CURSO BATISMO - batismo e simbologia.ppt

November 30, 2018 | Author: Scooby Weder | Category: Baptism, Circumcision, Holy Spirit, Jesus, Christian Church
Share Embed Donate


Short Description

Download CURSO BATISMO - batismo e simbologia.ppt...

Description

Batismo e Simbologia

O Batismo existe, para que nasça em nós a vida espiritual. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

O Batismo existe, para que nasça em nós a vida espiritual. Nos torna capazes de receber os outros Sacramentos.

( Jo .3, 3,11-5) 5) Diss e Jesus a Nico N ico dem os : Em v erdade te digo , q u em n ão r en as c er d a ág u a e d o Es p ír i t o Sa San n t o n ão p o d er á ver o Rein o d e Deus . O qu e nas ceu d a carne écarn e, e o qu e n as c eu d o Es p ír it o ées p ír it o . Não t e m ar av il h es q u e t en h a



( Mc .16 16,, 16 16)) Qu em c rer e fo r b ati zad o s erás alv o , m a s q u e m n ão c r er s er ác o n d en ad o .

(Mt.28,19-20) Id e, p o is , e en sin ai a tod as as n ações ; batizai-as em n o m e d o Pai, d o Fi lh o e do Es p írito San to .

MISSÃ O DO B ATIZADO. Sacerdotal  -todo batizado é sacerdote,

isto é, deverá doar-se a favor dos irmãos.

Pro fé tic o - isto é, deverá anunciar com

coragem o Evangelho e denunciar todo tipo de erro. Real   – isto é, o batizado faz parte da

realeza de DEUS.

QUEM PODE SER B ATIZADO ? 

(At.2,41) A qu eles q ue aco lheram a p alavra d e Deu s, foram batizados. (At.8,36,38) B at is m o d o Eu n u c o p o r Filipe...

CO NDIÇÕES PA RA SER BATIZADO : a) R en u n c i ar a t u d o o q ue separa de Deus . b ) Pro fis s ão d e f é , q u e a Ig reja prega desde o t em p o d o s apóstolos. c) Partic ipar na vida d a Igreja.

O profeta João Batista batizava com água e Jesus Batiza com o Espírito Santo

Quem pode batizar? Qualq uer pess oa batizada.

"N..., eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Is s o s u p õe a fé em Jesus Cristo, p o is s em a féo b atis m o n ão p as s a d e u m a en c en ação

Batizam validamente: as Igrejas Orientais; a Igreja Vetero-Católica; a Igreja Episcopal (Anglicana) do Brasil; a Igreja Evangélica Luterana do Brasil Evangélica de Confissão Luterana do Brasil e a Igreja Metodista.

O batismo em outras Igrejas é válido se realizado com água e na mesma fé, utilizando a fórmula trinitária. Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica tem reservas quanto à validade do batismo realizado em algumas Igrejas e considera inválido o batismo de certas expressões religiosas.

e as crianças? ( 

(Mc .16,16) Qu em c rer e fo r b ati zad o s erás alv o , m as q u em n ão c rer s er ác o n d en ad o .

A Bíblia sugere o batismo de todos, o que inclui as crianças: Atos 2,38-39: "Disselhes Pedro: 'Arrependeivos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar'."

(1Tim 2, 4) o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.

Símbolos e rituais mudaram, mas é a mesma Igreja, o mesmo povo. O Sábado tornou-se em Domingo, a Páscoa em Ceia, e a circuncisão em batismo. Igreja Cristã é a continuação da Igreja do Antigo Testamento

(Gn.17.5) De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti pai de uma multidão de povos.

(Gn. 21.4). E, passados oito dias do seu nascimento, circuncidou-o, como Deus lhe tinha ordenado.

(Cl 2.11). Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal .

(1Cor.1,59) No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu

Se os judeus convertidos a Cristo não podiam batizar seus filhos, era de se esperar que houvesse alguma proibição neste sentido por parte dos apóstolos, já que estavam acostumados a incluir seus filhos em todos os aspectos da religião judaica

(Mc10,14).Deixai vir a mim as criancinhas.

(Mc 9,42) "E quem escandalizar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado ao mar"

(Atos 16,15) Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso. (Atos 16,33) "Tomando-os o carcereiro consigo naquela mesma noite, lavou-lhes os vergões; então logo foi batizado, ele e todos os seus." (Atos 18,8) "Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados."

(1Cor.1,16) "Batizei também a família de Estéfanas; além destes, não sei se batizei algum outro".

PA IS E PA DRINHOS:

Casamento faz p arte d o p l an o de Deus.

Prep arar-se para o c asam en to é  o b rig ação p ara c u m p rir b em a m is s ão d e p ai e m ãe.

Formar-se n a Ig reja para ed u c ar ao menos nossos filhos.

Ser exem p lo p ara os filho s. Vida religio sa

Porque a Igreja quer padrinhos?

Sab er es c o lh er o s p ad rin h o s, p ess o as q u e s ejam ex em p lo p ara o s batizados.

Quem pod e ser padrinho s? Os maiores de 16 anos, para admitir idade inferior, somente o próprio pároco ou ministro poderão autorizar. Não tenha sido atingido por nenhuma pena canônica legitimamente irrovogada ou declarada; por exemplo os que vivem maritalmente não podem ser padrinhos. Devem ser casados na Igreja. Não pode ser o pai ou a mãe. Haja pelo menos um padrinho e uma madrinha. Padrinho e madrinha quer dizer testemunhas para sempre. Ser iniciados na vida cristã, isto é, ser batizado, crismado e feito a 1ª Comunhão

(Mt.18,4; E o qu e recebe em m eu no m e a um m enin o c o m o este, éa m im q u e recebe.

Ser ex em p lo aos p ais e afilhado s .

A u x ili ar o s p ais n a ed u c ação religios a do afilh ad o.

Buscar conhecimento desde cedo.

N o m e 

Sím b o lo s do Batismo:

sal

(J o .3,12) Se vo s ten h o falado d as co isas terren as e n ão m e cr edes , c o m o c rereis s e vo s falar d as c elestiais?

O Círio Pascal também é usado durante os batismos e as exéquias, quer dizer no princípio e o término da vida temporal, para simbolizar que um cristão participa da luz de Cristo ao longo de todo seu caminho terreno, como garantia de sua incorporação definitiva à Luz da vida eterna.

Isto vem nos lembrar que DEUS nos conhece pelo nome

Nome

(Jo.10,3) A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.

Sinal da Cruz Lembra a graça da redenção que Cristo nos proporcionou na Cruz.

A água é sinal de graça (sentido pleno), isto é, purificação total. (Zc.13,1) Naquele dia jorrará uma fonte para a casa de Deus e para os habitantes de Jerusalém, que apagará os seus pecados e suas impurezas. (Jo.3,5) Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.

(Jo8, 12). “Eu sou a luz do mundo”

Óleo dos Catecúmenos: (Ex.30,25) Farás co m tu d o i s so u m óleo p ara a s ag rad a u n ção , u m a m is tu ra o d o rífer a co m p o s ta seg u n do a arte do p erfu m is ta. Tal seráo óleo p ara a sagr ada u n ção . (1 Cor.3,16) Não sab eis q ue s o is o tem p lo d e Deus , e qu e o Esp írit o d e Deus h abi ta em v ós? 

Aplicado no peito, como o óleo penetra na pele, Cristo penetra na vida do batizado.

Óleo d o Crism a: (1Sam .16,13) Samu el tom ou o co rn o de óleo un giu -o n o m eio do s s eus irm ãos . E, a partir d aqu ele m om ent  o Es p írito d o Senh o r apo d ero u -se d e Davi. ap lic ado n a testa: Eram un gid os sacerdotes e reis. A go ra o batizado faz parte da

A veste branca expressa a pureza, a VIDA NOVA que recebemos no Batismo e que agora vamos viver. É também sinal do Espírito Santo que nos purifica, perdoa e nos santifica.

sal

(Mt.5,13) Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.