Diagnostico Avancado Estudodecasos Paulorogerio GTO

April 3, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Diagnostico Avancado Estudodecasos Paulorogerio GTO...

Description

 

Paulo Rogério

Diagnós Dia gnóstico tico Avan Avançad çado o – Est Estudo udo de casos casos

 

TUDO DE CASOS E1° Scaso: caso: Ômega Ômega aust austral raliano iano 3.8 V V66 gaso gasolina lina ano 99. Problema: hora bate arranque, hora não.

Equipamentos usados:



Scanner, osciloscópio e um software automotivo.  Vamos usar o Rasther, Rasther, o osciloscópio ucraniano USB Autosco Autoscope pe IV, e o software software Dicatec, Dicatec, foi foi o que achei com mais informações sobre esse veículo.

 

MOTOR 3.8 V6  ANO 99

 

PRIMEIRO PASSO: LEITURA DOS DTCS

 

 

EGUNDO PASSO 



S examinar o código 92,: o ventilador Primeiro vamos de baixa. Tem um relé na caixa de fusíveis, que vai na lateral do motor, do lado da bateria, e que faz a primeira velocidade do ventilador. Ele estava faltando, colocamos o relé e entramos com o scan sc anne nerr eem mm mod odoo aatu tuad ador ores es e aass ssim im co cons nsee ui uimo moss atuar as duas velocidades. Um problema foi resolvido, o DTC 92. Agora vamos partir para o outro, o DTC 48, posição do virabrequim, sensor de rotação CKP. Vamos precisar de uma imagem de referência.

 

IMAGEM DE REFERÊNCIA , CEDIDA  PELO P AULO JOVINO

 

TERCEIRO PASSO, ENTENDENDO O ESQUEMA ELÉTRICO

 

PINO USADO PARA PEGAR O SINAL

 

C APTURANDO AS IMAGENS 

Resolvi fazer todos os testes na eu ntradaesdcaormaóvdauoloc decoinej,eçpãoor,qausesinmo motor o acesso é muito ruim, CKP 1 e 2 mais o sensor de fase CMP.

 

UC FICA NA LATERAL, LADO DO MOTORISTA 

 

C ABO DE VELA CILINDRO 1 E INJETOR 1

 

MOMENTO EM QUE A UC CORTA O INJETOR, MAS TEMOS OS OUTROS SINAIS

 

SINAL DOS DOIS SENSORES DE ROTAÇÃO D anotse ddefeesistao nsiotusaeçnãsoo,r pdoessrootaafçiãroma1r equ2e, m nãaos teim temos um corte nos injetores indicando que está acontecendo algo dentro da central. Preciso agora ir por outro caminho. Então lembrei que um amigo tinha um scanner original. Usando o Tech2 em modo carroceria tenho um novo caminho, encontrei um parâmetro interessante.

 

Quando não batia arranque, esse parâmetro ficava mudando rápido de “não” para “sim”, foi ai que ednetpenardtiidoa,atqeuraranm lé doenotocóedliegtorôdnaiccohanvoepéinroecFe5biddoo croem sucesso pela UC ela libera o aterramento eletrônico e

com isso você tem partida permitida.    

 A GORA 



A PERGUNTA :

Paulo, sevocê não deu tinhapartida o terranoliberado F5 como carro? pela UC no Bom ra fazer ess ssaa ca tura em uma única partida, eu fiz um aterramento no pino F5 ao terraentrou da carroceria, ai tive umaque boapra partida, só não em funcionamento, mim foi fundamental para o diagnóstico.

 

CHAVE VELHA 

Então fica aqui uma dica simples: se você ligar o contato desse carro e ele não virar arranque, dpe esrfei ceito ontofie(b daeria ch, aar veranq . nque Isue so enat o erra cram asm o en detos) es. tar tudo perf (bat ater ia, arra ater ento s).

 

RANSDUTOR DE VÁCUO NA MACHA LENTA  T Esse é um assunto muito complexo, como ignição é. Há seis anos venho usando transdutor e, quanto mais eu sei, chego a conclusão que tenho que estudar mais essa forma de onda. Em seguida, vou apresentar uma imagem que fiz sem prestar atenção na regulagem do transdutor de vácuo. O igual ao fechamento da válvula de escapamento, coisa que não pode acontecer.  Até pensei que era defeito mecânico, mas não . Isso aconteceu porque não fechei um pouquinho mais a mangueira do TVA. O vácuo está forte porque foi capturado na entrada do cervo freio.

 

TRANSDUTOR DE VÁCUO NA MACHA LENTA 

 

 V  ÁCUO PRÓXIMO DO IDEAL 



Na a seguir um bom queimagem não o ideal, mas tive próximo dele.resultado,claro Vejam que uma fechadinha a mais já melhorou a forma de onda ficando o fechamento de admissão abaixo da de esca e. Essa captura se só ofoiveículo possível com aoscilando lenta esse estabilizada, estiver teste não é possível, ai teria que ser na partida sem que o veiculo entre em funcionamento, funcionamento, mas ai é outra historia.

 

 V  ÁCUO

UM POUCO MELHOR

 

FORMA DE ONDA PADRÃO  Vou uma forma com de onda padrão paradeixar vocês analisarem atenção e irem estudando cada ponto, onde abre e fecha fecha



as válvulas. 

Lembrando que cada caso é umtodos caso.osPara um bom e preciso diagnóstico, testes e ferramentas que temos não podem ser descartados.

 

FORMA DE ONDA PADRÃO

 

ONTOS DE ABERTURAS E FECHAMENTOS

P

 

REDE CAN

Não sou especialista nessa área, sou um reparador que me viro como posso para resolver os diagnósticos cada vez mais complexos em minha oficina.  Vou usar o osciloscópio Picoscope de bancada com dois canais, uma opção barata em vista de alguns equipamentos automotivos. Esse equipamento os pilotos estão usando há uns 2 ou 3 anos aqui no Brasil, no modelo 2204 e 2205A de 25Mhz. Com ele você consegue decodificar a rede, e com isso temos

mai aiss in info form rmaç açõe õess co comp mpar aran ando do co com m ou outr tros os os osci cilo losc scóp ópio ios. s.

 

OSCILOSCÓPIO (IMAGEM RETIRADA P DA ICO INTERN2205A  ET)

 

PEGADINHA   Vou postar três imagens com o Hantek sobre forma de ondas da Can, mas antes uma dica: 

No teste de Rede Can, para uma perfeita , aparelho, a sonda X1-X10. Com ela, a precisão na captura é perfeita, não use esses cabos usamos no dia a dia, extensões longas, poisque elas dão muita interferência e ruídos.

 

ONDA PADRÃO SENTRA  2.0  ANO 2015 PEGA NO CONECTOR OBD

 

SENTRA  2.0  ANO 2015 C AN PEGA NO CONECTOR OBD

 

C AN DO SENTRA 

 

REDE CAN P ALIO 1.6 ETORQ ANO 2013 DTC: U0184 Forma de onda padrão, sempre usamos essa frase: uma é o espelho da outra. como ana samos o s na e e e an. or m, emos casos cada vez maiores que só um sinal não é mais conclusivo. E agora, Paulo? Uma imagem de referencia? Bem que ajuda numa hora dessa, mas não é sempre que temos essas imagens, por isso é importante um banco de dados.

 

MODELO USADO:

 

P ACOTE INCORRETO PARA ANÁLISE

 

P ACOTE CORRETO PARA ANÁLISE

 

ESCOLHA DO PACOTE IDEAL Fiz a captura em um tempo maior pegando vários pacotes para poder fazer uma boa análise. Cada montadora usa um endereço, um ID para cada módulo aplicado no veículo. Você sabendo esse endereço, você sabe qual módulo está recebendo essa informação. No nosso caso, o ID que não validou essa informação é o 5.96, o do rádio porque o DTC se refere a ele.

 

EDE CAN R P ALIO 1.6 16 V ETORQ ANO 2013

 

CAN P ALIO 1.6 ETORQ

 

 A 

GSRRADECIMENTOS Paulo Jovino, JoelsonGRADECIMENTOS , Diogo Vieira, Marcelo Godoy, Mauro Cervo, Natan Weber, Osair Xavier, Sidney Winck, Ivandeo, Valdir, Marcio Olivei Oliv eira ra,, Fr Fran anci cisc scoo Pa Pari rizz zzii Obic Obice. e. Essas pessoas foram e são muito importantes para mim, sem eles e les eu não teria evoluído no diagnóstico avançado. Obri ado à todos de cora ão.

 Att. Paulo Rogério. Membro do grupo GTO Mecân Mecânica ica Pa Pará rá - São Pau Paulo, lo, Zon Zonaa Norte, Jaçan Jaçanã. ã. 11-29940442 [email protected] Treinamentos: Oscilos Osc iloscóp cópio io fa fase se 1 – ini inician ciante; te; Oscilos loscópio fase 2 - avança çaddo com tra ran nsdutor orees em moto torres es;; Redecan bus, protocolo sent e ignição avançada com estratégia

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF