Projeto de Cabeamento Estruturado

January 4, 2025 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Projeto de Cabeamento Estruturado...

Description

Projeto de Cabeamento Estruturado

Sistema de Cabeamento Estruturado Subsistemas 1 – Subsistema Cabeamento Horizontal 2 – Subsistema Cabeamento Vertical 3 - Área de Trabalho - ATR 4 - Armário de Telecomunicações - AT 5 - Sala de Equipamentos - SEQ 6 - Sala de Entrada de Telecomunicações - SET 7 - Rede Primária de Campus Administração

Normas e Padroes aplicaveis ANSI/TIA/EIA-568-B.1 - Requerimentos Gerais do CE. ANSI/TIA/EIA-568-B.2 - Componentes UTP do CE. ANSI/TIA/EIA-568-B.2-1 - Componentes UTP Categoria 6. ANSI/TIA/EIA-568-B.3 - Componentes Ópticos do CE. ANSI/EIA/TIA-569A - Caminhos e Espaços do CE. ANSI/TIA/EIA-606A - Administração e Identificação do CE. ANSI/TIA/EIA-607 - Aterramento do CE. ANSI/TIA/EIA-854 - 1000Base-TX sobre UTP Cat.6. ANSI/TIA/EIA-862 - Sistemas de Automação sobre CE. Cobei/ABNT - NBR 14565 ( 568A). Cobei/ABNT - Projeto 03:046.05-014 ( 569A). ANSI/TIA/EIA-854 - 1000Base-TX sobre UTP Cat.6. Manual TDMM da BICSI.

Subsistema Área de Trabalho



Definição 

CONJUNTO DE CONECTORES, TOMADAS, ADAPTADORES, PLUGS, CORDÕES E OUTROS PONTOS DE SAÍDA, POSSIBILITANDO A FÁCIL CONEXÃO DOS TERMINAIS DE VOZ E DADOS E ESTAÇÕES DE TRABALHO À REDE.

Subsistema Área de Trabalho 

Características e Aplicabilidade Cada ATR deve conter pelo menos 2 tomadas de telecomunicação  Tamanho Maximo dos linecords 10m  Normas regentes: 568B-1 e ISO/IEC 11801:2002  Tipos diferenciados no mercado: de parede, de chão e de superfície  Tomadas RJ-45 com tampa de proteção são altamente recomendadas  A construção das tomadas deve prever espaço adequado para acomodação, com folga, de fibra e par trancado  Dimensionamento: depende da demanda 



2 a 7 m2 por área útil ( desconsidera-se corredores e banheiros)

Subsistema Área de Trabalho

Subsistema Horizontal



Definição 

É O CONJUNTO DE CABOS HORIZONTAL, GERALMENTE CONSTRUÍDA NOS TETOS OU NO CHÃO, QUE POSSIBILITA A CONEXÃO ENTRE OS PONTOS DE SAÍDA DO SUBSISTEMA ESTAÇÃO DE TRABALHO AOS ARMÁRIO DE TELECOMUNICAÇÕES (PONTOS DE ADMINISTRAÇÃO).

Subsistema Horizontal 

Características e Aplicabilidade 



 

UTILIZE O PATCH PANEL E BLOCOS 110 COMO ELEMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO DO CABEAMENTO DO SUBSISTEMA HORIZONTAL. A UTILIZAÇÃO DOS PATCH PANEL E BLOCOS 110 SÃO IDEAIS PARA ACOMODAR A TRANSIÇÃO DO CABEAMENTO HORIZONTAL PARA O CABEAMENTO VERTICAL. Evitar a passagem do cabeamento horizontal por EMI ( dispositivos geradores de interferência EM) Normas regentes: 568B-2 e ISO/IEC 11801:2002.

 Utilize   

sempre cabos reconhecidos

Par trancado 4 pares 100 ohms STP, FTP ou UTP Par trancado 25 pares 100 ohms STP, FTP ou UTP Par de fibra óptica (duplex) multímodo 62,5/125 ou 50/125

Subsistema Horizontal - Arquitetura Múltiplos Cabos de 4 pares Arquitetura tradicional Patch Panel Armário de Telecomunicações

Open Office MUTOA

Ponto Intermediário

Cabos 25P ou 4P Patch Panel Armário de Telecomunicações

MUTOA OU CP

Subsistema Horizontal - Arquitetura 

MUTOA - Multi-User Telecomunications Outlet Assembly  Facilita

mudanca de layout  Economia de cabos em mudanças  Projetado para escritorios abertos estilo “baias”  TS-75  Ponto intermediário (CP - Consolidation Point) entre o Armário de Telecomunicações ou a Sala de Equipamentos

Exemplos

Distancias a serem consideradas

Subsistema Cabeamento Vertical

Cabeamento Vertical



Definição 

É O CONJUNTO DE CABOS (COBRE E FIBRA ÓPTICA) DA REDE VERTICAL, QUE POSSIBILITA A CONEXÃO ENTRE OS VÁRIOS PONTOS DE ADMINISTRAÇÃO DOS ANDARES DE UM EDIFÍCIO À SALA DE EQUIPAMENTOS.

Subsistema Cabeamento Vertical 

Características e aplicabilidade UTILIZE PATCH PANEL, BLOCOS 110 E DISTRIBUIDORES ÓPTICOS DE ACORDO COM OS TIPOS DE CABOS A SEREM DIMENSIONADOS.  A UTILIZAÇÃO DE BLOCOS 110 PERMITE O GERENCIAMENTO DO CABEAMENTO VERTICAL PAR-A-PAR. DESTA FORMA, APLICAÇÕES QUE NÃO UTILIZEM OS 4 PARES DO CABO SÃO FAVORECIDAS.  OS DISTRIBUIDORES ÓPTICOS PERMITEM A DISTRIBUIÇÃO DE CABOS ÓPTICOS EM CABEAMENTOS VERTICAIS INTERNOS E EXTERNOS. 

Exemplos de Componentes

Subsistema Administração - TC



Definição 

CONJUNTO DE PAINÉIS DE DISTRIBUIÇÃO E INTERCONEXÕES (BLOCOS E PATCH PANEL) POSSIBILITANDO A JUNÇÃO DE DOIS SUBSISTEMAS OU CIRCUITOS DO EQUIPAMENTO COMUM A REDE VERTICAL, VISANDO ASSIM UMA FÁCIL ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA DE CABEAMENTO.

Subsistema Administração - TC 

Características e aplicabilidade    

   

MANTENHA OS CENTROS DE MANOBRA SEMPRE ORGANIZADOS, FACILITANDO ASSIM A MANUTENÇÃO DO SISTEMA. OS GERENCIADORES VERTICAIS SUPORTAM OS CABOS NA ENTRADA DO ARMÁRIO DE TELECOMUNICAÇÕES. OS GERENCIADORES HORIZONTAIS DÃO SUPORTE AOS TACH CORDS NAS CONEXÕES CRUZADAS. OS GERENCIADORES TRASEIROS AO PATCH PANEL E BLOCO PERMITEM A ORGANIZAÇÃO DOS CABOS QUE COMPÕEM OS CABEAMENTOS VERTICAIS E HORIZONTAIS. Dimensionamento: 1 por andar ate 1000m2 ATs adicionais deverão ser fornecidos caso: A área do andar a ser servido exceder 1000 m2. A distância da subsistema horizontal à ATR exceder 90 m.

Dimensionamento – TC/AT 

Área a ser servida do AT

Tamanho

até 500 m2 2,50 m x 1,50 m(*)  de 500 à 800 m2 2,50 m x 2,00 m(*)  de 800 à 1000 m2 3,00 m x 2,50 m(*) 

Exemplos de Identificação:

Hardware de Conexão

Subsistema Sala de Equipamentos

Dutos de Passagem de Cabos

Cabos do Backbone Vertical

Equipamento s

Cabos do Backbon e Vertical

Hardware de Conexão



Definição:



CONJUNTO DOS CABOS, CORDÕES, CONDUITES E TODO O HARDWARE DE SUPORTE NECESSÁRIO A CONEXÃO DOS EQUIPAMENTOS COMUNS À REDE VERTICAL VIA SUBSISTEMA ADMINISTRAÇÃO.

Subsistema Campus



Definição 

É A EXTENSÃO DO SUBSISTEMA BACKBONE. CONSTITUÍDO DE CABO AÉREO OU CABO ENTERRADO, POSSIBILITA A INTERLIGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE VOZ, DADOS, VÍDEO E MULTIMÍDIADE DIFERENTES EDIFÍCIOS DE UM AMBIENTE CAMPUS.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF