Dialogando Maria Da Penha - Exercícios de Fixação - Módulo III
April 4, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Dialogando Maria Da Penha - Exercícios de Fixação - Módulo III...
Description
Página inicial / Meus cursos / DLMP-2020-2 / Módulo III / Exercícios de Fixação - Módulo III
Iniciado em
segunda, 19 out 2020, 12:00
Estado Finalizada Concluída em
segunda, 19 out 2020, 13:00
Tempo 59 minutos 50 segundos empregado Avalia Ava liarr Questão
1
Correto
85,00 85, 00 de de um máximo de 100,00 Em relação à conduta do marido de Ana Carolina, relatada na unidade 3, leia as afirmativas abaixo e marque ou falsa verdadeira ou verdadeira falsa::
Atingiu 10,00 de 10,00
a. Configura violência física e psicológica;
b. Evidencia desigualdade de gênero na família;
c. Caracteriza violência física, psicológica e moral;
d. Constituem ameaça e tentativa de homicídio;
e. Constitui violência institucional.
As alternativas falsas são as letras "d" e "e". Em relação à letra “d”, embora as agressões fossem ficando cada vez mais pesadas não houve tentativa de homicídio. Na letra “e”, a violência institucional ocorre a partir da revitimização da mulher em situação de violência nos serviços de atendimento, em especial pelo mau atendimento, negligência e descaso com a violência narrada.
Questão
2
Correto
A Lei Maria da Penha prevê, exemplificadamente, em seu art. 7º, algumas formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Indique a alternativa que contém forma de violência não abrangida pela LMP:
Atingiu 10,00 de 10,00
Escolha uma: 1. Física, patrimonial e moral; 2. Psicológica, física e institucional;
3. Fisica, psicológica e sexual; 4. Patrimonial, fisica e psicológica; 5. Moral, patrimonial e sexual.
A resposta correta é o item 2, pois contém a violência institucional, prevista na Convenção de Belém do Pará e na legislação nacional, mas não foi prevista, expressamente, pela LMP.
Questão
3
Analise as afirmativas abaixo e assinale a falsa falsa..
Correto Atingiu 10,00 de 10,00
Escolha uma: a. As Medidas Protetivas de Urgência buscam interromper a violência em curso ou evitar que aconteça; b. Devem ser requeridas e apreciadas de imediato pelas autoridades competentes; c. As mulheres podem requerer as medidas protetivas; d. A data de concessão da Medida não é tão importante, desde que deferida; e. Medidas de urgência para os familiares da mulher em situação de violência podem ser requeridas, a partir do contexto mais amplo da violência.
A resposta correta é a letra “d”, pois a celeridade na obtenção da medida pode significar a segurança ou o risco para a mulher em situação de violência.
Questão
4
Correto Atingiu 10,00 de
Julgue a afirmativa abaixo como verdadeira ou falsa: A Lei Maria da Penha inclui, indistintamente, todas as mulheres em situação de violência nas relações domésticofamiliar ou afetivas.
10,00
Escolha uma opção: Verdadeiro Falso
A afirmativa é verdadeira.
Questão
5
Correto Atingiu 10,00 de 10,00
Paula e Maria mantêm relacionamento estável por 4 (quatro) anos, mas atualmente vivem uma intensa crise conjugal. Paula começou a perseguir, humilhar e ridicularizar Maria dentro e fora de casa. Diante disso, Maria buscou as autoridades policiais para registrar ocorrência. Reflita sobre o caso e assinale as afirmativas abaixo verdadeiras (V) ou falsas (F): a. O caso acima reflete uma situação de violência nas relações doméstico-familiares e afetivas prevista na Lei Maria da Penha (LMP);
b. Esse caso não é abrangido pela LMP;
c. Não constitui violência nos termos da LMP, por ser uma relação afetiva entre duas mulheres;
d. A LMP é aplicada exclusivamente em casos de violência cometida de homem contra mulher;
e. A LMP é aplicada às mulheres que sofrem violência nas relações domésticas, familiares ou afetivas, independentemente da orientação sexual.
A resposta correta é: as letras "a" e "e" são verdadeiras e as letras "b", "c" e "d" são falsas pelas seguintes razões: A letra "b", pois a LMP abrange os casos de violência contra a mulher, nas relações pessoais, independentemente de orientação sexual. A letra "c", pela mesma razão acima, ou seja, a LMP prevê sua abrangência aos casos de violência nas relações afetivas entre duas mulheres. A letra "d", pois a violência nas relações doméstico-familiar e afetiva, embora tenha o homem como autor da violência na maioria dos casos, pode ocorrer também entre duas mulheres.
Questão
6
Correto Atingiu 10,00 de 10,00
“Ana Carolina, 32 anos, mulher negra que perdeu a conta das vezes em que foi agredida por seu companheiro com quem vivia há oito anos e pai de seus dois filhos. No início eram agressões verbais seguidas de tapas, por qualquer descuido descuido ou por ciúme. Com o tempo as agressões foram ficando mais pesadas, sem razão clara, e ocorriam na frente dos filhos. Diversas vezes pensou em largá-lo, carregando os filhos, mas temia perder a casa, construída durante anos e para a qual contribuíra com seu salário de professora de escola pública. Preocupava-se também com o sustento dos filhos. Sabia que tinha direitos, mas como garanti-los, se quando falou em deixá-lo, há mais de três anos, ele a ameaçara de morte? Permanecia assim sem ação, esperando que ele um dia voltasse a ser o homem fascinante que a conquistara.” Analisando apenas apenas o o trecho acima, que retrata o caso de Ana Carolina, escolha a alternativa falsa falsa.. Escolha uma: I. Ana Carolina vivenciou uma situação de violência contra a mulher; II. Ana Carolina vivenciou uma situação violência específica que ocorre no ambiente doméstico-familiar; III. Ana Carolina vivenciou uma situação de violência psicológica; IV. Ana Carolina vivenciou uma situação que configura violência de gênero; V. Ana Carolina vivenciou uma situação que não configura violência.
A resposta correta é o item "V", pois Ana Carolina vivenciou situação de medo e terror frente às ameaças de seu marido, além da violência física; assim a conduta do marido configura violência, pois ocorreu no âmbito doméstico e afetivo, abrangida pela LMP.
Questão
7
Correto
Em relação ao atendimento de Ana Carolina pela delegacia comum, conforme relatado na unidade 3, deste Módulo III, julgue as alternativas alternativas abaixo em verdadeiro verdadeiro (V) ou falso (F).
Atingiu 10,00 de 10,00
a. Percebe-se a necessidade de desconstruir a ideia de que a violência doméstica é uma questão de foro privado e, menos importante que outros tipos de violência;
b. O atendimento resultou em revitimização de Ana Carolina e manutenção da situação de violência;
c. A abordagem inadequada dos agentes é classificada como violência institucional, uma vez que negligenciaram a violência praticada, responsabilizaram a vítima pela violência sofrida e a submeteram a constrangimentos, entre outros, por questão étnico-racial; d. O atendimento na delegacia contém elementos que definem a rota crítica percorrida pelas mulheres na busca de solução à violência sofrida; e. Na visão dos agentes, a violência doméstica contra as mulheres deve ser resolvida em casa, portanto, port anto, é considerada de interesse público.
As alternativas "a", "b", "c" e "d" são verdadeiras. A alternativa "e" é falsa, pois sendo de interesse público significa que extrapola o âmbito doméstico e familiar e está sujeito à intervenção do Estado para coibir esses atos.
Questão
8
Analisando o caso apresentado na unidade 3, 3, deste Módulo III, assinale as alternativas falsas falsas..
Correto Atingiu 10,00 de 10,00
Escolha uma ou mais: a. A delegacia comum, na falta da DEAM, faz parte da rede de atendimento à mulher em situação de violência; b. Ana Carolina sofreu violência institucional no atendimento da delegacia comum; c. Os agentes devolveram à esfera privada, das relações familiares, a violência sofrida por Ana Carolina; d. Ana Carolina foi revitimizada ao buscar o apoio do Ligue 180; e. Ana Carolina não hesitou em denunciar o marido e foi logo à delegacia, após a primeira violência física.
A resposta correta são as letras "d" e "e". A letra “d”, pois Ana foi revitimizada ao buscar o apoio da delegacia. A letra “e”, pois Ana Carolina hesitou muito em denunciar, pois foram várias agressões em oito anos de convivência, o que a fez “perder a conta”.
Questão
9
Incorreto
A partir do relato de Ana Carolina, na unidade 3, deste Módulo III, é possível perceber que são muitos os fatores que dificultam a denúncia da violência doméstica e familiar pelas mulheres.
Atingiu 0,00 de
Identifique a alternativa que não corresponde a corresponde a esses fatores.
10,00
Escolha uma: a. O sustento dos filhos, já que temia sair de casa e não receber o valor devido pelo pai aos filhos; b. Receio de sair de casa e perder todo o esforço econômico empreendido para construí-la; c. A total falta de apoio e com quem contar sobre a difícil situação vivenciada; d. As ameaças de morte; e. A esperança na mudança de comportamento do marido.
A resposta correta é a letra “c”, pois Ana Carolina contou com o apoio de uma amiga que a encorajou a denunciar os atos violentos do marido.
Questão
10
Parcialmente
Em relação à conduta do marido de Ana Carolina, relatado na Unidade 3, leia as afirmativas abaixo e assinale as alternativas falsas falsas::
correto Atingiu 5,00 de 10,00
Escolha uma ou mais: a. Configura violência física e psicológica; b. Evidencia desigualdade de gênero na família; c. Caracteriza violência física, psicológica e moral; d. Constituem ameaça e tentativa de homicídio; e. Constitui violência institucional.
Você selecionou corretamente 1. As alternativas falsas são as letras "d" e "e". Em relação à letra “d”, embora as agressões fossem ficando cada vez mais pesadas não houve tentativa de homicídio. Na letra “e”, a violência institucional ocorre a partir da revitimização da mulher em situação de violência nos serviços de atendimento, em especial pelo mau atendimento, negligência e descaso com a violência narrada.
◄ Módulo III - A Lei Maria da Penha na prática
Seguir para...
Avalie o Curso ►
View more...
Comments