Observações Modelo – nível escolar básico (5.º) (segundo Prof.ª Doutora Helena Serra)
Pedir à criança: - Traz essa cadeira e senta-te aqui. - Tira uma caneta de que gostes daquele estojo. - Tira também um lápis e uma borracha.
Compreende ordens complexas
Pedir à criança: - Vai à estante, ra o li!ro de "ist#ria e $eogra%a de &ortugal, abre-o no terceiro cap'tulo e sublinha o (tulo. - Coloca, na estante, o li!ro de "ist#ria e $eogra%a de &ortugal entre os de )'ngua &ortuguesa e *atemáca. Traz o li!ro de Ci+ncias da atureza e coloca-o em cima da mesa. - bre o li!ro de Ci+ncias da atureza no 'ndice, encontra o cap'tulo sobre as plantas e az um c'rculo em torno da página em que esse cap'tulo se inicia.
&arcipa no diálogo
Estabelecer diálogo naturalmente com a criança - ni!ers ni!ersário ário do aluno /perguntas /perguntas desencad desencadeado eadoras ras00 1m que dia azes azes anos2 3 que costumas azer nesse dia2 Com quem2 etc.4
Compreende hist#rias simples
Ler ou inventar uma história não conhecida da criança ANE!O "# e "# e pedirlhe que a reconte ou que responda a algumas perguntas de interpretação sobre a mesma. - 5econto - &erguntas de 6nterpreta78o.
Objectvo
Prova
rcula correctamente 9liza !ocabulário rico 9liza sintaxe adequada na ormula78o de ideias
avaliação avaliação destas destas quatro áreas áreas pode ser reali!ada reali!ada tendo tendo em conta conta a linguagem usada pela criança nas tare"as anteriores ou dando-lhe uma imagem para imagem para ela descrever descrever ANE!O $#. $#.
Observações
:emonstra boa organiza78o do pensamento.
Área
C I R % O M O C I S P E & A & I
Sub-área
L A R O P R O C A M E U ' S E
Objectvo :esenha a %gura humana completa
Prova
#ar ao aluno uma "olha limpa de tamanho $. #i!er-lhe: - :esenha-te. %e o aluno se recusar& então sugere-se o desenho de outra pessoa ou personagem. 'omparar depois com a norma de evolução do desenho. Constr#i um puzzle Entregar um envelope com as peças e pedir à criança que o monte. ANE!O do corpo humano (# - Constr#i o corpo humano com estas pe7as que tens aqui. ; pe7as < pré-escolar = > pe7as < ?@ ciclo = "" )eças * $+ c,co 6den%ca partes do ( observador nomeia as partes do corpo e a criança coloca a mão: em si& no corpo humano observador e em desenhos ANE!O .#. 1m si - *ostra-me o teu tornozelo. - *ostra-me as tuas pestanas. - *ostra-me as tuas pálpebrasA - *ostra-me a tua coxa. o outro - ponta o meu queixo. - ponta o meu coto!elo. - ponta o meu pulso. - ponta o meu dedo anelar. o espa7o - ponta o peito. grá%co - ponta o polegar. - ponta o abd#men. - ponta a anca. omeia partes do ( observador toca as partes do corpo e a criança nomeia as partes tocadas. corpo humano 1m si )ocar - Boelho < DC6) = &9)E3 - Eobrancelhas o outro )ocar -&esco7o - DC6) - 3mbro
Pedimos ao aluno que *ogue ao +"a! de conta, connosco& colocando-se de p e reali!ando prontamente as tare"as pedidas. *8o az de conta que0 - estás a la!ar os dentesA - estás a comer a sopaA - estás a tocar à campainha da casa de uma amigaA - estás a cortar um desenho com uma tesouraA - estás a dizer adeus. &é - 6magina que está aqui uma bola. Chuta-a. - 6magina que estás a subir umas escadas. - az de conta que estás a subir para uma cadeira. - Ealta ao pé-coxinho. 3lho -1ste desenho representa o buraco de uma echadura ANE!O /#. 1spreita por ele. - 6magina que está aqui um bicho minIsculo. 9liza esta lupa para o conseguires !er. - 6magina que estás a rar uma otogra%a àquele li!ro. 3u!ido - &ega neste rel#gio e 1EC9T-3 &5 !eri%car se ele está a uncionar. - az de conta que estás a teleonar a uma amiga. - Tenho um insecto dentro deste rasco. V+ se o consegues ou!ir. F3 J 1K9:3 5econhece direita e 'olocamo-nos de p para *ogar ao +"a! de conta,. #i!emos à criança que ela esquerda um soldado e que terá de obedecer prontamente às nossas ordens. 1m si #i!er à criança: - &Le a tua m8o direita em cima da cabe7a. - &Le a m8o esquerda no queixo. - &Le a m8o direita no nariz. - &Le a m8o esquerda na barriga. - &Le a m8o direita no ombro direito. - &Le a m8o esquerda na orelha esquerda. - &Le a m8o direita no olho direito. - &Le a m8o esquerda na ace esquerda. - &Le a m8o direita no joelho esquerdo. - &Le a m8o esquerda no olho direito. - &Le a m8o direita no pé esquerdo. - &Le a m8o esquerda no ombro direito.
Observações
o espa7o grá%co
Área
Sub-área
Objectvo Compreende no7Les espaciais o espa7o real
E & A & I C I R % O M O C I S P
Área
L A I C A P S E O 2 1 A % N E I R O
Sub-área
o espa7o grá%co 3rienta-se no espa7o grá%co
Objectvo
Pedir à criança que iden/que nas gravuras apresentadas 0 12345% #E 15E6)E E #E '(%)% - ANE!O 0#: - Kual é a m8o direita = esquerda das %guras2 - Kual é o bra7o direito = esquerdo das %guras2 - Kual é a perna direita = esquerda das %guras2 - Kual é o joelho direito = esquerdo das %guras2
Prova
Observações
( observador pede à criança que coloque certos ob*ectos segundo ordens que lhe "or dando. - &Le o li!ro entre o lápis e a caneta. - &Le a caneta à esquerda do caderno. - 1scre!e o teu nome no canto superior direito desta olha. - az um M no canto inerior esquerdo da olha. - Coloca um lápis no interior do estojo. - Coloca esta olha sob a mesa. - &Le aquele li!ro sobre a cadeira. ( observador mostra uma imagem ao aluno& "a!endo-lhe algumas quest7es para veri/car a interiori!ação das noç7es espaciais ANE!O 3#4 89 Pedir à criança que escreva o seu nome em maisculas numa "olha $ em branco. $# Entregar uma "olha branca& tamanho $& com linhas curvas e linhas rectas desenhadas. 4li!ar depois um espelho para que ela observe o prolongamento da /gura em simetria e e;plicamos à criança que isso que pretendemos que ela "aça ANE!O 5#4 (# Pedir à criança que copie /guras geomtricas comple;as& com o modelo à vista ANE!O 6#.
Prova
Observações
E & A & I C I R % O M O C I S P
Área
A V I % P E C R E P
L A R O P M E % O 2 1 A % N E I R O
Sub-área
A V I % I & U A
Conhece no7Les temporais
Compreende a sequencialidade temporal
( observador pergunta à criança: - Kual é a dieren7a entre passado, presente e uturo2 - 3 que é o %m-de-semana2 - "oje é dia M. Kue dia oi anteontem2 - :iz-me os dias da semana a come7ar pela quinta-eira. - :iz-me as esta7Les do ano a come7ar por aquela em que nos encontramos. - :iz-me os meses do ano a come7ar por bril. - 1stamos num ano bissexto2 89 ( observador pergunta à criança: - Conta-me o que %zeste hoje, desde que te le!antaste. 6:1K9:3 /o docente n8o esta!a lá para ajuizar do erro4N. /ex0 desde que iniciámos esta sess8o de trabalho4
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.