diferença entre magma e lava

January 20, 2018 | Author: Cristina Sequeira | Category: Types Of Volcanic Eruptions, Volcano, Magma, Lava, Volcanology
Share Embed Donate


Short Description

Download diferença entre magma e lava...

Description

Vulcanismo Vulcanismo principal ou primário A actividade vulcânica principal ou vulcanismo principal pode manifestar-se por: • emissão de gases, • emissão de escoadas líquidas, • emissão de produtos sólidos, através de fissuras (=aberturas) na crosta oceânica ou na crosta continental.

Diferença entre magma e lava MAGMA – é uma mistura de materiais em estado de fusão, pequenos cristais e gases dissolvidos, provenientes do manto. LAVA – é o magma quando chega à superfície ou próximo dela. Nessa altura os gases libertam-se e o magma fica parcialmente desgaseificado. Assim sendo, pode-se dizer que a LAVA é o MAGMA praticamente sem gases.

Quando a LAVA arrefece, consolida e, dá origem a rochas ígneas vulcânicas Quando o MAGMA arrefece, consolida e, dá origem a rochas ígneas plutónicas

Erupção vulcânica Erupção vulcânica - é a subida (=ascensão) do magma até á superfície. Durante a ascensão do magma, os gases vão-se libertando originando-se a lava. Há erupções vulcânicas em que não há saída de lava. Essas erupções são muito violentas e são lançados para fora do vulcão gases e materiais já solidificados.

Constituição de um vulcão

Legenda: 1. Piroclastos 2. Cratera vulcânica principal 3. Cone vulcânico principal 4. Cratera vulcânica secundária ou adventícia 5. Câmara magmática vazia 6. Lava 7. Chaminé vulcânica principal 8. Bolsada magmática 9. Chaminé vulcânica secundária ou adventícia 10. Câmara magmática (com magma) 11. Cone vulcânico secundário ou adventício Câmara magmática – Local onde se acumula o magma no interior da crosta. Chaminés vulcânicas – São fissuras (=aberturas) na crosta onde ocorre subida de magma. Cratera – É uma depressão em forma de funil que se encontra na parte final da chaminé vulcânica. Cone vulcânico – É uma elevação em forma de cone à volta da chaminé devido à acumulação dos materiais emitidos pelo vulcão. Piroclastos – São partículas de lava projectadas para a atmosfera durante as erupções vulcânicas e que solidificam durante esse trajecto, acabando por cair no solo sob a forma de bombas vulcânicas, cinzas vulcânicas, lapilli ou pedra-pomes.

2

Bombas vulcânicas e blocos – fragmentos esponjosos de lavas arrefecidas durante a erupção, de várias formas e tamanhos, desde 32 mm a 1 metro. Lapilli ou bagacina – são salpicos de lava que originam fragmentos de tamanho compreendido entre 4mm e 32 mm.

Piroclastos Cinzas vulcânicas – materiais muito finos, de dimensões inferiores a 4 mm, facilmente transportados pelo vento e provenientes da pulverização das lavas. Pedra Pomes – Quando a lava é muito rica em Sílica, os piroclastos apresentam aspecto vesicular bulboso com paredes muito finas. A rocha resultante apresenta uma densidade menor do que a água.

Nuvens ardentes – Em algumas erupções vulcânicas, as explosões são tão violentas que fragmentam a lava em pequenas partículas, ficando estas, suspensas no seio dos gases, sendo a temperatura dessas nuvens de gases e cinzas tão elevada que as torna incandescentes, originando – nuvens ardentes – que vão destruindo tudo por onde passam.

Classificação da Actividade vulcânica Actividade vulcânica de Tipo Efusivo - Ocorre quando o magma é bastante fluído, (pouco viscoso). Caracteriza-se pelo derramamento de lava pela cratera recobrindo extensões de área variável. Podem-se formar – Correntes / rios de lava - ou - mantos de lava (cobrem grandes áreas do terreno).

Actividade vulcânica de Tipo Explosivo - Ocorre quando o magma é muito viscoso. Nessas ocasiões, o magma solidifica ainda dentro da chaminé, impedindo a libertação dos gases. Assim sendo, os gases atingem grandes pressões dentro da chaminé, o que pode levar à ocorrência de EXPLOSÕES muito violentas. As explosões são tão violentas que estilhaçam e projectam em todas as direcções as rochas envolventes e até mesmo as rochas vulcânicas que estão a ocupar a chaminé.

Actividade vulcânica de Tipo misto – Tal como o nome indica, é o tipo de actividade vulcânica em que há explosões violentas seguidas de derramamento de lava.

3

Classificação das Erupções Vulcânicas e dos Vulcões Segundo LACROIX No início do século XX, Lacroix agrupou as erupções em quatro tipos: Erupção vulcânica e vulcão de tipo Havaiano – A lava é muito fluída formando extensas escoadas lávicas. Não ocorrem explosões. Os cones vulcânicos são largos e baixos ou por vezes até são inexistentes. A actividade vulcânica é de tipo efusivo. Exemplo: Ilhas do Hawai - (Vulcões - Mauna Loa e Kilawea)

Erupção vulcânica e vulcão de tipo Estromboliano - Neste tipo de erupção ocorrem explosões violentas seguidas de derramamento de lava formando escoadas extensas de lava. Os cones vulcânicos são de tamanho intermédio (nem muito altos nem muito baixos, nem muito largos nem muito estreitos). A actividade vulcânica é de tipo misto. Exemplo: Sicília - (Vulcão - Stromboli)

Erupção vulcânica e vulcão de tipo Vulcaniano - Neste tipo de erupção ocorrem explosões muito violentas seguidas de derramamento de lava formando rios de lava. Os cones vulcânicos são de tamanho intermédio (nem muito altos nem muito baixos, nem muito largos nem muito estreitos). A actividade vulcânica é de tipo misto. Exemplo: Sicília - (Vulcão - Vulcano)

Erupção vulcânica e vulcão de tipo Peleano - A lava é muito viscosa, solidificando ainda dentro da chaminé e dando origem a verdadeiras AGULHAS de lava solidificada que tapam a cratera originando explosões muito violentas. Neste tipo de erupção não há derramamento de lava. Os cones vulcânicos são muito altos e estreitos. A actividade vulcânica é de tipo explosivo. Exemplo: Martinica - (Vulcão - Montanha Pelada)

4

Classificação das Erupções Vulcânicas e dos Vulcões descritos por Alwyn Scarth Tem-se verificado que os estilos eruptivos de muitos vulcões não se ajustam às quatro definições de Lacroix. As novas tecnologias e as observações mais pormenorizadas têm fornecido dados que eram desconhecidos ou negligenciados anteriormente. Assim sendo, apresentam-se de seguida os tipos mais comuns, descritos por Alwyn Scarth em “Volcanoes“ no anos de 1994, e em que são acrescentados mais dois estilos, à classificação de Lacroix, o Surtseyano e o Pliniano.

Classificação das Erupções Vulcânicas e dos vulcões segundo Alwyn Scarth Erupção vulcânica e vulcão de tipo Havaiano – (Ver a página 4) Erupção vulcânica e vulcão de tipo Estromboliano – (Ver a página 4) Erupção vulcânica e vulcão de tipo Vulcaniano – (Ver a página 4) Erupção vulcânica e vulcão de tipo Peleano – (Ver a página 4) Erupção vulcânica e vulcão de tipo Surtseyano - Erupções submarinas muito explosivas. Emissões de nuvens de vapor e cinzas, e por vezes pedrapomes. A actividade vulcânica é de tipo explosivo. Exemplo: Vulcão dos Capelinhos nos Açores e Surtsey na Islândia.

Erupção vulcânica e vulcão de tipo Pliniano - São as erupções mais violentas de toda a actividade vulcânica. A lava é muito fragmentada e espalha-se por uma grande área (cerca de 500 Km2), atingindo grande espessura (pode exceder os 100 km3 de volume). A coluna de gases e cinzas pode ter alguns quilómetros de altura. A actividade vulcânica é de tipo explosivo. Exemplo: Monte Santa Helena nos Estados Unidos e Pinatubo nas Filipinas.

5

Processo de Formação de uma Caldeira Por vezes acontece que na parte superior de muitos vulcões se formam depressões de dimensões muito maiores do que as dimensões das crateras, e que correspondem ao abatimento/afundimento da parte central do vulcão, após fortes erupções em que grande quantidade de magma e piroclastos são rapidamente expelidos, ficando um vazio na câmara magmática. Estas depressões tomam o nome de CALDEIRAS. Exemplo: Caldeiras das Sete Cidades, nos Açores, e que está ocupada actualmente por uma Lagoa.

Formação de uma Caldeira

Manifestações Secundárias de Vulcanismo (Vulcanismo residual ou atenuado) Manifestações Secundárias de vulcanismo também chamadas vulcanismo atenuado ou residual – são pequenas emanações líquidas ou gasosas associadas ao vulcanismo que ocorrem após uma erupção ou em períodos de acalmia. Actividade fumarólica – actividade vulcânica limitada ao desprendimento de gases. (ver 1)

Vulcanismo atenuado ou residual

Fontes termais e Geisers – actividade limitada a emanações líquidas. (ver 2 e 3)

6

1 – FUMAROLAS – são emanações gasosas exaladas pelas fissuras das rochas encaixantes dos vulcões. Podem ser de dois tipos: a) Mofetas – se os vapores ou “fumos” exalados forem ricos em dióxido de carbono. b) Sulfataras – se os vapores ou “fumos” exalados forem ricos em enxofre. 2 – FONTES OU NASCENTES TERMAIS – são emanações de água, vapor de água e dióxido de carbono (CO2) a elevadas temperaturas. São usadas para fins medicinais.

3 – GEISERS – são jactos intermitentes e periódicos de vapor de água a elevadas temperaturas que formam repuxos.

A – A água que circula nas Profundezas é aquecida e pode brotar à superfície originando Fontes termais ou Geisers.

7

Paisagem Vulcânica Numa paisagem vulcânica poder-se-á observar: a) b) c) d) e) f) g) h) i)

mantos de lava; bombas, blocos, lapilli, cinzas e pedra-pomes (piroclastos); agulhas ou domos; cones vulcânicos e crateras de vulcões; caldeiras; nascentes termais; geisers; fumarolas (mofetas e sulfataras) solos férteis, devido à alteração de rochas vulcânicas como os basaltos.

Vulcões Generalidades Vulcões activos -

são aqueles que estão em erupção e aqueles que entram em actividade com uma certa frequência.

Vulcões adormecidos -

são aqueles que permanecem inactivos durante longos períodos ou apenas emitem pequenas quantidades de gases..

Vulcões extintos -

são aqueles de que não há registos da sua actividade durante o período histórico.

Vulcanismo Continental -

é quando a actividade vulcânica ocorre

nos Continentes.

Vulcanismo Oceânico -

é quando a actividade vulcânica ocorre nos

Oceanos.

Distribuição dos Vulcões Os principais vulcões localizam-se em zonas onde existem limites de placas litosféricas, (limites convergentes – zonas de subducção, limites divergentes – zonas de rift, limites transformantes – falhas

Os principais vulcões distribuem-se por três regiões do globo Terrestre: 1º- Anel ou Cintura de fogo do Pacífico, (Cordilheira dos Andes, Japão, Filipinas, ...) 2º- Faixa ou Cintura Mediterrânica 3º - Crista ou Dorsal Médio – Atlântica, (Açores, Canárias Islândia...)

8

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF