Cursinho - Biologia - Lista 01 - Componentes Químicos Da Célula
September 19, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Cursinho - Biologia - Lista 01 - Componentes Químicos Da Célula...
Description
Cursinho – Lista de Exercícios Biologia proteínas não podem ser inativados em presença de carboidratos.
A Química da Vida Aula 1 – 24/5/2011
e) a energia liberada pela quebra de carboidratos desnatura enzimas que degradam proteínas.
Exercício 1 “Durante todo o ano de 1995, o governo g overno deixou de fornecer iodato de potássio aos fabricantes de sal. O iodo é essencial para o ser humano. Problemas, porém, só se manifestam em populações subnutridas que não incluem em sua alimentação produtos do mar, uma rica fonte natural de iodo.”
(Revista Veja, 03/4/1996.)
Assinale a alternativa alternativa que apresenta, respectivamente, o nome da glândula afetada e a doença provocada pela falta desse elemento. a) Adeno-hipófise e nanismo. b) Tireoide e bócio. c) Suprarrenal e doença de Cushing. d) Pâncreas e diabetes mellitus . e) Neuro-hipófise e diabetes insipidus . Exercício 2 Uma dieta com consumo adequado de carboidratos, além de prover energia para o corpo, ainda proporciona um efeito de “preservação de proteínas”. A afirmação está e stá
correta porque: a) os carboidratos, armazenados sob a forma de gordura corpórea, constituem uma barreira protetora das proteínas armazenadas nos músculos. b) se as reservas de carboidratos estiverem reduzidas, vias metabólicas sintetizarão glicose a partir de proteínas. c) as enzimas que quebram os carboidratos interrompem a ação de outras enzimas que desnaturam proteínas. d) o nitrogênio presente nos aminoácidos das
Exercício 3 Considere um grupo de pessoas com características homogêneas no que se refere à cor da pele.
Assinale a alternativa, alternativa, dentre as apresentadas, que corresponde às pessoas desse grupo que têm maior chance de apresentar deficiência de vitamina D e que qu e estão mais sujeitas a fraturas ósseas. a) Indivíduos que ingerem alimentos ricos em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que frequentemente tomam sol. b) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que frequentemente tomam sol. c) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como ovos e derivados do leite, e que raramente tomam sol. d) Indivíduos que ingerem alimentos ricos em cálcio, comotomam frutas sol. cítricas e arroz, e que raramente e) Indivíduos que ingerem alimentos pobres em cálcio, como frutas cítricas e arroz, e que raramente tomam sol. Exercício 4 Considere as alternativas a seguir relacionadas ao metabolismo.
I. II.
O glicogênio é uma forma de armazenamento de glicose. As proteínas são degradadas degradadas produzindo amônia e esta é, posteriormente, transformada em ureia. 1
III.
Os ácidos graxos são o principal p rincipal produto da metabolização dos lipídios.
a) Apenas I. b) Apenas II.
Exercício 7 A desnutrição ou a subnutrição subnutrição infantil é um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos, porque ela provoca a carência de algumas substâncias que são essenciais ao organismo humano, entre elas as vitaminas. Analise as
c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III.
proposições a seguir relacionadas a algumas vitaminas, suas funções, suas fontes usuais e as doenças causadas por suas deficiências.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Exercício 5 Esta tabela mostra o teor de proteínas, carboidratos e lipídios em alguns alimentos, expresso em gramas por 100g de massa seca. ALIMENTO
PROTEÍNAS
CARBOIDRATOS
LIPÍDIOS
Carneseca
48,0
0
11,0
Farinha de mandioca
1,3
80,8
0,5
Arroz
8,0
76,5
1,4
Toucinho
9,7
0
64,0
Com base nos dados da tabela, assinale a alternativa que contém a dieta mais adequada para um jogador de futebol antes de uma competição. a) Arroz com farinha de mandioca. mandioca. b) Arroz com toucinho. c) Carne-seca com farinha de mandioca. d) Carne-seca com toucinho. Exercício 6 Uma das doenças mais comuns entre e ntre as tripulações que participaram das Grandes Navegações apresenta, como sintomas, hemorragia nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Essa doença, causada pela falta de vitamina C, é conhecida como:
a) beribéri; b) anemia; c) escarlatina; d) escorbuto; e) raquitismo.
I.
II.
III.
O ácido fólico age sobretudo na síntese de nucleoproteínas e sua deficiência causa danos principalmente no processo de manutenção das hemácias, h emácias, levando à anemia. As frutas cítricas representam a única fonte natural de ácido fólico. O caroteno atua na formação de pigmentos visuais e na manutenção estrutural dos epitélios. É sintetizado principalmente por enterobactérias e sua deficiência leva à cegueira noturna e ao ressecamento da pele. A vitamina D age no desenvolvimento dos ossos e é obtida principalmente de óleo de peixes, fígado e leite, e também pela ação da luz solar sobre a
pele. Sua deficiência provoca o raquitismo. a) Apenas a I é verdadeira. b) Apenas a II é verdadeira. c) Apenas a III é verdadeira. d) Estão corretas a I e a II. e) Estão corretas a II e a III. Exercício 8 Consideram-se aminoácidos essenciais para um determinado animal aqueles:
a) de que ele necessita e sintetiza a partir de outras substâncias. b) de que ele necessita mas não consegue sintetizar, tendo que recebê-los em sua 2
dieta. c) de que ele necessita apenas nas primeiras etapas de seu desenvolvimento. d) obtidos diretamente a partir de vegetais que são os únicos organismos a sintetizá-los. e) resultantes da degradação de suas próprias proteínas. Exercício 9 Os meios de comunicação, recentemente, divulgaram que a venda de carne para a população caiu em 60%, sem haver aumento no consumo de aves e peixes. Este fato é preocupante porque indica que foi reduzida redu zida a ingestão de nutrientes com função plástica, que são:
a) glicídios. b) lipídios. c) vitaminas.
Os simples, originados Entre um álcool e ácidos graxos. Têm óleos e gorduras, Chamados glicerídeos. E as ceras são chamadas de cerídeos. O álcool nos glicerídeos Tem três carbonos, é chamado glicerol. Manteiga, ovo e banha Têm gordura animal, Sementes têm óleo vegetal. O álcool, já nos cerídeos, Cadeia longa não é mais o glicerol. Impermeabilizantes, Estão nos vegetais, Também na proteção dos animais. an imais.
d) sais minerais. e) proteínas.
Compostos ou conjugados (ou complexos). Ácido e álcool num radical vão se ligar. Que pode ser fosfato, como o fosfolipídio, Que compõe a membrana celular.
Exercício 10 A purificação e análise de uma molécula biológica indicou a presença de nove diferentes monômeros. Podemos afirmar que se trata de um(a):
E tem outro composto, Esfingomielina vai se chamar, Com ácido fosfórico, Também o nitrogênio, No tecido nervoso vai estar.
a) b) c) d)
Falando dos esteroides, Um importante é o tal colesterol. Precursor de hormônios, Presente em animais, No sangue e membrana celular.
ácido nucleico. glicerídio. esteroide. proteína.
e) vitamina. Músicas Letra: Paulo Letra: Paulo Alexandre/Música: Alexandre/Música: Julinho Julinho Carvalho
Classificaçã Classificação o dos lipídios
Chegou a turma dos lipídios, Que são conhecidos como Simples e compostos. Também tem os esteroides E também vão surgir como carotenoides. Orgânicos, são importantes Como isolantes, reservas ou hormonais. Insolúveis em água, De vários tipos são, Nos animais e vegetais estão.
Também um esteroide, Interessante, é chamado ergosterol. Que sob a ação do sol Vou ver aparecer A tão falada vitamina vitamina D. E os carotenoides Na fotossíntese já vão auxiliar E olha o caroteno, Que vai originar A conhecida vitamina A.
3
Carboidratos
Carboidrato, que é açúcar De energia é fonte principal. Também aparece como reserva E uma função que é chamada Estrutural. Observando um carboidrato, dá pra ver Que ele basicamente tem na composição Carbono, hidrogênio, oxigênio E pode ter... Enxofre, fósforo ou nitrogênio. Hidratos de carbono, Sacarídeos e glucídeos São nomes que frequentemente aparecerão. aparecerão. Tem mono, tem o di, E tem polissacarídeos Separados na classificação. Desoxirribose e ribose já serão Dois monossacarídeos Com função estrutural. Glicose frutose galactose , quem diria, Três monos que são fontes de energia.
Nos monossacarídeos Radicais distinguirão Se for cetona, ele é poli-hidroxicetona, Se for aldeído , ele é poli-hidroxialdeído Não quero mais errar nessa questão. Dissacarídeos são dois monos Que já se uniram E liberaram água nessa união legal. Quando o dissacarídeo é então en tão hidrolisado Portanto são dois monos liberados.
Alguns exemplos de dissacarídeos vamos ter Os mais comuns, suas funções nós vamos v amos ver Maltose lactose sacarose: energia. Celobiose é estrutural (formação da parede celular vegetal). Pra encerrar, vamos falar dos polissacarídeos A união de vários monossacarídeos monossacarídeos são. Presentes em reservas, Estruturas, energia, Nos animais e vegetais estão.
Formando as carapaças aparece a quitina . Amido é reserva presente no vegetal. O glicogênio é reserva que tá no animal. Celulose na parede celular (dos vegetais). Proteínas
Composto orgânico que é muito abundante Abunda sempre, abunda abunda muito, abunda à toa Com tanto abunda, a gente acaba delirando Acreditando, a proteína é uma boa. boa. Várias funções têm esses esses polipeptídeos De dois processos eles aparecerão No núcleo começando com a transcrição No citoplasma acontece a tradução . Tem proteínas na formação de tecidos, Nas cartilagens, e também outras funções Colágeno e queratina são estruturais Como hormonal, a insulina é demais. E na defesa aparecem anticorpos Respiração envolve a hemoglobina Também nós vamos encontrar a proteína p roteína Nas reações catalisando como enzima. Toda enzima será sempre proteína Nem toda proteína é sempre uma enzima. (2×)
Aminoácido é a sua menor parte parte Que no carbono central estarão ligados Um radical que varia de 1 a 20; Carboxílico hidrogênio e amina. O aminoácido feito pelo organismo É conhecido como sendo natural Se o aminoácido tiver que ser ingerido O aminoácido é chamado essencial. São necessários pra formar a proteína Vários aminoácidos então ligados ligados Que variando a ordem, tipo e quantidade Já vão formando a proteína de verdade. A ligação peptídica aparece Ligando dois aminoácidos através um, carboxila do outro Da Na amina ligação, deperda de água acontece. Pra proteína, a estrutura é importante 4
E alterações podem romper as ligações E talvez ela não atue como antes Temperatura e pH desnaturantes. Tem a primária , secundária e terciária Ou linear (1.ª), helicoidal (2.ª) e globular (3.ª) Várias cadeias numa forma forma agrupada De quaternária a estrutura é chamada. E a enzima, que também é proteína, p roteína, Aumenta a velocidade velocidade das reações Seu centro ativo se ligando ao substrato Abaixa energia de ativação. ativação. Sistema chave-fechadura se combina E o substrato é encaixado numa enzima E como exemplo degradando proteína p roteína A protease, que também também é uma enzima.
5
View more...
Comments