Cartilha Medicina UFC 2023 (T132 e 133) PDF

June 24, 2024 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Cartilha Medicina UFC 2023 (T132 e 133) PDF...

Description

UFC

Cartilha Medicina TT113322EETT113333

Universidade Federal do Ceará

ÍNDICE Introdução.................................... pág. 3 Sobre a Faculdade de pág. 4 Medicina........................................ Planilha de notas e acertos........ pág. 8 Redações........................................ pág. 13 Depoimentos.................................. pág. 22 Dados estatísticos sobre os aprovados...................................... pág. 29 Encerramento................................ pág. 35 2

INTRODUÇÃO OIE, FUTUROS CALOUROS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC, MAIS CONHECIDA COMO A MAIOR DO NORTE E NORDESTE HAHAHA! É COM MUITA FELICIDADE QUE NÓS, DAS TURMAS 132 E 133, APRESENTAMOS A VOCÊS, EM BREVE APROVADOS, A CARTILHA DO SISU 2023. NOSSO FOCO PRINCIPAL É APRESENTAR NOSSA QUERIDA FAMED E TRANSMITIR A EXPERIÊNCIA DOS APROVADOS NO SISU 2023, AJUDANDO VOCÊS, NESSA JORNADA DE VESTIBULAR, A CONSEGUIREM A DESEJADA VAGA!!!

ESTE MATERIAL É EXTRAOFICIAL E DESVINCULADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ OU DAS INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DA ELABORAÇÃO DO ENEM. NÓS, ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA DA UFC, ELABORAMOS ESSA CARTILHA DE FORMA INDEPENDENTE.

Nos siga no instagram @t132.medufc

@t133.medufc

3

SOBRE A FACULDADE

4

Desde o seu nascimento em 1948, quando o Curso de Medicina no Ceará deu seus primeiros passos na recémcriada Faculdade de Medicina do Ceará, até os dias atuais, o tempo avançou. Em dezembro de 1954, por meio da Lei 2.373, testemunhamos o surgimento da "Universidade do Ceará", uma união de diversos cursos de ensino superior na cidade de Fortaleza. Esse movimento trouxe a Faculdade de Medicina para ser parte integrante da instituição que agora todos nós conhecemos como UFC. Em relação à FAMED, ela oferece uma ampla gama de oportunidades, permitindo que você explore diversos caminhos de atuação. Na área de pesquisa e inovação, por exemplo, estamos constantemente empenhados em aprimorar tecnologias médicas que impactam positivamente a qualidade de vida da sociedade em geral. Na FAMED, você terá a oportunidade de se envolver em projetos inovadores e se tornar parte de uma comunidade que está continuamente expandindo os limites da medicina e da pesquisa. As possibilidades são vastas e emocionantes. No campo cirúrgico e clínico, contamos com uma infraestrutura complexa que proporciona uma experiência de aprendizado incrível. As Policlínicas Especializadas (ILHAS), a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e o Hospital Walter Cantídio (HUWC) constituem um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico. Aqui em Fortaleza, na UFC, você encontrará uma variedade de Ligas, projetos e intercâmbios que enriquecerão os seis anos de estudo, permitindo expandir horizontes e experiências. Além disso, temos o Restaurante Universitário, onde você pode desfrutar de refeições de qualidade a preços acessíveis. Aos estudantes é oferecido serviços de atendimento odontológico e médico gratuitos, entre outros benefícios. E estamos incrivelmente orgulhosos! Em 2023, a UFC avançou incríveis 10 posições no ranking renomado da Times Higher Education (THE), alcançando a 23ª posição entre as melhores instituições de ensino superior da América Latina. Aqui, no Norte e Nordeste, a UFC brilha como uma referência principal, superando outras universidades da região.

5

Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceara onde são ministradas as aulas para os primeiros semestres da Medicina, enfermagem, odontologia, farmácia, entre outros.

DM A Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFC e está situada no Campus do Porangabuçu. Originou-se da Biblioteca da Faculdade de Medicina, que foi estabelecida em 1948.

BCS A Unidade Didática Prof. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro está estruturada em cinco andares. Nesse edifício, você encontrará quatro auditórios, trinta e cinco salas de aula, espaços destinados para reuniões e treinamentos. Além disso, o bloco é dotado de quatro salas de laboratórios voltados para habilidades clínico-cirúrgicas, dez consultórios destinados à simulação e ainda um laboratório de informática.

RR

Fundada em 1963, a MEAC é, atualmente, a maior maternidade pública do Ceará. A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) desempenha um papel crucial como uma unidade que integra assistência médica, ensino e pesquisa, sendo parte integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC). Oferecendo uma ampla gama de serviços que abrangem atendimento médico-hospitalar, cuidados ambulatoriais e suporte para diagnóstico e tratamento, seu foco inclui diversas especialidades MEAC médicas, tais como obstetrícia, medicina fetal, neonatologia, ginecologia e mastologia, garantindo uma abordagem integral para a saúde da mulher e do recém-nascido. O maior objetivo é realizar assistência, ensino e pesquisa para o cuidado com excelência à saúde da mulher e do recém-nascido, sendo campo de teoria e prática para alunos de graduação, cursos técnicos, residências médicas e multiprofissionais da UFC.

6

O Hospital Universitário Walter Cantídio é um ponto central para a capacitação de profissionais da área de saúde e para o avanço de pesquisas nesse campo. Além disso, desempenha uma função fundamental no fornecimento de cuidados médicos para os residentes do Estado do Ceará, operando de maneira integrada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

HUWC Com sua posição como hospital terciário de referência, o HUWC recebe pacientes com uma ampla variedade de patologias, cobrindo diversas especialidades médicas e cirúrgicas. O hospital também nos dá muito orgulho ao ser destaque nacional nos transplantes de órgãos e tecidos. O HUWC foi a primeira unidade hospitalar a realizar, em 1977, o primeiro transplante renal no Norte e Nordeste. E, em 2002, foi pioneiro na realização de transplante de fígado no Ceará. Em 2013, alcançou o posto de maior transplantador de fígado da América Latina.

O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) é parte integrante da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo vinculado ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia. O NPDM se destaca como a primeira estrutura no Brasil a abranger todas as fases do processo de desenvolvimento de medicamentos, desde a criação inicial da molécula, realização de testes em animais, até alcançar a etapa crucial de pesquisa envolvendo seres humanos. Foi aqui que saiu a pele de tilápia usada para tratamento de queimados, mostrada em diversas séries médicas.

CA

NPDM O Centro Acadêmico XII de Maio, fundado em 1948, constitui a entidade de representação máxima dos estudantes da FAMED - UFC. Está sob a gestão Carcará (2023-2024), tendo como princípio a defesa de um ensino médico qualificado e popular. As principais atividades desenvolvidas pela gestão são eventos de cultura, de lazer universitário e de mobilização estudantil. A sede do CA é espaço de descanso e de socialização livre para todos os alunos do curso.

7

TABELA DE NOTAS 2 TTUURRM MAA11332

8

acertos

nota

acertos

nota

acertos

nota

acertos

nota

Ampla

9

10

TABELA DE NOTAS TTUURRM A113332 MA

11

Ampla

12

Informações a serem consideradas Ampla Concorrência

Foram chamadas 14 pessoas na lista de espera e 2 na suplência

Cotas L1 - 3 pessoas foram chamadas na lista de espera L2 - 6 pessoas foram chamadas na lista de espera e mais 3 na suplência L5 - 1 pessoa chamada na lista de espera L6 - 5 pessoas chamadas na lista de espera e mais 6 na suplência L9 - nenhuma pessoa foi chamada na lista de espera ou suplência L10 - 2 pessoas foram chamadas na lista de espera L13 - nenhuma pessoa foi chamada na lista de espera ou suplência L14 - 2 pessoas chamadas na lista de espera e 1 na suplência 13

REDAÇÕES

14

LAIS CALDEIRA TORRES - 132 C1:180 | C2:200 | C3:200 | C4:200 | C5:200

980

O FILME, DA DISNEY, “O CORCUNDA DE NOTRE DAME” RETRATA, NA FRANÇA, OS PRECONCEITOS SOFRIDOS POR ESMERALDA ENQUANTO CIGANA BEM COMO A DESVALORIZAÇÃO DE SUA CULTURA. SEMELHANTEMENTE À OBRA, NO BRASIL ATUAL, COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS É AMPLAMENTE DESVALORIZADA CULTURAL E SOCIALMENTE. DENTRE OS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DESSA PARCELA IMPORTANTE DOS BRASILEIROS, PODE-SE CITAR A HISTÓRICA ESTIGMATIZAÇÃO CULTURAL E O POUCO RECONHECIMENTO DO SEU PAPEL SOCIAL, HAVENDO A NECESSIDADE DE MITIGAR A PROBLEMÁTICA, JÁ QUE ELES COMPÕEM A IDENTIDADE NACIONAL. É VÁLIDO RESSALTAR, COM EFEITO, QUE ESTIGMATIZAÇÃO CULTURAL SOFRIDA POR POVOS TRADICIONAIS É ÓBICE NA SUA VALORIZAÇÃO, VISTO QUE ACARRETA, SOCIALMENTE, UMA AVERSÃO AOS SABERES DESSAS COMUNIDADES. ISSO OCORRE PORQUE A CONJUNTURA BRASILEIRA DOMINANTE, HISTORICAMENTE, TENTOU DESVINCULAR A CONHECIMENTOS DE TAL POPULAÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL, ATRIBUINDO-LHES UMA CONOTAÇÃO NEGATIVA. TAL ASSOCIAÇÃO PRECONCEITUOSA ADVÉM DE TEORIAS EUGÊNICAS COMO DARWINISMO SOCIAL QUE SE OPUSERAM À MISCIGENAÇÃO BRASILEIRA, FATO O QUAL CONTRIBUIU PARA A DESVALORIZAÇÃO DESSES POVOS QUE, AO CONTRÁRIO, CONTRIBUÍRA PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA NACIONAL. É EVIDENTE, ASSIM, A NECESSIDADE DE MITIGAR PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO. CONVÉM DIZER, ADEMAIS QUE O POUCO RECONHECIMENTO DO SEU PAPEL SOCIAL É UM GRANDE IMPASSE PARA A VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS, POSTO QUE, PELA POUCA VISIBILIDADE, JÁ AGRAVADA PARA ESTIGMATIZAÇÃO CULTURAL, AS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NÃO SÃO DEVIDAMENTE DIRECIONADAS. PARA EXEMPLIFICAR A GRAVIDADE DA PROBLEMÁTICA, PODE-SE CITAR QUE NÃO RECONHECER SUA FUNÇÃO SOCIAL COMPROMETE A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, JÁ QUE, EM GERAL, TAIS POPULAÇÕES ESTABELECEM RELAÇÕES DE SUBSISTÊNCIA HARMÔNICAS COM A NATUREZA, SENDO IMPORTANTE ATORES DE MANUTENÇÃO DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA. ENTRETANTO, POR NÃO RECONHECER TAL CONTRIBUIÇÃO, O PODER PÚBLICO NÃO DIRECIONA DEVIDAMENTE, POR EXEMPLO, VERBAS PARA A PRESERVAÇÃO DESSES POVOS, CONFIGURANDO UMA DESVALORIZAÇÃO DE UMA SIGNIFICATIVA FRAÇÃO DE BRASILEIROS, FATO EXPLICADO PELA “TEORIA DA LIBERTAÇÃO”, DO FILÓSOFO ENRIQUE DUSSEL, QUE AFIRMA A DESATENÇÃO DO ESTADO COM UMA PARTE DA POPULAÇÃO, OS POVOS TRADICIONAIS, NO CASO, EM DETRIMENTO DA VALORIZAÇÃO DE OUTRA. DIANTE DO EXPOSTO, PORTANTO, O MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRECISA CRIAR MECANISMOS DE VALORIZAÇÃO DO SABE TRADICIONAIS, POR MEIO DE CONCESSÃO DE TERRAS -BASEADOS NA RELAÇÃO DE HARMONIA COM A NATUREZA- ESSES POVOS POSSA CONTRIBUIR PARA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA. TAL AÇÃO OCORRERÁ, A FIM DE VALORIZAR O PAPEL SOCIAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS, POIS, ALÉM DE SEREM PARTE DA IDENTIDADE NACIONAL, PODERÃO CONTRIBUIR SOCIALMENTE PARA O PAÍS SEM SEREM DESVINCULADOS DE SUA CULTURA. ALÉM DISSO, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEVE PROMOVER AULAS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA VOLTADAS PARA A VALORIZAÇÃO DESSA PARCELA DO BRASIL, COM O FITO DE EVITAR QUE ELES SOFRAM COMO A PERSONAGEM ESMERALDA.

15

MARIA EDUARDA DE CASTRO SÁ - 132 C1:180 | C2:200 | C3:200 | C4:200 | C5:180

960

DE ACORDO COM A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), É PRECISO ASSEGURAR AS CONDIÇÕES PARA A PRESERVAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL DOS TERRITÓRIOS. ENTRETANTO, TAL PREMISSA É DETURPADA, FRENTE AOS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL HODIERNO, FATO QUE DECORRE, PRINCIPALMENTE, DA NEGLIGÊNCIA DO GOVERNO E DA MÍDIA. LOGO, EVIDENCIA-SE A NECESSIDADE DE MEDIDAS NO COMBATE A ESSE OBSTÁCULO NACIONAL. NESSA PERSPECTIVA, É AXIOMÁTICO QUE O ESTADO TEM SIDO LENIENTE NO QUE TANGE A ENFRENTAR TAL ENTRAVE, UMA VEZ QUE A PROMOÇÃO DE AÇÕES PARA GARANTIR A DEMARCAÇÃO JURÍDICA DE TERRAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS, POR EXEMPLO, É ÍNFIMA. NESSE SENTIDO, TAL REALIDADE DELETÉRIA PODE SER SINTETIZADA PELO TERMO DE “ANOMIA” DE ÉMILE DURKHEIN, O QUAL CARACTERIZA UM AMBIENTE EM CRISE DEVIDO A FALHAS NAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS. SOB ESSA ÓPTICA, É INDUBITÁVEL QUE ESSA LENIDADE ESTATAL CORROBORA COM A TEORIA DE DURKHEIN, POIS COÍBE O ACESSO DESSES POVOS AOS RECURSOS FUNCIONAIS PARA A MANUTENÇÃO DOS SEUS MODOS DE PRODUÇÃO, IMPEDINDO O RECONHECIMENTO PREPOSTO PELA DECLARAÇÃO SUPRACITADA. DESSE MODO, É PRECISO QUE O GOVERNO FEDERAL AMPLIE AS ÁREAS DESSAS COMUNIDADES, MEDIANTE COMBATE À MOROSIDADE DOS PROCESSOS JURÍDICOS, PARA MITIGAR ESSA “ANOMIA”. OUTROSSIM, É LÍCITO SALIENTAR O DESCONHECIMENTO DE PARTE DA POPULAÇÃO QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS DESSES GRUPOS- ORIUNDO DA CARÊNCIA E DE VISIBILIDADE MIDIÁTICA- COMO UM FATOR CRUCIAL PARA A CONTINUIDADE DESSE PERCALÇO. ISSO OCORRE, POIS, DE ACORDO COM PIERRE BOURDIEU, OS MEIOS DE DIFUSÃO DA CULTURA ATUAM, NA PRÁTICA, REPRODUZINDO PADRÕES DOMINANTES, O QUE FOMENTA UMA OPRESSÃO CONTRA ORGANIZAÇÕES CONSIDERADAS MARGINALIZADAS. SOB ESSE VIÉS, É EVIDENTE QUE TAL NEGLIGÊNCIA DESSE SETOR CONTRIBUI PARA O PENSAMENTO DE BOURDIEU, VISTO QUE ESTIMULA O PRECONCEITO CONTRA ESSAS COMUNIDADES, COMO CIGANOS, LIMITANDO TAL VALORIZAÇÃO. DESSA FORMA, É MISTER QUE ESSES VEÍCULOS MODIFIQUEM SUA CONDUTA DE EXPOSIÇÃO COMO MODO DE AMENIZAR ESSE IMPASSE. DESSANTE, MEDIDAS SÃO FULCRAIS PARA REVERTER O QUADRO DOS FATOS SUPRACITADOS, FRENTE AOS MALEFÍCIOS QUE PROVOCAM. PARA ISSO, CABE AO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ÓRGÃO MÁXIMO REGULADOR DOS DIREITOS DOS POVOS TRADICIONAIS, AMPLIAR A DEMARCAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DISCUTIDOS, COMO OS DOS INDÍGENAS E DOS QUILOMBOLAS, MEDIANTE DELIMITAÇÃO DE METAS TEMPORAIS PARA O PROCESSO JURÍDICO NESSE SETOR, A FIM DE FAVORECER O RECONHECIMENTO EFETIVO DESSAS POPULAÇÕES. ADEMAIS, É DEVER DA MÍDIA ESTIMULAR O CONHECIMENTO ACERCA DESSA PARTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA. ASSIM, SERÁ POSSÍVEL AGIR CONFORME A VALORIZAÇÃO PRECONIZADA PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.

16

VICTOR ABREU FEIJÃO - 132 C1:180 | C2:200 | C3:180 | C4:200 | C5:200

960

O SOCIÓLOGO DARCY RIBEIRO EVIDENCIOU, NO CONJUNTO DE SUAS OBRAS, A SOCIEDADE BRASILEIRA COMO RESULTADO DE UMA FUSÃO DE DIVERSOS POVOS E CULTURAS. NESSE SENTIDO, NO BRASIL HODIERNO, HÁ UMA GRANDE QUANTIDADE DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS COM IMPORTÂNCIA SOCIAL E CULTURAL, MAS QUE ENFRENTAM SÉRIOS IMBRÓGLIOS PARA SEREM PARA SEREM VALORIZADOS, COMO O DESCONHECIMENTO DE SUA CULTURA E A VISÃO ESTEREOTIPADA PRESENTE NO IMAGINÁRIO POPULAR, GERANDO GRAVES CONSEQUÊNCIAS PARA ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO. PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL UMA MAIOR ATUAÇÃO DO ESTADO, EM PARCERIAS COM AS ESCOLAS, PARA SOLUCIONAR ISSO. DECERTO, O DESCONHECIMENTO DA SOCIEDADE SOBRE A CULTURA DESSES POVOS É UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE IMPEDEM A VALORIZAÇÃO DESSA PARCELA POPULACIONAL. NESSE CONTEXTO, A ESCOLA, QUE DEVERIA FORNECER INFORMAÇÕES SOBRE AS DIVERSIDADES CULTURAIS, É CONDIZENTE COM A INVISIBILIDADE DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS, POIS POUCO FALA SOBRE SUAS EXISTÊNCIAS, AO MESMO TEMPO QUE IMPÕEM A CULTURA DOMINANTE AOS SEUS ALUNOS, FATO ESSE ESTUDADO PELO SOCIÓLOGO PIERRE BOURDIEU, QUE NOMEOU ESSA AGRESSÃO AO CAMPO DAS IDEIAS DE “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”. ESSA AÇÃO NÃO SÓ DESVALORIZOU ESSES POVOS, MAS TAMBÉM AGRIDE, A NÍVEL PSICOLÓGICO, SEUS INTEGRANTES. LOGO, É NECESSÁRIA UMA ALTERAÇÃO NA BASE COMUM CURRICULAR (BNCC). OUTROSSIM, A VISÃO ESTEREOTIPADA SOBRE AS COMUNIDADES TRADICIONAIS QUE NÃO FORAM TOTALMENTE INVISIBILIZADAS É UM GRANDE OBSTÁCULO PARA SEU RECONHECIMENTO. NESSE TOCANTE, O ATIVISTA INDÍGENA AIRTON KRENAK AFIRMOU QUE A SOCIEDADE CAPITALISTA VÊ OS INDÍGENAS E OUTRAS COMUNIDADES TRADICIONAIS COMO POVOS PRIMITIVOS E INGÊNUOS, SÓ PORQUE NÃO SEGUEM O MODELO DE ORGANIZAÇÃO CAPITALISTA. DE FATO, ESSE TIPO DE PENSAMENTO É ORIUNDO DA FALTA DE CONHECIMENTO DE OUTRAS FORMAS SOCIAIS DE ORGANIZAÇÃO E ENGENDRA UM PRECONCEITO TERRÍVEL SOBRE SUAS VÍTIMAS. DESSA MANEIRA, É URGENTE UMA MODIFICAÇÃO NESSE PENSAMENTO, QUE É FORMADO DESDE O PERÍODO EDUCACIONAL. EM SUMA, OS POVOS E AS COMUNIDADES TRADICIONAIS DEVEM SER VALORIZADOS E, POR ISSO, É NECESSÁRIO O COMBATE AOS OBSTÁCULOS QUE DIFICULTAM ISSO. NESSA PERSPECTIVA, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), RESPONSÁVEL PELA GESTÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL NACIONAL, DEVE COLOCAR EM PAUTA, NAS ESCOLAS, AS DIFERENTES CULTURAS E MODOS DE VIDA DOS POVOS E DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS, POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO NA BNCC DE UMA MATÉRIA INDEPENDENTE, QUE FORNEÇA AOS ALUNOS A IMPORTÂNCIA SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA DESSES POVOS, ALÉM DAS DIFERENÇAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL, COM O FITO DE DAR VISIBILIDADE E RESPEITO A ELES. DESSE MODO, TODAS AS POPULAÇÕES SERÃO IGUALMENTE VALORIZADAS E A SOCIEDADE DESCRITA POR DARCY RIBEIRO FICARÁ, ENFIM, EM HARMONIA.

17

LORRAYNE DE SOUZA ABREU - 132 C1:180 | C2:200 | C3:180 | C4:200 | C5:200

960

A MORTE DE CHICO MENDES, IMPORTANTE SERINGUEIRO ATUANTE EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DE EXTRATIVISTAS QUE LUTAVAM PELA PROTEÇÃO DA AMAZÔNIA NA DÉCADA DE 90, CAUSADA POR LATIFUNDIÁRIOS REVELA AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR POVOS TRADICIONAIS NA MANUTENÇÃO DE SUAS CULTURAS E DE SEUS VALORES NO BRASIL. SOB ESSE CONTEXTO, OS DESAFIOS PARA O RESPEITO E A VALORIZAÇÃO DESSES POVOS SE AMPLIARAM, AINDA MAIS, NA ATIVIDADE EM RAZÃO, MUITAS VEZES, DA CULTURA PRODUTIVISTA DA SOCIEDADE MODERNA E DA NEGLIGENTE ATUAÇÃO ESTATAL NA PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DESSAS COMUNIDADES. EM VERDADE, A VALORIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS, COMO EXTRATIVISTAS, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS, É DIFICULTADA PELA VIGÊNCIA DE UMA SOCIEDADE PRODUTIVISTA, UMA VEZ QUE O ATUAL MODELO ECONÔMICO BASEADO NA ACUMULAÇÃO DE RIQUEZA FAVORECE A COMPREENSÃO, NA SOCIEDADE, DE QUE OS INDIVÍDUOS “ÚTEIS” AO CONVÍVIO SOCIAL SÃO AQUELES QUE COMPARTILHAM DOS VALORES DE ASSOCIAÇÃO DO TER AO SER. DESSA FORMA, COMUNIDADES TRADICIONAIS, DIVERSAS VEZES, SOFREM CERTA DESVALORIZAÇÃO DE ALGUNS SEGMENTOS DA SOCIEDADE PARA APRESENTAREM SEUS PRÓPRIOS MODOS DE VIVER E SEUS PRÓPRIOS VALORES, QUE DIVERGEM CULTURALMENTE DA MAIOR PARCELA DA POPULAÇÃO. TAL FATO PODE SER EXPLICADO POR ZIGMUNT BAUMAN, EM SUA OBRA “MODERNIDADE LÍQUIDA”, QUANDO ABORDA A FRAGILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, GERADA POR ESSE MODELO PRODUTIVISTA, COMO FATOR PREPONDERANTE PARA A DIFICULDADE DA SOCIEDADE MODERNA DE AGIR EMPÁTICAMENTE E RESPEITOSAMENTE COM OS INDIVÍDUOS QUE DIVERGEM CULTURALMENTE. ALÉM DISSO, A NEGLIGÊNCIA ESTATAL COMPROMETE A VALORIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL, UMA VEZ QUE A MÁ ATUAÇÃO DO ESTADO NOS AMBIENTES QUE ESSAS COMUNIDADES SE INSTALAM, COMO RIBEIRINHOS E PESCADORES, CONTRIBUI PARA QUE ALGUNS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, POR EXEMPLO, EMPRESÁRIOS DO RAMO IMOBILIÁRIO INTERFIRAM, DIVERSAS VEZES, NÃO SÓ NO MODO DE VIDA COMO TAMBÉM NOS ESPAÇOS ORIGINÁRIOS DESSES POVOS. DESSA MANEIRA, MUITOS SOFREM PRESSÕES EXTERNAS PARA QUE DESOCUPEM SEUS LUGARES DE ORIGEM EM RAZÃO DA ESCASSA ATENÇÃO E VALORIZAÇÃO PÚBLICA. ESSA REALIDADE É ABORDADA POR PIERRE BOURDIEU, EM SEU CONCEITO “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA”, O QUAL CARACTERIZA O DESCASO PÚBLICO COMO UMA FORMA DE VIOLÊNCIA EXERCIDA, SUTILMENTE, SOBRE AS MINORIAS DA SOCIEDADE, DE MODO QUE O TRATAMENTO DO ESTADO BRASILEIRO AOS POVOS TRADICIONAIS SE CONFIGURA COMO UMA VIOLÊNCIA SIMBÓLICA. PORTANTO, URGE QUE OS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SEJAM SUPERADOS NO BRASIL. PARA ISSO, AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, AGENTES FUNDAMENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE VALORES ESSENCIAIS À COESÃO SOCIAL, DEVEM PROMOVER DEBATES E RODAS DE CONVERSA, POR MEIO DA ATUAÇÃO DE SOCIÓLOGOS, DIRECIONADOS AOS PAIS E AOS ALUNOS QUE ABORDEM A IMPORTÂNCIA NOS POVOS TRADICIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO PAÍS. ASSIM, GARANTIR-SE-Á VALORIZAÇÃO E O RESPEITO A DIFERENTES CULTURAS E, AINDA, A INIBIÇÃO DA CULTURA QUE SÓ VALORIZA O TER. CABE, TAMBÉM, AO MINISTÉRIO DA CIDADANIA ATUAR MAIS INTENSAMENTE NAS ÁREAS DOS POVOS TRADICIONAIS, POR MEIO DE UMA REORGANIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, A FIM DE GARANTIR A PRESERVAÇÃO DE SEUS TERRITÓRIOS E DE SEUS MODOS DE VIDA, ALÉM DE COIBIR PRESSÕES EXTERNAS QUE FEREM O BEM-ESTAR DESSES POVOS.

18

CAMILA DE MELO FLORÊNCIO - 133 C1:180 | C2:200 | C3:200 | C4:200 | C5:200

980

A PARTIR DO ADVENTO DA GLOBALIZAÇÃO, O QUAL TORNOU-SE NOTÓRIO APÓS A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, AS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, EM FORTE INTERAÇÃO COM NOVAS TECNOLOGIAS E DINÂMICAS MUNDIAIS, MODIFICARAM-SE. NO ENTANTO, APESAR DAS POSITIVAS CONSEQUÊNCIAS DESSA LÓGICA GLOBALIZANTE, MAZELAS SÃO, TAMBÉM, DESTACADAS PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AOS GRUPOS E POVOS MENOS INSERIDOS NESTE CONTEXTO. DE FATO, ACERCA DESSA TEMÁTICA, É CERTO DIZER QUE AS DIFICULDADES DE PRESTÍGIO ÀS REFERIDAS COMUNIDADES URGEM SUPERAÇÃO, EM RESPEITO HARMONIA SOCIAL BRASILEIRA, VISTO QUE PROPICIAM A MANUTENÇÃO DE PRECONCEITOS A ESSAS PESSOAS E, MORMENTE, ATRAPALHAM A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ARCABOUÇO CULTURAL DO PAÍS. SOB ESSA PERSPECTIVA, AO FAVORECEREM A FORMAÇÃO E PERPETUAÇÃO DE ESTIGMAS, OS DESAFIOS PARA O RECONHECIMENTO DOS BRASILEIROS TRADICIONAIS PRECISAM SER COMBATIDOS. A TÍTULO DE EXEMPLIFICAÇÃO, NA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA”, DO AUTOR JOÃO CABRAL DE MELLO NETO, É MOSTRADO DESPREZO QUE MORADORES DE RECIFE NUTREM PELOS RETIRANTES CATINGUEIROS, ORIUNDOS DO INTERIOR. EM VERDADE, EM DECORRÊNCIA DE SUA INTENSA LIGAÇÃO À NATUREZA, OS INDIVÍDUOS SEMELHANTES AOS APONTADOS SÃO VISTOS COMO OBSOLETOS E MENOS CAPACITADOS. LOGO, TEM-SE QUE, PARA A EXISTÊNCIA DA COESÃO SOCIAL NO BRASIL, É VITAL QUE A POPULAÇÃO COMPREENDA QUE O MEIO NATURAL NÃO É INFERIOR AO MEIO URBANO GLOBALIZADO, DE MODO A ENCERRAR PRECONCEITOS. ADEMAIS, OS PERCALÇOS PARA A EXALTAÇÃO DOS SEGMENTOS COMUNITÁRIOS ABORDADOS PRECISAM SER CONTORNADOS, UMA VEZ QUE COMPROMETEM A ASSIMILAÇÃO DA CULTURA NACIONAL. EFETIVAMENTE, SABERES COMO MODO DE FAZER PANELAS DE BARRO CAPIXABAS, CONSIDERADO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, SÃO RESPONSÁVEIS POR DIVERSIFICAR AS RAÍZES FORMADORAS DO PAÍS. CERTAMENTE, DE ACORDO COM A ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA QUE ESTUDA A HUMANIDADE, CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DIFUNDIDOS ENRIQUECEM A HISTÓRIA DE UM ESTADO. DESSA FORMA, PARA QUE HAJA BOA CONVIVÊNCIA ENTRE OS BRASILEIROS, PELO ENTENDIMENTO DE SUAS TRADIÇÕES, PRÁTICAS ALHEIAS A ESSAS PRECISAM SER EXTINTAS. PODE-SE, PORTANTO, AFIRMAR QUE OS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS DEVEM SER SUPERADOS. PARA TAL, A FIM DE PROMOVER A HARMONIA SOCIAL NO BRASIL E COMPROVAR QUE A GLOBALIZAÇÃO E TRADIÇÃO PODEM COEXISTIR ADEQUADAMENTE, O GOVERNO FEDERAL DEVE, POR MEIO DE PALESTRAS FEITAS EM GINÁSIOS E DIVULGADAS VIRTUALMENTE, SOB AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS, COMO YOUTUBE, ENFATIZAR O VITAL PAPEL QUE GRUPOS TRADICIONAIS DESEMPENHAM PARA A EXISTÊNCIA DE UM BRASIL VIBRANTE CULTURAL E SOCIALMENTE.

19

AMANDA VITÓRIA CARMO DE OLIVEIRA - 133 C1:160 | C2:200 | C3:200 | C4:200 | C5:200

960

EM SUA OBRA “CIDADÃOS DE PAPEL”, O ESCRITOR GILBERT DIMENSTEIN DISSERTA ACERCA DA DESIGUALDADE DE ACESSO A DIREITOS POR MUITAS PESSOAS, EVIDENCIANDO A ESCASSA VALORIZAÇÃO SOCIAL DESSES INDIVÍDUOS EXCLUÍDOS DE BENEFÍCIOS. SOB ESSA ÓTICA, NO BRASIL, EXISTEM DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS, CONFIGURANDO UMA CONJUNTURA, A QUAL É SEMELHANTE A DE GILBERT, QUE PRIVA TAIS GRUPOS DE DIREITOS. URGE, LOGO, QUE ESSES IMPASSES, RELACIONADOS A FATORES ESTATAIS E EDUCACIONAIS, SEJAM MINIMIZADOS. DE INÍCIO, É VALIDO PONTUAR A FALHA GOVERNAMENTAL QUANTO À PROMOÇÃO DA VALORIZAÇÃO DOS GRUPOS COMUNITÁRIOS E TRADICIONAIS, REPRESENTADOS POR INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E PESCADORES, POR EXEMPLO, NO BRASIL. NESSE SENTIDO, SEGUNDO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO PAÍS, É DEVER DO ESTADO GARANTIR A PRESERVAÇÃO DO BEM-ESTAR DAS PESSOAS COM CULTURA NATIVA E TRADICIONAL NA NAÇÃO, DE FORMA A ENFATIZAR A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ASSEGURAR ESSE VIÉS. PORÉM, O GOVERNO NÃO ESTÁ CUMPRINDO TAL FUNÇÃO PLENAMENTE, POIS HÁ UMA INSUFICIÊNCIA DE INVESTIMENTO EM FISCALIZAÇÕES QUE PROMOVAM O USUFRUTO DE TERRAS PELOS POVOS EM QUESTÃO, OS QUAIS, POR CONSIDERAREM A NATUREZA COMO UM ELEMENTO IDENTITÁRIO, PRECISAM DE TERRITÓRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES LABORAIS E CULTURAIS. PARA ELUCIDAR ISSO, CONFORME APONTA O PORTAL DE NOTÍCIAS G1, HOUVE UMA REDUÇÃO, EM 2021 DE GASTOS PÚBLICOS VOLTADOS À VIGILÂNCIA DA OFERTA DE TERRAS A INDÍGENAS. EM DECORRÊNCIA DISSO, HÁ UM CRESCIMENTO DE INVASÕES, POR GRILEIROS, DE ESPAÇOS OCUPADOS POR COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS, DE MODO A PREJUDICAR A VALORIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DA INTEGRIDADE CULTURAL DESSES GRUPOS. ASSIM, É INDUBITÁVEL A URGÊNCIA DE COIBIR TAL DESCASO ADMINISTRATIVO. ADEMAIS, CABE DESTACAR A INOPERÂNCIA DA EDUCAÇÃO, NO BRASIL, EM RELAÇÃO A DIFUSÃO DA VALORIZAÇÃO DA LUTA DOS POVOS TRADICIONAIS E DAS COMUNIDADES POR DIREITOS. NESSE CONTEXTO, DE ACORDO COM A EDUCADORA MARIA VERA CANDAU, O ENSINO NACIONAL E CONTEUDISTA E MENOSPREZA O APRENDIZADO COLETIVO SOBRE OS VALORES HUMANOS E CULTURAIS. TAL VISÃO É CONDIZENTE COM A REALIDADE DE MUITAS ESCOLAS NO PAÍS, VISTO QUE HÁ UMA CARÊNCIA DE AULAS CURRICULARES, COM PROFESSORES ESPECIALISTAS EM ANTROPOLOGIA, QUE CONSCIENTIZEM A SOCIEDADE NO QUE TANGE À IMPORTANTE LUTA PELO PELOS DIREITOS, COMO ACESSO À TERRA, DOS SEGMENTOS POPULACIONAIS EM DISCUSSÃO. COMO EFEITO DISSO, MUITOS CIDADÃOS AO DESCONHECEREM ESSA RELEVANTE CAUSA, NÃO COBRAM, A PARTIR, POR EXEMPLO, DE PROTESTO PACÍFICOS, EFETIVAÇÃO DO ZELO ESTATAL COM COMUNIDADES E POVOS AUTÓCTONES NO QUE DIZ RESPEITO À CONSOLIDAÇÃO DE SEUS DIREITOS. DESTARTE, É IMPERIOSO INIBIR A OMISSÃO DO ENSINO NO QUE SE REFERE A TAIS COMPONENTES CULTURAIS. PORTANTO, DIANTE DOS EMPECILHOS PARA VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL, É MISTER HAVER MEDIDAS PARA MINORAR ESSES ESTORVOS. PARA ISSO, É DEVER DO ESTADO, AGENTE REGULADOR DO CORPO CIVIL, AMPLIAR O INVESTIMENTO EM GARANTIR O USO DE TERRA PELOS GRUPOS EM FOCO, MEDIANTE MASSIVAS FISCALIZAÇÕES DIRECIONADAS A PRESERVAR OS TERRITÓRIOS DE TAIS SEGMENTOS, A FIM DE PRESERVAR O BEM-ESTAR DOS CIDADÃOS COM CULTURA DIFERENCIADA DA NAÇÃO. POR FIM, ONGS ASSOCIADAS À TEMÁTICA CIDADÃ PODEM ESTIMULAR AS ESCOLAS A REALIZAREM AULAS CURRICULARES, COM PROFESSORES ANTROPÓLOGOS, QUE ENSINEM SOBRE A RELEVANTE LUTA DOS DIREITOS DE TAIS PARCELAS SOCIAIS EM QUESTÃO, COM O FITO DE VALORIZAR E DE AVULTAR A ESSA DEFESA.

20

PAULO VICTOR DE SANTIAGO GONÇALVES - 133 C1:160 | C2:200 | C3:180 | C4:180 | C5:200

920

COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL, NO ANO DE 1500, INICIOU-SE O PROCESSO DE EXPLORAÇÃO DOS POVOS QUE HABITAVAM À NOVA TERRA, TAL EXPLORAÇÃO LEVOU À MORTE DE MAIS DE DOIS TERÇOS DA POPULAÇÃO ORIGINAL, PROMOVENDO A FRAGILIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS, SITUAÇÃO QUE PERSISTE ATÉ OS TERMOS ATUAIS. TAL CONDIÇÃO DELETÉRIA É MANTIDA E REFORÇADA PELAS FORÇAS POLÍTICAS ATUANTES NO PAÍS. DESSA FORMA, ESSE CENÁRIO PELO DESMANTELAMENTO DOS INSTITUTOS RESPONSÁVEIS PELA SOBREVIVÊNCIA DESSAS COMUNIDADES E PELO DESRESPEITO ÀS TERRAS CONFERIDAS A ESSES POVOS. LOGO, É INADMISSÍVEL QUE O ESTADO SEJA CÚMPLICE DESSE RETRATO. SOB ESSA ÓPTICA, O DESMONTE DAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA MANUTENÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS, CONFIGURA UM FATOR RELEVANTE PARA O PROSSEGUIMENTO DO DESRESPEITO AOS INDÍGENAS. DESDE O ANO DE 2019, ORGANIZAÇÕES COMO A FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA AO ÍNDIO (FUNAI) TEM SOFRIDO RECORRENTES CORTES ORÇAMENTÁRIOS, REDUZINDO SEU PODER DE ATUAÇÃO COMO ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELA PROTEÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS. DESSE MODO, COM A INEFETIVIDADE ESTATAL, OS INDÍGENAS SÃO DESVALORIZADOS COMO INDIVÍDUOS E COMO COMUNIDADE, REFORÇANDO O RETRATO DE FRAGILIDADE NO QUAL ESTÃO ESCRITOS. ASSIM, CABE AO GOVERNO FEDERAL REVERTER ESSA SITUAÇÃO. ALIADO A ISSO, O DESRESPEITO PELAS DEMARCAÇÕES TERRITORIAIS CONFIGURA UMA DAS FORMAS DE DESVALORIZAÇÃO DOS POVOS TRADICIONAIS. NESSA PERSPECTIVA, A CONSTRUÇÃO, EM TERRITÓRIO INDÍGENA, DA USINA HIDROELÉTRICA DE BELO MONTE É UMA TRANSGRESSÃO AO DIREITO À TERRA GARANTIDO A ESSES POVOS. NESSE VIÉS, TAL CONSTRUÇÃO OCUPA UM ENORME ÁREA, PROVOCANDO IMPACTOS AMBIENTAIS E SOCIAIS SIGNIFICANTES, AFETANDO NEGATIVAMENTE OS POVOS AUTÓCTONES E REDUZINDO AS CONQUISTAS ALCANÇADAS POR ESSES GRUPOS. DESSA MANEIRA, CABE AO ESTADO A CONFIRMAÇÃO DOS DIREITOS PROMULGADOS A ESSAS COMUNIDADES. DESTARTE, SÃO NECESSÁRIAS MEDIDAS PARA GARANTIR A VALORIZAÇÃO DE COMUNIDADES E POVOS TRADICIONAIS NO BRASIL. DIANTE DO EXPOSTO, CABE AO GOVERNO FEDERAL A AMPLIAÇÃO DE INVESTIMENTOS NAS INSTITUIÇÕES QUE GARANTEM A PROTEÇÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS, COMO A FUNAI, POR MEIO DO AUMENTO DOS RECURSOS DESTINADOS A PASTA RESPONSÁVEL POR ESSES ÓRGÃOS, VISANDO A GARANTIA DA CONTINUIDADE DESSES POVOS E SUA VALORIZAÇÃO. ASSIM, CABE AS INSTITUIÇÕES DE FISCALIZAÇÃO, COMO O MINISTÉRIO PÚBLICO, PROMOVER A MANUTENÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NAS TERRAS QUE LHES FORAM GARANTIDAS, POR MEIO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA, GARANTINDO A VALORIZAÇÃO DESSES GRUPOS. PODE-SE COM ESSAS AÇÕES, ENCERRAR O DESRESPEITO INICIADO COM A COLONIZAÇÃO LUSA.

21

DIEGO MENEZES PAMPLONA - 133 C1:180 | C2:200 | C3:160 | C4:160 | C5:200

900

CONFORME APRESENTA AS IMAGENS DE SATÉLITE DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS, INPE, SÃO EM TERRAS RESERVADAS AOS POVOS TRADICIONAIS QUE ENCONTRAM-SE A MAIOR PROPORÇÃO DE ÁREA PRESERVADA, O QUE INDICA UMA CULTURA DE HARMONIA COM A NATUREZA, DIFICULTANDO A PERDA DE BIODIVERSIDADE EM BIOMAS AMEAÇADOS. AINDA ASSIM, DIANTE DE UMA TENDÊNCIA DE VALORIZAÇÃO APENAS DO TRABALHO DE CARÁTER INDUSTRIAL DAS CULTURAS OCIDENTAIS, EM DETRIMENTO DA CULTURA TRADICIONAL DE COMUNHÃO COM O MEIO ÂMBIENTE, POVOS INDÍGENAS, QUILOMBOLAS E EXTRATIVISTAS SÃO DESMORALIZADAS A NÍVEL INSTITUCIONAL, O QUE PODE COMPROMETER NÃO SÓ A HERANÇA CULTURAL DE UM POVO, COMO TAMBÉM A PRESERVAÇÃO DAS MATAS NATIVAS. CABE RESSALTAR, PRINCIPALMENTE, A POSTURA RACIONALIZANTE DA SOCIEDADE INDUSTRIAL OCIDENTAL, QUE BASEIA-SE EM PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA ABSOLUTA E PRODUTIVIDADE, DESTITUINDO O SER HUMANO DE SUA SUBJETIVIDADE INDIVIDUALIZANTE E VALORIZANDO A HOMOGENEIZAÇÃO DOS VALORES. CONSOANTE AO PENSAMENTO DO SOCIÓLOGO MAX WEBER, OS IDEAIS DE PRODUÇÃO E DE TRABALHO DESENVOLVIDOS NA ERA INDUSTRIAL DO SÉCULO XVIII, MOLDARAM NÃO APENAS AS RELAÇÕES DE TRABALHO, MAS TAMBÉM O JUÍZO DE VALOR DO SER HUMANO, QUE PASSOU A ENXERGAR E A GERIR A SÍ MESMO COMO EMPRESA. TAIS CONCEITOS IDEAIS, INCAPAZES, ATÉ O MOMENTO, DE ACOMODAR OS VALORES DE COMUNHÃO COM O MEIO AMBIENTE, RELATIVOS ÀS COMUNIDADES TRADICIONAIS, INCITAM O EMBATE ENTRE O UNIVERSO URBANO E INDUSTRIAL, CUJO PRINCÍPIO NORTEADOR É A EXPLORAÇÃO, E OS POVOS ORIGINÁRIOS E TRADICIONAIS, CARACTERIZADOS POR UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA COM O MEIO AMBIENTE. CONSEQUENTEMENTE, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, NO GERAL, ENCONTRA SE ALHEIA AO MODO DE VIVER DOS POVOS TRADICIONAIS, IGNORANDO SEUS ANSEIOS POR RESPEITO E POR LIBERDADE. TAL REALIDADE DIALOGA COM O CONCEITO DE “BANALIDADE DO MAL”, PROPOSTO PELA FILÓSOFA HANNAH ARENDT, QUANDO AFIRMA QUE A DISSEMINAÇÃO DA INTOLERÂNCIA OCORRE NÃO PELA MALEVOLÊNCIA DAQUELES QUE A PERPETUAM, MAS SIM POR UM EQUÍVOCO DE JULGAMENTO, QUASE SEMPRE RELACIONADO À IGNORÂNCIA. OU SEJA, QUANDO A SOCIEDADE CIVIL NÃO VALORIZA AS COMUNIDADES DE POVOS TRADICIONAIS, IGNORANDO SEU DESEJO POR RECONHECIMENTO E POR APOIO INSTITUCIONAL, É DEVIDO À CRENÇA EQUIVOCADA DE QUE ESSAS CULTURAS SÃO ATRASADAS, AS QUAIS DEVEM SUBMETER-SE AOS PRINCÍPIOS CULTIVADOS PELA SOCIEDADE INDUSTRIAL DO OCIDENTE. ESSA DINÂMICA EVIDENCIA-SE NA TOLERÂNCIA GOVERNAMENTAL À GRILAGEM TERRAS INDÍGENAS, BEM COMO NA VAGAROSA DEMARCAÇÃO DESSAS TERRAS, PRESENTE NA CONSTITUIÇÃO DESDE 1988. FAZ-SE, PORTANTO, FUNDAMENTAL UMA AÇÃO ENÉRGICA DO ESTADO NO SENTIDO DE SUPERAR UMA PROBLEMÁTICA QUE AMEAÇA A VIDA DE SERES HUMANOS POR MEIO DE DISTANCIAMENTO INTELECTUAL DE SUA INDIVIDUALIDADE. URGE, DESSE, MODO, QUE O MINISTÉRIO DOS POVOS ORIGINÁRIOS, EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA CULTURA, PROMOVA CAMPANHAS EDUCATIVAS NAS PRINCIPAIS MÍDIAS DIGITAIS, POR MEIO DO USO DE UMA LINGUAGEM APELATIVA E ACESSÍVEL AOS DIVERSOS EIXOS SOCIAIS, DE MODO A VALORIZAR OS SABERES E OS IDEAIS COMUNITÁRIOS NUTRIDOS POR ESSAS COMUNIDADES. ALÉM DISSO, CABE AO ESTADO AGILIZAR A DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS, POR MEIO DA MOBILIZAÇÃO DA CÂMARA E DO SENADO, COM A DEVIDA PARTICIPAÇÃO DA FUNAI, A FIM DE GARANTIR A PROTEÇÃO DA VIDA DOS INDÍGENAS. DESSE MODO, FOMENTAR-SE-Á UM PROCESSO PAUTADO PELOS IDEAIS DE COMUNHÃO E INTERCÂMBIO INTELECTUAL ENTRE OS POVOS QUE FORMAM A NAÇÃO BRASILEIRA.

22

Depoimentos LORRAYNE DE SOUSA ABREU - 132 OII GENTEEE, ESCREVO COM MUITO CARINHO ESSE RELATO, POIS QUERO DE VERDADE PONTUAR ALGUMAS COISAS IMPORTANTES QUE, PELO MENOS PARA MIM, FIZERAM DIFERENÇA NA HORA DA MINHA APROVAÇÃO. 1-TER CIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA, NÃO APENAS NA PARTE TEÓRICA DE SABER QUE MATEMÁTICA É OQUE TE APROVA OU NÃO,MAS AGIR INTENCIONALMENTE NO ESTUDO PARA MATEMÁTICA. FAZER QUESTÕES DE DIVERSAS BANCAS, DIVERSOS NÍVEIS DE DIFICULDADE É OQUE TE PREPARA PARA A IMPREVISIBILIDADE QUE AS QUESTÕES DO ENEM TEM SIDO. 2- O APLICATIVO DE FLASHCARD CHAMADO “ANKI”( UMA LOGO CINZA COM ESTRELA AZUL ) ME AJUDOU MUITO NA PARTE DA REVISÃO E CONSOLIDAÇÃO DOS CONTEÚDOS TEÓRICOS, VOCÊ PODE REVER TODOS OS DIAS A PARTE TEÓRICA DE VÁRIOS CONTEÚDOS, VOCÊ FAZ CONFORME SUA DIFICULDADE. EU FECHEI BIOLOGIA EM NATUREZA POR CAUSA DESSE BENDITO, INDICO MUITO 3- PRIORIZAR OS CONTEÚDOS QUE A GENTE SABE QUE TEM DIFICULDADE MAS VAI “EMPURRANDO COM A BARRIGA “.SENTAR E RESOLVER ESSES CONTEÚDOS QUE PROVAVELMENTE SERIAM AS QUESTÕES QUE PODERIAM CAIR E SERIAM AS QUE ,INFELIZMENTE, IRÍAMOS ERRAR. EU TINHA MUITA DIFICULDADE EM COMBINATÓRIA ENTÃO COMO EU SABIA DA IMPORTÂNCIA EU COLOCAVA 5 QUESTÕES DESSE CONTEÚDO PARA FAZER DIARIAMENTE E ASSIM EU GARANTIA QUE SE CAÍSSE NO DIA DA PROVA EU ACERTARIA.

SARAH BRAGA DE CASTRO - 132 OIE, FUTUROS BIXINHOS, SEI QUE A ANSIEDADE DEVE ESTAR A MIL NESSA ALTURA DO CAMPEONATO, MAS CONFIEM NO QUE FIZERAM ATÉ AGORA. VOCÊS VÃO CONSEGUIR! O CANSAÇO QUER NOS ABATER NESSA RETA FINAL, MAS COM ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA AS COISAS IRÃO SE AJUSTAR. VOCÊS ESTÃO MAIS PERTO DO QUE IMAGINAM, E SERÁ UMA HONRA RECEBÊ-LOS NA UFC. DEPOSITEM O ÚLTIMO GÁS DE VOCÊS AGORA, SEGUINDO, CLARO, A NOÇÃO DE DESCANSO E CUIDADO CONSIGO. TENTEM DORMIR BEM QUANDO POSSÍVEL, SE ALIMENTAR E CUIDAR DA SAÚDE MENTAL E FÍSICA, ISSO FAZ UMA DIFERENÇA ENORME. NO MAIS, DESEJO A TODOS UM SEGUNDO SEMESTRE MARAVILHOSO E QUE TUDO SAIA DA MANEIRA QUE VOCÊS IMAGINARAM. ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊS, UM ABRAÇO!

GUILHERME ÂNGELO BRAGA DE SOUSA - 132 BOM GALERA, SE EU TIVESSE QUE DAR UMA DICA PARA EU NO PASSADO, DIRIA PARA TER COMEÇADO A FAZER QUESTÕES MAIS CEDO, SEM SE ACOSTUMAR COM ELAS NÃO TEM COMO TER UM BOM DIRECIONAMENTO EM CADA CONTEÚDO, TIVE UM AVANÇO ENORME QUANDO DECIDI RESERVAR UM TEMPO DIÁRIO PARA RESPONDER QUESTÕES DO ENEM. FAÇAM MUITAS, MUITAS, MUITAS QUESTÕES!!!! ENFIM, SÓ NÃO PASSA QUEM DESISTE.

23

EMANUELLY DE SOUZA MAGALHÃES - 133 OI, GENTE, TUDO BEM? EU SOU A EMANUELLY, MAS VOCÊS PODEM ME CHAMAR DE MANU. TENHO 22 ANOS E SOU DA TURMA 133. EU COMECEI MINHA TRAJETÓRIA PARA PASSAR EM MEDICINA NA UFC EM 2018, QUANDO EU ESTAVA NO TERCEIRÃO. EU VIM DE ESCOLA PÚBLICA, ENTÃO A REALIDADE NÃO ERA FÁCIL. EU NÃO TINHA MATERIAIS NEM UM CANTINHO DE ESTUDOS, MAS COMECEI DO ZERO, ESTUDANDO NA BIBLIOTECA DA ESCOLA, USANDO APOSTILAS EMPRESTADAS E DOADAS E TENDO AJUDA DE ALGUNS PROFESSORES. QUANDO EU CONCLUÍ O ENSINO MÉDIO, PASSEI POR VÁRIOS CURSINHOS SENDO BOLSISTA (SIM, ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA PODEM CONSEGUIR BOLSAS EM COLÉGIOS GRANDES) E FUI ADAPTANDO MEU ESTUDO DE ACORDO COM MINHAS NECESSIDADES AO LONGO DOS 5 ANOS (EU CONTO COM O TERCEIRÃO KKKKKKK). UMA COISA QUE FOI UM DIFERENCIAL PARA ALAVANCAR MINHAS NOTAS FOI ESTUDAR MATEMÁTICA BÁSICA (EU ERA PRATICAMENTE UM LIXO EM MATEMÁTICAAA KKKK), POIS EU NUNCA PASSAVA DE 500 NESSA ÁREA. ENTÃO, POR FAVOR, ESTUDEM MATEMÁTICA BÁSICA! O TRI DESSA ÁREA VALORIZA BASTANTE, ENTÃO VOCÊ PODE CONSEGUIR UM NOTÃO. OUTRA COISA ERA ESTUDAR POR QUESTÕES. FOI MÉTODO QUE EU MAIS ME ADAPTEI DEPOIS DE ESTUDAR TEORIA POR QUASE 3 ANOS SEGUIDOS NOS CURSINHOS. ENTÃO O QUE EU FAZIA ERA RESOLVER PROVAS ANTIGAS DESDE 2010, INCLUINDO AS OUTRAS APLICAÇÕES, SIMULADOS TODO MÊS E ESTUDAR MEUS ERROS DEPOIS DE CADA PROVA. EU TAMBÉM TIRAVA MUITAS DÚVIDAS COM OS PROFESSORES! EM REDAÇÃO, SEMPRE TREINAVA TODA SEMANA, FAZENDO 1 OU 2 E CORRIGINDO COM OS CORRETORES DO CURSINHO. POR ÚLTIMO, CUIDEM DA SAÚDE MENTAL DE VOCÊS! O PROCESSO NÃO É FÁCIL, ENTÃO É BOM QUE VOCÊS TENHAM UM APOIO EMOCIONAL CONSOLIDADO, COMO AMIGOS, FAMÍLIA E UM PROFISSIONAL! (DEUS ABENÇOE A TERAPIA!). ENTÃO É ISSO! ESPERO QUE ESSE MEU RELATO POSSA TER SERVIDO DE AJUDA. NÃO DESISTAM, TENHAM FÉ E PACIÊNCIA QUE UMA HORA A VAGA VEM! ESPERO VOCÊS AQUI NA MAIOR DO CEARÁ!

DIEGO MENEZES PAMPLONA - 133 PASSEI DE TERCEIRA VEZ E SINTO QUE NÃO POSSO DEIXAR DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO DE PROVAS ANTIGAS PARA ALCANÇAR A APROVAÇÃO. QUANDO PRIMEIRAMENTE ENTREI NO CURSINHO EM 2020, OUVI DE ALGUMAS PESSOAS QUE RESOLVER TODAS AS PROVAS DO ENEM ERA DESNECESSÁRIO OU ATÉ MESMO UM EXAGERO. MUITOS ESTAVAM JÁ VICIADOS NO PROCESSO MECÂNICO DE RESOLUÇÃO DE LISTAS DE QUESTÃO ACOMPANHADAS DE AULAS PROGRAMÁTICAS. E FOI JUSTAMENTE INFLUENCIADO POR ESSAS PESSOAS QUE ME NEGUEI A RESOLVER AS PROVAS POR TANTO TEMPO. A INSEGURANÇA DELES ACABOU ME DESENCORAJANDO A ADOTAR A ESTRATÉGIAS MAIS EFICAZES AO LONGO DO PROCESSO DE APROVAÇÃO, QUE PRIVILEGIASSEM O VESTIBULAR REAL, NÃO O IDEALIZADO NAS AULAS E NAS APOSTILAS

24

FOI PENAS A PARTIR DO MEU TERCEIRO ANO QUE RESOLVI ADOTAR A ESTRATÉGIA DE RESOLUÇÃO DE PROVAS COMO UMA MANEIRA DE FOCAR NOS CONTEÚDOS QUE REALMENTE TINHAM MAIOR INCIDÊNCIA. APÓS MUITO BATALHAR POR DOIS ANOS, ADOTANDO UMA ESTRATÉGIA FALHA DE ESTUDO, QUE NÃO DAVA ESPAÇO PRA REVISÃO E QUE, POR FIM, ME DEIXAVA PRESO A UMA ROTINHA DE APRENDIZADO E POSTERIOR ESQUECIMENTO, RESOLVI IMPRIMIR DEZENAS DE PROVAS ANTERIORES E ME COMPROMETER A RESOLVÊ-LAS EM UM RITMO DE UMA POR DIA, ACOMPANHADA DE UMA REDAÇÃO, BEM COMO DA CORREÇÃO MINUCIOSA DE AMBAS. AINDA QUE A ROTINA TENHA SIDO DIFÍCIL NO COMEÇO, A PRÁTICA FOI TORNANDO O PROCESSO CADA VEZ MAIS SIMPLES E INTUITIVO: DENTRO DE ALGUNS MESES RESOLVENDO PROVAS, PASSEI A TERMINÁ-LAS CADA VEZ MAIS RÁPIDO E A PROGREDIR NO NÚMERO DE ACERTOS. OU SEJA, AINDA QUE TIVESSE ASSISTIDO AULAS EXAUSTIVAMENTE DURANTE OS DOIS ANOS ANTERIORES, FOI APENAS O EXERCÍCIO DA PRÁTICA, O ATO DE SUBMETER-SE À SITUAÇÃO REAL DE PROVA, QUE ME FIZERAM GANHAR INTIMIDADE COM OS PROCESSOS SELETIVOS DAS INSTITUIÇÕES AS QUAIS EU ALMEJAVA CONQUISTAR UMA VAGA: NÃO FOI NECESSARIAMENTE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NAS AULAS QUE FEZ A DIFERENÇA, MAS SIM A COMPREENSÃO DE COMO ESSE HAVERIA DE SER COBRADO NAS PROVAS, O QUE ME PERMITIA, NO GERAL, PREVER COMO HAVERIAM DE SER COBRADOS, O RACIOCÍNIO QUE LEVARIA À RESPOSTA CORRETA, OU MESMO O TEMPO EXIGIDO PELA BANCA NA FORMULAÇÃO DESSE RACIOCÍNIO. VISTO ISSO, PASSEI A ENXERGAR O VESTIBULAR MENOS COMO UMA PROVA IMPREVISÍVEL ONDE TUDO POR SER ABORDADO EM QUALQUER NÍVEL DE DIFICULDADE, UMA INCÓGNITA FUNDAMENTAL DIANTE DE TODA A VASTIDÃO DE CONHECIMENTOS, E MAIS COMO UM ENQUADRAMENTO LIMITADO E ENVIESADO DAQUILO QUE É DISCUTIDO NO ENSINO MÉDIO. BASTA ENTENDER QUE É A BANCA ELABORADORA QUE DIRECIONA A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, O QUE TORNA POSSÍVEL PREVÊ-LA A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRONOLÓGICA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO AO LONGO DOS ANOS. A PARTIR DAI, FICOU CLARO PRA MIM QUE TODA ESTRATÉGIA DE APROVAÇÃO DEVE ESTAR ALINHADA A UM IDEAL DE ESTUDO DIRECIONADO, A FIM DE OBTER PLENA PROFICIÊNCIA NO QUE TANGE AOS CONHECIMENTOS DE MAIOR INCIDÊNCIA, RELEGANDO AQUELES QUE DIFICILMENTE SÃO ABORDADOS PELAS BANCAS ELABORADORAS. O QUE HÁ PRA APRENDER É MUITO AMPLO E, POR ISSO, É INGÊNUO PENSAR QUE PODEMOS DAR A MESMA ATENÇÃO A CADA NUANCE PRESENTE EM CADA UMA DAS DISCIPLINAS: SE O OBJETIVO É SER APROVADO, É PRECISO AGIR COM CAUTELA, VALORIZANDO O TEMPO DE ESTUDO E, FINALMENTE, LIMITANDO NOSSA ATENÇÃO ÀQUILO QUE REALMENTE APARECE NAS PROVAS. ALÉM DISSO, EU DIRIA QUE É PRECISO NÃO DESISTIR DOS OBJETIVOS, MESMO DIANTE DOS MAIORES DESAFIOS. O MEDO DE FALHAR JAMAIS DEVE PREJUDICAR O RACIOCÍNIO RESOLUTIVO E O ÍMPETO DE "CHEGAR DO OUTRO LADO" POR MEIO DO TRABALHO DURO E DA CORAGEM. QUANDO ME VI ESPIRRANDO E FEBRIL NO SEGUNDO DIA DO ENEM, JAMAIS PENSEI QUE ESTARIA, EM 2023, ESCREVENDO MEU RELATO PARA A CARTILHA DOS APROVADOS, MAS ME COMPROMETI A FAZER A PROVA ATÉ O FIM, COM O MÁXIMO DE CONCENTRAÇÃO E "SANGUE FRIO", ATÉ QUE O TEMPO ACABASSE. O RESULTADO FOI SIMPLESMENTE A APROVAÇÃO, REFLEXO NÃO APENAS DE UM ANO INTEIRO DE COMPROMETIMENTO, MAS TAMBÉM DA RECUSA DE UMA MENTALIDADE FATALISTA E CONFORMISTA: TERIA PREFERIDO DESMAIAR DE FEBRE NA PROVA A NUNCA TER TENTADO. PORTANTO, É PRECISO ACREDITAR NÃO SÓ NO POTENCIAL DE UM TRABALHO BEM FEITO, MAS TAMBÉM NA IMPREVISIBILIDADE DO FUTURO, E NOSSA CAPACIDADE DE TORNÁ-LO MARAVILHOSO. POR FIM, DESEJO UMA BOA SORTE ÀS FUTURAS GERAÇÕES DE VESTIBULANDOS E QUE APRENDAM MUITO AO LONGO DESSA JORNADA TÃO ENRIQUECEDORA E CONSTRUTIVA. UM GRANDE ABRAÇO!

25

ANDRÉ LUÍS SARAIVA DE ANDRADE - 133 TODOS SABEMOS SOBRE COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR É UM PROCESSO CANSATIVO E DESGASTANTE, AINDA MAIS PARA QUEM SE HABILITA A PRESTAR O CURSO DE MEDICINA. GOSTARIA DE RESSALTAR, NO ENTANTO, A IMPORTÂNCIA DE TENTAR LEVAR COM A MAIOR LEVEZA POSSÍVEL ESSE PROCESSO. PENSO QUE, QUANDO SE ENCARA AS DIFERENTES FASES DA VIDA COM MAIS LEVEZA, PODEMOS SER MAIS FELIZES E SATISFEITOS DURANTE NOSSA TRAJETÓRIA. ESSE PONTO TORNA-SE AINDA MAIS IMPORTANTE QUANDO ENTENDEMOS QUE O PERÍODO DE PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR NEM SEMPRE É CURTO E, PORTANTO, É JUSTO PENSARMOS QUE DEVEMOS BUSCAR SER FELIZES DURANTE E NOSSA PREPARAÇÃO E NÃO APENAS PROJETARMOS NOSSA REALIZAÇÃO NA CONQUISTA DO OBJETIVO FINAL (APROVAÇÃO). NESSE SENTIDO, É PRECISO SEMPRE ENTENDERMOS QUE EXISTE UMA BELEZA EM CADA ETAPA DE NOSSAS VIDAS, INCLUSIVE QUANDO SE TRATA DO ÁRDUO ESTUDO PARA O VESTIBULAR, NESSE CASO, DIGO SEGURAMENTE QUE A BELEZA NÃO SE ENCONTRA APENAS NA APROVAÇÃO, MAS SIM NO ESFORÇO QUE COLOCAMOS PARA ATINGIR ESSA META. COMO DIRIA O PEQUENO PRÍNCIPE: "FOI O TEMPO QUE VOCÊ PASSOU COM SUA ROSA O QUE A FEZ TÃO IMPORTANTE". O QUE ESTOU TENTANDO DIZER É QUE O NOSSO ESFORÇO ENQUANTO ESTUDANTE É SAGRADO E DEVE SER VALORIZADO. ALÉM DISSO, UMA OUTRA VISÃO SOBRE O VESTIBULAR QUE EU GOSTARIA DE TRAZER É QUE, SE ALMEJAMOS TORNAR A PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR MAIS PRAZEROSA, É PRECISO LUTAR PARA SERMOS PESSOAS MENOS COMPETITIVAS E MAIS COLABORATIVAS. MUITAS VEZES, EM CURSINHOS, SE CRIA UM AMBIENTE DE COMPETIÇÃO ENTRE OS ALUNOS, O QUE ACABA SENDO NOCIVO PARA ELES, ATÉ PORQUE O SEU ÚNICO ADVERSÁRIO NESSE PROCESSO É VOCÊ MESMO E MAIS NINGUÉM. A COMPETIÇÃO É NOCIVA PORQUE ESTIMULA SENTIMENTOS RUINS, COMO A INVEJA, E ATROFIA SENTIMENTOS NOBRES, COMO O COLETIVISMO. ENTÃO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, AJUDE OS SEUS COLEGAS VESTIBULANDOS, ISSO TENDE A TORNAR A CAMINHADA MENOS ÁRDUA E MAIS LEVE PARA ELES E PARA VOCÊ TAMBÉM. EM RESUMO, O QUE EU PRETENDO PASSAR É O SEGUINTE: O PERÍODO DE PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR É, SEM DÚVIDAS, UMA DAS ETAPAS DESAFIADORAS DAS NOSSAS VIDAS. MAS, ASSIM COMO NOS DEMAIS MOMENTOS DA VIDA, PRECISAMOS BUSCAR SER RESILIENTES E FELIZES PARA QUE POSSAMOS ATINGIR NOSSOS OBJETIVOS. POR ISSO, NÃO PARE DE VIVER PORQUE ESTÁ ESTUDANDO PARA O VESTIBULAR, E NÃO ME ENTENDA MAL, PARA REALIZAR O SONHO ENTRAR NA UNIVERSIDADE, PROVAVELMENTE SERÁ NECESSÁRIO ABDICAR DE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES NÃO RELACIONADAS AO ESTUDO, MAS NÃO ENTENDA ISSO COMO UMA PAUSA NA SUA VIDA E SIM COMO UMA PARTE IMPORTANTE DELA.

LAÍS MESQUITA ARAÚJO - 133 OI, FUTUROS CALOUROS! ME CHAMO LAÍS MESQUITA, PASSEI EM MEDICINA NA UFC NA AMPLA CONCORRÊNCIA EM 6° LUGAR DA LISTA DE ESPERA, COM MÉDIA FINAL 792,98, FICANDO NA T133, E QUERIA COMPARTILHAR MEU PROCESSO DE ENEM COM VOCÊS, TALVEZ MUITOS SE IDENTIFIQUEM, ESPERO AJUDAR! GOSTARIA DE PONTUAR QUE SEMPRE FUI ESFORÇADA NOS ESTUDOS E NO PRÉ-VESTIBULAR, O QUAL CURSEI NO CHRISTUS, “APENAS” INTENSIFIQUEI E FOQUEI NA PROVA QUE QUERIA, NO CASO O FAMIGERADO ENEM. COMO MUITOS, TIVE MEUS MOMENTOS DE CANSAÇO, NOS QUAIS DUVIDEI DA MINHA CAPACIDADE, MAS ALGO QUE ME AJUDOU NISSO FOI SABER MEU LIMITE, SABER A HORA DE DESCANSAR, DE TER TEMPO PRA ESFRIAR A CABECA E DESCOBRIR UMA ESTRATÉGIA MINHA DE ESTUDO, TENTANDO CUIDAR DA ANSIEDADE E MENTALIZAR QUE ERA POSSÍVEL, O QUE FOI DECISIVO NA MINHA APROVAÇÃO “DE PRIMEIRA”. [...]

26

NO MEU PROCESSO, O QUE EU SENTI MAIS DIFERENÇA FOI NA RETA FINAL, NA QUAL EU FOQUEI EM FAZER SIMULADOS, JÁ ABSORVIDO MUITO CONTEÚDO, POIS NO ENEM NÃO ADIANTA VOCÊ TER TEORIA SE NÃO É FAMILIARIZADO COM O ESTILO DAS QUESTÕES, ATÉ PORQUE O QUE DETERMINA É O FATOR TEMPO, E COM PRÁTICA DE PROVA VOCÊ DESENVOLVE A MELHOR ESTRATÉGIA PRA VOCÊ, SEMPRE CORRIGINDO OS ERROS E UMA COISA QUE PERCEBI FOI QUE NÃO FOQUEI DEMAIS EM UMA ÁREA SÓ, DAVA ATENÇÃO A TODAS E INTENSIFICAVA NAS DIFICULDADES AO LONGO DO ANO. ESSE FOI UM DIFERENCIAL NA MINHA NOTA DE LINGUAGENS, 751,4, SEM MEU DESEMPENHO NELA COM CERTEZA NÃO TERIA PASSADO, NUNCA FUI UM GÊNIO EM MATEMÁTICA, NÃO ERA A MELHOR DA SALA E, ALÉM DISSO, PASSEI NA LISTA, MAS ENTREI. ACREDITO SIM QUE FOCAR NAS DIFICULDADES SEJA COERENTE, MAS NÃO FRAQUEJE NO SEU PONTO FORTE, MESMO QUE SEJA LINGUAGENS, POIS PODE MUDAR TUDO. POR FIM, QUERIA DIZER PRA NÃO SE ASSUSTAREM NO SISU, POIS EU ESTAVA EM 104 NA ÚLTIMA PRÉVIA E PULEI PRA 86, OU SEJA, 6° DA LISTA. ELES CHAMARAM 14 PESSOAS DIRETO PRA PREENCHER AS VAGAS. [...] ESTOU TORCENDO POR VOCÊS, FUTUROS BIXOS:)

ANNA CAROLLINA DUTRA ORTELAN - 133 GENTE, SEI QUE MUITOS DE VOCÊS JÁ DEVEM TER OUVIDO SOBRE ISSO, MAS A PRINCIPAL CHAVE PARA SER APROVADO É CUIDAR DA SAÚDE MENTAL!! EU NÃO DAVA MUITA ATENÇÃO PRA ISSO ANTES, ACHAVA QUE SÓ SABER O CONTEÚDO PARA A PROVA BASTAVA, ATÉ VER QUE ALGUNS AMIGOS MEUS QUE HAVIAM ESTUDADO ATÉ MENOS DO QUE EU CONSEGUIAM RESULTADOS MELHORES, APENAS POR SEREM BEM MAIS TRANQUILOS E SEGUROS. NO ANO DE 2022 EU QUASE NÃO FIZ EXERCÍCIOS FÍSICOS, NÃO PROCUREI AJUDA PSICOLÓGICA (ACHAVA QUE NÃO PRECISAVA RS) E PEGUEI MUITO PESADO COMIGO MESMA NO 2º SEMESTRE NOS ESTUDOS, EU ATÉ ABDICAVA DE GRANDE PARTE DA MINHA HORA DE ALMOÇO PRA PODER ESTUDAR! POR NÃO TER PREPARADO MEU EMOCIONAL E NÃO TER ME PERMITIDO ALGUNS MOMENTOS DE DESCANSO, CHEGUEI INSEGURA E UM POUCO CANSADA PARA AS PROVAS, EU SABIA DE BASTANTE CONTEÚDO, MAS SEMPRE DUVIDAVA DE MIM O TEMPO INTEIRO. ASSIM PERDI VÁRIAS QUESTÕES QUE EU SABIA PORQUE FICAVA TROCANDO AS RESPOSTAS QUE JÁ ESTAVAM CERTAS OU PORQUE FICAVA PROCURANDO “PELO EM OVO” EM COISAS QUE EU TINHA CONHECIMENTO. GRAÇAS A ISSO FUI REPROVADA EM DIVERSOS VESTIBULARES QUE EU TINHA CHANCE DE PASSAR! ENTÃO EU ACONSELHO VOCÊS TEREM UM ESTUDO EQUILIBRADO, SEM EXAGEROS, E ACIMA DE TUDO SE CUIDEM, POIS QUEM PASSA NÃO É NECESSARIAMENTE AQUELE QUE SABE E ESTUDOU MAIS, E SIM AQUELE QUE TEM MAIS INTELIGÊNCIA EMOCIONAL TAMBÉM. DESEJO MUITA FORÇA PRA VOCÊS NESSA FASE, É REALMENTE MUITO DIFÍCIL, MAS NÃO DEIXEM DE CONFIAR NO SEU POTENCIAL

LUANA PÂMELA VASCONCELOS DE QUEIROZ - 133 BOM, EU SOU A LUANA, 32 ANOS, MÃE DE DOIS MENINOS, CASADA E FUNCIONÁRIA PÚBLICA (AGENTE ADMINISTRATIVO) NUMA MATERNIDADE EM CAUCAIA. EU SEMPRE QUIS FAZER MEDICINA, PORÉM, EU NUNCA ACHEI QUE SERIA POSSÍVEL, POIS AINDA PAIRAVA EM MIM AQUELA ANTIGA IDEIA DE QUE MEDICINA ERA SOMENTE PARA FILHO DE RICO, PRA QUEM TINHA TEMPO SÓ PRA ESTUDAR... ENFIM, O QUE ESTAVA TOTALMENTE FORA DA MINHA REALIDADE. TIVE MEU PRIMEIRO FILHO AOS 16 ANOS, FAZENDO AINDA O 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, ENTÃO JÁ VIU QUE MEU ENSINO MÉDIO NÃO FOI LÁ ESSAS COISAS. FORA TUDO ISSO, COMECEI A TRABALHAR AOS 17 ANOS PARA SUSTENTAR MEU FILHO E DESDE ENTÃO, NUNCA MAIS PAREI. FIZ QUÍMICA NA UFC EM 2010, DEPOIS MUDEI DE CURSO E FUI PARA A FARMÁCIA EM 2012 TAMBÉM NA UFC, COMECEI A DAR AULA DE QUÍMICA EM 2012 E FUI PROFESSORA DE QUÍMICA ATÉ 2017.

27

O CURSO É LINDO, O FARMACÊUTICO É UM PROFISSIONAL EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PORÉM NÃO ERA MEDICINA E ESSE VAZIO CONTINUAVA EM MIM) AQUI VEM A PRIMEIRA DICA: NÃO PENSEM QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO TEMPO ESTUDANDO PARA O QUE REALMENTE QUER SER, TENTAR PREENCHER COM OUTRO CURSO "PARECIDO", PODE TE FAZER UM PROFISSIONAL FRUSTRADO E CONSEQUENTEMENTE INFELIZ. EU SEMPRE DIGO QUE O PERFIL DE QUEM FAZ PASSA EM MEDICINA É AQUELA PESSOA QUE MESMO QUE GANHASSE UMA APROVAÇÃO DE GRAÇA EM QUALQUER CURSO DA UFC (MENOS MEDICINA) OPTARIA POR CONTINUAR ESTUDANDO PARA PASSAR NO CURSO QUE REALMENTE QUER. QUANDO A VONTADE DE SER MÉDICO É LATENTE NO CORAÇÃO SABE, QUANDO NÃO SE IMAGINA FAZENDO OUTRA COISA... OS ANOS DE ESTUDOS PARA PASSAR SE TORNAM MAIS LEVES E DE MUITO APRENDIZADO... E ACREDITEM, QUANDO SE CHEGA A ESSE NÍVEL, A APROVAÇÃO SEMPRE VEM). ENTÃO... CONTINUANDO... EM 2017 EU ENGRAVIDEI DO MEU SEGUNDO FILHO, ME CASEI, MONTAMOS NOSSA CASA, DEIXEI DE DAR AULA E VIREI DONA DE CASA DANDO PLANTÕES NOTURNOS NA MATERNIDADE SANTA TEREZINHA ONDE EU ERA CONCURSADA. MEU FILHO NASCEU EM 2018, EM 2019 FEZ SEU PRIMEIRO ANINHO E JUNTO COM TUDO ISSO ME VEIO UMA CRISE EXISTENCIAL ENORME.... EU NÃO QUERIA SER RECEPCIONISTA PARA SEMPRE (ERA ESSE O CARGO QUE EU EXERCIA), NÃO QUERIA SER PROFESSORA PARA SEMPRE E EU JÁ ESTAVA COM 28 ANOS E NÃO ESTAVA FAZENDO O QUE REALMENTE EU QUERIA. FOI QUANDO VI UMA POSTAGEM DE UM AMIGO DA IGREJA, ONDE ELE FALAVA QUE PASSOU EM MEDICINA NA UERN... AQUILO ME TOCOU DE UMA FORMA, COMECEI A CHORAR E FUI REZAR PARA SABER SE DEUS TINHA FALADO COMIGO NAQUELE MOMENTO. EU NÃO CONSEGUIA PARAR DE CHORAR, POIS AQUELE SONHO SOTERRADO PELA REALIDADE ESTAVA SENDO EXPOSTO E POSTO NOVAMENTE NO MEU CORAÇÃO. DEPOIS DE CONVERSAR COM MEUS PAIS E COM MEU MARIDO, ELES ACOLHERAM O MEU SONHO, ME INCENTIVARAM E DERAM TOTAL APOIO (O QUE TAMBÉM FEZ TODA DIFERENÇA), FUI ME MATRICULAR NA TURMA DO INTENSIVO 2019 NO XII DE MAIO, FIZ O INTENSIVO. DEIXAVA MEU FILHO COM MINHA CUNHADA E IA PARA O CURSINHO. MUDEI MEU HORÁRIO DE TRABALHO, POIS AS AULAS ERAM A NOITE E ASSIM FOI. VEIO O ENEM 2019 E SÓ FUI BEM EM MATEMÁTICA E REDAÇÃO QUE FORAM AS ÁREAS QUE MAIS FOQUEI... NATUREZA SÓ ACERTEI AS DE QUÍMICA KKKKK, E O PRIMEIRO DIA, MISERICÓRDIA, NÃO CHEGUEI A FAZER NEM 20 QUESTÕES EM CADA PROVA. ENFIM... 2020 COMEÇOU, ME MATRICULEI NOVAMENTE NO 12 DE MAIO, PORÉM AGORA NO EXTENSIVO QUE É O ANO INTEIRO. ESTAVA FOCADA.... E COM UMA SEMANA DE AULA VEM A PANDEMIA. PARA TUDO, FECHA TUDO. PAREI DE ESTUDAR E VOLTEI PARA OS PLANTÕES NOTURNOS...ISSO ATÉ JULHO. NO FINAL DE JULHO RESOLVI VOLTAR A ESTUDAR, ASSINEI UMA PLATAFORMA ONLINE, NA ÉPOCA BIOLOGIA TOTAL E ESTUDAVA O RESTANTE DO CONTEÚDO PELO YOUTUBE MESMO. ACHEI UM CANAL FANTÁSTICO DE HUMANAS (PARABÓLICA) E ASSIM FUI ESTUDANDO. GANHEI A REVISÃO NO FARIAS BRITO (SIM GENTE, EU FUI LÁ, COM A CARA E A CORAGEM... TODO MUNDO ACHANDO QUE EU ERA A PROFESSORA KKKKK ESTAVA TENDO SELEÇÃO PARA PROFESSOR, MAS EU ERA APENAS UMA POBRE VESTIBULANDA ATRÁS DE BOLSA PARA FAZER A REVISÃO KKKKK PORQUE ERA 900 REAIS E EU NÃO PODIA PAGAR NÉ), CONSEGUI A BOLSA, FIZ O ENEM 2020 E COM ELE FUI APROVADA EM MEDICINA NO SISU 2021.2 NA UFMA PINHEIRO. FUI PARA O MARANHÃO SOZINHA, SEM MEUS FILHOS, ESPOSO... E FIZ MEU PRIMEIRO SEMESTRE COMPLETO. MAS NÃO TIVE FORÇAS PARA IR FAZER O SEGUNDO. SOU MÃE E SOU FILHA. SEI O QUANTO UMA MÃE FAZ FALTA E NÃO ME SENTI NO DIREITO DE TIRAR ISSO DOS MEUS FILHOS, POIS NÃO TINHA COMO LEVAR ELES, MUITO MENOS DO MEU ESPOSO DEIXAR SEU EMPREGO E IR, VISTO QUE ELE NOS SUSTENTAVA. ENFIM, DESISTI. EU VIM PARA FORTALEZA PARA FAZER O ENEM 2021, POIS MESMO CURSANDO O S1 NA UFMA EU AINDA ESTUDAVA TAMBÉM PARA O ENEM, E NO SISU 2022.2 EU PASSEI NA UFCA, BEEEEMMMM MAIS PERTO DE CASA DO QUE NA UFMA. COMO NA UFCA ESTAVA ATRASADO POR CONTA DA PANDEMIA E SÓ IRIA COMEÇAR EM 2023, RESOLVI ESTUDAR PARA O ENEM DE NOVO. GANHEI BOLSA NO FARIAS BRITO E VOLTEI PARA O CURSINHO.

28

FIZ O ENEM 2022 E ESPEREI O SISU 2023. NESSE MEIO TEMPO, COMEÇARAM MINHAS AULAS NA UFCA E NO ÚLTIMO DIA DO SISU EU ESTAVA EM 49 DE 24 VAGAS (L6). EU ACHEI QUE NÃO FOSSE DAR CERTO. MAS ESTAVA FELIZ NA UFCA, JÁ TINHA FEITO MEUS PLANOS DE... TRAZER MINHA FAMÍLIA... FUI MARAVILHOSAMENTE ACOLHIDA, AMEI TUDO NA UFCA... E SAIU O RESULTADO FINAL DO SISU, E EU PULEI DE 25 DA LISTA DE ESPERA PARA 19. NA OPÇÃO DE FICAR NA LISTA DE ESPERA EU PULEI TAMBÉM ALGUMAS POSIÇÕES QUANDO SAIU A LISTA DE ESPERA NO SITE DA UFC. NÃO PASSEI NA LISTA DE ESPERA, MAS SUBI MUITAS POSIÇÕES. FIQUEI NA LISTA DE SUPLENTES E NA PRIMEIRA LISTA DE SUPLENTES EU FUI CHAMADA. OU SEJA.... DEUS AGIU!!! NUNCA EU PENSEI QUE PODERIA DAR CERTO NESSE ANO. JÁ TINHA DITO QUE NÃO IA MAIS FAZER ENEM RSRSRS QUE IA FICAR NA UFCA MESMO, MAS OS PLANOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS. AQUI VEM A SEGUNDA DICA: FAÇA O SEU POSSÍVEL, QUE DEUS VEM E FAZ O IMPOSSÍVEL NA HORA CERTA. E MAIS DO QUE DAR DICAS DE COMO ESTUDAR, ACHO QUE ISSO JÁ TEM EM ABUNDÂNCIA NO YOUTUBE.... GOSTARIA DE DIZER QUE ACREDITE QUE VOCÊ É CAPAZ...ACREDITE QUE VOCÊ PODE PASSAR EM MEDICINA. ACREDITE!!! ESSE É O SEGREDO!!! QUANDO VOCÊ ACREDITA QUE VAI PASSAR, VOCÊ FAZ TUDO PARA PASSAR. É UMA VIRADA DE CHAVE, É COMO SE A APROVAÇÃO FOSSE UMA CERTEZA SABE. QUEM ACREDITA SABE QUE IRÁ PASSAR, SÓ NÃO SABE O ANO E É DISPOSTO A ESTUDAR E ESPERAR O MELHOR TEMPO PARA A APROVAÇÃO. EU DEMOREI MAIS DE 10 ANOS PARA ACREDITAR QUE EU SERIA CAPAZ, MAS DEPOIS QUE EU ACREDITEI, AS APROVAÇÕES VIERAM. E É ISSO. ESPERO QUE EU TENHA AJUDADO DE ALGUMA FORMA. E ESPERO VCS ANO QUE VEM. FIQUEM COM DEUS.

29

PERFIL DOS APROVADOS

Obs.: Esses resultados representam apenas 75% dos aprovados 30

Idade em que foi aprovado

Gênero

25 - 30 30+ 5% 2,5%

15 - 19 49.6%

20 - 24 42.9%

50% homens 50% mulheres

Local de origem 75

50

25

Su l

Re giã oM et ro po Fo lit r an a d tale za eF o Ou Inte rtal ez rio tro a rd Es oC ta do ea rá do No rd es te No rte Su Ce dest e nt ro -O es te

0

31

Ensino Médio

Lembrando que, devido a lei de cotas, 50% das vagas são destinadas à estudantes oriundos de escola pública

Escola pública municipal ou estadual 26.7%

Escola particular 54.2%

Escola militar 8.3% Escola federal 10.8% técnica

Graduação 7.5% Iniciou outra graduação Iniciou medicina em outra instituição

10%

e concluiu

16.7%

Iniciou outra graduação e não concluiu

Nunca iniciou outra graduação

65.8% 32

Modalidade de estudo

Anos de estudo até passar 40

50 40

30

30

20

20

10

10

0

Trabalhava enquanto estudava? 13 responderam Sim

107 responderam Não

Cu rsi nh En oH C íbr ur sino ido sin M (P ho P édio re se rese nc ial ncia l + Cu On rsi lin e n Es ho O ) tu do nlin e Au tô no mo

Di r Me eto no do s d EM e1 an o 1a n 2a o no 3a s 5 a 4 nos no an s o os um ais

0

Fez curso preparatório de redação?

Sim 35.8%

Não 64.2%

33

Redações por semana 75

Área de maior dificuldade Matemática 8.3%

50

Redação 8.3%

Linguagens 34.2%

25

Um ap or se Du ma as na po rs em Tr an ês a po r se Se ma m Pe na rio dic ida de

0

Pré-vestibular foi um momento difícil para você 19 responderam Não

101 responderam Sim

Natureza 43.3%

Humanas 5.8%

Procurou algum tipo de assistência para a saúde mental no período de estudo? Sim 35%

Não 65%

34

O que considera mais importante para a aprovação Nessa pergunta era permitido marcar mais de uma alternativa

Assistir aulas Fazer revisões Resolver questões Fazer simulados Fazer resumos 0

25

50

75

100

125

35

ENCERRAMENTO CHEGAMOS AO FIM DESSA INCRÍVEL JORNADA! FORAM PÁGINAS E MAIS PÁGINAS DE DEPOIMENTOS, REDAÇÕES E APRESENTAÇÕES DA NOSSA UFC PARA MOTIVAR VOCÊS A ALCANÇAR A TÃO SONHADA APROVAÇÃO NO VESTIBULAR. ESPERAMOS QUE TODOS TENHAM SE DIVERTIDO TANTO QUANTO APRENDIDO COM A NOSSA CARTILHA. O OBJETIVO FOI CLARO DESDE O INÍCIO: AJUDAR VOCÊS NESSA EMOCIONANTE AVENTURA RUMO À VITÓRIA ACADÊMICA! SABEMOS QUE ENFRENTAR ESSA ETAPA DA VIDA NÃO É NADA FÁCIL, MAS ACREDITEM, A RECOMPENSA VALE CADA ESFORÇO. NOSSA CARTILHA FOI CONCEBIDA COM MUITO CARINHO E DEDICAÇÃO PARA QUE VOCÊS PUDESSEM EXTRAIR O MELHOR DELA. QUEREMOS QUE TODOS VOCÊS SE APROVEITEM DAS INFORMAÇÕES QUE COMPARTILHAMOS AQUI. LEMBREM-SE SEMPRE QUE O CONHECIMENTO É A CHAVE PARA DESBLOQUEAR PORTAS E ALCANÇAR PATAMARES CADA VEZ MAIS ALTOS. ACREDITEM EM SI MESMOS, MANTENHAM O FOCO, MAS TAMBÉM NÃO SE ESQUEÇAM DE APROVEITAR CADA MOMENTO DESSA JORNADA. DIVIRTAM-SE, FAÇAM AMIZADES, EXPLOREM O MUNDO DO CONHECIMENTO COM OLHOS CURIOSOS E CORAÇÕES ABERTOS! VAMOS DEIXAR NOSSOS PERFIS AQUI E QUALQUER DÚVIDA PODE FALAR COM A GENTE PELO INSTAGRAM. ESTAMOS ANIMADOS PARA RECEBER CADA UM DE VOCÊS NESSA JORNADA DE APRENDIZADO, DESCOBERTA E CRESCIMENTO. PREPAREM-SE PARA EXPLORAR UM AMBIENTE ONDE A EXCELÊNCIA ACADÊMICA E O COMPROMISSO COM A INOVAÇÃO SE UNEM PARA CRIAR UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA. JUNTOS, CONSTRUIREMOS UM FUTURO BRILHANTE E INSPIRADOR. ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊS!!

Autores - 133 @PEDROJAMIR @WHYNOTMANU / @MANUSSTUDIES @LAISSMESQUITA @CARLOSALBARBOSA @DAVIHERLESSON

Co-autores - 132 @CYM_PAIVA @BIAA.DOURADO @DOMINGOS_KAUA

36

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF