter um impacto profundo na prática da psicologia forense. A alternativa corresponde ao conceito de JT, uma vez que segundo Huss (2011, p. 32) “a JT sugere que a lei importa além das leis de uma sala de audiências e pode ter um impacto profundo na prática da psicologia forense e em nossas vidas que vai muito além do que nós rotineiramente imaginamos”. c) inclui não só o impacto da lei codificada ou da jurisprudência, mas também o processo legal menos formal que pode focar as ações dos juízes ou advogados. A alternativa corresponde ao conceito de JT, haja vista que conforme Huss (2011, p. 32) “A jurisprudência terapêutica inclui não só o impacto da lei codificada ou da jurisprudência, mas também o processo legal menos formal que pode focar as ações dos  juízes ou advogados”. 96

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

d) a lei nunca tem um impacto fora da rotina da culpa ou inocência de um acusado ou a negligência de um acusado em uma causa civil. ASSERTIVA NÃO corresponde ao conceito ao conceito de JT. A alternativa não corresponde ao conceito de JT, pois Huss (2011, p. 32) afirma que “a aplicação da JT não infere que uma ação particular deva ter algo a ver com psicoterapia ou mesmo a psicologia clínica em geral. Isso significa que a lei pode ter um impacto fora da rotina da culpa ou inocência de um acusado ou a negligência de um acusado em uma causa civil”.

e) possibilita melhorias na administração e aplicação da lei. A alternativa corresponde ao conceito de JT. Huss (2011) menciona que a partir da perspectiva da Jurisprudência Terapêutica, espera-se melhorar a administração e aplicação das leis. GABARITO: D) a lei nunca tem um impacto fora da rotina da culpa ou inocência de um acusado ou a negligência de um acusado em uma causa civil.

5 (TJ/MG – 2010) Em relação à atuação da equipe interprofissional nas questões relativas à adoção, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90 e alterações posteriores) e com a literatura especializada, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O estágio de convivência que precede a adoção deve ser acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que apresentarão relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida. b) Nos casos de adoção em que há a concordância dos titulares do poder familiar, esse consentimento dispensa as orientações ou esclarecimentos que poderiam receber da equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude. c) No caso de adoção internacional de adolescente, o adotando deve ser consultado, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e a equipe interprofissional deve elaborar parecer sobre a preparação do adolescente para a adoção. d) A abordagem dos postulantes à adoção pela equipe interprofissional é ponto delicado, pois os técnicos devem estar atentos ao risco de burocratizar o trabalho ao centralizá- lo em técnicas avaliativas padronizadas, que deixam de lado a atuação preventiva relacionada à orientação e preparação dos adultos para o papel de pais adotivos.

97

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Atente-se para o enunciado da questão que pede para você assinalar a afirmativa INCORRETA sobre a atuação da equipe interprofissional nas questões relativas à adoção. Vamos identificá-la com base no ECA (Lei 8.069/90 e alterações posteriores): a) O estágio de convivência que precede a adoção deve ser acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que apresentarão relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida. AFIRMATIVA CORRETA De acordo com o ECA em seu artigo 46 § 4º “O estágio de convivência será acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que apresentarão relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida”. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009). b) Nos casos de adoção em que há a concordância dos titulares do poder familiar, esse consentimento dispensa as orientações ou esclarecimentos que poderiam receber da equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude. AFIRMATIVA INCORRETA Com base no ECA em seu artigo 166 § 2º “o consentimento dos titulares do poder familiar será precedido de orientações e esclarecimentos prestados pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, em especial, no caso de adoção, sobre a irrevogabilidade da medida”. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) c) No caso de adoção internacional de adolescente, o adotando deve ser consultado, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e a equipe interprofissional deve elaborar parecer sobre a preparação do adolescente para a adoção. AFIRMATIVA CORRETA. Segundo o ECA em seu artigo 51 § 1º “A adoção internacional de criança ou adolescente brasileiro ou domiciliado no Brasil somente terá lugar quando restar comprovado: III - que, em se tratando de adoção de adolescente, este foi consultado, por meios adequados ao seu estágio de desenvolvimento, e que se encontra preparado para a medida, mediante parecer elaborado por equipe interprofissional [...]” d) A abordagem dos postulantes à adoção pela equipe interprofissional é ponto delicado, pois os técnicos devem estar atentos ao risco de burocratizar o trabalho ao centralizá- lo em técnicas avaliativas padronizadas, que deixam de lado a atuação

98

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

preventiva relacionada à orientação e preparação dos adultos para o papel de pais adotivos. AFIRMATIVA CORRETA. Weber (1999, p. 37) comenta que “nos processos de adoção os técnicos são fundamentais não tanto para selecionar (que é o que fazem a maior parte das agências de adoção), mas para preparar: esclarecer, informar, instruir, educar, conscientizar, desmistificar preconceitos e estereótipos, modificar motivações, desvelar vocações, lapidar desejos... a maior parte das pessoas cadastradas nas agências de Adoção está ansiosa para participar deste espaço de reflexão, mas elas são somente cadastradas,  julgadas, examinadas, esquadrinhadas, investigadas e interpretadas nos deslizes de seus relatos verbais”. Destarte, temos a letra B como afirmativa INCORRETA. GABARITO: B) Nos casos de adoção em que há a concordância dos titulares do poder familiar, esse consentimento dispensa as orientações ou esclarecimentos que poderiam receber da equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude.

6 (TJ/RS – 2016) O psicólogo que atua em Varas de Família deve trabalhar no paradigma da interdisciplinaridade quando as demandas atendidas no âmbito da Justiça são reconhecidas como complexas e precisam ser conhecidas em suas diversas dimensões (CFP, 2010). A intervenção de uma equipe interprofissional implica reconhecer a) o indivíduo como um sujeito singular, conhecendo o conjunto de suas características pessoais e sociais, a partir da especificidade da atuação de cada profissão. b) o indivíduo como um ser subjetivo, conhecendo o conjunto de suas características psicológicas, a partir da especificidade da atuação exclusiva do psicólogo. c) o indivíduo como sujeito social, determinado pelo meio em que vive e, por esse motivo, detentor de uma história jurídica pregressa que deve ser levada prioritariamente em conta. d) os desejos do sujeito de modo que esse possa definir os critérios a serem utilizados na metodologia da intervenção. e) a necessidade específica do caso, a partir da apreciação dos operadores do Direito, a fim de se consolidar a primazia da análise jurídica sobre as demais áreas que compõem a equipe.

99

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

Questão referenciada no documento elaborado pelo CFP (2010) “Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família”. Vamos ler o trecho que contém a resposta correta: O psicólogo em Vara de Família trabalha no paradigma da interdisciplinaridade, que pressupõe que as demandas atendidas no âmbito da Justiça são complexas e precisam ser conhecidas em suas diversas dimensões. Aintervençãode umaequipeinterprofissionalimplicareconhecero indivíduo como um sujeito singular, conhecendo o conjunto de suas características pessoais e sociais, a partir da especificidade da atuação de cada profissão (CFP, 2010, p. 23). As demais alternativas não possuem relação com o comando da questão, por isso estão incorretas. GABARITO: A) o indivíduo como um sujeito singular, conhecendo o conjunto de suas características pessoais e sociais, a partir da especificidade da atuação de cada profissão.

7 (TJ/RJ – 2012) Em relação aos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher criados pela Lei no 11.340/2006, tem-se que a participação do psicólogo está prevista: a) apenas no momento em que decorre a audiência entre agressor e agredida. b) na equipe de atendimento multidisciplinar. c) somente quando houver criança e/ou adolescente envolvidos na situação de violência doméstica. d) nos Conselhos Tutelares. e) nas Organizações Não Governamentais (ONGs).

COMENTÁRIO

A participação do psicólogo em Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher está implícita no Capítulo V da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. Vamos visualizar:

100

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

TÍTULO V DA EQUIPE DE ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR Art. 29. Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher quevieremasercriados poderãocontarcomumaequipedeatendimento multidisciplinar, a ser integrada por profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde. Art. 30. Compete à equipe de atendimento multidisciplinar, entre outras atribuiçõesquelheforemreservadas pelalegislaçãolocal,fornecersubsídios por escrito ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou verbalmente em audiência, e desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas, voltados para a ofendida, o agressor e os familiares, com especial atenção às crianças e aos adolescentes. Art. 31. Quando a complexidade do caso exigir avaliação mais aprofundada, o juiz poderá determinar a manifestação de profissional especializado, mediante a indicação da equipe de atendimento multidisciplinar.

Art. 32. O Poder Judiciário, na elaboração de sua proposta orçamentária, poderá prever recursos para a criação e manutenção da equipe de atendimento multidisciplinar, nos termos da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Conforme Moura (2014, p. 116) o trabalho do psicólogo nas situações de violência contra a mulher é realizado em equipe multidisciplinar. O psicólogo irá fornecer subsídios ao juiz, ao Ministério Público e à Defensoria Pública, mediante laudos ou oralmente, em audiências. Além disso, pode desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras ações voltadas para a mulher, o agressor e os familiares envolvidos nessas situações. Portanto, a participação do profissional psicólogo está prevista na equipe de atendimento multidisciplinar, letra B. GABARITO: B) na equipe de atendimento multidisciplinar.

101

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

8 (TJ/RS – 2016) Bandeira e Lago (2008) desenvolveram pesquisa a fim de investigar as práticas de psicólogos na avaliação envolvendo disputa de guarda. As autoras citam as orientações de Karras e Berry (1985) na definição dos aspectos que devem ser avaliados nesse tipo de avaliação. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses aspectos. a) Saúde mental de cada um dos pais. b) Atitude da criança com cada genitor. c) Condição socioeconômica de cada um dos pais. d) Atitude de cada genitor com a criança. e) Natureza do relacionamento entre os membros da família.

COMENTÁRIO

Sobre a avaliação psicológica em situação de disputa de guarda, Karras e Berry (1985 apud Bandeira e Lago, 2008, p. 224) sugerem que os avaliadores devem deter-se a examinar: → → → → →

o ajustamento da criança; a saúde mental de cada um dos pais; Como mencionado na letra A. a atitude da criança com cada genitor; Como mencionado na letra B. a atitude de cada genitor com a criança; Como mencionado na letra D. e a natureza do relacionamento entre os membros da família. Como mencionado na letra E.

Outros fatores complementares à avaliação seriam: → o sistema de apoio disponível para cada genitor; → as informações gerais que cada pai tem sobre a criação de seu filho; → e a motivação de cada um para seguir com o relacionamento pais-filhos. Após breve revisão do conteúdo, podemos identificar que a única alternativa que não apresenta um dos aspectos é a letra C, “Condição socioeconômica de cada um dos pais”. GABARITO: C) Condição socioeconômica de cada um dos pais.

102

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

9 (HEPP – 2014) Um tipo de violência contra a criança e o adolescente, caracterizada como um tipo de violência psicológica provocada por um dos pais, na qual este a treina para romper laços afetivos com o outro cônjuge, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor, e trazendo importante repercussão psíquica para essas crianças e adolescentes é conhecida como: a) síndrome da alienação parental. b) síndrome do estresse pós-traumático. c) síndrome do cativeiro. d) negligência ao menor.

COMENTÁRIO

Conforme Gardner (1998, p. 77) a Síndrome da Alienação Parental (PAS) é descrita como“um transtorno que aparece principalmente no contexto de disputas de guarda dos filhos. A sua manifestação primária é a campanha do filho para denegrir um dos genitores, uma campanha que não tem justificativa. Ela resulta da combinação da doutrinação de um dos pais (lavagem cerebral) e das contribuições do próprio filho para a difamação do genitor-alvo”. Assim, temos a letra A como resposta correta. Vamos revisar os demais conceitos: O transtorno do estresse pós-traumático, letra B, possui como característica essencial o desenvolvimento de sintomas característicos como medo, desespero e horror após a exposição a um ou mais eventos traumáticos (DSM V, 2014). Síndrome do cativeiro, letra C, não foi encontrada na literatura. Negligência ao menor, letra D, define-se “como atos de omissão de cuidados e de proteção à criança contra agravos evitáveis, que incluem atitudes de não educar, não impor limites, não mandar uma criança à escola, não alimentá-la adequadamente, não medicá-la quando necessário, não protegê-la de inclemências climáticas e não mantê-la com a mínima higiene” (Pasian, 2013, p. 63 e 64). GABARITO: A) síndrome da alienação parental.

103

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

10 (TCE/PA – 2016) No que se refere à violência contra crianças e adolescentes e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item subsecutivo. O trabalho terapêutico com os sentimentos que emergem no ato abusivo deve ser evitado no tratamento com o abusador psicológico. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM ERRADO. O correto seria: o trabalho terapêutico com os sentimentos que emergem do ato abusivo pode ser desenvolvido no tratamento com a vítima psicológica, família e abusador É importante mencionar que a intervenção mais adequada vai depender do tipo de violência sofrida e as necessidades peculiares da criança ou adolescente atendido. Além do tratamento com a vítima (que pode ser individual e/ou grupal) a terapêutica também poderá ser dirigida à família e/ ou agressor (Moura 2014; Rovinsky e Cruz, 2009). GABARITO: ERRADO.

104

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Psicologia do Desenvolvimento, Educação & Aprendizagem

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (SEDF – Analista de Gestão Educacional/Psicologia – 2017) Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue o item que se segue. De acordo com Vigotsky o professor deveria investir sua pedagogia nas funções mentais que já se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Afirmação incorreta. O correto seria: de acordo com PIAGET o professor deveria investir sua pedagogia nas funções mentais que já se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento. Segundo Vigotsky o professor é considerado um elo de intermediação entre o aluno e o conhecimento acessível no ambiente, assim a aprendizagem ocorre pelas interações realizadas no meio (Oliveira, 1993). GABARITO: ERRADO.

2 (SEDF – Analista de Gestão Educacional/Psicologia – 2017) Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue o item que se segue. A interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de uma mesma maneira possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento imediato. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM INCORRETO. O correto seria: a interação entre estudantes que compreendam certo fenômeno de maneiras diferentes possibilita-lhes apreender aquilo que ainda não conseguiam assimilar sozinhos. Na perspectiva sociointeracionista, esse fato constitui a zona de desenvolvimento proximal.

106

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

Com base em Vygotsky (1987) a zona de desenvolvimento proximal é definida como a distância entre o nível de desenvolvimento real – que se compreende como a solução de problemas, realizada pelo indivíduo de forma independente – e o nível de desenvolvimento potencial – caracterizado como a solução de problemas, realizada com a supervisão de um adulto ou em cooperação de companheiros mais experientes. GABARITO: ERRADO.

3 (SEDF - Analista de Gestão Educacional/Psicologia – 2017) Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue o item que se segue. A mediação pode ser caracterizada pela relação direta entre situações ou organismos, sendo utilizada em pesquisas ou processos de formação, para abordar a relação entre professor e estudante. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

A interação que o indivíduo realiza com o ambiente e com as pessoas é mediada por um conhecimento ou experiência assimilada anteriormente. À vista disso, Vygotsky conceitua a sua teoria como socioconstrutivista, pois entende que a interação é mediada por várias relações, diferentemente do construtivismo, em que o sujeito age diretamente com o objeto. Assim, a mediação pode ser caracterizada como a intervenção de um elemento intermediário em uma relação em que o indivíduo não tem contato direto com os objetos, mas, sim, mediado por instrumentos e signos (Magalhães, 2007). Instrumentos são todos os objetos considerados externos, criados pelo homem com o intuito de facilitar a resolução dos problemas e consequentemente a sua sobrevivência no meio ambiente. Já os signos são instrumentos psicológicos que auxiliam o indivíduo em suas ações internas, como a linguagem escrita, que pode ser vista como uma necessidade intrínseca de se comunicar (Vygostsky, 1987). GABARITO: ERRADO.

107

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (SEDUC/AM – 2012) Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue os itens seguintes. Segundo Vygotsky, a relação aprendizagem-desenvolvimento se concretiza na zona de desenvolvimento proximal. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM CORRETO.  Pode-se afirmar que a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vygotsky e definido como a distância entre o nível de desenvolvimento real – que se compreende como a solução de problemas, realizada pelo indivíduo de forma independente – e o nível de desenvolvimento potencial – caracterizado como a solução de problemas, realizada com a supervisão de um adulto ou em cooperação de companheiros mais experientes (Vygotsky, 1987). Portanto, o processo de aprendizagem-desenvolvimento se efetiva na ZDP, de acordo com a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky. GABARITO: CERTO.

5 (TJ/ES – 2011) Julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento. A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM INCORRETO, pois a psicologia do desenvolvimento se caracteriza como um ramo que tem por finalidade estudar a interação dos processos físicos, cognitivos, psicológicos e as etapas de crescimento a partir do nascimento até o final da vida de um indivíduo, bem como compreender os processos de mudança no comportamento humano na infância, adolescência, idade adulta e velhice (Papalia, 2013). GABARITO: ERRADO.

108

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

6 (IFB – 2011) Na história da humanidade, o estudo da criança é bastante recente. Até o século XVII, a criança era vista como um adulto em miniatura e participava integralmente das atividades relativas à vida da comunidade, inclusive orgias e execuções. Com o aparecimento da infância como categoria, surgiu a psicologia do desenvolvimento, trazendo importantes elementos para a compreensão particularizada da infância e seus processos. Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à psicologia do desenvolvimento. A psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XX. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA. De acordo com a literatura a psicologia do desenvolvimento surgiu como campo de estudo científico no final do século XIX (entre 1882 a 1912, período denominado formativo), não do Século XX. (Mota, 2005). GABARITO: ERRADO.

7 (SEDF - Analista de Gestão Educacional/Psicologia – 2017) A respeito da elaboração de procedimentos educacionais diferenciados, julgue o próximo item. A sustentabilidade do processo inclusivo é responsabilidade exclusiva do professor, visto que a aprendizagem do estudante com necessidades especiais depende diretamente do contato que ele mantém com o professor. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM INCORRETO, pois a sustentabilidade do processo inclusivo não é de responsabilidade exclusiva do professor, visto que a aprendizagem do estudante com necessidades especiais depende de diversos fatores, que envolvem: professor, recursos (financeiros, materiais, estruturais), auxílio dos pais, do corpo técnico da instituição de ensino, entre outros. GABARITO: ERRADO. 109

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

8 (SEDF - Analista de Gestão Educacional/Psicologia – 2017) Com relação à perspectiva sociointeracionista da psicologia da aprendizagem, julgue o item que se segue. A constituição das funções psicológicas superiores requer a internalização de formas culturais de comportamento que envolvam a reconstrução da atividade psicológica. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Com base em Cavalcanti (2005), Vygostsky destacou dois fatores relevantes que são fundamentais para a constituição das funções psicológicas superiores: Primeiro é o percurso dessa internalização das formas culturais pelo indivíduo, que tem início em processos sociais e se transforma em processos internos, interiores do sujeito, ou seja, por meio da fala chega-se ao pensamento. O segundo aspecto é o da criação da consciência pela internalização, ou seja,Vygotsky alerta, como dizem seus estudiosos, para o fato de que esse processo não é o de uma transferência (ou cópia) dos conteúdos da realidade objetiva para o interior da consciência, pois esse processo é, ele próprio, criador da consciência (grifo nosso, Cavalcanti, 2005, p. 188). Destarte, podemos compreender que a afirmação da questão está correta. GABARITO: CERTO.

O trecho a seguir contextualiza as questões 9 e 10. Leia-o atentamente. Sobre a ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal, Oliveira (1993) escreve o seguinte, a partir dos estudos de Vygotsky: “a Zona de Desenvolvimento Proximal é, pois, um domínio psicológico em constante transformação... É como se o processo de desenvolvimento progredisse mais lentamente que o processo de aprendizado; o aprendizado desperta processos de desenvolvimento que, aos poucos, vão tornar-se parte das funções psicológicas consolidadas do indivíduo.” (p. 60).

110

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

9 (Prefeitura de Sabará/MG – 2017) Ainda, segundo a autora, “é a partir da postulação de dois níveis de desenvolvimento...” que Vygotsky define a Zona de Desenvolvimento Proximal. Esses dois níveis de desenvolvimento vigotskianos são: a) Real e grupal. b) Real e proximal. c) Real e potencial. d) Real e individual.

COMENTÁRIO

Como vimos anteriormente a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), conceito elaborado por Vygotsky, é definido como a distância entre o nível de desenvolvimento real – que se compreende como a solução de problemas, realizada pelo indivíduo de forma independente – e o nível de desenvolvimento potencial, caracterizado como a solução de problemas, realizada com a supervisão de um adulto ou em cooperação de companheiros mais experientes (Vygotsky, 1987). Desta maneira, os dois níveis de desenvolvimento vigotskianos são real e potencial, letra C. GABARITO: C) Real e potencial.

10 (Prefeitura de Sabará/MG – 2017) De acordo com a afirmativa anterior, é correto afirmar que: a) A aprendizagem precede o desenvolvimento. b) O desenvolvimento precede a aprendizagem. c) A aprendizagem deixa de interferir no desenvolvimento. d) O desenvolvimento e a aprendizagem são independentes.

COMENTÁRIO

Para Vygotsky é o processo de aprendizagem que concebe e propicia o desenvolvimento das estruturas mentais superiores no indivíduo, letra A. Enquanto que para Piaget é o desenvolvimento cognitivo do indivíduo que precede a aprendizagem (letra B). As demais alternativas (letras C e D) não possuem relação com preceitos da teoria, portanto estão incorretas. GABARITO: A) A aprendizagem precede o desenvolvimento.

111

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

Questões Comentadas

Psicologia Social e Grupos

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

1 (FUB – 2015) No que se refere às categorias fundamentais da psicologia social, julgue o item seguinte. A identidade é a forma como o homem se relaciona com o meio ao transformar ideias em imagens, para estabelecer significados com a realidade social. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA. A definição apresentada se refere à consciência. De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2002, p. 143 e 144), a consciência humana expressa: “o modo de reagir ao mundo objetivo, o qual o homem compreende e transforma em ideias e imagens e estabelece relações entre as informações. A consciência, como produto subjetivo, como apropriação pelohomemdomundoobjetivo,produz-seemumprocessoativo,quetem como base a atividade sobre o mundo, a linguagem e as relações sociais. Produz, assim, uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros, compreensão construída no processo de produção da existência, compreensão que tem sua matéria-prima na realidade objetiva e na realidade social” (Bock, Furtado e Teixeira, 2002, p. 143 e 144). Já a identidade “é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. A identidade é a síntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representação a respeito de si.” (Bock, Furtado e Teixeira, 2002, p. 145). GABARITO: ERRADO.

2 (FUB – 2015) No que se refere às categorias fundamentais da psicologia social, julgue o item seguinte. A consciência é a síntese da totalidade das relações sociais e um saber eminentemente emocional. ( ) CERTO ( ) ERRADO

113

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

COMENTÁRIO

ITEM INCORRETO. Podemos afirmar que a consciência é um modo de o indivíduo reagir ao mundo objetivo, compreendido e transformado pelo homem em ideias, imagens e relações sociais. “A consciência não se limita apenas ao saber lógico. Ela inclui o saber das emoções e sentimentos do homem, o saber dos desejos, o saber do inconsciente” (Bock, Furtado e Teixeira, 2002, p. 144). GABARITO: ERRADO.

3 (FUB – 2015) No que se refere às categorias fundamentais da psicologia social, julgue o item seguinte. É por meio da atividade que o homem conhece seu meio social e constrói suas ideias a respeito de si e dos outros. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Com base em Bock, Furtado e Teixeira (2002), é por intermédio da atividade que o homem concomitantemente constrói o mundo interno e transforma o mundo externo. A prática humana, ou, como estamos chamando aqui, a atividade humana, é a base do conhecimento e do pensamento do homem. Estamos considerandoqueosindivíduosapresentamuma necessidadedemanter umarelaçãoativa comomundoexterno.Paraexistirmos,precisamosatuar sobre o mundo, transformando-o de acordo com nossas necessidades. Aofazerisso,estamosconstruindoanósmesmos (grifonosso,Bock,Furtado e Teixeira, 2002, p. 143). Sendo assim, podemos compreender que a afirmação da questão está correta. GABARITO: CERTO.

114

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

4 (FUB – 2015) No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discriminação permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item. A discriminação usualmente incorporada e acreditada é a mola central e a reprodutora mais eficaz do preconceito. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA, pois a definição citada na questão se refere ao conceito de estereótipo, reconhecido como base cognitiva do preconceito. De acordo com Rodrigues, Assmar e Jablonski (2009, p. 135), ”na base do preconceito estão as crenças sabre características pessoais que atribui a pessoas ou grupos, chamadas de estereótipos”. A discriminação pode ser compreendida como a esfera comportamental do preconceito (expressões verbais hostis, condutas agressivas e etc.), ou seja, a discriminação é o resultado do preconceito conjuntamente com outras esferas, não a sua principal causa ou reprodução (Rodrigues, Assmar e Jablonski, 2009). GABARITO: ERRADO.

5 (FUB – 2015) Com relação às características essenciais e históricas da psicologia social, julgue o item a seguir. Considerava-se, historicamente, que o início do método objetivo e o retrocesso da psicologia social se explicavam pela introdução dos delineamentos experimentais. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Afirmação e INCORRETA e confusa. De acordo com Rodrigues, Assmar e Jablonski (2009), o progresso da psicologia social está relacionado ao desenvolvimento da psicologia objetiva e experimental. GABARITO: ERRADO.

115

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

6 (FUB – 2015) Com relação às características essenciais e históricas da psicologia social, julgue o item a seguir. A teoria das representações sociais propõe o estudo do fenômeno psicológico por meio, fundamentalmente, do uso de experimentos. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA, haja vista que os estudos das representações sociais – RS não utilizam, fundamentalmente, experimentos. Moscovici (1981, p. 181) refere que “por Representações Sociais entendemos um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana no curso de comunicações interpessoais. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, aos mitos e sistemas de crença das sociedades tradicionais: podem também ser vistas como a versão contemporânea do senso comum”. GABARITO: ERRADO.

7 (FUB – 2015) Julgue o próximo item, com base na história da psicologia social e suas vertentes psicológica e sociológica. O racismo e o sexismo contra grupos sociais são atitudes negativas denominadas, na psicologia social, de estereótipos. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA. Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (2009) o racismo e sexismo circundam sentimentos negativos em relação a determinados grupos sociais, os quais somados aos aspectos cognitivos (estereótipos) e comportamental (discriminação) constituem o preconceito. Ressalta-se que os estereótipos são definidos somente pelo componente cognitivo que envolve as crenças relacionadas a pessoas ou grupos que podem ser positivas ou negativas. GABARITO: ERRADO.

116

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

8 (FUB – 2015) A partir da evolução dos estudos de psicologia social no Brasil e no mundo, julgue o item consecutivo. A psicologia social evolucionista opõe-se às áreas tradicionais da psicologia social, pois nela o fator biológico é considerado aspecto central para explicar o comportamento do indivíduo. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Referenciado em Ferreira (2010, p. 57): A Psicologia Social Evolucionista não se opõe às tradicionais teorias da Psicologia Social, mas, ao contrário, procura explicar alguns resultados controversos obtidos em diferentes áreas psicossociais. Para tanto,apoia-se nopressupostodeque muitospensamentos,sentimentos ecomportamentossociaisencontram-seassociadosamecanismosbiológicos que interagem de forma dinâmica com processos psicológicos e de aprendizagem, no interior de uma determinada cultura. Portanto, após breve leitura do texto de referência, podemos identificar que a afirmação da questão está incorreta. GABARITO: ERRADO.

117

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

9 (FUB – 2015) O movimento de ocupação das ruas, aparentemente, ganhou força por meio da Internet, que ajudou a romper o que os psicólogos sociais chamam de ignorância pluralística. A despeito do nome pomposo, é um estado psicológico corriqueiro manifestado em inúmeras situações sociais, que diz respeito à incapacidade individual de conhecer o que realmente está na cabeça de concidadãos, colegas estudantes ou de trabalho e que constitui um inibidor poderoso do comportamento. Exemplificando, é comum que estudantes decidam não externar sua dúvida em sala de aula, por concluírem que, como nenhum outro colega está se manifestando, eles provavelmente não têm dúvidas! “Por que eu levantaria a mão se ninguém mais parece ter dúvidas?”. O usuário do transporte coletivo quer reclamar, mas, como não observa reações negativas nos outros, acaba se conformando. Como, nessas situações, a forma de se ter acesso ao que as pessoas acreditam é observando seu comportamento, a ausência de reações visíveis faz com que muitos pensem, erroneamente, que não haveria aprovação social de sua queixa. Isso leva a forte ciclo vicioso, que mantém a conformidade da maioria, como naquilo que Noelle-Neuman chamou de espiral de silêncio. Fabio Iglesias e Ronaldo Pilati. Rompendo a ignorância pluralística: uma análise do “Sai do Facebook e vem pra rua!”. Internet: (com adaptações). A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item seguinte acerca da Psicologia Social. Fenômeno ligado à psicanálise, a ignorância pluralística ocupa lugar central na psicologia social. ( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Ignorância Pluralística é um conceito desenvolvido por Floyd Henry Allport e ligado à Psicologia Social (não à psicanálise como afirma a questão). Pode-se compreender o termo como um processo que envolve diversos membros de um determinado grupo que acreditam possuir crenças, atitudes e percepções diferentes do restante dos integrantes (Prentice e Miller, 1993). GABARITO: ERRADO

118

CLIQUE AQUI E BAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF