dinastias portuguesas
Short Description
historia...
Description
Ano Lectivo 2008ƒ2009
Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros Escola B 2,3/S de Macedo de Cavaleir os
CIDADANIA E MUNDO ACTUAL
Ficha de Apoio nº 4
MONARQUIA PORTUGUESA: DIFERENTES DINASTIAS Como sabes, Portugal viveu durante vários séculos (desde o séc. XII − Fundação da Nacionalidade − até ao início do séc. XX (1910) − Implantação da
República) em Monarquia, isto é, tinha uma forma de governo em que o poder pertencia a um monarca, a um rei. A nossa monarquia era uma monarquia hereditária, ou seja, o poder do 1ª bandeira da segunda monarca passava de pais para filhos. Assim, o rei que sucede ao anterior é da mesma dinastia, a dinastia de Avis. usada por D. João I (1383−1389) linhagem ou dinastia. No entanto, houve alguns momentos de ruptura, em que não foi possível seguir esta regra… ou porque um rei morreu sem ter filhos, ou porque o povo não estava contente com o novo rei e pretendia colocar outro a governar. Com efeito, na história da monarquia portuguesa podemos D. Fernando (1367− identificar quatro dinastias: dinastia Batalha de Aljubarrota: acontecimento importante, no âmbito da crise política de 1383ƒ85, para a afirmação da 1383) − último rei da Afonsina, dinastia de Avis, dinastia segunda dinastia (Dinastia de Avis) e da independência Dinastia Afonsina. Filipina e dinastia de Bragança. nacional.
Com a morte de D. Sebastião, na Batalha de Alcácer Quibir (1578), abre−se uma nova crise dinástica. Mais uma vez surge um Espanhol co mo pretendente ao trono: D. Filipe − filho de D. Isabel (filha de D. Manuel I) e D. Carlos I, Rei de Espanha. Desta vez os Espanhóis leva m a melhor e concretizam a União Ibérica durante 60 anos, isto é, o Rei de Espanha passa a ser também Rei de Portugal. É assim inaugurada a Dinastia Filipina, que reinará entre 1580 e 1640. As políticas seguidas por D. Filipe III (último rei da Dinastia Filipina), não cumprindo as promessas feitas anteriormente e agravando a situação do país, desagradaram ao povo e a outros sectores da sociedade. Assim, a 1 de Dezembro de 1640, um grupo de Nobres expulsou de Lisboa os representantes do monarca Filipe III (Filipe IV de Espanha). Em resultado desta conspiração, foi aclamado rei de Portugal o duque de Bragança (neto de D. Catarina de Bragança) com o nome de D. João IV. Estava feita a Restauração da independência portuguesa e dava−se início à Dinastia de Bragança. A este acto seguiram−se, no entanto, várias batalhas até que Espanha reconhecesse a independência portuguesa.
O que só aconteceu em 1668. A Dinastia de Bragança Bragança reinará até à Implantação Implantação da República, em 1910
Última bandeira da monarquia portuguesa, utilizada no período final da Dinastia de Bragança.
Primeira Dinastia Dinastia Afonsina ou de Borgonha
Segunda Dinastia Dinastia de Avis
Terceira Dinastia Dinastia Filipina
Quarta Dinastia Dinastia de Bragança
View more...
Comments