Para realizar o dimensionamento dos painéis elétricos para localização dos disjuntores de uma planta industrial, o critério cr itério que se torna fundamental fundamental é a área útil necessária para alojar os componentes elétricos, seguidos da possibilidade de realizar manutenções ou instalações com segurança. Por exemplo, ao pensar em um quadro geral para um alojar um disjuntor trifásico de 225A, devemos ter em mente as dimensões do disjuntor (dado de tabela) altura, largura e profundidade e como será realizado o circuito de distribuição para os outros quadros. Da tabela de disjuntores SOPRANO modelo DSJ com corrente nominal de 225A, temos as seguintes dimensões:
Altura total 165mm Largura total 105mm Profundidade total 87,9mm Portanto o nosso quadro de distribuição devera possuir uma área maior que a área do disjuntor: Para visualizar a instalação faremos um layout prévio no CAD em 2D com as dimensões reais do disjuntor em planta baixa:
Depois disso precisamos pensar na entrada e saída de energia. A entrada será realizada com cabos de cobre de 120mm 2 diretamente ligados no disjuntor e a saída será preferencialmente com barramentos, portanto: Dado de tabela: diâmetro do condutor 120mm 2 18,5mm
Os barramentos a serem escolhidos devem suportar a corrente nominal de projeto, para este caso 225A (Dado de tabela). Portanto a barra será de 1 x 3/16 . Transformando em milímetros temos a l argura da barra em 25,4mm. ”
”
Vamos deixar uma folga de 100mm entre o disjuntor geral e o primeiro barramento de cobre e posteriormente 50mm entre os barramentos.
Os espaçamentos entre os barramentos das fases de saída do disjuntor devem ser escolhidos pelo projetista de forma a garantir a segurança tanto na instalação, quanto na manutenção do sistema. Recomenda-se que estes não sejam menores que 20mm.
O próximo passo é escolher um quadro onde seja possível alocar os componentes:
É importante lembrar que as dimensões do quadro, são diferentes das dimensões da placa de montagem interna, portanto devemos escolher um quadro maior que 656mm de altura e maior que 465mm de largura. Da tabela de quadro da CEMAR escolhemos o modelo CE-8050-20 com 800mm de altura e 500mm de largura. Deve ser observada a profundidade do quadro e comparada com a profundidade do disjuntor. Neste caso o disjuntor mede 87,9mm de profundidade e o quadro escolhido possui 200mm de profundidade.
Os barramentos das fases vivas devem ser protegidos por material isolante, como por exemplo, uma chapa acrílica transparente:
É critério do projetista a utilização de perfilados plásticos (eletrocalhas) para alojar os condutores dentro dos quadros. É uma boa pratica adotada pelos montadores e que alem de apresentar um nível de isolação melhor que o do condutor, deixa o quadro mais organizado e protegido mecanicamente. Quando o barramento de cobre necessário no quadro for de grande corrente é aconselhável a utilização de um isolador apropriado para fixar na chapa de montagem:
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.