Depressão no Idoso Hel
Short Description
Download Depressão no Idoso Hel...
Description
Dr. Helder Lúcio Ganacin
A depressão não é apenas uma tristeza passageira perante um facto adverso da vida. Ela apresenta-se de maneira profunda e duradoura e, em geral, dura algumas semanas, podendo estender-se por anos. É errado considerar que, com o avanço da idade, a ocorrência da depressão é natural. Qualquer pessoa pode ser vítima dessa doença e o melhor a fazer é procurar ajuda logo que os primeiros sinais se manifestem. Com a idade pode haver aumento de transtornos depressivos. De 8 e a 15% dos idosos apresentam sintomas depressivos.
Tristeza prolongada e frequente, “sensação de vazio” e
ataques de choro sem explicação; Dormir muito pouco ou dormir demais; Perda de apetite e de peso ou aumento de apetite e de peso; Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas; Inquietação ou irritabilidade; Lentificação; Pensamento constante com a morte
Muitas causas podem estar envolvidas: ◦
◦
◦
◦
◦
Biológicas – excesso ou falta de algumas substâncias no cérebro, os “neurotransmissores” Genéticas – herança familiar multifatorial
Medicamentos Doenças clínicas: IAM, câncer, transtornos hormonais(doenças da tireóide) , etc. Psicológicas: cognição negativa, perdas precoces, situações de vida.
Psicoterapia Suporte familiar Terapia ocupacional Atividades físicas Religião
Longa duração
Efeitos colaterais precoces
Efeito terapêutico tardio
Resposta muito individual
Algumas dicas para a prevenção da depressão: 1 - Fazer exercício físico diário De preferência ao acordar, durante uma hora (por exemplo, caminhada). O exercício físico, quando feito diariamente, aumenta a produção de hormonas no nosso corpo, que dão a sensação de bem-estar e de boa disposição. 2 - Sono ideal 3 - Evitar actividades excitantes antes de dormir Deve-se evitar actividades como desporto, ver televisão, telefonemas, discussões, pelo menos uma hora antes de dormir. Dar preferência a actividades relaxantes, por exemplo, ouvir música, rezar. 4 - Exposição à luz solar No início da manhã ou final da tarde, a exposição à luz solar promove o aumento de melatonina, que é a substância que controla os ciclos do sono/vigília e do humor.
5 – Passar algum tempo em actividades e relacionamentos familiares e sociais. 6 - Busca de encontros e reuniões que constituam momentos de prazer Esses encontros são o combustível da vida. Procurar ambientes abertos como praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, etc.
7- Investir em lazer nos finais de semana Sair da rotina de casa para resgatar a tranquilidade. O lazer é fundamental, e deve ser feito com criatividade, à procura de novidades 8 - Investir em hobbies (passatempos; actividades de tempos livres) Como costura, pintura, jardinagem, pescaria, etc, uma vez que desvia o pensamento de preocupações rotineiras e melhora o relaxamento.
Depressão é o transtorno mental mais comum na população Recorrente e com risco de cronificação Recuperação plena se tratado adequadamente
Sejam Felizes!!!
Obrigado!
View more...
Comments