Curso de Xadrez 2016

May 8, 2017 | Author: JoseNicodemos | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

curso de xadrez...

Description

CURSO DE XADREZ Aula apresentação Prof. Nicodemos Instrutor e Treinador de xadrez – FMX Árbitro auxiliar - CBX

Esporte e violência

“Fair-Play”

O xadrez e o fair-play

Aprender a vencer e aprender a perder

Preparação com foco nas provas • • • • •

Escolha o melhor lance – pense antes de agir Você é seu maior adversário, ou o primeiro O tempo está contra você, ou contra todos. Manter o foco – evite as distrações Competir pela vitória é diferente de humilhar

Escolha o melhor lance – pense antes de agir

Você é o seu primeiro e maior adversário

O tempo está “contra” você, ou “contra” todos.

Manter o foco – evite as distrações

Competir pela vitória é diferente de humilhar

Controle do tempo

Por quê xadrez? • Nos últimos anos tem havido um crescente interesse pela utilização do jogo de xadrez em contextos escolares, interesse este que na maioria das vezes se baseia na premissa que o estudo e a prática sistemática do xadrez podem auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, mais especificamente nas questões ligadas ao raciocínio lógico. • No ensino privado e mais recentemente no ensino público governos estaduais tem promovido a implantação do xadrez

Escolas com ensino de qualidade tem também o xadrez como parte de suas atividades

O xadrez como estratégia de estudo • http:// globoesporte.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2014/04/a lunos-do-ifpe-utilizam-xadrez-como-estrategia-de-preparaca o-para-o-enem.html

Quem pode jogar xadrez? • Ao contrário do mito de praticantes de xadrez são pessoas intelectuais ou que apenas pessoas “muito inteligentes” podem jogar, o xadrez é acessível a toda faixa etária, nível de instrução e condição física. • Mesmo aqueles com problemas de aprendizagem tem obtido melhora significativas depois da prática regular, fato registrado em diversos estudos e pesquisas acadêmicas.

Alunos brasileiros ficam entre os piores em teste de raciocínio lógico • Pela primeira vez, Pisa avaliou habilidades cognitivas de estudantes de 44 países. Brasil ficou apenas com a 38ª colocação •  Os estudantes brasileiros têm sérias dificuldades para resolver problemas de matemática aplicados à vida real. É o que mostram os resultados de um novo teste do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgados nesta terça-feira pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil ficou apenas com 38ª colocação entre os 44 países participantes. Leia mais sobre esse assunto em  http ://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/alunos-brasileiros-fic am-entre-os-piores-em-teste-de-raciocinio-logico-12052532#ixz z2yHmVLQ17  . 

Exemplo de raciocínio lógico • Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível? • Todas as minhas flores, menos duas, são rosas. Todas as minhas flores, menos duas, são tulipas. Todas as minhas flores, menos duas, são margaridas. Quantas flores eu tenho?

Exemplo de raciocínio lógico • Você tem 3 baldes: um de 12 litros de capacidade, outro de 8 e outro de 5. Nenhum dos baldes possui marcações de medida. O de 12 litros está cheio de água e os outros dois estão vazios. • Como você poderia dividir os 12 litros de água igualmente (isto é, com dois dos tambores contendo 6 litros e um vazio)?

O que é raciocínio lógico?

• Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: • Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar os matemáticos com este tipo de raciocínio. • Indução é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio. • Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e 

Como o xadrez ajuda no raciocínio lógico? • "O xadrez é um excelente exercício mental". Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. • Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. • Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.

Quais as vantagens de aprender xadrez? 1. O xadrez estimula o raciocínio lógico  2. O xadrez ativa a concentração  3. O xadrez desenvolve a tomada de decisões  4. O xadrez aguça a memória  5. O xadrez trabalha a paciência  6. O xadrez demanda a capacidade de planejamento  7. O xadrez aumenta a autoconfiança  8. O xadrez proporciona o respeito ao adversário  9. O xadrez exige responsabilidade  10. O xadrez instiga a imaginação e a versatilidade 

Controle do tempo

Olhar sob outras perspectivas

Olhar sob outras perspectivas

Olhar sob outras perspectivas

Gens una sumus

História do Xadrez • Vamos apresentar uma breve História do Xadrez através de imagens.

• A evolução deste jogo vai ser comentada ao longo da apresentação.

História do Xadrez • Para alguns historiadores, foi na China que surgiu o xadrez. No entanto, a maioria inclina-se para ter sido na Índia o local onde efetivamente nasceu este jogo.

• Nessa época não se jogava ao xadrez, tal como o conhecemos hoje, mas a um jogo chamado Chaturanga, ou seja, um jogo antepassado do xadrez. Chaturanga significa quatro (chatur) membros (anga). É feita alusão às quatro classes de forças de que se compunha o exército hindu: infantaria (os peões), cavalaria (os cavalos), elefantaria (torre) e os carros (bispos).

História do Xadrez

História do Xadrez • Tal como está na figura, este jogo era disputado entre quatro jogadores, tendo cada um a sua cor (verde, amarelo, negro e vermelho).

História do Xadrez



O rei (rajá) tinha o mesmo movimento que o atual rei; o cavalo (asva) também se movia como o nosso cavalo; a torre (hastí) movia-se como a nossa atual torre; o bispo (roka) movia-se duas casas em diagonal e podia saltar sobre as outras peças. Finalmente, os quatro peões (padata) avançavam uma casa e comiam na diagonal. As casas do tabuleiro eram todas da mesma cor, os jogadores situados em diagonal eram aliados. Em algumas partes jogava-se com um dado e existiam várias jogadas especiais que proporcionavam uma determinada vantagens. O objetivo era capturar os dois reis (rajás) inimigos.

História do Xadrez • O Chaturanga hindu

passou, então, da Índia à Pérsia, transformando-se em Chatrang. Os jogadores aliados fundiram-se num só exército e o rei que sobrou foi convertido em subalterno, em vizir ou primeiro-ministro.

História do Xadrez

• Os Persas não inventaram o jogo mas melhoraram simplesmente o seu sentido, desde que o conheceram, após as conquistas das regiões setentrionais da Índia. • O xadrez atual deve muito mais ao Chatrang persa do que ao Chaturanga hindu. O Chatrang persa encontrou muito interesse entre os povos árabes que o difundiram pelos territórios que foram entretanto conquistando. Foi desta maneira que o jogo entrou na península ibérica.

História do Xadrez

• Na Idade Média o jogo alcançou uma grande popularidade na Europa, apesar de ter estado proibido pela Igreja, entre os séculos IX e XV.

História do Xadrez

Em finais deste século, apareceram as novas regras dos movimentos: o alferza transformou-se em dama, o bispo passou a mover-se como na actualidade, depois apareceu o avanço inicial de duas casas do peão e a captura na passagem (en passant) e, finalmente, chegou o roque. Estas mudanças desenrolaram-se durante os séculos XV e XVI.

Como jogar?

O Tabuleiro

O tabuleiro deve ser posicionado sempre com a casa Branca do canto à direita do jogador

As 4 casas centrais formam o centro do tabuleiro

As 4 casas centrais Juntamente com suas casas adjacentes formam o grande centro

Oito casas no sentido vertical formam uma coluna

Oito casas no sentido horizontal formam uma fila

O tabuleiro é formado por oito filas e oito colunas. As filas são numeradas de 1 a 8. As colunas são ordenadas de A a H

Filas

Colunas

Diagonais são agrupamentos de casas dispostas no sentido diagonal. Formam um ângulo de 45° com as colunas e as filas.

Podemos dividir o tabuleiro em duas metades: uma, alojando os dois reis, e a outra alojando as duas damas. Por isso, são chamadas alas do rei e da dama.

Cada casa do tabuleiro pode ser identificada por uma letra e um número. A letra corresponde à coluna que a casa pertence, o número à sua fila; variando de A a H e de 1 a 8, respectivamente.

As Peças: O PEÃO: É a peça mais fraca do jogo, anda apenas para frente e captura na diagonal. Se conseguir chegar à última fila, se transforma em qualquer peça, exceto o rei e o próprio peão (promoção do peão). Vale 1 ponto.

Os peões são os oficiais subalternos, cobrindo e batalhando à frente da cavalaria;

c

O CAVALO: Anda em forma de L, possui um alcance curto se comparado com as outras peças, porém, é o único que pode pular sobre as outras peças. Vale 3 pontos.

O BISPO: Anda e ataca apenas pelas diagonais. Cada jogador, ao começar a partida, tem um bispo que se movimenta nas casas brancas e outro nas casas pretas. Vale 3 pontos.

A TORRE:

Depois da dama, é a peça mais forte. Ela ataca e se move para frente, para trás e para os lados, mas não nas diagonais. Vale 5 pontos.

As torres representam as fortalezas dos nobres

O REI: É a peça mais importante do jogo, o general do exército. É a única peça do jogo que não pode ser capturada. Se o rei estiver numa posição que não possa se defender, o rei está em xeque, ele perdeu a partida. Movimenta-se para todas as direções, só que de casa em casa.

O Rei normalmente é a peça mais alta e tem uma cruz sobre a sua coroa. A Dama é a segunda peça mais alta e tem uma coroa com várias pontas. Os Bispos são os próximos em tamanho, vindo logo em seguida as Torres e os Cavalos. Os Peões são as menores peças de um conjunto de xadrez.

POSIÇÃO INICIAL • Cada jogador começa o jogo com 16 peças: • 1 rei; • 1 dama; • 2 torres; • 2 bispos; • 2 cavalos; • 8 peões.

Regrinhas básicas: • No xadrez, sempre começa o jogo quem tem as peças brancas. • Peça tocada, peça jogada. • Não é permitido voltar um lance, nem deixe que o seu adversário o faça!

Relembrando

Regras do Xadrez

Dicas de como jogar melhor • Praticar 30 minutos .... • 15 minutos de estudos teoria, partidas • 15 minutos jogando ( PC ou pessoa)

Xadrez no celular – DroidFish https://play.google.com/store/apps/details?id=org.petero.droidfish&hl=pt_BR

Relógio xadrez – chess clock

https://play.google.com/store/search?q=chessclock%20gratuito&c=apps&hl=pt_BR

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF