Curso Dialux
Short Description
Download Curso Dialux...
Description
Projetos de Iluminação por Computador – DIALux
Imagem: Cortesia Direcional Engenharia S.A.
Ver. 4.10.0.2 Dezembro – 2012
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 1 Tarefa: Planejamento rápido utilizando o DIALux wizard Você deverá desenvolver um esquema de iluminação para o escritório apresentado abaixo. Inicie primeiramente o “DIALux Light”, digitando os detalhes/dados do cliente e criando o ambiente juntamente com os coeficientes de reflexão padrões. Selecione a luminária “DIAL USN-ID 2/54W T16 EVG ASQ500” no menu “Catálogos Banco de dados próprio” e defina o tipo de “Montagem de luminárias” com haste de suspensão igual a 0,5 m. Utilize três linhas de luminárias paralelas às janelas, cada uma delas com três unidades e pressione “Calcular”. Após os cálculos analise os resultados obtidos e exporte os resultados para o formato PDF. Salve esse exercício como um arquivo DIALux. Dados do cliente: Empresa:
Smith Electrics Ltd. Mr Will Smith Bright Street 33 56789 Lumen
Projeto:
Projetando o escritório do Meier Junior.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 3a Tarefa: Geometria interior Você deverá desenvolver um esquema de iluminação para o escritório do diretor da Schriever Ltda. Use o DIALux para criar a geometria do cômodo que está marcado pelo círculo vermelho, mostrado na imagem abaixo (considerar que as janelas tem a altura do pé-direito: 2.80 m). Abra o DIAlux e insira um novo ambiente interno. utilize o comando "Carregar ficheiro DWG ou DXF" para importar o arquivo .dwg da planta baixa do primeiro pavimento desse escritório. Esse arquivo a ser carregado está localizado em Desktop Participant/3a_Interior_geomety/DX/CAD 3a_Schriever.dwg. A escala da planta é dada em metros. Clique com o botão direito em cima da sala criada anteriormente para editar a mesma. Carregue cada ponto desta sala até o local correto da planta importada. Clique no comando "Inserir janelas e portas", ajuste as medidas e crie a janela, em seguida clique em "copiar ao longo de uma linha" utilizando o botão direito do mouse. Para isso, você precisa medir a distância entre duas janelas e digitar o número de cópias. Depois insira a porta e o pilar redondo no cômodo.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 3a Tarefa: Geometria interior Tarefa adicional 1: Clique em objetos e em seguida em "Corpo Padrão" para introduzir um "Corpo de extrusão". Ajuste as medidas de acordo com a parte frontal do escritório e adicione um teto suspenso de forma que o pé-direito livre do cômodo seja reduzido em 20 cm nesta área. Para a parte restante, continue usando o "Corpo de extrusão" compatíveis com o gride dos perfis das janelas.
Escritório com feixes
DIALux 4.10 user training
para
adicionar
feixes
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 3a Tarefa: Geometria interior Tarefa adicional 2: Subdivisão das esquadrias para criação de filetes Crie um “Corpo de extrusão” e, na planta baixa, defina os pontos 1, 2, 3 e 4 como as quatro extremidades da janela. Defina H: 0.05 m e Z: 0.80 para o filete de baixo. Para o filete de cima, Z: 200. Confira se os painéis formados nas janelas estão com escala de acordo com as divisões realizadas.
Escritório com perfis horizontais na janela
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 3b Tarefa: Geometria exterior Você deverá desenvolver um esquema de iluminação para a área externa da Schriever Ltd. Você recebeu por e-mail um arquivo .dwg da planta baixa do térreo (verificar Desktop Participant/3b_Exterior_geomety/DX/CAD 3b_Schriever.dwg). A escala da planta é em metros. Com o auxílio do arquivo .dwg importado, construa a geometria externa e coloque nomes para os elementos do térreo que forem inseridos. Para acessar o arquivo .dwg, clique em “Visão” e depois “DWG ou DXF Mostrar fundo”. Insira um “Corpo de extrusão” sobre as áreas marcadas de vermelho na imagem abaixo e defina Altura: 0.12 m.
Planta baixa do térreo
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 3b Tarefa: Geometria exterior
Cena externa criada no DIALux Tarefa adicional 1: Clique em “Visão” e depois em “Propriedades DWG ou DXF/ Seleção de suporte”. Feito isso, clique na aba “layer” e ative a layer “special_exercise” do AutoCAD. Depois clique em “Elementos do cenário externo” e arraste o “Elemento de solo redondo” para o lago e “Elemento de solo” para o caminho de pedestre. Por último clique com o botão direito sobre a forma e em “Editar elemento de solo”.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4a Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Agora vamos adicionar o mobiliário da sala do CEO da Schriever Ltd. Comece abrindo o arquivo .dwg: Desktop/Participant/4a_Furniture_objects_interior/Dx/ Participant4a_0.dlx Adicione o mobiliário e os objetos à sala. Mova e rode os objetos com o mouse ou usando a aba “Projeto”. Insira as prateleiras de acordo com as dimensões indicadas na planta baixa, usando a função “copiar ao longo de uma linha”. Ao inserir objetos, procure colocá-los sobre a superfície de outros (quando for colocar um computador, por exemplo, insira-o sobre uma mesa).
Schriever Ltd: escritório com o mobiliário
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4a Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 1: Criando um trilho Insira spotlights em um trilho de pingentes para valorizar a estante da sala. Serão necessárias três peças para formar o trilho. A forma de construção de cada uma das peças é exposta abaixo: Perfil u: Primeiro, coloque a visão de planta do DIALux. Insira um corpo de extrusão e, ainda na visão de planta, defina Comprimento: 0.100 m Largura: 0.100 e Altura: 3.00 m. A forma criada será de um retângulo de altura 3 metros e largura e comprimento de 0.1 metros. O passo seguinte é editar a geometria do corpo de extrusão. Para isso, clique com o botão direito sobre o ele e insira um novo ponto. Repita esse passo até formar um perfil em “u” (ver figura ao lado). Por último, gire o trilho. Para isso, clique sobre o objeto e em “Rotação”, defina x: 90.0 e z: 90.0. Ajuste a altura usando a visão lateral. Tubo cilíndrico: Insira um Cilindro vertical e defina C: 0.008 m L: 0.008 m e H: 0.300 m. Posicione o tubo sobre o perfil “u” usando a visão lateral e de planta. Copa dos cones: Primeiro adicione um cone e defina C: 0.070 m L: 0.070 m e H: 0.070 m. Depois insira um Paralelepípedo e defina C: 0.040 m L: 0.040 m e H: 0.040 m. Coloque a vista lateral do DIALux e sobreponha o cubo e o cone de modo que a superfície superior do cubo coincida com a superfície superior do cone. Selecione os dois volumes usando a tecla Shift e clique com o botão direito e vá em “Subtrair” (Subtrair do Cone). O resultado será o cone cortado na parte de cima. Para girá-lo, use os eixos coloridos. No final, junte as peças e forme um trilho como na imagem ao lado. Use o comando “Copiar ao longo de uma linha” para o tubo cilíndrico e a copa dos cones.
Tarefa adicional 2: Salvando o mobiliário Clique com o botão direito e em “Guardar objeto”. Exporte o mobiliário criado como um arquivo .sat para a área de trabalho. Preste atenção na posição da origem!
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4a Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 3: Criando e dividindo uma parede com uma porta Abra o arquivo: Desktop/Participant/4a_Furniture_objects_interior/Dx/Participant4a_Z3_0.dlx
Insira uma parede para dividir os dois cômodos. Para isso, use um “Corpo de extrusão”. Depois insira um cubo de 1.20 m x 2.10 m para delimitar o vão da porta com a moldura. Por último, insira outro cubo de 2.00 m x 1.00 m de forma que sobre 10 cm para cada um dos lados da porta e subtraia esse cubo do primeiro. O resultado será a forma da porta com uma moldura. Para criar a porta, insira um paralelepípedo de 2.00 m x 1.00 m e espessura de 5 cm e gire-a para deixá-la aberta.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4a Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 4: 3DS Import Abra o arquivo: Desktop/Participant/4a_Furniture_objects_interior/Dx/Participant4a_Z4_0.dlx Nesse arquivo você encontrará um showroom de um vendedor de carros. Agora importe dois carros 3DS e insira-os nos patamares. Os carros estão na pasta: Desktop/Participant/4a_Furniture_objects_interior/ 3DS models Edite a dimensão dos objetos depois que inseri-los, clicando com o mouse sobre eles e alterando a aba “Geometria”. Defina C:2.500 m L: 4.500 m H: 1.500 m. Defina a iluminação dos carros usando os objetos já inseridos. Antes de começar a calcular, defina os objetos 3DS (carros) como “objetos de decoração”.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4b Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Por favor, abra: Desktop Participant/ 4b_Furniture_objects_exterior/ Dx/ Participant 4b_0.dlx. Tente recriar de forma simples a geometria do edifício da Schriever Ltd. Para isso, use a ferramenta “corpo de extrusão”. Primeiro, ative a layer “building_ground_floor”. Para isso vá em “Propriedades DWG e DXF / Selecção de suporte” e depois na aba “layer”. A layer “building_first_floor” deve permanecer desativada.
Em seguida, ative a layer “building_first_floor” e desative “building_ground_floor para recriar o primeiro pavimento.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4b Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 1: Nomeando um conjunto de objetos Adicione uma marquise com dois pilares retangulares na parte de trás do prédio. Para criála, use dois “Paralelepípedos” e um “Corpo de extrusão”. Feito isso, combine as três unidades e dê o nome de “building”. Para mudar o nome vá até a aba “Projeto”, clique com o botão direito sobre o elemento criado pela combinação dos pilares e da cobertura e vá em “Mudar o nome”.
Marquise com os dois pilares
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4b Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 2: Porta de correr para uso industrial Pede-se agora para criar vãos em algumas paredes para simular a posição das portas de correr. Para visualizar a posição dos portões, ative a layer “building_ground_floor”. Essas portas possuem 4.00 m de largura e 3.50 de altura. Crie três paralelepípedos usando essas dimensões (profundidade de 0.20 m) e subtraia o cubo do corpo do prédio.
Inserindo um cubo
DIALux 4.10 user training
Porta depois da abertura do vão
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4b Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 3: Guindaste Ative as layers “crane runaway”, “exterior_working_place” e “goods” usando o controle de layers (“Propriedades DWG e DXF / Selecção de suporte” e depois na aba “layer”). Tente criar um guindaste como o mostrado na imagem abaixo. Para auxiliá-lo, use “Corpo de extrusão”. Para girar as barras que sustentam o guindaste, utilize a visão lateral. Para a peça central, use as funções somar e subtrair já mencionadas. O guindaste possui 6.5 m de altura.
Guindaste
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks Para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 4b Tarefa: Mobiliário e objetos no espaço interior Tarefa adicional 4: Importando objetos Se você quiser, pode importar um modelo do prédio da O objeto está em: Desktop Participant / 4b_ Furniture_objects_exterior/ SAT/ schriever_building.sat
Schriever
Ltd.
O prédio foi criado no AutoCAD e exportado como um arquivo .sat. Tenha em mente que o tempo para cálculo vai ser tanto maior quanto mais objetos ricos em detalhes forem inseridos.
Prédio importado
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5a Tarefa: Cores e texturas em interiores Abra o arquivo: Desktop Participant/ 5ª_Colours_textures_interior/ Dx/ Participant 5a_0.dlx Melhore a visão do seu projeto usando cores e texturas. Vá até a aba “Cores”. Dentro, você encontrará texturas e cores que podem ser usadas no projeto. Para aplicá-las, arraste a cor desejada até o objeto. Colora as estruturas cinzas das cadeiras e das mesas. Use uma textura de madeira para o topo da mesa e para as prateleiras. O piso deve ser do tipo parquet. Adicione texturas ao teto, às paredes e as portas. Por último, coloque outra textura ou outra cor nas colunas e nos contornos das janelas.
Escritório com as texturas
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5a Tarefa: Cores e texturas em interiores Tarefa adicional 1: A próxima tarefa é melhorar a qualidade de visualização usando texturas nas janelas. Vá até “Ficheiro”, depois “Importar” e por último “Ficheiro de textura”. Importe as imagens “window_fixed.jpg” e “window_to_open.jpg” que você encontrará nas pasta Desktop Participant/ 5a_Colours_textures_interior/ Pictures Participant. Salve essas texturas em uma nova pasta chamada “Windows Module 5a”. Arraste essas texturas até as janelas do seu cômodo.
Janela com texturas
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5a Tarefa: Cores e texturas em interiores Tarefa adicional 2: A tarefa é colocar algumas pinturas (obras de arte) na parede. Vá até “Ficheiro”, depois “Importar” e por último “Ficheiro de textura”. Comece importando os arquivos de textura necessários (Desktop Participant/ 5a_Colours_textures_interior/ Pictures Participant) e salve-os em uma pasta do DIALux chamada “paintings”. Crie um paralelepípedo de forma que C e L tenham as mesmas dimensões da pintura a ser inserida, enquanto o H: 0.100 m. Para inserir a textura apenas sobre a superfície frontal do paralelepípedo, use a tecla Shift enquanto a arrasta. Por último, ajuste as dimensões da textura para que ela fique posicionada da forma correta.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5a Tarefa: Cores e texturas em interiores Tarefa adicional 3: A tarefa é colocar algumas molduras para as pinturas. Agora será necessário criar dois paralelepípedos. O primeiro vai ser a moldura para a pintura, então C e L vão ter as dimensões da pintura mais 10 cm de cada lado, enquanto o H: 0.100 m. O segundo também terá C e L do tamanho da pintura, mas H: 0.01 m. Clique no paralelepípedo da frente e arraste a pintura até ele (segure shift enquanto arrasta a pintura). Por último, ajuste as dimensões da textura para que ela fique posicionada da forma correta.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5b Tarefa: Cores e texturas em espaços externos Abra o arquivo: Desktop Participant/ 5b_Colours_textures_exterior/ Dx/ Participant 5b_0.dlx. Melhore a visão do seu projeto usando cores e texturas. Para as áreas gramadas, utilize texturas de grama. Para as áreas de estacionamento e para os caminhos, use diferentes texturas pavimentação com pedra, que você encontrará na pasta de texturas “Paralelepípedo”.
de
Aplique uma textura de concreto para o prédio. Use uma textura mais escura para o primeiro pavimento.
Cena exterior com texturas
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5b Tarefa: Cores e texturas em espaços externos Tarefa adicional 1: No próximo passo, queremos aplicar uma textura aos três portões rolantes. Importe a imagem “Rolling_Gate.jpg”. Ela está na pasta Desktop Participant/ 5b_Colours_textures_exterior/ Pictures Participant. Crie uma nova pasta no parte de texturas. Dê a essa pasta o nome de “Roller shuter gates”. Agora arraste a textura e solte-a nas superfícies correspondentes aos portões do prédio. Use a tecla Shift para assegurar que a textura seja inserida apenas na área desejada. Por último, mude as dimensões da textura de acordo com o tamanho dos portões que medem 4.00 m de largura e 3.500 m de altura. Para isso, deve-se clicar sobre o objeto e ir até a aba “Superfícies”. Encontre, então, a superfície em que a textura foi inserida (tentativa). Por último, vá até a sub-aba “Textura” e mude o tamanho (x: 4 m e 3.5 m no segundo espaço).
Portões com textura
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 5b Tarefa: Cores e texturas em espaços externos Tarefa adicional 2: A tarefa é colocar o nome “Schiriever” no prédio. Comece importando a imagem Desktop Participant/ 5b_Colours_textures_exterior/ Pictures Participant/ Schriever.jpg. Mude as dimensões de acordo com as dimensões da escrita na fachada (6.2m X 1.2m) Crie um paralelepípedo do tamanho da imagem que será colocada na fachada. Arraste a imagem (segurando a tecla shift) e insira-a sobre a superfície frontal do letreiro. Por último, ajuste as dimensões de acordo com as dimensões da escrita na fachada (6.2m X 1.2m).
Prédio com o nome inserido na fachada
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6a Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias numa cena interior Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 6a_luminaire_selection_interior/ Dx/ Participant 6a_0.dlx A intenção desta tarefa é desenvolver uma iluminação adequada para esse projeto. Tenha em mente que você precisa selecionar uma luminária de um plugin ou do banco de dados do usuário e importá-la para o seu projeto, colocando-a em posição. Para importar luminárias de plugins vá até a aba “Seleção de luminárias”. Dentro dessa aba, podem-se escolher luminárias do “Banco de dados próprio”, “Catálogos de luminárias DIALux” ou “Catálogo online”. Depois do processo de importação da luminária dentro do plugin, ela aparecerá dentro da pasta “Luminária usada por último”. Para inseri-la no projeto, basta arrastar a luminária escolhida até a planta baixa e posicioná-la conforme desejado. Experimente as diferentes possibilidades de arranjos (Vá até “Inserir” e depois “Distribuição de luminárias”). Para as prateleiras, plantas, cavalete, e para os quadros, use spots para uma iluminação que realce esses objetos. Para iluminação das áreas de trabalho você pode usar luminárias de iluminação direta ou indireta. Para colocar uma luminária exatamente sobre uma mesa, planta, quadros, etc. selecione a luminária inserida e, segundo a tecla shift, o objeto que se deseja iluminar. Clique com o botão direito sobre o objeto e use “Alinhar e distribuir”. Após posicionar todas as luminárias inicie o cálculo e faça alguns ajustes em seguida, caso necessário.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6a Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias numa cena interior Tarefa adicional 1: Abra o arquivo: Desktop Participant/ 6a_Luminaire_selection_interior/ Dx/ Participant 6a_Z1_0.dlx e posicione as luminárias de acordo com o projeto mostrado abaixo. Para iluminar o quadro use um arranjo em linha com luminárias wallwasher suspensas. Para a mesa em frente ao quadro use um arranjo em linha com spots de feixe estreito e lâmpadas halógenas de baixa tensão. Escolha luminárias de embutir para o arranjo em círculo. Por último, coloque luminárias de iluminação direta / indireta no auditório. Garanta que os dois grupos de luminárias (auditório e arranjo em circular) estejam instaladas corretamente no teto inclinado(6,7°). Para isso, clique sobre a luminária e na aba “Posição / Rotação”, use X: 0.0. Na aba “Altura de montagem”, selecione “Definido pelo usuário” como tipo de montagem e determine alturas que sigam o desnível apresentado pelos degraus onde estão as cadeiras do alunos. Você também pode adicionar luminárias na face vertical dos degraus. Para isso use a função “copiar ao longo de uma linha”.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6a Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias numa cena interior
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6b Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias em uma cena exterior Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 6a_luminaire_selection_exterior/ Dx/ Participant 6b_0.dlx A intenção desta tarefa é desenvolver um conceito de iluminação adequado para esse projeto. Tenha em mente que você precisa selecionar uma luminária de um plugin ou do banco de dados do usuário e importá-la para o seu projeto antes de colocá-la em posição. Tente criar um efeito incomum para a iluminação, iluminando a fachada, os espaços de estacionamento e o pequeno parque atrás do prédio. Para inserir as luminárias use o mesmo processo de importação apresentado no módulo anterior. Realize o cálculo e avalie criticamente os resultados.
Exterior do prédio depois do cálculo
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6b Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias em uma cena exterior Tarefa adicional 1: Iluminação de um local de trabalho exterior Continue com a iluminação da pista do guindaste. Coloque algumas luminárias no canteiro do guindaste para iluminar a área de trabalho. Para isso, basta arrastar a luminária escolhida para a planta. Por último, adicione postes de sustentação das luminárias. Para isso use o “Cilindro vertical”.
Área do guindaste iluminada
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6b Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias em uma cena exterior Tarefa adicional 2: Arranjo de holofotes Abra o arquivo: Desktop Participant/ 6b_Luminaire_selection_exterior/ Dx/ Participant6b_z2_0.dlx Para iluminação do estacionamento podemos utilizar um arranjo de holofotes. Comece posicionando uma “Trama de cálculo” (Objeto > Trama de cálculo) sobre o espaço onde ficam as vagas (conforme imagem abaixo). Depois, vá em “Inserir”, “Distribuição de luminárias” e “Distribuição de holofotes”. Escolha uma luminária adequada para iluminação externa. Na aba “Distribuição”, defina “Definido pelo usuário” como tipo de montagem e altura de 10.00 m. Determine a quantidade de 4 luminárias e use a função “espelho horizontal” e “espelho vertical” no arranjo. Ative o cálculo em tempo real e edite os pontos de iluminação para atender as exigências EN 12464-2(estacionamentos, volume médio de tráfego). Para editar os pontos de iluminação, vá na planta baixa, clique sobre o arranjo de holofotes (é possível fazer isso indo na aba “Projeto” e clicando em “Distribuição de holofotes”) e mova a seta para acertar o posicionamento dos holofotes.
Estacionamento com o arranjo de holofotes
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 6b Tarefa: Seleção e posicionamento de luminárias em uma cena exterior Continue iluminando o escrito na fachada. Coloque dois holofotes no teto do prédio oposto ao da fachada. Insira uma trama de cálculo vertical no topo do escrito, ative o cálculo em tempo real e exibição das cores falsas. Tente conseguir uma iluminação uniforme para o logo da companhia.
Ponto de cálculo vertical mostrando cores falsas em tempo real
Arranjo de holofotes depois do cálculo
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 7a Tarefa: Luzes coloridas em espaços internos Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 7b_coloured_light_exterior/ Dx/ Participant 7a_0.dlx Na aba de “Projeto”, dê uma olhada nas luminárias usadas. Note como as curvas de representação de luz influenciam de forma a deixar a luz mais focada. Tenha em mente que em uma loja, deve-se tentar alcançar uma alta qualidade na reprodução das cores. Depois disso inicie o cálculo ainda sem colocar filtros de cores e dê uma olhada nos reflexos coloridos de algumas roupas nas estantes brancas. Agora, vá até a aba “Cores” e depois em “Filtro de cores”. Escolha a cor que deseja aplicar a determinada luminária e arraste-a até a luminária (use a visão de planta baixa). Para ter uma impressão rápida do resultado, vá até a aba “Projeto” e selecione a luminária para qual você arrastou o efeito luminoso. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Mostrar efeito luminoso” (você deve estar com a visão 3D ativada).
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 7a Tarefa: Luzes coloridas em espaços internos Tarefa adicional 1: Comparação entre utilização de cores de luz e cores aplicadas diretamente às paredes Em um dos cantos da loja mostrada, existem seis vãos eu funcionam como vitrines. Primeiro crie um efeito luminoso pintando as paredes de cores diferentes e usando luz branca. Clique em calcular e analise o efeito resultante. (Recomenda-se tirar uma foto da tela para comparação posterior). Depois pinte as paredes de branco e insira luminárias com filtros de cores semelhantes aos que tinha pintado a parede anteriormente. Inicie o cálculo e tire outra captura de tela. Compare os resultados apresentados.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 7b Tarefa: Luzes coloridas em espaços exteriores Por favor, abra: Desktop Participant/ 7b_coloured_light_exterior/ Dx/ Participant 7b_0.dlx Na aba de “Projeto”, dê uma olhada nas luminárias usadas. Na aba de cores há, além de texturas, filtros de cores. Para alterar a cor de uma luminária, arraste o filtro da cor escolhida até ela. Ilumine o edifício usando os filtros de cores. Tenha em mente que, quando usar filtro de cores, esse deve corresponder ao espectro de distribuição de luz da lâmpada. Para ter uma impressão rápida do resultado, vá até a aba “Projeto” e selecione a luminária para qual você arrastou o efeito luminoso. Clique com o botão direito do mouse e selecione “Mostrar efeito luminoso” (você deve estar com a visão 3D ativada).
Criando uma efeito especial de cor para iluminação da fachada (Na fachada da direita, a cor vermelha está apenas na parede, enquanto a luminária não possui efeito de cor. Na fachada esquerda, a cor vermelha é emitida pela luz). É interessante brincar com a combinação entre a cor da fachada e a cor da luz utilizada.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 7b Tarefa: Luzes coloridas em espaços exteriores Tarefa adicional 1: Iluminação pública com variação no espectro Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 7b_Coloured_light_exterior/ Dx/ Participant 7b_Z1_0.dlx Ao longo da via horizontal, insira luminárias com alta pressão de mercúrio (por exemplo “HESS TOLEDO 1x HME 80W”) e ao longo da via vertical, o mesmo tipo de luminárias, porém com alta pressão de sódio (por exemplo “HESS TOLEDO 1x HSE 70W”). Feito isso, inicie o cálculo. Observe como os efeitos do espectro das duas lâmpadas são diferenciados.
Iluminação pública com variação na distribuição do espectro
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 8a Tarefa: Grupos de controle e cenas de luz para espaços interiores Por favor, abra: Desktop Participant/ 8a_Light scenes_interior/ Dx/ Participant 8a_0.dlx Primeiro crie grupo de controle (Inserir > Grupo de controle). Depois agrupe as luminárias nos grupos de controle listados: Grupo de controle 1:
próximo às janelas
Grupo de controle 2:
iluminação do quadro
Grupo de controle 3:
iluminação da estante grande
Grupo de controle 4:
iluminação da estante menor
Grupo de controle 5:
iluminação das plantas
Grupo de controle 6:
iluminação da mesa de trabalho
Grupo de controle 7:
iluminação da mesa de reunião
O próximo passo é criar três cenas de luz diferentes (Inserir > Cenário de luz). Distribua os grupos de controle nos cenários de luz (Botão direito sobre o Grupo de controle > Adicionar a cenário de luz).
Trabalho:
Reunião:
Permanência:
DIALux 4.10 user training
iluminação da mesa de trabalho
80%
iluminação da mesa de reunião
30%
próximo às janelas
100%
iluminação das plantas
80%
iluminação da estante grande
100%
iluminação da estante menor
50%
iluminação da mesa de trabalho
10%
iluminação da mesa de reunião
50%
próximo às janelas
100%
iluminação da estante grande
50%
iluminação da estante menor
80%
próximo às janelas
80%
iluminação das plantas
50%
iluminação da estante grande
80%
iluminação da estante menor
40%
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 8a Tarefa: Grupos de controle e cenas de luz para espaços interiores Na hora de calcular, você pode escolher qual cenário de luz deseja usar para o cálculo. Esta tarefa mostra uma forma de regular a intensidade luminosa das luminárias do cômodo usando-se cenários de luz e grupos de controle.
Cena de luz “Meeting”
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 8a Tarefa: Grupos de controle e cenas de luz para espaços interiores Tarefa adicional: Cenas de luz para uma sala de aula Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 8a_Light scenes_interior/ Dx/ Participant 8a_Z1_0 Agrupe as luminárias dentro dos grupos de controle mostrados abaixo: Grupo Grupo Grupo Grupo Grupo Grupo Grupo Grupo
de de de de de de de de
controle controle controle controle controle controle controle controle
1: 2: 3: 4: 5: 6: 7: 8:
luminárias luminárias luminárias iluminação iluminação iluminação circulo de circulo de
centrais próximas às janelas da esquerda próximas às janelas da direita dos degraus do quadro da mesa do professor luminárias de dentro luminárias de fora
O próximo passo é criar três cenas de luz diferentes. Distribua os grupos de controle nos cenários de luz. Apresentação com o projetor: iluminação dos degraus circulo de luminárias de fora luminárias centrais Leitura:
Recepção:
luminárias centrais iluminação do quadro iluminação da mesa do professor
80% 100% 80%
luminárias luminárias circulo de circulo de iluminação iluminação
80% 80% 60% 60% 60% 100%
próximas às janelas da direita próximas às janelas da esquerda luminárias de dentro luminárias de fora da mesa do professor dos degraus
Cenário de luz “Apresentação com o projetor”
DIALux 4.10 user training
100% 50% 10%
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 8b Tarefa: Grupos de controle e cenas de luz para espaços exteriores Por favor, abra: Desktop Participant/ 8b_Light scenes_exterior/ Dx/ Participant 8b_0.dlx Agrupe as luminárias nos grupos de controle listados abaixo: Grupo de controle 1:
iluminação para tarefas
Grupo de controle 2:
iluminação do prédio
Grupo de controle 3:
iluminação do estacionamento
Grupo de controle 4:
parada
Grupo de controle 5:
iluminação das árvores
O próximo passo é criar três cenas de luz diferentes. Distribua os grupos de controle nas cenas de luz. Trabalho:
iluminação para tarefas iluminação do prédio iluminação do estacionamento parada iluminação das árvores
À noite:
iluminação do prédio iluminação do estacionamento
Valorização do edifício:
iluminação das árvores iluminação do prédio parada
Cena de luz “Prestige lighting” DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 9 Tarefa: Luz do dia Por favor, abra: Desktop Participant/ 9_Daylight/ Dx/ Participant 9_0.dlx O objetivo desta tarefa é calcular a situação da luz do dia para uma conferência que será realizada nessa sala. Use a guia (Janela> Mostrar janela de guia) para facilitar o entendimento do exercício. Distribua os fatores de luz do dia nas janelas (Windows) e luz do céu do cômodo (Skylight). Para isso, clique na janela e vá, dentro de “Project manager”, na aba “Fatores de luz do dia”. Dentro da aba altere os valores conforme mostrado abaixo: Janelas (Windows): Grau de transmissão: Fator de poluição: Fator de esquadria:
vidro leitoso zona industrial (baixa densidade) cúpula luminosa
Luz do céu (Skylights): Grau de transmissão: Fator de poluição: Fator de esquadria:
material de vidro típico zona industrial (baixa densidade) janela de metal (construção fixa)
Visualização da luz do dia DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 9 Tarefa: Luz do dia O próximo passo é indicar a posição geográfica. Para isso, vá até “Project Manager” e, dentro da aba “Projeto”, clique na pasta Schriever. Feito isso, vá até a aba “Posição”. Posição: Belo Horizonte Para ajustar o alinhamento, clique em “Conferenceroom with Daylight”. Feito isso, vá até a aba “Alinhamento”. Alinhamento: -16.0° Antes de iniciar o cálculo, ative a Janela de guia (Janela > Mostrar janela de guia). Dentro da janela guia, vá até “Luz do dia” e clique em “Inserir Cenário luz do dia”. Por último, dentro da própria janela, clique em iniciar cálculo (Certifique-se de que a luz artificial está desligada).
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 9 Tarefa: Luz do dia Tarefa adicional 1: Luz do dia combinada com luz artificial Neste cálculo de luz do dia deve ser incluída, também, a luz artificial. Para isso é preciso criar dois cenários de luz, sendo um considerando a luz artificial (e também os grupos de controle apresentados abaixo) e outro que considere apenas a luz do dia. Crie um cenário de luz e clique sobre ele, terá a luz do dia, deve-se ativar “Considerar de luz do dia”. No cenário que terá apenas e em “Valores de variação”, deve-se regular
de forma que possa editá-lo. No cenário que luz do dia no cálculo” dentro da aba “Fatores a luz artificial, esse fator deve ser desmarcado a intensidade dos grupos de controle.
Gere dois grupos de controle: Grupo de controle 1: Grupo de controle 2:
luminárias próximas da janela luminárias no fundo do cômodo
Para o próximo passo, insira os dois grupos de controle dentro do cenário de luz “Externo”. Defina, também, os níveis de intensidade luminosa: luminárias próximas da janela luminárias no fundo do cômodo
40% 100%
Cálculo mostra integração entre luz artificial e luz do dia
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 9 Tarefa: Luz do dia Tarefa adicional 2: Obstrução de luz do dia Agora vamos realizar o cálculo incluindo uma obstrução na luz do dia. Nesse caso é necessário gerar uma cena exterior para inserir uma obstrução externa (Janela > Mostrar janela de guia > Iluminação externa > Inserir cenário externo). No cenário externo, desloque a sala de conferências de modo que ela fique a 4.50 m de altura (está no segundo pavimento do prédio). Depois, construa dois blocos como mostrados na figura abaixo (referência AutoCAD), sendo que o primeiro tem 5.00 m e o de cima 2.50 m de altura. Por último inicie o cálculo. Coloque o dia 20 de fevereiro, às 16:00.
Obstrução de luz do dia
Visualização de sol e sombra combinados DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 10a Tarefa: Cálculo, AutoCAD
impressões
e
exportando
interiores
para
Por favor, abra: Desktop Participant/ 10a_Printouts_export_interior/ Dx/ Participant 10a_0.dlx Esse é hall principal da entrada. Vá até a aba “Projeto” e clique em “Workplane”. Mude a altura para 0.05 m acima do chão. Insira, agora, superfícies de cálculo e ajuste as formas e alturas por cima do piso. Mesa da recepção Balcão de recepção Escadas Estante Quadros
(horizontal) (horizontal) (horizontal, admite variações) (vertical) (vertical)
Lembre-se de atribuir nomes claros para as superfícies de cálculos (Para a superfície sobre a mesa, por exemplo, coloque o nome de “SC sobre a mesa”). Quanto terminar faça o cálculo certifique-se de que checou os resultados. Verifique, também, os resultados fotométricos através do false colour rendering CAD-3D. Defina uma configuração para impressão e salve os resultados como um arquivo .pdf (Ficheiro > Exportar > Guardar emissões como PDF).
Hall de entrada da Schriever
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 10a Tarefa: Cálculo, AutoCAD
impressões
e
exportando
interiores
para
Tarefa adicional 1: Exportar no formato .dwg / .dxf Agora a tarefa é salvar o hall de entrada, incluindo as luminárias, móveis e linhas isográficas, como um arquivo .dwg.(Ficheiro > Exportar > Guardar ficheiro DWG ou DXF). Dentro da janela que for aberta, cheque a distancia entre as linhas isográficas e assegure que os nomes das layers estão claros.
Arquivo .dwg exportado, incluindo isolinhas
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 10a Tarefa: Cálculo, interiores
impressões
e
exportação
para
cenas
de
Tarefa adicional 2: Criar um caminho de câmera Simule um passeio com a câmera através do foyer criado (Ficheiro > Exportar > Guardar vídeo 3D) Experimente diferentes ângulos de vista e posições da altura da câmera. Coloque a visão de planta baixa e crie mais pontos (como no corpo de extrusão). As seguintes configurações devem ser utilizadas para o vídeo: Resolução: Imagens por segundo: Duração: Qualidade: Compressão:
320 x 240 pixel 25 (PAL) 30 segundos sem alisamento de arestas (para o primeiro cálculo) DivX Codec
Caminho de câmera no DIAlux
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 10b Tarefa: Cálculo, exteriores.
impressão
e
formas
de
exportar
cenas
Abra o projeto: Desktop Participant/ 10b_Printouts_export_exterior/ Dx/ Participant 10b_0.dlx Insira uma superfície de cál culo vertical ao longo do lado esquerdo do prédio e outra para a fachada frontal, sendo ambas do mesmo tamanho. O passo seguinte é inserir 5 pontos de cálculo na placa com o nome “Schriever”. Lembre-se de atribuir nomes claros para as superfícies de cálculos (Para uma superfície sobre uma mesa, por exemplo, coloque o nome de “SC sobre a mesa”). Quanto terminar faça o cálculo certifique-se de que checou os resultados. Verifique, também, os resultados fotométricos através do false colour rendering CAD-3D. Defina uma configuração para impressão e salve os resultados como um arquivo .pdf (Ficheiro > Exportar > Guardar emissões como PDF).
Cena exterior da Schriever
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 10b Tarefa: Cálculo, exteriores.
impressão
e
formas
de
exportar
cenas
Tarefa adicional 1: Exportar no formato .dwg / .dxf Salve a cena exterior incluindo todos os objetos, luminárias e linhas isométricas como um arquivo .dwg (Ficheiro > Exportar > Guardar ficheiro DWG ou DXF). Dentro da janela que for aberta, cheque a distancia entre as linhas isográficas e assegure que os nomes das layers estão claros.
Arquivo DWG exportado incluindo linhas isométricas
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 10b Tarefa: Cálculo, impressão e formas de exportar cenas exteriores Tarefa adicional 2: Criar um caminho de câmera Simule um passeio com a câmera através do foyer criado (Ficheiro > Exportar > Guardar vídeo 3D) Experimente diferentes ângulos de vista e posições da altura da câmera. Coloque a visão de planta baixa e crie mais pontos (o processo é similar a criação de pontos no corpo de extrusão). As seguintes configurações devem ser utilizadas para o vídeo: Resolução: Imagens por segundo: Duração: Qualidade: Compressão:
320 x 240 pixel 25 (PAL) 30 segundos sem suavização das linhas (para o primeiro cálculo) DivX Codec
Caminho de câmera no DIAlux
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 11 Tarefa: Iluminação de emergência Abra o projeto: Desktop Participant/11_Emergencylighting/ Dx/Participant 11_Cafeteria_0.dlx Este projeto se trata do projeto de iluminação de emergência (iluminação anti-pânico) para a cafeteria da ‘Schriever’. Insira um cenário de luz, defina-o como “luz de emergência” e crie uma área anti-pânico. (Janela > Mostrar janela de guia > Iluminação de emergência). Cheque a distância máxima permitida entre as luminárias que você planeja utilizar para essa iluminação de emergência. Essa informação está na ficha técnica da luminária. Defina as luminárias inseridas como ‘luminárias de emergência’. Comece o cálculo e verifique se seu projeto para a iluminação de emergência atende as exigências EN 1838. Observações: Como a energia elétrica é fornecida através de um gerador de emergência, o fator de luz do balastro de emergência é 1.0. O ícone “Mostrar valores de variação no CAD” habilita a visibilidade das luminárias de emergência.
Cafeteria “Schriever”
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 11 Tarefa: Iluminação de emergência Tarefa adicional 1: Caminhos de saída. Abra o projeto: Desktop Participant/11_Emergency lighting/ Dx/ Participant 11_Corridor_0.dlx. Aqui está o corredor da Schriever que conecta vários escritórios através de duas caixas de escada. Para compreender onde as caixas de escada estão localizadas, ative a exibição da planta. Insira três rotas de saída com a largura de 1 m cada que levem às duas caixas de escada. Consulte a ficha técnica da iluminação de emergência para saber a maior distância que pode ser aplicada entre as luminárias. Com essa informação, defina algumas luminárias como “Luminárias de emergência”. Neste caso o fator de luz das luminárias de emergência também deve ser regulado para 1. Certifique que as luminárias que indiquem a rota de saída estejam posicionadas onde há mudança de direção ou nos limites e acima de cada porta que for utilizada em caso de emergência. Comece o cálculo e verifique se seu projeto para a iluminação de emergência atende as exigências EN 1838. No próximo passo, apague toda a iluminação e tente projetar a iluminação de emergência utilizando a função “Automatic escape route lighting”. Se necessário efetue pequenos ajustes e refaça o cálculo.
Espaço da planta “Schriever”.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 11 Tarefa: Iluminação de emergência Tarefa adicional 2: Exigências para caixa de escada que funciona como saída de emergência. Abra o projeto: Desktop Participant/11_Emergency_lighting/ DX/ Participant 11_Stairs_0.dlx. Agora será criada a iluminação de emergência para a escada. Insira duas rotas de saídas horizontais em linha reta para conectar as portas do pavimento. Agora situe um ponto de cálculo horizontal em cada degrau que compõe a escada da saída de emergência. Adicione outra “Cenário de iluminação de emergência” e defina as luminárias como “Luminárias de emergência”. Neste caso a energia é fornecida através de uma bateria. Como resultado, o fluxo luminoso será reduzido para 60% do fluxo original. Comece o cálculo e verifique se seu projeto para a iluminação de emergência atende as exigências EN 1838. Caso não atenda, utilize diferentes luminárias ou aumente a quantidade.
Saída de emergência “Schriever”. Considerar mobiliário durante o cálculo, pois as escadas são tratadas como mobiliario, neste caso.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 12 Tarefa: Visualizações Abra o projeto: Desktop Participant/ 12_Raytracer/ Dx/ Participant 12_0.dlx Para gerar visualizações, atribuímos “raytracing properties” a algumas superfícies. Reflexões: Abra o cômodo – Changing Room Selecione a superfície das paredes do fundo de cada uma das cabines e com o objetivo de fazer essas superfícies parecerem espelhos. Atribua as seguintes propriedades: Rho: 90% e Efeito espelho: 100%. Selecione a parede do fundo do corredor (veja figura abaixo) e atribua essas mesmas possibilidades. Para o chão, use as seguintes propriedades: Rho: 50%, Efeito espelho: 4% e Aspereza: 9%. Recoloque a posição da câmera em 1 ou 2 e clique em “Iniciar cálculo”. Para a janela que abrir, certifique-se de que a opção “calcular com luminárias” está desmarcada e que foi marcada a opção de cálculo “Padrão (cálculo recomendado)”. Depois de realizado o cálculo, clique em “Raytracer POV-Ray”. Para a janela que abrir, desmarque as opções: “Alisamento de arestas”, “autobumpmaps” e “Luminárias subdividir”. Depois, clique para iniciar o processo. Teste diferentes valores de Transparência, Reflexão, Efeito espelho e Aspereza e outras configurações do POV–Ray.
Visualização no DIALux
DIALux 4.10 user training
Visualização no POV-Ray
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 12 Tarefa: Visualizações Transparência: Abra o cômodo – Vitrine Dentro da aba “objetos”, clique em corpo padrão e insira “Placa de vidro”. Feito isso, mude a geometria: C: 0,015 – L: 0,8 – H: 0,8 Insira uma “Placa de vidro” para cada lado da vitrine e, também, para a parte superior. Use a função: Representação 3D de objetos de vidro. Inicie, agora, o cálculo. Por último, recoloque a posição da câmera em 1 ou 2 e inicie o Raytracer POV-Ray. Teste diferentes valores de configurações do POV–Ray.
Visualização no DIALux
DIALux 4.10 user training
transparência,
reflexão,
efeito
espelho,
Visualização no POV-Ray
aspereza
e
outras
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 13 Tarefa: Iluminação de rua Por favor, abra: Desktop Participant/ 11_Emergency lighting/ Dx/ Participant 11_Cafeteria_0.dlx Uma rodovia com duas pistas deve ser iluminada de acordo com exigências da EM 13201. O tráfico é bem elevado. A rodovia tem 8m de largura, sendo que dos dois lados existe um acostamento de 1.5 m. Do lado direito da via existe, também, uma calçada de pedestre de largura de 2.0 m. A velocidade limite na rodovia é de 70 km/h. As luminárias devem ser posicionadas apenas de um dos lados da rodovia. Encontre uma posição para as luminárias de forma que elas iluminem de forma satisfatória a calçada e a rodovia. A necessidade de manutenção será moderada, de forma que ela irá ocorrer a cada três anos. O nível de reflexão da superfície da pista é R3, quando ela estiver molhada e W3 quando estiver seca.
Rodovia antes da troca de luminárias
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 13 Tarefa: Iluminação de rua Tarefa adicional 1: Iluminação de rua da Von – Ketteler (limite de velocidade 30 km/h) Neste cálculo de luz do dia deve ser incluída, também, a luz artificial. A avenida possui 6.2 m de largura. Do lado esquerdo da via há uma calçada de 2.0 m de largura. Do lado direito há uma ciclovia de 1.9 m, um canteiro de grama de 1.3 m e outra calçada de 1.8 m. (Observe as figuras abaixo para melhor compreensão do desenho da via). As calçadas e a ciclovia estão 12 cm acima do nível da rua. Eventualmente existem carros parados na rua. As luminárias devem ser posicionadas na calçada do lado esquerdo, de forma que ilumine a calçada do lado direito, a faixa de grama e a ciclovia.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 13 Tarefa: Iluminação de rua Tarefa adicional 2: Iluminação da Königstraße Crie o projeto de iluminação da Königstraße, localizada em uma área de pouco tráfico de carros do centro da cidade. A largura da rua é de 3.50 m. Um dos lados possui uma calçada de 1.70 m de largura. O outro lado é composto por um estacionamento de 2.00 m de largura e outra calçada, de 1.55 m. (Observe as figuras abaixo para melhor compreensão do desenho da via). As propriedades de reflexão das superfícies são “R3” para pista em condição seca e “W3” para pista em condição molhada. A manutenção é programada para acontecer a cada 3 anos. Feito isso, transforme a rua em um “Cenário externo”, adicione prédios, árvores, bancos de rua, sinais de trânsito e insira texturas. Por último, faça o cálculo da cena.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 13 Tarefa: Iluminação de rua Tarefa adicional 3: Iluminação da Oststraße A Oststraße está em uma zona em que a velocidade limite é de 30 km/h, no centro da cidade. A largura da rua é de 3.30 m, com área de estacionamento de 2.00 m de largura. Dos dois lados há calçadas com 2.30 m de largura. (Observe as figuras abaixo para melhor compreensão do desenho da via). Tenha em mente que foi adotado um redutor de velocidade ao longo da via (Veja foto). As propriedades de reflexão das superfícies são “R3” para pista em condição seca e “W3” para pista em condição molhada. A atual distância entre os postes de luz é de 20.50 m e sua altura de 3.70 m. Se você quiser, pode criar uma cena exterior.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14a Tarefa: Evidência normativa em interiores Abra o projeto: Desktop Participant/ 14a_Normative_evidence_interior/ Dx/ Participant 14a_0.dlx Insira uma área de tarefas e uma área circundante ao projeto. Você pode selecionar se quiser avaliar de acordo com DIN 5035-7 ou EN 12464-1. Insira uma área de tarefas adicional para a mesa de reuniões e realize o cálculo. Tome cuidado para não considerar o mobiliário ao realizar o cálculo. Confira os resultados. Agora insira uma área de cálculo UGR. Mude a linha de visão do observador UGR de forma que seja possível visualizar o máximo de luminárias possível.
Escritório com áreas de tarefas, área circundante e área de cálculo UGR.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14a Tarefa: Evidência normativa em interiores Tarefa adicional 1: Elaborar um cronograma de manutenção Abra
o
projeto:
Desktop
Participant/
14a_Normative_evidence_interior/
Dx/
Participant
14a_Z1_0.dlx Aqui você vê a oficina de montagem (metal) da Schriever. Realize o cálculo (sem mobiliário) e de uma olhada no nível de iluminância sobre o plano de trabalho. Agora defina os seguintes fatores de manutenção: Condições ambientais Intervalos de manutenção Tipo de luminária
Tipo de lâmpada Operação Intervalo de substituição das lâmpadas Valor de manutenção de luminância
normal 2 anos 20 fechados (luminárias pendente), diretas, refletor de topo aberto (ajuste linear) lâmpadas halógenas metal, tri-phosphorus tubos fluorescentes 6 dias de turno único, 310 dias, 10 horas de 2 em 2 anos, sem reposição individual de lâmpadas defeituosas Em=?
Refaça o cálculo. Você irá perceber que o nível de iluminação médio necessário não será alcançado. Para neutralizar esta substituição as luminárias existentes utilizam acessórios com uma potencia superior. Quantidades e posições não devem ser alterados. Examine o cronograma de manutenção nos resultados.
Hall da oficina de montagem na “Schriever” DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14b Tarefa: Evidência normativa em cenas exteriores Abra o projeto: Desktop Participant/ 14b_Normative_evidence_exterior/ Dx/ Participant 14b_0.dlx Adicione as superfícies de cálculo horizontal a seguir ao projeto: 1.
Área da pista de guindaste
3. Área de estacionamento 1
2. Área de manobra
4. Área de estacionamento 2
Lembre-se de ajustar a altura das superfícies de cálculo inseridas. Veja os resultados e confira se as exigências do EN 12464-2 foram cumpridas. Confira também a iluminação do passeio no estacionamento.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Extraído do EN 12464-2 Num. Ref.
Tipo da área, tarefa
Em U
5.1.1
Pavimentos, exclusivamente para pedestres
0.25
50
20
5.3.3
Áreas de tráfego – veículo de tráfego normal (Max. 20 0.40 40 km/h)
45
20
50
20
50
20
5.7.2
5.9.2
5
GRL Ra
Áreas industriais – uso constante de grandes componentes e matérias-primas, carga e descarga de 50 0.40 mercadorias, pistas de guindaste, plataformas abertas de carga
Estacionamentos – volume médio de tráfego, ex. estacionamento de lojas de departamento, prédios 10 0.25 comerciais, fábricas, salas de esportes e multiuso
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14b Tarefa: Evidências normativas em cenas exteriores Tarefa adicional 1: O observador GR Arraste dois observadores-GR para sua cena exterior. observador no local de trabalho para a pista do guindaste. Coloque o segundo estacionamento.
observador
como
porteiro
na
Coloque
entrada
da
o primeiro
área
de
Lembre-se de definir os ângulos de visão corretos dos observadores. Depois disso, inicie o cálculo novamente e confira se as exigências do 12464-2 foram cumpridas
Local de trabalho 1: pista do guindaste
Local de trabalho 2: Porteiro
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14b Tarefa: Evidências normativas em cenas exteriores Tarefa adicional 2: Gride de cálculo Comece abrindo o arquivo: Desktop Participant/ 1b_Normative_evidence_exterior/ Dx/ Participant 14b_Z2_0.dlx
Por favor, insira algumas luminárias para a calçada e coloque três grides horizontais de cálculo nas superfícies marcadas em vermelho como na figura abaixo.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14b Tarefa: Evidências normativas em cenas exteriores Continue editando as grades de acordo com a geometria dos elementos do piso e combine-as.
Finalmente dê uma olhada nos resultados para conferir se as exigências para calçadas em parques e áreas residenciais (Emin = 1 lx) foram cumpridas.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14b Tarefa: Evidências normativas em cenas exteriores Tarefa adicional 3: Criando um cronograma de manutenção Por favor, abra o seguinte arquivo: 14b_Normative_evidence_exterior/Dx/Participant 14b_Z3_0.dlx
DesktopParticipant/
Defina os fatores de manutenção a seguir para as luminárias usadas: Condições ambientais: Intervalo de manutenção:
poluído anual
Luminárias de poste,luminárias da pista do guindaste,luminárias instaladas no braço do poste: Tipo da luminária: Tipo de lâmpada Horas de operação anual: Troca das lâmpadas: Reposição individual de lâmpadas defeituosas: Fator de manutenção: Balizadores do passeio:
refletor de topo fechado vapor de mercúrio de alta pressão 1550 horas Intervalo de 2 anos sim 0.95
Tipo da luminária: Tipo de lâmpada: Horas de operação anual: Intervalo de troca das lâmpadas: Reposição individual de lâmpadas defeituosas: Fator de manutenção:
refletor de topo fechado tri-fósforo fluorescente 1550 horas 2 anos sim 0.95
Balizadores da área de estacionamento: Tipo da luminária: Tipo de lâmpada: Horas de operação anual: Intervalo de troca das lâmpadas: Reposição individual de lâmpadas defeituosas: Fator de manutenção:
DIALux 4.10 user training
refletor de topo fechado vapor de mercúrio de alta pressão 1550 horas 2 anos não 0.95
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 14b Tarefa: Evidências normativas em cenas exteriores Luminárias instaladas no braço do poste, sign “Schriever”: Horas de operação anual: Intervalo de troca das lâmpadas: Troca individual de lâmpadas defeituosas: Fator de manutenção:
2580 horas 2 anos sim 0.95
Downlights embutidas, prédio: Horas de operação anual: Intervalo de troca das lâmpadas: Troca individual de lâmpadas defeituosas: Fator de manutenção:
1550 horas Todo ano sim 0.95
Luminárias no solo, fachada: Tipo da luminária: Tipo de lâmpada: Horas de operação anual: Intervalo de troca das lâmpadas: Reposição individual de lâmpadas defeituosas: Fator de manutenção:
Refletor de topo fechado Lâmpada de filamento 1550 horas A cada 6 meses sim 0.95
Por favor, inicie o cálculo novamente e confira, se as exigências do 12464-2 continuam sendo cumpridas. Dê uma olhada na tabela de manutenção mostrada nos resultados.
Exibição dos fatores de manutenção (visão CAD 3D) DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 15 Tarefa: Avaliação de energia(energy evaluation) Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 15_Energy evaluation/ Dx/ Participant 15_0.dlx Edite o local e o alinhamento do cômodo. Dê uma olhada na aba “daylight factors” e “energy evaluation” das janelas. Insira uma avaliação de energia de acordo com DIN 18599 ou de acordo EM 15193 e dê uma olhada nas zonas de avaliação “daylight” e “non-dayalight”. Edite os fatores das diferentes zonas de avaliação do cômodo e inicie a avaliação de energia (energy evaluation).
Exibição das zonas de avaliação “daylight” e “non-daylight” no escritório
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 16 Tarefa: Iluminação esportiva lateral / Sala multiuso Por favor, abra o arquivo: Desktop Participant/ 16_Sport side lighting/ Dx/ multipurpose hall 0.dlx Coloque uma quadra de handball, uma quadra de basquete e duas quadras de vôlei no ginásio poliesportivo. Mude as cores das linhas de limite como na gravura abaixo. Você também pode inserir equipamentos como as traves, tabelas de basquete e redes de vôlei.
Coloque no ginásio, um arranjo de luminárias protegidas contra impactos de bolas. Você deve atender às exigências de acordo com
EN 12193:
Esta sala é frequentemente usada para treino e torneios locais (classe III). Além disso, competições locais de basquete também ocorrem (classe II). Para evitar o brilho, não deve haver equipamentos instalados dentro de um raio de 4m acima dos aros. Como alternativa você pode desligar esses equipamentos nesta área.
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 16 Tarefa: Iluminação esportiva lateral/ Sala multiuso Esse ginásio também foi projetado para torneios nacionais e internacionais de handball (class I) Defina três cenas de iluminação diferentes de acordo com estes requisitos.
Extraído de EN 12193:
DIALux 4.10 user training
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 16 Tarefa: Iluminação esportiva lateral/ Centro de tênis interno Por favor, abra o seguinte arquivo Desktop Participant/ 16_Sport side lighting/ Dx/ tennis centre 0.dlx Ilumine as três quadras de tênis de acordo com os requisites da EN 12193. Para torneios do clube de tênis local, deve haver uma iluminação em conformidade com a classe II. Para economizar energia, o dono gostaria de reduzir a iluminação durante as sessões de treino em conformidade com a classe III. Para esse propósito, use as cenas de luz (light scenes)
Extraído da EN 12193
Tenha em mente que, segundo a EN 12193, não deve haver diretamente acima do campo de tênis nem até 3 m atrás da linha de base.
DIALux 4.10 user training
luminárias
DIALux Tasks para usuários iniciantes ou avançados
Módulo 16 Tarefa: Iluminação esportiva lateral / Campo de futebol Por favor, abra o seguinte arquivo: Desktop Participant/ 16_Sport side lighting/ Dx/ football class I-III 0.dlx Insira o campo de futebol, que você encontrará na aba “objects”/”sport facilities”. Coloque um ou mais arranjos de holofotes com luminárias adequadas para iluminar o campo de acordo com a EN 12193. Primeiro, os requisitos de iluminação da classe III devem ser cumpridos. Em seguida, duplique a cena exterior e tente cumprir os requisitos de acordo com a classe II de iluminação. Finalmente, crie outra cópia da cena exterior e modifique o arranjo dos holofotes novamente, de acordo com a classe I de iluminação. Não se esqueça de checar os valores GR (glare rating) em cada cena exterior e gerar um grid de medição para cada 2º ponto de cálculo da área principal
Extraído da EN 12193
DIALux 4.10 user training
View more...
Comments