dISLEXIA_-_Grelhas_DAE_5 o_ANO.doc

June 16, 2018 | Author: Ana Cristina Garcia Cabral | Category: Image, Portugal, Science, Geography, Books
Share Embed Donate


Short Description

Download dISLEXIA_-_Grelhas_DAE_5 o_ANO.doc...

Description

 Áre a

Sub-área

Objectvo

Compreende ordens simples

   A    V    I    M    S    E    G    N    A    E    E    U    R    G    P    N    M    I    L    O    C

Área

Sub-área

   M    E    G    A    U    G    N    I    L

   A    V    I    S    S    E    R    P    !    E

Prova

Observações Modelo – nível escolar básico (5.º) (segundo Prof.ª Doutora Helena Serra)

Pedir à criança: - Traz essa cadeira e senta-te aqui. - Tira uma caneta de que gostes daquele estojo. - Tira também um lápis e uma borracha.

Compreende ordens complexas

Pedir à criança: - Vai à estante, ra o li!ro de "ist#ria e $eogra%a de &ortugal, abre-o no terceiro cap'tulo e sublinha o (tulo. - Coloca, na estante, o li!ro de "ist#ria e $eogra%a de &ortugal entre os de )'ngua &ortuguesa e *atemáca. Traz o li!ro de Ci+ncias da atureza e coloca-o em cima da mesa. - bre o li!ro de Ci+ncias da atureza no 'ndice, encontra o cap'tulo sobre as plantas e az um c'rculo em torno da página em que esse cap'tulo se inicia.

&arcipa no diálogo

Estabelecer diálogo naturalmente com a criança - ni!ers ni!ersário ário do aluno /perguntas /perguntas desencad desencadeado eadoras ras00 1m que dia azes azes anos2 3 que costumas azer nesse dia2 Com quem2 etc.4

Compreende hist#rias simples

Ler ou inventar uma história não conhecida da criança ANE!O "# e "# e pedirlhe que a reconte ou que responda a algumas perguntas de interpretação sobre a mesma. - 5econto - &erguntas de 6nterpreta78o.

Objectvo

Prova

rcula correctamente 9liza !ocabulário rico 9liza sintaxe adequada na ormula78o de ideias

  avaliação avaliação destas destas quatro áreas áreas pode ser reali!ada reali!ada tendo tendo em conta conta a linguagem usada pela criança nas tare"as anteriores ou dando-lhe uma imagem para imagem  para ela descrever descrever ANE!O $#. $#.

Observações

:emonstra boa organiza78o do pensamento.

Área

   C    I    R    %    O    M    O    C    I    S    P    E    &    A    &    I

Sub-área

   L    A    R    O    P    R    O    C    A    M    E    U    '    S    E

Objectvo :esenha a %gura humana completa

Prova

#ar ao aluno uma "olha limpa de tamanho $. #i!er-lhe: - :esenha-te. %e o aluno se recusar& então sugere-se o desenho de outra pessoa ou  personagem. 'omparar depois com a norma de evolução do desenho. Constr#i um puzzle Entregar um envelope com as peças e pedir à criança que o monte. ANE!O do corpo humano (# - Constr#i o corpo humano com estas pe7as que tens aqui. ; pe7as < pré-escolar = > pe7as < ?@ ciclo = "" )eças * $+ c,co 6den%ca partes do ( observador nomeia as partes do corpo e a criança coloca a mão: em si& no corpo humano observador e em desenhos ANE!O .#. 1m si - *ostra-me o teu tornozelo. - *ostra-me as tuas pestanas. - *ostra-me as tuas pálpebrasA - *ostra-me a tua coxa. o outro - ponta o meu queixo. - ponta o meu coto!elo. - ponta o meu pulso. - ponta o meu dedo anelar. o espa7o - ponta o peito. grá%co - ponta o polegar. - ponta o abd#men. - ponta a anca. omeia partes do ( observador toca as partes do corpo e a criança nomeia as partes tocadas. corpo humano 1m si )ocar  - Boelho < DC6) = &9)E3 - Eobrancelhas o outro )ocar  -&esco7o - DC6) - 3mbro

Observações

o espa7o grá%co

Área

Sub-área

   E    &    A    &    I    C    I    R    %    O    M    O    C    I    S    P

   E    &    A    &    I    L    A    R    E    %    A    L

Objectvo

)ocar  - Cabe7a = Cara = &)* : *F3 - Garriga . = C3T3V1)3

Prova

:ominHncia

Pedimos ao aluno que *ogue ao +"a! de conta, connosco& colocando-se de p e reali!ando prontamente as tare"as pedidas. *8o az de conta que0 - estás a la!ar os dentesA - estás a comer a sopaA - estás a tocar à campainha da casa de uma amigaA - estás a cortar um desenho com uma tesouraA - estás a dizer adeus. &é - 6magina que está aqui uma bola. Chuta-a. - 6magina que estás a subir umas escadas. - az de conta que estás a subir para uma cadeira. - Ealta ao pé-coxinho. 3lho -1ste desenho representa o buraco de uma echadura ANE!O /#. 1spreita por ele. - 6magina que está aqui um bicho minIsculo. 9liza esta lupa para o conseguires !er. - 6magina que estás a rar uma otogra%a àquele li!ro. 3u!ido - &ega neste rel#gio e 1EC9T-3 &5 !eri%car se ele está a uncionar. - az de conta que estás a teleonar a uma amiga. - Tenho um insecto dentro deste rasco. V+ se o consegues ou!ir. F3 J 1K9:3 5econhece direita e 'olocamo-nos de p para *ogar ao +"a! de conta,. #i!emos à criança que ela  esquerda um soldado e que terá de obedecer prontamente às nossas ordens. 1m si #i!er à criança: - &Le a tua m8o direita em cima da cabe7a. - &Le a m8o esquerda no queixo. - &Le a m8o direita no nariz. - &Le a m8o esquerda na barriga. - &Le a m8o direita no ombro direito. - &Le a m8o esquerda na orelha esquerda. - &Le a m8o direita no olho direito. - &Le a m8o esquerda na ace esquerda. - &Le a m8o direita no joelho esquerdo. - &Le a m8o esquerda no olho direito. - &Le a m8o direita no pé esquerdo. - &Le a m8o esquerda no ombro direito.

Observações

o espa7o grá%co

Área

Sub-área

Objectvo Compreende no7Les espaciais o espa7o real

   E    &    A    &    I    C    I    R    %    O    M    O    C    I    S    P

Área

   L    A    I    C    A    P    S    E    O     2    1    A    %    N    E    I    R    O

Sub-área

o espa7o grá%co 3rienta-se no espa7o grá%co

Objectvo

Pedir à criança que iden/que nas gravuras apresentadas 0 12345% #E 15E6)E E #E '(%)% - ANE!O 0#: - Kual é a m8o direita = esquerda das %guras2 - Kual é o bra7o direito = esquerdo das %guras2 - Kual é a perna direita = esquerda das %guras2 - Kual é o joelho direito = esquerdo das %guras2

Prova

Observações

( observador pede à criança que coloque certos ob*ectos segundo ordens que lhe  "or dando. - &Le o li!ro entre o lápis e a caneta. - &Le a caneta à esquerda do caderno. - 1scre!e o teu nome no canto superior direito desta olha. - az um M no canto inerior esquerdo da olha. - Coloca um lápis no interior do estojo. - Coloca esta olha sob a mesa. - &Le aquele li!ro sobre a cadeira. ( observador mostra uma imagem ao aluno& "a!endo-lhe algumas quest7es para veri/car a interiori!ação das noç7es espaciais ANE!O 3#4 89 Pedir à criança que escreva o seu nome em maisculas numa "olha $ em branco. $# Entregar uma "olha branca& tamanho $& com linhas curvas e linhas rectas desenhadas. 4li!ar depois um espelho para que ela observe o prolongamento da /gura em simetria e e;plicamos à criança que  isso que pretendemos que ela  "aça ANE!O 5#4 (# Pedir à criança que copie /guras geomtricas comple;as& com o modelo à vista ANE!O 6#.

Prova

Observações

   E    &    A    &    I    C    I    R    %    O    M    O    C    I    S    P

Área

   A    V    I    %    P    E    C    R    E    P

   L    A    R    O    P    M    E    %    O     2    1    A    %    N    E    I    R    O

Sub-área

   A    V    I    %    I    &    U    A

Conhece no7Les temporais

Compreende a sequencialidade temporal

( observador pergunta à criança: - Kual é a dieren7a entre passado, presente e uturo2 - 3 que é o %m-de-semana2 - "oje é dia M. Kue dia oi anteontem2 - :iz-me os dias da semana a come7ar pela quinta-eira. - :iz-me as esta7Les do ano a come7ar por aquela em que nos encontramos. - :iz-me os meses do ano a come7ar por bril. - 1stamos num ano bissexto2 89 ( observador pergunta à criança: - Conta-me o que %zeste hoje, desde que te le!antaste. 6:1K9:3 /o docente n8o esta!a lá para ajuizar do erro4N. /ex0 desde que iniciámos esta sess8o de trabalho4
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF