Dicas Para Concursos - Prof. Cabral - Palestra

December 27, 2018 | Author: ElizFerreira | Category: Corporate Bond, Chocolate, Logic, Nature
Share Embed Donate


Short Description

Dicas Para Concursos - Prof. Cabral - Palestra...

Description

TÉCNICAS DE ESTUDO E DE COMO FAZER PROVAS: Prof.. Cabral  Prof Cabr al 

1

Não existe fórmula mágica para passar em concurso.



É claro que uns têm mais facilidade que outros, mas com total dedicação e garra todos chegam lá. 

Sorte? Isso é papo furado! Concurso Público não é loteria. Se algum conhecido seu passou, só não foi por sorte, foi porque ralou muito e estudou mesmo.





QUALQUER UM PASSA EM QUALQUER  CONCURSO PÚBLICO

SORTE!? QUANTO MAIS ESTUDO, MAIS SORTE EU TENHO!





Prof. CABRAL



5

(William Douglas)



‐ NÃO MENOSPREZE

6





OS OUTROS CANDIDATOS



(William Douglas)

‐ TENHA 

DISCIPLINA 

(William Douglas)





(William Douglas)

‐ PASSAR NO





CONCURSO É UM OBJETIVO DE VIDA 

‐ NÃO DÊ

 ATENÇÃO A  BOATOS

9



(William Douglas)

10

PONHA NA CABEÇA: CONCURSO É UMA FILA. PEGUE A SUA SENHA, PORQUE SUA VEZ CHEGARÁ!







‐ NÃO DESPREZE

DISCIPLINA   ALGUMA 



Relação Candidato ‐ Vaga (C/Vg) Uma Tremenda Bobagem!

 Você já foi aprovado na maior relação C/Vg que você poderia passar um dia: 100 milhões de candidatos por somente uma vaga. SIM! você já foi aprovado nesse concurso.

13

DEUS E CONCURSO PÚBLICO



14

ESTUDO EM GRUPO. PRÓS & CONTRAS

O MILHO PREMIADO

TÉCNICAS DE ESTUDO E OUTRAS DICAS: 

17

 Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida. 

18

QUADRO DE HORAS &  ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Leia as instruções e dê uma olhada geral na prova, antes de iniciá-la .



FAZENDO PROVAS!



21

Comece pela matéria que mais gosta e domina (você vai ganhar tempo e se livrar da tensão inicial, uma vez que terá domínio do assunto).

22

(FCC): Prova Objetiva: contendo 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 5 (CINCO) opções cada. (estilo “a”, “b”, “c”, “d”, “e”)

Divida, mais ou menos, o tempo total da prova pelo número de questões (exemplo: 80 questões ( FCC). Como o tempo da prova é de 4 horas = 4 X 60 min = 240 minutos ao todo. Dividindo-se 240 minutos por 80 questões, teremos 3 minutos para cada questão.

Diante de uma questão (FCC) difícil, não perca tempo. Salte-a e deixe-a para o final (quando você retornará e tentará analisá-la e, por fim, passar ao “chute técnico”).

25

LEMBRE-SE! Os empresas que preparam concursos (FCC, ESAF, CESPE etc.) trabalham,em regra, com o seguinte BAREMA:

26

30% DE (QUESTÕES) ou ITENS FÁCEIS; 50% DE (QUESTÕES) ou ITENS MÉDIOS e 20% DE (QUESTÕES) ou ITENS DE NÍVEL DIFÍCEIS, POR MATÉRIA.

LEMBRE-SE! O GABARITO SERÁ, EM REGRA, BALANCEADO, ou seja, para uma prova com 40 questões de conhecimentos específicos, teremos o seguinte resultado:

EXEMPLO ‐ INFORMÁTICA: 10 QUESTÕES ‐ CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: 30 QUESTÕES

29

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: GABARITO: a) 6 b) 6 c) 6 d) 6 e) 6

30

Procure, agora, resolver as 9 questões fáceis (30%). Elas serão aquelas que você terá certeza em sua resolução. Você verá que serão facilmente detectadas!

Procure, agora, resolver os 15 médias (30%). Elas serão aqueles que você terá quase certeza em sua resolução. 33

Exemplo: SEU resultado preliminar, das questões que conseguiu fazer: “a” = 4 “b” = 3 “c” = 5 “d” = 5 “e” = 3

Após marcar todas as questões fáceis e as médias que conseguir, apure o seu gabarito. Suponhamos que você tenha conseguido fazer as 9 fáceis e 11 das 15 médias = total = 20 34

CHUTE TÉCNICO Se você está em dúvida entre as letras “a”, “b” e “d”. Opte pela “b”, que foi a que menos apareceu em seu gabarito!

OUTRA TÉCNICA: Em caso de dúvida, atente para o fato de que as respostas certas tendem a trazer mais detalhes.

Exemplo: - “ A companhia pode criar, a qualquer tempo, títulos negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao capital social, denominados " partes beneficiárias" ” (ERRADA); - “ A companhia, exceto as de capital aberto, pode criar, a qualquer tempo, títulos negociáveis, sem valor nominal e estranhos ao capital social, denominados " partes beneficiárias" . (CORRETA)

37

ATENÇÃO!!! EM REGRA, questões que possuem palavras como “NUNCA”, “SEMPRE”, “SEM EXCEÇÃO”, “SOMENTE”, costumam ser afirmativas ERRADAS.

38

CUIDADO!! ATENTE PARA O “EM REGRA” ou “REGRA GERAL” que pode vir, tanto no comando da questão, quanto no próprio item.

EXEMPLOS: 1. Analise o item seguinte: - “o valor total das emissões de debêntures

OBSERVAÇÃO! VEJA QUE, QUANTO MAIS VOCÊ ESTUDOU, MAIOR SERÁ A SUA QUANTIDADE DE QUESTÕES ou ITENS FEITOS COM POSSIBILIDADES DE ACERTO E MUITO MAIOR SERÃO SUAS VANTAGENS NO “CHUTE TÉCNICO”.

não poderá ultrapassar o capital social da companhia”. (ERRADO)

2. Analise o item seguinte, dentro da regra geral: - “o valor total das emissões de debêntures não poderá ultrapassar o capital social da companhia”. (CORRETO) 41

Assim que você terminar cada prova (na ordem que você escolheu. Ex.: 1. Português, 2. Matemática etc., vá passando para o gabarito as respostas. NUNCA deixe para passar para o gabarito ao final da prova toda. EXEMPLO: terminou Português e já procedeu ao Chute Técnico (Fechou esta prova? Então, passe para o gabarito!)

42

QUINTA TÉCNICA: PROVA DE EXATAS (Matemática e Raciocínio Lógico etc.)

PROVA DE EXATAS:

PROVA DE EXATAS: 2. Chute um dos dois itens mais aproximados, conjugando com o seu gabarito preliminar.

1. NÃO olhe o gabarito antes de resolver a questão! 45

PROVA DE EXATAS: 2. Exemplo: a) 11,72 b) 10,00 c) 14,20 d) 11,77 e) 13,20

46

- OUTRA TÉCNICA PARA QUALQUER TIPO DE PROVA:

Marque o item abaixo que só contem garantias pessoais: a) aval, penhor e hipoteca; b) penhor, fiança e endosso; c) aval e fiança; d) aval, fiança e alienação fiduciária; e) hipoteca, aval e fiança.

VÉSPERAS E DIA DA PROVA:

49

Durma a mesma quantidade de horas que está acostumado. Deite-se no mesmo horário. NUNCA altere seu “biorritmo” nas vésperas da prova;

50

NUNCA tome calmantes ou soníferos. Esses medicamentos causam distúrbios;

JAMAIS, NUNCA, EM HIPÓTESE  ALGUMA coma doce, balas, chocolates, tanto nos dois dias precedentes à prova como, PRINCIPALMENTE, no dia e no momento da prova. 53

O organismo absorve o açúcar no estômago e produz insulina instantaneamente, causando, a seguir, hipoglicemia (queima excessiva do açúcar – HIPOGLICEMIA REBOTE - (ISTO É RÁPIDO E DOLOROSO), daí causa o BRANCO químico, irreversível (durante a prova).

 AÇÚCAR É O MAIOR BANDIDO CONTRA OS CONCURSANDOS. O hábito de comer açúcar (qualquer doce ou chocolates) durante concursos é atrasado, ingênuo e perigoso. 54

OBS.: ALGUÉM JÁ PAROU PARA PENSAR O PORQUÊ DAS MÃES COLOCAREM AÇÚCAR NAS MAMADEIRAS DAS CRIANÇAS? SIMPLESMENTE PARA DAR SONO (“ ACALMAR” ). ÓBVIO QUE O  AÇÚCAR ACALMA, POIS CAUSA SONO.

Um dos componentes básicos do chocolate, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, é uma substância que fabricamos em situações de felicidade. 57

O chocolate, que ao mesmo tempo que dá energia, relaxa as tensões.

Namoro e orgasmo cursam com uma cascata de serotonina em nosso corpo.

58

O chocolate, antes de dormir, recupera nossas forças e ajuda a embalar o sono.

DÊ PREFERÊNCIA para os carboidratos integrais. Tanto às vésperas das provas, como durante a prova, coma bastante macarrão integral, pão integral e água. NUNCA refrigerantes, muito menos LEITES ou derivados do leite. Leve para prova, também, pão integral, ou bolachas integrais ou uma maçã ou laranja (com bagaço e tudo) (A FRUTOSE É O MELHOR AÇÚCAR PARA ESSES MOMENTOS). 61

Prepare, também, seus documentos, inscrição e o que mais for o caso.

Antes de dormir, prepare todo o seu material, inclusive roupas leves e confortáveis para a prova. Lembre-se: prova não é desfile de modas. 62

LEMBRE-SE: FAZER CONCURSO É UMA ARTE. PASSA NÃO NECESSARIAMENTE AQUELE QUE MAIS ESTUDOU, MAS AQUELE QUE, ALÉM DE TER ESTUDADO, SABE FAZER PROVA.

CONCURSO E SEXO

As dicas acima advieram de uma experiência de 31 anos em concursos públicos (desde 1978 –  97 concursos públicos feitos) (28 lecionando em cursinhos preparatórios) e estudos relacionados com concursos, com ACERTOS (52 aprovações) e ERROS (45 reprovações).







65

-Colégio Naval (1978); - EsPCEx (1978); - EPCAR (1978); - Escola Técnica Federal do Rio; - Arsenal da Marinha do Brasil; - AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras (1981); - Perito da Polícia Civil de MG; - Agente de Polícia Civil de MG; - Banco do Brasil (1982, 1988, 2000 e 2002); - Caixa (Gerente Treinee - 2000 e 2001); - Fiscal Tributário GDF (2002); - Advogado da CEB (2002); - Analista do TJDFT (2001); - Técnico Judiciário TJDFT (2001); ... dentre outros.

66

Dizem que quem aprende com seus erros é inteligente. Portanto, NÃO seja inteligente apenas, aprendendo com o seu erro; SEJA GÊNIO: APRENDA COM O ERRO DOS OUTROS.

BOA PROVA! NÃO LHE DESEJO BOA SORTE, PORQUE QUANTO MAIS A PESSOA SE PREPARA, MAIS SORTE ELA TEM!

ACREDITE EM VOCÊ. VOCÊ PASSARÁ, SE QUISER!

69

TUDO É TÉCNICA!

70

O GRANDE BIZU (SEGREDO) ESTÁ NAS “HORAS‐BUNDA” que antecederam o dia da prova!!! Prof. Cabral

GARANTIAS, LETRA DE CÂMBIO, FACTORING, MERCADO DE CAPITAIS e LAVAGEM DE DINHEIRO

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF