Descrição: Resumo da crise do imperio portugues do oriente...
Description
)* ) *+A F. - " I+/RI" "R)(0( 0(1 12 * A 3"43"RR143IA I4)*R4A I4)*R4A3I"4AL 3I"4AL A partir de meados do séc. XVI, o Império Português do Oriente entrou em crise .
Que factores contribuíram para essa crise?
Recuperação das rotas do Levante pelos muçulmanos;
A concorrência dos Holandeses, Ingleses e Franceses que apoiavam os corsários que atacavam os navios portugueses e coiçavam os territ!rios dominados pela coroa portuguesa;
"s nau#rágios provocados quer por uma carga e$cessiva , quer por tempestades, quer por ataques de inimigos;
A #alta de meios %nanceiros e militares para manter o dom&nio de um imp'rio tão vasto e distante;
(ma de%ciente e dispendiosa administração do Imp'rio;
A má aplicação dos lucros otidos com o com'rcio, que eram, em grande parte, gastos em ens de ostentação e lu$o.
" apogeu do imp'rio espan5ol "s descorimentos e as conquistas promovidas pela *span5a, tanto na Am'rica como no "riente 6 Filipinas7 %8eram surgir um vasto imp'rio mar&timo e colonial. " Imp'rio espan5ol passou a dispor de ouro e prata da Am'rica e de especiarias do "riente. 4a segunda metade do s'c. 9:I, o Imp'rio espan5ol atingiu o seu apogeu.
A (nião I'rica *m . 2eastião morre na atal5a de Alcácer ?uiir. or #alta de descendentes, sucedeu@l5e o seu tio@av , o cardeal >. Henrique, que morreu em =B, sem sucessor.
Crise in!stica
3andidatos ao trono . Ant"nio Prior do Crato
Apoiado sobretudo pe#os popu#ares , $ue %iam ne#e a garantia da manuten&'o da independência.
. Catarina, du$uesa de (ragan&a
Apoiada por e#ementos do c#ero e da nobre)a, acabou por desistir das suas pretens*es.
. +i#ipe II, rei de span-a
Apoiado pe#a maioria da c#asse dirigente de Portuga#, gra&as ao seu poder po#ítico e econ"mico.
Promessas de +i#ipe I de Portuga# nas Cortes de /omar Curou D Respeitar as leis e os costumes do pa&s; Atriuir cargos administrativos em ortugal e no Imp'rio somente a ortugueses; +anter a l&ngua portuguesa como o%cial; 3ontinuar a cun5ar e a usar moeda portuguesa; +anter a coroa e os direitos e privil'gios de ortugal separados dos .. de *span5a.
onar$uia ua#ista
A ascensão econ!mica e colonial na *uropa do 4orte - A ascensão da Holanda e o Imp'rio Holandês
0a)*es $ue contribuíram para a perda da supremacia da span-a
>esenvolvimento de novas potências na *uropa 3entral e do 4orte; As guerras internas 6 revoltas em ortugal e na 3atalun5a7 A derrota da *span5a contra a Inglaterra na Armada Invencível
+AC/O01 Q2 CO3/0I(240A PA0A A A1C315O A 6O7A3A O CO80CIO I3/03ACIO3A7 A tolerEncia pol&tica e religiosa das rov&ncias (nidas @ permitiu a entrada de capitais estrangeiros, soretudo dos cristãos - novos que eram perseguidos na en&nsula I'rica; *$istência de uma urguesia #orte e empreendedora , que investia os seus lucros em novos neg!cios; ossu&am uma em organi8ada e poderosa #rota mar&tima que l5es permitia transportar mais arato as mercadorias; 3riação de 3ompan5ias de 3om'rcio; Fundação do anco de )rans#erências de Amsterdão e da olsa 0eral de Amsterdão A crise do Imp'rio espan5ol, a partir de GB, devido redução de metais preciosos que c5egavam a 2evil5a " apogeu mar&timo e colonial da Holanda durou at' d'cada de G
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.