passo-a-passo
Dicas de polimento
Processo realizado de forma correta e com os equipamentos adequados garante um acabamento ideal
Por Daniel Araújo Filipe Pesquisa & Desenvolvimento Colaborou Gabriel Mejias Pesquisa & Desenvolvimento
38
U
ma das etapas inais do processo de reparação é o acabamento, no qual uma das principais técnicas utilizadas é o polimento. O polimento se caracteriza por todo o procedimento realizado com o intuito de gerar
ou reativar o brilho na pintura. Além das melhorias estéticas, esse processo pode eliminar impereições (acúmulos de material resultante de processos de pintura) e ciscos (como são chamadas as pequenas partículas de sujeira).
RevistaCESVI
Casos em que o polimento é necessário 1. Repintura Atualmente, as cabines de pintura permitem que o veículo saia da pintura com sua superície praticamente com o acabamento ideal, então, não é necessário o polimento do veículo. Mas podem ocorrer impereições durante o processo de pintura. Seguem alguns casos que o polimento pode solucionar: Eliminar pequenas sujeiras que caíram na pintura. Eliminar escorridos ocasionados no momento da aplicação do verniz. Igualar a textura (casca de laranja). Nos dois primeiros casos, o ideal é polir somente a área que possui a sujeira ou o e scorrido, intererindo o mínimo possível na pintura. Já, no último caso, deve-se azer o polimento em toda a superície do veículo que se encontra com a textura inadequada. •
•
•
2. Retoque O polimento no retoque é utilizado para igualar o brilho na junção da emenda. Nesse caso, o ideal é que se realize o polimento localizado. Esse polimento deve ser sempre realizado do centro do retoque para ora, utilizando uma boina super macia e a massa de polir mais fna possível.
Produtos utilizados Para a realização do polimento é necessário ter os produtos adequados. Segue abaixo a tabela com os equipamentos e insumos necessário s para a realização do processo de polimento, juntamente com suas unções. Produtos utilizados
Função
Politriz
Efetuar o polimento
Hookit
Realizar o lixamento do veículo
Lixa de grão P1200
Eliminar impurezas da pintura (riscos e escorridos)
Lixa de grão P1500
Eliminar impurezas de menores proporções na pintura
Lixa de grão P4000
Eliminar pequenas impurezas da pintura (marcas de lixas e pintura opaca)
Massa de polir
Eliminar pequenos riscos deixados pelo lixamento
Líquido polidor
Eliminar pequenos riscos deixados pelo lixamento
Líquido lustrador
Eliminar os riscos deixados pelo líquido polidor
Auto brilho
Eliminar riscos ainda deixados pelo líquido lustrador
Cera
Proteger a pintura e realçar o brilho
Boina macia
Eliminar pequenos riscos deixados pelo lixamento
Boina super macia
Eliminar pequenos riscos deixados pelo polimento com a boina branca
Boina de espuma
Eliminar marcas deixadas p ela boina super macia
Algodão
Aplicar a cera
Limpeza Pintura queimada (opaca), sujeiras na pintura, e imperfeições (casca de laranja, crateras, riscos, escorrido de verniz): •
Limpar a superície das peças que devem ser polidas, caso necessário.
EPIs necessários no processo de polimento • • • • •
Óculos Proteção respiratória Luvas Protetor auricular Avental
Lixamento Pintura queimada: •
Com a Hookit com o disco de grão P4000, azer um lixamento na área. •
Sujeiras na pintura:
Com a Hookit com o disco de grão P1200, azer um lixamento na área, logo após utilizar o disco de grão P4000. Caso localizada a sujeira, também pode ser retirada com uma lâmina e, posteriormente, ser utilizada a lixa P4000 para retirar suas marcas.
Processo de polimento O processo de polimento pode variar de acordo com o estado da pintura. Segue ao lado uma sequência dos principais passos a serem seguidos, de acordo com a característica do dano encontrado na pintura.
maio/junho 2008
•
Imperfeições:
Com a Hookit com o disco de grão P1200, azer um lixamento na área, logo após utilizar o disco de grão P1200 e o disco de grão P4000.
39
passo-a-passo Polimento agressivo Pintura queimada: •
Polimento menos agressivo Pintura queimada: •
Com a politriz e a boina macia, polir com composto polidor. •
Sujeiras na pintura e imperfeições:
Com a politriz e a boina macia, polir com composto polidor ou massa de polir n°2.
Polimento de acabamento Pintura queimada, sujeiras na pintura e imperfeições: •
•
•
Enceramento Pintura queimada, sujeiras na pintura e imperfeições: •
Limpeza dos cantos de portas, rodas, vidros e borrachas.
•
Sujeiras na pintura e imperfeições:
Com a politriz e a boina macia, polir a superície, utilizando o líquido lustrador na superície da peça.
Com a politriz e a boina de espuma, aplicar líquido lustrador.
Limpeza fnal Pintura queimada, sujeiras na pintura e imperfeições:
Com a politriz e a boina super macia, polir a superície, utilizando o líquido lustrador na superície da peça.
Acabamento fnal com auto brilho.
Cuidados
Cuidado ao lixar vincos e cantos para que não ocorra o desgaste excessivo da película de verniz. Com o lixamento excessivo, pode-se ocasionar a perda da unção do verniz, deixando a peça sem o brilho e a proteção adequada. Cuidado ao operar a politriz próxima a cantos e vincos. A orça excessiva nessas áreas pode ocasionar a perda do verniz e tinta do local. É possível proteger essas áreas com a aplicação de uma fta e, posteriormente, realizar o polimento com algodão.
Custos e tempos do processo
Tempos de cada etapa do processo de polimento
40
Com uma média de valores dos equipamentos necessários para realizar o processo de polimento, pode-se dizer que seriam gastos cerca de R$ 2.400 para criação inicial de um boxe de polimento. Atualmente, a média do valor cobrado para azer um polimento é, aproximadamente, R$ 110 por veículo. Desta maneira, podemos concluir que, com uma média de 22 polimentos, se recuperaria o valor investido inicialmente para a criação do boxe. Por existirem vários tipos de processo, o tempo de polimento pode variar de acordo com o trabalho que será realizado no veículo. Contudo, cada etapa do processo, normalmente, obedece a um procedimento que ocupa um determinado tempo do operador, que, em média, pode ser estabelecido conorme o gráfco ao lado.
RevistaCESVI
É importante ressaltar que estes tempos podem variar de acordo com o polimento que se fzer necessário.
maio/junho 2008
CURSO DE APRIMORAMENTO
Considerações O polimento deve ser eetuado sempre que houver necessidade de realçar o brilho do veículo, independentemente do tempo em que o polimento anterior tenha sido eito. Contudo, é importante lembrar que, ao azer o polimento, ocorre diminuição da película protetora da pintura; então, após o processo ser eito algumas vezes, essa película de verniz já não será sufciente para proteger e dar o brilho desejado, ocasionando a queima da pintura. Por isso, é imprescindível que a ofcina realize os trabalhos de polimento do método correto, sempre seguindo o procedimento ideal e utilizando os equipamentos adequados.
O CESVI BRASIL possui um curso de Polimento e Cristalização, voltado aos pintores, polidores e chees de oicina. O objetivo é apresentar a correta técnica de polimento e embelezamento do veículo, promovendo o melhor relacionamento entre oicina e clientes. O conteúdo do curso é composto pelos seguintes itens: técnicas de polimento, embelezamento do veículo, produtos utilizados no processo e cuidados necessários. Para mais inormações, entre em contato pelo teleone (11) 3948-4836 ou pelo e-mail
[email protected].
41